Terça-Feira, 25 de Julho

17/07/2017 15:08 - Copyleft

Clipping Internacional - 17/07/2017

O genro de Trump, Kushner, e o principal conselheiro, Bannon, se aliam para privatizar a guerra no Afeganistão


Carta Maior
Carta Maior

NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL
 
RFI, França
Para o jornal francês Libération, direita brasileira é obcecada em aniquilar Lula. A imprensa francesa continua repercutindo a condenação a nove anos e seis meses de prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz Sérgio Moro. Três dos principais jornais da França abordam o assunto nesta sexta-feira (14).
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170714-para-liberation-direita-brasileira-e-obcecada-em-aniquilar-lula
 
El País, Espanha
Brasil, o país em que os juízes tomaram o poder. A condenação a Lula e o processo de Temer mostram como procuradores e magistrados dominam a vida política do gigante sul-americano.
https://internacional.elpais.com/internacional/2017/07/15/america/1500148296_237219.htm
 
Pagina 12, Argentina
Artigo de Eric Nepomuceno: “Temporal de maldades em um país destroçado.”
https://www.pagina12.com.ar/50455-temporal-de-maldades-en-un-pais-destrozadol
 
Pagina 12, Argentina
Cantam: “Lula, guerreiro, do povo brasileiro!” O ex-presidente criticou seus acusadores e pediu ao povo que o julgue enquanto seus advogados apelam de sua condenação. Segundo eles, há documentos que foram apresentados ao tribunal e desconsiderados por Moro, entre os quais as declarações de testemunhas e certificados que provam que a propriedade do imóvel continua sendo da construtora.
https://www.pagina12.com.ar/50454-cantan-lula-guerrero-del-pueblo-brasileno
 
RFI, França
Juízes não deveriam ser heróis do país, diz procurador. Aos 34 anos, Pedro Jappur faz parte da geração de juízes e procuradores brasileiros que trazem sangue novo para o Judiciário do país. Defensor das conquistas da operação Lava-Jato, Jappur mantém alerta, no entanto, o senso crítico no que diz respeito a um possível protagonismo exagerado de pessoas e instituições jurídicas dentro da política brasileira. O jovem procurador deseja também que a população conheça melhor o trabalho do Ministério Público Federal.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170714-juizes-nao-deveriam-ser-herois-de-um-pais-diz-procurador-brasileiro-sobre-moro
 
El Telegrafo, Equador
“Lula foi condenado sem provas”, diz ex-assessor para assuntos internacionais de Lula, Marco Aurélio Garcia em entrevista. E adverte que a judicialização da política está forte no Brasil, rechaçando a sentença de Moro.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/lula-fue-condenado-sin-pruebas
 
NOTÍCIAS DO MUNDO
 
Página 12, Argentina
Venezuela se expressou a favor e contra o governo do presidente Maduro no contexto da crise política. Os venezuelanos participaram de um simulacro eleitoral e de um plebiscito simbólico. A duas semanas da eleições dos representantes da Assembleia Nacional constituinte, o governo realizou um simulacro eleitoral com massiva mobilização. A opositora MUD desse que a participação em sua consulta superou as expectativas
https://www.pagina12.com.ar/50636-maduro-y-oposicion-se-midieron-en-dos-votaciones
 
The New York Times, EUA
Artigo de Paul Krugman: “Republicanos saltam para o desconhecido”.
https://www.nytimes.com/2017/07/17/opinion/trumpcare-congressional-budget-office.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-right-region&region=opinion-c-col-right-region&WT.nav=opinion-c-col-right-region
 
The Washington Post, EUA
Os norte-americanos, de modo geral, veem a presidência de Trump com abaixo da média. Apenas os homens republicanos/conservadores brancos sem grau superior acham-no melhor. As mulheres republicanas/conservadoras sem grau superior não.
https://www.washingtonpost.com/news/politics/wp/2017/07/16/americans-generally-view-trumps-presidency-as-below-average/?hpid=hp_hp-cards_hp-card-politics%3Ahomepage%2Fcard&utm_term=.d8b3401ce063
 
The Wall Street Journal, EUA
A questão dos impostos ligados à nova lei da saúde divide o Partido Republicano, evidenciando uma mudança. A visão política colide com o foco de muito tempo do partido em menores impostos.
https://www.wsj.com/articles/health-law-taxes-divide-the-gop-signaling-a-shift-1500283800
 
L’Humanité, França
Erdogan enraíza sua ditadura na Turquia. Um ano após o golpe fracassado, os expurgos se ampliam com o anúncio de 7,5 mil novas demissões.
http://www.humanite.fr/erdogan-enracine-sa-dictature-en-turquie-638905
 
LesEchos, França
China, o crescimento voa, os investidores continuam inquietos. O PIB mostra uma alta de 6,9 % no segundo trimestre, novamente superior ao objetivo fixado por Beijing. Os mercados de ações chineses não lucraram com este anúncio, inquietos com as recentes propostas de Jinping.
https://www.lesechos.fr/monde/chine/030450174279-chine-la-croissance-surprend-par-sa-vigueur-mais-cela-ne-rassure-pas-les-investisseurs-2102382.php
 
 
The Nation, EUA
O genro de Trump, Kushner, e o principal conselheiro, Bannon, se aliam para privatizar a guerra no Afeganistão.
https://www.thenation.com/article/kushner-and-bannon-team-up-to-privatize-the-war-in-afghanistan/



Créditos da foto: Carta Maior



Edições Anteriores

PARCERIAS