10/07/2007
Decálogo para falar mal de Hugo Chávez
Lembrete pendurado na frente de jornalistas da mídia oligárquica:
1. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele recupera o papel do Estado, desqualificado e enterrado por nós há tempos.
2. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele se diz anti-imperialista e esse é um tema proibido na mídia há tempos.
3. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele funda um novo partido, quando martelamos todos os dias que todos os partidos são iguais, que são negativos, que sempre refletem interesses de grupinhos.
4. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele recupera o papel da política, quando todo o trabalho cotidiano da mídia é para dizer que a política é irrecuperável, que só a economia vale a pena.
5. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele vende petróleo subsidiado aos países que não podem pagar o preço do mercado - inclusive a pobres dos Estados Unidos -, o que evidentemente fere as leis do mercado, pelo qual tanto zela a midia.
6. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele é um mau exemplo para os militares, que só devem intervir na política quando seja necessário um golpe militar e nunca para defender os interesses de cada nação.
7. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele ataca a mídia privada e fortalece a mídia pública. Porque ele acabou com o analfabetismo na Venezuela, tema sobre oqual devemos calar. Porque ele vai diminuir a jornada de trabalho em 2010 para 6 horas e esse tema é odiado pelos patrões.
8. Devo falar mal de Hugo Chávez porque assim me identifico com os interesses do dono do meio em que trabalho, garanto o emprego, fortaleço os partidos e as empresas aliadas do patrão.
9. Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele faz com que se volte a falar do socialismo, depois que nos deu muito trabalho tratar de enterrar esse sistema, inimigo do capitalismo, a que estamos profundamente integrados.
10. Devo falar mal de Hugo Chávez (e de Evo Morales e de Lula e de todos os nao brancos), senão eles vão querer dirigir os países, os jornais, as televisões, as empresas, o mundo. Será o nosso fim.
Postado por Emir Sader às 06:27
alfio diz:
28/07/2007
O quê falar sobre este decálogo!? A midia livre o é quando na defesa dos interesses do capitalismo ainda que decadente. De todos os mandamentos (decálogos do Emir) aqueles com os quais mais me identifico são os 5, 7, 9 e 10, sem demérito dos demais, são os mais contundentes.
Onde o capitalismo se meteu deu no que deu: miséria, exclusão, higienização e tantos outros desencantos.
Ainda que desacreditado, Lula ficará como indício de que se o povo quizer, ele poderá mandar via Democracia Participativa: regulamentação do artigo 14 da CF/88 já!
alfio
Lúcia Adélia diz:
20/07/2007
Bravo Mestre. A mídia golpista tanto cá como lá segue o seu rosário de mandamentos e haja mandamentos para detonar e falar mal dos governos de esquerda, governos esses que buscam o bem comum e a democracia efetiva buscando a participação dos povos nas decisões políticas. Como essa mesma mídia esteve sempre do lado dos golpes é obvio que ela não vai suportar governos democráticos e eleitos pela grande maioria dos povos. Dá-lhe Chaves, Lula, Morales, Fidel, Tabarés e tanto outros. Viva a América Latina e que ela seja para sempre soberana e libertária.
glauco freire diz:
15/07/2007
Muitos criticam Hugo Chavez e poucos o estudam.
Jose de Almeida Bispo diz:
15/07/2007
ALERTA! Acabou a era da inocência na rede. YouTube e Google, ao menos na sua versão Brasil estão censurando. O alerta veio no blog do Azenha há duas semanas atrás e os motivos se repetiram. Scripts dificultam a busca por matérias desinteressantes à mídia oligárquica. A última: Postei em vários blogs um endereço mostrando a armação, o ernsaio da vaia ao presidente que se materializou na abertura dos Jogos Pan-americanos do Rio. o link é http://www.youtube.com/watch?v=nOihoP-MpP8. Pois não é que a página, quando solicitada dá erro, e só abre na página da versão nacional com meio mundo propagandas da mídia oligárquica? "Ainda" é possível também acessar pela busca dos verbetes: Jogos de iluminação e apresentação do Presidente. Mas isso poderá ser resolvido nas próximas horas com reprogramação do script de busca ao verbete. Mas já disponho do conteúdo. Por segurança. Como dizia o velho Chico Buarque: "O correio andou arisco." (Meu caro amigo, Chico Buarque de Holanda)
jose carlos lima diz:
15/07/2007
Há quem esteja difundido por aí que impossível se contratar 90 mil pessoas para que Lula fosse vaiado na abertura do PAN. Tal afirmativa não tem cabimento. Senão vejamos. Numa aglomeração desta, apenas uma parte puxa a manifestação e os demais acompanham. O que se viu no momento do anúncio da abertura do PAN foi que aqueles que gritaram para protestar contra as vaias ao presidente, seus gritos terminaram sendo, também ouvidos como se fossem vaias. Algumas pessoas que gritaram para abafar a vais já se emitiram declarações neste sentido. Quem assistiu ao vídeo do "ensaio da vaia" sabe muito bem que a quantidade de vaiadores contratados ali presentes e a forma como estavam estrategicamente distribuidos no Maracanã, era mais do que suficiente suficiente para "contaminar" todo o estádio, o que de fato ocorreu. A coisa foi tão estrategicamente montada que os mesmos vaiadores contratados foram usados para ovacionar César Maia. Coisa de circo romano. Só mesmo ume DEM(oníaco) para fazer isso. Também não é pra menos. Não era sexta-feira 13?
luís manoel pedroso carbonell diz:
14/07/2007
pois é... sou estudante de história e, sabendo como que, historicamente, agem na prática pessoas com o pensamento como o do sr. marcos, e, principalmente, políticos com esse pensamento (é só ver a história da atuação da direita na américa latina nos ultimos 200 anos), eu apenas penso o seguinte: se você sabe a verdade sobre a soberania popular, vai organizar o povo então, ou será que você só se interessa em organizar os patrões? hmm n sei, acho que você joga no time dos patrões... ah, e apoiam golpes militares quando o povo apoia medidas que melhorem a vida da população em geral mas ferre um pouco a vida dos empresários (também provado historicamente, as maiores fases de crescimennto da economia coincide com as maiores fases de empobrecimento das camadas populares, aumento no custo de vida, e inssureições populares), então eu penso o seguinte.... : torça, mas torça muito, pra que a nossa direita NUNCA MAIS tente dar um golpe de estado no Brasil por causa de coisas fantásticas na esquerda, como o MST, porque, se a direita der golpe, então, sabendo a quantidade de mortes e de torturas que acompanham os golpes no Brasil, seremos obrigados a usar do método chine: paredão!
alda diz:
14/07/2007
Concordo com o que diz
Vladimir Martins Coutinho. Qualquer governante que atue a favor do povo, é demonizado pela mídia. À ela que representa as classes dominantes, não interessa interesse popular!!!
Basta um discurso a favor do povo e das conquistas populares para que a mídia capitalista esconda ou se pronuncie contra!!
Eugênio diz:
13/07/2007
Emir
Seu texto foi postado em:
http://dialogico.blogspot.com/2007/07/normas-de-redao.html
Angela Maria diz:
13/07/2007
boa noite Emir.
Boa essa hen!os dez mandamentos,da imprensa para falar mal de Hugo,pois é,mas para falar mal do Presidente LULA,acredito que criaram os 20 ,mandamentos,porque o homem dá uma palavrinha,um pouquinho que seja fora do vocabulario,lá vem a imprensa golpista noite e dia falando mal do homem,
sabe Emir,aqui em Curitiba a imprensa principalmente a gazeta do povo criaram 10 mandanentos,para falarem bem do Prefeito Tucano,quando procuramos a imprensa porque não aguentamos mais o descaso publico em nossa pireferia,eles vem ,mais não colocam nada do que falamos,eles tem a coragem de colocar a culpa em S.Pedro.no Papa,em Deus menos no Prefeito,eu digo mais uma vez eu não pago imposto aos céus pago a prefeitura,imprensa é tudo igual em todo lugar,defesa 10 aos tucanos,mesmo que esses enterrem todas as CPIs,e que transformam SP em crateras,e mesmo que na pireferia de Curitiba na prefeitura os bairros constam asfaltado.só na prefeitura,porque na pratica estamos comendo pó e amassando barro.etá midia golpista,falar mal de politico serio,e defender politico incorreto basta esse politico ser de um ninho,e conter um bico...
flávio diz:
13/07/2007
Sim, amigos, Chávez é o novo Saddam.
Tem petróleo e desafia o império (como Saddam). Por isso a campanha de "redemocratização" à iraquiana já começou pela mídia cordata.
Em breve deverá estar praticando o que faz ou já fez seu acusador-mor. Como duas eleições com fortes suspeitas de fraude, legislação autoritária, campos de concentração fora do país para "guardar" os acusados de terroristas, sem julgamento nem direito a advogado nem sequer visitas de familiares, a maioria por mais de cinco anos, guerras para garantir o controle do petróleo, torturas de prisioneiros para fazê-los ver as vantagens da democracia, mais de 700 bases militares pelo mundo para garantir essa democracia etc etc.
Um perigo mesmo esse Chávez.
Vamos depô-lo, mesmo que os venezuelanos não queiram.
Depois de intervirmos lá eles notarão a diferença, como descobriram os afegãos e os iraquianos.
XP-790 diz:
13/07/2007
Bip... bip... 010101010101010101010101...
Eu sou o robozinho reacionário... minha intenção é destruir a carta maior...bip..bip...viva ao neoliberalismo... bip...bip... levem-me a seu chefe...ops...bip..bip...ele esta na Venezuela?... bip...bip... lá robozinhos não são bem vindos...bip..bip...alguém tem a Veja dessa semana pra me emprestar?...
Gabriel Pacheco diz:
13/07/2007
De acordo com o Paulo César Monteiro, e lembrando que o pais latino que mais empreende é a Venezuela, e no ranking mundial fica em terceiro, e as causas não são por razões de necessidades como o caso Brasil.
Paulo César Monteiro diz:
13/07/2007
A mídia golpista sempre está a lembrar que o PIB do Brasil, nas Américas, só cresceu mais do que o do Haiti. Mas sempre se esquecem de citar quais os dois países das Américas com maior crescimento de PIB: Argentina e Venezuela.
francisco covre Votuporanga diz:
13/07/2007
Nossa mídia (brasileira) está tão corrompida que só falta saber qual delas é mais parcial pois dá vergonha de assistir um JN, ler uma revista Veja, ler um Estadão ou uma Folha ou mesmo pequenos jornais que para sobreviver tem que publicar verdadeiras mentiras deslavadas, citando todas cidades exemplos de boa classificação no item de Educação e Súde Citando a revista Veja pois levanta uma questão igual a do Renan teria que comprovar a veracidade e punir o culpado ou o denunciante pois, pois esta mesma revista que criou mitos presidenciaveis como Collor dando a ele a fama de caçador de marajás, o que mais temos que engolir para saber se a noticia é veridica ou uma balela para quem não tem sensacionalismo para poder concorrer com as demais revistas semanais. Agora quem somos nós para criticar um presidente moralista que fecha um antro de propaganda contrária e seu governo, quem será o verdadeiro governante aquele que quer o melhor para seu povo ou aquele que para se manter no poder muda seu discurso passando de contra para favor desta mídia sem compromisso com a verdade.
emir diz:
13/07/2007
neste momento há 441 mensagens do robô tentando prejudicar o blog. náo consguem, mas quanto mais mensagens reais entram, parece que se desesperam mais. vai ver que o premio da carta maior e o fracasso dos seus preferidos os exaspera.
Marcos diz:
13/07/2007
O José Espare me parece inteligente e respondeu minha pergunta de maneira completa. A mudança de modo de transmissão aberta para cabo, como ele mesmo corretamente disse, vai afetar as receitas da RCTV. Isso vai levar gente ao desemprego. Chavez foi eleito com 63% dos votos para administrar os bens do povo Venezuelano, não para dispor deles como se fosse o dono. Esquerdistas, esquerdistas !!!
Jair de Souza diz:
13/07/2007
Nosso estimado Sr. Celso, desculpe-me, Ariovaldo Pitta está tentando se livrar de uma figura incômoda para ele e para toda nossa direita. É por isso que se vê forçado a falar mal também de FHC quando quer criticar líderes populares como Chávez e Evo Morales. Deve ser muito difícil ter de renegar a figura de seu mais amado representante só para ver se consegue atingir seu verdadeiro alvo, não é certo Sr. Celso, digo, Ariovaldo Pitta?
Hendersen Neumann diz:
13/07/2007
É triste confirmar que a ignorância acerca de fatos comprovados historicamente irá levar América Latina, nos próximos anos, a um patamar de desenvolvimento similar ao da África Subsaariana!
Infelizmente, o pensamento político e intelectual do Brasil foi aniquilado, com a estandardização de um pensamento esquerdista fadado ao insucesso!
José Espare diz:
12/07/2007
Vamos então responder a perguntinha inocente do Sr. Marcos. Antes, porém, uma recomendação: se você não é simplesmente um mal intencionado que quer fazer prevalecer seu ponto de vista seja como for, gostaria de lhe sugerir que não se guia por desinformações divulgadas pelos grandes meios comerciais. Agora, respondendo: não há nada a lamentar com relação aos artistas, aos camarógrafos, aos faxineiros, aos maquiadores e a todos os demais funcionários de RCTV. Nenhum deles perdeu seu posto de trabalho com a não renovação do contrato de concessão. Todos estão lá, trabalhando normalmente para os capitalistas proprietários de RCTV, a qual reinicia normalmente suas transmissões por cabo a partir da próxima segunda-feira. O Sr. Marcos não sabia disso, ou estaria só fazendo de conta? Pois é, o governo de Hugo Chávez nunca proibiu que RCTV continuasse com sua campanha política de feroz oposição. Somente retirou deles a possibilidade de fazê-lo através de um espaço que é de propriedade de todo o povo e não de uma empresa privada. O presidente Chávez foi eleito em dezembro passado com mais de 63% dos votos dos venezuelanos e isso deve dar-lhe mais direito de representar os interesses do povo da Venezuela do que os donos de RCTV. Quem foi que elegeu os diretores de RCTV? Talvez o Sr. Marcos saiba responder essa perguntinha. Agora, há um problema para os "defensores" da liberdade de expressão na Venezuela: como continuar dizendo que não há liberdade de expressão por lá se até a RCTV continua no ar? O grande problema é realmente para o grupo 1BC (dono da RCTV) pois as receitas publicitárias que se ganham nas transmissões via cabo são bem inferiores às das transmissões por canal aberto. Que coisa ruim, não é Sr. Marcos? Deixar que um grupo capitalista de primeira diminua suas receitas é a maior violação de "direitos humanos" que possa existir, não é verdade?
ariovaldo pitta diz:
12/07/2007
Pobre américa latrina.
precisa de lula, fernando henrique, evo morales, hugo chaves para nos salvar.
lula - o presente condena sua história de vida.
evo - financiado pelo tráfico internacional.
chavez - não é o que parece ser. é uma mentira, um embuste. daqui alguns anos, veremos quanto ele roubou do povo. será o saddam latino-americano.
FHC - nos mostrou na prática o que pregava na teoria universitária: como seremos dependentes durante os próximos séculos, depois de ter desmontado o estado, vendendo estatais e financiando o capital internacional à custa do desmonte promovido. quantas pessoas morrem nas filas de hospitais por conta desse desmonte da saúde público; quanta gente foi jogada à margem de tudo nos anos dourados do real.
viva o verdeiro socialismo, que ainda é um sonho nesta nossa terra.
Fabio Passos diz:
12/07/2007
Diego,
Não parece que sou favorável a não renovação da concessão da RCTV. Eu sou favorável.
Repito: Usar "liberdade de expressão" como álibi para o crime não me convence. Sinto.
Assim como você, a Rede Globo e o restante da grande mídia brasileira, reverberando a visão da elite brasileira, consideram a decisão arbitrária... Eu não.
Eu estou seguro que retirar de uma organização criminosa, uma concessão pública de TV, é muito bom para a democracia.
Quanto a Rede Globo... Em um plebiscito penso que a concessão cai. A Rede Globo tem folha corrida assustadora... E anti-democrática.
Paulo Roberto diz:
12/07/2007
A todos os "bem informados" que dizem que o pessoal da RCTV perdeu o emprego: a tal golpista funciona via web e a cabo. Logo, precisa de funcionarios... kkkkkkk. Vamos nos informar, pessoar... A midia pensa isso e muito mais. Emir coerente como sempre.
Saudações "demoníacas", ops... SOCIALISTAS!
Leonardo Martins diz:
12/07/2007
Diego Santos, eles já opinaram. Elegeram Chavez com mais de 60%. Trouxeram ele de volta de um golpe de Estado. Aprovaram-no de volta no referedum revogatório. E elegeram-no mais uma vez com mais de 60% no ano de 2006.
jorge correia diz:
12/07/2007
É preciso entender que não se trata de substituir um sistema por outro. O que Chavez está a fazer é implantar o sistema socialista, em que o povo manda, tem voz (senão ele não estaria no comando) já reduziu drásticamente o analfabetismo, o sistema de saúde melhorou muito, assim como o trabalho. Faz parte do processo evidentemente, a nacionalização das grandes fontes de rendimento, como o petróleo, bancos, seguros etc,...assim como a mídia reacionária e golpista (embora mais de metade da mídia na Venezuela seja privada) é o chamado socialismo em movimento, os grandes capitalistas claro que ficam desgustosos e planeiam golpes, mas o povo beneficia e muito do sistema. Viva o socialismo.
fabricio spinola diz:
12/07/2007
Tá demonstrado que Hugo Chaves é um novo modelo de administração, inclusive mete medo na Globo que se acha dona do canal, temos que lembrar que apenas tem concessão do poder público
Diego Santos diz:
12/07/2007
Sr. Fábio,
Vc acha que um brasileiro vale mais que um venezuelano?
Parece contraditório, você defende um plebiscito para a renovação da concessão da rede Globo, mas parece achar correto o ato arbitrário do Sr. Chávez que não consultou sua população? Será que o bravo povo da "democrática" República bolivariana da Venezuela não deveria ter o direito de opinar sobre a política de comunicação e as decisões do governante?
Marcos diz:
12/07/2007
Os EUA não fizeram nada além de torcer durante o golpe de 2002. Eu também torci. Gostaria de ver o Chavez produzir alguma prova da interferência americana. Bravatas, ele já disse todas. Ninguém ainda respondeu minha pergunta se os humoristas, limpadores de latrina,... da RCTV também são golpistas e merecem o desemprego. Alguém é capaz de responder?
Gabriel Pacheco diz:
12/07/2007
Primeiro Populista, por fazer politicas Sociais para que mais precisa, como alfabetização massiva...
Agora Ditador, por não renovar a concessão da RCTV, que foi uma medida tomada, com todo o "direito", dentro da lei.
Qual será o próximo clichê reacionário?
Leonardo Martins diz:
12/07/2007
Marcos, os EUA já tiraram Chavez do poder. Por 48 horas. Mas a população venezuelana não deixa, foi lá e colocou ele de novo no poder. Deve ser uma tristeza enorme pra vc ver isso. É como Henry Kissinger já dizia: "não podemos deixar um país fazer justiça social no nosso hemisfério".
Marcos diz:
12/07/2007
Sobre a RCTV, os atores de novelas, humoristas, técnicos de som, câmera, secretárias, limpadores de latrinas,... são golpistas também? Estão todos sem trabalho. Se Chavez fosse alguém digno de respeito teria dado curso ao processo legal para punir os responsáveis por ações desestabilizadoras e não todos os funcionãrios da RCTV. Chavez é ditador, sim, e eu gostaria de ver os EUA retirando-o do poder.
Eduardo oliveira diz:
12/07/2007
Lula e Chavez brigaram. E agora?
Raimundo W.S. Melo diz:
11/07/2007
Lucas: Continua:
- O culto à personalidade e à autoridade de Chavez é política? Ou é verdadeiramente a negação dela?
O culto a Chávez se faz , muito mais, através das agências de notícias e das grandes mídias internacionais, a serviço do Império Americano ou das oligarquias nacionais, evidentemente, de forma negativa, satanizando-o diuturnamente.
O povo venezuelano, até então, comprovadamente, em seguidas eleições, o tem reafirmado como seu líder maior.
- A tentativa de golpe de Chavez, em 1992, não foi caso de golpismo militar da AL? Se não, o que foi então?
O levante militar de 1992, foi um erro de avaliação de Chávez, quanto ao momento de deflagar um movimento que , pensou trazer novamente as ruas em apoio ao levante militar, a insatisfação popular decorrente da política puntofijista da IV República, manifestada e reprimida no então recente episódio que ficou conhecido como caracaço.
Entretanto, o fracasso do movimento e a digna postura de Chávez assumindo toda a responsabilidade, que o levou a prisão por dois anos, deu-lhe também, junto ao povo,
a necessária visibilidade de sua personalidade e de suas idéias, que permitiram sua meteórica e consistente ascensão política.
- Atacar a mídia privada agora é sinal de democracia ? E qual mídia privada Chavez ataca? Não é só a que se opõe a seu governo? E a mídia agora amiga, do magnata Cisneros, esta merece tratamento diferente? Por quê?
A mídia privada que é combatida por Chaves, o é , não por ser privada, mas por fazer da mentira, da infâmia, e do golpismo, instrumentos de desestabilização política e social. Cisneiro, apenas entendeu que, neutralizada a tentativa de golpe de 2002, esta prática ilegal não seria mais tolerada, e hoje, suas empresas, como milhares de outras empresas privadas na Venezuela, pode operar normalmente.
- O que racismo tem a ver com a crítica a Chavez? Lula é não-branco? A mídia brasileira critica Lula por sua cor ou etnia? Onde está ou que veículo fez essa crítica?
Aqui, concordo com Clayton Mendonça, em postagem anterior.
Raimundo W.S. Melo diz:
11/07/2007
Lucas: alguns esclarecimentos, a mais:
- Hugo Chavez, quando coloca uma série de países vizinhos sob sua dependência econômica direta ou indireta (Cuba, Equador, Bolívia, Argentina etc.), é o quê? Libertador?
Além da ajuda solidária prestada a populações em situações críticas de países mais pobres, a Venezuela tem contribuído, nestes, para a criação, de condições básicas para o deslanchar de processos de desenvolvimento protagonizados pelas respectivas populações.
Com efeito, além de contribuir para por fim ao analfabetismo, a cegueira (física e política), e a tantas situações emergenciais, o governo bolivariano tem, seja através de doações, financiamentos ou parcerias para implantação de unidades produtivas de diversos portes, ou ainda, através de transferências de tecnologias, ou de transações econômicas, como a compra de bônus de países pressionados por dificuldade de “caixa”.
Por outro lado, não se tem conhecimento de nenhuma exigência feita pela Venezuela que possa, de alguma forma, comprometer a autonomia e a dignidade dos parceiros.
Evidentemente, estas ações internacionalistas, geram, internamente, raivosa oposição dos, agora, “patriotas” das oligarquias desmamadas, em defesa da prioridade nacional.
Como se pensar em países, como os acima citados, dependentes economicamente da Venezuela?
Agora, e sempre, libertadores são os ideais socialistas e bolivarianos.
- Fundar um novo partido é mérito? Desde quando? E o que dizer se esse partido pretende ser ÚNICO? È democracia isto?
A fundação de um partido como o PSUV, é meritória sim, quando pretende unificar, no âmbito da esquerda, os defensores da revolução bolivariana e da idéia de caminhar, sob a liderança de Chávez, para um socialismo renovado, compatível com a verdadeira democracia- a que tem o povo como protagonista.
É meritório quando consegue que , quase cinco milhões de pessoas , de um eleitorado total de dezesseis milhões, espontaneamente se inscrevam como aspirantes a militância neste partido, mesmo sem ter tido a incorporação de outros três importantes partidos da base governista, entre eles o partido comunista.
Fabio Passos diz:
11/07/2007
Diego,
Não faz muito sentido tentar macular Chávez como ditador por não renovar a concessão da RCTV.
A RCTV participou efetivamente de um golpe de estado. O golpe só não deu certo porque o povo colocou os golpistas prá correr.
A RCTV participou da tentativa de estabelecer uma DITADURA na Venezuela.
Enfim, a RCTV era uma organização criminosa.
Não cola essa de usar "liberdade de expressão" como álibi para cometer crimes.
Vladimir Martins Coutinho diz:
11/07/2007
Não é só o Chavez que foi demonizado pela mídia brasileira.
Qualquer governante que queira trabalhar pelo povo e contrarie os interesses da mídia ou de seus grandes anunciantes será atacado.
A Globo pegou pesado contra o Roberto Requião (gov. Paraná) na eleição passada.
Leonardo Martins diz:
11/07/2007
Vê-se que muitos ainda não entenderam a grandiosidade dos atos do presidente eleito Hugo Chavez. Ele não tem medo de dizer o que vê e o que viveu e vive, por isso é tão odiado pelos milionários encastelados que formam a "opinião pública". Ele está promovendo uma social-democracia plena, plantando as sementes para um possível socialismo que só será viável quando todos os povos do continente se derem conta de sua dominação.
PS: parabéns, professor Emir, pelo texto. Hoje, por sinal, revi o Roda Viva de 1996 com o Noam Chomsky, e o sr. era um dos entrevistadores.
Diego Santos diz:
11/07/2007
"Eu gostaria muito de um plebiscito (ou ao menos um processo sério e transparente) para decidir se a concessão pública explorada pela Rede Globo deve ser mantida ou não." (Fábio Passos)
Pode crer, colega Fábio, o povo da Venezuela também gostaria muito de ter podido decidir em um plebiscito, mas estas práticas democráticas parecem não fazer muito sentido por lá...
Fabio Passos diz:
11/07/2007
Um robô mandando mensagens sem sentido para o blog do Emir... Centenas de robôs escrevendo/falando contra Chávez na grande mídia brasileira... Afinal, quantos robôs ainda acreditam na Globo?
Aliás, o que significa mesmo robô?
Eu gostaria muito de um plebiscito (ou ao menos um processo sério e transparente) para decidir se a concessão pública explorada pela Rede Globo deve ser mantida ou não.
Livrar-se da constante manipulação (robotização?) promovida pela família Marinho, seria um imenso aprimoramento para nossa democracia.
Clayton Mendonça Cunha Filho diz:
11/07/2007
Caro Felipe,
Para que serve a CAN se seus membros Peru e Colombia assinaram TLCs com os EUA? E a OEA? Já serviu pra alguma coisa? Mas o ultimato ao Mercosul, de fato, foi contraproducente.
Felipe Bontempo diz:
11/07/2007
Se Hugo Chavez quisesse realmente a unificação da América Latina não teria saído da Comunidade Andina de Nações, ameaçado sair da Organização dos Estados Americanos e dado um ultimato impossível de ser cumprido a tempo para o Mercosul.
Alexandre Lobo diz:
11/07/2007
Há um item que poderia fazer parte do decálogo, os jornalistas devem falar mal do Chaves porque seus patrões - de onde vem os salários com o qual sustentam a família - assim desejam.
Amanda Soares de Brito diz:
11/07/2007
Caro emir,
Todo líder de Estado, seja o Hugo chavez ou não, que tentar defender a soberania popular na América Latina será chamado de ditador, demagogo etc e tal.
Rogério Araujo diz:
11/07/2007
É singular a não renovação da RCTV. tudo que é público pode ser privatizado, o que é privado não pode se tornar público, aos olhos da elite economica brasileira. E para este assunto evocam a defesa da democracia, e nesta história toda a única coisa que não é democrático foi a tentativa de golpe que foi dado com apoio da própria RCTV. O império está ficando nú, a questão da soberania da venezuela e a questão da RCTV, a libertação de Posada Carriles, terrorista que explodiu o avião de truismo de Cuba, os direitos humanos e a ocupação criminosa de Guantanamo, etc... Muitos capitulos estão por vir, todo cuidado com as analises e as ações serão pouco para este momento de decadencia do império!!!!!!!!! Rogério dos Anjos
Jorge Ernesto Couto de Castro diz:
11/07/2007
Hugo Chávez é um prato cheio para os inimigos da esquerda, ele é um ditador eleito. Em tempo eu fui no congresso do PSOL e Chávez foi criticado. A revista Veja chamou Chávez de "novo Fidel", e é isso que Chávez é, um novo Fidel. O Brasil não precisa de um Chávez, e Chávez não é um bom exemplo para a esquerda.
Tatiana diz:
11/07/2007
não há como negar: os argumentos do emir e dos admiradores iludidos do seu texto são fraquíssimos perto do que dizem os críticos.
Tudo o que chavez faz e é "supostamente bom" nem se compara aos contras que suas atitudes trazem.
autorismo. golpismo. os prós não justificam os contras
maria santos diz:
11/07/2007
Caríssimo Mestre.
Lí na Internet, o seguinte:
Investigan por corrupción a senador Brasilero que arremete contra Venezuela
No sorprende la posición adoptada por los senadores brasileños contra el Gobierno venezolano. En fuentes políticas de ese país, circulan versiones acerca de los intereses que representan numerosos miembros del senado ligados a poderosos consorcios y grupos económicos algunos de ellos en pugna con inversionistas brasileños en Venezuela. Actualmente cursan investigaciones contra algunos de esos senadores por actos de corrupción, como es el caso del dirigente de la bancada de un partido, el senador Eduardo Aseredo procesado por hechos de corrupción durante el Gobierno de Cardozo. El dirigente de éste partido es el que timonea la campaña contra Venezuela."
Acho muito bom que eles estejam atentos; realmente, o senado brasileiro nos enche de vergonha. Desgraçadamente, é este mesmo senado que julgará a entrada da Venezuela no Mercosul, como é possível uma aberração destas?
Regina Nóbrega diz:
11/07/2007
Prezado Emir,
As vezes sinto-me assim, com pouco ânimo para prosseguir a luta, o combate feroz que travo diariamente contra o sistema capitalista, em todas as formas de manifestação de que ele se reveste.Sou leitora assídua dos seus artigos e o admiro profundamente pelos conhecimentos que demostra, no entanto, ler alguns comentários, por vezes, é um exercício doloroso, devido ao alto grau de preconceito que alguns deles encerram. Deixando de lado, um elenco de argumentos que se pode utilizar, para descredenciá-los, vou ater-me, unicamente, e grosso modo, como o espaço exige, a questão do suposto autoritarismo do Presidente Hugo Chávez. É tão obscuro assim, para algumas pessoas, compreender, que é justamente as forças do autoritarismo que o Presidente Chávez combate?A intromissão imperialista no continente latino-americano, vem sendo denunciada, ao longo de várias décadas, por eminentes intelectuais de esquerda do mundo inteiro (Veja-se, por exemplo, Boaventura Sousa Santos, na Europa) e ainda assim, os seus argumentos não parecem encontrar eco na (in)consciência de alguns homens latinos? O jornalista uruguaio Eduardo Galeano, em publicações respeitáveis, tem denunciado fatos escabrosos da inversão dos lucros do capital estrangeiro em diversos países do continente latino-americano. Segundo ele o sangue das veias abertas do continente faz-se manjar para os representantes do capital estrangeiro enquanto afunda na miséria extrema, as populações de países como o Peru, a Bolívia, o Brasil, dentre outros. Cineastas famosos, como GIllo Pontecorvo também têm mostrado os efeitos danosos do colonialismo, na África e na América Latina. Escritores nomeados, como Gabriel Gárcia Marquez e Isabel Allende, também não têm se furtado ao papel de denunciar os malefícios da interferência norte-americana na vida dos latino-americanos. Em sendo assim, como se pode dizer que o Presidente Chávez, que toma a si a tarefa de livrar as populações dos países explorados, da América Latina, livrando-as da fúria escravizadora dos imperialistas, seja autoritário? Compreendo, cada dia mais, porque o mundo está um caos, dominado pelo AUTORITÁRIO poder masculino, ludibriado pela Igreja decadente, marcado pela homofobia e escravizado pela economia de mercado, excludente, insaciável e corrupta. Que falta faz Karl Marx. Ufa!!!!!!!!
Eduardo Maretti diz:
11/07/2007
Emir, uma coisa é a parcialidade da mídia e seu preconceito contra os "não-brancos", outra é a mitificação de Chávez por parte da esquerda brasileira, que diz amém a qualquer bravata do venezuelano, cuja política, aliás, está muito longe de pretender unir a América Latina. Muito pelo contrário.
Evandro Martins diz:
11/07/2007
Parabéns pelo escrito, a midia privada representada pela Globo realmente demonstra muita preocupação pela não renovação, mais do que legal,da concessão de RCTV. Já pensou se essa moda chega por aqui? Já é tempo de se discutir o mesmo com a globo e similares.
Marcelo Prates diz:
11/07/2007
Sr. Emir,
como seria, então, o "lembrete pendurado na frente de jornalistas da mídia NÃO-oligárquica"? Um decálogo para falar BEM de Hugo Chávez? Um tanto parcial, não?, especialmente para quem quer defender a independência da mídia.
É estranho, pra não dizer contraditório, ver a nossa mídia dita de esquerda defendendo ditadores latinos de origem militar.
Saudações.
agostinho pita diz:
11/07/2007
SAder o que ele faz eh desnudar os motivos da mídia em
tentar destruir H Chavez. Colocar a NU os motivos torpes
da grande midia, nao IMPLICA necessariamente em DEFESA do presidente venezuelano. Esta sim, apenas indiretamente. E eh uma coisa boa porque o noticiario da Midia sobre a Venzezuela eh todo ele
distorcido, quando nao eh diretametne mentiroso.
Entao Emir esta prestando um bom serviço à informaçao sim!!
E aos que nao gostam: uma pergunta:A tal ALIANÇA para o Progresso de Kennedy era O QUE? o Banco Mundial, e o FMI controlados pelos ricos são o que?
O preço do cobre chileno que SUBIU no mercado de metais no dia seguinte do golpe de Pinochet, diz o QUE?
Ah, isso pode. Somente H Chavez nao pode usar a força
de seu petroleo para ajudar e obter apoio dos mais fracos ao redor, quando eh atacado pelos poderosos? ORA, vao catar coquinho!!
Milton Guedes Guimaraes diz:
11/07/2007
Concordo com tudo, com exceção da inclusão do Lula !
Sávio Valença de Azevedo Costa diz:
11/07/2007
Emir... O que eu acho engraçado é que alguns indivíduos que comentam aqui se colocam como vítimas, ou colocam a mídia oligárquica como vítima e injustiçada por atos "tiranos" da esquerda chavista. Dizem estes que seus direitos à liberdade de expressão estão sendo ameaçados. Alguns dizem que é uma tirania sendo substituída por outra. Bem, pelo menos neste espaço eles podem comentar suas idéias, mesmo que estas não tenham grande profundidade e não se atenham a parâmetros desprezados por visões reacionárias aos fatos vigentes da realidade. Sabemos que há uma grande diferença de poder entre os meios oligárquicos e alternativos, pode-se notar aqui que os meios oligárquicos impõem suas idéias e os alternativos como Carta Maior propõem. Aliás, Chavéz utilizou-se de um dispositivo que o estado democrático de direito venezuelano dispõe para não renovar a concessão da transmissão em rede aberta para a RCTV.
Mayara Baggio diz:
11/07/2007
ótimo!
jornalistas tão bonitinhos, e tão enganados esses que tem o lembrete pendurado, distorcem tudo, ou entendem errado, o que é pior.
Paulo josé diz:
11/07/2007
Já estava preparando para reproduzir e divulgar o seu artigo, quando vi que você coloca o Lula no mesmo patamar de Chávez e Evo. Foi uma ducha de água fria.
Alex diz:
11/07/2007
Podemos falar bem ou mal de Hugo Chavez, Lula Evo, Bush ou qualquer outro político ou pessoa porque (ainda) temos uma democracia instalada no país, que garante uma imprensa livre, seja ela oligárquica ou não (a exemplo de Carta Maior). Isso, ao que parece, não acontece na Venezuela, na China... e nos países que preferiram caminhos autoritários.
emir diz:
10/07/2007
o blog continua a ser vitima de centenas de mensagens sem sentido enviadas de um robö, que requerem um grande trabalho por parte da equipe de carta maior para sua limpeza. significa que incomodamos cada vez mais, o que os leva a elevar a quantidade dessas mensagens. se outras ameaças náo nos intimidam, nenhum efeito pode ter essas açóes. mas queremos avisar a todos, reiterando que é confirmaçáo que os inimigos dos canais alternativos de imprensa passam recibo.
Marcus diz:
10/07/2007
Emir, seria muito inressante que você pesquisasse no livro de Philip Agee , o Diária da CIA e divulgasse em detalhes em seu site e na página da Agência Carta Maior vários trechos do Livro. Trata-se de um Ex-Agente graduado da CIA que atuou no Equador , Uruguai , Brasil , Chile, Peru na década de 60 comprando políticos , JORNALISTAS, artistas , Donos de Jornais, Sindicatos de Fachada , Partidos de Facahada, etc... Está tudo lá , em detalhes e com nomes de vários . Inclusive uma Brasileira, Abigail, que tombou no Equador ligada ao nosso grande Herói Carlos Prestes por obra da CIA e de seus cachorros bem pagos. No Brasil consegui um exemplar na livraria net de usados pois é uma edição de 1973 publicada pela Cia do Livro. É imperdível o livro.
maria josé diz:
10/07/2007
excelente as colocações de emir,diria mesmo que num estilo bem didático de fácil entendimento.valeu professor,sou chavista também.
Paulo Carvalho diz:
10/07/2007
Concordo com suas colocações, caro Emir. Devemos ressaltar , por oportuno, que o Presidente Hugo Chaves possui um projeto de nação a longo prazo, para tirar aquele país da eterna submissão a que - igualmente - vários países do mundo estão submetidos, algemados que são pelo força do imperialismo mundial. As linhas mestras desse programa redendor - que claramente prevê a ruptura com stadus quo - pouco tem sido comentadas pela grande mídia, mas elas já foram mostradas.
Agora, pergunte se o nosso governo consegue pelo menos consegue esboçar projeto de nação a longo prazo, de modo a libertar o povo brasileiro dos grilhões do imperialismo internacional!
O que muito se vê no nosso país, nos seguidos governos, são políticas de conformação. Nada de mudanças subtanciais.
É por aí ...
Fabio Passos diz:
10/07/2007
A grande mídia tem como objetivo defender os interesses da elite que representa.
É claro que há uma campanha sistemática da mídia direitista contra Chávez.
Segue belo discurso de E Galeano sobre a democracia, mídia e a Venezuela de Chávez:
http://www.youtube.com/watch?v=XN_Hcirqrmo&mode=related&search=
Imperdível!
Bom humor e objetividade.
Dica do Ricardo Melo - leitor do blog do Bourdokan.
bentoxvi-o santo diz:
10/07/2007
PROFESSOR EMIR.
MUITO BEM...A IDEIA É REVELAR A TODOS O "MODUS OPERANDI" DA DIREITA...A SUA PSICOLOGIA...E ATRAVÉS DOS MEIOS DISPONIVEIS...DESNUDA-LAS..."O OBJETIVO DA GUERRA É A VITORIA...E NÃO HUMILHAR O ADVERSARIO"...
Felipe Liberal diz:
10/07/2007
Concordo com muita coisa Emir e acho necessário a retirada dessa falsa negatividade colocada a Chávez pela mídia, todo apoio é bem-vindo. Gostaria de pedir a você, que faça um paralelo entre Chávez e Morales, colocando suas semelhanças e diferenças pessoais e ideológicas. Obrigado
Alberto Silva diz:
10/07/2007
Muito bom! Seria excelente não fosse a escorragadela pela inclusão do Lula. Lembre-se que ele mesmo se excluiu deste grupo.
Piort Ilianovic diz:
10/07/2007
Eu tenho um sonho: um dia vou ver Emir Sader escrevendo como um sociólogo deveria escrever, ou seja, com profundidade e fundamentação.
Allan Alves diz:
10/07/2007
Opa!! Por favor meu caro. Só não faça com que Hugo Chávez vire Deus, neh?! Concordo com suas colocações, mas você também está exagerando nos elogios.
Cecilia Nunes diz:
10/07/2007
A Revolucao nao foi e nao sera televisionada!
Mídia bruta, mídia podre...
Sua unica preocupacao é favorecer a minoria!!
Parabens Emir!
Diego Silveira diz:
10/07/2007
Professor Emir. Bom texto, porém extremamente incoerente. Você crítica seus adversários mas adota posturas semelhantes. Quer ver:
DECÁLOGO DO CHAVISTA:
1. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele recupera o papel do Estado, nem que seja na sua dimensão autoritária.
2. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele se diz anti-imperialista.
3. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele funda um novo partido (aliás, logo, logo, será o único), quando martelamos todos os dias que os nossos partidos são diferentes, que são positivos, que nunca refletem interesses de grupinhos. Todos sabemos que o partido de Chávez (ou seja, ele mesmo) não reflete o interesse de grupos... Negativo? Positivo? Isso é apenas juízo de valor, sem reflexão ou pensamento crítico, mas deixa prá lá...
4. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele recupera o papel da políCIA, quando todo o trabalho cotidiano da mídia é para dizer que a políCIA é irrecuperável.
5. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele vende petróleo subsidiado aos países que não podem pagar o preço do mercado, ou seja, usa petróleo para angariar apoio a seu projeto, mesmo que isto custe a miséria dos venezuelanos.
6. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele é um bom exemplo para os militares, que só devem intervir na política quando seja necessário um golpe militar (como fez Chavéz em 1992) e para defender os interesses de cada nação (os militares, aqui e acolá, sempre dizem defender os interesses da "Nação").
7. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele ataca a mídia privada e fortalece a mídia pública (que faz propaganda para o governo). Porque ele acabou com o analfabetismo na Venezuela, tema sobre o qual devemos calar (as pessoas são livres para ler, mas logo, logo só haverá jornais favoráveis ao governo... devemos calar sobre isso também!). Porque ele vai diminuir a jornada de trabalho em 2010 para 6 horas (ou seja, fechará todas as empresas, só existirá empresas estatais onde trabalharão chavistas, que não for chavista ficará desempregado) e esse tema é odiado pelos patrões.
8. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque assim me identifico com os interesses do dono do meio em que trabalho (ou seja, com o presidente, seu partido e quem compartilha da mesma ideologia), garanto o emprego (de preferência com o patrocínio estatal, alguma "verba para pesquisa" também é benvinda...), fortaleço o partido e as empresas (públicas, no caso convertidas em cabide de emprego ou agência publicitárias) aliadas do patrão.
9. Devo falar BEM de Hugo Chávez porque ele faz com que se volte a falar do socialismo, inimigo do capitalismo, a que estamos emocionalmente integrados.
10. Devo falar BEM de Hugo Chávez (e de Evo Morales e de Lula e de todos os não brancos, visto que Lula é notório afro-descendente...), senão eles vão querer dirigir os países (pois é...), os jornais, as televisões( com certeza, jornais e Tv, só aquelas que falarem bem dos governos) as empresas, o mundo. Será o nosso fim. (Alguém duvida disso?).
Caro Emir, não se (nos) iluda. Nenhuma opressão é boa, não me parece correto substituir uma opressão por outra. Quer dizer que a tirania "deles" é errada, mas a "nossa" tirania é boa... Tudo muito contraditório...
Sinceros abraços e desculpe-me por pensar diferente.
Clayton Mendonça Cunha Filho diz:
10/07/2007
Lucas, vou tentar responder algumas das tuas perguntas apesar de não terem sido dirigidas a mim...
- Hugo Chavez, quando coloca uma série de países vizinhos sob sua dependência econômica direta ou indireta (Cuba, Equador, Bolívia, Argentina etc.), é o quê? Libertador?
*Se ele estivesse explorando esses países, procederia sua crítica. Mas se os ajuda economica e politicamente, como faz, acho que não procede tua crítica.
- Fundar um novo partido é mérito? Desde quando? E o que dizer se esse partido pretende ser ÚNICO? È democracia isto?
*O PSUV não pretende ser partido único, mas sim unificar a base aliada em um partido só. Acho que não há problemas com isso.
- O culto à personalidade e à autoridade de Chavez é política? Ou é verdadeiramente a negação dela?
*OK, aqui você tem um ponto. O processo venezuelano, infelizmente, ainda é excessivamente dependente da figura pessoal de Chávez e há que se criticar construtivamente essa faceta.
- A tentativa de golpe de Chavez, em 1992, não foi caso de golpismo militar da AL? Se não, o que foi então?
*Foi uma tentativa de golpe. Pelo qual ele foi julgado e preso. Mas em 1998 e desde então, ganhou democraticamente. Ninguém é perfeito e ele pagou por seus erros. Mas devemos julgá-lo agora por outros erros que ele porventura cometa, e não pelo putsch de 1992.
- Atacar a mídia privada agora é sinal de democracia ? E qual mídia privada Chavez ataca? Não é só a que se opõe a seu governo? E a mídia agora amiga, do magnata Cisneros, esta merece tratamento diferente? Por quê?
*Combater a concentração de poder nas mãos da mídia privada e fortalecer a mídia pública e comunitária é sim democrático. Mas você tem um ponto em relação ao Cisneros. O que não quer dizer que esse erro necessariamente anule o acerto que foi não renovar a concessão da RCTV.
- O que racismo tem a ver com a crítica a Chavez? Lula é não-branco? A mídia brasileira critica Lula por sua cor ou etnia? Onde está ou que veículo fez essa crítica?
*Lula é nordestino e proveniente das classes baixas. Eu não sou lulista. Estou enormemente decepcionado com ele e não votei nele no primeiro turno passado. Mas reconheço que há um ranço na mídia contra ele, apesar de menor que a contra Evo por ser índio nos meios bolivianos e contra Chávez por ser mestiço nos meios venezuelanos. Mas concordo que o Emir exagerou aqui.
Francisco Hollanda diz:
10/07/2007
O que as elites e a mídia golpista não aceitam é que a integração da América do Sul siga em frente, superando as barreiras impostas! Um lembrete, sem LULA não existiria mais CHAVES! VIVA A NUESTRA AMÉRICA.
Thiago diz:
10/07/2007
Achei muito interessante as colocações do Lucas Goron. No fim das contas, fica a lição de precisamos tomar partido, mas nunca defender um grupo ou alguém com uma fé cega, como se fosse a solução para todos os problemas da humanidade. Chávez tem, como todos os outros seres humanos, defeitos e qualidades. As pessoas que acham que suas qualidades superam seus defeitos (como é o meu caso), ficam ao seu lado, as outras não. O importante é nunca perder o senso crítico. E derrotar o neoliberalismo, claro!
Eduardo oliveira diz:
10/07/2007
Fala bem que assim o deseja, e mal quem tem outra visão. Assim é a livre formação de opinião. O que o sr. quer, que todos falem bem do Hugo Chavez? Não se pode mais criticá-lo?
Fabio diz:
10/07/2007
Devo falar mal de Chavez por que assim um dia ganho uma promoção e viro leitor de teleprompter metido a celebridade/galã/musa? talvez vire apresentador e ganhe um cartão vip da Daslu, tal qual big brothers fazem tudo por fama e fortuna
Ney Lima diz:
10/07/2007
O Lula???
Muito boas as colocações do Emir, como sempre.
Mas... o que é que o Lula faz ali no ítem 10?
Por que continuar elencando este senhor entre os líderes anti-imperialistas da América Latina???
Nada a ver.
Viva Chávez!
Viva Evo!
Fora Lula!!!!!!!
Erival dos Santos Silva diz:
10/07/2007
Falam mal de Hugo Chaves, pelo resgate da dignidade do povo venezuelano. Pela cidadania conquistada. Pelo povo voltar a ser povo em sua essencia.
Falam mal porque odeiam tudo que é relacionado a povo, nação, estado, socialismo, enfim, é a burguesia se manifestando, dando coices. Que turminha bruta, esses que se intitulam paladinos da democracia! É. Exatamente quem vocês imaginaram caros colegas leitores. É a rede globo e companhia, a direitona (PSDB, PFL/DEMO), senadores (Sergio Guerra, Artur Virgilio, Heráclito fortes, Eduardo Azeredo etc) já chega! Não quero mais citar os nomes dessa corja maldita.
Parabens ao Emir, pelo decálogo dessa matula desgraçada.
Lelton Melo diz:
10/07/2007
Boa! Parabéns...o problema é que esses jornalistas ruins sempre fazem vistas grossas......se não têm outra opção...estudem para um concurso e passem e saiam do rabo-de-saia desses jornais ruins! Um abraço Professor!
roberto marinho falcão diz:
10/07/2007
Ghandi agia de modo a evidenciar que a melhor forma de combater a injustiça é torná-la nítida, sem véus. Acho que podemos agir da mesma forma, objetivando que os defensores do capitalismo selvagem fiquem falando sozinhos.
Leda Cristina de A.SOUZA diz:
10/07/2007
Simplesmente perfeito!!!!
Lucas Goron diz:
10/07/2007
Emir, algumas afirmações suas na defesa de Chavez são muito esquisitas.
"Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele se diz anti-imperialista e esse é um tema proibido na mídia há tempos."
- Hugo Chavez, quando coloca uma série de países vizinhos sob sua dependência econômica direta ou indireta (Cuba, Equador, Bolívia, Argentina etc.), é o quê? Libertador?
"Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele funda um novo partido, quando martelamos todos os dias que todos os partidos são iguais, que são negativos, que sempre refletem interesses de grupinhos."
- Fundar um novo partido é mérito? Desde quando? E o que dizer se esse partido pretende ser ÚNICO? È democracia isto?
"Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele recupera o papel da política, quando todo o trabalho cotidiano da mídia é para dizer que a política é irrecuperável, que só a economia vale a pena."
- O culto à personalidade e à autoridade de Chavez é política? Ou é verdadeiramente a negação dela?
"Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele é um mau exemplo para os militares, que só devem intervir na política quando seja necessário um golpe militar e nunca para defender os interesses de cada nação."
- A tentativa de golpe de Chavez, em 1992, não foi caso de golpismo militar da AL? Se não, o que foi então?
"Devo falar mal de Hugo Chávez porque ele ataca a mídia privada e fortalece a mídia pública."
- Atacar a mídia privada agora é sinal de democracia ? E qual mídia privada Chavez ataca? Não é só a que se opõe a seu governo? E a mídia agora amiga, do magnata Cisneros, esta merece tratamento diferente? Por quê?
"Devo falar mal de Hugo Chávez (e de Evo Morales e de Lula e de todos os nao brancos), senão eles vão querer dirigir os países, os jornais, as televisões, as empresas, o mundo."
- O que racismo tem a ver com a crítica a Chavez? Lula é não-branco? A mídia brasileira critica Lula por sua cor ou etnia? Onde está ou que veículo fez essa crítica?
São muitas perguntas, Emir. Não consigo ficar tranqüilo com seu texto enquanto não tiver resposta, ao menos, para algumas delas...
Márcia Regina diz:
10/07/2007
Adorável, Prof. Emir!
A mídia tupiniquim "acha feio o que não é espelho", é covarde, mentirosa, golpista e anti-Brasil! Até quando vamos ficar assistindo a esse espetáculo circense macabro que desmoraliza nossa democracia e mina qualquer projeto de desenvolvimento do povo brasileiro? Precisamos nos mobilizar para destruir esse império midiático que desconstroi o Brasil!
Excelente artigo e brilhante sua criatividade!
Gabriel Pacheco diz:
10/07/2007
Devo falar mal do Hugo por realmente fortalecer a união da América Latina, uma causa anti-imperialista por qual lutaram e até deram a vida muitos frutos dessa opressão que é exercida há mais de 500 anos, como Giuseppe Garibaldi, Tupak Amaru, e Comandante Che Guevara.
Guilherme Bohrer Lopes Cunha diz:
10/07/2007
Parabéns, Sr. Emir. Creio que resumiu muito bem o que a esquerda brasileira pensa acerca do Presidente Chávez.
Moisés Viana diz:
10/07/2007
Valeu Sader! Sou jornalísta e me sinto, às vezes, uma ilha ao ver o discurso dos colegas e patrões, o discurso dos professores na universidade e os meios de comunicação. Terrível...
LOURDES DE DEUS diz:
10/07/2007
Decalogo de mau gosto se é que Emir tirou de algum lugar real ou inventou. Acho mais provavel que tenha inventado na tentativa de defender o indefensavel HUGO CHAVEZ. Ainda bem que aqui ele escreve o que quer, diz o que quer, mesmo que seja besteira e eu posso criticar tudo que ele diz e ate contestar. Ha se fosse assim na Venezuela, na China, no Irã, etc etc. será que la tem outros Emir Sader?
meus respeito por ele pensar diferente.
Lorene Figueiredo diz:
10/07/2007
Emir só exagerou no décimo. Há uma abissal distância entre o governo progressista e quase Keynesiano( veja bem, ainda não é um governo de transição, socialista) e o governo que Lula realiza, como representante dos interesses do grande capital, no Brasil.
Pela envergadura intelectual de Emir temo pelo sentido pedagógico que tal comparação tem. Não é bom para a formação da consciência política dos que não detém a propriedade que se misture , deliberadamente, maneiras de governar tão distintas. O governo Lula tem operado dentro da lógica neoliberal, contra o interesse de sua classe originária, a favor do grande caopital, aprofundando reformas que o próprio PT ( partido ao qual fui filiada) se opôs no governo FHC.
Devemos ser críticos e não deformar a visão dos fenômenos políticos se quisermos contribuir efetivamente para a emancipação da classe trabalhadora.
ALENCAR diz:
10/08/2007
Creio que devemos sempre questionar as acões daqueles que exercem o poder, seja ele da esquerda ou da direita, mas no tocante as decisões de Hugo Cháves em relação a RCTV, que teve participação direta na tentativa de golpe em 2002 e amparado na constituição, foi uma decisão acertada.
No brasil tivemos em 64, a tenebrosa experiência da grande mídia apoiar os militares e nós sabemos o que isto significou.
Lamento que o governo Lula não tem coragem de um enfrentamento desta monta, e estatizar a Globo, e isso ficou demonstrado quando logo após às eleições ele foi dar as bençãos a ela, no momento em que sentou na bancada do Jornal Nacioanl.
Mas penso que a democratização dos meios decomunicação pode suprimir em parte o poder da Globo, tanto é que esta discussão que vem sendo realizada em vários espaços no Brasil é silenciada pela grande mídia, encabeçada, pela campeã da manipulação.
É o momento dos movimentos sociais pressionar para que haja uma regulamentação urgente, e que esta seja democrática.