Colunistas| 16/07/2008 | Copyleft

DEBATE ABERTO

Estado Policial, o que teme a grande imprensa?

Bastou uma bem sucedida operação da Polícia Federal levar à prisão um banqueiro e outros notáveis do andar de cima, para a grande imprensa, em editoriais e colunas, alertar que" em plena democracia se observam graves agressões a direitos constitucionais por parte do braço armado e jurídico do Estado."

Virou moeda corrente o emprego do termo "Estado policial" como forma de classificar um conjunto de ações que, como destacou Leandro Fortes, na revista Carta Capital ( edição nª 504, de 16 de julho de 2008) procurava desbaratar um esquema "que concentra a própria alma das relações entre política,altas finanças e interesses privados impublicáveis". O mundo dá voltas, mas não da forma como deseja o baronato midiático.

Pensar a realidade brasileira à luz da democracia é rever o passado, entender o presente e refletir sobre o futuro, tendo como referência o comportamento da imprensa ante os princípios que, unidos, formam o ordenamento democrático pleno: participação, igualdade, liberdade e solidariedade.

Em algum momento, no atual governo, a Polícia Federal sintetizou substancialmente uma nova ordem que se contrapusesse antiteticamente ao Estado de direito? Apresentou-se como dimensão não só mais limitada, mas também degenerativa em relação a ele? Onde, para justificar a grita, ocorreu revogação de direitos individuais ou supressão de direitos? A resposta é simples. No imaginário de um poder que nunca foi independente dos interesses corporativos e de classe.

Os que hoje se apresentam como fiadores do regime democrático, instâncias de fiscalização dos Poderes, têm uma folha corrida invejável. Sempre que o aparato estatal tentou se constituir como Estado Social, em resposta direta às necessidades substanciais das classes subalternas existentes, o apoio ao retrocesso institucional foi imediato.

Os que hoje se chocam com algemas e supostas pirotecnias nunca hesitaram em legitimar torturas, extermínios e supressões de direitos. Quando foi preciso, não negaram sustentação a que o diálogo democrático fosse substituído pela imposição autocrática. A história da Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil se confunde com golpes e “liberalizações sobre controle"

O “Clube da Lanterna”, criado por Carlos Lacerda, foi a matriz discursiva de uma imprensa que nunca deu tréguas a governos democraticamente eleitos. Os principais órgãos de imprensa, com honrosas exceções, atuaram de forma decisiva tanto na formação de consensos da inviabilidade moral e política da preservação dos mandatos, quanto nas soluções intra-elites para resolução dos impasses..

Sequer se deram ao trabalho de atualizar métodos. Em março de 1956, o Globo estamparia em manchete que ”A UDN abre fogo contra Juscelino", reproduzindo discurso proferido na tribuna da Câmara contra o presidente:

"A verdade é que graves escândalos se processam aos olhos do presidente da República, e, ao que tudo indica, com a sua conivência ou, pelo menos, complacência. Suas marchas e contramarchas, afirmações e negativas, estados alternados de euforia e depressão tornaram-no, muito cedo, o mais fraco, hesitante, omisso e desautorizado presidente da República.” *

Transformar intenções em gestos e declarações em fatos faz parte da tradição jornalística brasileira. Importante destacar que o trecho acima foi publicado há 52 anos. Qualquer semelhança com o que é visto nas primeiras páginas da grande imprensa hoje não é coincidência, é método.Uma aula de jornalismo comparado, no tempo e no espaço.

Não muito distinto é o noticiário editorializado do Estado de S. Paulo, em 7 de abril de 1964: "O ex-presidente João Goulart teria sido visto embarcando para o exílio carregando sacos de dinheiro". Expediente narrativo tão grotesco quanto surrado. O objetivo, como hoje, é claramente golpista. Trata-se de conquistar o apoio da classe média, tradicionalmente mais receptiva aos apelos moralizantes. **

Mas talvez os mais emblemáticos exemplos de como o jornalismo, que hoje se apresenta como ferramenta da soberania popular, “enfrentou" um Estado Policial, venha de O Globo, Folha e Estado, nos anos de chumbo. Defendendo o regime militar de acusações de tortura, o diário da família Marinho, destacou em editorial intitulados "Torturas?", publicado em 1969.

"'O Brasil está sendo apresentado em vários países da Europa Ocidental como sede de um regime que colocou a barbárie no Poder, jornais franceses, alemães, belgas, austríacos, ingleses, holandeses, italianos publicam freqüentemente matérias fantasiosas a respeito de 'banhos de sangue' que aqui ocorreriam de torturas etc. (...) 0 Governo está no dever de destruir todas as mentiras que se dizem no exterior contra o regime brasileiro, que, aliás, salvou o País dos mais terríveis torturadores'".

A Folha, da família Frias, no ano seguinte, mostraria toda sua "capacidade de resistência" à ditadura.

"'O país encontra-se em paz, em calma (...) A economia está revigorada (...) Planos de alto valor social e econômico estão em execução - a Transamazônica, o Programa de Integração Social, a campanha contra o analfabetismo etc. (...) Apesar disso, insiste-se lá fora em denegrir a imagem do Brasil (...) Não há outra explicação para essa campanha: má-fé mesmo, uma espécie de represália por não termos permitido que deitasse raízes aqui uma ideologia totalitária e materialista que acredita encontrar na América Latina campo propício para sua expansão'."

O Estadão também não negaria munição às práticas dos porões, transformadas em política de Estado.

"'A opção dos governos que se seguiram à Revolução de 1964 a favor do sistema econômico da livre iniciativa é responsável pelo que hoje já é considerado como o 'milagre econômico brasileiro', e o êxito da política econômica brasileira é a principal causa da campanha anti-Brasil, promovida nos países do Ocidente por elementos que, esquecidos das causas de seu progresso econômico e servindo, consciente ou inconscientemente, aos propósitos do comunismo internacional, remendou aos países do 'Terceiro Mundo' a receita moscovita do 'desenvolvimento não capitalista' tipo nasserista, peruano ou 'democrata cristão' chileno".

São esses mesmos veículos que hoje se apresentam como garantidores da titularidade dos nossos direitos constitucionais. São eles que vêem no governo uma inequívoca inflexão autoritária. Alguém acredita em bruscas rupturas com o passado? Conversões súbitas não merecem melhor análise. Ou, quem sabe, o problema não resida no Estado Policial. Mas em quem o presida.

*http://decadade50.blogspot.com/

** Mar de lama. Retrato do Brasil,v.II,p.389-391,1984.


Gilson Caroni Filho é professor de Sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), no Rio de Janeiro, colunista da Carta Maior e colaborador do Jornal do Brasil


>> VEJA OUTRAS COLUNAS DO COLUNISTA POR DATA >>

>> VEJA OUTRAS COLUNAS DO COLUNISTA POR TÍTULO >>


 

>> INSIRA SEU COMENTÁRIO >>

COMENTÁRIOS (62 Comentários)
       
Opinião Comentário Autor Data
Eu sou a favor de uma Políc... Lourival Andrade N... 26/07/2008
Ilma. Sra. TEREZA RAMOS, OB... Antônio Alberto (P... 26/07/2008
Emgraçado é que a própria C... Tereza Ramos 26/07/2008
QDO SIG, O Sr.DANIEL, MENTI... Antônio Alberto (P... 25/07/2008
Eridan, corrigindo-o. Não m... Daniel Oliveira 25/07/2008
Gente, é a primeira vez que... Eridan Barbosa 24/07/2008
A DIREITA ALÉM DE BURRA É A... Antônio Alberto (P... 24/07/2008
"Transformar intenções em g... Carlos Moretti 22/07/2008
Creio que tem gente que par... Fernando Seixas 22/07/2008
Todos fazem das suas, Janes... Daniel Oliveira 22/07/2008
Os editoriais reproduzidos ... Gabriela Nogueira 22/07/2008
Sobre a escuta telefonica e... antonio carvalho 22/07/2008
Muito pelo contrário, Padre... Daniel Oliveira 22/07/2008
Daniel de Oliveira(?) parec... Janes Rodriguez 22/07/2008
REPAROS, Ilmo. Sr. DANIEL :... Antônio Alberto (P... 21/07/2008
EXONERE TODOS, Ilmo. Sr. DA... Antônio Alberto (P... 21/07/2008
Padre Alberto, Walter Maier... Daniel Oliveira 21/07/2008
E AGORA, SABICHOSO ??? "... Antônio Alberto (P... 21/07/2008
Quem, Lúcia? O PHA? Aquele ... Daniel Oliveira 21/07/2008
E agora Dr. Dines o que vai... Lúcia Adélia 21/07/2008
Os Oliveiras deveriam ter a... Lúcia Adélia 21/07/2008
É incrível haver quem apare... Jornalista não-mer... 20/07/2008
Parabéns, Gilson. Mais um a... Carla Marques 20/07/2008
Essa imprensa só teme uma c... Beatriz Carvalho 20/07/2008
Essa mídia teme o que o PT ... Daniel Oliveira 19/07/2008
Senhor Oliveira, Lula não t... Lúcia Adélia 19/07/2008
Fantástico apanhado. Excele... Gabriela Fontes 19/07/2008
O mesmo que a oposição dos ... Marcos Adriano Rod... 19/07/2008
Delegado Progéstenes, esta ... José Luis Ariosto ... 19/07/2008
Caro Gilson Obrigado por r... donizeti 19/07/2008
Por uns dias viu-se boa par... indignado 19/07/2008
Os alegres fascistas das re... Fernanda Araujo 18/07/2008
Por Alberto Dines:"A socied... Felipe Francato 18/07/2008
O que temem o José Serra (c... luiz claudio pinhe... 18/07/2008
Bastaram três exemplos bem ... José Alberto Mello 18/07/2008
DEFENSORES DO GILMAR MENDES... Antônio Alberto (P... 18/07/2008
É... Mas Carta Maior está ... Tita Ferreira 18/07/2008
O que teme Lula, Greenhalg,... eduardo oliveira 18/07/2008
Eu sou a favor do afastamen... janes 18/07/2008
"..os que se chocam com alg... João 18/07/2008
OS “DONOS” DA LEI . O GR... Antônio Alberto (P... 18/07/2008
Grande Professor Gilson! ... Henry 17/07/2008
Magistral mais uma vez. Mos... Henrique Macedo 17/07/2008
"DEFESA DE DD CITA MENDES e... Antônio Alberto (P... 17/07/2008
Professor Gilson, parabéns.... Sergio Pausic 17/07/2008
Tenho certeza que em algum ... Adriana Marques 17/07/2008
Os que estão irados com as ... Flavio 17/07/2008
O Lula está vacilante, como... Cesar Rocha 17/07/2008
Nossa imprensa tem uma long... Abelardo Fraga 17/07/2008
Importantíssimo como levant... Fernando Pinto 17/07/2008
É por essas e muitas outras... Lúcia Adélia 17/07/2008
Infelizmente esse comportam... Luciana 17/07/2008
BOA, EDSON JÚNIOR !!! "C... Antônio Alberto (P... 17/07/2008
Seu texto nos tras lembranç... Francisco Antonio ... 17/07/2008
... Gilson, como sempre, mu... Edie 17/07/2008
O PIG está colaborando e mu... Francisco Bezerra 17/07/2008
Exemplar! Um artigo para se... Carlos Alberto Abr... 17/07/2008
FENOMENAL, Prof. GILSON CAR... Antônio Alberto (P... 17/07/2008
a midia - o pig - é a face ... altamiro souza 17/07/2008
Meu caro Gilson, as suas re... geniberto paiva ca... 16/07/2008
Quem dera, professor Gilson... luiz claudio pinhe... 16/07/2008
O problema reside em quem ... Carlos henrique Si... 16/07/2008
 
Leia Mais

02/09/2010

Enio Squeff: O patriotismo: entre a realidade e a patriotada

31/08/2010

Venício Lima: Onde o poder da grande mídia não chega

Washington Araújo: Mídia clama por um fato novo

27/08/2010

Paulo Kliass: A polêmica atual sobre a desindustrialização

26/08/2010

José Luís Fiori: Requiescat in Pace

Busca:
  Cadastro: somos 64096
.

Boletim Carta Maior
.
.
.

.

.
Destaques
 
Parcerias
.
Principal | TV Carta Maior | Blog do Emir Sader | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos