13/09/2009
Adriano, Dunga e Lula
Há algum tempo eu fiz um artigo elogiando as opções do Adriano, quando ele disse que deixava a Europa porque não se sentia feliz por lá. Preferia estar por aqui, perto dos seus amigos, da sua família, empinando pipa na favela, de bermuda e sandália, indo à praia. A mentalidade neoliberal reinante se escandalizou: como, abandonar os milhões, a fama e a glória da Internazionale para vir para este mundo (que eles consideram “sórdido”, contaminado pela violência, as drogas, etc.) Chegaram a me dizer que não deveria me meter nesse assunto, porque haveria mais coisas, chegando-se a citar álcool, drogas, “e quem sabe algo mais, pior”.
Agora, pouco tempo depois, ai está o Adriano, feliz, no Flamengo – seu time, pelo qual deveria jogar cada jogador, pelo seu time do coração -, na seleção, jogando muito bem, fazendo gols, dando risada. Uma entrevista dele na televisão revela uma pessoa transparente, que assume os problemas que teve com álcool, mas que assume também suas opções de forma clara, em contraste evidene com outros pop-stars do mundo esportivo - fabricados, artificiais, defendidos, travados, sem sequer capacidade de expressão, subservientes aos jornalistas da mídia mercantil.
Aqueles que tiveram atitudes hostis à opção do Adriano deveriam vir a público fazer autocrítica, mas não são muito dados a isso, preferindo continuar a ditar regras com toda a soberbia nos seus espaços na mídia. De repente, se repercutem a correta opção do Adriano, outros seguem esse caminho, na contramão do dinheiro e dos espaços midiático, que eles confundem com o sucesso.
Muitos desses jornalistas participaram diretamente da elaboração da Lei Pelé, que enfraqueceu definitivamente os clubes e jogou tudo nas mãos do mercado, dos empresários, que se encarregaram de mercantilizar tudo no esporte. São eles que têm a decisão sobre os destinos dos jogadores, que ganham dinheiro, que promovem essa brutal rotatividade de jogadores por clubes, com alguns deles jogando uma parte de um campeonato por um time, outra parte por outro. Não há mais nenhuma identidade dos jogadores com os clubes, eles são assediados o tempo todo por empresários, com propostas mirabolantes para países exóticos, a que vão e ou desaparecem ou retornam, não para o clube que os revelou e onde a torcida se identifica, freqüentemente para o seu maior rival, revelando o poder do dinheiro. (Jogadores que foram símbolo do Palmeiras voltam do exterior pouco tempo depois para o São Paulo ou o Corinthians e vice-versa, beijando as camisas, com o nome do patrocinador maior do que o do clube, sem maior cerimônia.)
O resultado são clubes falidos e empresários milionários (vários acusados de tramóias em escândalos públicos, em que as cifras milionárias das compras e vendas de jogadores muitas vezes escondem limpeza de dinheiro.), torcidas que já não podem ver seus ídolos jogar nos estádios, tem que se render a assinar TV a cabo para vê-los jogar na Europa, para onde os atuais donos do futebol, os empresários, os levaram.
Esse mesmo cronista tem que se render ao sucesso inegável do Dunga como técnico da seleção. A imprensa não gosta dele, porque os jornalistas e camarógrafos já não podem passear pela concentração da seleção como se estivessem nos estúdios das empresas onde trabalham. Na Copa anterior, a Globo, com a conivência do Parreira, tinha instalado um verdadeiro estúdio dentro da concentração, com o privilégio das entrevistas e das noticias. A Globo sente falta agora e já vê as dificuldades na Copa do ano que vem, na África do Sul, para fazer isso.
Dunga proibiu essa festa e tem como reação a hostilidade da imprensa, dos jornalistas e, antes de tudo, da Globo. Quando a seleção andava mal, malhavam o Dunga implacavelmente, sem o beneplácito que tinham com outros técnicos, reverentes ao trabalho dos monopólios privados da mídia.
São obrigados a reconhecer que a seleção joga bem e com efetividade. Mas no segundo parágrafo passam a falar do estado de ânimo do Dunga, de dar bronca na imprensa, de aproveitar para descontar contra os jornalistas as atitudes precipitadas que tinham tido contra o seu trabalho. Dunga sempre acusa outros interesses que não os da seleção, que querem se sobrepor a estes. Disse que afirmou a Lula que ia trabalhar pela seleção brasileira, que colocaria por cima de qualquer outro interesse.
Alguns chegam a comparar, no seu tucanês explícito, Dunga com Lula, como se fossem dois personagens que tem sucesso – aleatório e não por méritos deles, ao que parece -, mas sem nenhum mérito próprio, que eles têm que agüentar, mas a que não se obstinam. Como se o povo gostasse deles na base do “Você não vale nada, mas eu gosto de você”.
São cronistas da fracassomania: foram contra os Jogos Panamericanos do Rio, são contra tudo o que a CBF, o Comitê Olímpico, o Ministério dos Esportes e qualquer autoridade esportiva que tenha que ver com o governo Lula. Nunca fizeram autocrítica de ter apoiado e até participado do governo FHC – o mais corrupto da história do Brasil -, de ter se oposto aos Jogos Panamericanos, que tanto bem fizeram ao Rio.
Agora fingem que não houve um grande sucesso da candidatura do Brasil aos Jogos Olímpicos, com especial destaque para a forma de apresentação do projeto e para o apoio governamental. Fingem que não sabem que foi uma enorme surpresa, que o Rio era o quarto colocado, concorrendo com países que já dispõem de estruturas construídas, que contam com grandes patrocinadores e com um trabalho de mídia fundado nos grandes monopólios nacionais que os apóiam, passou a sede favorita para ser escolhida para a Olimpíada.
No futebol falam pouco ou nada dos jogos, dos jogadores, das jogadas, de táticas, talvez porque não entendam nada disso – ao contrário, por exemplo do Tostão. Adoram estar de acordo com os donos das empresas em que trabalham ou em que ambicionam vir a trabalhar e usam qualquer pretexto para falar mal do governo. Mal escondem seu tucanismo, sua fracassomania em relação ao Brasil. Por isso não suportam Adriano, Dunga e Lula.
Postado por Emir Sader às 08:03
Jorge Erneso Couto de Castro diz:
07/10/2009
Lula tem o mérito de ter persistido e se tornado o presidente do Brasil, agora com relação a eleição do Rio como sede da olímpiada de 2016, essa conquista não foi só do Lula, méritos também do COB, dos atletas e das pessoas que fizeram o vídeo de propaganda do Rio. Qaunto ao Dunga, ele é outro exemplo de persistência, perdeu em 90 e chegou a ser responsabilizado por isso ao atribuirem para ele, a era Dunga, mas deu a volta por cima em 94 e foi campeão do mundo e ajudou a disciplinar o Romário. Já no caso do Adriano, isso pra mim parece mais irresponsabilidade, com certeza se é o caso dele voltar para o Brasil, ele poderia voltar sim, mas não da maneira como ele voltou, certamente haveria uma época certa e uma maneira correta dele voltar pra cá e se quiser até mesmo morar na favela, com todos os riscos que isso significa.
Claudio Sereno diz:
21/09/2009
Caro Emir,
Quais os benefícios você diz que o Pan trouxe ao Rio?
um abraço,
Claudio
Guilherme diz:
18/09/2009
Adriano trocou o luxo da Europa pelo luxo do Rio, simples assim. O fato dele estar frequentemente na favela nao o torna menos digno ou mais digno. O fato dele trocar a fama da Europa pela brasileira, nao o deixou sem fama. Quem pode optar por qualidade de vida que o faça, se na Europa ou aqui. Criticar aqueles que optam por estar la fora incorre no mesmo erro daqueles que criticaram o jogador quando achou melhor voltar, o que nao pode e isso foi o mais grave, é quebrar um contrato profissional sem dar a outra parte a devida indenizaçao. Adriano pode fazer o que bem entender de sua vida, passar por cima de interesses de terceiros, nao.
Pra finalizar, dizer que os clubes estao nesta situaçao por conta da lei Pelé, foi no minimo infelicidade do autor, como se antes dela os mesmos nunca tiveram como principal receita a venda dos jogadores, nao duvido nada que a soluçao para o Emir seja a estatizaçao da transmissao do futebol como esta acontecendo na Argentina.
Emanoel Atanásio diz:
17/09/2009
Emir, meus parabéns pelo artigo, mas ao invés de investir milhões em Panamericano, copa do mundo e Olimpíada, não seria mais viável investir neste momento em educação, saúde e segurança.
Caro Adelson, falar que Dunga não provou nada até agora é brincadeira, dizer que o Brasil não vai ganhar a copa é muito fácil, me diga vai?
Dárcio Argento diz:
16/09/2009
ao rodrigo e Hudson, eu acreditava honestamente que o Juca tinha uma simpatia pelo governo Lula, não que ele fosse petista, mas agradeço os esclarecimentos, retiro o que disse sobre o Juca, mas mantenho tudo com realção às olimpíadas
Prof.Peixoto diz:
16/09/2009
Caro prof. Emir, aproveito este espaço para solicitar do senhor uma reflexão acerca do acordo entre o Vaticano e o Governo Lula. Tal acordo foi feito as escuras mesmo? Trata mesmo de privilégios dado a Igreja católica? O que o senhor sabe e pensa a respeito?Muito obrigado!
João diz:
15/09/2009
Te respeito mto, Emir. Mas por esse texto até parece que tudo no Brasil, até o futebol, se resume a uma disputa "tucanos" versus Lula. Até concordo que existe um paralelo no "modus operandi" entre a perseguição da imprensa com o Lula e com o Dunga. A diferença é que a perseguição ao Dunga existiu mto mais pelo futebolzinho que a seleção jogava. Tanto que, agora, é mto fácil vc ver a imprensa adulando o Dunga. A questão foi resultado. O fato dele ter barrado alguns privilégios para a Globo pode ter a incomodado, mas, após os bons resultados nem a Globo tem pegado mais em seu pé. Pelo contrário. Quem andou reclamando do comportamento de Dunga com a imprensa foi sua área mais crítica. Aliás, mesmo essa questão do corte de privilégios é relativo. Lembremos que Ronaldinho foi convocado para a Olímpiada no Jornal Nacional. Com o Lula não. Mesmo o país indo mto bem e mto melhor do que no Governo anterior, a perseguição persiste. É algo mto maior e mais sério. Acho que o texto ainda contém outras impropriedades. Ele atribui a bagunça e falência dos clubes exclusivamente à Lei Pelé. É claro que a Lei em sua maioria é péssima, mas não é por isso que os clubes estão falidos. Pode até contribuir, mas os clubes já estavam assim mesmo antes da Lei. Sobre o Pan ter feito "muito bem ao Rio", há controvérsia. Gostaria de saber quais os bens foram feitos ao Rio. Se sabe, gostaria que dissesse quais, porque os ônus todos já sabemos. E não foram denunciados pelos mesmos de sempre. Foram trazidos à tona por uma imprensa mto mais qualificada do que a média da "mídia nativa" (inclusive pela Caros Amigos, como comentado abaixo). Impressa essa da qual faz parte o Tostão, que seu texto elogia. Sobre a Olimpíada no Rio, diz que a imprensa "finge" que não houve sucesso... Meu Deus!!! A imprensa que está ao lado da Olimpíada carioca é a Globo!!! Preciso dizer mais alguma coisa??? Abs
Andre diz:
15/09/2009
Perfeita sua análise da situação midiática do esporte, professor.
Faço, entretanto, uma ressalva aos jogos Pan Americanos no Rio. Estes não fizeram bem ao Rio, nem ao Brasil e muito menos ao esporte. Eu estive em algumas competições e o que eu vi foram estádios mal acabados, estrutura caótica e nenhuma melhoria na cidade maravilhosa (prometeram muitas no momento da confirmação da realização dos jogos, anos antes).
O Pan serviu mesmo foi para enriquecer os "capi" do COB, sem falar no governo, que dispensa maiores comentários, da dupla Maia-Cabral. Um orçamento corrigido em quase 10 vezes, com indicações de irregularidades aos montes (ver revista Caros Amigos) indica bem o que será a Copa de 2014 e as eventuais Olimpíadas de 2016.
Atenciosamente,
André
Rodrigo albuquerque diz:
15/09/2009
Juca Kfouri "lulista"? O frequentador assíduo de reuniões com Serra?
Essa foi a piada do século. Como é difícil para algumas pessoas ter discernimento e enxergar a realidade...
Vinicius diz:
15/09/2009
Ainda tenho dúvidas sobre o que foi afirmado sobre o Dunga. Lembro uma comparação feita na semana passada, pelo Juka Kfouri, entre o Dunga e o Mano Menezes onde ele dizia que o técnico da seleção tinha o privilégio de contar com o jogador que preferisse. Nesse sentido acredito que a melhor comparação seria entre Lula e Mano Menezes, os dois apresentam resultados bons há bastante tempo e, um em meio a crise e o outro perdendo a maioria do elenco, continuam mostrando ótimos resultados.
Milton Guedes Guimaraes diz:
15/09/2009
Tudo bem, posso até aceitar que o Dunga vai bem, mas aceitar a tese que o Brasil tem condiçoes de ser a sede da copa do mundo, é dificil. A Fifa já afirmou que os estadios, nenhum deles, tem as minimas condiçoes para os jogos da Copa. Querer dizer que o Brasil tem condiçoes de sediar as Olimpíadas é até uma piada...
Hudson Luiz diz:
14/09/2009
Sinceramente Dárcio Argent, dizer que Juca Kfouri é "lulista" ou é não saber ler ou achar que sabe ler melhor que todos os outros. Juca é daqueles udenistas platônicos que vivem num mundinho só deles. E, olha, só para seu saber, que eu sou petista e contra as Olimpíadas e a Copa no Brasil
Fernando Augusto diz:
14/09/2009
Queria postar alguma coisa em relação á Globo, mas o professor já disse tudo.
A partir do momento que Dunga proibiú as regalias da Globo, Dunga passou a ser tratado como inimigo do grupo( Marinhos).
Marcaram com antecedência a saída do Dunga, indicando o seu sbstitutos ex: Murici, Luxemburgo e ouitros.
O Dunga tem uma qualidade, qdo é feita uma pergunta hipócrita, não deixa para depois, dá o troco na hora.
Dárcio Argento diz:
14/09/2009
Emir, a sua ânsia em defender o governo Lula lhe trás uma certa dose de cegueira, existe um movimento enorme pela NÃO realização das olimpíadas no Brasil. Pessoas como o Juca Kfouri que tb é lulista, mas saca as mutretas de uma olimpíada no Brasil. Quais são ? A certeza absoluta do superfaturamento das obras, mais uma vez os barões empreenteiros lim parama cofres públicos, a exemplo do PAN. A certeza absoluta que, a exemplo do PAN, as estruturas ficarão completamente abandonadas depois dos jogos, assim como no PAN todas, repito, todas as empresas envolvidas tinham alguma coisa a ver com o Nuzman, empresas terceirizadas de laranjas, etc. Um olimpíada no Brasil, a exemplo do PAN, só reforçaria mais o poder de canalhas como o Nuzman que emperram o desenvolvimento do esporte no Brasil, basta ver as míseras três medalhas de ouro na última olímpiada, isso num país de 180 mi de habitantes. Por essas e por muitas outras, por exemplo, o que uma cidade como o Rio precisa é de investimentos diretos em áreas sociais e não esperar retornos por tabela dos investimentos numa olímpiada (esse é o discurso dos 'mercados', percebe?), é que existe um grande moviemento contra a olimpíada em qualquer cidade do Brasil, não se trata de nenhum bairrismo. Assim como o PAN não trouxe quase nada de benefício pro Rio, nesse ponto vc está meio desinformado, as olimpíadas seriam mais uma gastação de dinheiro público desnecessária
Pietro Guerriero diz:
14/09/2009
Toda vez que vejo um esforco grande em se associar a selecao de futebol com o governo, fico com um pe' atras. Isso desde a Copa de 70 e o general Medici.
Eu vejo alguns paises europeus e outros asiaticos que nao tem um selecionado la' essas coisas, nunca hospedaram uma Copa do Mundo ou Olimpiada e nao se ouve um pio de frustracao.
Essa necessidade de um pais se afirmar atraves do esporte e' algo que precisa ser visto com cuidado. O mesmo cuidado que devemos ter ao eleger figuras do esporte como padrao a ser seguido (vejam o Michael Phelps) ou empenhar escassos recursos na hospedagem de uma competicao internacional.
Durante a Guerra Fria, as disputas de medalhas olimpicas eram metaforas para as disputas geopoliticas ali representadas.
O que e' necessario e' investir o maximo de recursos possivel em Educacao, Saude e Moradia para todos.
Lenilson Araujo diz:
14/09/2009
Concordo com o texto em relação ao Adriano. Não concordo que a Lei Pelé seja o grande vilão do futebol brasileiro, para mim são os dirigentes dos clubes que são corruptos e se associam aos empresários para ganhar dinheiro e empobrecer os clubes. Quando a seleção joga bem, o Dunga é elogiado, quando joga mal é criticado. Simples assim. Ele é um grande bobão, que não sabe curtir o seu grande momento e xingou de forma estupida a torcida baiana. Quanto ao PAN, onde estão esses benefícios? Muito, mas muito abaixo do que foi prometido.
Adelson Vidal Alves diz:
14/09/2009
Prezado emir, seu artigo é muito coerente e vc pode até ter razão quanto o descontentamento da midia com Dunga, mas não resumiria isto a fatos isolados de relacionamento, e por favor amigo que seleção vc está vendo jogar? O time de Dunga é um bando em campo, não provou nada até agora. Chegará a copa como já era de se esperar dentro de um continente que tem medo do futebol brasileiro, e se assim acontece agradeça nossos talentos individuais como Kaka e Luis Fabiano. Em 2005 treinei um time de pelada do meu bairro, tenho mais credenciais que o Dunga que nunca treinou ninguém antes da seleção. Taticamente ele é um desastre, a seleção não vai ganhar a Copa.
Messias Franca de Macedo diz:
14/09/2009
O NEOLIBERALISMO COMEÇA A ARDER NAS PROFUNDEZAS DO PRÉ-SAL!
Na seção ‘o cafezinho da semana’ [programa Fatos e Versões], o jornalista Ilimar Franco afirmou que os tucanos não encararão o desgaste político junto à sociedade brasileira, contestando as propostas encaminhadas pelo governo Lula, atinentes ao marco regulatório da exploração do petróleo da camada pré-sal. Os tucanos “irão marchar juntos com o governo!”
Ilimar Franco, de O Globo, disse: “O líder DEMo Agripino Maia marcou reunião com o comando tucano, para a próxima terça-feira. Agripino, algo que incrédulo, quer ouvir das próprias bocas dos tucanos a decisão sabida por todos!”
Êta oposiçãozinha de merda, siô! A propósito, “a quanto andas” a [tal] CPI da Petrobrax?! [É este senado aético e esta oposiçãozinha literalmente DESMORALIZADA as instâncias que investigarão a Petrobras nacional? Conta outra!]
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Messias Franca d eMacedo diz:
14/09/2009
Temos que conhecer os nossos inimigos para podermos combatê-los! Certo?!
Pois bem, assistir a última edição do programa 'Fatos e Versões' (Globo News). A apresentadora, Cristiana Lobo, revela uma lamentável parcialidade. Reitera, a todo o momento, que a candidatura da ministra Dilma empacou, quando o que está empacado é o primarismo do PIG. Tenta requentar o [desmoralizado] caso Lininha, atribuindo ao tal factóide parte da responsabilidade por este "empacamento"(!) Não deixando de lembrar [óbvio!] do estado de saúde da ministra – “Aqui para nós”, Cristiana Lôbo "deve imaginar" que o estado de saúde de Dilma Brasileira Rousseff é precário! E quem sabe "imaginando", o assinante consolida o voto no 'guru da gripe suína'(!).
Ao comentar o bom desempenho da economia do país - e a projeção de crescimento em torno de 4,5 a 5% do PIB -, Cristiana encontrou açúcar na camada pré-sal: "Taí um bom tema para a campanha presidencial!" Tese imediatamente compartilhada por um jornalista do Gazeta Mercantil.
Oh Diabos, o crescimento econômico auspicioso, em meio a uma violenta crise econômica internacional, não deveria suscitar debates propositivos, incluindo perspectivas consistentes e alvissareiras no tocante a geração de empregos, investimentos sociais, melhoria da qualidade de vida do povo etc. etc. e etc?!
Para encurtar a conversa, louvável foi a participação do jornalista Ilimar Franco, de O Globo: ponderado, sensato, não deu mais estocadas [merecidas] em Cristiana e no outro convidado por questões de civilidade! Parabéns! Ilimar Franco demonstrou que é possível a grande(?!) mídia promover análises equilibradas!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Rodolfo Cabral diz:
14/09/2009
Prezado Emir, vinha concordando em tudo com seu texto, até entrar na seara dos Jogos Panamericanos e das Olimpíadas no Rio.
Qual o benefício do PAN para o Rio? Qual o legado social? O PAN custou mais de 10 vezes o previsto, sem fazer metrô, despoluir a Lagoa e a Baía da Guanabara, dentre outras coisas. Roubalheira explícita! Os jogos olímpicos vão na mesma pegada.
Por favor não defenda essa gestão nefasta, sem transparência, sem apoio ao esporte na base, nas escolas, que é a gestão do Nuzman.
Messias Franca de Macedo diz:
14/09/2009
Na Bahia, *Geddel deverá se reunir com aliados de Serra nos próximos dias. Na oposição, há até quem defenda que o DEM abra mão da disputa lançando o senador Paulo Souto (DEM) em favor de Geddel, em confronto com o governador da Bahia, o petista Jaques Wagner. Outra alternativa seria convencer Geddel a se lançar ao Senado numa aliança PSDB-PMDB-DEM. Hoje, o ministro insiste na candidatura ao governo. "Não há como voltar atrás", repete ele.
(*neocoronel Geddel ACM Vive Vieira Lima, o traíra militante, diria o glorioso – e saudoso – Odorico Paraguaçu, bom político, aquele!)
E VOCÊ VAI VER TAMBÉM!:
Parece que o PSDB está mesmo disposto a dinamitar a aliança nacional do PMDB com o PT. Neste sábado (12), os tucanos iniciaram um flerte com dois ministros do governo Lula: o das Comunicações, Hélio Costa, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Com o aval de Hélio Costa, o presidente do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia (SP), se reuniu com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), para discutir a edição de uma aliança entre tucanos e peemedebistas no Estado.
FONTE: www.bahianoticias.com.br
#################
NOTA: coragem presidente Lula! Aproveita e manda este PMDBosta para os Quintos dos Infernos, mesmo porque num governo popular e democrático, o lugar do famigerado PMDB é na oposição! A bem da civilização! E juntinho com o DEMo e o PSDB!
NOTA II: presidente, lembra da tua origem operária, confia em teu povo, a superação é a utopia materializada, estreita a interlocução com as massas, é hora de (re)cooptar [legitimamente] a intelectualidade debandada e a esperança que venceu o medo!
Mais do que governabilidade, considere o legado – e favoreça a inflexão à esquerda sob a batuta de Dilma ‘Brasileira’ Rousseff!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Guilherme Lampe diz:
13/09/2009
Emir, descordo com você sobre as críticas ao Pan do Rio e das Olimpíadas. Os chefes das comissões são ladrões de carterinha e não tem nada que ver com o governo Lula. A crítica de jornalistas como o Juca Kfouri é contra a roubalheira do presidente do COB e da CBF. A imprensa é contra o Lula, mas não entremos em paranóias, na minha opnião críticas a Lula e Mundial e Olimpíadas não tem nada ver um com outro.
Sidnei Brito diz:
13/09/2009
Vejam essa postagem de mais de um ano atrás, com um áudio "muito interessante". Não sei se o Emir chegou a ouvir tal barbaridade.
http://www.viomundo.com.br/radio/cbn-lucia-hippolito-diz-que-lula-e-mau-exemplo/
Nilson Moura Messias diz:
13/09/2009
Heckler! a esquerda gosta de felicidade, cara! se liga! Procura ser feliz.
antonio rodrigues diz:
13/09/2009
o Felipao tambem! ele tinha odio da midia (rede globo, diga-se de passagem porque essa tinha contrato com a coca-cola em 2002 pelo romario. o Felipao nao aceitou as pilantragens do carioca e o cortou. entao a campanha da globo contra ele. o silvio luiz chegou a dizer q aquela era a pior seleçao da historia! e voltou a trabalhar na band!).
escuta, precisamos de uma nova lei pelo futebol para prepara-lo para a copa e olimpiada em 2006! apesar de que desta sai o futebol por razoes obvias!
nos vemos, antonio
Janes Rodriguez diz:
13/09/2009
Emir, esse internauta aí, tal de Heckler, é um tucano mal-disfarçado que não entende o que você escreve... E você sempre preciso na análise, nos exemplos, na coerência... Tem gente que não entende ou não quer ou quer esconder, o mal que o sabujismo chamado de jornalismo por empregados e aspirantes das corporações privadas fazem ao Brasil, ao povo brasileiro. Brasil e povo que eles desprezam, fazendo festinha como poodles treinados a babar quando o patrão estala os dedos. Adriano, Dunga e Lula representam um Brasil que eles não suportam. Falam mais das camisas do Dunga do que do seu esquema tático, sugerem mil insinuações sobre o Adriano porque não suportam pensar que alguém pode preferir felicidade a escravidão e mercantilização, ainda que por muito dinheiro. Então, Professor, só para dizer que seus escritos e suas palestras são parte da consciência que construí ao longo da vida. Muito obrigada por suas palavras sempre educativas, pedagógocas, esclarecedoras. Para quem quer ver e apra quem ama o Brasil e nosso povo do qual somos parte. Viva Dunga, viva Adriano, Viava Lula. E viva Dilma, que Lula continuando lá!
Jorge diz:
13/09/2009
Caro Heckler,
Não acho que neste artigo a favela esteja fetichizada não. Ninguém disse que nós deveríamos morar lá porque é "puro" ou porque lá reside "o povo". Ao contrário, está posto o conflito entre a visão imposta pela mídia e as opções de indíviduos que conseguiram superar as opções esperadas e fabricadas por esta mesma mídia.
E com todo respeito, Emir Sader é cientista social, e não geógrafo.
Ah, e não acho que porque consideramos a miséria uma das razões objetivas para transformar a realidade que tenhamos que morar nela. Não consigo entender essa visão. Tanto que temos respeitado bastante as visões de quem mora nela (nesta realidade), ao invés de falar por ela.
Oswaldo diz:
13/09/2009
Heckler! Emir é sociólogo.
Heckler diz:
13/09/2009
Prezado Emir, eu o respeito como geógrafo, mas acredito que tuas opiniões em relação ao Adriano são equivocadas. A esquerda têm uma simpatia pela favela que não coaduna com a própria opção de moradia da esquerda universitária: por que os grandes acadêmicos da esquerda não moram na favela junto com o Adriano? O Eleilson Leite, do Le Monde Diplomatique, é pródigo em exemplos de amor pela periferia, mas ele mesmo mora bem longe da periferia, assim como Eduardo Suplicy nem sequer é vizinho do Ferréz ou do Mano Brown. Eu moro na periferia. Eu sei o que é estar sob o império do medo. Eu sei o que é ser achacado por gangues de bandidos. Você conhece a história da favela da Berrini? Deveria conhecer: os únicos que não aceitaram o cheque do governo para se mudar da favela foram os traficantes. Quem precisa da pobreza é o bandido, é o narcotraficante de chinelo no pé e fuzil na mão. E o Adriano voltou para a favela exatamente porque ele acredita, como a maior parte dos esquerdopatas, que pobre gosta de ser favelado. Mas os pobres do morro não tem os milhões que ele tem na conta bancária. Como alguém tão rico pode morar numa favela sem ter medo de ser assaltado pelo dono do morro? DIGA-ME COM QUEM ANDAS, ADRIANO, E TE DIREI QUEM ÉS.
Piragibe Silva Borges diz:
07/10/2009
Apresento-me à palmatória. Estabeleci comentários horrendos a respeito de Adriano, principalmente por ele cobrar dos jornalistas o cognome que os próprios associaram a ele nos bons tempos. Vejo com muita reserva o fato de alguma personalidade se apegar ao mito criado em torno da mesma. Não gosto do futebol de Adriano, não acho que ele jogasse esse tanto que está jogando. Parece que acreditou no que falavam, como o caso do Obina... De qualquer maneira, rendo-me aos fatos. O cara está jogando bola, está eliminando o sobrepeso e, como você disse, está feliz. Já Dunga é outra história. A copa de 94 devemos a ele e não a Romário. Quem segurava o ataque adversário no meio campo era Dunga. Quem liderava o time e chamava a atenção de mauricinhos preocupados em aparecer bem na fita, como Bebeto, era Dunga.
Seu estilo inconfundível, sua disciplina, profissionalismo e autenticidade fez história por onde passou. É o cara que trabalha longe dos holofotes, não briga prá aparecer na foto, dar entrevistas, ser bajulado. Trabalha. E bem.