28/07/2009
Aproveitando os 50 anos de carreira do Roberto Carlos, façamos propostas, como, por exemplo:
- A Petrobras deve abrir os arquivos de todos os patrocínios durante o governo de FHC, para que se possa comparar com os do governo Lula.
- O Obama pediu ao Lula que interceda junto ao Irã em função do tratado de controle de armamentos nucleares. O Lula poderia topar falar com o Adminejead, contanto que o Obama tope fazer o mesmo, para que Israel retire suas tropas dos territórios palestinos ocupados, aceitando a resolução das Nações Unidas e reconheça o direito dos palestinos de ter um Estado, como Israel já tem há mais de 50 anos.
- O Luis Nassif diz que o Otavinho sabe das razões pelas quais a FSP (Força Serra Presidente) calou sobre os casos de corrupção de Sarney durante o governo FHC e agora bota a boca no trombone. Que o Otavinho revele as razões dos dois pesos, duas medidas.
- Aproveite para confirmar que a empresa dos Frias emprestou carros para que a Oban atuasse disfarçadamente em suas operações terroristas durante a ditadura.
- Que o Senado vote definitivamente o ingresso da Venezuela no Mercosul. (O argumento sobre o sistema político, além de falso, não valeu para o Paraguai, em plena ditadura do Partido Colorado.)
- Que a Igreja Católica brasileira, que se pretende tão avançada em temas sociais, apóie efetivamente o direito ao aborto.
Postado por Emir Sader às 08:18
orlando sp-sp diz:
03/08/2009
Somente hoje li o comentário do sr. joão barbosa e ficou claro qual sua tendência indelógica. Agora, gostaria que ele nos dissesse onde está a tal "inquisição esquerdista".
Tenho a impressão que ele não entendeu o espírito da coisa: os jornalões não devem ser queimados nem censurados, porém( e sempre tem um porém) qualquer meio de comunicação tem um compromisso inabalável com a verdade. Ou será que aquela matéria mentirosa sobre Dilma Russef, na qual foi publicada uma ficha falsa do DOPS(confirmada por um general participante dos órgãos de repressão) é compromisso com a verdade?
Não vir a público esclarecer a particpação da FSP durante o golpe de 64(com a participação da elite civil) é compromisso com a verdade?
Quanto a questão da propaganda oficial paga em meios de comunicação, sou totalmente contra não interessa se de esquerda ou direita.
O que deveria ser feito era a mudança no tempo gratuito que o governo tem(no caso da tv e rádio).
O Sr. João barbosa, além de tendencioso, está mal informado: Sintonize a rádio transmaréca(em sp) 100.1 e veja a quantidade de inserções pagas feita pelo Governo Serra, bem superior ao número de inserções do governo federal. Se é para criticar, vamos ser coerentes e justos.
02/08/2009
Quero parabenizar o Emir pela coragem em colocar questões pertinentes da atualidade para análise coletiva. Dizer, simplesmente, que o Sarney deve sair porque está metido em problemas sérios é simplificar demais o problema. A tônica da polêmica criada pelo DEM e pelo PSDB é enfraquecer politicamente o Governo Lula no Congresso, numa nítida mobilização eleitoral para 2010. Só não enxerga quem não quer ou não tem interesse em reanimar ações que já aconteceram no governo FHC, conforme já mencionado aqui. Outro desculpa indecorosa é querer impingir a Lula uma caracterísitca que, pelos programas sociais já implantado e o seu alcance e importância na crise atual, o de defensor do neo-liberalismo. Se ele fosse esse defensor, então porque a tentativa em derrubá-lo. Quero saber se no governo do Doutor FHC não houve nenhum escândalo, nenhum crise insticuional, nenhum ato de desrespeito ao povo, aos aposentados principalmente, e se FHC nunca usou termos chulos quando se referia à opinião alheia, NHENHENHEM que o diga. pARABÉNS EMIR SADER, CONTINUE SEMPRE ASSIM, COLOCANDO OS PINGOS NOS IS.
Ezequiel Mizrahi diz:
30/07/2009
Professor Emir, Israel declarou independência há 61 anos e desde aquela data todos os países árabes procuram destuí-lo, Eu te proponho convencer aos países árabes, do direito de Israel existir em paz, convencer a Armadinejad a parar de negar o holocausto e parar com seu programa bélico nuclear e empregar os petrodólares na melhora das condições sociais do seu povo, há, e a não fraudar eleições
Jorge Ernesto Couto de Castro diz:
30/07/2009
Eu proponho que os palestinos e judeus, se reunam e com
muita boa vontade entre ambas as partes cheguem a um acordo, para que acabe esse conflito interminável.
Eu sou a favor da aborto, mas também sou favorável que as mulheres tomem mais cuidado ao transarem e façam o possível para evitarem de passarem por esse dilema e ter que fazer essa escolha que sempre é dificíl qualquer que seja a decisão.
orlando sp-sp diz:
30/07/2009
A proposta, na minha opinião, mais adequada para o momento em que vivemos é que o governo invista em projetos culturais. Colocada de maneira genérica, fica parecendo aquelas propostas idiotas pendente para o mecenato(coisa de tucano). Não, não é isso. Incentivar que todas as escolas públicas. através de seus alunos, conselhos escolares e os integrantes da região, jornais, revistas, emissoras de rádio e/ou televisão.
Vamos abrir e arrombar a fortaleza da elite que domina a midia, Não há outra maneira de participar.
Basta ligar o rádio e às vezes nem conseguimso ouvir nossa emissora preferida devido a interferência dessas pragas: as rádios evangélicas piratas.
Proliferam tal ervas daninhas e acho impossível o dentel não ter conhecimento dos responsáveis.
Berram o dia inteiro, entopem nossos ouvidos com propostas indecorosas(sempre em dinheiro, claro).
Enquanto isso, as pessoas que querem dizer algo importante para sua região, não conseguem espaço em lugar nenhum.
Defendo, inclusive, a discussão de propostas políticas na essência e não sómente o buraco que toma conta da rua e outras coisas. Isso incluso. Mas, principalmente propostas de mudanças políticas profundas as quais possam ser aplicadas desde que tenham apoio através de uma consulta popular. Tudo feito de maneira correta, sem atropelos, pois não podemos mudar as coisas em 4 ou 8 anos. As mudanças devem vir para ficar.
Não é mais possível um senador, deputado, vereador, ficar eternamente aboletado no poder sem que o povo tenha meios de cuspí-lo do mandato antes de seu término.
Pode parecer utópico e talvez seja. Mas como dizia o velho Karlão, tudo começa com um sonho.
João Barbosa diz:
30/07/2009
Eu também faço uma proposta para decidirmos algumas coisas: abertas as contas e comparados os desmandos, os dois serão punidos ou se unirão para as proximas eleições? Escrever para um jornal de leitores conservadores é crime, ou uma oportunidade de colocar uma outra visão sobre os mesmos fatos? O que fazer com a FSP, Estadão, OGlobo, Editora Abril. Band, e outros meios de comunicação tidos como reacionários ou conservadores? Queimá-los todos na fogueira da inquisição esquerdista, ou permitir que eles, democraticamente exponham suas idéias permitindo uma discussão sadia com outros veículos ditos de esquerda e que começam a surgir agora, à luz das grandes verbas publicitárias do stablishment? Afinal, basta ver quantas páginas o governo federal gasta com anúncios nesses meios de comunicação, tando os chamados de direita, quanto os de esquerda. Não é pouco.
Azarias diz:
30/07/2009
Sobre o que Emir diz(Lá nas cabeceiras): "Estabilidade para governar". Quem está segurando este governo, sãos as multinacionais com esta nova injeção que adquiriram: o agronegócio. A Elite, a ala conservadora, pretende alijar Lula de dirigir este processo mas não consegue e nem conseguirá. Lula é de confiança das multinacionais, foi criado pelos expoentes que emplacaram o neo-liberalismo, neo-liberalismo este que foi implodido pelo baby Bush, dado o seu espirito belicoso. Lula, como bom discipulo, aqui no Brasil repôs o trem de volta ao trilho, pois os dois Fernandos tornaram o processo atabalhoado. Foram com muita sede ao pote. Igual os primeiros governantes russos da era do desmonte. Os gringos têm tanta confiança no
Lula, que preferem tê-lo no 3°mandato. Se a Elite de Bruzundanga fosse esperta (como o são os gringos) confiaria seu cofre ao Lula. Sobre votar em pessoas progressistas para ter maioria no Congresso, isto é bobagem. Não mandamos em nossos votos. Os conglomerados mandam e desmandam em nosso povo e os encaminham direitinho para as cabines. O muito que conseguimos é cobrar de algum vereador; porque o encontramos na esquina. O resto do legislativo? Tomamos chá de cadeira. Foram colocados lá pelo capital e por todos os eleitores necessitados de capital.
Egito diz:
30/07/2009
Amigo, o que tem a ver igreja e política ?
A política devia ser basear na sensatez dos homens, enquanto a igreja se baseia na fé.
Nessa linha de raciocínio, os insensatos (leia-se usurpadores do dinheiro público) não deveriam estar na política, assim como os homens de pouca fé não deviam estar debatendo crença com os religiosos, essa ultima questão não se afina porque ou se tem ou não se tem fé.
Egito
emir diz:
30/07/2009
a questão politica que se coloca é: se o governo rompe com o pmdb - a posiçao de renuncia do sarney levaria a isso -, o senado cai em mãos da oposição, situação que já levou à quase queda do governo em 2005. existe alguma outra força parlamentar que garante o minimo de estabilidade para o governo governar? o resto é atirar alcool no fogo. a solução? conseguir maioria parlamentar de esquerda nas proximas eleições. a queda deste governo ou sua derrota no ano que vem promoverá automaticamente a volta da direita. os setores mais radicalizados desaparceram da cena politica, tem 3 parlamentares e correm o risco de não reeleger a nenhum deles. a continuidade permite, no marco de contradições deste governo, lutar pela ruptura do modelo. a luta é pela politização da campanha na luta central - o fim do modelo neoliberal, em parte mantido, em parte quebrado pelo governo atual. outras posições, fundadas estritamente em denuncias, levam à desestabilização que a direita quer impor. Criticas ao governo, sim, mas pela esquerda - ruptura com o capital financeiro, realização da reforma agraria, combate ao agronegocio - e não pela direita.
Piort Ilianovic diz:
30/07/2009
Será que a questão do aborto pode ser abordada juntamente com essas outras questões? Será que a argumentação utilizada para essas questões serve para a questão do aborto? Será que há aqui alguma argumentação minimamente lógica?
emir diz:
29/07/2009
Quando o Lula ganhou, a Força Sindical correu saber se ia continuar tendo financiamentos da Petrobras. Esta respondeu que no governo FHC só a Força Sindical, que apoiava o governo FHC, tinha financiamentos, nada para a Cut, Que a partir do novo governo, cada sindical teria financiamentos para atitividades culturais, na proporção dos afiliados. Nada mais democratico, ao contrario do governo FHC.
Lúcia Ribeiro diz:
29/07/2009
Sou a favor de que tudo seja esclarecido.
E já que estamos falando do goveno FHC, li há algum tempo um trabalho realizado por Euclides Mance, que trata de um estudo de caso do governo FHC. Li através da Internet e não consigo mais localizá-lo. Alguém tem notícia de tal documento?
Mance faz um estudo como os meios de comunicação, principalmente a Globo, usa recursos semióticos para construir sua visão aliciante. Narra como foram trabalhados os escândalos à época FHC de forma que não houvesse fixação nas nossas memórias.
"Alguém" fez "queima de arquivo"?
carlos poa diz:
29/07/2009
Emir, vale lembrar a já esquecida troca de ativos com a Repsol-YPF , cujo questionamento judicial, por provável prejuizo à Petrobras, corre na Justiça Federal. E foi feita no final de 1999, na semana que estourou a crise argentina ( a Repsol YPF é hispano -argentina). Não vi ninguém levantar a lebre ainda.
29/07/2009
E não é aberto não, é? Então toda essa dinheirama da Petrobrás usada nos patrocínios não é do conhecimento público?
Tão brincando! Abre logo isso. Obviamente que o PIG vai tentar ver só o lado que lhe interessa na sanha golpista, mas, isso é só um detalhe.
Seria interessante também o valor e adistribuição da publicidade até 12 meses atrás (às vezes há estratégia de mercado que só caducam depois de certo tempo, tornando perigoso para a empresa a revelação dos assuntos porventura à dita estratégia vinculados)
pablo diz:
29/07/2009
proponho que o Presidente Lula explique à nação por que seu governo se recusou a realizar a reforma agrária - tida como a principal promessa de campanha.
RENÊ ROLDAN diz:
29/07/2009
É isso ai. Se é para o bem de todos e felicidade geral da nações que liguem os ventiladores em todas as direções.
Fernanda diz:
29/07/2009
Eu proponho que meu primeiro post seja publicado, uma vez que não foi até agora... Ou devo ter falado algo que unanimidade não aprova?
luiz celso de carvalho diz:
29/07/2009
ERROS NÃO SE JUSTIFICAM...
A DISPUTA É PARA VER QUEM É MAIS CORRUPTO?
NÃO DÁ PARA PARAR COM ISSO?
Leontino Quirino da Silva diz:
29/07/2009
Concordo com Emir, com Jair macedo e com Julio Ramon Teels da Ponte. Abra essa Petrobrás para ver a verdade.
Leontino Quirino da Silva diz:
29/07/2009
Assino em baixo da postagem doJair Macedo da Silva.
Deve mostrar tudo e todos os envolvidos.
emir diz:
29/07/2009
alguns dos que seguem escrevendo na fsp já não são mais de esquerda ou querem se cacifar com as empresas da midia privada, depois de terem tido cargos no governo, outros acham, equivocadamente, que escrever na fsp ou dar entrevista é forma de falar a setores da esquerda. foi-se esse tempo., hoje a fsp tem mais de 80% de leitores tucanos. ruim os tipos de esquerda que aceitam falar ou escrever pra fsp só para criticar o pt e o governo, sem atacar a direita, de que a propria fsp faz parte.
Sandro Machado diz:
29/07/2009
Professor Emir Sader: Este Sr. Otávio Frias Filho, vulgo, acunha, Otavinho, por tudo o que li o que ele escreveu e escreveram sobre ele, a conclusão a que cheguei é que é um ser intragável. O cara tem um ego maior que o planeta terra. É jornalista, não sei se formado, mas é metido a cientista social, escrevendo um monte de besteira sobre o que não conhece, sem o mínimo de conhecimento histórico do que está opinando. Lembro que certa vez, li um texto deste cidadão, tentando explicar as razões do GOLPE CÍVICO- MILITAR DE 1964. O sujeito não teve a coragem de defender o que o seu texto implícitamente defendia, ou seja, OS GOLPISTAS E O GOLPE DE ESTADO CONTRA A DEMOCRACIA BRASILEIRA . Me responda professor Emir, eu lhe suplico, como pode pessoas ditas de esquerda, progressistas, como Eugênio Bucci, Ricardo Kochovo, vários cientistas sociais, políticos petistas e do campo popular, como o Senador Mercadante, acharem, escreverem, dizerem em alto e bom som que o periódico Folha de São Paulo, é impercial, independente, ético, e pasme, como escreveu o Eugênio Bucci no observatório da imprensa, que o jornal FSP não é neoliberal?. O cara que foi chefe da NBR no Governo Lula teve o desplante, o descaramento de escrever isto nobre professor Sader. É inacreditável que pessoas dotadas de um mínimo de dissernimento, inteligentes, respeitadas, podem dizer uma infâmia destas, que a FSP é imparcial. Não me entra na cabeça. Aqui no RS é a mesma coisa, pessoas amigas, de boa- fé que conheço, não conseguem ver o partidarismo da Zero Hora e da RBS, acham que são imparciais. Eu sempre digo para eles o seguinte: o meu primo que tem síndrome de Dawn, consegue observar que os comentaristas políticos da RBS e da Rádio Gáucha são ANTI-PT, e como pode eles, juristas, médicos, jornalistas, não conseguirem ver o óbivio? Me de um alento professor, porque na minha cabeça não entra um absurdo destes. Como pode também, pessoas do campo democratico e popular assinarem, comprarem, enfim, alimentarem este monstro que se chama GRANDES MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA?. BICOTE JÁ. Abraço.
Costa diz:
29/07/2009
Um erro não justifica outro.
Jair Macedo diz:
29/07/2009
As alianças políticas são necessárias, num ambiente onde o jogo de interesses é diversificado e complexo. Pois sem elas, a governabilidade fica ameçada.
Temos um amplo histórico ao longo de nossa curta democracia, onde os poucos governantes, eleitos democraticamente, e irredutíveis a alianças com partidos, que não conseguiram terminar seus governos.
Júlio Ramon T da Ponte diz:
29/07/2009
Caro Emir, desculpe! Mas , discordo de você. Talvez, eu seja um purista e/ou espontaneísta, mas não aceito certos tipos de alianças. Divirjo integralmente do ator Paulo Beti (do PT) que diz que arte da política é mergulhar as mãos em vezes (sic). Se é esse tipo de "pequena política" - tão questionada por Gramsci - que o PT preferiu e que o senhor, ao que tudo leva a crer, avaliza, boa sorte! Apenas, não contem com pessoas de minha índole. Ainda creio na grande política como arma da Sociedade Civil para realizar a catarse necessária rumo ao socialismo. E, jamais poderei contemplar com simpatia essa coisa que ai está: Sarney, Mensalão, Reforma da Previdência, Collor, Calheiros, Romero Jucá, Jader Barbalho e etc. Quanto à natureza do governo Lula e suas alianças, creio que o isolamento da Sociedade Civil, em virtude da hipertrofia da Sociedade Política na gestão do PT, não deixa dúvida do cariz burguês assumido pelo palácio do planalto, isso à luz de um fragmento herdado pela análise gramisciana. Isso é ser de esquerda? Então, qual o projeto emancipatório - mesmo de longo prazo - encarnado pela gestão do PT ? Não existe. Se opor ao PSDB e sua tropa (neo)liberal basta? Por que é apenas isso que eu enxergo aqui e alhures. Quanto à Revolução Russa, subscrevo as críticas e elogios realizadas pela Rosa Luxemburgo no livro que leva o mesmo nome. Infelizmente, citar um movimento social que ocorreu há mais de oitenta anos, numa fase do capitalismo absolutamente diversa da atual e sob outro padrão produtivo já alterado pelo próprio movimento do sociometabolismo do capital, não parece esboçar vigor categórico para justificar os desvios do PT. Para não ser absolutamente do “contra” e para felicidade dos petistas que frequentam a miúde esse espaço, na minha opinião, o Lula está sendo menos ruim do que FHC. Pronto! “Vamos para nossas casas beijarmos nossas mulheres/marido” (Allende, pouco antes de ser assassinado).
Jair Macedo da Silva diz:
29/07/2009
Interessante e oportuna a ideia Profº Emir, sobre abrir os arquivos da Petrobras, e traçar uma comparação.
Aliás, sugiro ainda, uma atenção especial sobre os motivos dos constantes acidentes ocorridos na empresa naquele período, os quais causaram prejuízos gigantes, tanto de vidas humanas, marinha, materiais e ao meio ambiente, e que até hoje permanecem obscuros nas mentes da população brasileira, às suas reais e verdadeiras causas.
Eduardo Oliveira diz:
29/07/2009
Emir,
Por que a Petrobras deveria abrir apenas os arquivos dos governos Lula e FHC? Se a lógica é investigar tudo, teria que abrir dos governos Itamar, Collor, Sarney etc.
Por que você mencionou apenas o governo FHC?
Francisco Antonio da Silva diz:
29/07/2009
É uma pena que o Sarney não cante tão bem quanto o Roberto Carlos, senão saberíamos de tudo sobre o famoso FHC " o príncipe das Astúrias".
jose carlos lima diz:
28/07/2009
O Senado é um entulho que vem dos quintos dos infernos.Senão vejamos:a maioria dos que se elegem são ex-governadores, lobistas e mafiosos que se passam por megaemprsários e velhos coronéis.Não tem cabimento a existência do Senado.Como se sabe, o Senado se mete em tudo, o mesmo ocorre na Bolívia e em Honduras.Que as entidades dos movimentos sociais encampem a luta pela extinção pura e simples do Senado. Nós precisamos todos erguer esta bandeira.O Senado tem sido o achado do imprensalão, pois como a maioria dos senadores tem ficha suja fica fácil esta mídia nojenta fabricar arapucas para, ao sabor de seu visível partidarismo, jogar a culpa em fulano ou sicrano pelo mar de lama nesta casa de Mãe Joana chamada Senado.Uma lástima a existência do Senado.Pela extinção do Senado já, não tem outro jeito, esta Casa dos Lordes não tem conserto.E nem adianta tirar um para colocar outro.Tirar Sarney para colocar o vice Marconi Perillo?Nem pensar.Perillo carrega nas costas vários processos abertos contra ele por prática de corrupção.O "ético" Pedro Simon?Então tá.Se ele fosse um santo não estaria defendendo com unhas e dentes a corrupta governadora Yeda/RS, nem CPI contra ela o Simon aceita.Cristóvam Buarque?Contra estes pesam acusações de contração de assessores de forma ilegal e lesiva aos cofres públicos.De forma que a única saída é dar um fim no Senado.
João dos Passos diz:
28/07/2009
Tal como fiscalizamos as obras em nosso condomínio
e sabemos a necessidade dela ou não e percemos quando elas são superfaturadas,proponho apontarmos
todas as obras e manobras suspeitas ao nosso alcan-
ce,bairro,cidade,estado.Quanto mais perto mais visível.
Ana Rita Pereira diz:
28/07/2009
Alguma dúvida de que todas as estatais com FHC atua-
ram com menos probidade? Quando vier ao conhecime-
to público as verbas e destino,entenderremos que du-rante o governo FHC o Império dos adminstradores,isto
é contabilistas capazes de transformar contas públicas
mais se especializaram.Lula não é podre,e sim pobre.
Quem tem conta em paraisos fiscais é FHC e sua tchur-ma,e o DEM,Cesar Maia,e outros prefeitos que roubam
muito mais à vontade,porque menos fiscalizados.Não
sou petista,sempre voto no PCO com muito orgulho,
mas o PSDB de FHC consegue ser pior que o DEM,por-
que esconde,dissimula sua alma predatória.Que venha
a devassa!
emir diz:
28/07/2009
quem pergunta minha opinião sobre a natureza do governo lula: a natureza de um governo está dada pelo que o governo faz e não pelas alianças. nestas, resta saber quem tem a hegemonia. recordo com a revoluçáo russa, sob a direção de lenin, fez alianças com oficiais do exército zarista. que hugo chavez faz alianças com setores do grande empresariado, incluido o maior magnata da imprensa, apenas para dar alguns exemplos. não justifica qualquer tipo de aliança, mas para que se saiba que não são as alianças que definem a natureza dos governos.
julio rAMON TEELS DA PONTE diz:
28/07/2009
Concordo plenamente com as observações do Emir, sobretudo, no que se refere a abrir de vez os arquivos da Petrobrás para se ver toda podridão de FHC a LULA. Quem sobreviver verá quanta imundice vai vir à tona de ambos os governos burgeuses.
Raymundo De Paschoal diz:
05/08/2009
E não é também o caso de comparar o Governo do Collor, com o do Lula? Ele (Collor) é o melhor e maior defensor do Governo Lula, pelo menos foi que vimos recentemente. E também com o Governo do Sarney? E o do Sarney com o do Fernando Henrique? - ia esquecendo do JK , Jânio, Jango e Itamar. Afinal o companheiro Sarney e o companheiro Itamar entraram no Poder pela porta dos fundos. Enfim, a esquerda não pode se fingir de morta nessas análises combinatórias. Se assim for, o "Estadão" e o "Folhão" e similares nadam de braçada. Ou não?