Quinta-Feira, 29 de Junho

08/05/2015 00:00 - Copyleft

Roberto Leher é eleito reitor da UFRJ

Mandato de Leher promete tornar-se exemplo de radicalização da democracia na vida universitária brasileira.


Redação
Chapa 20

O professor Roberto Leher é o novo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua chapa, “UFRJ Autônoma, Crítica e Democrática”, composta pela professora de Odontologia Denise Nascimento, ultrapassou o dobro de votos da chapa adversária.

Apoiado pelo movimento estudantil universitário e pela esquerda dos parlamentos fluminenses, Leher comemorou o protagonismo estudantil "jamais visto na história da UFRJ". Principal crítico da falta de prioridade de investimentos federais na educação pública, o doutor em Educação pela USP foi presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) de 2000 a 2002.

A campanha de Roberto e Denise, pautada no combate à militarização e à privatização dos espaços universitários e na autonomia aos governos, recebeu mais de 13 mil votos, enquanto seus oponentes obtiveram 6.534 votos no total.

O processo eleitoral da UFRJ segue o princípio da ponderação paritária. No regimento, são contabilizados separadamente os votos de docentes, técnico-administrativos e alunos, cujo peso final no somatório é um terço para cada categoria. Assim, os pesos dos votos de docentes têm preponderância sobre os dos votos de técnicos, que, por sua vez, têm maior peso que os votos de alunos.

Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Renato Cinco (Psol) celebrou a vitória daqueles que "questionam as políticas neoliberais que destroem as universidades brasileiras desde o governo FHC".

O mandato do colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes e das revistas Margem Esquerda e Educação e Sociedade entre outras vai até 2019. Seu programa para o reitorado dá centralidade à democratização das instâncias decisórias e ao fortalecimento da permanência estudantil, além de prometer reformular o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Plano Diretor da universidade.



Créditos da foto: Chapa 20



Siga-nos no Facebook

Cadastro

Saul Leblon

Leia Mais

PARCERIAS