16/07/2009

Os riscos da volta da direita

Não subestimar a oposição. Pode ser fatal e facilitar o retorno da direita. Contam com toda a mídia, direção ideológica da direita brasileira. Contam com um candidato que, até agora, mantém a dianteira – e não basta dizer que é recall, porque é muito constante sua votação, o Ciro é recall e despencou nas pesquisas.

Contam com a grana, antes de tudo do grande empresariado paulista. Contam com os votos de São Paulo, que se tornou um estado conservador, egoísta, dominado pela ideologia elitista de 1932, de que são o estado do trabalho e o resto são vagões que a locomotiva tem que carregar. Contam com a despolitização destes anos todos, em que se apóia ao governo Lula, mas uma parte importante prefere, pelo menos até agora, o Serra. Contam com a retração na organização e na mobilização popular. Contam com a imagem de Serra, desvinculada do governo FHC, em que, no entanto, foi ministro econômico durante muito tempo, co-responsável portanto, do Plano Real, das privatizações, da corrupção, das 3 quebras da economia e as correspondentes idas ao FMI, da recessão que se prolongou por vários anos, como decorrência da política imposta pelo FMI e aceita pelo governo.

Conta também com erros do governo, seja na política de comunicação – alimentando as publicidades nos órgãos abertamente opositores, enquanto apóia em proporções muito pequenas os órgãos alternativos, seja estatais ou não. Erros de política de juros alta até bem entrada a crise, atrasando a recuperação da economia. Erros na política de apoio e promoção do agronegócios, em detrimento da reforma agrária, da economia familiar, da auto-suficiência alimentar.

É certo que a oposição não tem discurso que sensibilize ao povo, tanto assim que batem o tempo todo, com seus espaços monopólicos na mídia, mas só conseguem 5% de rejeição ao governo, que tem 80% de apoio. Mas também é certo que o estilo marqueteiro que ganharam todas as campanhas, despolitizam o debate, se Serra se mantiver na liderança das pesquisas, não precisa apresentar propostas, só as imagens maquiadas das “maravilhas” que estaria fazendo em São Paulo, assim como o tom de Aécio de que não é anti Lula, mas pós-Lula, dizendo – como disse e não cumpriu em São Paulo, que manteria os CEUS e outros programas sociais do PT – que vai deixar o que está bom – sempre atribuído ao casalsinho Cardoso.

A direita pode ganhar e se reapropriar do Estado. O governo Lula terá sido um parêntesis, dissonante em muitos aspectos essenciais dos governos das elites dominantes, que retornarão. Ou pode ser uma ponte para sair definitivamente do modelo neoliberal, superar as heranças negativas que sobrevivem, consolidar o que de novo o governo construiu e avançar na construção de um Brasil para todos.

Postado por Emir Sader às 06:12

43 Comentários

Lúcia Ribeiro diz:

27/07/2009

Muito bem, Orlando!

E tem mais: empresas como a Wal-Mart e McDonald proibem que seus funcionários sejam sindicalizados.

luiz pinheiro diz:

21/07/2009

Sr. Eduardo Oliveira:
Seu conceito de democracia ficou bem claro: o sequestro e deposição do presidente de Honduras foi uma ação em defesa da democracia do Exército de Honduras, prescrito por todos os textos constitucionais.
Baseado em que? Na tese esdrúxula de que o presidente Zelaya teria agido contra a Constituição. Não agiu, sr. Oliveira. A Suprema Corte posicionou-se contra a proposta de um referendo sobre a convocação de uma constituinte, desejado por amplos setores da sociedade hondurenha. Qual foi a decisão do presidente Zelaya? Como o referendo foi vetado pela Suprema Corte, ele apoiou uma consulta em caráter informal, sem efeito vinculante, ou seja, sem a obrigação der ser cumprido, apenas para permitir uma manifestação popular. Será, sr. Oliveira, que um presidente da República, eleito pelo povo, não tem legitimidade para tanto? Aqui no Brasil, por exemplo, a CNBB já promoveu consulta deste gênero. O que se seguiu? Um golpe de Estado, na sua opinião para defender uma democracia ameaçada. E qual era a ameaça? Uma consulta popular. Como era fraca a justificativa de depor o presidente apenas para evitar a consulta, mentiram ao mundo inteiro, dizendo que o golpe foi para evitar uma suposta tentativa de Zelaya perpetuar-se no poder. Mentira, sr. Oliveira, como aqui mentiam também dizendo que Lula queria um terceiro mandato. Agora, a questão de fundo é: um país onde a Suprema Corte dá ordem judicial para o Exército depor o presidente eleito precisa ou não de um processo constituinte?

orlando sp-sp diz:

21/07/2009

Caro Guilherme Coelho:
Faço minha suas palavras, caro amigo. Essa direita pensa que somos idiotas(desculpem o teor contundente, mas tem hora que não dá mesmo!) para acreditarmos que ela(a direita) defende a democracia. Bah!!!
A história da "democracia" ianque é recheada de genocídios, invasões, golpes. A CIA. é e sempre será, um ninho de gangsters capazes de qualquer coisa. Porque vocês acham que os EUA não apoiam a legalização das drogas? Isso dá um "gancho" para enfiar seus "consultores militares" na Colombia, Bolivia(quando isso era possível) e outros países. Com a desculpa de "combater o narcotrafico, terrorismo e outtros ismos, conseguem manter seus tentáculos em todas as partes do mundo.
Um exemplo da "democracia" inaque: A industria do disco começou a "processar" pessoas físicas que baixam músicas da internet. As pessoas são condenadas a pagar indenizações monstruosas, tais cmo 4 milhões de dólares.
Isso demonstra que quando estão ameaçados de verdade, pois a internet é uma rede livre, partem para a truculência, a intimidação, não dão espaço para negociação: É NA PORRADA.!!!!

Lúcia Ribeiro diz:

19/07/2009

Tivemos 500 anos de desmandos. Crescemos em uma geração cujos pais (sou de 1962) não falavam em política: era perigoso. Democracia é algo muito novo para a gente. Mas vamos aprendendo. Fala-se dos "defeitos" do governo Lula. Eu também o acho um banana, já que sou defensora de Chávez, Morales, Correia.... Mas convenhamos, que nome pode ser melhor? Gostaria de poder voltar nele para o terceiro mandato..., mas gostaria de vê-lo longe de pessoas como Sarney, Collor, Calheiros, ACM Neto, que democraticamente são eleitos, pelos ingênuos eleitores, não cientes de suas responsabilidades.
Fala-se da influência da grande mídia, então, deixemos de vê-la e difundamos as informações alternativas. Minha TV quase não é ligada. Converso com minha filha universitária que tem divulgado para seus colegas livros, sítios eletrônicos que vejo e levo à discussão com ela e tem gerado "multiplicadores". O trabalho é lento, mas é melhor do que não fazer nada, pois mesmo com a "liberdade de expressão" essa geração nova anda muito desarticulada, mas reconheçamos nossa culpa. Inseridos no mundo capitalista, estamos tentando sobreviver "na real": trabalhar, pagar contas, se especializar para sermos competitivos, encontrar segurança, etc. O que estamos transmitindo para as gerações futuras?
Estamos vivendo num momento que pode ser de grande avanço, com as discussões em torno dos meios de comunicação. Vamos ser multiplicadores desse movimento?

Guilherme Coelho diz:

19/07/2009

Sr. Eduardo Oliveira:
Quer realmente saber o porquê do meu pensamento "ditatorial"? Instinto de defesa. Não há nenhuma prova em parte alguma que a direita seja democrática. Quando muito tolera alguma espécie de democracia vigiada, que no primeiro momento aniquila se não lhe agradar. (Vidé Honduras e centenas de outros casos anteriores).
Afirma-se de direita. Muito bem. Pode dizê-lo sem medo. Mas num regime de direita puro e duro eu não poderia dizer-me de esquerda impunemente. Nos tempos da ditadura de antigamente não seria possível um diálogo como este. Até porque eu possivelmente estaria preso ou morto. Nem existiria este blogue.
O leitor diz que acredita na função social do capitalismo. Está no seu direito de acreditar. Não tem o direito de o impôr aos outros. mas a direita arroga-se esse direito. e por todo o mundo. e se necessário pela força.
Não é verdade. O mundo ficou cada vez pior com o crescimento do capitalismo. Á beira da barbárie e da catástrofe final.
Não, caro amigo. Não Há qualquer igualdade entre a esquerda e a direita. Basta que esta é detentora dos mídia com os quais efectua as lavagens ao cérebro dos povos e dispõe de exércitos bem treinados para "convencer" os recalcitrantes. Diga-me o nome de um país com governo de esquerda que detenha dezenas de bases militares pelo mundo fora e intervenha depondo governos eleitos. Mas tem de direita.
A crise financeira foi provocada por uma ideologia de esquerda? As fraudes, a corrupção, a droga, a criminalidade estão ligadas á esquerda? Diga o nome de uma personalidade de esquerda envolvida.
Não, caro amigo. Por muito que procure não encontra nenhuma democracia em parte alguma. Talvez quando os seus inimigos forem banidos ou anulados e não se metam mais a querer ser os donos do mundo.

Raimundo W. S. Melo diz:

17/07/2009

Será que Sarney, que se sente vítima de uma campanha de difamação da imprensa, ainda acredita em tudo que leu e aprendeu na imprensalona oligárquica sobre Chávez, que o levou a liderar no senado os votos contrários a entrada da Venezuela por estar na presidencia o "demônio" Hugo.

Fabio Passos diz:

17/07/2009

A "elite" afrikaaner vai torrar uma nota preta prá tentar eleger zé serra... nem que seja na marra.

Vão jogar pesado... e vão jogar muito sujo.

Eles querem voltar prá continuar o botim...

Se as forças progressistas bobearem, voltamos a terra arrasada neoliberal...

"Apagão elétrico deu prejuízo de R$ 45,2 bi aos brasileiros"
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/apagao-eletrico-deu-prejuizo-de-r-452-bi-aos-brasileiros/

eduardo oliveira diz:

17/07/2009

Luiz Pinheiro,

No meu comentário em outro tópico, que você acabou de trasncrever, está registrado que "concordo com vocês que no caso de Honduras não foram respeitados os procedimentos".
Em relação à sua pergunta, não é uma opinião minha. Todos os textos constitucionais preveem a possibilidade de o exército atuar para preservar a democracia.
Agora rebato a sua pergunta: Um presidente, ainda que eleito, pode agir contra a constituição de um país? Ele pode contrariar uma ordem judicial da suprema corte?

ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA diz:

17/07/2009

O TEMPERO IDEOLÓGICO UTILIZADO AINDA É O DA DIREITA, APÓS 08 ANOS DE GOVERNO DA ESQUERDA (?) ...

ÀS VEZES , TEMOS QUE CEDER ÀS CIRCUNSTÂNCIAS, MAS NÃO PRECISA DESFIGURAR-SE OU SER SUBSERVIENTE ...>>

“Conta também com erros do governo, seja na política de comunicação – alimentando as publicidades nos órgãos abertamente opositores, enquanto apóia em proporções muito pequenas os órgãos alternativos, seja estatais ou não. “ >>
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=332



“A tragédia está em curso e não se escuta ainda uma proposta alternativa capaz de resolver uma das grandes dívidas acumuladas durante mais de século para com o povo brasileiro, a dívida informativo-cultural.
[...]Ao contrário, o mercado tem se tornado cada vez mais cartelizado, cada vez menos concorrencional, inclina-se notavelmente para o oligopólio, devasta as esperanças dos que ainda sonhavam com um jornalismo com capilaridade, com regionalização, capaz de assegurar informação diversificada, plural e acessível a todo os brasileiros. “
[...]Também devemos elaborar políticas públicas - já que o mercado exibe sua incapacidade - para que os brasileiros assim como recebem do estado merenda escolar, remédios, camisinhas, dentaduras, bolsa família, também recebam jornais e revistas para a sua informação.” >>
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16091


DO QUE ESTAVA CONFIGURADO E POSTO PELAS ÉLITES – direita-, QUANDO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE LULA, NADA FOI ALTERADO. ATITUDES NOVAS NA ÁREA ECONÔMICA, É VERDADE, FORAM IMPLEMENTADAS, MAS AS IDEOLÓGICAS, POLÍTICA E SOCIALMENTE CARCOMIDAS, NÃO FORAM ALTERADAS...>>

EXEMPLO DISSO É A LEI DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS, MANIPULADA E TRIPUDIADA PELA “ABERT” – sindicato das emissoras e TVs comerciais – COM O OBJETIVO DE PERMANECER COM O PODER DAS COMUNICAÇÕES E QUE NÃO FORAM DESOBSTRUÍDAS E NEM MODIFICADAS PELO ATUAL GOVERNO . >>

RÁDIOS QUE, SE BEM CONTROLADAS, SERIAM DE ENORME VALIA PARA O MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO POPULAR, PORÉM DESCONSIDERAS E ABANDONADAS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO, POR PUROS CONCHAVOS POLÍTICOS/PARTIDÁRIOS...>>

OUTRO EXEMPLO É A REFORMA AGRÁRIA QUE NÃO AVANÇOU E NEM MUDOU DE FACE. >>

APÓS 08 ANOS DE GOVERNO DA ESQUERDA (?), O TEMPERO IDEOLÓGICO UTILIZADO AINDA É O DA DIREITA... >>

É O PARADOXO - ingenuidade, falta de competência ou adesão ao oligopólio da midia - DOS "HOMENS DA COMUNICAÇÃO" DO GOVERNO FEDERAL. >>

Pietro Guerriero diz:

17/07/2009

Emir e colegas,
tenho que concordar com o comentarista que disse nao haver perigo, porque a direita nunca saiu. Todavia, vou mais longe. Nao existe. no Brasil, essa divisao direita/esquerda. Talvez nos meios academicos, partidos minoritarios possa haver uma aproximacao maior com os ideais ditos de esquerda. Da mesma forma, nos bolsoes de riqueza imagino haver ideologias de direita. O restante 99% - classe politica exclusive - sao apenas patrimonialistas fazendo o possivel e o impossivel para "se dar bem" ou, na maioria dos casos, garantir o sustento proprio e da prole. Querem emprego, educacao de qualidade, servicos publicos impecaveis, moradia decente e para isso pagam impostos (em cascata) de primeiro mundo. A dicotomia direita/esquerda pega bem quando se quer descaracterizar o adversario politico 'a epoca das eleicoes, mas desaparece quando esses mesmos "adversarios", de posse de um mandato, ou na seguranca de um emprego publico, se juntam no incessante exercicio do auto-enriquecimento e da total falta de etica e respeito 'a cidadania. Nao ha' diferenca entre o "coronel" politico ou o "lider" que impoe um(a) candidato(a) ao partido.

Armando Barreto Rosa diz:

17/07/2009

O diabo é o nosso sistema. O PT ganhou o governo, mas não o poder, por isso Lula tem que abraçar Color, defender Sarney, se abaixar para essa gentalha do PMDB, PTB etc, como Gedel.
É isso que me envergonha. Aqui na Bahia, por conta dessas alianças, tive que votar em João Durval para senador e, como as coisas vão caminhando, terei que votar no "grande" Gedel.
O inimigo está em nosso quintal.

luiz pinheiro diz:

17/07/2009

O sr. Eduardo Oliveira posa aqui de defensor da democracia. "Cada um vota no que acredita", diz ele, acrescentando que quando o discurso de um grupo político é direcionado para deslegitimar outro grupo "estamos diante de um pensamento ditadorial". Muito bem, ninguém em sã consciência pode discordar desse ponto. Só que, em comentário anterior, feito ao artigo sobre Honduras do Flávio Aguiar, o sr. Oliveira diz:
"Em todas as democracias do mundo, há previsão constitucional para as forças armadas agirem para manter a ordem interna, em determinadas situações. Na Venezuela deve ter também, podem ler a constituição de lá. Mas concordo com vocês que no caso de Honduras não foram respeitados os procedimentos. Mas não concordo que o Presidente Zelaya estava certo"
No frigir dos ovos, ele justifica a intervenção das Forças Armadas em Honduras.
Seria bom, sr. Oliveira, explicar melhor suas concepções democráticas. Um grupo político não deve desqualificar o outro, eu concordo. Mas as Forças Armadas podem destituir um presidente eleito?

Celso diz:

17/07/2009

Poucas pessoas entram na internet hoje pra ler a respeito de política. O povo brasileiro, como o voto é obrigatório, o eleitorado em sua maioria não lê, e muito menos reflete sobre política. Falar em democracia no Brasil, do jeito que a direita gosta é falar de cada um por si, cada um com a musiquinha do candidato que mais agradar. Os líderes da direita preferem que o brasileiro se acomode diante de uma televisão e permaneça com o cérebro preguiçoso. Toda a gerência do Brasil tem sido dessa forma em nossa história.
O que nos resta é falar e escrever! Acima de tudo fazendo nosso papel na sociedade, e mesmo sendo a minoria, tentar conscientizar de diferentes formas o eleitorado brasileiro.

Harenhab Hassan diz:

17/07/2009

Srta.Marcia Regina:também não suporto ver o Lula, de "beijos e abraços com Sarney, Renan Calheiros, e principalmente, a lambança da semana, os elogios a Collor"...tal comportamento, causa-me profundo e indescrítivel asco!Quem te viu, quem te vê, afagando e elogiando alguns que representam o pior de nosso país, senão da humanidade.

francisco diz:

17/07/2009

Pois é,o que fazer?
A alternância de poder segundo os mandamentos da sociedade dos patrões,mais conhecida como sociedade capitalista, não passa de mero discurso da direita,para enganar zé povinho desavisado,este, manipulado em berço esplendido pelo braço politico ideológico da burguesia,infiltrado dentro de nossas casas 24 horas por dia,através do (PIG) Partido da Imprensa Golpista,e tome lavagem cerebral do jornal irracional,plim!!plim!!

Emir,postei aqui no cartamaior tempos atrás,criticando esse governo social democrata,inclusive,o chamei de governo violino,ou seja,segura com a "esquerda" e toca com a direita,logo,fomos rotulados de radicais e até colocado como aliados da direita, e até sugerimos a imprensa de "esquerda" do partido que era dos trabalhadores,voltar a panfletar nas portas de fabricas,escritórios,feiras,etc... denunciando o (PIG) de toda sua má intenção e manipulação enfim, desse mal chamado esgoto capitalista,eles(o pig) tem e sempre tiveram lado,eles são coerentes com seus ideais, a chamada esquerda que em nome do poder pelo poder,tambem acaba manipulando esse mesmo povo, que dizem que defendem, e depois vem pedir ajuda.

Ainda está em tempo de os formadores de opinião, descerem do pedestal academico,os assessores do partido sairem dos gabinetes e vestirem as sandalias da humildade,ir à periferia e mostrar as forças ocultas desta sociedade "capeta-lista" para o povo, e as reais raizes de seu sofrimento,a hipocrísia existe!

Francisco Antonio da Silva diz:

17/07/2009

Cara Vera Pereira! O sr. Eduardo Oliveira é mais um Bitolado pela Imprensa Paulista. É um BIP. Brevemente, este mal será debelado.

Leonardo diz:

17/07/2009

É interessante nas palavras do professor, como em outras, que nunca se tenta levar em conta a perspectiva do eleitor. Me parece que falamos de uma democracia sem eleitores, ou, de eleitores que são nocivos ao que realmente é interessante para o país.

Lúcia Adélia diz:

17/07/2009

Caro Mestre Emir Sader, a tempos venho temendo isso, agora mais ainda porque os jornais e TVs de Sampa escancararam de vez a campanha em prol do Serra e também a direita tem o poder ecfonômico na mão, por isso o risco é grande, por isso é preciso mais mobilização por parte da sociedade organizada por meio dos movimentos de esquerda e abrir o jogo e trazer esse debate a tona mostrando para a população quem está do lado de quem e porque o fazem.

orlando sp-sp diz:

17/07/2009

Meu comentário sobre o que escreveu Eduardo Oliveira
AH! Então tá bom. Vou colocar meu sapatinho na janela para esperar aquele porco capistalista que só presentes para as crianças ricas(grande música da banda Garotos podres)

Eduardo Oliveira diz:

17/07/2009

Esta frase do comentário do leitor Guilherme Coelho simboliza o que estou criticando aqui: "Não, a direita não faz parte da democracia, pois os seus interesses são por definição minoritários e apenas favorecem alguns."
Esta frase traz toda a filosofia anti-democrática dentro dela. É exatamente esse pensamento que leva alguns países às ditaduras da esquerda.
Guilherme, eu sou da direita porque acredito que o sistema capitalista é o melhor para trazer justiça social. Com o esforço individual para obter sucesso, cria-se riqueza, que é distribuída a partir do trabalho.
Ou seja, eu sou da direita e meus interesses não são minoritários.
Eu posso estar errado? Sim. Por isso existe democracia. Cada um vota no que acredita.
Porém, se o discurso de um grupo político é direcionado para deslegitimar um outro grupo do processo democrático, estamos diante de um pensamento ditadorial.
Ou seja, a sua frase não é democrática. Você não consegue entender que há pessoas que pensam de forma diferente em política.

Márcia Regina diz:

17/07/2009

Prof. Emir,
Eu já estava esperando sua voz lúcida quanto a esse risco (Deus nos livre!) de volta dos saqueadores do país. Indiscutivelmente, é temerário, preocupante, e nós temos que nos rearticular desde "ontem", para impedir o retrocesso, cujas condições estão sendo milimetricamente orquestradas com o alto empresariado paulista e demais empresários dos mais diversos setores (mesmo queles que se beneficiam fartamente das ações do governo- o agronegócio, p. ex.), a mídia golpista, reacionária, entreguista, direitista e desonesta, a grande parcela da classe média inculta, inconsequente, privatista, egoísta, desinformada, despolitizada e afeita a privilégios, uma classe estudantil enormemente despolitizada e desconectada dos reias interesses do país e do povo, uma classe trabalhadora refém do empresariado, do capital e, portanto, fragmentada e, o pior, os movimentos sociais completamente desprestigiados pelo governo federal, que, lamentavelmente, virou-lhes as costas, para benficiar o agronegócio, o capital, a economia, e não consolidou o estreitamento com as causas mais urgentes demandadas. Pode ser complicado, na hora decisiva, quando ficar clara a necessidade, pedir-lhe o apoio, as vozes. Isso parece muito com 2006, quando o MST, por exemplo, mesmo muito desprestigiado, deu o devido apoio. Vai parecendo que nós só somos úteis quando o barco está à deriva, e nós podemos fazer a diferença, como se fôssemos objeto de uso conveniente. Sinceramente, não obstante os muitos méritos do governo Lula, é lamentável não ter conduzido (e com grandes chances de êxito) algumas rupturas necessárias, paradigmáticas, para alcançarmos outro patamar civilizatório. Concordo plenamente com suas observações sobre o governo e pensaria que ainda é hora de mudar alguns caminhos, buscar alinhamento de ações com os movimentos sociais, romper com certos segmentos sectários, convocar a sociedade ao debate público, transparente amplo, inaugurar uma nova forma de se comunicar com a sociedade, acabar com a publicidade nesses veículos de comunicação mentirosos, bater de frente e destruir o PIG e desmascar o "bom moço" motosserra. Aliás, não suporto ver o Lula de "beijos e abraços" com esse factóide que posa de samaritano, mesmo em solenidades oficiais, com direito a foto e tudo. É claro que isso vai ser usado contra o próprio governo, pois assim como é da natureza do escorpião envenenar, é da natureza dos tucanos traacear, enganar, caluniar, mentir, ofender, dar golpes baixos, tudo em nome de sair na melhor. Como disse o Ciro Gomes, em célebre entrevista à Caros Amigos, "Serra vende a mãe, se precisar!"
Vamos lá, Prof. Emir! Seu recado está dado, nós estamos prontos prá fazer nossa parte, mas falta o governo Lula mudar o rumo e fazer a lição dele bem feita!

Guilherme Coelho diz:

17/07/2009

A mentira da alternância, bem como a de que o capitalismo resolve os problemas dos povos, são dois dos maiores mitos do capitalismo.
A chamada alternância (sem alternativa), é um modelo estudado e trabalhado nas universidades americanas com o objectivo de criar a ilusão da democracia mantendo a mesma classe sempre no poder. Na verdade são apenas alternâncias de agentes do capitalismo fingindo de esquerda e de direita.
No entanto, há que saber distinguir, quando um governo, como o de Lula, não faz parte deste modelo. O sintoma, são os ataques da direita.
Não, a direita não faz parte da democracia, pois os seus interesses são por definição minoritários e apenas favorecem alguns. Se houvesse honestidade nas eleições a direita nunca ganharia. Quem apoia golpes fascistas está excluido da democracia.

Thiago P. diz:

16/07/2009

"Errado é dizer que há risco se um ou outro vencer.”by Eduardo Oliveira.
E a liberdade de expressão ?
Se alguém está temeroso como futuro do país e vê que a eleição da direita pode representar a reapropriação do Estado pelos “amigos” do FHC (este que tem um histórico conhecido por muitos) e que estes têm as mesmas “neo-ideias” .Talvez sim... é certo (pelo direito seu de cidadão) dizer que há risco.

Iza diz:

16/07/2009

Li e lembrei de nossa conversa
bjs
BIA

daniel ferreira diz:

16/07/2009

sr. Emir, como podemos falar de uma volta da direita se ela nunca nem saiu do poder? pelo menos não nas práticas... nosso governo retirou uma grande verba da educação e enviou uma fortuna para salvar os banqueiros...isso é um governo de esquerda? então estamos perdidos....

eduardo oliveira diz:

16/07/2009

Emir,

Não existe uma verdade absoluta. Por isso, apesar de não ser perfeito, a democracia é o melhor sistema.

Em sua opinião, a venda da vale foi um mal negócio. Na minha não.

Se apenas a sua opinião prevalecer, eu não terei minha voz na democracia. Por isso, a alternância no poder é saudável.

Carlos henrique Simões da Costa diz:

16/07/2009

Suas afirmações são bastante corretas. A direita possui a mídia, a alienação política da população e o dinheiro. Numa estrutura de comunicações controlada, a fabricação de mentiras e simplificações conceituais poderão ser decisivas para substuituir a falta de propostas. Sobre isso já vimos os comentários de um direitista travestido, que veio a este espaço falar em "alternância de poder". Seria uma piada, se não fosse revoltante : Gostaria de saber qual a alternância de poder que tivemos, desde 1500, com o país sendo governado pelo mesmo grupo político, que impôs a mesma ideologia, de construção de um país para poucos, voltando a utilização de nossas riquezas para o enriquecimento dos estrangeiros e de uma minoria de privilegiados? Lula, e João Goularth, foram as únicas alternâncias que tivemos e, quando se constrói um modelo político voltado para a satisfação de todos, esse slogan vazio deixa de existir, já que não existe poder, uma vez que temos uma Sociedade e um modelo do qual todos se beneficiam. Um modelo que busca esse caminho tem que continuar, até porque representa a primeira alternância de poder, com exceção dos 3 anos de Governo Goularth, em 500 anos de dominação de uma mesma classe. São idiotas como esse, e suas bobagens, que também farão parte da máquina midiática-serrista. Combatê-los, saindo ás ruas para apôiar esse projeto e Dilma(que representa a sua continuidade)será decisivo para, junto com a grande popularidade de Lula, derrotarmos os conservadores. E nossa luta deve começar agora.

Gutenberg Oliveira diz:

16/07/2009

Nessa ambiência democrática,peço licença para saudar o brasileiro Messias de Feira de Santana,Bahia,o matuto e sua matuta.No espaço restrito aqui disponível,ele mostra com simplicidade e alegria,como a lucidez na Bahia resistiu aos conchavos do coronelíssimo ACM pela direita no Brasil-só Caetano não ligava que ele fosse de direita,pois não criava os filhos lá. Esse sr. Messias mostra o que é ser esquerda ou direita,com a limpidez cristalina daqueles que ao verem a miséria se incomodam,e sabem que só a caridade não derrubaaas bases sociais e políticas que permitem as desigualdades.Saudações ao seu Messias que além de direita e esquerda é diferente e luminosamente igual,
de Feira de Santana,como o none diz,tradicional centro comercial de todo o sertão nordestino, para a consciência do Brasil.

Fabio Passos diz:

16/07/2009

O risco existe sim.

São rios de dinheiro convergindo prá eleger zé serra.
E a mídia-corrupta vai fazer toda sorte de golpes sujos.

Na hora da verdade será preciso toda união dos setores progressistas para evitar o risco de retrocesso.

emir diz:

16/07/2009

Do que se trata não é de um rodizio formal no governo, mas do risco da volta dos irmãos Mendonça de Barros, aqueles que foram pegos acertando a privatizaçao das comunicações por telefone; do Malan, cuja politica quebrou o país por tres vezes; dos Artur Virgilios, Tassos Jereissattis, além dos aliados do Dem, como ACM neto, etc. Dos que privatizaram a Vale do Rio Doce a preço de banana; dos que usaram o Bndes não para impulsar o crescimento economico, mas para sanear empresas estatais e dar credito barato para sua privatização; dos que mudaram o nome da Petrobras para privatiza-la; dos Paulos Renatos, que promveram a privataria da educação, entre outros. Esse o risco da direita, contra o qual temos que lutar.

Espedito Antonio saraiva da cruz diz:

16/07/2009

E muito bom que a esquerda brasileira, principalmente o pt tenha muito cuidado, pois, os que dizem que apoiam o Lula, difato, apoiam o Lula presidente, mas não apoiam o projeto de diminuir as desigualdades sociais,como todos sabem a maioria estiveram nos governos que criaram esta distancia gritante entre os ricos e pobres,até porque eles se beneficiam eleitoralmente disto.

Janes Rodriguez diz:

16/07/2009

E tem um campo pequeno-burguês que se entrichoeirou numa posição cômoda de secarismo dito de esquerda que serve como uma luva aos projetos da direita, e que faz isso conscientemente afirmando que radicalizando a miséria e a fome - dos outros, claro - será melopr para a revolução. Portanto, esse setor, pequeno mas ruidoso, tem ajudado e se aliado à direita e aos seus projetos mais de uma vez, numa aposta insana e irresponsável, de "quanto pior, melhor". Também eles jogam água no moinho de Serra...

Paulo Ribeiro diz:

16/07/2009

Parabéns, professor pelo alerta ás forças de esquerda, que estão muito contemplativas neste momento em que a direita se articula. Conseguiram desmobilizar o movimento pelo terceiro mandato e neutralizaram o nosso principal nome em 2010, que era o de José Dirceu. É hora de irmos às ruas e defender o nome de Dilma Rousseff para evitarmos que o neo-fascismo tucano volte ao poder.

Adalberto diz:

16/07/2009

Saudações Professor!

Sim. Realmente é necessário muito cuidado. O que, muitas vezes, parece ser desconsiderado pelos partidos e organizações populares e sindicais. O professor Emir tem muita razão ao apontar o distanciamento entre os movimentos sociais e o governo e mesmo, de muitos partidos de esquerda, já que considero alguns como sendo importantes. É necessário que se faça novamente essa aproximação com os movimentos e devemos prestar uma atenção enorme nas eleições legislativas: não dá mais para ficarmos reféns de maiorias profissionalmente "neutras", ou "centristas" no Congresso.

Fábio diz:

16/07/2009

Emir, embora concorde com você que a volta da direita em 2011 seria péssima para o Brasil, creio que o próprio Lula (se for verdade o que li em alguns órgãos de imprensa) está insistindo em um erro grave que pode facilitar a vida dos tucanos: o de tentar aglutinar toda a base de apoio do atual governo somente na candidatura Dilma, sem permitir que Ciro Gomes e Cristóvam Buarque também concorram, com a intenção de "faturar" a eleição de 2010 já no 1º turno.

Acho que essa ideia do Lula (repetindo: se for verdadeira) tem 3 graves problemas:

[A] Parte do princípio de que é fácil ganhar uma eleição já no 1º turno (o que obviamente não é verdade);
[B] Ignora uma das mais valiosas lições de estratégia, que é "não colocar todos os ovos em uma cesta só" (se a Dilma tem outro problema de saúde ou se sua candidatura não decola por qualquer outra razão, como é que fica?);
[C] Obriga a Dilma a partir para um confronto direto com o PSDB que, com certeza, vai descambar para a lavação de roupa suja, baixarias, dossiês, ataques mentirosos etc. (o que, a meu ver, favorece os tucanos), ao passo que, se houvesse outras candidaturas, estas poderiam dividir o ônus de atacar a direita, permitindo algum espaço para a discussão de propostas e programas de governo.

Para mim, o melhor é termos Ciro, Cristóvam e Dilma disputando a eleição de 2010, a fim de deixar a direita mais isolada e acuada e de permitir que o PT, o PSB e o PDT possam fortalecer suas "puxações de votos" para o Senado e para a Câmara.

eduardo oliveira diz:

16/07/2009

Como vocês têm essa opinião, votem na esquerda. Outros, com opinião diversa, poderão votar na direita. Assim é a democracia.
Errado é dizer que há risco se um ou outro vencer.
É a mesma tática utilizada no caso da regina duarte, tão criticada pela esquerda à época.
No fundo, no fundo, não há nada mais parecido com o governo do que a oposição no governo.
Se brincar, é capaz de o Henrique Meirelles continuar no banco central, independente de quem vença as próximas eleições.
E o Sarney voltar a ser presidente do Senado com Agaciel Maia na diretoria, como aliados do futuro governo, seja ele qual for.
E, por fim, que o próximo presidente abrace calorosamente o Collor....:)

Jackson David diz:

16/07/2009

Caro Professor Emir,
Concordo com Sr. , necessário se faz a viglância eterna para garantirmos que nossa liberdade social e econômica não volte a ficar totalmente refém dos mercados e da direita dirigente deste. É preciso atenção, muita....

Norma diz:

16/07/2009

Sim, a alternância faz parte.
E ninguém precisa se assustar com isso.
A propósito, parece tão natural essa aproximação do governo atual com os setores da direita, não é verdade?
O PMDB que o diga...que diferença faz direita ou esquerda se os acordos espúrios sempre permanencem?

Maria Ronilda de Oliveira diz:

16/07/2009

Sr. Eduardo, o sr. nunca estudou a História do Brasil?? O senhor não lembra que tivemos 500 anos de governantes da DIREITA no nosso país, só destruindo valores, destruindo democracia, destruindo a esperança de milhões de brasileiros?? Eu não quero mais a direita (des)governando nosso país, eu quero um ou uma Presidente que continue o belíssimo trabalho do Presidente Lula, quero a esquerda sim, olhando para o social, tirando mais de 6 milhões de brasileiros da pobreza absoluta, alimentando com a bolsa família 60 milhões de pessoas que nos governos DA DIREITA nunca souberam o que é bolsa pra estudo, emprego, casa própria, DIGNIDADE.
Acho que a esquerda deve ficar agora no poder sim.
um abraço

Rogerio Barbosa Maciel diz:

16/07/2009

Deus nos livre de tal desgraça!

RUY BARBOSA MACIEL- GOVERNADOR VALADARES MG

Vera Pereira diz:

16/07/2009

Além do mais, alternância no poder é um requisito democrático no sentido de que não haja barreiras políticas à POSSIBILIDADE eleitoral da alternância. Nada obriga que os eleitores não DECIDAM votar no mesmo programa de governo ou partido.

Vera Pereira diz:

16/07/2009

O prezado Eduardo Oliveira é ingênuo ou se faz de ingênuo? Em 4 anos, um governo de direita pode desfazer tudo de bom que o governo Lula fez. Especialmente quando estará em jogo a regulamentação e começo de exploração do pré-sal. Não consigo entender tanta ingenuidade. Alternância no poder não quer dizer que uma vez é um partido e na outra vez, necessariamente, o partido de oposição. Alternância no poder significa que o mesmo indivíduo não pode continuar na chefia do Executivo mais tempo do que o previsto na Constituição. Alternância no poder não significa rodízio permanente de partidos, mas de políticos. Não fosse assim, nem tinha mais o que pensar: era a situação e depois a oposição e assim por diante.

eduardo oliveira diz:

16/07/2009

Emir, assim você se torna a Regina Duarte da esquerda.

Se a direita voltar, faz parte da democracia. Outras eleições ocorrerão depois de quatro anos, e a esquerda pode voltar.

Ou você acha que a esquerda deve ficar permanentemente no Poder?

Deixe um comentário

Nome
(Requerido)
E-mail
(Requerido, não será publicado)
Website
Comentário


Digite o texto acima:
Principal | TV Carta Maior | Blog do Emir Sader | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos