02/06/2007

Quem intervém nos assuntos internos de quem?

O Senado chileno aprovou uma resolução pedindo que a OEA – cujo Secretário Geral é atualmente um chileno – interviesse nos assuntos internos da Venezuela, para impedir a não renovação da concessão para a continuidade do funcionamento da golpista RCTV. O povo venezuelano elegeu e reelegeu reitaradas vezes a Hugo Chávez como predidente da Venezuela, a última a poucos meses, com quase 2/3 dos votos – isto é quase 2 de cada 3 – dos venezuelanos.

Hugo Chávez respondeu – se supõe que a democracia comporta o direito à resposta – acusando o Senado chileno de pinochetista. Um Senado que comporta ainda senadore biônicos, conforme a constituição imposta por Pinochet durante o estado de sítio. O governo chileno e a imprensa privada chilena – toda ela monocordicamente de direita – acusaram a Hugo Chávez de se imiscuir nos assuntos internos do Chile.

Como se o pronunciamento do Senado chileno não representasse – ele sim – intervir nos assuntos internos da Venezuela, tema que compete ao povo venezuelano decidir. O desafio é o Chile introduzir na sua Constituição – essa, herdada de Pinochet e remendada, mas nunca superada por uma nova Assembléia Constituinte, o que constitui, por si só, um grave déficit democrático do Chile – a confirmação ou não dos governantes – incluídos o presidente e todos os parlamentares – por votação popular no meio dos mandatos. Ao mesmo tempo, introduzir o pluralismo na imprensa chilena. A partir desse momento terão construído os méritos mínimos para discutir que país é democrático e que país é pluralista na América Latina.

O Senado brasileiro se imiscuiu nos assuntos internos da Venezuela, ao aprovar uma moção apresentada pelo ex-presidente José Sarney, que contradiz a decisão do governo legal e democraticamente eleito e reeleito de Hugo Chávez, de substituir uma rede privada comprometida publicamente – com provas filmadas –com um golpe de Estado, por uma rede pública de televisão. O ex-presidente biônico José Sarney, eleito não pelo voto do povo, mas por um Colégio Eleitoral organizado pela ditadura militar e sua Constituição outorgada ao povo brasileiro, se erige em acusador do governo venezuelano. Ele mesmo, que teve durante os cinco anos do seu mandato a Antonio Carlos Magalhães, o homem do maior monopólio privado da mídia no Brasil, como seu Ministro das Comunicações. Um ministro que distribuiu por todo o país canais de rádio e televisão por todos os estados, para conseguir que Sarney tivesse um ano mais de mandato na presidência. Um ex-presidente que vê envolvidos, no seu estado, em denúncias graves de intermediação de obras, políticos ligados a ele.

Um Senado que trata de proteger seu presidente, Renan Calheiros, de um comportamento vergonhoso, diante da acusação clara da Polícia Federal de que utilizou os serviços da uma empresa de construção para pagar despesas pessoais, que pode perfeitamente encobrir outras trocas de favores em obras públicas. Seu Estado, berço de nascimento de Collor, projeto de que Calheiros foi um dos artífices, é um grande exemplo do monopólio oligárquico da imprensa.

A moção foi apresentada na Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro por um senador tucano – Eduardo Azeredo – inquestionavelmente comprometido com os escândalos chamados de “mensalão”. Todos eles têm, em comum, graves acusações de envolvimentos em atividades ilegais, que danificam o patrimônio público. Ao se somarem à campanha da oligarquia mercantil da imprensa – capitaneada pelas quatro famílias: Marinho, Frias, Mesquita e Civita -, pretendem granjear simpatia desses órgaos, para tentar obter benefícios na cobertura dos escândalos que os envolvem?

Que moral têm eles para falar de democracia, de pluralismo nos meios de comunicação? Que moral tem o Senado brasileiro, que não se pronunciou, não demonstrou preocupação ou indignação diante do golpe contra o governo legitimamente eleito de Hugo Chávez, para vir agora imiscuir-se nos assuntos internos da Venezuela? Por acaso o Senado brasileiro se pronunciou sobre o processo fraudulento com que George Bush se elegeu presidente dos EUA? Demonstrou preocupação com o comportamento vergonhoso da grande mídia mercantil dos EUA escondendo dos leitores daquele país a verdade sobre o que se passava no Iraque, reproduzindo as mentiras do governo dos EUA para tentar justificar a invasão e ocupação do Iraque?

Para que ir mais longe, se os brasileiros conhecem de sobra o que é esse Senado e conhecem de sobra o que é a imprensa mercantil brasileira. Foi esta que promoveu o golpe militar de 1964, que conclamou os militares a que tomassem o poder, alegando interferências externas no Brasil, supostamente realizadas pela URSS, por Cuba e pela China, enquanto quem articulava, em estreita aliança com essa imprensa e com os partidos de direita no Brasil, era o governo dos EUA, como ficou provado e comprovado pelos documentos do Senado deste país.

Conhecemos esse farisaismo, de acusar a uns, para distrair a atenção, quando o que se dá é uma intervenção no sentido oposto. Como no caso atual, em que a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro se ponuncia sobre um tema interno da Venezuela, recebe a resposta do presidente desse país, que passa a ser acusado de se meter nos assuntos internos do Brasil.

Se Lula diz que Hugo Chávez deve se ocupar dos assuntos da Venezuela – e não temos que nos preocupar, nenhum presidente se ocupou tanto dos assuntos da Venezuela como ele, como reconhece o povo daquele país, que o elegeu, o reconfirmou e o reelegeu –, deveria dizer ao Senado que se ocupe dos assuntos do Brasil. Se está preocupado com a democratização dos meios de comunicação, tem no Brasil um excelente exemplo de ditadura mercantil (privada) dos oligopólios. Deveria constituir uma comissão que investigue esse tema entre nós, os vínculos desses meios de imprensa com organismos internacionais que lhes dão suas pautas, seus finciamentos, sua situação financeira em relação aos financiamentos estatais, ao pagamentos de impostos – incluídos os da previdência, de que costumam reclamar muito dos déficits, mas têm dívidas colossais com a previdência.

Em suma, o Senado e o governo brasileiros deveriam respeitar o direito dos venezuelanos de decidir livre e democraticamente sobre seu destino. E se preocupar com os mesmos golpistas que atuam lá e que têm seus sócios e defensores por aqui.

Postado por Emir Sader às 10:35

86 Comentários

Antonio V. da Paz diz:

13/07/2007

Gostei dos comentários e resolvi participar. Que tal se mudar-mos a inscrição, ORDEM para o povo E PROGRESSO, para os ricos; E COLOCAR-MOS, JUSTIÇA E TRABALHO, na Bandeira? Assim sairiamos do berço explêndido do hino nacional ; Para uma Sociedade mais Justa. Os políticos seriam exemplarmente punidos devolvendo o que roubou; e o direitos iguais sairia do papel. É o que penso.

Antonio diz:

13/07/2007

Gostei dos comentários e resolvi participar. Que tal se mudar-mos a inscrição, ORDEM para o povo E PROGRESSO, para os ricos; E COLOCAR-MOS, JUSTIÇA E TRABALHO, na Bandeira? Assim sairiamos do berço explêndido do hino nacional ; Para uma Sociedade mais Justa. Os políticos seriam exemplarmente punidos devolvendo o que roubou; e o direitos iguais sairia do papel. É o que penso.

Haertel Duarte diz:

28/06/2007

Esse texto eu assino embaixo. Perfeito.

Jacques Farina diz:

27/06/2007

Golpista...como essa palavra tem sido utilizada...
Não simpatizo com Hugo Chávez, mas considero seu mandato legítimo...seria eu um golpista se fosse venezuelano?

Tomás Rosa Bueno diz:

24/06/2007

Caro Emir,

peço a sua ajuda na divulgação da iniciativa abaixo:

+++++++++++++++++++++++++++++++++++
Ao: Senado Federal do Brasil
O senador Eduardo Azeredo, famoso por ter sido o criador do valerioduto e por suas repetidas tentativas de censurar a Internet, convidou para falar diante da Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal o notório golpista Marcel Granier, proprietário da RCTV venezuelana, que em semanas recentes ocupou o noticiário da imprensa brasileira por ter perdido a licença de radiodifusão por sua participação na articulação e na instigação de um golpe militar contra um governo democraticamente eleito.

Tal convite, além de ser uma descarada ingerência nos assuntos internos de um país soberano, é uma provocação deliberada a todos os que, no Brasil, lutam pela democratização dos meios de comunicação e da sociedade em geral, urdidas por um senador de reputação duvidosa e ratificada por uma comissão de um Senado que já se envolveu anteriormente em provocações semelhantes, e deve ser denunciado por todos os cidadãos que lutam pela ampliação e a consolidação da democracia no Brasil.

Por este motivo, nós, os abaixo-assinados, exigimos que o convite feito a um indivíduo sabidamente envolvido em conspirações para depor pelas armas um governo legítimo seja revogado de imediato pela Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal. Exigimos igualmente que a CRE explique à sociedade brasileira os motivos deste convite, que transforma o Senado Federal em tribuna para a promoção de golpes de estado.

http://www.petitiononline.com/7277687/petition.html

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Grato.

Tomás

Wilson Franco diz:

16/06/2007

Para os Senadores brasileiros (SARNEY/ACM) que serviram à Ditadura Militar no Brasil, e que dela têm uma saudade danada, uma imprensa livre e boa é a da Rede Globo, que tem colocado e derrubado presidente no Brasil com seus noticiários formativos e não informativos, a exemplo de Collor de Mello e como tentaram sutilmente no último pleito para Presidente. Realmente, os sarney's e os acm's já deviam, há muito tempo, ficarem caladinhos para o bem do Brasil.

Julio Neves diz:

15/06/2007

Liberdade!, Liberdade!
Abre as asas sobre nós

Avelino diz:

11/06/2007

Caro Emir
Se quisermos saber quando vencem as concessõesdas TVs no Brasil, que tal darmos uma olhada neste site http://www.fndc.org.br/arquivos/Outorgas2007.pdf, veremos que poderemos dar um inicio a um debate público sobre os meios de comunicação.
Saudações

Inácio Campana diz:

10/06/2007

Emir, veja isso e pasme como eu!
Alguém precisa mandar isso para o MPF e para a PF!

Midia em silencio: Serra elogiou SABESP por declarar vencedor consórcio de Zuleido Veras em licitação de 148 mi da qual foi eliminado.


10 de junho de 2007

No ultimo dia 25.05.07, o governador José Serra (PSDB), esteve em Peruíbe para inaugurar uma unidade da Fundação Casa (antiga Febem).

Procurado pela repórter Mariana Campos da FOLHA DE SÂO PAULO ( ver matéria aqui ) para falar sobre a licitação da SABESP para o programa de saneamento ambiental de Peruíbe, ele disse “o contrato foi fechado com preços inferiores ao mínimo estabelecido pela própria Sabesp e muito abaixo daqueles que as empresas ofertaram inicialmente",

Em nota oficial, a Sabesp informou que “a proposta classificada em primeiro lugar, do Consórcio Gomes Lourenço/Gautama, tinha o valor de R$ 182.999.012,24. Por ser superior ao valor referencial da Sabesp (R$ 149.427.958,37), houve uma negociação que reduziu o preço para R$ 148.502.515,80.”

Ocorre que a Lei 8.666/93, que regula as licitações, não estabelece “preço referencial”, mas sim “preço máximo”. E os concorrentes que apresentarem preço superior ao máximo ou a qualquer ítem do edital são automaticamente desclassificados.E não “convidados a negociar” !

Assim, se o preço máximo da licitação era R$ 149.427.958,37 e o mais baixo preço apresentado foi o do Consórcio Gautama/Gomes Lourenço, de R$ 182.999.012,24 todos os concorrentes deveriam ter sido eliminados.

Chamar só uma delas, para “fazer uma negociação” depois de encerrada a licitação é absolutamente contra lei, pois sempre se pode perguntar: será que a segunda colocada não poderia ter dado desconto maior? Porque ela não foi chamada “para negociar” também? E a terceira? E a quarta?

E mais: quem participou dessa negociação? Quem decidiu, pelo lado da estatal paulista, que esse desconto de 20% “estava bom” e não podia ter chegado a 22% ou a 25%? Em que dias ocorreu essa“negociação”? Onde foi? Quem estava presente? Existe algum registro escrito sobre como se deu essa “negociação” como obriga a legislação sobre a administração pública?

Na nota oficial que soltou na época a Sabesp informava que “aguardará a manifestação do TCE antes de deliberar os primeiros encaminhamentos de uma obra tão necessária para Peruíbe e toda região. Destaque-se que levantamento da empresa revelou que a Gautama nunca realizou qualquer obra ou serviço para a Sabesp" informou a nota.

Mas a SABESP omite que a Gomes Lourenço, consorciada da Gautama, e vencedora da licitação “negociada” não só já prestou serviços à SABESP, mas figura em pelo menos dois processos no Tribunal de Contas de numeros TC-007648/026/99 e TC-030201/026/2000 que tramitam por causa de irregularidades em contratos com essa empresa de saneamento. E em vários outros envolvendo os municipios de Jundiaí, Várzea Paulista, Sorocaba e na própria Capital, quase sempre por "dispensas de licitação" mal explicadas...



O mais intrigante é que passados mais de quinze dias, no site do TCE-SP não é possível encontrar nenhum processo tramitando sobre o fato, nem no da SABESP se encontra mais a Nota Oficial. Nem a FOLHA ou qualquer jornal fala mais no assunto...



E depois, faltam verbas para a USP....



Dario Francisco diz:

10/06/2007

Em sua defesa apaixonada do Chávez e da democracia venezuelana, parece-me que o Sr. Emir Sader se esquece que o próprio Chávez é um ex-golpista fracassado e que, já na condição de governante democraticamente eleito, por diversas vezes influiu em questões internas de países vizinhos, talvez movido por seu desejo de assumir a liderança na América Latina em concomitância ao de tornar-se vitalício no poder. Ora, por quê o Chávez nem sequer processou o canal logo após a tentativa de golpe ? Com provas cabais da participação da RCTV a vitória era certa e ele poderia ter colhido melhores frutos, rechaçando o jornalismo escandalosamente tendencioso e sensacionalista, mas mantendo o conteúdo cultural e de entretenimento. No entanto, esperou cinco anos para negar-lhe a renovação, de forma perfeitamente legal. O chato são as circunstâncias em que este fato se deu e como o Chávez executou este "simples fato rotineiro", segundo suas próprias palavras horas antes de o governo confiscar bens da RCTV, após ter sua proposta de compra recusada. Todos sabemos dos poderes extraordinários que o Chavéz detêm neste momento, em parte graças ao tiro no pé dado pela oposição ao boicotar às eleições. Com isto, dispensa-se entraves burocráticos e uma análise aprofundada da matéria. O exemplar e democrático presidente falou e basta, tá falado. Mas o pior são as notícias de que ele teria antes tentado convencê-los a se alinharem ao seu governo e então, diante das recusas, mandado executar e sentença por ele próprio proferida. Mas o pior mesmo é constatar que nós, brasileiros comuns, estamos numa canoa furada similar à dos venezuelanos, pois tanto à direita quanto à esquerda é a mesma podridão, na política e na mídia tendenciosa, com raros brilhos de sensatez, discernimento e honestidade que permitam aos leitores e eleitores chegarem a conclusões próprias e acertadas.

Euclides Oliveira diz:

09/06/2007

Aproveitando o caso da RCTV, permito-me lembrar aos companheiros que me lêem como foi o começo da Rede Globo no Brasil. Em 1965 a TV Globo iniciou suas operações no RJ e assinou contrato com o grupo norte-americano Time-Life, para "acessoria" em todas as suas áreas: administrativa, técnica, comercial e de programação. Por esse contrato o pagamento da Time-Life seria efetuado com participação nas receitas da emissora. O caso se configurava como grave, pelo visível projeto de desnacionalização da tele-rádio-difusão no Brasil, com sério perigo de controle da opinião pública do país por uma potência estrangeira, o que era vedado pela nossa Constituição da época.
As outras emissoras de televisão reclamaram ao CONTEL (Conselho Nacional de Comunicações) que decidiu que novas emissoras não poderiam deixar em dúvida que o controle, direto ou indireto, das empresas concessionárias teria de estar em mãos de brasileiros natos, o mesmo ocorrendo em relação aos casos de direção, gerência, chefia, bem como assessoria administrativa ou intelectual. Contratos com empresas estrangeiras teriam de ser previamente aprovados pelo CONTEL e não poderiam,de maneira indireta ou indireta, conceder-lhes participação nos lucros. A TV Globo foi então notificada para se enquadrar nestas disposições mas apelou para o Presidente da República (então um Ditador, o Mal. Castello Branco) que determinou ao Procurador Geral da República que desse um "jeitinho"; e este deu.
E assim foi o começo da indigitada rede, alguém ainda se espanta por ela ser uma lambe-botas do Bush?

pedro christoffoli diz:

09/06/2007

por falar em democracia nos meios de comunicação o senado brasileiro poderia verificar porque rádios comunitárias dos assentamentos de reforma agrária estão aguardando há 11 anos sua regulamentação. E porque a concessão de uma TV solicitada pelo sindicato dos metalurgicos do ABC até hoje não foi autorizada.
democracia? piada que se conta no cafezinho do senado brasileiro.

Glória Reis diz:

09/06/2007

Que moral têm eles para falar de democracia, de pluralismo nos meios de comunicação? Concordo plenamente. Aliás, que moral tem a maioria dos políticos?

Clovis Rabello diz:

08/06/2007

Parece que se imiscuir nos assuntos internos do paises é um direito divino que alguns atribuem a si mesmo. Sempre foi assim. O parlamento brasileiro há muito não cuida dos seus deveres em relação ao Brasil. Infelizmente até o presidente está incluido entre os ausentes. Somente os partidos com representação pequena se comportam de maneira adequada. O senado não tem direito de reclamar de nada. Se ele quer respeito precisaria fazer por merecer esse respeito.

L. A. Pitanga do Amparo diz:

08/06/2007

Caro Emir Sader, convido-o e a todos os seus leitores a assinarem a petição, postada há poucos dias no peition online, intitulada: 'Desautorização e Pedido Formal de Desculpas à Venezuela' cuja introdução colo a seguir:

Caros Amigos e Amigas,

O Senado brasileiro, num corporativismo irresponsável e golpista, tentou criar um incidente diplomático sério com a Venezuela (ao condenar a decisão interna e soberana de não-renovação da concessão da emissora venezuelana RCTV, emissora que conspirou criminosamente para a tentativa, fracassada, de derrubar o presidente democraticamente eleito Hugo Chávez, em conluio cientificamente comprovado com os órgãos governamentais dos EUA), que desviasse a atenção do público brasileiro das investigações de escândalos que pesam sobre alguns membros da casa (Operação Navalha, entre outras) e, ao mesmo tempo, fornecesse farto material para a grande mídia, que sempre esteve empenhada em desestabilizar o governo Lula, afastando, em contrapartida, o conhecido toma-lá-dá-cá, qualquer fantasma de políticas de revisão de concessões, que vem assombrando a poderosa e notória golpista Rede Globo e, por consegüinte, toda a grande mídia.

Não se trata aqui de nenhum campeonato futebolístico sulamericano do tipo, Brasil X Venezuela, mas sim da disputa desigual de América Latina X América (EUA).

Apoiar o presidente Chávez nesse momento crucial, simpatizemos ou não com o seu estilo, é apoiar, estrategicamente, as políticas e conquistas da América Latina como um todo, em todas as suas especificidades e particularidades regionais, lingüísticas e culturais, evitando qualquer golpismo oportunista de políticos irresponsáveis, que visam, unicamente, assegurar seu patrimônio pessoal e negócios escusos, a qualquer preço, qual lacaios da maior potência hegemônica de toda a história da humanidade.

Ao assinar essa petição, você estará defendendo os nossos interesses latinoamericanos dos interesses antagônicos dos EUA.

Abs
Pitanga do Amparo

Para assinar clique no link:

http://www.petitiononline.com/NOPLANB/petition.html

Oziel José diz:

08/06/2007

O professor, como sempre, é uma voz a serviço dos sem-voz. Daqueles que, não mais acreditando nas mentiras mil vezes repetidas da elite e não possuindo um canal eficiente e aberto para divulgar seu pensamento, se sente frágil e impotente ante tanta porcalhada que os jornais, TVs e revistas da imprensa burguesa, vomita em nossas caras todos os dias. Parabéns, mestre!

Terezinha diz:

08/06/2007

Parabéns pela matéria. No meio dos que estão acusando Hugo Chavez de autoritário e ditador, tem uma boa parte daqueles que apoiaram o golpe de 64,acharam normal as torturas e mortes nos porões das prisões,acharam normal as cassações sem dar a menor satisfação do porquê das mesmas.Acharam normal as surras que a polícia dava nos estudantes quando saiam as ruas para protestar contra o regime.
O Senhor está certíssimo, porque os senadores em lugar de preocupar com a Venezuelka deveriam estar mais preocupados em cumprir com suas obrigações votando os projetos que ´interessam ao país e que l estão dormindo nas gavetas como acontece com o PAC.Ademais, quer ditadura maior do que nossa grande mídia impressa e falada impõe aos leitores e telespectadores?Só a censura das matérias e até cartas para as colunas dos jornais impostas aos leitores deixa bem claro o nível de democracia de nossa imprensa escrita.Qual o programa que o povo participa com dirteito a dar sua opinião que temos em nossas TVS?
Os senadores deveriam preocupar-se com suas obrigações e deixar os venezuelanos resolverem o que querem para o país deles.

Ronaldo diz:

08/06/2007

O Chavez é o Lula que eu queria no Brasil!

Vão lá e vejam se os ex-analfabetos estão a reclamar de Chavez. Vão lá e vejam se o povo que passou a se beneficiar do lucros do petróleo estão a reclamar do Chavez.

Quem está a reclamar são aqueles que perderam, ou estão a perder a boquinha.

Ângelo Cavalcante diz:

07/06/2007

Amigos e amigas...
Independente de nossas posições políticas, faz-se necessário o mínimo de distanciamento crítico, para, por fim, compreender o episódio Chavez/RCTV.
Não acho que a reação de Chavez tenha sido a mais apropriada, principalmente do ponto de vista estratégico. Mas acreditar que no fracassado golpe de 2002, ocorrido na Venezuela, coube à RCTV o papel de, simplesmente informar, é, das duas uma: ou ingenuidade ou má-fé.
Não foi!
A RCTV atuou de frente, participou da concepção, da metodologia do golpe que matou centenas de pessoas e assumiu a fundamental e decisiva função de "informar" as pessoas sobre a nova "democracia" que surgia na Venezuela.
É claro que, aqui no Brasil, nós, como sempre, mal informados, ouvimos falar dos ardis de segmentos da imprensa venezuelana na oposição ao governo de Chavez.

Ocorre que, convenhamos, é papel sim, de um governo, legislar sobre as instituições do seu país.
A renovação ou não de uma concessão de TV, passa por isso, também!

Acho, sinceramente, que já é momento de discutir mais sobre o dogma da intocabilidade da mídia que surge e se mantêm sob o frágil e impraticável discurso da "imparcialidade" e do "dever de bem informar a sociedade".

Parabéns, de novo, Emir Sader.
Continue e sigamos!

Antonio Américo Carvalho diz:

07/06/2007

Amigos, outro dia utilizei-me dos mesmos argumentos de Sader em uma reunião em que se encontrava pessoas de diversos matizes políticos. O que Sader fala é sabido por todos nós e é de domínio público, portanto nada é novo. As pessoas é que não são informadas, ou não se interessam por VERDADES. continuam lendo "vejas"... Eu queria que o GRANDE CHAVEZ perguntasse ao congresso brasileiro: o que estavam fazendo quando as democracias na America Latina forma usurpadas nas decadas de 60, 70, 80, 90... quando os americanos(CIA) deram os golpes de estado?

marcelo diz:

07/06/2007

Mais uma vez venho intervir nesse debate, creio que o central da questão não está em identificar os senadores brasileiros como corruptos e que por isso não teriam credibilidade para criticar o governo Chaves, nem mesmo o fato do senado ter ou não se metido em assuntos internos da venezuela. Todos estes dois temas são periféricos, o central é mesmo a posição política do senado brasileiro, uma casa parlamentar que tem maioria conservadora e de direita, que não engole o caminho político que a Venezuela está seguindo, que por isso mesmo busca isolar o governo Chavez, criticando a entrada do país vizinho no mercosul, nesse conjunto de posições o senado acaba se tornando mesmo um instrumento da política externa estadunidense para a América Latina, que busca isolar e até mesmo derrubar o governo bolivariano de Chavez.
O centro do problema é político e não se o senado é mais ou menos ético, nem tão pouco se o senado tem ou não competência legal para emitir opinião como a que foi emitida. O fato é que a composição política do senado é majoritariamente de direita, por isso se alinha aos EUA e a oposição conservadora e reacionária venezuelana, não é espantar que essas posições tenham partido do senado e não da câmara.

Walter Oliveira diz:

07/06/2007

Excelente artigo professor Emir. Acho que todos nós, do povo, temos que nos mobilizar para incluirmos na agenda política da sociedade a questão das concessões de rádios e TV's. Com certeza, a mídia democrática, que não temos, é a pedra angular de uma sociedade justa e democrática. Vamos ser didáticos, criar fóruns de discussão sobre essas concessões, que na nossa realidade tão mal nos causam.

Raimunda diz:

07/06/2007

Emir , parabéns.Como sempre sua análise é clara e independente.
Todo governo tem o direito e o dever de proteger a população , de qualquer tipo interferência por parte da mídia de direita ,que só sabe defender os poderosos, sejam eles de seus países ou estrangeiros.
Raimunda

Renato diz:

07/06/2007

Certamente ha mais imprensa tambem contraria ao governo na Venezuela, nao apenas a RCTV. Esta por sua vez jogou suas cartas de forma suja durante a tentativa de golpe, nao querendo se mostrar, esse nao e o papel de um veiculo de informaçao e cultura. Se quer mostrar uma face vergonhosamente a favor da desigualdade e da elite dominante, melhor ter a mesma cara de pau da tambem golpista revista VEJA, que nao diz o que é, mas tambem nao esconde e por isso continua vendendo suas tolices de ultima hora para a burguesia amansada.

Vanessa Cristina Franciosi Pereira diz:

07/06/2007

Caro Emir
Voce acredita que num primeiro momento, quando via a notícia pela primeira vez eu até achei que Hugo Chavez estava passando um pouco dos limites. Mas depois, reconsiderando um pouco a notícia, e vendo comentarios de politicos tão corruptos defendendo a "democracia"brasileira, percebi que nao seria nada mal que alguem fosse um dia corajoso o bastante para tirar algumas redes de televisao brasileira do ar... faria sim um favor ao Brasil.
Obrigada pela sua opiniao tao coerente.
Vanessa

Flávio de Souza diz:

07/06/2007

Os comentários de Emir Sader e os dos leitores desse blog sao patéticos. Nao conseguem ver o âmago da questao e apenas sabem repetir que o Senado nao tem autoridade moral para reclamar a Chávez. Nao veem que Chávez é um mal-educado como nao há ninguém na cena internacional: como alguém pode chamar de "papagaio dos EUA" ao Senado de um país amigo? Tanto é assim que Lula, Celso Amorim e até Eduardo Suplicy, ou seja, os representantes do governo que Sader e os leitores desse blog tanto apóiam, se manifestaram em contra do que disse Chávez. Lula chegou até a chamar o embaixador da Venezuela para pedir explicaçoes, o que é seríssimo do ponto de vista da diplomacia. Ou seja, existiu sim uma ofensa grande de Chávez à República que representa Lula e os senadores, por pior que seja nossa opiniao deles. Chávez poderia ter optado por responder com calma e com argumentos aos senadores, mas nao, como sempre partiu para as ofensas. Como outros já disseram, Chávez é o último governante latino-americano que pode reclamar da interferência externa em seus assuntos, uma vez que nao há dúvida (e mesmo seus admiradores concordam com isso) que ele se mete em todas as eleiçoes latino-americanas com apoio político e econômico.

Carlos Augusto Pereira diz:

06/06/2007

Emir,

Está certo Hugo Chávez. Mesmo caluniado, atacado e vendo a constante manipulação de notícias pela RCTV teve a paciência de esperar o fim do prazo da concessão para, de forma legal, consultando o parlamento venezuelano, decidir pela sua não renovação. Ganha o povo venezuelano, ganha a América Latina que vê um exemplo a ser seguido. O resto é o "esperneio" dos barões da imprensa brasileira em ver um debate da maior importância entrar na pauta dos brasileiros, dos latino-americanos. É importante fiquemos atentos às posições explicitadas. É momento de ver quem de fato quer democracia. Por uma avaliação criteriosa das concessões de Rádio e TV no Brasil!
Pela democracia nos meios de comunicação!
Valeu Chávez.

Denilson Antonio Risatelo diz:

06/06/2007

Caro Emir,

Leio todas suas colunas e fico feliz que neste País ainda exista pessoas que tem a lucidez de analisar de forma imparcial os fatos atuais e políticos. O Chaves deveria ter dito a seguinte frase para nosso queridos Senadores: "Quem são vocês para cuidar dos assuntos da Venezuela? Por que não cuidam da roubalheira que assola esta casa?" Parabéns Emir.

Abs/Denilson

Marcos diz:

06/06/2007

O Senado brasileiro pode ter mil (ou mais) defeitos, mas nessa questão eles acertaram, como fizeram em 2003 ao chamar a embaixadora dos EUA para explicar a guerra no Iraque (guerra que, aliás, fui e sou a favor). Carta Maior não achou que naquela houve nada de errado. Uma moção não é interferência em asuntos internos da Venezuela, porque é apenas isso, um documento. Lembrem-se de que a Inglaterra deveria haver intervido na Alemanha quando o nazismo começou a mostrar garras. Chavez já as mostrou há tempos.

Ernesto F. Pichler diz:

06/06/2007

Como dizem alguns provectos senhores, a democracia não é só eleição, mas também respeito pelas minorias. E dizem isso para considerar que não há, portanto, democracia na Venezuela. Eu, como também sou um provecto senhor, concordo que a democracia exige respeito. Porém lembro aos cavalheiros que o respeito deve ser mútuo. Se a mídia da direita não respeita o Chaves, não respeita a democracia, está certo que deva levar um chute no traseiro. E não podem alegar reciprocidade: o Chaves respeitou seus caluniadores até o prazo legal de não renovar a concessão da TV golpista. E não se trata, apenas, de respeito à opinião. O problema é a formação de uma opinião pública manipulada, enganada, alienada, consumista, elitista, individualista, induzida não apenas em votar na direita, mas também a apelar para golpes e assassinatos. Está certo o governo venezuelano em acabar com esse excesso. Mantém-se, lá, a liberdade de opinião, pois a grande maioria dos rádios e TVs é privada. Seria ótimo se a TV pública convocasse debates entra a direita e a esquerda, devidamente civilizados, mas isso não interessa à direita, pois ela simplesmente não tem argumentos que resistam à mínima análise. Baseiam-se apenas em propaganda e sabemos que “na guerra e na publicidade, a primeira vítima é a verdade”.
Ernesto
epichler@uol.com.br

jorge correia diz:

05/06/2007

Mas é claro e evidente que os EUA estão por detrás da União Europeia....são os seus patrões,...sempre foram e continuam a ser.....se não sabia disso fica agora a saber.

Helga Miethke diz:

05/06/2007

Prezado Emir,

como é bom ler notícias que retratam a verdade dos fatos. Estamos cansados de ler meias verdades, ou notícias formatadas em interesse de donos de mídias.

Estamos cansados destes noticiários unilaterais.
Pena que todas as pessoas não têm a chance de ler seus comentários inteligentes.

luiz pinheiro diz:

05/06/2007

Emir, se Lula se meter a bater boca com o Senado, quem leva a pior são o governo e também a integração latino-americana. O Chavez é que devia ter evitado entrar em polêmica direta com o Senado brasileiro. Afinal, se o Senado brasileiro interfere num assunto interno da Venezuela - que foi sem dúvida o que aconteceu - quem deveria ter dado a resposta era a Assembléia Nacional da Venezuiela, e não o Chavez. A um Parlamento deve responder outro Parlamento. Se tivesse acontecido assim, a Venezuela teria mostrado que suas instituições fumncionam, que não é um quartel comandado pelo Chávez, como tanto acusam por aí mundo afora, não haveria tanto espaço para atacar o Chávez, nem tanto constrangimento politico-diplomático para o Lula.

Ferdinando Vieira diz:

05/06/2007

Quem teve estômago para ler em páginas amarelas da tendenciosa Veja a entrevista do Sr Marcel Granier, dono da RCTV, pôde observar as perguntas tendenciosas e de segundas intenões do repórter Fábio Portela e a cretinice nas respostas desse senhor que como os daqui, se acha dono da verdade e que poderia continuar manipulando as informações de acordo os seus interêsses e de meia dúzia de priveligiados que sempre esnobaram a maioria da população. Agora vem dar uma de vítima e mais uma vez quer manipular a população para defender seus interesses escusos.
Pergunto: e a TV Cultura que eu sempre assistia os seus debates, depois que ela vergonhosamente passou a criticar o Governo Federal e esconder as mazelas do Sr. Serra, é o que? Porque a Veja não questiona isso? Essa é a isenção desses meios de comunicação no Brasil que querem dar piteco em assuntos internos de outros paises. Deveriam era tomar vergonha na cara e acordar porque a maioria da população brasileira deixou de ser a marionete que eles manipilaram por muito tempo. Claro que ainda existem alguns imbecis que acreditam no que eles divulgam.

Carlinhos Medeiros diz:

05/06/2007

Salve, professor Emir.

Logo o Chile que deu ao mundo grandes intelectuais de esquerda, que hoje tem uma presidenta (vitima do governo Pinochet), no comando do país, se sair com essa. Vindo do congresso - perdão - currupaco brasileiro, não era de se admirar, agora, vindo do Chile?

marcelo diz:

05/06/2007

em primeiro lugar parabêns emir pelo conjunto do artigo. porém o que mais me chamou atenção e que considero inportante não é o fato do senado brasileiro ter indivíduos sendo investigados ou que se meteram em escândalos num passado recente, mas sim o posicionamento político deste mesmo senado, uma casa reconhecidamente de composição política conservadora.
nosso senado sim tomou uma posição política de se meter na política de outro país, ora a venezuela tem suas próprias leis, e chaves agiu na legalidade, disutasse até o mérito da posição política, porém não cabe ao senado emitir nenhuma posição institucional acerca desta posição do governo venezuelano(de não renovar a concessão à RCTV), nem classificar o chaves como ditador, um ditador que age dentro da lei, tendo estas leis sido construídas sem nenhum rompimento institucional pode ser classificado como ditador? quem tentou rompimento institucional na venezuela foi a direita, com apoio dos EUA e sustentação massiva da própria RCTV, então quem estaria na ilegalidade: chaves ou a RCTV? basta assistir ao vídeo a revoluçao não será televisionada para entender melhor o posicionamento do governo venezuelano no epsódio da RCTV.

como bem escreveu emir os nossos senadores nunca tomaram posição institucional sobre os abusos de bush e também nunca se pronunciaram sobre os vários cancelamentos de concessões de meios de comunicação que acontecem nos estados unidos com frequência, quase um cancelamento ao ano.
a questão não está em se desqualificar eticamente o senado brasileiro, mas sim em discutir o mérito da sua equivocada posição política, subserviente ao imperialismo e as forças conservadoras da américa latina.

alvaro marins diz:

05/06/2007

Os ilustres senadores erraram feio nesta questão. Tivessem seguido o exemplo do presidente Lula que, ao ser indagado sobre o assunto, afirmou se tratar de problema interno da Venezuela, não teriam ouvido o que Chaves disse deles.
Aliás, o presidente Hugo Chaves está certíssimo ao fechar a RCTV (esta mesma Carta Maior já esmiuçou suficientemente o assunto em seus artigos).
Por outro lado, o presidente venezuelano foi um pouco excessivo no comentário generalizante. Compreende-se sua irritação, mas, nesse caso, ele foi desrespeitoso também em relação a uma instituição de um país amigo. Nesse caso, o presidente brasileiro, cumprindo sua função de chefe de estado, também agiu corretamente ao pedir explicações ao corpo diplomático venezuelano acerca das declarações de Chaves.
O comportamento do presidente brasileiro, aliás, tem sido o mais sensato em todo esse imbroglio criado pelos Senado brasileiro. Ontem, mais uma vez, Lula, na Índia, ao ser provocado durante uma entrevista à BBC inglesa, voltou a afirmar que "Chaves é um parceiro e não um inimigo", reafirmando as boas relações que tem sido a tônica entre os dois países, e que devem continuar sendo.
P.S. Concordo inteiramente com o discreto comentário do leitor Eduardo Oliveira acerca das acusações sofridas pelo senador Renan Calheiros. Se tivessem sido feitas pela Polícia Federal a argumentação do artigo nesse ponto seria irretocável. Ocorre que foram feitas pela Veja, o que desqualifica totalmente a acusação, jogando por terra todo o argumento feito com base nela. Até porque legitima um órgão de mídia, cuja prática é altamente condenável.

Flávio diz:

05/06/2007

Nos EUA, desde a época do Governo Nixon, a grande imprensa (NY Times, Washington Post, CBS, CNN) é acusada pelos republicanos de ser liberal (o que, no espectro político americano, é quase sinônimo de esquerdista). Em Israel, o partido conservador Likud reclama da mídia, que, segundo a direita, seria excessivamente esquerdista. Mas, nem por isto, Bush ou Bibi Netanyahu pedem o fechamento de jornais ou emissoras de tv. Se as críticas dos conservadores americanos e israelenses procedem, são outros quinhentos. Mas reclamar faz parte do jogo democrático, assim como respeitar o direito à diversidade de opiniões.
Chávez surgiu na cena política venezuelana com uma tentativa de golpe em 1992. Ou seja, ele também tem um passado golpista. E, para variar, já começou mal... Em 2002, setores descontentes com os rumos da revolução bolivariana (sic) tentaram derrubar seu governo com outro golpe. Os golpistas tinham a simpatia da Casa Branca, mas a maioria dos governos sul-americanos, liderados pelo “neoliberal” FHC, repudiou o golpe. A tentativa golpista fez água, Chávez continuou no poder. Mas as divergências ideológicas se agravaram. A RCTV adotava uma linha totalmente editorializada, anti-chavista. Algo que a Globo não fez nem contra o Brizola. Já a Venevisión, do magnata Gustavo Cisneros, que até teve uma participação mais ativa no golpe do que a R CTV, preferiu não bater mais de frente com o governo. E continua no ar.
A atitude de Chávez não surpreende. Ele é um ditador (light, se comparado ao seu modelo Fidel Castro, mas, ainda assim, não deixa de ser um caudilho autoritário). Infelizmente, a reação da esquerda brasileira também não surpreende. PT e PSOL já confeccionaram manifestos de desagravo a Chávez. O senador gaúcho Paulo Paim foi um dos poucos petistas que lamentou o fechamento da RCTV. Não pela RCTV em si, que certamente tinha uma programação horrível e uma linha editorial tendenciosa, mas sim pelo ataque à liberdade de expressão. Como se Chávez não tivesse a imprensa oficial e órgãos privados de comunicação ao seu lado, muitos comprados com propaganda estatal, outros temerosos de terem o mesmo destino da RCTV.
Ah, também é engraçado ver Chávez se queixar de “interferências externas” no seu País. Justo ele que interferiu (ou tentou interferir) em eleições recentes realizadas no México, Equador, Bolívia e Nicarágua.
Aqui, a esquerda vive denunciando e exagerando o poder da mídia “burguesa”. Mas várias figurinhas carimbadas da esquerda sempre receberam e recebem farto espaço desta mesma mídia “burguesa” para se manifestar. E a suposta influência da grande imprensa não impediu Lula de se eleger presidente duas vezes. Nem o PT de governar Porto Alegre por 16 anos seguidos. Nem o Não de vencer o referendo sobre o fim do comércio de armas (a maioria dos formadores de opinião apoiava o “Sim”).
Na verdade, pela lógica distorcida da esquerda sem noção, quem também poderia reclamar do golpismo da mídia é o neolulista Fernando Collor... Este, de fato, foi derrubado pelas denúncias da Veja, IstoÉ, Folha de SP, Estadão... Até a Globo deu sua contribuição, ainda que involuntária, com a mini-série “Anos Rebeldes”, que, com seus jovens revolucionários idealistas, inspirou os caras-pintadas a saírem às ruas revivendo o espírito de 68...

Altamir R. de Souza diz:

05/06/2007

É isso aí, Emir! O Senado brasileiro tem muitas outras questões internas para se preocupar e resolver, mas fica metendo o bedelho aonde não é chamado! Deveria, isto sim, preocupar-se seriamente com os desmandos em que estão envolvidos muitos dos senhores senadores. A elite brasileira e venezuelana repudia veementemente as atitudes firmes de Chávez e seu governo legítimo, mas aprova e defende fervorosamente a ditadura das oligarquias e dos senhores donos dos meios de comunicação. Façam-me o favor!

Aldino Dick diz:

05/06/2007

O texto é excelente. A matéria deve ser enviada para o conhecimento de todos os senadores.

Telma diz:

05/06/2007

Vamos fazer uma campanha aqui: abaixo a ditadura da mídia - QUEIMAREMOS OS APARELHOS DE TV EM PRAÇA PÚBLICA!!!

Alirio Maldonado diz:

05/06/2007

A midia Brasileira deve ser revista , como é possivel que 60% desta esteja nas mãos de politicos brasileiros que a utilizam par manterse no poder e informar a população de seus interesses, qual é a democracia da informação? e porque sera que o Senado brasileiro e chileno são contra a atitude do Presidente CHAVEZ? a RCTV tem mais de 50 anos de concessao, isto não é vitalicio, como o tempo que alguns senadores do BRASIL? OU DO CHILE. O mundo tem que entender que hoje na VENEZUELA EXISTE DEMOCRACIA, ONDE A MAIORIA ESTA NO PODER, ANTES EXISTIA UMA MINORIA NO PODER. QUE LEVOU A MISERIA O POVO VENEZUELANO.

Rosa diz:

04/06/2007

Exato! Temos que dar nomes aos bois. Ora, que desaforo dos senadores brasileiros e chilenos, frente à não concessão da RCTV pelo Presidente Hugo Chávez. Uma vez Chefe de Estado, Presidente da República tem a prerrogativa de revogar a concessão de qualquer unidade de rededifusão. O estardalhaço da mídia conservadora e golpista surge de ímpeto por se tratar de algo inédito na história das concessões de tevês na América Latina. Convenhamos que Presidente Hugo Chávez foi brilhante em tomar atitude de estadista destemido. Fosse aqui no Brasil, presidente Júnior invadiria a Amazônia como represália. Ora, companheiros e companheiras, senadores brasileiros precisam cuidar melhor de sua Casa, pois, cada vez que a Polícia Federal sai em campo, 40% dos parlamentares tremem nas bases. Ah, Ruy Barbosa, venerado jurista, acuda-nos! A Res(pública) está em perigo. É Vossa Excelência pra lá, Vossa Excelência, pra cá, e a promiscuidade correndo livre por debaixo dos panos. Com que cara esses políticos vão se exibir diante de seus eleitorados? Em tempo: Polícia Federal brasileira foi elogiada pela revista inglesa "Economist" por estar trazendo à luz corrupções e seus corruptores. Mas até agora, ninguém está preso. Que sina deste país! Pobre mecânico, saindo do supermercado com uma lata de goiabada mal camuflada, a ponto de ser vista pelo vigilante que lhe tomou a goiabada de volta, retribuindo-lhe com tapas, socos e humilhação. Cabisbaixo, retirou-se calado em seu macacão sujo de graxa. Quem nunca presenciou cenas dessa natureza? Mas no Congresso Nacional...

Fabio Passos diz:

04/06/2007

Marinho, Frias, Mesquita e Civita só gostam de democracia enquanto seus interesses são privilegiados.
Quando as decisões democráticas não são as preconizadas por Globo, Folha, Veja e Estadão... Eles tiram a máscara e podemos ver que são tremendos golpistas.

Claudio Oliveira diz:

04/06/2007

Parabens Emir . Voce é uma voz que nunca pode silenciar. Obrigado por dizer o que eu penso.

jose carlos lima diz:

04/06/2007

ao invés de pedir que Cjhavez devolva a RCTV, o Senado Brasileiro deveria pedir que FHC devolva a Vale do Rio Doce, dada de mão beijada a seus compadres

JOSE ORAIR diz:

04/06/2007

Data venia, peço licença para, respeitosamente, discordar. O Senador José Sarney, conquanto tardiamente convertido à causa democrática, vivenciou, segundo ele mesmo relata, um episódio parecido com o de Paulo de Tarso na estrada de Damasco. Paulo, tocado pela revelação, transformou-se em São Paulo, segundo muitos, o maior personagem do cristianismo depois de Jesus Cristo e o senhor José Sarney transformou-se num democrata convicto. Segundo informações fidedignas do Maranhão, o ilustre senador, detentor dos meios de comunicação naquele estado, tem proporcionado aos maranhenses uma imprensa livre, isenta, plural e democrática, oferecendo inclusive aos seus oponentes políticos generosos espaços nos seus meios de comunicação. Nessas condições é natural que o eminente senador queira proporcionar ao povo venezuelano a mesma liberdade de imprensa desfrutada pelo feliz povo maranhense....

Maria Luiza diz:

04/06/2007

Caro Prof. Emir,
Muito interessante ter visto o Senador José Agripino, que já foi governador biônico do RN, esbravejar contra Hugo Chávez, clamando pela obstrução da entrada da Venezuela no Mercosul se não houver retratação de Chávez. Concordamos todos que o Senado deve ser respeitado, desde que os senadores façam por onde serem respeitados. Mas, vamos cobinar que está dificil com esse tipo de gente que está lá...

Gustavo diz:

04/06/2007

Obviamente o senado brasileiro interferiu em assuntos internos da Venezuela e todo mundo está careca de saber isto, porém como o Brasil é imperialista, sim, nós somos imperialistas afinal de contas se levarmos a quantidade de terras que tomamos dos espanhóis no passado, ora meus caros, seria o Brasil hoje este colosso, este enorme país, se tivesse seguido o tratado de Tordesilhas. Que se dane a Venezuela... Eu por mim invadiria e anexaria o território. Algo que os EUA já fizeram com o México no passado. E sobre esta choradeira da RCTV, eu digo que a Globo e Veja e outros meios golpistas estão com medo, pura e simplesmente... Eu por mim, cassava a Globo também. Ou sei lá, mandava o MST invadir o Projac, a sede da editora Abril, Folha, etc...

Admir vasconcelos diz:

04/06/2007

Sábado, 2 de Junho de 2007
Entrevista com o ex-agente da KGB Yuri Alexandrovich Bezmenov - Entrevista em 1983 mas parece hoje, no Brasil!
Amigo/a,
há anos falamos sobre a guerra psicológica no mundo e no Brasil, deflagrada pelo supostamente morto comunismo. Repetimos à exaustão que a insídia, as vias silenciosas, eram os meios usados para a corrupção moral, a degradação dos valores tradicionais, a inoculação da apatia induzida por estados confusionais criados a partir da manipulação solerte das instâncias formadoras de opinião, resultando num povo amorfo, inerte e incapaz de reação - exatamente o que temos hoje em nossa terra.
Igualmente insistimos na apresentação dos perfis caracterológicos dos agentes deste horror: o ‘ingênuo’ e o ‘doente’ que juntos, compõem o grupo mão-do-gato que Bezmenov chama de ‘idiotas úteis’ e finalmente, o foco corruptor que manipula e usa cinicamente dos dois anteriores para alcançar o poder, escravizando os povos dominados.
Chegou-nos hoje os dois clips abaixo. São relatos de um ex-agente que conheceu por dentro a usina do Mal que hoje ameaça sufocar-nos. São testemunhos chocantes.
Assista-os. Verá que o sucesso dos planos desta sub-humanidade monstruosa está sendo muito maior no Brasil que lá nos EUA.
A partir disto, vc começará a enxergar os comuno-petistas, psolistas, peessdebistas, os ‘cientistas políticos’ ‘defensores dos direitos humanos’ ou da idéia do desarmamento da população ordeira, intelectuais, jornalistas, acadêmicos e professores ditos progressistas’ - com outros olhos.
E se lhe fará muito mais concreta a realidade da imensa armadilha que a canalha vermelha está prestes a fechar sobre toda nossa gente.
Não guarde para si. Divulgue o mais que possa - os brasileiros precisam saber.
Abs
M.
http://www.youtube.com/watch?v=95H1wqh96Ts - Marxistas, os idiotas úteis
O ex-agente da KGB e dissidente soviético Yuri Alexandrovich Bezmenov explica como os marxistas usam informantes para manter listas de pessoas que serão executadas quando chegar a revolução, inclusive os esquerdistas idealistas idiotas úteis.

A corrupção moral da sociedade pelos Marxistas - http://www.youtube.com/watch?v=Wqlg3Z3ilWs

A corrupção moral da sociedade pelos marxistas - II - http://www.youtube.com/watch?v=HXLFmUGVmd0

Leonardo Martins diz:

04/06/2007

Concessões públicas não são eternas. Em todo o planeta há concessões que não foram renovadas. Nos EUA, pior, há concessões que foram simplesmente cassadas anter de terminar o contrato. Há um claro plano de desestabilização contra o governo democrático da Venezuela. Uma emissora de TV/concessão pública que apóia/promove um golpe de Estado contra o governo democrático e contra o Estado de Direito, nada mais natural que, findo o contrato honrado, termina-se a concessão. Isso é regra básica de qualquer país do planeta. Apenas um detalhe: fosse nos EUA, os donos da empresa estariam no campo de concentração de Guantánamo sendo torturados.

Maria Luiza diz:

04/06/2007

Prof. Emir, é de causar asco ver pessoas que se dizem de esquerda defenderem a liberdade de expressão a qualquer custo, como um mantra, como se a mesma significasse direito de ofensa, injúria, calúnia e difamação, como ocorre também aqui no Brasil. Muita gente que defende a liberdade de expressão, na verdade defende a garantia de emprego nos meios de comunicação. São os célebres cães-de-guarda. Não podem estar agindo de boa-fé aqueles que sabem o que foi o golpe contra Chávez, arquitetado por Washington e agora atacam a decisão legítima de não renovação da concessão da RCTV quando esta, ao usar o seu poder para desestabilizar a democracia venezuelana, não reconhece a legitimidade e a autoridade do presidente do país. Isso não é oposição. É golpe. Chávez está certo. Quem quiser quer reclame ao bispo, desde que não seja aquele que estava na posse-relâmpago de Carmona, claro. Quanto ao nosso senado? São todos muito machos quando se trata de defender os interesses privados, de seus grupos ou de seus financiadores. Afinal, o que podemos pensar de um país onde os latifundiários midiáticos são os nossos deputados e senadores que detêm a esmagadora maioria das afiliadas da Globo? Só por isso Sarney agora defende a tal "liberdade de expressão", ou seja, defende a Globo para garantir os seus palanques eletrônicos. E o povo, que se lixe. E viva Chávez, que tem a coragem de peitar o Império do mal. Nota dez para seu artigo.
Em tempo: é incrível como os mesmos que agora defendem a "liberdade de expressão" dos meios de comunicação são os mesmos que apoiaram Bornhausen no processo contra a sua liberdade de expressão, não é mesmo, Prof. Emir?.

Gustavo diz:

04/06/2007

Obviamente o senado brasileiro interferiu em asssuntos internos da Venezuela e todo mundo está careca de saber isto, porém como o Brasil é imperialista, sim, nós somos imperialistas afinal de contas se levarmos a quantidade de terras que tomamos dos espanhóis no passado, ora meus caros, seria o Brasil hoje este colosso, este enorme país, se tivesse seguido o tratado de Tordesilhas. Que se dane a Venezuela... Eu por mim invadiria e anexaria o território. Algo que os EUA já fizeram com o México no passado. E sobre esta choradeira da RCTV, eu digo que a Globo e Veja e outros meios golpistas estão com medo, pura e simplesmente... Eu por mim, cassava a Globo também. Ou sei lá, mandava o MST invadir o Projac, a sede da editora Abril, Folha, etc...

Lúcia Adélia diz:

04/06/2007

Mestre Emir Sader, não tem jeito, não tem como não concordar com as suas palavras, sempre tão bem ditas.
Tenho plena convicção que o senado e o governo brasileiro deveriam se ocupar com as questões que afetam o Brasil. No senado com a corrupção deles próprios que vergonhsamente a Polícia Federal escancarou. O Presidente Lula deveria também se preocupar com a mídia golpista do Brasil e oxalá seguisse o exemplo do Presidente da Venezuela quando do término da concessão pública da golpista rede globo, com certeza o presidente estaria prestando um grande serviço ao Brasil.
Digo mais o senado brasileiro não é só papagaio, mas é também vaquinha de presépio do imperialista Bush!!
Fora mídia golpista e senadores fajutas.
Viva Hugo Chaves,
Viva a revolução Bolivariana,
Viva a democratização da mídia lá e cá,
Viva a democracia,
Viva o Estado de Direito lá e cá,
Viva a liberdade de imprensa para todas as pessoas,
Viva todas as pessoas que lutam e buscam um outro mundo possível.
Fora o capitalismo e o seu dono Bush.

John diz:

04/06/2007

Hugo Chávez acertou ao afirmar que os senadores brasileiros agiram como papagaios. E acertaria também se tivesse afirmado que a mídia brasileira age como papagaio.
É simplesmente estarrecedor e vergonhoso o comportamento subserviente da elite brasileira.
Parabéns pelo texto, Emir. Vejam as figuras que fazem a declaração - Sarney e Azeredo !?!??!?! Como você disse: que moral tem eles ? Lembra-me os paladinos da ética - Bornhausen, ACM, FHC, Alckmin e cia. (!?!)
E, como não é de admirar, aqui nos comentários encontramos mais alguns destes papagaios.

Manoel Bezerra diz:

04/06/2007

Daqui a 20 ou 15 anos virá à tona: segundo documentos liberados pelos órgãos oficiais dos EUA, há comprovações cabais que o governo estadounidense mobilizou mundos e fundos para desestabilizar o governo Chávez. Pode parecer paranóia, mas o retrospecto histórico tem nos mostrado à exaustão que não é. O exemplo mais emblemático é o sanguinário golpe sofrido pelo governo Salvador Allende, em 1973.

Lukas diz:

04/06/2007

Eu não consigo ver papagaios no Senado. O que eu noto é a existência de um grande bando de abutres.

Mariah diz:

03/06/2007

Emir, o senhor disse exatamente tudo aquilo que eu gostaria de poder dizer.Simplesmente, perfeito. Esse congresso está pregando moral de cuecas. Ainda mais considerando de quem partiu a iniciativa no Congresso. Azeredo, é uma piada. Lula não deveria ter aceitado a pressão dessa direita podre. E os "nobres" senadores que se ocupem dos problemas do Brasil. Aprendam primeiro a lavar a sua cara suja para depois reclarem da cara dos outros.

Vera diz:

03/06/2007

Quando o Chavez assumiu o poder achei que a América Latina havia ganho um líder de primeira linha. Últimamente no entanto, parece-me apenas que está se preparando para ser só mais um ditador dentre os muitos que já tivemos por aqui. É muito fácil governar
matando aqueles que são contra nossos pensamentos e ações. Nesse caso o Lula deveria incendiar e destruir a Folha de São Paulo e a Veja, após as eleições. A sua forma de agir lutando bastante para transformar nosso País é a melhor resposta no entanto. Não endosso muitas das ações do nosso Congresso. Acredito que têem muito o que melhorar, evoluir e cabe a nós que votamos, dizer-lhes isso com nosso voto e nossas cobranças. Tirá-los da nossa frente à la Chavez não é correto. Acredito que não precisariam ter enviado mensagem a Chavez. Nenhum País é livre quando é comandado pela caneta de alguém; a mensagem foi desnecessária e óbvia, já que boa parte da população venezuelana não concordou com o fechamento do canal de tv e expressou seu descontentamento e foi totalmente ignorada. Por que o Presidente iria se importar com tal mensagem vinda do Brasil, país pelo qual me parece, ele nutre uma indisfarsável inveja? Chavez agiu como aquele menino que não podendo brincar do seu jeito, levou a bola embora. Sinceramente não confio nesse cara.

DOM JAIR diz:

03/06/2007

Caro Emir, muito bom o artigo, queria sugerir que fosse feito de forma investigatica um levantamento da relação dos Americanos com as TV´S na America Latina.

Curto muito teus artigos.

PARABENS... O Povo brasileiro merece vc, brasileiro.

DOM JAIR

Adilson diz:

03/06/2007

Se o Presidente Chavez tem razão, num sei. Mas, se os nossos Senadores estão preocupados com a democracia, então que comessem logo a democratizar a mídia por aqui. Que tal legalizar as rádios TV's comunitárias???

DOM JAIR diz:

03/06/2007

Esses Amercanos!!!!!!
na Venezuela a RCTV
No México TELEVISA
no Brasil REDE GLOBO.
Em toda a America latina está cheio deles....
Da coragem de chaves que queremos.

DOM JAIR

Wander Santos diz:

03/06/2007

- Estive por dois anos na Venezuela, convivendo e sobrevivendo ao maiúsculo poder inetrvencionista dos meios de comunicação, entre os quais a RCTV, que por inúmeras vezes instigou seu "povo" à detestar Lula, por esse ter com Chavez um relacionamento próximo, condenando o que seria a tríade do comunismo: Lula, Chavez e Fidel.
Hoje o mesmo Lula defende seu senado, senado este que o desmascara como apenas mais um político à mercê dos interesses mercantilistas.

gonzalo diz:

03/06/2007

Análise instigante. Mas não ido tão longe, escreve Millor Fernandes: Em louvor a nossos representantes no Planalto. Parecem incapazes Mas como são rapazes Esses nossos rapazes!

Avelino de Oliveira diz:

03/06/2007

O mesmo furor que esse senhores feudais tem pela CUT, MST etc tem pelo Chavez. São ardorosos defensores de uma elite que se locupletam de golpes militares, de um povo afastado das decisões de governo, apesar de serem por eles eleitos. Consideramos um conflito de classes, eles se defendem, e ela é interncional. Qual a diferença entre uma RCTV, que apoiou o golpe em 92 e a Globo que não noticiava sobre as Diretas Já, entre outras coisitas? E adivinhem quem ela está apoiando? A internet está quebrando essa barreira.
Qunto a ser papagaio, porque o Lula não disse isso antes?!?!
Eu ainda não entendi como se processa essa questão das concessões dos canais de TV no Brasil. Como é feita? Quando se iniciou e irá vencer as atuais?

Flávio de Souza diz:

03/06/2007

Outros comentários
-O Chile tem sérios resquícios da época de Pinochet, mas eles estao sendo removidos. A economia do Chile cresce sem parar há vinte anos, e a pobreza lá, apesar de ser ainda relativamente alta (uns 20%), vem caindo consistentemente há tempos. Sem dúvida, o Chile é um grande exemplo de que um modelo liberal, sem ser ultraliberal, pode ser muito bom para um país sul-americano quando bem administrado (inclusive pelos socialistas, que sao os que governam o país faz tempo).
-Insisto com que nao há evidencia de que os EUA estejam por trás da decisao do Senado em reclamar a Chávez: sem provas, tudo sao comentários paranóicos. E os EUA, repito, estao detrás da Uniao Européia? O governo espanhol, por exemplo, que é socialista, pediu a Chávez que nao fechasse a TV. Eles também sao controlados pelos EUA? Nao sejam paranóicos!


Marcelo de Matos diz:

03/06/2007

O discurso de Sarney no Senado, defendendo a RCTV, é uma manobra diversionista. Tentou desviar o foco da imprensa das ações de seus apadrinhados: Renan Calheiros, Silas Rondeau e do próprio Zuleido Veras. Se houve pagamento de propina e favorecimento a políticos, todos os implicados devem ser penalizados, mas, não se deve permitir que a mídia transforme esse escândalo numa escaramuça contra o governo. Li em um blog patrocinado pelo Uol/Folha que Zuleido Veras é um cidadão que vive para o trabalho. Se é assim, ele deveria ser condenado a concluir a estrada. Dizem que as pontes construídas por Zuleido estão perdidas no espaço e ligam nada a coisa nenhuma. Um empresário com o perfil de Zuleido, porém, não faria isso. Ele deve estar enfrentando dificuldades na conclusão da obra por: 1) falta de verbas; 2) atraso nas licenças ambientais; 3) oposição do TCU cujos “ministros” são indicados por critérios políticos e não técnicos. A corrupção causa prejuízos ao país, mas, a burocracia na concessão de licenças ambientais, o embargo de obras por motivos políticos, para desqualificar o governo e as críticas irresponsáveis dos meios de desinformação, porém, são muito mais daninhas. Sarney saiu em defesa da mídia venezuelana que, tal como a brasileira, é classista e conservadora. Ao invés, deveria ter aproveitado o discurso para o defender o interesse nacional, prejudicado com a paralisação de obras para satisfazer a picuinhas políticas.

José marcos dos Santos diz:

03/06/2007

Chavez está tirando as benécias palacianas dos velhos caciques. Isso é meritório.
No Brasil, os nossos inimigos continuam no poder. Isso é lamentável.

Paulo Ribeiro diz:

03/06/2007

Como dizia minha avó, os incomodados que se mudem. Não estão satisfeitos com o governo democrático do Comandante Chávez? Ora bolas, peguem suas coisas e caiam fora da Venzuela. Curtam suas frustrações em Miami e deixem o Comandante trabalhar em paz na luta por uma América Latina livre e soberana. Os senadores brasileiros deveriam, isso sim, refletir sobre a iniciativa de chávez e promover junto à sociedade um amplo debate sobre quais redes de TV devem permanecer e quais devem ter suas atividades encerradas. Em dezembro, a implantação da TV Brasil marcará uma nova época na história das comunicações. Atemorizada pela perda de seu repulsivo monopólio, certamente a TV Globo buscará criar um ambiente de terrorismo, o que só não aocntecerá se o povo for às ruas e lutar por uma comunicação democrática e sem compromissos com o capitalismo intenacional. A hora é de total apoio a Hugo Chávez! Lula e as forças democráticas não podem se subjugar ao poder econômico da família Marinho!

Manoel Bezerra diz:

03/06/2007

Concordo em gênero, número e grau com o Emir. E só um pequeno lembrete: O Chile, além de herdar a estupidez do pinochetismo e ter inaugurado o neoliberalismo em nosso continente, é detentor de uma colossal desigualdade social.
Manoel Bezerra - Recife

FRANCISCO PINTO diz:

03/06/2007

PARABENS EMIR SADER.ERA TUDO QUE EU QUERIA DIZER.CHAVEZ ESTÁ CERTO, ESSE SENADO - NA SUA ESMAGADORA MAIORIA - É CONSTITUÍDO POR UM BANDO, NÃO DE PAPAGAIOS, MAS DE SAFADOS A SERVIÇO DOS INTERESSES DOS ESTADOS UNIDOS -PÁTRIA ESPIRITUAL DESSA GENTE. CRITICAR O SEU TEXTO É INGENUIDADE OU MÁ FÉ MESMO...

george magno diz:

03/06/2007

eu queria entender qual o mundo em vivem aqueles que acreditam no mundo idealizado pela TV GLOBO de q o senado brasileiro é livre e independente e q os EUA não dominam as ações internas e no cenário mundial. Tais mentes controlaas me lembram muito os Srs. Smith do filme matrix que a todo instante temtam eliminar tudo aquilo que agride omundo idela das máquinas

Ricardo Fernandes diz:

03/06/2007

Bem, o texto é bom, bem escrito, mas tem grandes falhas. Renan foi acusado pela VEJA, não pela Polícia Federal, como foi muito bem observado pelo Eduardo Oliveira. Agora valem, como se fossem da PF, as acusações da revista, tão acusada de ser ditadora midiática? Lulla, que tem mostrado comportamento descaradamente neoliberal desde o começo de seu PRIMEIRO mandato, era defendido com unhas e dentes, aqui no blog, antes ,e depois, do primeiro turno da última eleição. Por que? Falta coerência por aqui.
Na posição em respeito a democracia no Chile tenho que dizer que apesar do fardo, muito bem citado no texto, ainda existente por lá, eles, o povo chileno, vivem muito bem, melhor do que qualquer um de nós da América do Sul. Não tem direito de meter dessa maneira, eu concordo.
Golpistas por aqui? Onde? Só se forem os que estão abraçados com Lulla, Barbalho, Sarney, Collor, etc. Não corremos esse "risco". Mas você(s) não viu isso antes, só agora?. Apaga-se tudo que foi escrito por aqui no ano que passou? Que o LuLLa é esquerda, anti-neoliberal, o operário, contra o imperialismo dos EUA, etc?
Chávez adora se meter em nossos assuntos, não me venha com essa. A mania de perseguição, bem citada pelo Flávio, cega. Não defendo o Senado porque seus componentes, citados, são indefensáveis. Mas peraí, comandado pelos EUA? Assim não dá p conversar.

ARMANDO ROSA diz:

02/06/2007

Professor.

Muito grato pela bela lição de cidadania. Já passei para centenas de pessoas.

Saúde, muita saúde para continuar nessa jornada.

Armando Rosa

Luiz Claudio Barroca da Silva diz:

02/06/2007

Os Senadores deveriam ser presenteados com espelhos para auto-avaliação antes de repudiarem ações que são corriqueiras aqui no Brasil.

Flávio de Souza diz:

02/06/2007

"Perfeita" a análise? A análise de Sader nao analizou o âmago da questao: Chávez nao disse simplesmente que o Senado brasileiro se meteu nos assuntos internos da Venezuela; Chávez disse que o Senado brasileiro agiu como agiu controlado pelos EUA. Como sempre, a extrema esquerda pensa que os EUA estao por trás de tudo que ocorre no mundo contra seus interesses. O Senado do Brasil, que está cheio de vícios e personagens tenebrosos, nao é minimamente controlado pelos EUA. Agiu como agiu por iniciativa própria. Nesse sentido, Lula tem toda a razao em sentir-se irritado pelo comentário insultante de Chávez, insinuando que o Senado é teleguiado pelos EUA. Human Rigths Watch e a Uniao Européia também sao teleguiados pelos EUA? A outra falha tremenda desse artigo é tirar a culpa do ato de Chávez dizendo que os que criticam nao tem direito de criticar pelo que fizeram no passado. Francamente, isso é uma argumentaçao infantil. É preciso atacar as razoes dos que criticam, nao fazer desqualificaçoes pessoais.

jorge correia diz:

02/06/2007

Análise clarividente e séria!...parabens!

eduardo oliveira diz:

02/06/2007

Caro Emir,

Ao contrário do que o sr. afirmou, não há qualquer acusação da Polícia Federal sobre o pagamento de despesas pessoais de Renan Calheiros por parte de uma empreitera.

A acusação foi feita pela Revista Veja.

JOSÉ CARLOS ROCHA JUNIOR diz:

02/06/2007

Gostei do seu comentário Emir, é como minha querida mãezinha diz pra mim "Assunto dos outros você deve guardar a si mesmo, nunca expilir a eles". Sobre a respeito da atitude da imprensa e do Senado pindorâmico é a clara visão do elitismo parasita que derrubou Jango e colocou os militares no poder, e atualmente vive nessa dicotomia de pegar pesado nos governos opostos ao neoliberalismo (Globo, Veja, Boris Casoy como seus representantes) e na oposição hipócrita ao governo estadunidense. Abraços a todos os comentaristas da CARTA MAIOR.

P.S.: Gostaria de saber de vocês da redação por que vocês não deram destaques os noticiários da "Operação Navalha" e das acusações sobre o Senador Renan Calheiros?

P.S²: Respondam no meu e-mail: josej@bol.com.br

Luis diz:

02/06/2007

Caro Emir, muito bom o artigo, queria sugerir que no teu blog houvesse a possibilidade de enviar o artigo para um amigo, como há em outros artigos da cartamaior. Saudações

Luiz Orlando Miraglia diz:

02/06/2007

Meu nobre professor Emir, gostei muito de sua matéria sobre o Senado brasileiro e Hugo Chavez. Gostaria de lembrar também que a Rede Globo não tem mesmo moral para questionar nada de liberdade de imprensa, pois brigou na justiça para o documentário Muito Além do Cidadão Kane não fosse propagado entre nós, já que mostra as peripécias da empresa da família Marinho; e ainda, durante a Campanha das Diretas Já a Rede Globo não divulgou nada o que acontecia no país. Dando demonstração clara que ainda estava ao lado do regime podre (militar). Quanto aos EUA podre da América, não é diferente, pois censurou o documentário Corações e Mentes, que trata do Vietnã e mostra o lado bastante cruel da guerra para o povo vietnamita etc, etc, etc.

Francisco de Oliveira Cabral diz:

02/06/2007

Professor o senhor é fantástico.
A postura dos congressistas, com raras excessões, mostra claramente a quem eles servem: aos interesses dessa direita internacional, golpista e anti-povo. Viva Hugo Chávez, viva a verdadeira democracia. Aqui nós só temos falácias.

emir diz:

02/06/2007

o portal terra pergunta quem está de acordo com a afirmaçáo de hugo chavez sobre o senado brasileiro e quem está contra. por enquanto, mais de 60% concorda com hugo chavez. quem quiser votar e seguir o resultados, basta entrar no www.terra.com.br.

jose claudio diz:

02/06/2007

É isso aí. Com a palavra o presidente Lula.

gabriel diz:

02/06/2007

Boa análise professor.
Talvez devessemos difundir esta idéia por aqui depois de vermos e difundirmos previamente "muito além do cidadão kane" em relação aos oligopólis da comunicaçao pela grande midía.
A globo, como um bom exemplo, no caso das eleiçoes de 92 durante aquele debate manipulado, em que acarretou na vitória do Collor, levando em conta que o Lula naquele tempo não iria fazer tantas politicas neoliberais...
União da América Latina é o que há.

Thiago Trindade diz:

02/06/2007

Perfeita a análise, Emir. Simplesmente perfeita. É realmente decepcionante a postura do Presidente Lula em cobrar explicações de Chavez sobre este assunto. Tomara que outros presidentes Latino-Americanos tenham a mesma coragem e determinação de Chavez para tomar decisões daqui pra frente, e não a mesma covardia e apatia de Lula. Infelizmente, parece que a ficha ainda não caiu pra Lula. Pelo jeito, viveremos mais quatro anos pensando como o governo do PT deveria ser, mas que pelo jeito nunca será. Sinto-me cada vez mais estimulado a votar nulo nas próximas eleições.

Deixe um comentário

Nome
(Requerido)
E-mail
(Requerido, não será publicado)
Website
Comentário


Digite o texto acima:
Principal | TV Carta Maior | Blog do Emir Sader | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos