01/01/2010
Todas as prevenções possíveis foram propaladas pela imprensa mercantil: “Cuidado, o filme (piegas, para eles, como tudo o que é do povo), tenta pegar você pelo sentimento, pelo sofrimento da mãe nordestina (ainda mais que feita pela cativante Gloria Pires), é um filme populista, a cara desse governo”. Um funcionário da empresa dos Frias (a Força Serra Presidente) diz que prefere Vidas Secas, do Graciliano. (Tem tanto a ver quanto dizer que, aos “2 filhos de Francisco”, eu prefiro Sacco e Vanzetti).
Só para tentar desqualificar algo que incomoda profundamente a elite branca, assumidamente sulista (do Sul maravilha do Henfil, que os estaria gozando mais do que nunca hoje), racista, separatista (ao estilo de 1932, quando diziam que São Paulo era “a locomotiva do país”, que puxava tantos vagões de gente que não queria trabalhar, mas viver às custas dos paulistas, daí o separatismo e o “Não sou conduzido, conduzo”, seu lema na época).
Poderiam ter feito outra coisa: um filme com a biografia do FHC. (Como reclamam que o programa do PT fez a comparação do governo Lula com o do FHC, então devem fazer o próximo programa tucano fazendo a sua comparação dos dois governos.)
O filme é lindo e emocionante, porque trata de uma trajetória de vida linda e emocionante. E vitoriosa. (Ao contrário do belíssimo Vidas Secas, mas que trata da grande maioria dos nordestinos, especialmente até bem pouco, derrotados.) As novelas invisibilizam os nordestinos, quando são retratados, em geral pela literatura, às vezes pelo cinema, são focalizados no seu sofrimento ou em alguma saída individual, mágica, que não passa pela política. Senão seria um convite à ir à luta.
E Lula, sua vida, incomodam, porque é um nordestino vitorioso. Não apenas porque passou por todos os sofrimentos e perdas que a grande maioria do povo brasileiro passa. Mas porque as superou, chegou a presidente da República, derrotando candidatos da direita e começou a mudar a vida das pessoas que, como ele, nasceram na miséria, que são a grande maioria, porque as elites reproduziram um país para poucos, para eles.
Entre tudo de extraordinário que acontece na Bolívia atualmente, seu vice-presidente, Alvaro Garica Linera, destaca especialmente um breve diálogo entre Evo Morales e um menino de origem indígena, quando Evo lhe pergunta o que ele quer ser quando crescer e ele responde: “Presidente”. Num país em que, apesar de dois terços da população se considerar indígena, até 4 anos atrás nunca um indígena tinha sido eleito presidente.
Depois de Lula, um menino pobre, da nordeste ou da periferia das nossas grandes e opulentas metrópoles, com as misérias que as cerca, podem pensar em ser presidentes do Brasil.
O filme é sobre dona Lindú, porque nas famílias pobres, sofridas, a vida da mãe é indissoluvelmente a vida dos filhos e vice-versa. É um belo filme, porque é uma bela vida, tratada com sensibilidade e com afeto. Numa família pobre, o personagem central é a mãe, que cuida dos filhos, os educa, trata de que possam tocar sua vida da melhor maneira, sobre com eles e por eles.
Lula é o filho de dona Lindú, por isso é o filho do Brasil, como homenagem a todas as donas Lindú que batalham, sofrem e riem – como ela ri, numa das cenas mais emocionantes do filme, quando Lula recebe o diploma de torneiro mecânico -, vivem e morrem com e pelos seus filhos.
Têm medo de Lula todos os que têm medo do povo, do povo brasileiro, dos seus personagens – que eles tratam de esconder na sua imprensa, na sua cultura, nos seus discursos. Têm medo de Lula, porque sentem que lhes estão roubando um país que sempre sentiram como seu. De repente um nordestino, imigrante pobre, que perdeu um dedo na máquina, como operário nordestino, promove os direitos de gente como ele, que sempre foi postergada – “inimpregáveis”, segundo FHC, “essa raça”, para Bornhausen.
Vale muito a pena ver o filme. Pelas emoções que ele transmite e para nos darmos conta um pouco mais do que significa Lula ter sido eleito presidente e governar com o apoio de mais de 80% dos brasileiros, especialmente de todos os filhos de dona Lindú.
Postado por Emir Sader às 14:31
emir diz:
16/01/2010
O mais extraordinario é que é uma história real, que a vivemos hoje e que é contemporanea a uma politica que, pela primeira vez, permite o retorno de nordestinos a suas cidades de origem e lhes abre possibiidades de ascensão social, o que nunca tinham tido.
Carmem de Farias diz:
15/01/2010
Caro Professor Emir
Parabens pelo seu extraordinário artigo, assim como parabenizo ao Cineasta Fábio Barreto. O Filme é sem dúvida um grande documentário, pois Lula tem um História que se confunde com a história do verdadeiro povo brasileiro, também uma merecida homenagem à mulher nordestina através de D. Lindu.
Viva Lula filho e Presidente do Brasil.
Defendo o terceiro mandato
roberto de souza diz:
15/01/2010
O filme do FHC será " O EXTERMINADOR DO FUTURO DO BRASIL"
MARIA APARECIDA RODRIGUES DE LIMA GRANDE diz:
12/01/2010
O filme "Lula, o filho do Brasil" é uma obra prima do cinema brasileiro. É um filme realista, sensível, emocionante, verdadeiro que nos mostra a força e a inteligência do brasileiro por mais humilde que possa ser em sua origem sócio-cultural.
O filme nos mostra especialmente a história vitoriosa de um humilde brasileiro no contexto de sua paupérrima família (em termos materiais) e de sua luta para profissionalizar-se, trabalhar com carteira assinada, melhorar a vida de sua família, motivar e sustentar a luta de seus companheiros trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida.
Se já era uma honra ser brasileira, sinto-me ainda mais honrada após ter assistido, apreciado e refletido sobre o filme. A luta do nordestino humílimo que chegou a Presidente da República; que está em seu segundo muito bem sucedido mandato; que mudou a cara do Brasil e a vida e as esperanças do povo brasileiro; que colocou o Brasil em posição de destaque no mundo globalizado; que unificou brasileiros de todas as regiões do Brasil; que unificou o continente sul-americano e instaurou nossas excelentes relações comerciais com a China, África e Índia! ...Ah...e a quem o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se refere dizendo "This is the man! The most popular president in the earth!" (Não que o que Obama pensa seja tão importante, mas....)
vantuk diz:
12/01/2010
adorei essa idéia de fazer um filme do fhc tbém. voto no lúcio mauro pra fazer o papel principal
Fernando LL Saraiva diz:
11/01/2010
Com certeza quem não tem medo de Lula é exatamente a ELITE que continua abocanhando todas as regalias e explorando a classe trabalhadora deste país com a ajuda fundamental do "flho do Brasil" que deixou de ser da sua classe para se tornar um membro do poder de elite que não se modificou e vem cumprindo rigorosamente o texto que foi escrito na Carta aos brasileiros (lembram?).
A abordagem como escreve o intelectual puxa-saco mostra que O filme é lindo e emocionante, porque trata de uma trajetória de vida linda e emocionante. E vitoriosa.
Sim vitoriosa do ponto de vista individual e capitalista e egoista pois para assumir o poder e não mudar a vida de seus pares, não propor nada de revolucionário e ao contrario fazer igual a todos os outros que já governaram este país assumindo as rédeas da eploração, da corrupção e da traição de classe realmente é preciso se dar bem e Lula está se dando muito bem com todos que no passado ele considerava inimigos de classe.
O filme mostra um Lula que já não existe e ilude todo um povo para continuar uma caminhada de sustentação do poder. Chega de hipocrisia. Espero que os filhos do Brasil, a maioria trabalhadora que hoje é enganada com esmolas aos pouco acorde para a realidade de construir coletivamente uma nova sociedade nova e socialista que não pode ser esta farsa que o PT e a CUT hoje sustentam via Lula e seus discipulos corruptos e engandores.
Fernando Saraiva
militante da Oposição Bancária, da Conlutas e do PSTU.
Fernando Saraiva diz:
11/01/2010
Com certeza quem não tem medo de Lula é exatamente a ELITE que continua abocanhando todas as regalias e explorando a classe trabalhadora deste país com a ajuda fundamental do "flho do Brasil" que deixou de ser da sua classe para se tornar um membro do poder de elite que não se modificou e vem cumprindo rigorosamente o texto que foi escrito na Carta aos brasileiros (lembram?).
A abordagem como escreve o intelectual puxa-saco mostra que O filme é lindo e emocionante, porque trata de uma trajetória de vida linda e emocionante. E vitoriosa.
Sim vitoriosa do ponto de vista individual e capitalista e egoista pois para assumir o poder e não mudar a vida de seus pares, não propor nada de revolucionário e ao contrario fazer igual a todos os outros que já governaram este país assumindo as rédeas da eploração, da corrupção e da traição de classe realmente é preciso se dar bem e Lula está se dando muito bem com todos que no passado ele considerava inimigos de classe.
O filme mostra um Lula que já não existe e ilude todo um povo para continuar uma caminhada de sustentação do poder. Chega de hipocrisia. Espero que os filhos do Brasil, a maioria trabalhadora que hoje é enganada com esmolas aos pouco acorde para a realidade de construir coletivamente uma nova sociedade nova e socialista que não pode ser esta farsa que o PT e a CUT hoje sustentam via Lula e seus discipulos corruptos e engandores.
Fernando Saraiva
militante da Oposição Bancária, da Conlutas e do PSTU.
Fábio diz:
10/01/2010
Como Dona Lindú é a personagem mais importante do filme, o filme deveria ter se chamado, o que seria mais realista, "Dona Lindú, A MÃE DO BRASIL"
Abraços a todos.
augusto diz:
08/01/2010
Ola Professor.
O Sr. poderia me dizer por quê ninguém fala do atentado ao Fabio Barreto? nem os blogueiro de esquerda estão comentando.
Ciro Reis diz:
08/01/2010
Caríssimos,
A história do Lula é linda, como de muitos outros que só não viraram Presidente. Alguns viraram bombeiros, comerciantes, professores, médicos, juízes, catadores de papelão, gente que apesar do começo difícil, venceram pelo talento e trabalho, e vivem de seu próprio esforço, sem tirar de ninguém.
Que tal agora um filme sobre o Arruda?
Será que haverá dinheiro cinematográfico suficiente?
Pietro Guerriero diz:
07/01/2010
Nao assisti o filme e nem acho que Lula deveria gerar medo em quem quer que seja. Afinal, e' um governante com alto indice de popularidade no final de seu segundo mandato. Meritos para ele que levantou a "barra" o que faz com que os proximos tenham que se esforcar, ainda mais, para gerar os mesmos indicadores sociais, se nao de popularidade.
Quanto ao filme, especificamente, tenho reservas ao culto da personalidade, ainda mais quando o objeto do filme ocupa o cargo de maior mandatario da nacao. Nao fica bem, por mais bem intencionado que seja.
Pessoas da minha idade ainda se lembram do Amaral Netto e seus "documentarios" que nada faziam a nao ser louvar os governantes de plantao.
Teresa diz:
05/01/2010
sim, eu tenho medo desse filme. sou lulista. mesmo. ainda. mas tenho medo do filme, já que a excelência do cinema sempre foi a romantização, e política atual não se romantiza. é sacanagem.
Amauri Mendes Pereira diz:
05/01/2010
Caro Emir,
Eu gostaria de ter escrito esse seu comentário sobre o filme Lula... Como não consegui, me contento em curtir a mesma indignação que percebo em sua verve, contra os anti-Lulas e anti-povo. e acrescentar: A história é nossa se nos tornarmos, todos, plenos filhos de D. Lindu - A VITÓRIA É CERTA.
Abraço fraaterno,
Amauri
João Índio diz:
05/01/2010
Caro Emir.
Eu e minha esposa, Vânia, fomos ao cinema assistir ao filme do Lula. É impressionante como, ao vermos o filme, nos sentimos como se estivesemos fazendo parte dele. Afinal, desde cedo a nossa militância nos ensinou a organizar os trabalhadores, estudantes e, enfim, lutarmos por transformações sociais.
Nos emocionamos e vimos que mesmo a despeito de nosso presidente ter se transformado em uma espécie de celebridade internacional: ele é feito de carne e osso, semelhante a todos nós.
Talvez seja isso que incomoda aos tucanos e DEMoníacos e seus asseclas, pois eles são deuses, ninguém ousa a se assemelhar a eles.
Vamos imaginar que o filme seja indicado ao Oscar e que ganhe. A oposição vai cometer suicídio coletivo.
Parabéns pelo blog.
Marcos Antonio diz:
05/01/2010
É professor Emir, o Lula é mais um caso de brasileiro que é reconhecido lá fora mas aqui é masacrado pela mídia. Só para citar um outro exemplo, tivemos Paulo Freire que é considerado um dos maiores educadores do mundo de todos os tempos e aqui no Brasil a mídia faz questão de nem lembrá-lo.
MARIA LAUDICEIA ALMEIDA diz:
04/01/2010
Maria Laudiceia Almeida diz:
É um orgulho danado quando vemos o nosso Lula ser considerado, homenageado, eleito emvárias partes do mundo como a personalidade do ano ...Em outra dimensão de importância, tenho registrado em minha memória, filhos desse Brasil com idades acima dos 70 anos, do nordeste e do interior da Paraíba, olhar o retrato de Lula e dizer: esse é o meu pai, esse é aquele que sabe que euexisto e que se importa comigo. Lula, filho e pai de tantos filhos e pais do Brasil. Parabéns pelo artigo.
Onesio Primo Longhi diz:
04/01/2010
Emir,
Adoro os teus artigos. São profundamente esclarecedores.
Parabéns.
Inicialmente tenho a considerar que não assisti ainda o filme, mas pretendo assisti-lo logo que puder. Mas a leitura, com outras informações que tinha são fundamentais.
Quero aqui tornar público que ajudei a fundar o Partido dos Trabalhadores, desde seu inicio. Ajudei a organizar o povo em um determinado Municipio do Norte do Rio Grande do Sul, fundamos o PT, ganhamos o poder e apesar de tudo, o Povo saiu Vitorioso.
Lula para mim é a desmistififação de "dogmas" que a elite dominante havia conseguido dogamatizar, que devemos e podemos continuar ajudar a entender e desmistificaar para que as grandes VERDADES se tornem realidade.
Lula é a concretização, objetivação de que um Trabalhador, considerado analfabeto, pode chegar ao PODER máximo de um País, e apesar das dificuldades de Governo, consegue dar respostas às reais necessidades da grande maioria do Povo Brasileiro.
Votei sempre e votarei em Lula, pela Proposta que aí está representada, que o Povo, MUITO INTELIGENTE, soube e sabe perfeitamente compreender.
Destacarei uma das realizações que é, o ingresso nas Universidades através do Enem. Povo Culto é povo livre. Viva a Educação de Qualidade.
Lula é filho do Brasil para que todos os filhos do Brasil tenham um espaço digno, humano e justo no País que é de todso nós.
Parabéns pelo artigo.
Saulinho diz:
04/01/2010
Senhores, estou preocupado com nosso povo, que tanto lutou e hoje se sente tão identificado com Lula e Dona Lindú, mas não possuem formação intelectual para analisar os comentários dos críticos e intelectuais, representantes da elite que não nos deu oportunidade de nos formarmos o suficiente para entender suas análises acadêmicas. Nos resta ficar emocionados e dignificados e pedir desculpas pela nossa ignorância que também nos impede de ler o Le Monde e o El Pais.
manoel diz:
04/01/2010
veja esta imagem
é a sintese de um ser humilde
pena que nao possa anexa-la
vou descreve-la
um presidente em ferias carregando um isopor na cabeça juntamente com um HOMEM DO POVO
veja no porta lr7 de hoje
priscilla diz:
04/01/2010
Essa é a história de um brasileiro com uma mãe forte, como muitas brasileiras. Quanto à direita que se esperniou ao ver o povo brasielrio identificando-se com seu presidente, lamento, ele fará a sua sucessora, e esta é mais uma brasileria forte!
JOVINO ALBERTO OLIVEIRA PEREIRA diz:
04/01/2010
O filme é sobre LULA, mas o filme é sobretudo um filme sobre uma parte do nosso Brasil, uma parte do povo brasileiro, uma parte da qual eu faço parte, o Nordeste do Brasil. Assim como Central do Brasil, mostra coisas que dizem muito dessa sofrida região do país, tão bem representada numa expressão da nossa mais nobre literatura: TODO SERTANEJO É UM FORTE. Eu diria mais, TODA MÃE SERTANEJA É UMA VERDADEIRA FORTALEZA. O filme é acima de tudo um filme sobre Dona Lindu. Para quem não conhece a realidade do sertão, o filme emociona, para quem conhece então, emociona mais ainda, porém para quem vive a dura realidade do Nordeste brasileiro, o filme é uma espécie de redenção, uma espécie de ODE à ESPERANÇA, se ver representado e sonhar que o sonho é possível, pois um retirante nordestino se tornou nosso mais legítimo representante não somente no Brasil, mas no mundo. Assistam e se emocionem!!!
reinaldo lobo diz:
04/01/2010
votei no cara, tenho críticas (de esquerda) aos seus dois governos, e vou votar na coroa!
QUANTO AO FILME, É ÓTIMO -- TEM A NOSSA CARA!
Rogério Mattos Costa diz:
04/01/2010
Comparando AVATAR e LULA FILHO DO BRASIL, afirmo que no primeiro, para vencer o mal, só a fantasia e os efeitos especiais de Hollywood. No segundo, a força de uma mulher de fibra. No primeiro, a mensagem subliminar é que homens normais não vencem a opressão e a tirania. No segundo, qualquer um pode vencer, pois todos temos uma mulher de fibra em nossas histórias: nossas mães! Precisamos mais filmes sobre os outros Filhos e Filhas do Brasil! Temos centenas ou milhares de bons exemplos como o de Lula! Chega de "Cine-Catástrofe" americano enlatado! Precisamos filmes sobre Tiradentes, sobre Lamarca, sobre Marighella, sobre JOÀO CANDIDO, O ALMIRANTE NEGRO, sobre Getulio, sobre Juscelino, sobre Maria QUitéria, Sobre ZUmbi, sobre outros heróis que estão enterrados e escondidos em nossa história porque o seu exemplo de inconformismo com a injustiça social é mal visto pelas elites! Fabio Barreto precisa viver e muito ainda! Oremos por sua recuperação e estimulemos outros produtores a invetirem na recuperação de nossa HIstória!
Rogério Giannini diz:
04/01/2010
O filme é a oportunidade de saber um pouco da história do Lula antes de ser o Lula. É uma estória de vitória sobre a adversidade. Vitória de Dona Lindu, mais do que do Luiz Inácio. O filme já seria um belo (melo) drama se parasse na diplomação do SENAI. Seria um desfecho suficientemente bom para quem saiu de pau-de-arara nas circunstâncias que quem ver o filme vai conhecer. Mas tinha SENAI, montadoras, São Bernardo, sindicato e ditadura militar. Tinha esquerda, movimento pela anistia, oposição, jornalistas (bons tempos) e tanta coisa acontecendo.... E o tal Luiz se fez Lula desse barro social-cultural-político. Viva Dona Lindu e um brasileiro no poder.
Gloria Cardell diz:
04/01/2010
Assisti aqui em Brasília a "Lula- O Filho do Brasil". Fiquei encantada com este filme, por suas muitas qualidades, como: roteiro muito bem estruturado baseado em fatos históricos importantíssimos da vida de nosso país, narrados com autenticidade e muito realismo a partir da saga de uma família de retirantes nordestinos tão presente na vida de milhares de brasileiros; uma fotografia belíssima; um fundo musical primoroso; a seleção e a preparação excepcional , inclusive com a adaptação perfeita de sotaque regional nordestino de atores brilhantes; a capacidade de sensibilizar e emocionar os espectadores sem uso de apelo gratuito piegas. Tudo isto sob a direção exímia de Fábio Barreto , infelizmente e imperdoavelmente esquecido em seu leito de hospital pela mídia de nosso país. Enfim, um filme que considero uma verdadeira obra-de-arte e que poderá perfeitamente participar e ser o grande vencedor de qualquer festival importante do cinema internacional.
Espero que todas estas qualidades do filme consigam sobrepor-se ao boicote a ele imposto vergonhosamente pela nossa "grande" mídia elitista e preconceituosa.
Assino embaixo sobre tudo o que Emir Sáder, muito oportunamente, disse sobre o filme.
Glória Cardell - Brasília-DF- 04/01/2010
e/mail: cardellgm@terra.com.br
Luis diz:
04/01/2010
Ramon Souza... (do filme): "com o Lula ou sem o Lula, todos nós somos o Lula!". Agora a Dilma é Lula, eu sou Lula, eu sou Dilma!!!! Dilma Lá!!! A primeira mulher presidente do Brasil! Aguentem mais essa!
Obrigado D.Lindu! Sua vida nos honra enquanto trabalhadores honestos e conscienciosos, seu filho nos honra enquanto brasileiros. Novamente tenho orgulho de ser brasileiro.
Ribeirinho diz:
04/01/2010
Ainda não tive oportunidade de ver o filme. Na minha vila ainda não chegou. Agora,o sr. B. Casoy não devia ser preconceituoso,como os judeus e homossexuais não deveriam ser! Além de todos nós...
Ramon Souza diz:
04/01/2010
Não vi o filme e verei quem sabe quando a febre passar.
Fico aborrecido com essas comparações apequenadas entre Lula e Fhc. Um já passou, outro passando. É inegavel a trajetória pessoal de Lula, tem feito uma administração que deu chances a milhões de brasileiros de sairem da condição de miséria, internacionalmente estamos muito bem, nossa economia vai muito bem porém, não o considero um estadista e sim um bom presidente. Se ele de fato fosse um nordestino voltado para sua região, ele não se aliaria a Collor,Calheiros,Sarney e não passaria as mãos em cima dos 40 mensaleiros do PT e aliados. ele peca por desconsiderar a ética, que muitos agora embarcam nessa onda.Lula não foi e nem será o único nordestino que deu certo, ex: O geógrafo Milton Santos, o poeta Patativa do Assaré (este sim) desprezado pela elite literária sudestina por assim dizer e tantos outros. Não votaria em nenhuma de suas indicações, simplesmente porque não existe ninguem de seu grupo com igual capacidade.
José Carlos Pereira diz:
04/01/2010
Essa "raça" agora vem substituido pelo "que merda! garis, do alto de suas vassouras, nos desejando feliz ano novo!" do "âncora isent' Boris "argh" Casoy.
Angela Duffles diz:
04/01/2010
Sinto-me tranquilizada lendo seu art.
Seu esquerdismo não o deixou cego a ponto de não apreciar o que o filme de Fabio Barreto está contando.
Que venham outras D. Lidús!!!!E outros Lulas!!!!!
Iolanda Rebouças diz:
04/01/2010
Eu acho LULA um homem extraordinário, de fibra. O filme demonstra essa capacidade de liderança principalmente com o povo. Pois a elite brasileira não quer perder a "postura" em sua maioria, e acatar o lider natural do Brasil. Tem gente que se apega ainda no fato dele ter sido pobre ou sem estudos universitários, não vêem que ele apesar disso tem mais cultura e sabedoria que muitos eruditos universitários que acabam fazendo tolices.
Li uma coluna de uma socialyte, irmã da Nara Leão, metendo o malho em dona Marisa, por ela não se envolver no trabalho social e mostrar ao povo o que faz. Digo-lhe que ninguém é obrigado a ser o que não gosta, talvez o trabalho dela seja feito sem alarde ou manifestação publica para aparecer. Ela é simples como todos os seus hábitos.
Gosto muito do modo de ser da família de Lula.
Votarei nele em todos os momentos eletorais que ele for candidato, inclusive em suas indicações. Menos em Gedel Vieira Lima que eu pessoalmente não suporto.
Edercio Jose de Aguiar diz:
04/01/2010
bom dia, ainda não vi, por falta de tempo, mas quero fazê-lo muito em breve, este filme pelos comentarios revela a nossa historia, de todos nós verdadeiros brasileiros, os oposicionistas acho que não dormem a muito tempo, estão precisando de calmante, esconderam de todos nós, verdades por muito tempo, es agora estamos ai, eles nunca imaginariam um zé ninguem ser Presidente deste pais, o golpe foi um nocaute, duvido que eles achariam que iriam perder, depois de perdido, achram que ele ia se atrapalhar, atrapalhou a vida deles, pois vão ter que mentir muito para conseguir inverter esta situação atual, que para nós brasileiros esta como sempre sonhamos.
viva o Lula, olha não faço parte de nenhum partido político.sds
Jorge Gonçalves diz:
04/01/2010
Caro Emir,
Ainda não assisti o filme. É incrível como a elite brasileira é preconceituosa.
O Presidente Lula também não deixa por menos. Na solenidade de entrega das medalhas dos melhores atletas olimpicos a todo momento olhava para a representante de Segipe - que nunca saiu de Teresina para treinar - e chorava. A festa tinha sido preparada para o Cielo e não para uma Menezes qualquer.
trajano jardim diz:
04/01/2010
Meu Caro Emir Sader,
Lendo o seu artigo vemos que nem tudo está perdido. Apesar das dificuldades impostas pela elite preconceituosa que domina (ainda) tudo, desde a terra, a cultura, a informação, nós vamos fazer este País realmente liberto.
José Gil de Almeida diz:
04/01/2010
Excelente artigo. Este filme está fazendo espumar de raiva a elite racista deste páis. Em Curitiba, um vereador folclórico (que não sabe o que fazer para agradar ao PSDB). vereador professor Galdino, chegou a propor ao Ministério Público a proibição da exibição do filme na cidade. É ridículo, mas é o retrato do saudosismo do tempo da ditadura por parte de político despreparados e incompetentes.
Silvio Fontana diz:
03/01/2010
Emir:
Um dos maiores prazeres que sinto é quando recebo telefonemas da Veja ou da FSP me oferecendo assinatura. Eles estão desesperados. A internet arrebentou com a mentira e seu monopólio. Alguém aí pra cima bem tachou a Rede Globo de Rede Goebells. O negócio é deixar os ratos desesperados pulando ao mar para não morrerem queimados no navio. Além de Carta Maior e todos os seus articulistas e Carta Capital, temos os excelentes sites e blogs do Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Leonardo Sakamoto, Renato Rovai, etc... e o youtube onde recomendo a quem ler esta mensagem procurar pelos vídeos "Memórias do Saque" (o genocídio social da argentina), "Argentina Latente" (A crise pelo Neoliberalismo), "Ilha das Flores", "Levante sua Voz" e "A revolução Não Será televisionada", que conta como o "golpista" Hugo Chávez sofreu uma tentativa de golpe pela direita e a imprensa golpista da Venezuela. Sei que a maioria dos freqüentadores deste site conhece (não estou querendo ensinar o Pai nosso ao vigário), mas vai que sempre pinta alguém que ainda não viu ou não se convenceu?!
De mais a mais, Estadões, Folhas, Vejas e outras porcarias devem servir apenas de forro para nossos cães fazerem xixi em cima. Há muito não perco meu tempo lendo mentiras, pois até nas matérias factuais ele tentam incutir no povo seu ideário pra lá de imbecil. Ah... ia esquecendo, quanto ao filme é evidente que apenas os que tem olhos de porco vão ver lama em tudo.
Um bom 2010
emir diz:
03/01/2010
A direita já tem a sua resposta ao filme sobre o Lula. O filme se chama Reparaçáo, será lançado este ano, com protagonismo do FHC, do Magnoli, do Marco Antonio Villa e outros direitistas de plantão. O trailer está no site O blog do coronel - vejam o nome! -, uma página dos militares que continuam a reivndicar a ditadura, com as torturas, as desaparições, os fusilamentos e tudo o mais que o povo condenou.
Dimas Antonio Granado de Padua diz:
03/01/2010
Chega a ser emocionante ver como um legitimo filho do Brasil.se transforma num lider politico de importancia mundial sem perder seu vinculo com o povo,fonte legitima do poder.As elites enxergam tal fenomeno com horror,pois sabem que acima de tudo,o gigante despertou do seu sono de seculos e me convenço cada dia mais,que não virá mais a adormecer.Quem se importa com ratos do esgoto como os integrantes da imprensa golpista?Quem se importa com a opinião desses elementos que mais parecem fantasmas de um tempo que haveremos de apagar?Fazem parte do passado,representam o que ha de mais atrasado em nosso passado,estamos chegando a um ponto de ruptura,se é que já não chegamos a esse ponto.Viremos definitivamente essa pagina de vergonha de nossa historia,pois queiram ou não as elites delinquentes,criminosas,assassinas,racistas,o nosso pais pertence aos milhares de Lulas desse imenso Brasil.
joão carlos mazzini juliano diz:
03/01/2010
Tem medo do filme " Lula o filho do brasil" os mesmos personagens da vida pública brasileira que tem medo do povo : Bóris Casoy , Demétrio magnoli e toda turma que participou do documentário "Reparação " , que provavelmente é a réplica que a direita resolveu dar ao filme sobre Lula , FHC e toda cúpula do PSDB e o DEM.
renata celeguim diz:
03/01/2010
Fui assitir. O cinema estava cheio e no final o filme foi aplaudido.
Berenice de Freitas - MG diz:
03/01/2010
Segundo Hannah Arent, toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história ...O filme retrata a dor do povo brasileiro, que quase nunca é contada... é realmente emocionante, a trajetória do LULA é admirável. Os atores são excelentes!
Chorei do início ao fim do filme, porque compreendo que essa é a história do povo brasileiro e, principalmente dos nossos irmãos nordestinos que saem em busca de uma vida melhor... e pela primeira vez na nossa história um representante.
Sousa Primo diz:
03/01/2010
Senhor Prof. Como o povo brasileiro ainda vive em verdadeiro sono, dormindo em nao descobrir a saga dessa elite corrupta e malvada . Lendo o comentario do senhor ANTONIO GOMES. Vi a mesma situacao. Eu tenho o mesmo sentimento. Aqui no meu Estado, MINAS GERAIS, os mineiros vive em estado de alienacao total, A imprensa aqui e MARRON, quem ditas as regras aqui e governo mineiro. Nao sei, ate quando o povo vao descobrir a verdadeira farsa desse patricinho . O jovem pobre vive a merce da sorte,e os pais em situacao de desconforto perante a sistema educacional publico mineiro e um descaso total. E espero que a CANDIDATA DILMA se elege pra que os oprimidos saiam de vez das asas dos opressores. (TUCANOS/DEMos. A Historia politica de minas e triste . POBRE aqui so e visto (NA VISAO TUCANA) como bichinho de estimacao. So serve pra votar. E aqueles que se descobriram o valor do voto e votam concientes e tido como desordeiros e pertubadores da opiniao publica.Petista eleitor em minas e visto como povinho, sem qualificacao . Quando li o comentario do BORIS CASOY eu vi a mesma frase na mente do governo mineiro.
Jose Americo Dias diz:
03/01/2010
Emir, concordo plenamente com o seu comentário. O filme é emocionante e tecnicamente muito bem construído. Mas como se trata da história de Lula -- um ex-retirante vitorioso que está mudando o Brasil, os escribas da elite não vão engolí-lo nunca. E o único caminho que conhecem para esta triste tarefa é tentar desqualificar o filma, acusando-o de chapa branca ( um absurdo!) ou de piegas, coisa que não tem coragem de dizer das novelas da TV Globo. Jose Américo
Luiz Alberto Pandini diz:
03/01/2010
Acabo de voltar do cinema, onde fui especialmente para assistir ao filme. Uma bela história, que me fez chorar por saber que ela retrata a realidade de milhares, milhões de lulas e donas lindú anônimos. Um belo filme. E, para os que sonham chamá-lo de "eleitoreiro", um tiro pela culatra: em momento algum menciona-se "PT", nem se mostra estrela vermelha, e nenhuma imagem de arquivo mostra Lula.
Gostei do slogan "Votei no cara, vou votar na coroa". A ele, vou acrescentar "Dilma presidente".
Marco diz:
03/01/2010
O filme, tecnicamente, é excelente. A participação dos atores e das atrizes(Gloria Pires soberba) é muito boa. O enredo/história mostra, maravilhosamente pelo pouco tempo de duração, o que é trajetória de um líder nato apoiado pela matriarca. Vale a pena ver. Eu também vou nessa, VOTEI NO CARA, VOU VOTAR NA COROA.
GILTON SAMPAIO DE SOUZA diz:
03/01/2010
O Filme "Lula, filho do Brasil' nos faz sair do cinema com a sensação de que Dona Lindú é a estabilidade de qualquer filho e nação, dando-nos um extraordinário orgulho de ser também filho do nordeste, de ser brasileiro. Quem for ao cinema assistir esse filme, jamais voltará o mesmo. Ele ficará para sempre em sua mente.
Marco Aurélio diz:
03/01/2010
Caro EMIR, Gostei demais da sacada do leitor Antônio Gomes: "VOTEI NO CARA E VOU VOTAR NA COROA".
Assisti o filme e chorei emocionado. Não é novela uma novela medíocre, mas uma história da vida real. A luta do retirante nordestino contra a meséria já é por demais conhecida. Nela se encontram derrotados e vencedores, mas, geralmente, a sociedade reconhece por vencedores apenas as pessoas que escaparam da miséria e construíram fortuna ou ganharam fama. O exemplo de LULA é muito diferente e único porque ele não lutou apenas contra a injustiça que afetou diretamente a sí mesmo e aos seus familiares, mas se doou na luta contra a injustiça comum. Por isso, além de escrever o seu nome na história política brasileira de forma altruista e imperecível, LULA se sagrou mundialmente. Ele é o maior político da nossa história, o mais querido pelo nosso povo e o único admirado fora das nossas fronteiras. ISSO DÁ UMA INVEJA!
Dimas Antonio Granado de Padua diz:
03/01/2010
Ainda não tive oportunidade de assistir ao filme de Fabio Barreto contando a saga de nosso presidente.Mas cabe ressaltar que medo do Lula,tem a elite branca,fascista,racista,preconceituosa e assassina.Não perco meu tempo com notorios defuntos como:Boris Casoy Canalha,Miriam Imunda Leitão,Joelmir Besta Beting.Esses já estão mortos,falta apenas enterrar.Quem afinal,acredita nas mentiras que esses tres citados calhordas contam?
Sonia Montenegro diz:
03/01/2010
Eu assisti o filme e entendi porque o Fábio Barreto disse que o filme não tinha nenhum apelo sentimental. NÃO TEM MESMO. O filme foi baseado não numa obra biográfica, mas numa tese de doutorado. O próprio livro não tem. E acho que o que mais incomoda à elite branca e de olhos azuis, é que a analfabeta Lindu dá uma aula de dignidade a amor-próprio. Não precisa ostentar riqueza para impor respeito, exatamente o que falta à citada elite brasileira.
José Lourenço Pechtoll diz:
03/01/2010
Vi o filme neste feriado. Gostei da história porque revivi momentos de minha história e da classe trabalhadora do ABC. Mas, contar a história de trás pra frente é diferente. Vários momentos tive a impressão, como vivi parte desta história, de que não foi bem assim. E acho que faltou dizer que o filho do Brasil nasceu das lutas populares, sobretudo da Igreja com sua teologia da libertação....A história poderia ser mais contextualizada. Mas, gostei.
Pedro Miranda diz:
03/01/2010
O filme é mais um apanhado da historia recente desse País do que da vida de Lula. A vida que mais interessa a nós brasileiros: Aquele Lula que resgatou o brasileiro do seu complexo de inferioridade, de vira-lata tanto disseminado por essa elite branca, paulista e preconceituosa. Tomara que seu criador se recupere logo e sem sequelas pra que possa completar sua obra, na 2ª parte do filme, essa sim, emocionante e que a elite morre de medo!
Messias Gonçalves Cardoso diz:
03/01/2010
Eu ainda não vi o filme,mas estou planejando desde do dia primeiro,ve-lo.Mas gostei de muitos comentarios postados aqui,mas um especialmente me chamou à atenção.foi que diz que votou no Cara,e agora vai votar na Coroa.bem que poderia ser o lema da campanha.Eu votei no cara em 1989,1994,1998,2002,2006,portanto 8 vezes,e agora vou votar na Coroa tb!Estou ancioso pra ver o filme.Parabens Emir!
Marci diz:
03/01/2010
Vi ontem;cinema com mais de 90% de ocupação,em pleno feriadao,um fenomeno.
Achei bom,mas acho que a historia mais interessante,se passa depois daquela fase,ja no inicio da disputa pela presidencia,qdo ele tinha o apoio dos grandes e verdadeiros intelectuais do Brasil.Imagino como seriam os bastidores.
Penso q é muito mais interessante para as pessoas que nao conhecem essa parte da historia do Lula!
cece diz:
03/01/2010
A UNICA COISA QUE NÃO GOSTEI NO FILME, FOI O TITULO, POIS DEVERIA SER ASSIM: LULA, UM FILHO DO BRASIL- SABEM PORQUE? PORQUE NOSSO PAÍS ESTÁ CHEIO DE LULAS, COMO AQUELE. SOFRIDO, VINDO DA MAIS SOFRIDA CAMADA DA SOCIEDADE. AO MESMO TEMPO: CORAJOSO, FORTE, DETERMINADO, ÉTICO, TRABALHADOR. EU QUERO QUE DEUS NOS DÊ A GRAÇA, DE DESPERTAR OS LULAS QUE ESTÃO DORMINDO, PARA QUE ELES POSSAM MOBILIZAR AS MULTIDÕES EENFRENTAR OS TRAFICANTES,. OS ESPOLIADORES, OS CONSUMIDORES DO DINHEIRO DO POVO. AQUELES QUE ESTÃO ENCHENDO OS BOLSOS, AS CALÇAS, AS CUECAS, AS MEIAS. PEGAR UM ARRUDA DA VIDA E RETIRAR DO PODER, NA MARRA, ESTÁ NA HORA DE TER DETERMINAÇÃO, CORAGEM. O BRASIL PODE SER NOSSO OUTRA VEZ.
Antônio diz:
03/01/2010
Tomo a liberdade de usar este espaço, com a devida permissão do Prof. Emir para divulgar uma das críticas positivas que li sobre o filme, esta aliás escrita por mim mesmo e publicada aqui:
http://www.rollingstone.com.br/secoes/novas/noticias/lula-o-filho-do-brasil-critica/
Sonia diz:
03/01/2010
As elites, certamente, tem medo do LULA e de tudo o que ele representa. Mas quero falar sobre o filme. Assisti a pré-estréia na Sala Villa-Lobos em Brasília na abertura do Festival de Cinema e achei o filme fraco, muito aquém da complexidade e da riqueza que foi a vida do LULA. Muito aquém inclusive do livro da Denise Paraná de onde foi tirado o roteiro. Romantizado demais e que coloca um Lula absolutamente sem ideologia, ou seja, nem de direita e nem de esquerda, como se isso fosse possível num ser humano que fez da política a sua própria razão de existir. Fora isso, o momento em que a vida de LULA se cruza com a de todos os brasileiros, sequer é tocado no filme - por razões eleitorais, provavelmente -, que é quando LULA resolve com seus companheiros criar um partido político e disputar o pdoer.
Almerindo diz:
03/01/2010
Para o DK, que comentou em 02/01/2010:
A MUITO TEMPO que não assisto nem rede goebbels e bandeirantes. O SBT está indo pro mesmo caminho...
Ricardo Faria diz:
03/01/2010
Boris Casoy e Joelmir Beting são apenas empregadinhos dos netos do Adhemar de Barros, isso mesmo, aquele do “rouba mas faz”.
O que esperar dos saads, frias, marinhos, mesquitas, civitas sempre sustentados pelas verbas públicas, pelo dinheiro do contribuinte.
Lula representa o novo, incomoda e amedronta. Exatamente por isso os nossos ditos “comunicadores” se preocupam e denigrem o presidente. Mas, não conseguirão brecar a conscientização das pessoas que, aos poucos ou rapidamente, vão acordando e agora acreditando num futuro melhor.
A quadrilha que se diz dona da mídia impressa e eletrônica, da formação de opinião, já foi derrubada pela Internet.
Mais uma vez o novo supera o velho. As portas do cartório Brasil vão sendo arrombadas. Esse país é nosso e não de meia dúzia de safados.
PAULO SÉRGIO RIBEIRÓPOLIS -SE diz:
03/01/2010
TEM MEDO DO LULA ESTA ELITE QUE VIVE COM O MEDO DE OCORRER AQUI EMM NOSSO PÁIS O QUE OCORRE NA VENEZUELA, NA BOLÍVIA E EQUADOR, NAÇÕES MAIS POBRES QUE O BRASIL, MAS QUE ELIMINOU O ANALFABETISMO DE SUA POPULAÇÃO, GRAÇAS AOS GOVERNOS DEMOCRÁTICOS QUE SE INTALARAM LÁ.
Bruno Ribeiro diz:
03/01/2010
É a classe média conservadora quem vê nas lágrimas e na emoção do povo brasileiro um traço de "cafonice". O filme é belíssimo. Lula já entrou para a HISTÓRIA do Brasil e, por que não?, da política internacional. Depois dele, somos outro País. E estamos próximos de nos tornar, finalmente, uma NAÇÃO.
David diz:
03/01/2010
A história do Lula pode ser linda, edificante e tal (aliás bem ao estilo da clicheria do pior do cinema americano), mas o filme do Fábio Barreto, filho do Barretão, velho oligarca do cinema brasileiro, é péssimo. Um clichê açucarado atrás do outro. Pobres dos diabéticos. Abre os olhos, gente!
sergio lima de oliveira diz:
03/01/2010
Imbatível, se Barreto concorrer em Veneza, Cannes, Oscar levará prêmios.
Excelente em todos os aspectos cinematográficos.
Ainda por cima mostra uma história digna de cinema, uma viagem, uma aula, saí do cinema mais orgulhoso de Ser Brasileiro, desse nosso país em franco processo de retomada de sua autp-estima, soberania e destaque no cenário mundial. Tendo a frente do governo o Lula, reconhecido internacionalmente como verdadeiro Estadista.
Vouo assistir ao filme outra vez e levar amigos familiares pois vale o ingresso.
grande artigo esse teu Emir tu és mestre, visse!?
Abraços cinematográficos
Sérgio Oliveira
Brasília-DF
ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA diz:
03/01/2010
>
01/01/2010
>
A SAGA DA CLASSE DOMINADA (oprimidos) DEMOROU 500 ANOS PARA FURAR O BLOQUEIO DA CLASSE DOMINANTE (opressores). >>
MAS, VENCEMOS ... COM LULA, VENCEMOS .>>
ELITE CALHORDA, TREMEI !!! > AGORA,DESNUDAMOS SEUS TRUQUES E VELHACARIAS ...>>
>
Paulo Ribeiro diz:
03/01/2010
Parabéns, professor Emir. O filme é emocionante, uma aula de cidadania. Deve ser obrigatoriamente exibido em escolas e universidades como conteúdo imprescindível para a formação do caráter da nossa população!
antonio gomes diz:
03/01/2010
O Presidente Lula nao e o filho do Brasil,ele e o Pai do Brasil!!!Digo isso porque depois que ele assumiu o comando do meu pais eu renasci como cidadao.Hoje tenho minha casa,tenho meu carro e dois filhos na faculdade.Coisas que remotamente povoavam meus sonhos de pai de familia.Obrigado Lula por me dar esta oportunidade de ser cidadao.Obrigado Dona Lindu pela maior riqueza que sra. legou a esse pais.O seu filho e nosso pai cidadao.Votei no Cara e vou votar na Coroa.
Emanoel Atanásio diz:
02/01/2010
Abram as cortinas - pois o espetáculo já começou - elite branca, tremam e temam diante do povo brasileiro!
emir diz:
02/01/2010
Pude ver hoje no canal Brasil, Linha de Montagem, documentário longa metragem do Renato Tapajós. Extraordinário documento, que, entre outras coisas, confirma que o Lula lider sindical de base é o mesmo Lula de hoje. Quem puder, veja, é um complemento com cenas reais, que complementam o Lula, o filho do Brasil.
Ralf Rickli diz:
02/01/2010
Obrigado por mais esse texto emocionado e verdadeiro, professor Emir.
Encontrar quem diga pura e simplesmente as coisas como simplesmente são, que coisa difícil de encontrar!
Mas talvez a raridade reforce ainda mais a sensação de beleza e luz que se irradia dessas 'coisas como simplesmente são'.
Sou totalmente avesso a cultos da personalidade, mas meu conhecimento é suficiente para reconhecer que tenho o privilégio de ser contemporâneo de um dos melhores governantes de toda a história conhecida - e não me refiro apenas à hstória do Brasil.
Não querer admitir isso, mesmo sendo um privilégio raro, só pra "não dar o gosto", ou para não trair o pessimismo-por-princípio que se costuma ter como parte indissociável da imagem de "intelectual"... quanta pequenez de alma, quanta mesquinhez!
Obrigado por ser um dos raros intelectuais acadêmicos que se atrevem a não ser mesquinhos!
Welington Liberato diz:
02/01/2010
Estou ainda tentando descobrir se o filme que vi é o mesmo que os críticos paulistas viram. Ou será que as críticas cinematográficas foram por motivos extra-cinematográficos? A Veja, O Inácio Araújo e o Ricardo Calil (ambos da Folha) classificaram o filme como péssimo. As qualidades de Lula, O Filho do Brasil, saltam aos olhos. A fotografia, principalmente no início, é deslumbrante sem ter nada de pitoresco ou de cartão postal. A trilha sonora de Antônio Pinto e Morelembaum é primorosa, digna de Oscar. As interpretações são todas convincentes. Rui Ricardo Dias é a grande revelação, com um trabalho minucioso, de expressão corporal e emoção no olhar. Ele convence. Em alguns momentos, parece que estamos diante do próprio Lula. Para mim é o trabalho mais maduro do Fábio Barreto que assim se redime das bombas anteriores. Não é um filme perfeito. Às vezes ele pesa a mão no melodrama e o roteiro poderia ser mais complexo, ousado, menos linear.
Não esperava que o filme fosse tão bom e me surpreendi. Não tenho dúvidas que terá um boca a boca muito forte. É o tipo de filme para agradar o povão que adora um melodrama. Talvez o motivo de tantas críticas seja o fato de o filme conseguir seu objetivo que é se comunicar com o público. Para alguns críticos o sucesso é pecado mortal.
Não achei que o filme retrate Lula como um superhomem, um cara perfeito. O diretor quis realçar as qualidades de líder e conciliador de Lula e quase tudo que o filme mostra realmente aconteceu, não foi inventado pelos roteiristas. Ele foi um predestinado
duda diz:
02/01/2010
Para sociedade do espetáculo, mais um espetáculo, achei completamente inoportuno o lançamento do filme em 2010 e acho que isso pode prejudicar o Lula.
Em tempos de marketing político faz sentido.
Emir diz:
02/01/2010
Continuemos, ao longo de todo o ano, sugerindo os outros livros, filmes, peças de teatro, exposiçóes, que valham a pena, como atividade permanente do blog. Vale como forma de incentivar expressões alternativas de cultura.
luis josé ariosto pereira silva diz:
02/01/2010
PROF EMIR SABER, uso saber por ser o senhor um inclito professor espalhando conhecimento, pois conheço seu nome, concerteza tem medo do filme os que tem medo do BRASIL, DOS BRASILEIROS, VIVA O BRASIL QUE QUER PROGREDIR, OK, ninguém segura esse país, nao tem lugar aqui para essas pessoas que odeiam o Brasil, os mesmos sendo os ricos e os paulistas, viva o BRasil de verdade, e que vá embora quem nao gosta do BRASIL OK BRASIL AME-LHE OU VÁ EMBORA, OK!!!!!!!!!!!!!!!!!
ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA diz:
02/01/2010
E-mail do Casoy : bcasoy@band.com.br ,
do Joelmir Beting : jbeting@band.com.br
>>
E-MAIL ENVIADO AOS DOIS :
>>
Vocês dois não estão errados ...>
Nós, a população foi quem errou : >
ACREDITAMOS, DURANTE TODO ESSE TEMPO, QUE VOCÊS ERAM PESSOAS ÍNTEGRAS .>>
PERDOEM-NOS... >>
>
emir diz:
02/01/2010
para quem não sabi aou não se lembrava, sobre Boris Casoy sempre pesaram as acusações, nunca suficientemente desmentidas, de seus vinculos com orgãos de segurança da ditadura. nada supreendente, aliás.
Messias Franca de Macedo diz:
02/01/2010
errata desprezível: vira-lata (ao invés de 'viralata')
Cordiais saudações,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Messias Franca de Macedo diz:
02/01/2010
AINDA SOBRE A *SÍNDROME DE VIRALATAS – aludida pelo discernimento do ínclito e impávido jornalista Luiz Carlos Azenha:
Boris Casoy, fascista eterno, diria: “Que merda, gari sujando a tela da televisão! Que merda, ter que enxergar garis!”
EM TEMPO: jornalista do PIG além de expertos em falar merdas, também pronuncia a palavra ‘merda’! Será que jornalista do PIG utiliza, intermitentemente, vaso sanitário?!
*SÃO PAULO É TÃO BOM QUE NEM PARECE O BRASIL
Atualizado em 02 de janeiro de 2010 às 12:27 | Publicado em 02 de janeiro de 2010 às 12:18
por Luiz Carlos Azenha
http://www.viomundo.com.br/opiniao/sao-paulo-e-tao-bom-que-nem-parece-o-brasil/
BRASIL – em homenagem ao ínclito presidente estadista emérito Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva, extensiva a todo o verdadeiro povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Messias Franca de Macedo diz:
02/01/2010
Lula não é um homem comum, apesar de ser comum!
Lula não é simplesmente um homem: foi capaz de comprendê-los – e para o exercício de uma atividade coletiva!
Lula deve ter pensado ao ver o macacão dele posto no cabide por dona Marisa: “É preciso um ‘cabra’ para consertar esta merda!”
E, aí, Lula resolveu que iria ensinar às elites como é que se governa!
E, aí, Lula tinha claro que a tarefa precípua era conciliar o trabalho e o capital.
E, aí, Lula deixa-nos o legado inefável da transição avançada.
Lula dá nó em pingo d’água!
Lula é a contemporânea expressão magna da capacidade de superação!
Lula é um homem comum – e um fenômeno!
BRASIL – em homenagem ao ínclito presidente estadista emérito Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva, extensiva a todo o verdadeiro povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
02/01/2010
O vídeo com o Boris Casoy desdenhando os garis retrata a verdadeira face dessa gente branca e de olhos azuis, nossa versão tupiniquim dos afetados e esnobes que tem verdadeiro desdém por tudo que não seja ouro, vil metal, propriedade, poder e prestígio. O vídeo foi um presente dos Deuses a desmascarar a verdadeira face opulenta, agressiva, baixa, nauseante, infeliz, de uma gente mesquinha, falsa, nojenta, hipócrita e cínica. O Casoy é a cara da band, é a cara da mídia golpista. O vídeo prova que a nossa luta, uma luta que denuncia a manipulação e o partidarismo, o posicionamento político e ideológico à direita, conservador e golpista da mídia não é coisa de lunáticos, de teóricos da conspiração, ou coisa que o valha. Não! Está alí, na cara de quem quizer assistir, ver e ouvir o que se passa na cabeça e no "coração" dessa gentalha covarde e egoista. Eles ganham dinheiro sim, vivem a verdadeira corrupção dentro da lei, mas´também amam o que fazem, são, verdadeiramente, facistas, racistas, elitistas, arrogantes, presunçosos, insensíveis e prepotentes! Odeiam o Lula, odeiam e odeiam o PT Odeiam aeroportos cheios de gente que nunca voou antes. Odeiam ruas cheias com gente que nunca teve um veículo antes. Odeiam a ousadia dessa gente que pensa ser gente como eles, os donos do poder! Não passarão! Apesar da mídia, dos EUA, de Israel, eles estão condenados a perder, pois, o exemplo foi dado: o lugar do Brasil e do povo brasileiro é na liderança, é no protagonismo, é na ação afirmativa, é na auto-determinação de seu destino soberano, livre e feliz!
maria lucia de oliveira rodrigues diz:
02/01/2010
Fui ver o filme ontem, na verdade estava temerosa de ver uma peça publicitária, mas realmente é um belo filme, a história vai correndo e de repente você esquece que aquele personagem é o Lula, você começa a torcer pela mãe dele e como se fosse uma ficção, fiquei por um momento frustrada, achando que a dona Lindu deveria estar viva para ver aonde o filho chegou. Agora, quero Lula, parte 2, sua luta e teimosia para ser presidente, o maior deste país.
DK diz:
02/01/2010
JOSELITA, informo os e-mail do Boris e do Joelimir: bcasoy@band.com.br e jbeting@band.com.br.
Eu já enviei para esses dois idiotas, o e-mail abaixo. Desisti de enviar uma cópia para a BAND porque para entrar em contato com eles é preciso fazer um cadastro no qual eles perguntam até a marca da cueca que você usa.
BORIS e JOELMIR, vocês e seus comentários preconceituosos, mostram como a elite de nosso país pensa, mas não se preocupem nós, o povo brasileiro, não vamos mais nos submeter as suas influencias pérfidas bem como a de seus colegas de mídia.
Vocês fizeram de nosso país um lixo, mas o nosso presidente Lula devolveu a nossa identidade, dignidade e amor próprio, por isso vocês não servem nem como o lixo que é apanhado pelos nossos prestimosos garis.
Agora eu entendo porque vocês tem tanta raiva do nosso querido Presidente Lula e porque vocês vivem tentando denegrir a imagem dele , porque ele sabe que independente da profissão que o homem exerce, todos nós somos SERES HUMANOS e merecemos RESPEITO!!!!!
A partir desta data, estou aderindo a campanha VAMOS BOICOTAR A BAND. Não vale a pena acessar este canal!!!!!
DK
DK diz:
02/01/2010
JOSELITA, informo os e-mail do Boris e do Joelimir: bcasoy@band.com.br e jbeting@band.com.br.
Eu já enviei para esses dois idiotas, o e-mail abaixo. Desisti de enviar uma cópia para a BAND porque para entrar em contato com eles é preciso fazer um cadastro no qual eles perguntam até a marca da cueca que você usa.
BORIS e JOELMIR, vocês e seus comentários preconceituosos, mostram como a elite de nosso país pensa, mas não se preocupem nós, o povo brasileiro, não vamos mais nos submeter as suas influencias pérfidas bem como a de seus colegas de mídia.
Vocês fizeram de nosso país um lixo, mas o nosso presidente Lula devolveu a nossa identidade, dignidade e amor próprio, por isso vocês não servem nem como o lixo que é apanhado pelos nossos prestimosos garis.
Agora eu entendo porque vocês tem tanta raiva do nosso querido Presidente Lula e porque vocês vivem tentando denegrir a imagem dele , porque ele sabe que independente da profissão que o homem exerce, todos nós somos SERES HUMANOS e merecemos RESPEITO!!!!!
A partir desta data, estou aderindo a campanha VAMOS BOICOTAR A BAND. Não vale a pena acessar este canal!!!!!
DK
Antonio Alberto (Pe.Alberto) Mendes Ferreira diz:
02/01/2010
OS CANALHAS DA DIREITA, SÃO SEMPRE ASSIM, NÃO TÊM ESCRÚPULOS !!! >>
MAS, SÃO GRANDES "MORALISTAS", CHEIOS DE TEORIAS ... >>
ARRE !!! >>
>
Fabio diz:
02/01/2010
Emir como assim??No Brasil nao existe racismo...foi o Ali kamel e o Demetrio que falaram e eu acredito neles.
02/01/2010
Pretinente comentário. Bóris com sua impáfia remonta ao sentimento de superioridade que parecia suplantado por terras paulistas...O estado mais rico do país se envergonha de sua arrogância, reflexo de um certo desespero da direita em ver suas expectativas de dominação secular se esvaindo. Isso reflete uma pequena parcela do que pensa a elite paulilsta e a brasileira no geral. E também é apenas uma pequena amostra do que virá pela frente nas próximas eleições
Flavio Marcio diz:
02/01/2010
Junto com minha companheira, assisti a primeira sessão do filme no primeiro dia do ano de 2010, o Ano do Tigre (não aquele felino da Esso, por favor!) no shopping Fashion Mall, localizado no burgo de S.Conrado (a. 15 mil residentes), vizinho do Complexo da Rocinha (a. 150 mil sobreviventes), uma das maiores favelas da apartada cidade do Rio de Janeiro.
E como nos emocionamos!
Menciono o Ano do Tigre uma vez que ele evoca uma palavra-chave que marca este belo e honesto filme: TEIMOSIA!
Na vida, tivemos a passagem de viver em SBC, esbarrar com Lula três ou quatro vezes e testemunhar o preconceito de que ele foi vítima!
Sim, porque o segregacionismo também estava presente naquela cidade a partir da qual o metalúrgico projetou sua radiante liderança, não sendo ele exclusivo de lugar algum neste país continental!
Ali, em SBC, a reacionária aversão a Lula exercida pela pequena burguesia local tinha, é claro, os valores, os interesses e as ações das classes dominantes por trás!
Mesmo assim, com sua TEIMOSIA, Lula foi à frente em sua épica jornada na qual o céu parece ser o limite!!
Assim, atendendo ao chamado do articulista, gostaria de reiterar que TEIMAR é um traço marcante de “LULA, O FILHO DO BRASIL”!
E é com este traço de TEIMOSIA que temos nos conduzido em nossas interações com os moradores da Rocinha, assumindo com obstinação o objetivo de sua emancipação social, acima e à margem do apartheid social imposto pelos braZileiros que habitam S.Conrado e burgos assemelhados!
Que se levantem todos os FILHOS DO BRASIL!
Raimundo W. S. Melo diz:
02/01/2010
Boris Casoy. Digo sem vergonha: isto é uma vergonha!!!
walter venturini diz:
02/01/2010
caro emir
concordo com 99% do seu post. apenas faço o reparo sobre sua argumentação sobre o separatismo paulista, desnecessária para seu artigo. não é a primeira vez que você recorre a esse recurso, citando separatismo, que de fato não houve - apenas uma briga de elites semi-rurais. não fosse essa generalização, seu post seria correto, a meu ver.
Emir diz:
02/01/2010
Os setores conservadores da classe média - de que Boris Casoy é uma expressão - sempre olharam para os de abaixo com desprezo, com medo de cair ao nivel deles (proletarizaçáo) ou com raiva, quando eles começam a ascender socialmente, obtendo direitos de que antes estavam excluidos. Esse olhar de Casoy é de uma parte da classe média paulista, serrista, que acha que os pobres náo tem direito a ascender socialmente, que quem limpa as ruas náo deve ter dignidade de opinar sobre a vida, o trabalho, o mundo. Imagine quando assistirem o filme do Lula... Mas não foram e não gostaram, por isso são serristas, revanchistas contra os pobres, achando que vão ganhar.
Antonio Augusto Alves Jr diz:
02/01/2010
Sou negro, nordestino e minha familia tem origem muito pobre. Este filme foi uma das raras oportunidades em que, seja na TV ou no cinema, pude encontrar em uma produçao elementos culturais e conjunturais com os quais, pela minha historia e origem, possa me identificar. Tenho certeza que muitos brasileiros estarão mais orgulhosos de si e cientes de seu potencial após assistirem a este filme.
...
As novelas da Globo, feitas para o público brasileiro, são exibidas para o publico branco e rico europeu sem qualquer adaptação além da dublagem...
joselita diz:
02/01/2010
Emir, desculpe meu desabafo sobre a bosta do bosta, mais o que s eria de nós se voces não existissem, seu artigo está excelente lí e repliquei. Parabens !!! Temos que unir, forças porque esta elite já começou o ano detonando o povo pobre, preto e ingenuo deste país que ficam alegres quando os reportezinhos deles os elegem para dar uma entrevista sem graça e sem conteúdo e o BC fazer esses comentários.
joselita diz:
02/01/2010
Tentei mandar um e-mail para o dono da Bandeiantes e não consegui, para dar acesso eles do CPF ao exame de de fezes dos ultimos 30 dias, e não podemos ficar disponibilizando dados pessoas por aí, não estou comprando a crédito, apenas queria demonstrar minha indignação sobre o comentário do Boris Casoy, e dizer que ele é RRR = rídiculo, racista e reacionário, que história que ele tem, o J. Saad devia jogá-lo no mar com a ancôra no pescoço, nunca mais assisto a um jornal delef alei a um amigo sobre o que pensava dele, queé exatamente isto que ele é, e ele disse que o BC era uma respeitável, etc e tal, que ele era conservador. Ele é o grande saca....
Flavio Lomeu diz:
01/01/2010
Vamos criar um filme também sobre a vida do Serra.
Vamos focar não a política, mas sua vida.
Vamos lembrar de sua atuação fundamental na UNE quando se deu o golpe militar.
AHAHahAHahAHAhahHahAHahaHahaHahhaHAhAHahAHah, quase não me aguentei de tanto rir agora
emir diz:
01/01/2010
Esse tipo de comentário do Boris Casoi é usual privadamente, pela direita brasileira. o tratamento discriminatório, a ofensa. Veja-se tambem o Paulo Francis ofendendo reiteradamente, de forma grosseira, os trablhadores técnicos que gravavam comentario seu na Globo em Nova York. As vezes eles extrapolam e fazem esses comentarios publicamente, como o FHC ao dizer que os trabalhadores brasileiros seriam "preguiçosos", do Bornhausen, de que iam "acabar com essa raça por 30 anos". Sao tratamento usuais da elite brasileira em relação ao povo. Por isso odeiam o Lula e ao mesmo tempo tem medo dele, do seu discurso, de falar pro povo de igual pra igual.
gustavo diz:
01/01/2010
Sr. Emir, certamente irei assistir o filme referente ao nosso presidente. Mas gostaria muito da sua opinião a respeito da total falta de respeito e demonstração de preconceito da parte do sr. Boris Casoy. O povo precisa saber o que o PIG pensa a respeito deles. Isto não pode passar despercebido.
radar diz:
01/01/2010
esses caras do PIG deveria, conhecer melhor o próprio país para entenderem o q isso representa. em 2009 ficou provado q - pelo trabalho - LULA É, DE FATO, O CARA. só essa imprensa e elite idiotas, video bóris casoy insultando os garis - não querem ver.
mas para mais dores de cabeça dessa galera do mal...DILMA VEM AI...
Messias Franca de Macedo diz:
01/01/2010
Quem tem medo do Lula?
O ódio de classes! Senão vejamos:
O *AUTOCÍDIO DE BORIS CASOY!
O neonazista Boris Casoy [fascista eterno] teve o fim que merecia: autocídio! Causa mortis: ingestão copiosa do veneno destilado pela vítima, âncora do PIG, sucursal Band do congênere golpista Fernando Mitre!
Hoje à noite assistirei ao ‘Jonal da Noite’, só para ver a cara de tacho do defunto!
*http://tvuol.uol.com.br/#view/id=veja-gafe-do-jornal-da-band-04023864E0C95307/user=e0qbgxid79uv/date=2010-01-01&&list/type=tags/tags=3425/edFilter=all/
Brasil - em homenagem aos garis brasileiros
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
ANTÔNIO ALBERTO (Pe.Alberto) MENDES FERREIRA diz:
01/01/2010
A SAGA DA CLASSE DOMINADA (oprimidos) DEMOROU 500 ANOS PARA FURAR O BLOQUEIO DA CLASSE DOMINANTE (opressores). >>
MAS, VENCEMOS ... COM LULA VENCEMOS .>>
ELITE CALHORDA, TREMEI !!! > AGORA,DESNUDAMOS SEUS TRUQUES/VELHACARIAS ...>>
>
01/01/2010
O filme "Lula, o filho do Brasil" é muito bom, acabei de voltar do cinema!
Estava ansioso para ver o filme desde quando ouvi falar que fariam um sobre a história de nosso presidente. Acho que, de certa forma, nem vi direito a passagem do final para o novo ano. Acordei logo cedo, às 9:28, fiz o cafézinho rápido e tomei sem conseguir comer nada pra acompanhar. Pra diminuir a ansiedade, da hora que não passava, peguei um livro que ganhei de minha princesa, Karlita, "Violetas na Janela", e fui ler no quintal da minha casa. O livro com histórias do espirito de Patrícia, super bacana, me manteve ocupado até as 13:50. Tomei um banho, comi uma maçã, escolhi uma roupa comum e fui pro Shopping D' Pedro, comprei o ingresso do filme e sentei, como de hábito, nas cadeiras de cima pra poder ter uma dimensão de toda a tela, principalmente da fotografia. Eu nem almocei, mas valeu a pena porque o filme é muito bom. Gostei da fotografia, da trilha sonora, das histórias românticas do presidente Lula, enfim de todo o enredo do filme. É um filme que conta de forma dramática a história da juventude do presidente, a migração de Garanhuns para Santos, a relação conturbada com o pai e a força de uma mulher, a mãe de Lula. Os acidentes de sua vida e o inicio do jovem Lula no Sindicato dos Metalurgicos do ABC. Algo muito bonito do filme é a relação do Lula filho com sua mãe, Glória Pires. Outro elemento que certamente vai levar os espectadores a emoção são os acontecimentos da vida de Lula. As cenas da morte da Mulher depois do amor bem relatado que existia entre eles, o inicio do namoro com dona Marisa, a greve dos metalúrgicos, a repressão, a prisão de Lula e a morte da mãe vão levar as lágrimas as pessoas sensíveis. É bom levar papel lenço porque lenço de pano não vai ser suficiente para secar as lágrimas. O filme é muito bom, é um drama forte mas, faltou contar toda a história envolvendo a vida política de Lula a partir de 1982.Se fosse contar tudo o filme duraria umas 10 horas, então o resto da história espero que seja contado num segundo filme. Valeu o ingresso, me emocionei e ainda vi várias pessoas chorando no cinema. O Diretor do filme está de parabéns. Adorei as cenas dos discursos de Lula no sindicato, no estádio da Vila Euclides e na Igreja. Todas as cenas com multidões de pessoas e o ator fez muito bem as representações do discurso do presidente. Muito bem feito, vale a pena assistir, vai fazer sucesso nas telas!
Carlos Alberto Carvalho da Silva diz:
01/01/2010
Professor Emir, assim que puder vou assistir o filme, que provavelmente será campeão de público.Mas estou escrevendo para que assista à "gafe" do Boris Casoy no jornal da Bandeirantes, uma prova irrefutável do preconceito de classe, e do disserviço que esta mídia presta ao povo brasileiro.E pensar que gozam de concessão pública.Isto é uma vergonha.Viva Lula, presidente filho do Brasil...
marcos silva diz:
01/01/2010
Me permita EMIR SADER, mas preciso mandar esse artigo para o outro sociologo neoconchamado de DEMETRIO, pois o mesmo precisa aprender com o mestre o que é ser coerente... Parabéns pelo magnifico artigo.
Jorge Ernesto Couto de Castro diz:
24/02/2010
Caro Emir,
Eu gostei muito do seu comentário sobre o filme Lula, O Filho do Brasil, eu concordo totalmente com a sua opinião sobre o filme do Lula. De fato me chamou a atenção esse aspecto no filme, NÃO É UM FILME ELEITOREIRO OU POLÍTICO! Eu fui ao cinema ver esse filme e vi uma bela história, um exemplo de superação, certamente a história do Lula poderia ser uma das tantas histórias de superação que encerram a novela das 9 da Globo. Eu amei ver esse filme e nele um aspecto me chamou a atenção, a influência que a mãe do Lula, exerceu sobre ele, graças a liderança e empenho da Dona Lindu, Lula se transformou nessa liderança que todos os brasileiros conhecem e que repercute pelo mundo, se o Lula tivesse ido pelo pai dele, Lula não seria o que ele foi e que ainda é, o presidente do Brasil e um dos maiores lideres que esse país já teve. Eu recomendo a todos que vejam o filme do Lula sem preconceito, é uma bela história de superação.