02/08/2009

A crise da mídia e a democracia

A inquestionável crise da mídia brasileira se choca com um processo de maior democratização da sociedade brasileira o que, por si só, deveria levar a pensar o caráter tanto da imprensa no Brasil, quanto da própria democracia entre nós.

O que está em crise é a forma de produzir notícias, a forma de construção da opinião pública. Seria grave se a dimensão da crise que afeta a mídia refletisse, nas mesmas dimensões, a democracia no Brasil. Ao ler alguns órgãos da imprensa, pode-se ter a impressão que a democracia retrocede e não avança entre nós, que estamos à beira de uma ditadura, ao invés de um processo – lento, mas claro – de democratização da sociedade brasileira.

Cada classe social toma sua decadência como a decadência de toda a sociedade, quando não de toda a humanidade. Neste caso, é uma casta que controlou a formação da opinião pública, de forma monopólica e que, com isso, se considerou depositária dos interesses do país. Derrubou a Getúlio, contribuiu decisivamente para o golpe militar de 1964 e para o apoio a este, uma parte dela tentou desconhecer a campanha pelas eleições diretas, tentou impedir a vitória de Brizola nas primeiras eleições diretas para governador do Rio de Janeiro, apoiou a Collor, esteve a favor de FHC, a ponto de desconhecer a evidente corrupção presente nos escândalos processos de privatização, na compra de votos para a reeleição, entre tantos outros casos. Agora, se coloca, em bloco, contra o governo Lula, o de maior popularidade na história do Brasil, chocando-se assim flagrantemente com a opinião do povo brasileiro.

A mídia tradicional está em crise, a democracia brasileira, não. Porque se amplia significativamente o circulo de produção de opinião, de difusão de noticias, se democratiza a informação e os que são afetados pelo enfraquecimento do seu monopólio oligárquico – em que umas poucas famílias controlavam a mídia – esbravejam. Tentam impedir a realização da Conferência Nacional de Comunicação, convocada para novembro, porque detestam que se debata o tema da democracia e a mídia.

A crise do poder legislativo é parte do velho poder oligárquico, que sobreviveu na passagem da ditadura à democracia, que se vale do fisiologismo para vender seu apoio aos governos de turno. Não por acaso os mesmos personagens envolvidos nas acusações atuais no Congresso apoiariam ao governo FHC e, com o beneplácito da mídia, foram poupados das acusações agora dirigidas contra eles, na tentativa de enfraquecer a base de apoio parlamentar do governo. Enquanto o Brasil se torna mais democrático, com a promoção social de dezenas de milhões de famílias, a estrutura parlamentar reflete o velho mundo oligárquico, similar ao da propriedade da mídia privada.

No momento em que o Brasil precisa de uma nova mídia, uma nova forma de difundir notícias, de promover o debate econômico, político, cultural, a velha mídia resiste em morrer, em dar lugar à democratização que o Brasil precisa. Sabem que a continuidade do governo atual e o aprofundamento dos processos de saída do modelo herdado do governo FHC sepultarão toda uma geração de políticos opositores – derrotados pelas urnas e/ou pela senilidade. Daí seu desespero na luta contra o governo – que conta com 6% de rejeição a Lula, contra 80% de apoio.

A crise da mídia é outro reflexo do velho mundo que desmorona, para dar lugar à construção de um Brasil para todos e não para as elites minoritárias que historicamente o dirigiram.

Postado por Emir Sader às 15:20

49 Comentários

Jorge Ernesto Couto de Castro diz:

19/11/2009

Apesar da mídia Lula se elegeu duas vezes presidentes e agora a vida do Lula do
nascimento até 1980, virou filme que está sendo amplamente noticiado pela mídia e foi um sucesso a sessão de estréia com sala superlotada.
É verdade que a mídia no Brasil é controlada por grandes empresários, mas no que se refere a televisão existem opções para quem não quer ver alguns programas idiotas e de influências negativas que existem por aí, temos o dvd para escolhermos o que queremos ver na televisão, e na internet, temos fonte de notícias alternativas como Carta Maior, que ainda porcima nos dá a possibilidade de manifestarmos a nossa opinião, como eu estou fazendo agora.

Raymundo De Paschoal diz:

17/08/2009

Um exemplo.
O Lula não é bobo. Deve ter falado com a Dilma e ela deve ter dito que agüenta o tranco e vão queimar a mulher da Receita. Ora, é a palavra de uma contra a outra. O Palocci fez muito pior, invadiu a conta bancária de um coitado (que sumiu) e ele (Palocci) está bonitinho por aí; e foi absolvido pelo STJ de acusações de corrupção. O ridículo jornal "Estadão", todos os dias coloca quatro ou cinco páginas sobre as peripécias do Sarney, enchendo o saco dos leitores o que não deixa de ser um desrespeito a eles próprios pautados pelo jornal; acaba não provando nada e quer solidariedade numa espécie de censura vem sofrendo. É uma pena quando alguém quer impor a sua democracia aos outros, falando em nome da opinião pública. Igualzinho ao Lula que impõe, com seu prestigio eleitoral, a tal de Dilma, ilustre desconhecida. Qual a opinião dela sobe algumas coisas e temas importantes para o país? Se tem, divulguem pra ela se qualificar como boa candidata e não como apenas candidata do Lula. É muito feio isso tudo. É do tempo dos coronéis que nomeavam seus paus mandados. Solta a Dilma, seu Lula. Deixa-a discutir com as pessoas, mostrar suas qualificações e por aí vai colaborando com a democracia.

José de Souza Júnior diz:

14/08/2009

O problema é que a imprensa brasileira em geral reclama. Ela visualiza o monopólio estatal dos meios de comunicação em alguns cantos da América Latina, enquanto no Brasil reduplicam, multiplicam, democratizam as formas de veiculação da informação. A opinião pública brasileira tem se autonomizado e ninguém entende os reclames por liberdade de imprensa. Parece que os mass midia no Brasil têm saudade do período da ditadura, de Collor e FHC, onde apesar de ser censurada, de dar golpe informacional e ir parar nas alturas com uma rede de satélites descomunal, ela era única.

Marcus cesar diz:

13/08/2009

Não vejo nenhum problema na mídia quando esta defende seus interesses e busca pelo lucro.Essa é a lei de mercado.Aliás quem afirma que não age com interesses (desde que não seja contra as liberdades) e que não procura renda ou lucro, é hipócrita ou servidor público...e olhe lá...
Cabe ao cidadão através de sua consciência se manifestar ou omitir-se,e não ter um ESTADO (entenda políticos profissionais e parasitas)determinando o que é certo ou errado!
LIBERDADE ACIMA DE TUDO!

Messias Franca de Macedo diz:

08/08/2009

O que é “o divino mercado”, que
mal faz e como vai acabar
8/agosto/2009 10:10
Entrevista com Dany-Robert Dufour – em www.paulohenriqueamorim.com.br
###########
Comentário: segundo muitos especialistas em Economia "o mercado, tal como estabelecido, tem na corrupção um elemento intrínseco, e, portanto, indissociável. A corrupção enquanto correia propulsora!"
O neoliberalismo, por sua vez, braço político do mercado, e a privatização do Estado...
... Os becos surrupiados, as vestes esfaceladas, senis rostos de crianças, as esquinas furtivas, os chãos sujos de sangue anônimo e os saraus dos 'Cansados' ... e virtuosos(!?)

[2009 d.C.] A HUMANIDADE FRACASSOU!

Messias Franca de Macedo - num mundo sem endereço - e sem bússola!

Messias Franca de Macedo diz:

08/08/2009

Cezar Britto [presidente do Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)] propugna:

RENÚNCIA COLETIVA JÁ!

"A renúncia coletiva de todos os integrantes do Senado Federal como forma de pôr fim a um "estado de calamidade institucional" que teria se instalado na Casa. Segundo Cezar Britto, a crise "não se resume ao presidente da Casa, embora o ponha em destaque; é de toda a instituição e envolve acusados e acusadores".

FONTE: http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/OAB DEFENDE RENUNCIA COLETIVA NO SENADO PARA POR FIM A CALAMIDADE INSTITUCIONAL_65136.shtml
07/08/2009 - 16h39

OUTRA BOA NOTÍCIA VINCULADA:

Os “nacionalistas” senadores não precisam se preocupar: a salutar - e imperiosa – renúncia coletiva não implicará gastos adicionais à União!
Quer dizer, então, que este processo não implicará dispêndio de recursos públicos?! O “venturoso mercado” vai bancar a farra?!
Nada disto! Explico: o povo dispensará uma nova eleição para o suprimento da [festejada!] vacância coletiva!
Isto mesmo! O povo e o país passarão muito bem, sim senhor, sem os nefastos préstimos destas Vossas Excelências “dotôres”!
Passar bem!
E, finalmente, nós também! Só assim, felizes!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
________________________________________

orlando sp-sp diz:

07/08/2009

O sr. Marcos, espertamente, tenta pinçar uma frase, tirá-la do contexto para dar a impressão que compartilho com tudo isso. Esqueceu de mencionar que escrevi que não houve confronto entre classes no Brasil, e, portanto, não dá para colocar essa turma no paredon.
Outra coisa: quem conhece Lula sabe que ele jamais foi radical, sempre foi ligado as CEB's(comunidades eclesiais de base).
Sim. ele é pragmático. A nossa elite estava babando na esperança que Lula partisse para o confronto. Assim, eles teriam condições de tentar derrubá-lo da Presidência.
Uma atitude adequada não parte do conceito de certo ou errado, apenas isso. E esse conceito não existe mesmo em política.
Porftanto, sr. Marcos não queira distorcer minha colocação. Em nenhum momento eu disse que concordo com isso. Parece que ficou berm claro em meu comentário o que acho desses caras.
Se Lula exagerou ou não ao formar a base aliada, cabe aos brasileiros(eu incluso) avaliar. E parece que a maioria da população gosta do que está vendo, isto é, o Brasil melhorou a vida dos mais pobres, o que desagrada a elite e mudou o conceito de avaliação política do povo brasileiro, pois agora não vai ser mais tão fácil "os doutores" tentarem vender a imagem de "donos da sabedoria".

júlio ramon teles da ponte diz:

07/08/2009

Triste! Nunca pensei em minha vida ver o grande Emir Sader defender Sarney e CIA seja por qual motivo que fosse. Meu caro, se o Lula e seu governo burguês necessitam de Sarney e dos demias calhordas do Senado é porque alguma coisa está muita errada. Qual a mudança que se pode esboçar a partir do apoio desses senhores? Jamias. Em seu artigo, o soiciólogo tenta esboçar uma tese no mínimo controversa: o Governo do PT representa um progresso indiscutível para a sociedade e para democracia do país, enquanto o PSDB e o DEM (oposição) representam o atraso e são apoioados pela mídia golpista. Nessa empreitada social-libertadora do PT, os republicanos democráticos contam com os novos aliados à causa socialista a la PT. O novos socialistas do PMDB e demias coisas chamadas de base aliada faziam parte até 2002 da mesma elite do atraso, mas hoje se transformaram, apoiando o PT. São eles: Sarney, Calheiros, Collor, Welligton Salgado, Romero Jucá, Jader Barbalho e os demias eis vanguardas do atraso. É isso? Mas que coisa! É mais fácil acereditar em papai noel, companheiro! Nessa cumbuca não ponho a mão. Em verdade, foi o PT que aderiu ao atraso e ao Estado patrimonialista e clientelista e não o crontrário. E a mídia? Essa sempre esteve do lado dos pdoerosos, como no caso atual, em que oscila apoio entre o PT e seus aliados e o bloco do atraso (PSDB e DEM).

paulo diz:

06/08/2009

a negação da realidade é um artifício da mente que tenta manter sua organização dentro de uma realidade que se transforma. todos em algum grau passamos por isso em determinadas circuntâncias da vida. quando essa negação toma conta de todo nossos espaço do viver, de todas as nossas relações, então entramos no campo da doença. quando esse comportamento torna-se o registro dominante, nossa capacidade de manter a coerência com o meio se desfaz, entramos em colapso, psiquico e fisico.
quando os organismos que desempenham o papel de tradutores da realidade dentro da sociedade passam a negar a realidade como forma de ser e atuar, estamos todos condenados à psicose coletiva. é isso que está acontecendo, numa espiral que ainda não dá para avaliar a que ponto vai chegar. esse modelo de fazer a informação morreu. mas o novo ainda não nasceu, e só os fantasmas estão vivos a nos assombrar todos os dias. como mortos não assumidos, negam seus estado cadavérico e nos obrigam a viver em agonia permanente. quem poderia precipitar essa mudança necessária a todos, inclusive para que os fantasmas possam dormir em paz. não o faz. assim vivemos essa novela macabra, sem fim a vista.

Marcos diz:

06/08/2009

Interessante a frase do Orlando fronha:
"Lula que, pragmático, está fazendo o que é adequado, não entrando no mérito se é certo ou errado, pois esse conceito não existe em política."
Reveladora eu diria.
Se "não existe certo ou errado" na vida pública, honestidade e correção são tão certos, ou errados, quanto corrupção.

Lúcia Adélia diz:

06/08/2009

Ah Caro Mestre! Sábias palavras. É mesmo o desespero de quem sempre lutou por uma meia duzia e nunca se importou de fato com a totalidade de seu povo. Ainda bem que a Conferência vai sair com ou sem a presença dos barões da mídia, parabéns ao governo que não se curvou diante das ameças desses barões midiáticos.

fabio idalino diz:

06/08/2009

EU,ESTOU DEGOSTANDO DESSA NOSSA MÍDIA QUE SOMENTE MANIPULA AS INFORMAÇOES.HOJE EM DIA A IMPRENSA COBRA AQUILO QUE É DE SEU INTERESSE SEJA POLITICOS OU ECONOMICOS.HOJE MUITO MAL OUÇO AS NOTICIAS DO RÁDIO OU LEIO JORNAIS.

zondabez diz:

06/08/2009

Só uma correção: a I Confecom acontecerá em dezembro (dias 1, 2 e 3) e não em novembro, como afirma o texto. De resto, acho o texto engajado e pertinente.

orlando sp-sp diz:

06/08/2009

Um exemplo simples da manipulação vergonhosa comandada pela grande imprensa(PIG) é o caso José Sarney. Tenho 54 anos e há pelo menos uns 30 anos sei das barbaridades que esse elemento já fez contra o povo brasileiro. Porém(e sempre tem um porém, como dizia Plinio Marcos), só agora sob o governo Lula, a nossa brava imprensa descobriu que Sarney não vale um real furado(adptação do tostão furado, fora de moda).
Convenientemente esqueceram que essa mesma oposição, hoje empenhada em derrubá-lo apenas para sentar-se na cadeira da presidência do senado, usou e abusou do apoio do grupo sarney quando foi governo FHC.
O discurso de Sarney foi o último prego no caixão. Colocou na berlinda todos os ex presidentes do senado, monstrando o todos nós sabíamos.
E o PIG ficou sem assunto para tentar desmoralizar Lula que, pragmático, está fazendo o que é adequado, não entrando no mérito se é certo ou errado, pois esse conceito não existe em política.
Na minha opinião pessoal, Lula teria que botar essa canalha toda na cadeia. Quero lembrar que no Brasil não aconteceu nenhum confronto revolucionário, não aconteceu o embate entre as classes e, portanto, não dá prá botar esses caras no paredon.
As pessoas que possuem mais tino de análise devem esclarecer o maior número de pessoas possível, mas de maneira clara e não didática para que os erros não aconteçam novamente.

Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

O PIG TAMBÉM FALA A VERDADE!

O Senado parou para ouvir Sarney. Esperava-se por um discurso de defesa. Ouviram-se palavras de auto-imolação.
O Sarney que subiu à tribuna é uma caricatura burlesca da burquesia política em decadência no Brasil.
O Sarney que foi ao microfone é um político em conflito consigo mesmo. Considera-se um modernizador. Mas mantém os pés no pântano do patrimonialismo.
(...)
No Planalto, baixou o Plano Cruzado. “Coloquei minha cabeça a prêmio, mas abri caminho para que chegássemos, no futuro, ao Plano Real”.
Nada mais falso. O Real não foi senão a antítese do Cruzado. Jactou-se de ter decretado a moratória. Um erro do qual o país demorou a se recuperar.
Sarney disse que não cederá aos inimigos a “humilhação” da renúncia. Natural. Num Senado convertido em sanatório, os presidentes não saem. Eles têm alta.

Por Josias de Souza, Folha de São Paulo
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

##########
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

... José SAIney [da Academia Brasileira de Letras Imorais] continua contente com a [suposta] ignorância do povo! E o próprio SAIney não me deixa mentir! Senão vejamos: Sarney diz que a crise não chega às classes C, D e E
FONTE: grande(?!) mídia

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

ERRATA em 'O MESTRE-SALA QUE TAMBÉM É DUQUE!'

O mestre-sala Paulo Duque – malandro carioca, hein?! – houvera afirmado que “a opinião pública é muito volúvel!” (ao invés de 'vulnerável'!)

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

DATA VENIA,

O MESTRE-SALA QUE TAMBÉM É DUQUE!

O mestre-sala Paulo Duque - malandro carioca, hein?! – houvera afirmado que “a opinião pública é muito vulnerável!” Ziringuindu, Sargenteli, mulatas belas mulheres, carnaval, maracanã, um chopp gelado, morros, Duque e o povo inzoneiros, palhaçada, cachorrada, “o povo que se lixe!”...
... O mestre-sala [e] Duque descobriu o melhor samba-enredo: SAIney é inocente!
Paulo Duque, o aético ‘tragicofolclórico’ presidente do ‘conselho de “ética” do senado veste ‘Prada’?!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Fabio Passos diz:

05/08/2009

Repercutindo lá no site pró-Confecom... entrevista de Luiz Dulci a Caros Amigos:

"Dulci: Conferência de Comunicação acontece mesmo sem setor empresarial"
http://proconferencia.org.br/textos/clipping/dulci-conferencia-de-comunicacao-acontece-mesmo-sem-setor-empresarial/

Os oligarcas - marinho / civita / frias / mesquita - querem sabotar a iniciativa de democratizar a mídia!

Fabio Passos diz:

05/08/2009

Abaixo a ditadura da mídia-corporativa.
Maldito Partido do Capital!

francisco diz:

05/08/2009

Desse mal eu não vou morrer,como disse em outro comentário,aprendi cedo o que é imprensa burguesa,sempre tiveram lado a lado com a burguesia nacional e internacional,melhor dizendo eles são os próprios,verdadeiros lavadores da roupa suja do sistema capitalista.É nada mais alem, do que uma foto original da burguesia empresarial.Desafio a todos os internautas a mostrar em que epoca essa midia não passou de uma imagem que não fosse a sua cara,uma verdadeiro prostibulo ideologico do Kapital.

Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

ENQUETE

Dileto(a) internauta, na sua opinião, quem José SAIney deveria levar para defendê-lo no aético ‘conselho de “ética”’ do *senado literalmente DESMORALIZADO?!:

a) Ricardo ‘Peixeira’, o ‘passa-bola’ da CBF;
b) Joel Santana – depondo em ‘ingrês’, para ‘os bananienses’ ouvir;
c) Arthur Mentiroso Virgílio – outro réu confesso da nação;
d) A ‘dupla’ Tânia Bulhões e a dona da Daslu – a ‘dupla’ usaria o álibi ‘erros contábeis’;
e) Paulo Salin Maluf e os escritórios de advocacia ‘delle’, inclusive os radicados nos ‘paraísos fiscais’;
f) Pinóquio – nem que não seja de carne e osso;
g) Gilmar Dantas – “o impoluto” propugnaria a tese da ‘incompatibilidade constitucional à punição dos criminosos de colarinho branco [de sujeira!]’. “De quebra”, ameaçaria os membros do ‘conselho de “ética”’ com dossiês, grampos sem o devido áudio e habeas corpus!
h) Renan Calheiros, de ‘Duboi’ (Alagoas!) – “tome-lhe conversa para boi dormir!”
i) Collor de Mello – reivindicaria o estudo biográfico ‘delle’ próprio, e de do réu José SAIney;
j) Aceitam-se sugestões

*senado e “ética”, termos grafados com letras microscópicas(!)

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

O que você achou do discurso de José Sarney nesta quarta-feira (5) no Senado?
Em ‘grupos de discussão’ – www.uol.com.br

Comentário indignado:
... Prefiro não ter estômago, para assistir a [mais] esta escrota palhaçada anunciada...
... Moribundos coveiros insaciáveis...
...Ah, após a orgia comemorativa, mandem a conta acrescida das devidas ‘correções secretas’(!)

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Adriana Dantas diz:

05/08/2009

CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO JÁ PELO BEM DA POPULAÇÃO.

Gutenberg Oliveira diz:

05/08/2009

Nesse momento em que o mercado efervescente e misamático agoniza é natural que sua alma fenotipicamente adaptada pelo capital expresse na imprensa o seu desamparo,Ninguem respeita mais o dinheiro,nem aos donos do dinheiro.E os grandes empresários,da imprensa também sabem que a direita não vai longe e por outro lado não conseguem aliar-se
aos novos líderes.Embora estes não sejam inteira ou exatamente de esquerda(ou podemos considerar o fabuloso mercado chinês como tal? ou mesmo nosso presidente Lula?)a lingua da grande imprensa está condicionada ao discurso do antigo regime,dos dominadores,em que os dominados só aparecem como fenomeno,de linguagem ou para uso desvirtuado.
Reconhecer os esgotamento desse discurso é reconhecer o esgotamento do sistema capitalista,e mesmo agonizante,sua alma efervescente e miasmatica,desde a origem até seus diais finais,necessi
tará de uma pá de cal,como a que Chavez certeiramente
vem arremessando,para que a democracia do capital se cale e as vozes populares falem mais alto.Donner un sens plus pure aux mots de la tribo,se não me falha o Mallarmé,ao invés de efervencia e miasma.


Messias Franca de Macedo diz:

05/08/2009

Senhora Danuza, com todo o respeito, jamais tive a pretensão de generalizar em relação ao bravo, honesto e trabalhador povo das libertárias Minas Gerais. Honestamente!

Saudações democráticas,


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

danuza diz:

05/08/2009

Sr. Messias,
concordo plenamente com o sr no ref. aos senador WSalgado e o outro deputado q felizmente não recordo o nome. Mas, generalizar como Minas Gerais, pessoas q agem com o dinheiro público como se não tivessem de prestar contas, não possuem um simples aperfeiçoamento em Adm.Pública, é chamar os mineiros no todo de safados e incompetentes.....
Qto ao assunto da crônica, acordem: os pensantes do país não são valorizados......e palavras, cabem em qquer espaço.

Carlos Henrique Simões da costa diz:

04/08/2009

Análise perfeita,Emir! Exatamente por isso temos que intensificar, enfrentando seus golpes, a luta contra a ditadura midiática(13 famílias controlam quase todos os meios de comunicação do país).Devemos nos apôiar extamente no "quase" expresso no parênteses.Ele representa a parcela, cada vez mais crescente em número e abrangência, que corresponde à mídia laternativa, um fenôneno que encontra-se majoritariamente na net, onde uma minoria de sites e blogs independentes propiciam aos leitores a oportunidade de acesso à informação censurada pelso barões da mídia, mas também começa a estender-se pelas Rádios Comunitárias, que ainda lutram contra a perseguição do Ministério das Comunicações, controlado por um preposto global, Hélio Costa; e chega até mesmo à TV Brasil. esse aspecto tem que ampliar-se e a Conferência Nacional de Comunicações, que vem sofrendo uma sabotagem enorme de Hélio Costa e dos barões da mídia, tem que efetivar-se ede fato, sendo o momento para o surgimento de propostas concretas para a democratização ds m´diais, atigindo-se o grande espectro que chega à maioria dos brasileiros: a televisão. Com a tecnologia digital, pode-se aumentar enormemente o número de canais, o que possibilitaria a ONG's, movimentos sociais, organizações da Sociedade Civil terem um canal televisivo. Essa possibilidade tem que ser posta em prática e só a pressão, que poderá advir com a conferência, conseguirá vencer a resistência que os latifundiários eletrônicos imporão a ela. Outrso aspectos essenciais são a discussão sobre a construção de um marco regulatório, baseado no controle social, para a mídia. essa proposta, que a oligarquia midiática tentará mentirosamente chamar de censura, é que permitirá o fim da verdadeira censura que vivemos, a qual permite aos donos da mídia divulgarem, e esconderem o que quiserem, deturpando os fatos conforme seus interesses. Assuntos como a repartição das verbas publicitárias, ainda dividas de maneira desproporcional, perpetuando a concentração; a discussão sobre as concessões rádio-televisivas, a maioria já vencidas e obtidas de forma irregular; a origem suspeita de muitos órgãos de comunicação, sua formação de capital, que esconde participações estrangeiras, como no caso do dinheiro do grupo Time-Life, usado para o surgimento da globo sõa assuntos prementes, que devem ser discutidos, para consolidar-se o caminho rumo a uma verdadeira democracia no Brasil.

Chauke Stephan Filho diz:

04/08/2009

Cid Emir
Essas redes de televisão não podem controlar os "seus" telejornais, porque elas não fazem jornalismo nos telejornais, os telejornais desinformam, manipulam, enganam, servem a inconfessáveis propósitos políticos em pró de senhores internacionais sediados nos Estados Unidos e Israel, principalmente. A Rede TV, por exemplo, tem sua editoração "noticiosa" toda dirigida ao fim de coonestar a imagem do império ianque, pintando-o sempre em tintas róseas, suaves e relaxantes na sua ilusória telinha.

Esse bandidos da Rede TV recebem ordens de quem ? Será da embaixada ianque? Será da embaixada do Estado mafioso judeu? Será alguém da CIA o editor do TV News ? Anteontem, Mestre, porque a linha telefônica da minha casa estava (e continua) bloqueada por falta de pagamento, estando eu sem opção, sem poder assistir à Telesur, fui obrigado a ver o TV News da bandida Rede TV. Para quê!! Só passei raiva. Fui "informado" de que a violência no Iraque aumentou após a retirada das tropas usamericanas. Perceba o Mestre então a mentira "jornalística" que esses infames veiculam: os EE. UU. já se retiraram do Iraque!! EU NÃO ACEITO ISSO!! Esses perigosos palhaços midiais não podem ficar impunes. Se continuo a assistir aos "telejornais", cide Emir, se continuo a ler a Folha de São Paulo, se vejo a Band News e outras televisões dessas e outras agências de desinformação, acabarei pensando que aquele cachorro do campo de concentração e tortura no Iraque, que um nazianque faz rosnar na cara de um patriota árabe (e nosso brimo, Mestre), se me submeto a tanta lavagem cerebral, meu cid, vou pensar que esse cachorro é o Ritintim.

luiz pinheiro diz:

04/08/2009

Resistir à morte é próprio dos vivos. Não devemos esperar tanta benevolência da parte dos inimigos do povo brasileiro. O que devemos fazer é ajudar o presidente Lula e a futura presidenta Dilma a construir, tijolo por tijolo, o edifício da soberania nacional, da prosperidade econômica e da inclusão social.

Lucas Morais diz:

04/08/2009

Enquanto a cleptocracia capitalista reinar no Brasil, não haverá a menor chance de democratizar a comunicação brasileira. Enquanto toda a estrutura de comunicação da Globo, Estado de SP, Folha, empresas de telecomunicações etc, estiverem nas mãos dos capitalistas e não sob controle democrático dos trabalhadores brasileiros, não nos iludamos, não haverá a menor democracia. Há, sim, uma ditadura a partir da mídia, que não reflete de forma alguma os interesses da classe trabalhadora brasileira.

Lula tem a chance de angariar um apoio massivo dos movimentos sociais de todo o Brasil com a realização da Conferência Nacional de Comunicação, mas desde já os empresários estão recorrendo ao boicote para desmoralizar a conferência e torná-la um mero encontro de entidades civis, sem poderes ou negociações com as patronais do setor da comunicação do Brasil.

Enquanto a direita entreguista ataca o Governo Lula, que depende da bancada peemedebista para legislar (e consequentemente precisa apoiar direta ou indiretamente o clã Sarney e associados), esquecem-se do passado, tendo Lula a possibilidade de contra-atacar o PSDB e DEM simplesmente abrindo as contas do Governo FHC e as questões das criminosas privatizações. Aí os paladinos da justiça e da moralidade perderiam suas máscaras, assim como em Minas Gerais Aécio Neves e sua base aliada ataca os interesses dos trabalhadores públicos, maqueia os gastos em saúde e toca o descaso à educação pública, desvalorizando os profissionais da educação. Tudo isto graças à uma censura velada, realizada a partir do Governo Estadual contra o que resta de jornalistas críticos (se é que ainda existem!) nas poucas redações mineiras. Basta lembrar a demissão do repórter esportivo Kajurú, da Band, demitido no ar, quando denunciava a venda de ingressos para deficientes físicos que foi violada pelo Governador do Estado, quando este reservou a área de deficientes para convidados.

Nós, da Esquerda Marxista, chamamos Lula a romper com a direita capitalista e governar para os trabalhadores que o elegeram. Os trabalhadores olham para o Presidente e reconhecem os avanços em políticas sociais, mas sabem também que não é suficiente. Tanto sabem, que ainda não engoliram a candidatura de Dilma Rousseff da forma que Lula gostaria.

Só o controle democrático dos trabalhadores sobre os setores estratégicos poderá assegurar a radicalização da democracia em nosso país e apontar para a unificação das repúblicas latino-americanas, do contrário, não nos iludamos. Com a crise do capitalismo mundial não há nenhuma tendência de aprofundamento da democracia, nem mesmo nos países onde hoje a socialdemocracia governa. Não é à toa que a extrema direita ganha força na Europa.

"Socialismo ou barbárie", já dizia Rosa Luxemburgo. Hoje esta frase é mais verdadeira do que quando proferida por uma das maiores militantes da causa da emancipação humana.

Ótimo texto Emir Sader, continue realizando este excelente trabalho de informação e formação do pensamento crítico.

Saudações socialistas,

Lucas Morais
Jornalista

mario cezar diz:

04/08/2009

ontem cancelei a assinatura da folha de são paulo

Marçal Oliveira dos Santos diz:

04/08/2009

A ditadura MIDIATICA está com os dias contado.
Então a midia fará seu verdadeiro papel, nos entegrar ao mundo de hoje, sem alienação.

Paulo Gonçalves diz:

04/08/2009

Apesar de criada a partir de um projeto do depto. de defesa dos EUA para fins militares, a internet cresce hoje como veículo democratizador da informação, e anula a unilateralidade de outras mídias, pois permite a interação entre quem produz e quem consome a informação, como estamos praticando aqui nest blog. É extremamente importante para a sociedade brasileira promover a democratização do acesso à internet. Por mais que a velha mídia já esteja lá, abusando de seu poder econômico e tentando tornar a internet um mero complemento da TV, há uma liberdade de escolha muito maior do que a proporcionada pelos poucos (e muitas vezes homogêneos) canais da TV aberta, jornais e revistas.

Messias Franca de Macedo diz:

03/08/2009

MP aciona Maluf para devolução de
R$ 300 milhões aos cofres públicos!

SUGESTÃO: “Ilibadíssimo” Vossa *‘ExcelêncIa’ ‘dotô’ Maluf: não gaste mais dinheiro com escritórios de advocacia! Entregue a sua defesa para a maioria dos senadores do **Circus Brasilias! Por questões de afinidade/compatibilidade/interesses comuns/natureza intrínseca, ‘elles’ [os senadores] irão defendê-lo com galhardia, cinismo e muita, muita competência e vasta experiência vivencial!
*O ‘ExcelêIncia’ fica por conta do aloprado tucanoDEMoníaco com viés de PMDB Mário Couto (PSDB/PA)
**Circus Brasilias, segundo os ‘bananas’ ‘bananienses’ da República de Nós Bananas. ’A Casa dos Horrores’, segundo o prestigioso periódico britânico ‘The Economist’, oficialmente, senado federal literalmente DES-MO-RA-LI-ZA-DO!

Que país é este, siô?! O matuto, retado e indignado, responde, “na lata”: República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

03/08/2009

03/08/2009 - 15h56
Sarney descarta renúncia e se diz confiante
Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

Comentário: UM HOMEM-BOMBA, PELO AMOR DE DEUS! A BEM DA VERDADE – E DO BRASIL!
Diabos! Já ia escrevendo República de Nós Bananas(!)

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, república de Nós Bananas

Fabio Passos diz:

03/08/2009

Visitem o site pró-Confecom: Conferência nacional de Comunicação:

http://proconferencia.org.br/

E assistam vídeo excelente que promove a Confecom e esclarece sobre a ditadura da mídia:

"A importância da Confecom"
Programete sobre a Conferência Nacional de Comunicação, produzido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)

http://proconferencia.org.br/multimidia/211/

A sociedade precisa reagir diante destas empresas golpistas que mantém o monopólio da informação no Brasil.

Fabio Passos diz:

03/08/2009

A guerreira Luiza Erundina - que deveria ser Ministra das Comunicações no Brasil - explica a importância da Confecom e a luta da sociedade para derrubar a ditadura da mídia-afrikaaner:

"Erundina Comunicação Confecom"
http://www.youtube.com/watch?v=567eyhzZUSU

Assistam que é esclarecedor.

"São 4 ou 5 grupos de famílias que mantém o controle das concessões de TV e rádios..."

Abaixo o monopólio da mídia!

É preciso derrubar estes oligarcas que representam o atraso.

Messias Franca de Macedo diz:

03/08/2009

DA SÉRIE ‘... AH, ESTA [TAMBÉM] É MUITO BOA!’ II

“Estou muito orgulhoso com esta *‘Casa’! Estou muito à vontade (sic) nesta ‘Casa’! (...) [“E sabe de uma!”] Ademais, democracia é comida alimentando muitos! [Que barbaridade – adendo nosso!]...”
Senador aloprado Wellington Salgado, tucanoDEMoníaco do PMDB das Minas Gerais. Minas Gerais de Edmar ‘Torneira’ [de dinheiro sujo!], do mesmo partido do congênere Efraim Imorais.
NOTA CÍVICA: que falta faz um lapidar e exemplar Parédon!
*’Casa Parlamentar, oficialmente denominada **senado federal; ‘Circus Brasilias, segundo o honesto e trabalhador povo brasileiro; ‘A Casa dos Horrores’, segundo o prestigioso periódico britânico ‘The Economist’!
**senado grafado com todas as letras microscópicas!
Que país é este, siô?! Qual será a natureza do Código de ética do PCC?! República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

03/08/2009

DA SÉRIE ‘... AH, ESTA [TAMBÉM] É MUITO BOA!’

A tucanoDEMoníaca com viés do PMDB e do ‘Cansei’, Marisa Serrano (PSDB/MT), está discursando (03/08/09, por volta das 18h30) sobre o valor da honra, da moral, da ética, da coerência, da decência... ‘Ella’, “de quebra” – e nos *finalmente, prega a seguinte *solucionática: “Encontrar um homem de bem e de história ilibada, para substituir José SAIney(!)” [RISOS ESTONTEANTES]
NOTA: lógico a senadora dos olhinhos saltitantes, a cara da falsidade, estava pensando em Marconi ‘Fedido’!
*Glorioso - e saudoso – Odorico Paraguaçu! Bom político, aquele!
LAMENTAÇÃO CÍVICA: que falta faz um lapidar e exemplar Parédon!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Franca de Macedo diz:

03/08/2009

AS TERRÍVEIS [INCONTROLÁVEIS, NEFASTAS E IMPREVISÍVEIS] CONSEQUÊNCIAS DA IMPUNIDADE!
... Neste momento (03/08/09, por volta das 18h00) os energúmenos Renan Calheiros [de ‘Duboi’, Alagoas] Collor de Mello e o “aloprado cabeludo de conversa cabeluda” Wellington ‘Sargado’ estão defendendo com toda a veemência dos justos o indefensável e não menos energúmeno José SAIney, presidente virtual do literalmente DES-MO-RA-LI-ZA-DO *senado federal e também membro da Academia Brasileira de Letras Imorais!
*senado grafado com letras microscópicas(!)
NOTA FÚNEBRE!: até o “pobre” do Getúlio Vargas foi comparado com José SAIney! Deformam a história, usurpam, de forma covarde e contumaz, as riquezas nacionais. Riquezas geradas pelo trabalho árduo, profícuo e honesto do povo brasileiro.
SOBRE A HISTÓRIA! em 1914 Ruy Barbosa proferiu diante do Senado Federal um discurso absolutamente extraordinário acerca da desonestidade e da falta de justiça.
Estamos em 2007 e esse discurso é uma das coisas mais atuais que tenho tido notícia.
“A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal da nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo nosso descrédito, é a miséria suprema desta pobre nação.
A sua grande vergonha diante do estrangeiro, é aquilo que nos afasta os homens, os auxílios, os capitais.
A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem; cresta em flor os espíritos dos moços, semeia no coração das gerações que vêm nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas.”
"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantar-se os poderes
nas mãos dos maus;
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto."
RUI BARBOSA

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Sandro Machado diz:

03/08/2009

Perfeito caro professor, o senhor detectou, como sempre, que a grande mídia luta e irá lutar, com as armas mais rasteiras, tacanhas que estiver em seu alcance para impedir uma nova vitória do campo popular. E irá entrar na campanha do candidato da direita, com mais afinco do que em 2006, por duas questões cruciais: A Dilma não é o Lula. No episódio da ficha falsa da Dilma, esta brava ministra, foi para cima da Folha de São Paulo, tendo inclusive, na entrevista que deu para este periódico desmoralizado, quando da divulgação da ficha falsa feita pelas viúvas da ditadura, diga-se site TERNUMA, que era inadmissível o jornal folha de São Paulo chamar a ditadura de ditabranda e que ela, Dilma, só conheceu a ditadura. Soco no estômago desta FSP a entevista da ministra. Mas detalhe. Olha a que ponto chegou este jornal, repercutindo falsificações feitas pelo site do Coronel Brilhante Ustra e do torturador assassino do Araguaia Dr. Asdrúbal como se fosse verdade. Este é o primeiro ponto, Lula é um conciliador nato, apanha da mídia e sempre fica na tranquila, já a Dilma, crio que tem um temperamento e um estilo diferente para lidar com esta farsa que se chama grande mídia. O segundo motivo que a imprensa vai para cima da Dilma é o seguinte: para eles, para esta oligarquia inescrupulosa do setor de informação, é uma questão essencial para os tipo de interesses que defendem uma nova vitória do PT. Tanto é assim, que já criaram uma das mentiras que irão repetir até cansar para evitar a vitória da Dilma: O método de escolha da Dilma como candidata do PT e uma nova vitória PT, tranformará o Brasil no México onde lá o PRI (Partido Revolucionário Institucional) ficou 70 anos no Poder. A mídia e seus articulistas estão falando que é essencial para uma democracia a alternância de poder, e por aí vai. Interessante, quando a direita está no Poder a quase 20 anos, como no Governo do Estado de São Paulo, não tem problema algum, tudo beleza. Agora, quando é a esquerda aí é Chavismo, ditadura, PRI à moda brasileira, e segue o besteirol dos editoriais e de seus colunistas, que são a mesma coisa, pensam iguais. Mas mesmo assim, por todo o quadro que está se desenhando, é quase impossível uma vitória do campo político que a grande mídia faz parte. Abraço.
.

emir diz:

03/08/2009

recomendo os dois ultimos artigos de beto almeida aqui na carta maior, para o tema da tv publica e da tv brasil

Alexandre Arrais diz:

03/08/2009

Emir, em recentes artigos, vc tem criticado bastante a TV Brasil sinalizando que ela tem sido pífia na democratização da mídia brasileira. Gostaria que vc desenvolvesse mais estas idéias em um artigo. O que poderia ser feito diferente? Qual as alternativas para uma TV pública de qualidade?
Abs,
Alexandre

alvaro diz:

03/08/2009

Concordo inteiramente com o artigo. É muito lúcido o raciocínio de que o declínio da influência da mídia na formação da opinião pública representa em contrapartida um grande avanço no processo de democratização da sociedade brasileira.

Alceste Pinheiro diz:

03/08/2009

O que o Lula fez nesses anos todos para diluir um pouco esse poder fabuloso e desproporcional da grande mídia? Nada. Ouso dizer que contribuiu ainda mais para a concentração. Para isso nomeou um ministro das Comunicações que todos sabemos a serviço de quem está. Isso sem contar as lágrimas que fez cair sobre o corpo inerte do capo Marinho na mansão global do Cosme Velho.

José Roberto diz:

03/08/2009

Sim, perfeito Emir, irretocável. A democratização do país está no caminho inverso ao da grande mídia desde sempre dominante. A implosão desta dominação significará o surgimento da pluralidade de interesses e necessidades, cujas manifestações, compõem, estas sim, uma DEMOcracia.
A Conferência Nacional de Comunicação é um marco necessário, imprescíndivel para a consolidção do proceso democrático brasileiro.

Costa diz:

03/08/2009

Não entendi como um país se torna mais democrático elegendo um congresso desse nível.

Nilson Moura Messias diz:

02/08/2009

Perfeito. Pena que o Presidente Lula seja, com dizem, tão conciliador. Em 2010, craverei meu voto em Dilma,
que enfretará estes canalhas da oposição e da mídia.

Deixe um comentário

Nome
(Requerido)
E-mail
(Requerido, não será publicado)
Website
Comentário


Digite o texto acima:
Principal | TV Carta Maior | Blog do Emir Sader | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos