20/10/2009

Fracassomaníacos

A invenção se deve às ironias com que FHC tentava desqualificar o debate. Conhecedor que era, se dedicou a essa prática, alimentada pelo despeito, o rancor e a inveja de ver seu sucessor se dar muito melhor do que ele. E os tucanos se tornaram os arautos da fracassomania, porque o governo Lula não poderia dar certo. Senão, seria a prova da incompetência, dos que se julgavam o mais competentes.

Lula fracassaria porque não contaria com a expertise (expressão bem tucana) de gente como Pedro Malan, Celso Lafer, Paulo Renato, José Serra, os irmãos Mendonça de Barros, entre tantos outros tucanos. O governo Lula não poderia dar certo, senão a pessoa mais qualificada para dirigir o Brasil – na ótica tucana -, FHC se mostraria muito menos capaz que um operário nordestino.

Por isso o governo Lula teria que fracassar economicamente, com a inflação descontrolada, a fuga de capitais estrangeiros, o “risco Brasil” despencando, a estagnação herdada de FHC prolongada e aprofundada, o descontentamento social se alastrando, as divergências internas ao PT dividindo profundamente ao partido, o governo se isolando social e politicamente no plano interno, além do plano internacional.

A imprensa se encarregou de propagar o fracasso do governo Lula. Ricardo Noblat, apresentando o livro de uma jornalista global, afirmava expressamente, de forma coerente com o livreco de ocasião, que “o governo Lula acabou” (sic). A crise de 2005 do governo era seu funeral, os urubus da mídia privada salivavam na expectativa de voltarem a eleger um dos seus para se reapropriarem do Estado brasileiro.

FHC gritava, no ultimo comício do candidato do seu partido, que havia relegado seu governo, com a camisa para fora da calça, suado, desesperado, “Lula, você morreu”, refletindo seus desejos, em contraposição com a realidade, que viu Lula se reeleger, sob o cadáver político e moral de FHC.

Um jornalista da empresa da Avenida Barão de Limeira relatava o desespero do seu patrão, golpeando a mesa, enquanto dava voltas em torno dela, dizendo: “Onde foi que nós erramos, onde foi que nós erramos?”, depois de acreditar que a gigantesca operação de mídia montada a partir de uma entrevista a um escroque que o jornal tinha feito, tinha derrubado ao governo Lula.

Ter que conviver com o sucesso popular, econômico, social e internacional do governo Lula é insuportável para os fracassomaníacos. Usam todo o tempo de rádio, televisão e internet, todo o espaço de jornal para atacar o governo, e só conseguem 5% de rejeição ao governo, com 80% de apoio. Um resultado penoso, qualquer gerente eficiente mandaria a todos os empregados das empresas midiáticas embora, por baixíssima produtividade.

Como disse, desesperadamente, FHC a Aécio, tentando culpá-lo por uma nova derrota no ano que vem: “Se perdermos, são 16 anos fora do governo...” Terminaria definitivamente uma geração de políticos direitistas, entre eles Tasso, FHC, Serra - os queridinhos do grande empresariado e da mídia mercantil.

Se Evo Morales dá certo, quando o FHC de lá – o branco, que fala castelhano com sotaque inglês -, Sanchez de Losada, fracassou, é derrota das elites brancas, da mesma forma que se Lula dá certo, é derrota das elites brancas paulistanas dos Jardins e da empresa elitista e mercantil da Avenida Barão de Limeira.

Postado por Emir Sader às 12:37

106 Comentários

Jorge Ernesto Couto de Castro diz:

20/01/2010

As conquistas do povo brasileiro pobre, como os programas sociais são na minha opinião conquistas permanentes para sempre, eu não espero, nem acredito que algum governo vá fazer alguma coisa para tirá-la para desgosto dos ricos egoístas. E o Lula vai entrar para a história do Brasil, como um presidente que venceu duas eleições, um exemplo de persistência e vitória cuja história merecia mesmo virar filme.

Andressa Chinaider e Ana Claudia diz:

11/11/2009

Parabéns como sempre mostrando sua ideias fabulosas e mostrando realmente o que esta acontecendo na politíca do brasil..
nao sei o que passa na cabeça dos tucanos que acham que conseguirao durrubar o governo de lula ...

-Kaio Turquino e Wdslayne Arteman! diz:

10/11/2009

Achar que o Lula fracassaria, foi uma tolice total dos tucanos, pois como eles não tiveram a capacidade de fazer a diferença, eles tentaram destruir a carreira politica do Lula pois julgavam Lula menos competente por não querer contar com o apoio dos expertis, mas Lula se mostrou muito melhor do que eles julgavam, superou todas as criticas, e ajudou a melhorar vidas. A falta de estudo não o fez uma pessoa menos capaz do que as outras, pois conhece as necessidades do país.
Parabéns Emir pelo texto politico, que abre os olhos dos cidadões brasileiros.

Marlon Junior Cardinal e Juliemerson diz:

10/11/2009

Parabéns Profº Emir, pois sua ideia contra os tucanos é muito favoravel, pois tentaram derrubar o Lula através da mídia, que foi fracassada.
O governo Lula está sendo um dos melhores mandatos que o Brasil já teve, pois entrou em crise e está saindo com poucas perdas.

Juliemerson e Marlon.

Wilian Brahian diz:

10/11/2009

o seu texto é muito bom,apesar de eu não gostar de temas políticos,mas continue assim e chegará ás alturas...

Lucas e Danni(H) diz:

10/11/2009

Pois bem, esse texto tratou exatamente oque se passa dentro da política brasileira.
Quando o Lula se candidatou pela primeira vez para presidente da república os tucanos acharam que o Brasil eria se desvivar. Só melhoraremos nosso País com a participação de todos, e sem ir pelas idéias dos políticos e da mídia.

Wilian Brahian diz:

10/11/2009

como o nome já diz,fracassomaníacos são pessoas que vivem fracassando,assim como os tucanos que,alem de fracassar,criticam o governo Lula.Apesar de eu não gostar de política,me interessei no texto,pois a opinião dos tucanos a respeito doLula é bem interessante.Valeu. falou

ADSON ANDREY E GEOVANA diz:

10/11/2009

Podemos dizer que emir é a favor do governo Lula que sera marcado na história ele detona os tucanos que fazem parte da oposição concordamos do com algumas ideias dele. Mas em nossa opinião TUDO TEM QUE HAVER OPOSIÇÃO, TUDO TEM Q SER CRITICADO PARA NOS DAR O BENEFICIO DA DÚVIDA

Wéslen Pereira diz:

10/11/2009

bom, como é tratado no texto, os "fracassomaníacos" criticam plenamente o governo lula, pois através da mídia eles tentavam abaixar a popularidade do mesmo para que assim eles se elevassem e em questão disso eles ganhariam mais votos, porém não tiveram sussesso e lula se reelegeu facilmente...
"Na minha opinião o Lula fez um governo muito mais evolutivo que qualquer outro do Brasil, quitou toda a divita que o Brasil tinha com a Inglaterra, fez com que os preços nos mercados brasileiros abaixassem"
"em fim" foi um ótimo Líder"

Lais Daiane e Leticia diz:

06/11/2009

Achamos esse texto bem interessante pois entendemos como é o mundo da politica,além de varias criticas contra o Lula porque disseram que o governo não daria certo.Mesmo com as critica contra o Lula ele não se rendeu como um fracassado.

Jadherson dos Santos Souza diz:

06/11/2009

Os tucanos ficaram com inveja do governo Lúla porque os outro presidente não fizerão o que o lúla fez pelo brasil faiz uma lembrança no tempo de FHC. O preço do arroz era de R$: 14,00.. e Quando o governo lúla entro no poder caiu o preço de R$:14,00 para R$:7,50 isso ele fez a diferença ajudando cada vez mais as pessoas pobres com beneficios para alunos,familia..etc..


Depois que Lúla entrou no governo o brasil mudou muito do que era no tempo de FHC e esta mudando cada vez mais melhora de saúde de alimentação...


Um programa que o Lúla crio que eu achei bom foi o Fome Zero colocando comida nas casa de pessoas pobres..


tirando um resumo o Lúla foi o melhor presidente para as pessoas pobre no brasil e ajundando cada vez mais o brasil ir para frente.. Lúla Parabéns

Wanda Jaqueline diz:

06/11/2009

o texto fracassomaníacos, pelo meu entendimento fala sobre a politica. Diz no texto que os tucanos se tornaram os arautas da fracassomania, pois o governo Lula poderia não dar certo.
O governo Lula não poderia dar certo, senão a pessoa mais qualificada para dirigir o BRASIL.
Se Lula fracasasse seria a prova de sua incompetência, dos que julgavam o mais competente.

Tiago, William diz:

06/11/2009

Esses fracassomaniacos vêem apenas o mal que ocorre em um mandato não às coisas boas que governantes fazem. Boa reportagem

weslei lima diz:

06/11/2009

Interessante a comparação entre Fernando Henrique cardoso e o LULA, e um texto bem elaborado.
Mesmo sem um grande conhecimento sobre a área POLITÍCA consegui absorver todas boas informações existentes nesse texto pensar que no começo as radios e programs de televisão publicavam que o governo LULA seria ruim, mas depois das pesquisas provaram que houve 5% de rejeição e 80% de apoio.
Não vamos fechar os olhos para os problemas, se analizarmos no especto neo liberal todos indicadores são positivos.
Alunos:weslei, geisel
Amambai-MS

Camila Reis diz:

06/11/2009

Cada vez mais o pais esta crescendo e os problemas aumentando e em cada 4 anos entra um novo presidente que devera melhorar o nosso país,nos achamos que poderia ser melhor, mas esta sendo bom,pois ele lutou para chegar lá, enfrentou muita coisa em seu caminho,muitas barreiras,mais nada que nao pudesse enfrentar.
Parabens!!!!!prof.Emir

Luciano diz:

06/11/2009

Foi um excelente texto bem elaborado, mas em questão de politica sempre tem corrupção.O Lula é um bom presidente, mas na minha opinião ele têm muita coisa para fazer pelo Brasil eu não acho que ele governou mal,mas vamos trabalhar presidente, falta ainda baixar um pouco dos impostos, se não vamos ter que pagar imposto até do ar que respiramos.Em relação aos outros presidentes lel esta executando bem sua tarefa como presidente.Sou um estudante e acho que o futuro esta em nossa mãos invista em escolas, educação, de qualidade, professores não vai se arrepender eu vejo um Brasil daqui uns 10 anos sem corrupção, e sem desvio de dinheiro.Meu nome é Luciano estudo na Escola Vespasiano Martins, Amambai-ms!!!!!

cristhian diz:

06/11/2009

pelo nosso entendimento nos chegamos a conclusão que foi um texto muito critico sobre principalmente o governo do atual presidente do Brasil.
em apenas uma frase podemos simplificar o texto"Porque chorar pelo leite derramado"
alunos
suzan, priscila, monique, rafael e cristhian
alunos do 9ºB.

Paula daiana,Luana Azevedo,Rafael dos Santos diz:

06/11/2009

Nós achamos que essa medida tomada pelos tucanos mostrou que eles na verdade eram inferiores ao tão questionado Lula

Claudia - Luna - Cidiane diz:

06/11/2009

Bom o que adianta chorar ao leite derramado so porque um governo passou por crise, não irria se levantar....?

Até mesmo antes de acabar um governo revistas e reportagens ja colocando o fracasso do governo lula...antes mesmo da crise acabar o país começava a se "reconstruir economicamente"

Parabens ao autor do texto...

Liliane e Jaqueline diz:

06/11/2009

O texto é muito bem explicado, pois fala da realidade da pilítica no Brasil. Os tucanos não tem o que fazer e ficam inventando histórias do governo Lula que é um excêlente presidente que fez muitas mudanças na vida dos Brasileiros.
Parabéns ao prof° Emir Sader

Marcos Roebrto Alencar da Silva diz:

05/11/2009

Vejo por um lado queridos amigos. Baseando-se nestes dados aqui favorecidos quero ter a honra de tomar conta de minhas palavras e dizer: vivemos em um mundo repletos de riquezas mas porem pouco desenvovido mas os cidadões moradores deste país com uma classe bem desenvolvida (tucanos) esta bem entristecida em relação a atitudes do presente governo quando por si o governo anterior por sua vez dava a eles uma boa qualidade de vida e lucros claro mas o governo de hoje não foge muito disso assim vejo claro e por não estar favorecendo estes certos tucanos que se sentem ameaços e querem ficar em extinção sem precisar sofrer para ter , querem o fracasso do mesmo pois assim colocando no poder os que ajudam a eles estariam satisfeitos com o lucro presumido meus queridos amigos questinionar depois de eleger é um ato de covardia pois antes de colocarmos no poder ali estava a pessoa e sua mascara logico tudo pode ser perfeito cidadões mas a realidade é que tudo é imperfeito neste mundo que vivemos querer crescer na mordomia é querer morrer antes da vida por isso tucanos vcs não conhecem a vida sempre por si viviam de lucros politicos. Amigos governo lula governa que trabalho pelo direito de todo cidadão mesmo assim com sua desigualdade social quem busca encontra quem luta vence por isso parabéns lula pelo seu governo trabalho popular trabalho humano e vcs tucanos tomem vergonha na cara não se presta ganhar em cima de politica mas sim sofrendo na vida logico cada um com seu meio de sofrimento seja qual for consciencia em um mundo com mais igualdade o poder ficou para tras tucanos vcs agora estão no mesmo topico que qualquer cidadão obrigado meus amigos esta ser minha visão sou de amambai uma cidade não muito vista pelo governo lula mas um pouco trabalhada abraços....

VILSON diz:

05/11/2009

Cada presidente que foram elegidos no brasil alguns foram bons ,já alguns não ,agora o presidente lula foi um cara que lutou pelo brasil ,mostrou para os tucanos que ele pode tanbém gorverna o pais brasileiro,mas claro governou mas bem do que os tucanos..PARABÉNS LULA...

Flávio Monteiro diz:

05/11/2009

pelo pouco conhecimento que tennho sobre a politica não diria que o governo Lula foi o melhor mas é bom alem disso melhorou e muito o Brasil mas na minha humilde opinião o Lula e os outros que assumiram e assumirão o governo não fizeram mas que a obrigação.

everton junior diz:

05/11/2009

bom,o texto foi muito bem elaborado,
e na minha opinião,o lula mostrou
como o governo era incompetente antigamente,
e provou a todos que é capaz de governar um país.

silvio fontana diz:

04/11/2009

A imprensa, principalmente a escrita, está de cabelos em pé. Estão perdendo assistência. Não convencem e nem formam mais a opinião de ninguém. Bons tempos das Diretas Já, quando havia um compromisso com as mudanças. O jornal de maior tiragem, a FSP, não publica nem meio milhão de exemplares diários. Só na Grande SP são quase 11 milhões de pessoas e nem 1% disso lê a coletânea diária de mentiras. Estou cansado de receber promoções deles tentando me empurrar uma assinatura. Mas quê?! Pagar pra ler mentiras??? Tô fora!
A imprensa eletrônica, Canais de TV aberta principalmente, também está em estado de nervos. O Fantástico está perdendo audiência cada vez mais. Um programa de pastelão humorístico, como o Pânico na TV, está tirando audiência da revista eletrônica semanal dos Marinho.
A Veja, agora empresa dos Boers racistas sul-africanos, também está me enviando promoções e me telefonando para tentar me vender assinatura. Daí eu penso: que desperdício de árvores para fazer papel para jornalistas escroques e vagabundos, sem ética e sem patriotismo escreverm mentiras e tentarem lavar os cérebros dos brasileiros.
Por isso conclamo a todos os meus compatriotas: cancelem assinaturas da imprensa safada. Abaixo o partido da Imprensa Golpista (PIG). Vamos deixar estes vagabundos todos desempregados. O jornalismo factual está contaminado tanto quanto o opinativo. É tudo um embuste, um lixo sem tamanho em que não dá para ter a menor confiabilidade.
Pra quê ler mentiras destruindo a natureza, se podemos ter os sábios ensinamentos de jornalistas da estirpe de Emir Sader, Luis nassif, Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim e tantos outros, probos, íntegros e éticos? Que a internet continue destruindo a imprensa vagabunda.
Abraços e parabéns pelos seus textos, Emir.

Silvio - Londrina/PR

carlos rodrigo diz:

03/11/2009

já que os tucanos estão com inveja do governo lula porque esse governo é melhor do que o outro se junta todos os invejosos lá no senado e toma uma birita pensando no proxímo comentario maldoso e sem fundamento porque não tem nada para fazer.

valdevino p oliveira diz:

03/11/2009

nao entendo de politica mas nao tem como deixa passar em branco vamos tira o chapeu isto e um fenomeno!!!!!!!!!!!!!!!!!!

pathy costa diz:

03/11/2009

bom,adorei o texto muito exelente, o governo lula e um governo bom,ele mostrou para todos que esta tentando mudar o nosso brasil,mas nao saõ todos que gasta da nossa presidencia atual,sao os que nao se atualisa com a realidade .
nossa presidente nao e perfeito mas e um bom politico.

leandro diz:

03/11/2009

o presidente lula ve se para de falar e faça alguma coisa
pelo BRASIL
por a coisa ta feia eim!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Natani Lacerda Mendes diz:

03/11/2009

Parabéns excelente texto.....
Más odeio politica...

Rinaldo Rodrigues diz:

29/10/2009

Me divirto muito lendo seus textos e os comentários...
Quer dizer que a "mídia" não pode falar nada de mal do Nosso Guia ?
Amigos, pesquisem o que se escrevia dos governos Collor / Sarney / FHC ... era essa mesma imprensa, haviam críticas e elogios... exatamente como é hoje... que raio de complexo de perseguição é esse ?
Abraço a todos.

Marcos Sanabria Freitas diz:

28/10/2009

PENSO QUE SE TRATANDO DA REALIDADE É REALMENTE CONTRANGEDOR PARA OS '' FRACASSOMANIACOS'',CONVIVEREM COM A INCRIVEL ASCENSÃO POLITICA DO GOVERNO LULA. AO MEU PONTO DE VISTA, TENHO GRANDE ADMIRAÇÃO E GRATIDÃO POR ESSE GOVERNO TRABALHADOR E DESPOJADO QUE VIVENCIAMOS HOJE, TAL QUE AO MEU ENTENDIMENTO COMO CIDADÃO, É INÉDITO. TENHO GRANDE PRAZER EM ESTAR POSTANDO AQUI ESTE COMENTÁRIO,POIS SE TRATANDO DE UM EXELENTE PROFISSIONAL QUE É EMIR SADER,QUE PRA MIM E PRA QUEM REALMENTE TEM CONSCIÊNCIA DA ATUALIDADE,FOI MUITO EXCLARECEDOR EM SUA MENSAGEM RACIONAL SOBRE A POLITICA BRASILEIRA. MEUS PARABÉNS MESTRE,SÓ PEÇO QUE CONTINUE ESSE TRABALHO MARAVILHOSO DE CONSCIENTIZAÇÃO..ABRAÇO!!!

Karine Machado diz:

28/10/2009

Na realidade a midia só passa o que eles acham que poderiam passar, e não os fatos reais.
Pra mim o Lula é um dos presidentes que fez muito pelo BRASIL. Dificilmente achariamos um igual a ele, ,ou seriam melhor ou pior , mais igual a ele Nunca!!
Esse pessoal aí ta com inveja do Lula.

Aparecida Romeiro Alfonso diz:

28/10/2009

Os tucanos subestimaram o Lula,disseram que ele era incapaz,agora teêm que engolir o sabor amargo de que eles é que são incompetentes,isso tá na cara e nem os tucanos podem negar

BÁRBARA LUANA SILVA LOPES diz:

27/10/2009

Mesmo sem um grande conhecimento sobre a área POLITÍCA consegui absorver todas boas informações existentes nesse texto!!!PARABÉNS PELO SEU CONHECIMENTO....

Franciele Dos Santos diz:

27/10/2009

Com a prova da incopetencia, lula fracasaria pq nao tinha a expressao bem TUCANO [ou seja direitos].
Com isso seu tornou popular,estava em todo lugar...

robersom v. dos santos diz:

27/10/2009

É muito importante que a sociedade esteja apar dos assuntos politicos que envolvem o nosso pais . Principalmente os jovens e adolecentes , pois grande parte destes , não tem interesse a esse tema ....

Ana diz:

27/10/2009

Na verdade se transformaram em partidos políticos autoritários onde só a vontade dos donos prevalecem. Os jornalistas, são simples transmissores da linha editorial. E todos eles fazem assim. Fizeram charges de deboches ao Lula. O patrão, o homem que vendeu suas empresas para os gringos e se diz orgulhoso de ser nordestino não imagina o efeito disto nos verdadeiros nordestinos. Sabe, aquele deboche ofende profundamente a todos os nordestinos e tudo isso só da forças a eles para que continuem o projeto que Lula iniciou no nordeste.
Por isso dizemos que o Brasil esta se libertando das elites ricas de hoje em dia.

mauricio diz:

27/10/2009

Sem duvida Lula foi um dos melhores presidentes que o brasil ja teve, basta conferir a sua adminitracão com a de outros presidentes.

Maikol do nascimento brito diz:

27/10/2009

Simplesmente o motivo é que vivemos em um país onde muito se compra e pouco se conquista.

Dionilto Calistro da Silva diz:

27/10/2009

Eles tinham que conviver com o sucesso popular, economico, social e internacional do governo Lula.

Gaudencio Siqueira diz:

27/10/2009

Que o governo Lula teria que fracassar economicamente, com a inflação descontrolada, e as fulgas de capitais....

Luiz Antonio Caldas diz:

27/10/2009

O PSDB não é um partido, muito menos de oposição. Primeiro porque um partido política sem povo, sem massa, não tem representatividade, na verdade eles são muito poucos, todos ultrapassados, retrógados,, esperança do medo. Segundo, porque o cerdadeiro partido político é o PIG, pois
é ele quem dá a linha política para a sub-legenda PSDB. Nestas circunstâncias, a fracassomania é do PIG, estampada no fracasso político do PSDB.

emir diz:

25/10/2009

A tiragem dos jornais brasileiros diminui 4,8% no primeiro semetre deste ano. Quem mais diminuiu foi a FSP (Forca Serra Presidente), reduzida a tiragem em mais de 8%.

jose carlos lima diz:

25/10/2009

Emir, você sabia que estou encantado com Lampião?
Estou boquiaberto com o cara, uma fonte de conhecimento, este sim, ao morrer deixo-nos o conhecimento ao invés de apenas ossos no cemitério.
O meu interesse pelo bandido começou na blog do Luis Nassif, na postagem sobre a Maria da Palha.
Meu deus, como podemos deixar Lampião de lado.
Este sim, com sua história, tem muito a nos dizer, pois que ficou na luta até o fim, até o último suspiro.
Em 1926 Lampião concedeu uma entrevista coletiva a jornalistas.

Como este encontro seria noticiado hoje?
Qual seria a manchete?
Qual frase da entrevista desta entrevista de Lampião à imprensa seria pinçada para ser manipulada e em seguida virar manchete em todos os jornais, TVs e portais da intenet?
Com certeza haveria manipulação.
Talvez não, por temor das consequências.
Hoje a imprensa é que virou bandida.
Que o diga Luis Nassif, perseguido pela família Civita/Veja/Abril por expressar sua opinião.
Estamos sim, precisando de um novo Lampião.
Quem sabe assim os jornais pensem duas vezes antes de tripudiar?
Se bem que hoje, quem faz as vezes de Lampião é Zé Serra.
É só ver o poder que ele tem sobre a imprensa.

Como se trata de um assunto um pouco extenso, leia mais no meu blog

www.josecarloslima.blogspot.com

Delmar Fontoura diz:

24/10/2009

Cada vez mais fixo minha convicção de que o desviu de caráter firma-se como virtude...

Mentêm e sobrevivem dessa mentira... ...por que essa é sua gênese e está contido no DNA de suas "céLULAs!...

Fátima diz:

24/10/2009

Querem um exemplo de alguem sábio, coerente, verdadeiro, simples em analisar um fato histórico, atual, acontecendo no Brasil - EMIR SADER. É lógico que precisamos avançar em muitos pontos, mais felizmente saimos do marasmo que alguns teimavam (e ainda querem) só que Lula conseguiu inverter com muita maestria.

MARIA GORETTI A.M FARIA diz:

24/10/2009

ACRESCENTANDO ...O GOVERNO LULA COLOCOU EM CRISE VÁRIOS SETORES NO BRASIL.A MIDIA PIG,A DIREITA, O RACISMO,O PRECONCEITO, O FRACASSADO NEO LIBERALISMO,A ELITE PODRE,FHC,PSDB,PFL-DEM,O SENTIMENTO DE QUE NUNCA PODEMOS NADA,NÃO SOMOS NADA,O CONGRESSO E TANTAS OUTRAS VERDADES E SETORES PODRES.VALEU EMIR.

Luiz Lopes diz:

24/10/2009

Parabens !!
Seus textos normalmente são reveladores e sempre escancaram os interesses mesquinhos da elite tucana/pefelista. Não obstante, é facil prever que a grande imprensa (essa que se pauta somente nos interesses dos grandões do país) deve aumentar - e em muito - a tarefa diária de esconder; minimizar; desconstruir ... as ações do governo Lula, o MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE.
Sr. Emir Sader, o senhor tem toda minha admiração e respeito!!!!

DDD diz:

24/10/2009

O PIG inteiro está em crise em todo o Brasil, e sempre que ele entra em crise ele renasce, sempre em São Paulo, há 14 anos governado pór aliados de FHC (o Farol de Alexandria). Agora, que Lula é popular, que as crises artificiais estão dando errado, e que Dilma cresce sem que o Ibope esconda, o PIG entrou em mais uma crise. Resta saber se ele vai renascer em São Paulo de novo.

Fabio Passos diz:

24/10/2009

O Brasil está se libertando da incompetência e falta de escrúpulos das "elites" ricas...

"Cai número de leitores de jornal no Brasil"
http://videos.r7.com/cai-numero-de-leitores-de-jornal-no-brasil/idmedia/fe17469f12d5c6379edb0f7983212264.html

Thiago Melo Teixeira diz:

24/10/2009

Acho que os empresários do PIG devem mudar seu foco de ataque constante ao governo federal, pois a cada dia eles estão perdendo audiência e credibilidade com os ouvintes, leitores e telespectadores. Assim como o PMDB eles acabarão se aliando ao governo federal, pois jamais ficarão 16, ou 20 anos como comentou o colega Castilho Jr., fora do poder.

ROBSON ANDRADE SOARES diz:

24/10/2009

Emir parabéns pelo comentáeio. É isso aí mesmo. Teremos que ter estômago em 2010. Vocês deveriam se juntar e criar uma equipe para auxiliar na campanha de Dilma. PHC, Altamiro Borges, Venicio Lima, Gilson Caroni, Bernardo Kuginski, Renato Rovai, enfim jornalistas que não são capacho da mídia hegemônica.

Jose Carlos Noel diz:

23/10/2009

Sr. Emir Sader,
Quando sou bem atendido numa loja por um funcionario,
faço questao de levar ao gerente minha satisfaçao e
elogio aquele funcionario.
Quando li o seu artigo me senti orgulhoso de ter ,ainda, JORNALISTA de sua estirpe.
Muito Obrigado.
Jose Carlos Noel

Carlos Aguiar diz:

23/10/2009

Ninguém acredita na chamada grande imprensa brasileira, aquela pertencente a grupos familiáres. Na verdade se transformaram em partidos políticos autoritários onde só a vontade dos donos prevalecem. Os jornalistas, se é que podemos chama-los assim, são simples papagaios da linha editorial. Ai de quem fizer diferente. Vai para o olho da rua. Na campanha contra LULA a CBN que está na linha de frente, criou um quadrinho humorista do tipo Sucupira do Bem Amado e coloca sempre Lula tentando leva-lo ao deboche e ao ridículo. O patrão, o homem que vendeu suas empresas para os gringos e se diz orgulhoso de ser nordestino não imagina o efeito disto nos verdadeiros nordestinos. Sabe, aquele deboche ofende profundamente a todos nós nordestinos e multiplica nossas forças e nossas vontades para continuar o projeto que LULA iniciou.

jorgeamorim diz:

23/10/2009

Até quando tenta ser realista, FHC mostra-se panglossiano. Seguramente, não serão "apenas" dezesseis anos fora do poder. A eles, tucanos, só restará uma alternativa: deixar a arrogância de lado, adotar enfim o discurso de fundação e aliar-se ao projeto democrático e popular de governo iniciado por Lula.
A essa altura do campeonato, ruptura é algo remoto, então, esse é o caminho para nos consolidarmos como uma das cinco maiores nações do planeta.

Macedo diz:

23/10/2009

Na verdade, a elite poderosa que sempre dominou a cena política e financeira do país, ao longo dos séculos, tripudiando com a inteligência alheia, nem em sonho imaginava que esse imenso poder , um dia lhe escapasse das mãos.
Hoje, intensifica suas ações, na tentativa de desacreditar tudo que representa e luta pela defesa dos interesses e anseios do povo. Estão ações contra MTS, as Centrais sindicais, o vazamento até hoje obscuro dos exames do ENEM, os Programas bem sucedidos do governo dentre outras.
Mas a população está atenta a qualquer mais uma safadeza desses irreponsáveis.


José Batsita da Costa Sobrinho diz:

23/10/2009

Governo Lula não é perfeição e isso nunca pode ser esperado de um governo. Mas que é muito melhor que os dois mandatos dos tucano... Dilma precisa continuar essa melhora substancial iniciada e que precisa não só ser continuada, mas continuada com mais profundidade e amplitude democrática: mais participação transparente, mais educação e saúde pública, mais moradia até todo mundo ser coberto, mais pequenas propriedades para pequenos produtores, mais créditos para a produção familiar, mais crédito para o micro e pequeno empresário, mais salário com menor hora de trabalho, mais práticas de regulação ambiental sustentável, mais opções de lazer...

Tadeu diz:

23/10/2009

Certo otimismo acrítico em relação o governo. Em muitos pontos, certamente nos mais importantes, houve exatamente um aumento de eficiência do modelo anterior. A economia, salvo detalhes, é absolutamente a mesma. A mídia corporativa ataca Lula por uma espécie de cegueira. Meu chefe, um liberão inglês imigrado no Brasil há anos, costuma dizer que Lula é a face do neoliberalismo comedido. Ele tem razão.

Lúcia Adélia diz:

23/10/2009

Caro Mestre Emir, diante de palavras tão sábias fico estaguinada sem saber o que dizer. Simplesmente: VIVA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, VIVA O POVO BRASILEIRO. DILMA 2010. E XÔ PIG/ELITE BRANCA/E TODA TURMA REACIONÁRIA CONSERVADORA.

Haremhab diz:

23/10/2009

"Reeleição ilimitada"?Democracia é "alternância de poder"(palavras do próprio Pres.Lula).Todo presidente eleito sucessivamente, transforma-se em "ditador ou tirano".

jose carlos lima diz:

23/10/2009

No pig de hoje fazem um grande barulho porque Lula teria dito que é preciso negociar até com Judas.

Faço minhas as palavras de Lênin em Esquerdismo, doença infantil do comunismo

"(...) O extremismo esquerdista, em reação às capitulações social-democratas, rejeitava quaisquer compromissos: "uma tese pueril, que é inclusive difícil de levar a sério". Acrescenta ainda Lênin: "...toda história do bolchevismo, tanto antes quanto depois da Revolução de Outubro, está repleta de manobras, de acordos e de compromissos com outros partidos, sem excluir os burgueses". "Há compromissos e compromissos". Na realidade é preciso distinguir entre o compromisso que é capitulação diante da hegemonia do adversário, renúncia da própria autonomia política, e o compromisso que se tornou indispensável em função do nível das forças em luta, a fim de preservar as próprias fileiras e conseguir avançar, apoiando-se nas forças possíveis de serem unidas.(...)"

http://vermelho.org.br/pcdob/ sec...esquerdismo.asp

Luis José Ariosto Pereira Silva diz:

22/10/2009

Se a presidenta DIlma fôr eleita, o primeiro projeto dela deve ser aprovar a reeleição ilimitada para o sucessor dela, e aí ela pode diminuir o próprio mandato para 2 anos, assim o presidente Lula pode voltar à tempo de presidir a copa e as Olimpiadas, ok ,nada mais justo do que o presidente Lula, o grande responsável pelo orgulho que sentimos de sermos brasileiros, possa ser presidente durante a copa e a Olimpiada ok

José Carlos Morais da Silveira diz:

22/10/2009

Apesar de alguns deslizes cometidos pelo presidente Lula, "O cara" foi o que mais fez de bom para o Brasil.
Difícilmente aparecerá outro igual. Só não concordo com
a candidata dele. Não confio em cadidato, no caso dela,
que mentiu descaradamente o encontro que teve com a
secretária da Receita Feeral. Temos candidatos bons para substituí-lo.

Fábio Galvão diz:

22/10/2009

Respondendo ao senhor José Marcio Tavares (caro, uso senhor, mas apesar dos meus 46 anos, não me considero senhor; o senhor está no céu). Concordo que o presidente Lula tem pouquíssimas opções. Evidentemente, golpe de Estado não seria uma delas. Ao contrário do ex-presidente FHC que mudou a Constituição para se reeleger, Lula resistiu, ainda bem, ao terceiro mandato. O argumento de Lula é a governabilidade ou "a segurança institucional" como ele justificou a defesa do Sarney em entrevista à Folha. Lembro que FHC só se viabilizou candidato com reais chances de vitória não por causa do real, mas por causa da sua aliança com o então PFL. Ali, ele ganhou a eleição. Lula venceu sem o PMDB. Recorde que logo no início do governo, antes mesmo da posse, ele desautorizou um acordo com o PMDB feito pelo José Dirceu. Realmente é difícil escolher entre PFL e PMDB. Confesso que não vejo muita diferença. Mas Lula poderia ter se unido ao PMDB mais progressista (se é que isto existe - com certeza não é Pedro Simon, nem Jarbas Vasconcellos.) Talvez a Dilma até seja uma boa presidente (não a conheço em profundidade e espero me informar bastante durante a campanha). Mas penso que Lula poderia ter escolhido um candidato com mais peso nacional. Acredito que a própria Marina Silva, apesar de ainda estar um pouco verde (sem trocadilho), ou o Patrus, talvez representassem melhor a continuidade de um governo progressista. Enfim, este é um belo debate que o Brasil precisa fazer. 2010 promete. Um abraço

JOSÉ MARCIO TAVARES diz:

22/10/2009

Só gostaria de fazer uma pergunta ao senhor Fabio Galvão. Qual seria a opção de Lula? Dar um golpe de estado, talvez.

Leirton Leite diz:

22/10/2009

Quando algum intelectual ou figura importante do Brasil defende ou analisa com seriedade o Governo Lula, imediatamente os que são contrários respondem com argumentos baseados na "Dialética Erística" em que o sujeito nada tendo a objetar seriamente as razões do escritor, "sutilmente" procura desmoralizar o artigo ou confundir "a platéia" para fazer com que o verdadeiro pareça falso e o falso verdadeiro. Vejamos alguns exemplos:
(1º) Fazer referências a quem já deixou o PT. Ora, o Sr. Chico Oliveira também já fundou e já deixou o PSOL. Hélio Bicudo, Plínio de Arruda Sampaio? Soninha Francine aliada de Serra e Kassab? Gabeira? Luciana Genro aliada do PFL na última eleição em Porto Alegre? E Marina, que queria porque queria a cabeça de Sarney e foi parar no PV presidido pelo próprio filho de Sarney?
(2º) Porque líderes de esquerda na America Latina e no Mundo fazem tantas referências elogiosas ao Presidente Lula? O exemplo mais recente é do ex-militante tupamaro e candidato de esquerda a Presidência do Uruguai José "Pepe" Mujica que diz: "Deveríamos clonar Lula e espalhá-lo pela América."
(3º) Se o sujeito aprova o Governo Lula significa que esta aprovação é incondicional. Que o sujeito é um alienado concorda que tudo está indo muito bem e não pode fazer críticas, apontar rumos, mudanças. Nada. Aprovou e pronto.
(4º) Outros incomodados apelam até para a manipulação semântica: "popularidade não significa ter sucesso nas ações de Governo". Ora, porque então a popularidade de FHC não é a mesma de LULA?
Para finalizar, PASMEM, ainda tem aqueles que acham que a mídia apóia Lula.

jose carlos lima diz:

22/10/2009

Você merece.
Parabéns, estou feliz com a solidariedade dos leitores.

Dias atrás vi na TV Brasil a Leida Nagle debatendo com um grupo de jovens empreendedores. O segredo deles foi aproveitar oportunidades, seja aquilo que as pessoas lhes ofereceram, ate a crise virou oportundiade para eles alavancarem seus ganha-pães,

Muitos que acompanham o mundo pela blogosfera não gastam mais dinheiro com assinaturas tipo Veja, Folha, etc, grana que poderia ser reservada para reforçar a blogosfera que, com certeza, será o motor impulsor deste novo Brasil.

Esta grana que foi economizada com o cancelamento das Folhas, Globo, Estadões e Vejas, poderá ser investida na blogosfera, mediante a ajudar aos blogs independentes que, é claro, não recebem ajuda das das "Vales" da vida, pois como se se sabe, a Vale, apeser de ter participação estatal, é dominada por tucanos e o que eles tem aprontado na Vale nós já sabemos, só falta uma CPI para tornar pública a sujeira.

Então esqueçamos da Vale ajudando a nossa blogosfera, muito pelo contrário, o que a Vale puder fazer para nos prejudicar, fará.

Lembro-me que, por ocasião da primeira eleição de Lula, primeira ou segunda, não me lembro ao certo, existia um blog muito bom, o nome era "informante", um ponto de encontro de todos nós.

Num belo dia o blog parou de ser atualizado sem maiores explicações até ser deletado. Seus editores não vieram a público contar o que estava ocorrendo, ficamos sabendo depois que era por questão financeira.

Ao invés de encerrrar o blog, o pessoal do "informante' deveria ter vindo a público, ter aberto o jogo e pedido ajuda, como fez o Miguel do Rosário, ao invés de sumir sem deixar rasto.
Lembro-me que também Agência Carta Maior passou por uma crise e quase fechou, no entanto veio a público dizer o que estava ocorrendo, recebeu ajuda e continuou.

Voltando ao caso do "informante".

Ao inves de sumir, o pessoal do "informante" deveria ter feito ao menos uma campanha estabelecendo como meta adquirir 1000 leitores que pagassem, cada um, 1 real cada.
Este valor, que não deixaria ninguém mais pobre, seria programado pelos leitores em suas contas correntes para cair auto0mática e mensalmente na conta do blog durante 12 ou mais meses.

Leia mais no meu blog www.josecarloslima.blogspot.com

Jefferson diz:

22/10/2009

Antes eu era olavete, acreditava no discurso empedernido, excêntrico, distorcido, mentiroso e histérico do Olavo de Carvalho. Mas a cada dia tenho me tornado mais e mais revolucionário.

O único argumento deles é "200 milhões de mortos", cifra em nada a ver com o Socialismo: números de autoria de ditadores perversos. Já o Liberalismo mata gerações inteiras de fome, miséria, doença, racismo, machismo, homofobia...

Andre Ribeiro diz:

22/10/2009

Pratico um minimo de bom senso reconhecendo os interesses maléficos do tucanato ao Brasil. Tenho pensado que voto no PT somente como voto útil:para q o PSDB nao entre no poder.

Concordo que a mídia privada é prostituída politicamente, i.e, vende os valores q deveriam balizar o jornalista por oposição politica apelativa (ex Folha) agora nao mais disfarçada mas escancarada .

Por outro lado é possivel e necessário criticar o governo de outra maneira, sem golpe baixo. O professor Chico de Oliveira o faz no artigo Avesso do avesso (http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=26805)

Chico, um dos fundadores, se desligou do PT em 2003 por nao ver o governo cumprindo os valores pelos quais sempre lutou (a crítica do capitalismo com vistas à sua superação). é significativo o Chico terminar este artigo afirmando que: "o lulismo é uma regressão política, a vanguarda do atraso e o atraso da vanguarda". Vejam o artigo no link acima.

Se o lulismo é um atraso (e no artigo o professor porquê) que se dirá do tucanismo... Me vejo numa posiçao mediocre em termos de governo do
Brasil: escolher o menos ruim. Tomara que um dia nossa escolha seja pela positiva: escolhendo nao o menos pior mas o melhor dos candidatos.

luiz fernando mendes diz:

22/10/2009

QUEM E QUANDO VAMOS ABRIR CPI DESSA IMPRENSA PODRE, ´SÓ PRA OCUPAR UM POUCA ESSA IMUNDICE.

Fábio Galvão diz:

22/10/2009

Lembro que na primeira eleição de Lula o PSDB insistia em dizer que o Brasil corria o risco de virar uma Argentina (que passava por uma crise econômica sem precedentes) ou uma Venezuela (onde o militar Hugo Chavez manobrava para se manter no poder). Não sou militante do PT, mas sempre votei no partido e em Lula. Sempre achei que Lula faria um governo regular. Afinal, ele não tinha experiência administrativa e o PT sempre foi bom de política e inexperiente na economia. O que mais me surpreendeu é que nos dois governos dele esta percepção se inverteu. Lula se mostrou um ótimo administrador da economia (não, ele não deu seguimento à política econômica de FHC), mas se revelou um desastre politicamente. Tudo bem que até Cristo teria que fazer um acordo com Judas, se ambos morassem no Brasil, mas a verdade é que o PT não poderia ter se aliado com quem se aliou e viu seus principais líderes serem abatidos. Agora, sem candidato, o partido talvez tenha que engolir Ciro Gomes em São Paulo. Já para a eleição presidencial, apesar de toda a popularidade, é o candidato da oposição quem lidera as pesquisas. Torço para que Lula consiga transferir sua popularidade para Dilma, embora ela não me empolgue. Tanto Dilma quanto Serra têm perfil de gerente, não de presidente. Infelizmente ficamos sem um nome com peso e personalidade para ser presidente. E, pior, corremos um sério risco de ver o neoliberalismo voltar. Seria um retrocesso. Em relação à mídia mercantil, onde trabalhei por longos quinze anos, o professor tem toda a razão. Eles vivem no mundinho deles e tentam ser influentes na política. Algumas vezes eles até conseguem, mas tenho o certeza de que é uma espécie em extinção.

Mexiana diz:

22/10/2009

A questão fundamental, que no meu entendimento, deveria estar em todos os debates sérios sobre governo é qual tipo de política macroeconômica, arraigada em quais critérios sociais e ambientais, estão sendo adotadas como ideologia. Não desprezo o seu texto, professor, e gosto de conhecer o seu ponto de vista, e acho sim que a famosa oposição (Lula) teve e tem enfrentamentos fortes conta a imprensa - o que me parece salutar, já que começamos a ter divergência em pontos de vista que sequer tínhamos acesso antes, quiçá com uma direita declarada neoliberal. Mas é neste ponto que quero chegar: a política praticada pelo governo do Partido dos Trabalhadores não é mais uma política social, mas sim com princípios neoliberais que pregam a desestruturação dos trabalhadores, que minimizam seus direitos, abrem a economia ao mercado financeiro sem qualquer regulação, que transformam o país num "chão de fábrica", que independe de crescimento intelectual/ tecnológico para se desenvolver, e sequer agrega valoração sócio-ambiental na produção! É esse tipo de preocupação que mais me assola. Será que resta algo de esquerdista na nossa política? será que, em verdade, algum dos muitos partidos políticos do cenário nacional adota valores diferentes dos neoliberalistas avassaladores e desrespeitadores de direitos fundamentais tais como a dignigade da vida?
Tento crer que sim.

Marcelo Pereira diz:

22/10/2009

Caro Emir,

Realmente me incomoda bastante um intelectual de seu porte perder tanto tempo na defesa de um governo que, nas suas próprias palavras, já tem 80% de aprovação popular. Será que é essa a grande tarefa dos intelectuais de esquerda? Defender o governo Lula? Será que você não ajudaria muito mais o governo que tanto ama se, em vez de sustentá-lo acriticamente, procurasse apontar as suas enormes e gritantes contradições?

fábio machado de freitas diz:

21/10/2009

É o mesmo governo Lula de que você fala e de quem eu penso?? Sucesso na polítia econômica??? Onde?
O governo Lula não incomoda a lucratividade dos banqueiros, dos grandes empresários e das multinacionais. Um governo só pode ser chamado de esquerda quando DE FATO incomoda a classe dominante em prol da classe dominada.
Pelo contrátrio, os banqueiros nunca lucraram tanto quanto no governo Lula. Nem o neoliberal Fernando Henrique ofereceu tanta liberdade acumulativa.
O governo Lula só paga os juros das dívidas com os banqueiros, investimentos que poderiam ser aplicados em investimentos sociais e ambientais DEFINITIVOS para a sociedade.
Essa loucura financeira do governo Lula vai durar até quando??
Eu não consigo ver esse sucesso do governo Lula.
Eu vejo sim. Uma popularidade eleitoral construída em mais de 20 anos de candidaturas presidenciais desde a primeira em 1989; numa imagem confiável e popular do PT desde sua fundação até a crise do mensalão em 2005; e na participação ativa da militância do PT desde sua fundação até 2003, ou 2005, quando muito de seus miliantes históricos se afastaram, ou mesmo saíram do PT, como Hélio Bicudo, Plínio de Arruda Sampaio, Chico Oliveira entre outros.
Sinto muito, professor Emir, mas popularidade não significa que o governo seja um sucesso na aplicação de políticas que levem de fato à transformaçao social.

O Brasil é uma das 15 maiores economias do mundo e poderia acabar com a miséria e a pobreza com a quantidade de riqueza que produz, mas grande parte do seu povo mora nas ruas e busca o sustento nos lixões a ceú aberto. Não se encontra gente buscando renda ou alimentos no lixo não em países com o maior IDH do mundo, como Noruega, Austrália, Dinamarca, Suécia, Canadá. São populações bem menores que a nossa, mas isso não justifica tamanha desigualdade social. A ganância egoísta, a violência política e o individualismo exacerbado das nossas elites são o que explicam.

Muitos políticos tiveram e ainda têm enorme popularidade e seus governos são um retumbante fracassos. Maluf é um exemplo disso. Até hoje esse nefasto político tem uma enorme popularidade, mesmo tendo passado 40 dias na cadeia. Era para nunca mais ninguém votar nele. Mas se elegeu deputado federal com um votação enorme [e conseguiu a im(p)unidade parlamentear para seus crimes de desvio de recursos públicos].

Gentilmente,
Fábio.

Sonia Montenegro diz:

21/10/2009

O que me causa espanto é ainda haver no Brasil pessoas que elogiem FHC. Ele merecia um destino semelhante ao dos seus amigos Carlos Menem, na Argentina e Fujimori no Peru. Não poderia, de forma alguma, escapar de sua responsabilidade de ter doado estatais que não lhe pertenciam, mas ao povo brasileiro, e apesar disso ainda ter aumentado extraordinariamente a dívida pública e ter falido o país por 3 vezes. Espero que os brasileiros não se esqueçam disso em 2010, permitido que os demo-tucanos voltem ao poder.

Messias Franca de Macedo diz:

21/10/2009

... Esta oposiçãozinha é tão cretina que não deveria ser considerada oposiçãozinha: deveria ser tratada como 'delinquência irrecuperável'! Presta um desserviço inefável ao instituto oposição, esteio da democracia mundial, minimamente civilizada!...

EM TEMPO: quando o ínclito e empreendedor presidente Lula [e sua fabulosa popularidade] "dará um chega-pra-lá", um 'sustinho básico' no golpista e famigerado PIG golpista?! Já passou da hora!... Uma revisão nas Leis das Concessões Públicas para emissoras de comunicações... E/ou uma 'CPIzinha maneira', cujo objeto jurídico seria a apuração dos estelionatos cometidos historicamente pelos fatídicos e inescrupulosos barões da mídia!... Pra começar, digamos! Apenas, pra começar a tirar o sonos destes... Sacripantas!


Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Jair diz:

21/10/2009

É prazeroso assistir nos noticiários, o desespero dos tucanos e demos da vida. O FHC, esse até parece que se tocou e sumiu do cenário. Gastou muita saliva a troco de nada; não convenceu, afinal o povo que ele tanto despresa, não é como ele imagina.

carlos augusto diz:

21/10/2009

Professor EMIR ,parabens.tiro de elite na elite fracassada."A INVEJA É JUSTA; CORROI O INVEJOSO POR DENTRO". O Farol de Alexandria é ruim ate de aritimética= 8 do LULA+ 4de DILMA + 8 do LULA..........

Marcos Antonio diz:

21/10/2009

Muito bom professor, e ainda tem gente que diz que o PIG poupou Lula não batendo tanto nele nas últimas eleições.

João Aguiar diz:

21/10/2009

Gente, o que a Farsa de S.P., gLOBO, bEstalhão e inVeja falam não repercute em lugar algum, primeiro que aquela turminha ali dos Jardins sabe que é pura armação e riem quando dá, ou não dá, certo. Segundo, que o sujeito da esquina lê as manchetes na banca e nada bate com o dia a dia dele, então não liga. Terceiro, que um monte de jornal no exterior só fala coisa boa do Brasil e nem mesmo um helicóptero em chamas chamou tanta atenção quanto a taxação da Bolsa.
Saiu hoje, PIG, Partido da Imprensa Golpista, expressão criada por Paulo Henrique Amorim no seu site, foi dicionarizado pela Wikipedia e retrata o atoleiro que a grande imprensa entrou.

vianna diz:

21/10/2009

Parabéns, mais uma vez, Emir. Gostaria de poder acrescer o seguinte. Segundo a psicanálise de Sigmund Freud, o ser humano é movido pelos impusos de vida (eros) e morte ( tanatos). No caso desse último, o sujeito vive em constante auto-sabotagem.Vale dizer, conspira contra ele mesmo o tempo todo. Esse, seria, em tese, o fracassomaníaco neurótico compulsívo.Tem prazer de sofrer, e faz do remar, ou, nadar contra a corrente sua razão de viver... Isso, mesmo em face as grandes evidências de mudanças sociais e econômicas que operam no mundo, de tempos em tempos. Ele geralmente integra a classe média e a média alta do meio rural, a mais renitente e conservadora. A que sempre dá sustentáculos ao status quo, imperante. Ele não suporta, sequer conviver com a idéia de mudanças; quer nos padrões mentais, de ver as coisas sob outro prisma, quer, muito menos, de rever arraigados hábitos de consumo e da partilha dos bens, sociais e materiais da vida. A história de lutas no interior da antiga URSS fornece magníficos exemplos disso. Infelizmente o processo de coletivização forçada do campo, com o implante da reforma agrária (Plano Quinquenal), somente tornou possível ao governo do camarada Stalin, literalmente, depois de erradicar a odiosa classe dos kulacs (latifundiários), refratária às mudanças sociais e econômicas que impunham. Ela era contra, e de quebra, colaborava com atos de
sabotagem do exercito branco, dos contra-revolucionários, remanescentes do czarismo deposto. Infelizmente, nessa empreitada alguns mujiques (pequenos e médios agricultores) pagaram o pato, por entrarem de gaiato numa corrida que não era deles, mas, tão somente, de cisnes e de ganços.Assim é o caso no Brasil de Lula, onde os michelettos da vida(deputado federal da bancada ruralista, até ontem, pequeno produtor rural) da vida, conspiram em favor dos caiados, catia abreu et caterva da vida...

Alberto Coutinho diz:

21/10/2009

As eleites brancas só têm vencido, desde que aqui chegaram em suas caravelas, com o poder das armas. Primeiro dizimaram povos nativos, interromperam processos civilizatórios e depois criaram suas milícias para promoverem golpes de Estado. Quando vemos homens nascidos no seio popular criando políticas de inclusão social e sendo vitoriosos só nos resta pensar que depois de alguns séculos retomamos nossos caminhos originais.

José Roberto diz:

21/10/2009

Muito bem Emir, conciso, dizendo o que tem que ser dito. Esta corja dos fracassomaníacos querem tanto o fracasso que devemos lutar para que ELES (corvada e cia.) realmente fracassem em seu intento miserável de destruir o que este governo vem construindo às duras penas, apesar deles.

Fábio Faiad diz:

21/10/2009

Emir, excelente texto! Parabéns!!

Eduardo diz:

21/10/2009

Conversocrática:

Pergunta (P): Por que o Lula tem tanta aprovação no país, se ele não fala francês nem inglês!?
Resposta (R): Porque o povo fala português!

P: Por que o Lula tem aprovação também no exterior, onde se fala francês e inglês?
R: Porque o Lula fala português!

P: Por que os ataques da mídia contra Lula não surtem efeito?
R: Para ter efeito, tem que haver uma causa ou motivo!

P: Por que o povo não gosta do neoliberalismo?
R: Porque não ganha nada com isso!

P: Por que a elite é tão egoísta?
R: Porque o egoísmo é elitista!

Francisco Antonio da Silva diz:

21/10/2009

Caro Emir! Outro dia, li na Imprensa, que o sr. Paulo Maluf escreveria a verdadeira historia da eleição de Tancredo Neves e sobre a aprovação da emenda da reeleição do digníssimo FHC. Só que só serão publicadas, após sua morte. Será que seria possivel fazer algum tipo de esforço para que o senhor Maluf abrevie e nos conte tudo agora. P.s., se fosse contra Lula, já teria vazado.

ZEPOVO diz:

21/10/2009

Certeiro, um análise curta, limpa e exata. Diz tudo e mais um pouco, que praticamente um golpe foi e continua sendo tentado por verdadeiros traidores do Brasil. Gente que merece de alguma forma punição dentro da lei, é claro.
Em época de guerra o fuzilamento é o indicado para traidores.
Precisamos rever nossos conceitos e por que não a Constituição para que gente que prejudica a Nação, vende o Brasil em fatias e a prestações seja de alguma forma punido, e não só mas urnas não!

Luis José Ariosto Pereira Silva diz:

21/10/2009

parabens professor Emir, botou o dedo na ferida, eh isso aí, os tucanos e o PIG estão desesperados, porque sabem que vao perder de novo, e agora o Brasil com a Olimpiada e a Copa, ninguém segura esse país!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E esses fracassomaníacos que se mudem, nao tem lugar aqui para quem nao ama o Brasil, ok

VIVA O BRASIL E VIVA OS BRASILEIROS DE VERDADE!!!!!!!!!!

Julio Angelo De Mari diz:

21/10/2009

Está faltando comida para os urubús.

A unica verdade é essa: está faltando podridão, não vamos fechar os olhos para os problemas, se analizarmos no espectro neo liberal todos indicadores são positivos. Só mesmo a "grande imprensa" faz questão de dizer o contrário. A verdade é que a frase de minha autoria (?), "vote no tucano e entre pelo cano", está cada vez mais se aplicando.

Flavio Marcio diz:

21/10/2009

PSIU, professor! Vida longa pros Mervais, as Hipolitos, as Leitãos, os Rossis...Enquanto gralham, a caravana passa!

Spok da Silva' diz:

20/10/2009

O mais engraçado de tudo foi o podcast do Dioguito conversando com o decrépito Reinaldo, dizendo:"Lula está morto. Acabou!". Riram e foram dormir tranquilos para acordar em seguida diante de um fato desmoralizante: Lula de novo ganhou de goleada e a previsão sombria das cassandras demotucanas se mostrava tão furada quanto as da Mãe Dinah.

Enquanto essas hienas continuam a mostrar os dentes, Lula e Dilma continuam célere rumo à consagração em 2010.

PAULO SÉRGIO RIBEIRÓPOLIS -SE diz:

20/10/2009

PARABÉNS PROFESSOR EMIR. ESTA DIREITONA ESTÁ LOUCA. OS DAQUI DE SERGIPE SOBEM PELA PAREDES SE A DILMA VENCER.

Carlos diz:

20/10/2009

Exelente!!

Lucia Rangel diz:

20/10/2009

Incrivel!!!!!! Professor é a primeira vez que comento no seu blog. Mas já li muitos textos seus quando publicados no Correio Braziliense. O senhor foi no amâgo. Esses senhores sempre pensaram o Brasil sentados em seus escritórios refrigerados. Lula não, esse foi conhecer o Brasil de perto, sua realidade, seus problemas, seu potencial. E mostrou ao povo que eles podem e devem participar do desenvolvimento de seu país sim. Quanto a oposição e seu discurso vazio, para eles " as batatas".

luiz carlos diz:

20/10/2009

Temos que divulgar essa contrariedade desses nefastos entreguistas, ao sucesso da administração do pais dirigido por um ex-sindicalista.
Vamos usar o correio eletônico, já faço isso constantemente, vamos usar os boletins de sindicatos e jornais que realmente destacam a verdade sobre a política atual, vamos mostrar ao povo que essa mídia
está enganando-os com mensagens mentirosas.
Temos que alertar o nosso povo para que não caiam mais nas armadilhas desses safardanas, desses entreguistas desses que são donos de tudo e que querem tudo para eles, nem como dizem "a esmola do bolsa família" pode ficar para esse povo. Queremos voltar a escravizar esse povo mestiço sem cultura
que não tem a mínima condição de decifrar o que realmente está acontecendo nesse país.

Piragibe Silva Borges diz:

20/10/2009

É... Lá se vão alguns anos dos brados de presidente apedeuta, de sapo barbudo, ignorante que vai servir de fantoche para os petistas que realmente vão mandar, et cetera.
Com o passar dos anos, sob cerrada constante e não tão moral oposição, o sapo barbudo foi realizando o que veio para realizar. Os brados continuaram, mas, estranhamente, cada vez mais esparsos, distantes. Os grandes defensores da democracia e da "governabilidade" (pecha de Tancredo adorada por mineiros) foram sumindo. Esvaindo... Hoje há novas caras para manifestar reações, caras até há pouco anônimas. Prestam-se a um autodesserviço sabedores que são de que serão cobrados nas eleições vindouras. Este é um grande mérito de Lula e dessa oposição não tão limpa e tão ferrenha. Provocou a análise do que está sendo falado e mostrado. A busca pela origem da notícia. O motivo daquela notícia ser dada naquele momento. Vejo isso com muita clareza no "vazamento" das provas do ENEM. Quase ninguém cai na conversa fiada. E a Folha ganhou mais uns pontinhos de descrédito (já não a leio há pelo menos sete anos). Nosso presidente, com sua postura de estadista, de governante, de comandante das forças armadas (para terror de generaizinhos politiqueiros), tem tomado medidas históricas que tornarão esse país diferente, muito diferente do que é. Talvez isso apavore mais nossa elite dominante do qualquer outra coisa.

Ary diz:

20/10/2009

Meus sinceros agradecimentos às organizações Globo por terem nos roubado a eleição de Lula em 1989. Tivéssemos ganho (com 16 deputados federais), em menos d eum ano teriam varrido a esquerda do mapa político. Roubando, vocês perderam!

Carlos Américo diz:

20/10/2009

Um observação, no terceiro parágrafo acho que a intenção seria dizer o risco país disparando.

Medeiros diz:

20/10/2009

Parabéns Prof.
Bem que o Sr. poderia vir ao RN pra ajudar a "exorcisar" os "demos" que são fortes por aqui.
A qualidade e a propriedade de seu blog é algo fantástico pra quem busca fugir da ditadura da midia em nosso país.

Olegário diz:

20/10/2009

Professor.
O presidente Lula é a estaca no coração dos vampiros DEMOTUCANOS.

alfio diz:

20/10/2009

Não é ser contra o diploma, mas, Lula tem demonstrado conher muito mais de sociolgia aplicada que FHC et caterva. Grande, prof° Emir, foi no âmago, pois, com toda forma e tipo de crítica o cara mantém-se com mais de 80% de aceitação. Verdade, muitos "intelectuais" ligados ao fracassomania, não o dizem, mas, à boca-pequena, falam "bem" de Lula. Quem conseguiu fazer um governo social foi Lula e vai de vento em popa ainda mais agora após as "malandras" palavras do Chefe do STF que mais parece procurador da fracassomania que qlq coisa. Sua "empatia" elegerá qualqur um mesmo que não apoiado po Lula.

Marcos Gomes diz:

20/10/2009

Professor,

Justifica-se o desespero do tucanato. O governo LULA superou e muito os gerentes do neoliberalismo. Os doutores e poliglotas emplumados têm que pedir a LULA para lhes dá uma aulinha de como se governa.

Fabio Passos diz:

20/10/2009

Negar a inteligência e capacidade do Lula é uma tolice monumental.

Mas a questão vai além... a escolha de um líder não é definida apenas por inteligência e capacidade.

A questão é: A quem esta inteligência serve?

A "elite" avarenta e inescrupulosa despreza seu próprio povo.

FHC é adorado por esta "elite" porque aceitou servir incondicionalmente aos seus interesses.

O Lula não.

VICENTE FILHO diz:

20/10/2009

O povo esta começando a enxergar quem mascara e quem encara os fatos...Só melhoraremos nosso País com a partricipação de todos.
Para a grande mídia é bom as pessoas começarem a ver as trocas de favores, para entender os porques, de tanta defesa de uns (deles), e condenação de outros.
Por que rombos milhoes dos PSDEMISTAS, repercute menos que alguns R$mil dos partidos aliados de LULA

Carlos Augusto Zanzarini Nogueira diz:

20/10/2009

Parabéns professor ! Incrível e direto !!!

Deixe um comentário

Nome
(Requerido)
E-mail
(Requerido, não será publicado)
Website
Comentário


Digite o texto acima:
Principal | TV Carta Maior | Blog do Emir Sader | Colunistas | Análise & Opinião | Arte & Cultura | Direitos Humanos | Economia | Educação | Humor | Internacional | Meio Ambiente | Movimentos Sociais | Política | Radio Carta Maior | Cartas dos Leitores | Expediente | Quem Somos