26/09/2009

Duas trajetórias distintas

Nas horas mais difíceis se revela a personalidade – as forças e as fraquezas - de cada um. Os franceses puderam fazer esse teste quando foram invadidos e tinham que se decidir entre compactuar com o governo capitulacionsista de Vichy ou participar da resistência. Os italianos podiam optar entre participar da resistência clandestina ou aderir ao regime fascista. Os alemães perguntam a seus pais onde estavam no momento do nazismo.

No Brasil também, na hora negra da ditadura militar, formos todos testados na nossa firmeza na decisão de lutar contra a ditadura, entre aderir ao regime surgido do golpe, tentar ficar alheios a todas as brutalidades que sucediam ou somar-se à resistência. Poderíamos olhar para trás, para saber onde estava cada um naquele período.

Dois personagens que aparecem como pré-candidatos à presidência são casos opostos de comportamento e daí podemos julgar seu caráter, exatamente no momento mais difícil, quando não era possível esconder seus comportamentos, sua personalidade, sua coragem para enfrentar dificuldades, seus valores.

José Serra era dirigente estudantil, tinha sido presidente do Grêmio Politécnico, da Escola de Engenharia da USP. Já com aquela ânsia de poder que seguiu caracterizando-o por toda a vida, brigou duramente até conseguir ser presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo e, com os mesmos meios de não se deter diante de nada, chegou a ser presidente da UNE.

Com esse cargo participou do comício da Central do Brasil, em março de 1964, poucas semanas antes do golpe. Nesse evento, foi mais radical do que todos os que discursaram, não apenas de Jango, mas de Miguel Arraes e mesmo de Leonel Brizola.

No dia do golpe, poucos dias depois, da mesma forma que as outras organizações de massa, a UNE, por seu presidente, decretou greve geral. Esperava-se que iria comandar o processo de resistência estudantil, a partir do cargo pelo qual havia lutado tanto e para o qual havia sido eleito.

No entanto, Serra saiu do Brasil no primeiro grupo de pessoas que abandonou o país. Deixou abandonada a UNE, abandonou a luta de resistência dos estudantes contra a ditadura, abandonou o cargo para o qual tinha sido eleito pelos estudantes. Essa a atitude de Serra diante da primeira adversidade.

Por isso sua biografia só menciona que foi presidente da UNE, mas nunca diz que não concluiu o mandato, abandonou a UNE e os estudantes brasileiros. Nunca se pronunciou sobre esse episódio vergonhoso da sua vida.

Os estudantes brasileiros foram em frente, rapidamente se reorganizaram e protagonizaram, a parir de 1965, o primeiro grande ciclo de mobilizações populares de resistência à ditadura, enquanto Serra vivia no exílio, longe da luta dos estudantes. Ficou claro o caráter de Serra, que só voltou ao Brasil quando já havia condições de trabalho legal da oposição, sem maiores riscos.

Outra personalidade que aparece como pré-candidata à presidência também teve que reagir diante das circunstâncias do golpe militar e da ditadura. Dilma Rousseff, estudante mineira, fez outra escolha. Optou por ficar no Brasil e participar ativamente da resistência à ditadura, primeiro das mobilizações estudantis, depois das organizações clandestinas, que buscavam criar as condições para uma luta armada contra a ditadura militar.

No episódio da comissão do Senado em que ela foi questionada por ter assumido que tinha dito mentido durante a ditadura – por um senador da direita, aliado dos tucanos de Serra -, Dilma mostrou todo o seu caráter, o mesmo com que tinha atuado na clandestinidade e resistido duramente às torturas. Disse que mentiu diante das torturas que sofreu, disse que o senador não tem idéia como é duro sofrer as torturas e mentir para salvar aos companheiros. Que se orgulha de ter se comportado dessa maneira, que na ditadura não há verdade, só mentira. Que ela e o senador da base tucano-demo estavam em lados opostos: ela do lado da resistência democrática, ele do lado da ditadura, do regime de terror, que seqüestrada, desaparecia, fuzilava, torturava.

Dilma lutou na clandestinidade contra a ditadura, nessa luta foi presa, torturada , condenada, ficando detida quatro anos. Saiu para retomar a luta nas novas condições que a resistência à ditadura colocava. Entrou para o PDT de Brizola, mais tarde ingressou no PT, onde participou como secretária do governo do Rio Grande do Sul. Posteriormente foi Ministra de Minas e Energia e Ministra-chefe da Casa Civil.

Essa trajetória, em particular aquela nas condições mais difíceis, é o grande diploma de Dilma: a dignidade, a firmeza, a coerência, para realizar os ideais que assume como seus. Quem pode revelar sua trajetória com transparência e quem tem que esconder momentos fundamentais da sua vida, porque vividos nas circunstâncias mais difíceis?

Postado por Emir Sader às 12:10

63 Comentários

Raimundo W.S. Melo diz:

10/10/2009

ME GUSTAN LOS ESTUDIANTES

Mercedes Sosa (INESQUECÍVEL!!!!)
Composição: Violeta Parra

"Que vivan los estudiantes,
jardín de nuestra alegría,
son aves que no se asustan
de animal ni policía.
Y no le asustan las balas
ni el ladrar de la jauría.
Caramba y zamba la cosa,
qué viva la astronomía! "....

Exceção a parte, claro!

Piragibe Silva Borges diz:

08/10/2009

Ética. Caráter. É fácil para políticos falarem o que lhes interessa. O que lhes convém. Quando queremos, basta que olhemos um pouquinho para trás e observemos o que fizeram e o que falaram essas personalidades. É incrível a desfaçatez e a inescrupulosidade desses indivíduos. Quero enumerar políticos que agem com um mínimo de ética mas não consigo preencher os dedos de uma mão. Dilma possui caráter e será uma ótima Presidente, já mostrou que consegue digerir esses fascistas sicários da democracia. Ciro Gomes parece ser um bom candidato, mas não tem a firmeza e objetividade de Dilma. Já Serra...em alguns momentos tento imaginar como estaríamos frente a esta crise mundial com uma administração do PSDB, com JS no comando. Aí, sim, eu fico com medo. Duas coisinhas me vem à mente quando vejo esse nome: 1) Quando ministro de qualquer coisa, foi o PRIMEIRO e ÚNICO a atrasar o pagamento do funcionalismo público federal. Será que ninguém lembra disso? 2) JUROU que não abandonaria a prefeitura de São Paulo para se candidatar ao governo do estado. Não precisamos queimar muito fosfato para lembrarmos de muito mais coisinhas... essa da UNE é reveladora. E os diplomas? coisa mais nebulosa. Como dizem os norte-americanos, você compraria um carro usado desse sujeito?

antonio diz:

07/10/2009

Quem pensa ser este tal Jose Elias Aiex neto?? Já foi de alguns partidos dos quais citou em seu comenyário, portanto falar é fácil fazer acontecer é bem diferente...
Quanto a dirigir o país me parece não ser a melhor opção a este senhor uma vez que teve um número de votos inexpressivel na última eleição , portanto o melhor é deixar para quem entende de administração

antonio diz:

07/10/2009

Quem pensa ser este tal Jose Elias Aiex neto?? Já foi de alguns partidos dos quais citou em seu comenyário, portanto falar é fácil fazer acontecer é bem diferente...
Quanto a dirigir o país me parece não ser a melhor opção a este senhor uma vez que teve um número de votos inexpressivel na última eleição , portanto o melhor é deixar para quem entende de administração

Dimas Antonio Granado de Padua diz:

03/10/2009

Sobre a excrescencia em forma de artigo do senhor Reinaldo Azevedo publicada no site da Revista Veja citado pelo Carlos.Alguem se importa com o que o senhor Reinaldo Azevedo escreve?É a figura mais grotesca da imprensa brasileira ao lado do cão acometido de hidrofobia mais vulgarmente conhecido pela alcunha de Diogo Mainardi.Quanto ao Serra,ele não convence sequer um bobo da corte,é um sujeito com muita empafia,extremamente antipatico,prepotente,de uma arrogancia impar,sem carisma algum.Esses corvos da imprensa golpista não aprenderam mesmo com a surra que levaram do povo em 2006 e parecem que vão levar mais uma com a vitoria da Dilma em 2010.Lembrando que os que decidem as eleições não leem o lixo produzido por Reinaldo Azevedo e muito menos o produzido pelo lunatico Diogo Mainardi.

Regina diz:

03/10/2009

Nando, entre no blog do emir. Há outros artigos bons para ler. Beijo.

Diva Moraes Falcão. diz:

01/10/2009

Excelente artigo sôbre o caráter de duas personalidades, que estão atualmente à frente de importantes cargos públicos.

Esse artigo lança uma luz nas mentes brasileiras: em quem devo votar para Presidente da República?

Caráter é uma qualidade fundamental, para o aspirante à qualquer cargo público.

É um artigo de utilidade pública.
Deve ser amplamente divulgado.

Diva Falcão

Benedito diz:

30/09/2009

O José Elias escreve: "Quanto ao fato de que o Psol esteve do mesmo lado que partidos como o PFL em momentos em que se teve que fiscalizar o governo, não vejo nenhum problema nisso, pois estávamos cumprindo o dever da oposição." Pois bem, caro Elias. O seu argumento pode ser usado pelo PT da seguinte forma: "Quanto ao fato de que o PT esteve do mesmo lado do PMDB e de políticos da direita como o Sarney e o Collor em momentos em que foi preciso ter governabilidade para aprovar projetos relevantes ao país e para conter os golpistas de sempre e os golpistas de ocasião, não vejo nenhum problema, o PT estava cumprindo o seu dever de situação e de responsabilidade com o País".

Rayundo De Paschoal diz:

29/09/2009

É uma boa polêmica, companheiros. Ou não?
Apenas transcrevo:
"Lula governa, dona Dilma administra - Para ele, Marina foi recebida com "oba-oba" pela mídia, mas tem pouco a oferecer além do discurso verde. "Quais são as idéias dela da saúde pública? Quais são as idéias dela da educação, do transporte coletivo, dos metrôs, da estrada de ferro, do pré-sal?", disse, em entrevista ao UOL Notícias
DILMA -Tenho por ela muito respeito, porque ela é uma mulher verdadeiramente guerreira, de muita personalidade, e que está fazendo no PAC (Programa de aceleração do crescimento) uma obra estupenda. Ela gerencia isto tudo. Eu diria que o Lula governa, mas a dona Dilma administra. Ela que administra este país. Porque, inclusive, ela foi ministra de Minas e Energia até pouco tempo, o pessoal esquece. E que todo esse problema do pré-sal não nasceu hoje. Sabe, para você perfurar em lâmina d'água de 7 km, é projeto de uma década. Eu tenho absoluta certeza que, se hoje o Brasil está sentado em cima duma Arábia Saudita, nós devemos à dona Dilma.
CIRO- Ciro, sim. Foi um excelente prefeito de Fortaleza, foi um grande governador do Estado do Ceará, foi duas vezes candidato a presidente da República. Esse é um homem que tem muita personalidade e também, como dona Dilma, como Serra, se ele for presidente, o Brasil estará muito bem servido
TROGLODITAS-[Em 1989] Não tinha ninguém de direita, nem o Collor. Não acredito. E troglodita de esquerda, o que é o Fidel, o que é o Stálin, o que era o Gorbachev? Que era Kruschov? Eles eram o quê? Esquerda ou direita? Trogloditas ou não? O Brasil entrou no caminho certo da economia porque o Palocci foi o ministro da Fazenda que segurou os trogloditas de esquerda do Lula."
LULA- Mas ele está à minha direita. Eu defendo o empresário e o emprego. E ele defende os bancos e os juros altos. Quem está à direita? Eu já disse e declaro: Lula, se você estiver me ouvindo, hoje, pelas minhas posições políticas, você está à minha direita, eu me considero comunista. E você defende banqueiro com tanto ardor, tenho certeza que você não tem uma ação de banco nenhum, mas vou dizer uma coisa para você, os únicos bancos do mundo que estão recheados de dinheiro e que não emprestam para ninguém são os bancos brasileiros"
Entrevista de Paulo Maluf no Uol Notícias

PAULO SÉRGIO DOS REIS diz:

29/09/2009

-Gostaria de citar um fato mais recente, quando o FHC fretou um avião,(depois de perder a eleição), em 2002, e levou seus convidados para dar um passeio nos ESTADOS UNIDOS.
-Não sei porque, deve ser para pedir desculpas, (de joelhos).

Umbelina Oliveira diz:

29/09/2009

A cada dia fica mais claro quem é quem nos rumos da política brasileira. Os admiradores e sonhadores com golpes e ditaduras (ditabranda) já podem votar, tranquilamente, nos "demotucanos", os quais são apoiados pela grande mídia. Fiquei estarrecida quando vi no jornal da Band, um advogado paulista fazendo a defesa do ocorrido em Honduras, dizendo que não houve golpe. A Globo se posiciona claramente, desde o início, na defesa do golpe. Os Estados Unidos, até que em fim mostrou a cara: o seu representante na OEA disse que a culpa é de Zelaya. Então, está mais do que claro, os golpistas estão todos unidos no seu ideal. Eu, particularmente estou apreensiva, pois até agora, no caso de Honduras, os golpistas e seus admiradores estão vencendo. Honduras está transformada numa terrível e cruel ditadura. Seus admiradores estão fazendo a festa: é só ver a Globo, e a Band e tirar as dúvidas.

jairo diz:

28/09/2009

É uma pena que tenhamos tão poucas opções, assim fica muito difícial a escolha, mais se só  tem tu vai tu mesmo, ficarei com a Dilma esperando que seja dada continuidade ao desenvolvimento do nosso País, sem as maracutaias, com transparência. Esperamos que a justiça brasileira seja implacavel com esses maus políticos que habitam o cenario político, infelizmente se fala muito que o povo não sabe votar mas , o que se observa é que eles (os politicos )sabem muito bem enganar o eleitor, para esses enganadores temos a lei, a justiça firme e forte para defenestra-los do meio.

Alexandre Gomes Marques diz:

28/09/2009

Caráter não se discute, se constata nos atos e fatos de uma biografia. Ser de direita não significa ser mau caráter mas por atos e fatos FHC, Serra&CIA são direita mau caráter. Mídia&CIA, na história do Brasil e do mundo, estão umbilicalmente ligadas em fatos e atos vergonhosos. Mas nem a mídia venal nem as CIAs e companhias, incluídas as de inteligência e as de pesquisa de opinião consiguirão enganar o eleitor.
PS: O maior cuidado, prestemos atenção, será com a apuração e transmissão da aferição do resultado das eleições. O golpe eletrônico é mais fácil que golpe de estado.

Alexandre Gomes Marques diz:

28/09/2009

Caráter não se discute, se constata nos atos e fatos de uma biografia. Ser de direita não significa ser mau caráter mas por atos e fatos FHC, Serra&CIA são direita mau caráter. Mídia&CIA, na história do Brasil e do mundo, estão umbilicalmente ligadas em fatos e atos vergonhosos. Mas nem a mídia venal nem as CIAs e companhias, incluídas as de inteligência e as de pesquisa opinião consiguirão enganar o eleitor.
PS: O maior cuidado, prestemos atenção, será com a apuração e transmissão da aferição do resultado das eleições. O golpe eletrônico é mais fácil que golpe de estado.

Fabio Passos diz:

28/09/2009

A mídia-corporativa do Brasil - rede globo / quadrilha veja / estadão / fsp / cbn - tomou posição de tiete dos golpistas hondurenhos.

É descarado.

Todos podem ver o que representa esta mídia-golpista... e quem ela apóia.

emir diz:

28/09/2009

O representante dos EUA na OEA classificou de "irresponsavel e idiota" o retorno de Zelaya a Honduras. Perfeitamente coerente com a "trapalhada" com que Serra classificou a atuação do governo brasileiro. Compativel tambem com o golpe de 1964, que buscou justificativa dizendo que o Jango tinha "abandonado o poder", não seria um golpe, mas a ocupação de um "vazio de poder".

José Elias Aiex Neto diz:

28/09/2009

Caro Emir:

Continuo não aceitando o maniqueísmo da idéia de que este país só tem duas candidaturas viáveis para 2010. Não aceito que o PT tente satanizar Serra para que Dilma seja a opção santificada capaz de derrotá-lo.
Temos visto a discussão a respeito de quem vai ter o apoio do PMDB em 2010, enquanto pessoas daquele partido, como Jarbas Vasconcelos, tornam públicas as mazelas daquela agremiação partidária. Estão lutando para ver quem vai ter o apoio de Sarney, Renan, Collor, Jader Barbalho, Gedel (do episódio "anões do orçamento"), Quércia, Maluf et caterva. Tal fato é a garantia de que vamos continuar a conviver com o fisiologismo mais desbragado que a nação já vivenciou. Sabemos que a aliança PSDB / PFL (mudou o nome mas não mudou as práticas) é igualzinha á do PT/PMDB/PP/PTB/PR/PRB/PC do B/PDT, pois a eles o que interessa são as tetas gordas da máquina estatal.
Reitero minha opinião: vamos discutir as propostas que cada candidatura vai apresentar para melhor dirigir o país.
Quanto ao fato de que o Psol esteve do mesmo lado que partidos como o PFL em momentos em que se teve que fiscalizar o governo, não vejo nenhum problema nisso, pois estávamos cumprindo o dever da oposição.
Os petistas precisam para de se colocar como inatacáveis, que não podem ser criticados, principalmente depois de terem patrocinado escândalos como o mensalão, proteção a Sarney, etc...etc...etc...

emir diz:

28/09/2009

Serra afirmou que o governo brasileiro fez uma "trapalhada" (sic) em Honduras. O que teriam feito os tucanos na presidência? Apoiado o golpe? Entregue Zelaya aos golpistas? Do que nos livramos em politica externa em nome do Brasil, derrrotando o bloco da tucanalhada com o demoníacos de novo!

Laudyson Araújo diz:

28/09/2009

Biografias à parte, os projetos políticos de cada lado (socialistas liberais x capitalistas selvagens) já estão bem fixados na memória do povo brasileiro, o que cada um vai ter que fazer é convencer no porta-a-porta qual o melhor projeto e isso os partidos mais próximos ao povo tem mais facilidade. Creio que basta o PT e os partidos aliados reviverem o modo antigo de fazer política, quando não tínhamos tantos recursos disponíveis, que pode vir Serra, Metralhadora, tanque de guerra que nada mais derrubará a vontade do povo brasileiro.
Paz e Bem!

luiz pinheiro diz:

28/09/2009

Quem acompanha de perto a extraordinária evolução do país com Lula não pode deixar de votar na Dilma.

José Roberto diz:

28/09/2009

Como assim, discutir programas sem discutir biografias? Não vejo muito sentido nisso. É como discutir nazismo sem discutir o perfil de Hitler, que praticava genocidio e ao mesmo tempo tinha pena das lagostas que eram colocadas em água fervente nos restaurantes!!!!!
Ora, um programa partidário é um discurso que cada um assume em função de seus interesses, logo está pessoalmente implicado nele. Há que se discutir, a meu ver, os dois: propostas e biografia, senão vou acabar acreditando que se o Maluf, por ex. com toda sua "biografia" chegar dizendo que assume a agenda do PT ou outro partido de esquerda devo crer que isso eclipsaria sua história política um tanto "conturbada" e passaria a ser confiável, politicamente, não é mesmo?!Mas ele não faz isso - adotar propostas à esquerda - porque justamente onde está tem ligação com seus interesses. Portanto penso que biografia de candidato é importante tanto quanto propostas políticas.

emir diz:

28/09/2009

José Elias: na minha opinião o Psol fracassou porque aliou sectarismo e oportuismo. Sectarismo ao achar que tanto fazia Lula ou Alckmin. Oportunismo por se aliar à direita contra o governo Lula (aliança assumida pela HH). A direita, porque defende interesses e não apenas posições teóricas, se equivoca menos que a esquerda. A direita tem certeza que seu inimigo é o governo Lula e a Dilma. Acho que ela tem razão. É a realidade que impõe essa polarização. Pode-se dizer o que se queira, mas não negar a realidade. Achar que os dois blocos são iguais é fugir da realidade. Acho que o Psdol fracassou rapidamente porque negou essa realidade e que o Brasil do Lula é bem diferente do Brasil do FHC.

Benedito diz:

28/09/2009

Ao José Elias Aiex Neto. Entendo sua decepção com o PT e sua busca por outro partido político de esquerda. Não fiz o mesmo, mas entendo e respeito sua atitude. Só não consegui entender, até hoje, por quais motivos a Heloisa Helena andou de braços dados com ACM e sua turma no episódio chamado de mensalão. Também não entendo por que a HH só criticou o governo Lula quando ela foi candidata à Presidência da República. Que criticasse o governo Lula, enquanto candidata, e atacasse os personagens do mensalão, tudo bem, é compreensível. Mas que não fazer nenhuma crítica aos governos demotucanos e ainda andar de braços dados com esses caras nos corredores do Congresso sob os holofotes do PIG, realmente eu não entendi.

emir diz:

28/09/2009

A repressão da ditadura hondurenha aumenta e continuo sem ouvir declarações de condenação de pré-candidatos, salvo a Dilma. Se tiverem, mandem, seria importante.
Alguém perguntou no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, onde o Ciro tinha começado a carreira politica, eu escreci esclarecendo que foi na Arena jovem, organização juvenil do partido da ditadura militar, mais de uma uma vez, até agora não colocaram no ar. Espero que ainda o façam.

Jurgen diz:

28/09/2009

Não acredito que foi fuga. A explicação esta abaixo:
Lendo o livro A doutrina do Choque da Naomi Klein, fiquei ciente da existência do grupo "Chicagos Boys" economistas chilenos "treinados" em Chicago com bolsa dos EUA, e com objetivos de transferência ideológica, à estrema direita que efetuou o golpe de Pinochet.
Lembrei de quem também foi financiado num outro projeto da CIA e muito amigo Kissinger. ;)

Somando 2+2, O curso de economia do "economista competente" foi exatamente onde? Não foi exatamente com os Chicago Boys?

Cabe uma investigação jornalística. É provável que apareçam alguns coelhos neste mato.
abraço

Marcos Antonini diz:

28/09/2009

É isso aí Emir, vamos examinar a ficha corrida dos candidatos. Esse Serra nunca me enganou!

Francisco dos Santos Kieling diz:

28/09/2009

Caro Emir, concordo com a opinião de Castor Filho (que publica o comentário do Emb. Arnaldo Carrilho à rede castorphoto, nos comentários dessa postagem)
“Peraí, gente, assim não dá!"
É interessante conhecer as biografias (que não são determinadas por um ou outro fato, exclusivamente).
Mas dizer que Serra é "covarde" por ter saído do país no início da Ditadura beira o absurdo.
É mais fácil montar a rede de apoio atual ao Serra - sua ligação com políticos da base da Ditadura - do que através desse tipo de mensagem.
Combatentes dos preconceitos que marcaram a trajetória política de Lula até aqui, nós precisamos ter mais cuidado com esse tipo de discurso.

Rafael Santos diz:

28/09/2009

Também acredito que essa discussão em cima de biografias não leva a nada. Afinal podemos perguntar tmb, porque Lula deixou parte das lutas que defendia na época de sindicalista, ou
por que ele mudou sua visão sobre determinados temas da eleição de 89 para a de 2002.
Resumindo: As pessoas mudam. E tem o direito de mudar. A discussão deveria se centrar no aqui e agora.

José Batista da C. Sobrinho diz:

28/09/2009

Parabéns pelas distintas biografias. Em projetos societários só as biografias não são suficientes, mas são necessários para, também, distuinguir os projetos políticos as práticas políticas reveladas. Nesse caso, é preferível ficar com a Dilma. Sua prática políticas se revela mais ampla e autêntica. Dilma presidente, vamos nessa nova empreitada que precisa ser levada com ombridade, depreendimento e profundo espírito de serviço aos mais precisados do que se entende por direitos dos cidadãos e cidadãs.

José Batista

Lúcia Adélia diz:

28/09/2009

Caro Mestre Emir Sader, ótima idéia, boa mesmo. Esse é o caráter do zé pedágio serra, fugir e enganar a população de bom moço, ele é isso aí mesmo, um covarde.
Meu voto é em Dilma e tenho certeza que o povo brasileiro saberá escolher a continuidade do governo Lula ou seja o terceiro mandato de Lula e votarão em massa na Dilma. Viva o povo brasilerio. Viva Dilma, viva a revolução.

Lúcia Adélia diz:

28/09/2009

Caro Mestre Emir Sader, encontrei esse comentário lá no Conversa Afiada, onde o PHA postou lá essa sua fantástica matéria, achei-a maravilhos por isso estou postando aqui também e da Sueli Reis:

A comparação é mesmo desmoralizante!
Uma entrega a própria dignidade, a integridade física e, quase, a vida, pelo ideal do bem COMUM. No governo: libera a PF contra os lesa-pátria, respeita a lei, alimenta os pobres e “ensina a pescar”, financia “o barco e a rede”, abriga, fortalece a produção, o estado e as instituições – fortalece o BRASIL E OS BRASILEIROS – e é taxada de terrorista.
Outro entrega o cargo e a classe estudantil, a luta, os companheiros sem liderança, pelo ideal do “salve-se quem puder (pagar passagem, faculdade e estadia no exterior)”. Faz o governo que caça aos pobres e migrantes, desabriga-os, destrói a dignidade e o orgulho nacionais, destrói as instituições, (finge que) vende (mas entrega) as empresas (o suor dos) brasileiras (os) – fragiliza o BRAZIL E ESCRAVIZA OS BRAZILIANS. – e é apresentado como a salvação.
Em quem será que eu vou votar? Fico com a terrorista!

José Elias Aiex Neto diz:

28/09/2009

Fui filiado ao PT durante vários anos, tendo sido presidente do DM do Partido em Foz do Iguaçu por quatro anos. Aprendi a ter disciplina partidária, sendo que nunca emitia nenhuma apinião em nome da sigla que não fosse discutida nas instâncias pertinentes. Defendíamos que o importante era o coletivo e não o individual. Nos orgulhávamos de dizer que o partido não poderia depender de apenas um "companheiro", pois se ele faltasse sua bandeira seria levado por outros.
Depois do mensalão e do caso Francenildo deixie a sigla e hoje estou filiado ao Psol, no qual temos compromisso com o coletivo. Como Plínio de Arruda Sampaio escrevu em seu artigo "Porque não PT", publicado na Folha de São Paulo para explicar sua saída do partido: "continuo socialista. Como o PT assumiu que não dfende o socialismo estou me desligando da sigla".
Penso que o Brasil precisa discutir propostas, as quais devem ser construidas a partir da visão coletiva, pautada pelos ideais deste. Acho que é um desperdício ficar discutindo biografias ao invés de propostas, apesar de que nós, do PSOL, temos excelentes quadros, com biografias dignas. Além de Heloísa Helena, a brava senadora que enfrentou os corruptos do Congresso Nacional e os coronéis de Alagoas, temos Plínio de Arruda Sampaio, de reputação inatacável. Mas não queremos isso. O que queremos é discutir, com Serra, Dilma, Ciro, Aécio e Marina, se eles vão continuar beneficiando os banqueiros e latifundiários, perpetuando a cruel e vergonhosa concentração de riquezas que ainda existe neste país.
Emir, você é uma pessoa respeitável. Lidere discussões como as assinaladas nesse texto, e não entre na seara perversa do maniqueísmo que tanto o PT quanto o PSDB querem impor ao Brasil.

Castor Filho diz:

28/09/2009

(comentário do Emb. Arnaldo Carrilho à rede castorphoto)
“Peraí, gente, assim não dá! Em abril de 1964, o Zé Serra tinha 22 anos e, até o fatídico golpe, era Presidente da UNE. A Ministra Dilma, que muito admiro e em que vou votar, se vivo estiver e em minhas faculdades psico-físicas, tinha 16 anos e acabara de deixar o Sion de Belo Horizonte, para ingressar no Colegio Estadual. Naquele azarado abril, apesar de filha de pai progressista, ela mal tinha noções do que de fato ocorria no País e nem entrara ainda para a luta armada, o que ocorrerá em meados-fins dos anos-60.
Se a gente trata o Serra assim, cuja gestão permitiu uma ampliação e enriquecimento cultural do CPC, estaremos adotando comportamento semelhante ao do Senador Agrippino Maia, que se expôs ao Senado da Republica aleivosias contra a Ministra e fez aquele papelão, diante do Brasil. Serra tem de ser julgado por outro angulo. Ele tinha deveras de fugir do País, naqueles dias, como tantos outros. As mudanças ideológicas que abraçaria posteriormente, sim, aí é que devemos pesquisar.

Meu falecido colega Guido, que acompanhou Serra (+ Paulo Alberto e Pedro Celso), informou-nos do que sucedera em Congonhas, aqueles primeiros asilados tendo de formar com os demais fila-indiana na passagem pelo saguão, eram cuspidos e xingados, na base de comunistas filhos-d'uma-egua etc. Mais humilhante ainda, foi a tentativa deles de entrar na Chancelaria da Embaixada em La Paz, onde à porta, o Encarregado de Negócios, Ivan Batalha, ladeado pelo Adido Militar, não os deixou entrar e não lhes entregou os salvo-condutos que o Guido, instruído por seus chefes, Souza Gomes e Benedicto Roque da Motta, dissera ao asilados solicitassem.

Entao, vamos devagar com o andor, que é muito feio destruir reputações sem conhecimento de causa. Não se ganham eleições com macunaimismos! O Brasil do Presidente Lula e da Ministra Dilma é outro, tem de sê-lo, senão nem o pré-sal vai nos salvar (a cara, ao menos)!...

Abraços do
Arnaldo C.

NOTA FINAL - naquele tempo, Prof.-Dr Emir, poucas jovens de 16, como a grandiosa Luz del Fuego, fugiam de casa e do País, mesmo por motivações sócio-políticas.

Pietro Guerriero diz:

28/09/2009

Emir e colegas, um dos comentaristas frisou muito bem que o importante sao os projetos que cada candidato tem. Analisar sob a otica de um momento de incertezas, ha' mais de 40 anos, e' bem caracteristico da polaridade desnecessaria.
E, so' para completar, o Brasil deve estar nas maos dos brasileiros, nao de uma pessoa, nao importa quanto sejamos simpaticos a ela. E' hora de acabar com o "pai" disso ou "mae" daquilo. O pais ja' se libertou do complexo de colonia.

David de Oliveira diz:

28/09/2009

O povo brasileiro sabe quem é quem.Não troca o certo pelo duvidoso.

Cristiane Leal diz:

28/09/2009

Caro Emir,
gostaria que você fizesse esta análise também para o ZÉ MARIA, HELOÍSA HELENA, MARINA SILVA, AÉCIO NEVES e o CIRO GOMES, onde todos estavam nessa época vergonhosa de nossa História.

Lúcio Flávio V. Lima diz:

28/09/2009

A coerência está ao lado da Dilma, é claro. Será nela que votarei caso venha a ser candidata.

emir diz:

28/09/2009

"Minha candidata é a Dilma." (Hugo Chávez)

Felipe Vizzoto diz:

27/09/2009

É uma discussão interessante.

Se por um lado eu creio que a vida pessoal de um sujeito muitas vezes pode não se misturar com a vida profissional - nesse caso - pública, por outro considero inegável que o caráter de uma pessoa rege suas ações.

Acho que todos que acompanham a política nacional sabem do caráter (ou melhor, da falta dele) de José Serra.
Ter abandonado o barco dos estudantes diante das ameaças do regime militar é apenas mais uma prova irrefutável de que o atual governador de São Paulo é individualista, que não pensa no coletivo e, portanto, sem condições morais de trabalhar para a melhoria de um país e de uma nação.

Fabio Passos diz:

27/09/2009

A trajetória da Dilma é realmente prá orgulhar todo brasileiro. Uma guerreira.

Messias Franca de Macedo diz:

27/09/2009

Emir Sader: Dilma enfrentou
regime militar e Serra fugiu

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=19052&cpage=2#comment-199827

AVISO AOS NAVEGANTES!: é isto que quase cem por cento dos “eleitores do IBOPE & afiliados$$$” ainda não sabem!
NOTA: [José] Serra – ex-presidente da UNE(!) – vai preferir ficar em “SUMPAULO”! “SUMPAULO” dos barões – do café e da mídia! “SUMPAULO” da Daslu e do Kassab!
“SUMPAULO” e suas enchentes de civismo!
Apostem, e dividiremos o megaprêmio, com certeza!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

emir diz:

27/09/2009

A hierarquia da Igreja católica de Honduras apoio o golpe. Outros setores dela, condenam.
Na minha opinião, o caráter de um dirigente político conta também para definir um voto.

Marci diz:

27/09/2009

Professor,se possivel,gostaria que vc escrevesse algo sobre o silencio sepulcral,da igreja catolica,com relacao ao golpe em Honduras.Nao é verdade que os gopistas foram apoiados pela igreja de la?Nao caberia ao Papa tomar uma posicao com relacao a este fato?

MMottta diz:

27/09/2009

Esse é o tipo de contraponto que não ajuda o debate. Não existe meia perseguição, ou perseguição branda esse é um argumento parecido com o da "ditabranda " pelo avesso. Todos os perseguidos pela ditadura merece o respeito de todos os demecratas. Não concordo com o projeto que o Serra e os seus aliados tem para o Brasil. Tem gente que foi perseguido e torturado e hoje tem posições conservadoras e tem gente que apoiu o projeto politico da ditadura e que hoje tem posições avançadas. Vamos discutir politicas, contrapor projetos. Essa regua de medir perseguição não serve como instrumento para medir qual dos projetos é omais democratico.

Paulo Henrique Pereira Alves diz:

27/09/2009

Caro Prof. Emir, boa noite!
Resido em Pouso Alegre MG e tenho a honra de ocupar uma das cadeiras do nosso legislativo (2º mandato). Sou dentista e filiado ao PT desde 1989. Há 15 dias estive com o Min. Luiz Dulci em BH para convidá-lo a vir a Pouso Alegre realizar um seminário sobre Crise Econômica, Ações do Governo Brasileiro, Política Externa e Pré-sal. Disse também da minha intenção de convidar o Senhor para o mesmo evento, quando então o Luiz me contou que está escrevendo um livro em parceria com o Senhor e se mostrou entusiasmado com a idéia. Ficamos de agendar uma data. Quero que o Senhor nos de a honra de vir a Pouso Alegre e pretendo telefonar-lhe para conversarmos. Aguardo sua manifestação e reforço o convite. Obrigado pela atenção. Favor enviar número de telefone para contato.
Abraço! Paulo Henrique

emir diz:

27/09/2009

Encontrei, na página do Psol, declaração do partido de solidariedade com a resistência do povo hondurenho contra o golpe, mas não encontrei nenhuma declaração da Heloisa Helena sobre o tema. Quem encontrar, seria bom mandá-la, para esclarecer a questão.

Paulo Henrique Pereira Alves diz:

27/09/2009

Professor Emir Sader, referência em ética e lucidez. Parabéns pelas grandes contribuições que tem dado ao Brasil e a nós, seu povo!
Quanto ao Serra, nenhuma novidade para quem sempre se acovardou. Agiu assim até com seus amiguinhos tucanalhas, fugindo da disputa com Lula em 2006 e colocando seu fiel e "ingênuo" escudeiro G. Alckimin numa gelada. Este conseguiu a façanha de obter menos votos no segundo turno de uma mesma eleição.
Quanto a Ciro Gomes, sua retórica "progressista" não deveria enganar a ninguém, já que sua prática política é a mesma dos truculentos coronéis. Aliás aqui em Minas é aliado do coronelzinho das alterosas, Sr. Aécio Neves, aquele neo-milionário que persegue quem ousa questionar suas coroneladas. Nada de novo entre os "reaças".

Piort Ilianovic diz:

27/09/2009

Heloísa e o PSOL se posicionaram contra o golpe, Emir. Não é difícil saber isso, basta ir até o site do partido.

Fernanda diz:

27/09/2009

Muito bom o texto!!! Muito boa a iniciativa de mostrar quem é quem... e quais as trajetorias dos pré-candidatos a presidencia.
Muito esclarecedor esse texto, principalmente pra quem não lembra (ou não quer lembrar!) os fatos ocorridos durante a ditadura militar no Brasil.
Ainda, os proprios comentários já expostos aqui no blogue, mostram os posicionamentos dos pré-candidatos. Enquanto DILMA condenou o golpe em Honduras, os outros pre-candidatos como Serra, Ciro Heloisa Helena, Marina, simplesmente se calaram... como se não estivesse acontecendo nada... Calar-se frente a um Golpe Militar realmente não é um atributo de alguém que quer eleger-se ao cargo de Presidente da Republica.

Rodrigo diz:

27/09/2009

esclarecedor para aqueles que não conseguem contrastar as candidaturas dos tucanos e do pt. Além da questão das naturezas dos projetos de país e das biografias que são claramente distintas , está toda a base de sustentação dos candidatos, que faz toda a diferença.

José diz:

27/09/2009

Com Dilma temos um projeto de nação; com serra um projeto de expoliação. Dilma na presidência é a continuidade histórica, coerente com toda sua vida de luta por um projeto de país democrático, justo. Dilma traz consigo as marcas desta luta.
Já o serra, lustroso, engomadinho, é a caricatura perfeita de sua história de ânsia pelo poder a qualquer custo, para seus interesses próprios - por isso suas fugas nos momentos difíceis. Como esquecer a expoliação recente que ele, seus comparsas e seu partido efetivaram na história recente com a privataria descarada, sustentada pela retórica do neoliberalismo.
Como querer que este horror volte?

Carlos diz:

27/09/2009

Reinaldo Azevedo acaba de publicar uma definição asquerosa de Dilma Rousseff...

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-acha-o-homem-brasileiro-muito-mulherzinha-interpreto-sua-misandria/#comment-739493

Zilda de Araujo Rodrigues diz:

27/09/2009

Ciro Gomes - o socialista - manifestou-se contrário à atualização do índice de produtividade e teceu críticas a Stédile, na entrevista que concedeu ao Canal Livre, dia 20/09/2009.
É importante resgatar a história do "companheiro" e decodificar seu discurso contundente. Teve oportunidade de governar para a maioria da população cearense e o fez, como um neocoronel, para a minoria. Só agora, no governo do irmão dele, Cid Gomes, com a ajuda total do governo Lula a cara do Ceará está mudando de fato para todas a população.

laura diz:

27/09/2009

Serra é um obcecado pelo poder. Faz qualquer coisa, inclusive mudar de lado. Dilma é uma mulher de esquerda, na época e sempre. Quer mudar o Brasil para melhor- um país mais igualitário e desenvolvido -e vai continuar mudando, como presidente.
E, quanto à Marina, não se arrependeu não, ela é isso mesmo, uma mulher deslumbrada pelo poder e que também faz qualquer coisa. Não está criticando Lula e elogiando FHC?
E sempre com um discurso genérico, onde não se define. A imagem de "boazinha" é da mídia, leia-se PIG, ou seja como quer Serra, para incautos. Ela não me engana, nao.

emir diz:

27/09/2009

Aliás, que posições tomaram os pré-candidatos à presidência sobre o golpe em Honduras? Dilma, Serra, Ciro, Marina, Heloisa Helena?

emir diz:

27/09/2009

Para dar continuidade a essas trajetórias, basta ver a posiçáo de uma - condenação explicita ao golpe em Honduras da Dilma - e o silêncio do outro ´- Serra não diz nada sobre o tema.

Gilson Raslan diz:

26/09/2009

A falta de caráter do Serra está na raiz de suas ações: deixou a Faculdade de Engenharia pela metade; não concluiu o mandato na presidência da UNE, deixando a luta contra a ditadura militar pela medade; não concluiu o mandato na Prefeitura de São Paulo. e está prestes a deixar o mandato no Governo de São Paulo pela mendade.
Será que os brasileiros ainda vão colocar essa pessoa de personalidade e carátaer instáveis na Presidência da República, como fizeram os paulistanos e os paulistas?
Que Deus nos livre desse câncer!

Adalberto diz:

26/09/2009

Ainda, também é interessante relembrar para os "esquecidos" que o que se passou no país em 1964 foi um GOLPE MILITAR que quebrou a institucionalidade democrática e a marcha do país, quem sabe, rumo à uma realidade de alguma justiça social. Relembrar também que os apoiadores e grandes instigadores do golpe eram da UDN e do empresariado e ressaltar suas semelhanças com a dupla PSDB-DEM e suas atividades golpistas desde o segundo governo de Getúlio.

Elemar do Amor Divino diz:

26/09/2009

Fundamental relembrar biografias e perguntar onde estavam quando o sapato apertou. Principalmente em momentos quando todos querem mostrarse como ´soluções´, como ícones de moralidade. Serra não quis aderir à luta contra o regime como seus companheiros da Ação Popular: quando ser católico de esquerda passou a ser perigoso, preferiu ser apenas católico. Até porque a conta só é cobrada no além, ao contrário da história que cobra diriamente sua conta.

Do Ciro e do PPS, não dá pra esperar muita coisa: acolheram a escória entreguista aqui do Rio Grande do Sul (Britto, Odone, Fogaça et alii) e sempre se posicionam contra as lutas mais elementares dos trabalhadores. Essa oposição de ocasião não cola mais: como o Freire indo à Televisão pra criticar o Lula e dizer que ele é um timoneiro sem rumo... Santa paciência!

Francisco Antonio Medeiros Alencar diz:

26/09/2009

Os lados opostos não se encontram só na índole mas também do sexo.
O Zé frouxinho se mandou e a Dilma VALENTE ficou.
Belo artigo. Parabéns.

Marcelo diz:

26/09/2009

Te agradeço Emir por revelares mais esta covardia do Serra, para que os mais jovens saibam quem é este sugeito. Pela história, honetidade, firmesa e amor ao Brasil que a Dilma tem e por poder dar testemunho disso é que a direita tem tentado de tudo para derruba-la e não consegue e não irá conseguir. Estão inflando até o Ciro, usando a Marina, que já deve ter se arrependido de ter mudado de lado. Mas depois de eleger um metalúrgico este mesmo povo está preparado para eleger a Dilma.

emir diz:

26/09/2009

Ciro começou na Arena jovem do Ceará.

jose alcino da silva diz:

26/09/2009

E o Sr. Ciro Gomes? de que lado ficou quando começou sua vida pública?.

Deixe um comentário

Nome
(Requerido)
E-mail
(Requerido, não será publicado)
Website
Comentário


Digite o texto acima:
Principal | TV Carta Maior | Blog do Emir | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos