Quinta-Feira, 22 de Junho

14/10/2014 - Copyleft

O plano terrorista de Aécio e Armínio

Aécio Neves e Armínio Fraga querem fabricar a ideia de que a economia não cresce por causa da inflação e porque o salário mínimo é muito alto.

por Emir Sader em 14/10/2014 às 11:11



Emir Sader


1. Criar o clima de que o maior problema brasileiro é uma suposta inflação descontrolada. (Mesmo se é de 6% ao ano, quando FHC entregou pro Lula uma inflação de 12,5% ao ano.

2. Fabricar a ideia de que a economia não cresce pela inflação e porque “o salário mínimo é muito alto”, segundo o Arminio Fraga. (Apesar de que os salários são um componente mínimo dos custos de qualquer mercadoria.)

3. Difundir a ideia de que o governo gasta muito, que é necessário um duro ajuste fiscal. (As tais “medidas impopulares” de que fala o Aecio que está pronto para tomar.)

4. Pregar que “um certo nível de desemprego é saudável”, como disse o Arminio Fraga.

5. Se ganhar, implementar uma forte política de corte de salários, tanto do setor público, como pressionando as negociações no setor privado. Baixar o salário mínimo.

6. Promover o desemprego para favorecer as condições de negociações dos empresários com os trabalhadores e os sindicatos.

7. Reduzir os bancos públicos a um mínimo, como disse o Arminio. O que significa também cortar muito os recursos para as políticas sociais, que só podem ser realizadas através de bancos públicos.

8. Assinar Tratado bilateral de Livre Comercio com os Estados Unidos, saindo do Mercosul e rompendo todos os acordos de integração regional com os países latino-americanos, deslocando o comercio do Brasil para os EUA como parceiro fundamental.

9. Endurecer a repressão com os sindicatos e os movimentos sociais que resistirem a essas medidas.

10. Instaurada a recessão, com as políticas de austeridade, voltar a tomar empréstimos do FMI, com as cartas de intenção respectivas e os cortes dos gastos sociais do Estado requeridos.

É um plano para voltar aos anos de terror econômico e social dos anos 1990, nos quais Arminio Fraga foi personagem central. Tudo seria feito colocando a culpa nos gastos sociais excessivos dos governos do PT e nos aumentos salários desmedidos por parte dos sindicatos.

Colocado em prática o plano de terror, o Brasil voltaria à recessão, à miséria, ao endividamento com o FMI, à subserviência com os EUA, à repressão dos movimentos populares – como os tucanos promoveram no passado e querem retomar no presente.

Tags: Política





Marcio Carneiro - 27/02/2015
Dilma Executa O plano Terrorista de Aécio e Armínio

Emir Sader profetiza a Suprema Traição de todas as Traições

Os petralhas, afiliados ou fãs de carteirinha, têm uma visão política de mundo muito interessante: "Antes eu votei em Dilma por causa de Lula.

Os petralhas, afiliados ou fãs de carteirinha, têm uma visão política de mundo muito interessante: "Antes eu votei em Dilma por causa de Lula. Agora, voto em Dilma por causa de Dilma. Meu voto é muito consciente..."

Leia a matéria completa em https://alnbr.wordpress.com/2015/02/28/dilma-executa-o-plano-terrorista-de-aecio-e-arminio/


Orlando F. Filho - 21/10/2014
Vou relatarum fato acontecido com minha mãe durante os governos fhc. Minha é aposentada e na época recebia dois salários mínimos. Aí fhc inventou me parece pois já faz tempo e não lembro direito, um tal de fator previdenciário. Isto tirou de minha mãe um salário minimo de sua aposentadoria. Sem falar do desemprego, as fraudes nas privatizações cujo presidente fhc foi conivente(procurem resgastar as gravações publicadas pela folha de são paulo na época), uma subserviência total ao fmi e eua(fhc tirou o sapato para ser revistado pelo fbi). Aécio já disse que vai acabar com o bolsa família ao dizer que "criará um programa melhor que o bolsa família". Isto significa que precisará mandar o projeto para o congresso e, caso seja aprovado, só depois de um ano entrará em vigor. Mas os trabalhadores brasileiros não são mais bobos. Segundo as pesquisas, em algumas regiões dilma está seis pontos na frente de aécio e aparece sempre na frente, mesmo no empate técnico mas não caiam nessa de empate pois isso é muito relativo porque pesquisa é apenas aquele momento, depois não vale mais. Penso que não devemos ligar para pesquisas pois eleição não é fla x flu e sim uma escolha de acordo com nossas convicções políticas. Voto em Dilma sem medo de ser feliz.


Orlando F. Filho - 20/10/2014
Ah, sr. décio o sr. nem sabe o que é um esquizofrênico, pois se soubesse não falaria tal besteira. Quer dizer que seu argumento é que nós somos cheiradores? Realmente, o sr. é um destemperado e, pior, analfabeto político, não por votar no aécio, é sua escolha, mas nem saber quem é seu candidato, o que fez e deixou de fazer. Lamentável que existam pessoas como v.sas. que, na falta de argumentos, parte para acusações levianas. O sr. deve ser a única pessoa "saudável" que aqui escreve, é isso? O sr. coloca o Emir também no saco de gatos dos cheiradores. Desculpe, sr décio , mas é a última vez que respoondo a um post seu, pois é melhor ignorarmos os babacas. Desculpem minha escatologia(o sr sabe o que significa, sabe português?) Mas prometo ser mais comedido em minhas argumentações.


Orlando F. Filho - 20/10/2014
primeiro sr. décio carvalho, não sou petista, sou muito mais radical, ok e vou votar na dilma por ser a melhor opção e ela não foi conivente com nenhum caso de corrupção. Engraçado como vcs tucanos escondem prá baixo do tapete os seus escândalos. Por que os responsáveis pelo escândalos do metro não estão na cadeia? E os responsáveis pelos escândalos da privatização que teve até um livro com todas as provas. Não se esqueça, sr. décio, que a pf descobriu um esquema de corrupção no governo campos, aliado de marina silva, aliada de aécio? Tá vendo a diferença entre o PT e o psdb. Quanto a Cuba, meu amigo, os que fugiram de lá são os mesmos egoístas como v.sa. que não aceitam dar o que tem para ajudar os que nada tem, isto é, uma classe média arrogante e racista que joga pedras no PT mas escondem seus rabos não é mesmo sr. décio. Não venha com esse papo furado, pois em qualquer governo existem casos de corrupção. A diferença está em quem investiga ou não, como é o caso do candidato no qual o sr. vai votar. Porque o playboyzinho perdeu em minas se o governo dele foi tão excelente assim. Sr. décio, deixe a paixão política de lada e ligue o cérebro antes de emitir alguma opinião para não passar pelo constrangimento de ter a resposta de uma pessoa politizada e que conhece político desde dos oito anos de idade, pois meu pai foi preso político e as reuniões do partido eram em minha casa e eu acompanhava e inclusive lia o jornal do partidão, "a causa operária" se é este o nome, pois já faz tempo. Sr. décio leia e se informe e v.sa. ficará sabendo que dilma chutou todo mundo envolvido no mensalão, ao contrário de serra, fhc, aécio et caterva que protegeram os corruptos e não investigaram. Hoje, sr. décio, o MP está investigando o governo aécio em minas para saber porque ele deixou de investir os 12% das verbas para a saúde. Onde está a grana, sr. décio? Mas isso vcs não querem saber, né. Além do mais vejam os resultados da ação de lula de inclusão social. As pessoas mais pobre hoje podem ter sua máquina de lavar, geladeira e outros produtos da linha branca, porque lula tirou o IPI. Então, sr. décio(desculpe escrever seu nome com minúsculas, mas escreverei com maísculas quando v.sa. ser melhor informado e não ficar falando besteiras e ficar puxando a asa do tucano pro seu lado, rsrsrsr


Marcia Eloy - 20/10/2014
Sr. Decio

É só comparar biografias que o senhor vai ver quem é quem. Mas para isto é necessário conhecer História do Brasil, o que pouca gente da classe média conhece. Vivem o aqui e agora. Não tem a menor noção do passado do país, e mesmo do passado recente.. Não conhecem as lutas que aconteceram no mundo e que trouxeram o desenvolvimento social, nada, por isso tudo que escrevem não tem o menor embasamento.


decio carvalho - 19/10/2014
Orlando F. Filho, acho interessante o discurso pernóstico e esquizofrênico dos petistas. É tanta mentira, falada como um mantra, que a gente começa a ficar com dúvidas...Quem são os parceiros do PT hoje ? Quem mantém uma promiscuidade política e econômica com os partidos latinos, comprovadamente totalitários ? Quem está, até o pescoço, de denúncias alarmantes de corrupção ? Quem diminuiu a capacidade industrial do país a níveis de 5º mundo ? Quem é o ex-presidente, bebedor de cana em escala industrial, falar do "tiozinho da balada" ? Só me responda UMA pergunta : PQ OS CUBANOS PRECISAM FUGIR PARA SAÍREM DO SEU PAÍS ?


Orlando F. Filho - 19/10/2014
Aos tucanos que frequentam este espaço que odeiam o PT me respondam: se Lula e o filho "ficaram milionarios" de maneira desonesta porque o ministério público não os investiga? E, se é verdade, porque o PIG, "apartidário" não fez nenhuma denúncia. Agora, é bem conveniente para o PIG jogar os escândalos do metro prá debaixo do tapete. Ontem, a "jornalista" Cristiane Lobo das organizações globo(aquela que, juntamente com o avô de áecio, o tancredo, apoiaram e participaram do golpe militar disse no globo news que os jovens hoje estão mais esclarecidos e tem mais informações. Tradução: eles são fiéis ao nosso PIG e aceitam nossa manipulação. Meu pai foi preso político, foi torturado por pertencer ao partidão e em respeito a sua história política, jamais votarei no psdb, o capitão de mato da política brasileira. Se os jovens esclarecidos não sabem quem foram os capitães de mato, pesquisem e saberão que os senhores de escravos promoviam os negros a "caçadores de negros fujões" dando-lhes a impressão que eram importantes por oprimirem seus colegas de infortúnio. Digamos que o mesmo esquema, estou fazendo uma analogia, prevalece no mundo corporativo pois muitas vezes o executivo dá poder a um zé mané qualquer na empresa pois o sujeito vai oprimir e não liderar seu comandados e, não se enganem, o capitalismo não está nem aí para a pobreza e vcs poderão comprovar isso se o playboiyzinho ganhar. Minha mãe era aposentada nos tempos fhc e ele reduziu sua aposentadoria para um salários mínimo, quando ela ganhava dois. Os defensores dos tucanos não mencionam que eles levaram o país à bancarrota. Caso esse cidadão seja vitorioso e quando ele começar a tirar direitos dos mesmos que votaram no "bom moço" não reclamem pois terão que aguentar quatro anos de desmandos. Dilma jamais foi conivente com corrupção mas eu sei que pessoas dificilmente mudam sua opinião mas quero deixar registrado que o povo brasileiro, em sua sabedoria vai distinguir quem são seus verdadeiros inimigos.


decio carvalho - 19/10/2014
o diabo inventou a mentira, o PT aperfeiçoou...


decio carvalho - 19/10/2014
será que é só o "tiozinho da balada" que cheira ??? só tem doidão escrevendo bravatas e surtos pernósticos e esquizofrênicos


Marcia Eloy - 18/10/2014
Fiquei muito feliz de ter participado de dois atos públicos em praça pública como eu sempre quis. Anteontem houve uma manifestação organizada em frente a Uerj, pelos alunos da UERJ, com o comparecimento dos deputados do PT, PSOL, PSB/RIO, PDT, unindo as esquerdas.

Ontem houve uma manifestação em frente a Câmara dos Vereadores sobre Direitos Humanos, com a presença de Leonardo Boff, João Vicente, filho de João Goulart, deputados do PT, do PC do B, do PDT e da ex Ministra Maria do Rosário. Comentar é muito bom, mas participar dos movimentos de rua é melhor. Todos que passam e que estão ao redor ouvem o que está sendo dito e a militância de esquerda, mostra sua força.


ADELSON SILVA UCHOA - 18/10/2014
O Lula, em seu primeiro mandato, começou com o Henrique Meirelles no Banco Central, continuou com um sujeito do partido do governo anterior. Houve erro nisso, não! Também o comentário do Emir, e que o eu o admiro, está pisando na bola. Por que o PT não usa mais a sigla (PT) nos cartazes de propaganda da Dilma? A sigla está enfraquecida diante de muitos escândalos. Tem que se refundar o partido do Lula. Será que o salvador da pátria resolverá? É tarde demais.


Noir Dias Moreira - 17/10/2014
Fico assustado como as pessoas conseguem ser tão crédulas quanto as promessas do Aécio.

As pessoas não conseguem enxergar que após a posse é muito fácil dizer que não foi possível cumprir o que prometeu apesar das intenções.

Pois é, eu disse isso, mas a conjuntura e as forças opositoras não permitiram que eu cumprisse a minha palavra.

Essa é a frase que será dita a cada 2 semanas ou menos pelo Aécio.



Amauri Spadari - 17/10/2014
Emir Sader, voces são iguais aos entreguistas da oposição, só lembram do povo as vésperas das eleições, até os comentários estavam bloqueados, mas agora liberou geral, isso mostra claramente que a opinião do povo não interessa, o que interessa é o poder e depois IMPOR, e fechar os olhos e os ouvidos para o povo.


Orlando F. Filho - 17/10/2014
O playbozinho das alterosas disse que "vou criar um programa melhor que o bolsa família". Hoje na tv, o psdb veiculou uma inserção mostrando as "manchetes" do PIG , sobre os escândalos envolvendo o PT. Muito bem, eles querem dizer o seguinte? "ja que vcs mostraram nossos escândalos, mostro os seus". Porém, sabemos que o povo vai lembrar mais dos recentes, pois agora ficamos sabendo que o falecido sérgio guerra recebeu propina segundo depoimento de um dos envolvidos no caso petrobrás. Isso não interessa pois dilma mandou investigar e não jogou tudo prá baixo do tapete, como os tucanos fizeram aqui em são paulo em relação aos escândalos do metro. Sartre dizia que "política não é a arte de enfiar a mão na merda, mas enfiar o braço inteiro. Ficamos sabendo que, enquanto dilma era torturada no doi-codi, o playboyzinho ocupava um cargo oferecido pelo tio que era da arena, ou seja, o partido da ditadura militar. Porém o playboyzinho tinha um cargo de secretário não sei do que mas preferia surfar nas praias cariocas. Esse é o candidato da classe média brasileira. Uma coisa é vc ser conivente com os escândalos, caso do mensalão mineiro e as fraudes das privatizações(leiam o livro de amaury jr, o jornalista não aquele outro, com documentos reproduzidos no livro provando as fraudes). Dilma chutou todo mundo que estava no governo e participou do mensalão, ok. Aí nossa racista classe média alta brasileira diz que não vai pagar seus impostos para sustentar um governo corrupto. Na era fhc a corrupção não incomodava e agora, incomoda. Mas o que a classe média odeia no PT é que, pela primeira vez na história deste pais(parafrasendo lula) os miseráveis alcançaram um patamar de dignidade com dinheiro para exercer sua cidadania, isto é, ter o direito a uma vida confortável e mais justa com os filhos podendo frequentar as escolas através do bolsa família. A elite brasileira detesta gente pobre que vence na vida. Tom Jobim foi malhado por uma elite peseudo nacionalista que o criticou por fazer comercial para a coca-cola. Ora, esses mesmos o criticavam bebendo sua coca-cola em casa ou no bar e são os mesmos que vão ao mercado e comprar garrafas e mais garrafas da "acqua nera del imperialismo" como diziam os anarquistas italianos.


Nilson Pimentel - 17/10/2014
Entendo que esses 10 pontos colocados no artigo seja de observador simplista e de puro senso popular, nada de cunho cientificista dos conhecimentos de quem entende da Ciência Econômica. Isto é alarmista de quem nada entende. O partido PT quer enraizar na vida brasileira a corrupção e a politica do não sabia de nada e ficar bilionário com o Sr. Lula e filho.


Orlando F. Filho - 17/10/2014
O que mais me incomoda são pessoas covardes que não tem coragem de dizer ou escrever seu nome verdadeiro e dizer sandices como os tucanos rediziram uma inflação de 900% para 12,5%. Gente isso é tão ridículo me respondam porque o sr. armínio franga, junto com andré lara rezende quebraram o país três vezes seguindo a velha receita do fmi. Pior ter aguentar gente tão ignorante que dizem que o PT é comunista!!!!!! Gente, que pobreza política!!! Não saber diferenciar socialismo, comunismo, liberalismo e ser bem analfabeto mesmo. Outros dizem que o PT rebaixou-se ao capital como se o brasil fosse socialista ante e o PT transformou-o em capitalista. Gente, quanta arrogância e ignorância ao mesmo tempo. Dizer o que o mercosul nada significa e não conhecer a importância do brasil na economia mundial. Segundo o ranking do capitalismo, somos a 6a. economia do mundo. Vejam quem está na nossa frente. Estar nesta posição significa um país equilibrado e só quem manja nada de economia, políticas sociais tem a coragem de dizer tamanhas idiotices como diminuir as políticas de inclusão e é justamente isso que eles farão. Teve um sujeito aqui que graças a marx não gravei o nome nos chamou de "comunistas". Nossa, o cara deve estar vivendo nos tempos da ditadura civil/militar e parece não saber que hoje qualquer pode ser o que quiser, inclusive comunista e existe liberdade partidária. Veja o tamanho do analfabetismo político: o cara trata a política como um fla x flu e eu votaria na dilma mesmo se ele estivesse em último lugar pois voto de acordo com minhas convicções políticas e não teria nehum constrangimento em votar no pstu caso entendesse que sua ideologia fosse ao encontro à minha. Vocês que aindam tem saudades da ditadura, procurem no google países que as possuem e mudem prá lá. Garanto que aqui vcs não farão nenhuma falta. "O PIOR ANALFABETO, É O ANALFABETO POLÍTICO"(Bertold Bretch)


Marco - 17/10/2014
Este plano não é deles, é dos Estados Unidos e das elites brasileiras, das quais eles são representantes. Durante 12 anos este golpe vem sendo tentado com a nossa mídia à frente. O problema é que não fomos competentes para mostrar isso nos programas eleitorais da TV e do rádio. Só essa semana parece que conseguimos acordar e melhorar o programa que, diga-se de passagem, foi o principal responsável por não ganharmos a eleição no primeiro turno. Espero que continuem na linha que tomaram esta semana e sejam mais objetivos na utilização do tempo. Lula tem que aparecer todo dia e os flashes da mensagem de Chico Buarque também. Aliás, viva o Chico. Viva este grande brasileiro, talvez o maior brasileiro de todos os tempos.


decio carvalho - 16/10/2014
Quem é o PT para falar de terrorismo ? O discurso pernóstico e esquizofrênico chega a ser patético...Que canseira ler essas bravatas idiotas...O projeto medíocre de poder...


João Nilton Birnfeld - 16/10/2014
Fico impressionado como querem entregar o Brasil outra vez.

São uns despudorados.

Usam e insinuam qualquer coisa para voltar ao poder.

O aécio fica inventando um monte de bobagens, para tentar iludir o povo.

O Brasil não merece isso, e nem o povo Brasileiro.


Dilma Rousseff - 16/10/2014
Mas quanta ignorância de vocês!!! Armínio Fraga e FHC salvaram esse pais!!! Eles pegaram uma hiperinflaçao de mais de 900% é a reduziram para 12,5%!! Atenção comunistas, vejam o outro lado das coisas, se informem


SOCORRO SALES - 16/10/2014
Nestes dias que antecedem as eleições, muitas pessoas ainda se encontram inseguras nas suas decisões. Umas consideram o passado político, outras o desempenho das gestões anteriores, outras situações atuais que acabam por desencantar e muito ludibriar a decisão mais sensata. Na verdade é que o Brasil, no final, não vai poder fazer uma decisão absoluta, pois as razões que incomodam um, não incomoda o outro. Mas ninguém Leu o programa de governo de Aécio Neves na página 51, que não sei se o fez! Lá diz no item 29: "Garantia da autonomia plena das universidades" o que indica ser a desvinculação das universidades públicas do amparo do governo, em poucas palavras e em fim de linha. Isso é o tão desejado "privativismo" das IES ocorrido de maneira gradual e sem dor! Sutil como o próprio item se esconde em meio às propostas mirabolantes do candidato. Ou seja, enquanto todos discutem o que o candidato fez/faz ou está fazendo, pouca gente percebe o que ele propõe para o futuro. ÁS VEZES ALGUÉM DIZ PARA NÃO COMPARAR AS PROPOSTAS DE AÉCIO COM O GOVERNO DO FHC, MAS É IMPOSSÍVEL!


Noir Dias Moreira - 16/10/2014
Concordo com quase tudo exposto, mas possuindo U$ 370 bi em caixa como o Aécio iria ao FMI pedir empréstimo?


Marcia Eloy - 15/10/2014
O que foi feito em São Paulo deveria ser feito no Rio em praça pública e urgente...


Donaldo Mitsunori Dagnone - 15/10/2014
Plano terrorista? Nunca li absurdo maior!


Geraldo Costa Junior - 15/10/2014
Acho a política externa a pior característica do atual governo. Um desastre. Ao invés de tentar fazer parte de grupos com maior capital, como fizeram México, Peru e Chile, prefere ficar num grupo que representa 1,5% do PIB mundial somados (mercosul). E tudo isso só para dizer que são anti-americanos e pró-bolivarianos. Pura ideologia sem pé nem cabeça.


Fabio Garça - 15/10/2014
Um exagero o artigo, Emir.

Chega a soar terrorismo, precisamos de menos emoção e mais racionalidade e infelizmente parece que ta tudo mundo contaminado.

Tanto faz, a luta pelo poder continua todos os dias


José Monteiro - 15/10/2014
Sejamos honestos, onde está o contrato do Porto Mariel. Onde estão os gastos dos cartões corprativos. Onde está sua verba de 300 mil reais.


Gervásio Cansado - 15/10/2014
A inflação está represada acima do teto da meta artificialmente, através do preço da gasolina e do álcool combustível. O governo Dilma não teve coragem até hoje de reajustar o preço deles pelo menos para que a Petrobrás vendesse a gasolina a preço de custo.


Sebastião Laércio Machado - 15/10/2014
Tirado da cartilha neoliberal e da Universidade Peessedebista. É o seus mestres sabem fazer.


Orlando Bracco Filho - 15/10/2014
Que texto mais rancorodo. Podemos até chamar de "um texto idiota".O Grande Aecio falou umas.cem vezes que o problema de nossa economia é a falta de investimentos.


José Monteiro - 15/10/2014
Sejamos honestos, onde está o contrato do Porto Mariel. Onde estão os gastos dos cartões corprativos. Onde está sua verba de 300 mil reais.


Waldemar De Gregori - 15/10/2014
Emir, acho que isto ajuda a desmascarar/desbicar tucanos et caterva: AÉCIO, FILHOTE DA DITADURA

em: www.waldemardegregori.net

Convém fazer circular amplamente esta nota de um mineiro que conhece a peça.


arquimedes andrade - 15/10/2014
Tucanos: Estado máximo para os mais ricos e estado mínimo para os mais pobres.

Com Lula e Dilma uma inversão de prioridade: Estado protagonista no enfrentamento das desigualdades sociais, econômicas, regionais, um Estado mais democrático, transparente e soberano.No próximo governo, Dilma tem que apertar mais o pé no acelerador das mudanças e certamente contará com o apoio dos movimento sociais, sindical e da população.


Edu Montesanti - 15/10/2014
Ai, vai, Emir! Que exagero!! Só porque essa gente jornalada promoveu o sangrento golpe militar que, por 21 anos, aterrorizou este país e hoje fazem como se nada tivesse acontecido??!! Aécio Never!!!


José Carlos Vieira Filho - 14/10/2014
E, em troca, receber gordas fortunas do sistema americano como o fazem, hoje, os políticos da UE.

Ver o energúmeno Blair..


Eugenia Vitoria Camera Loureiro - 14/10/2014
E dizendo que estão fazendo isso porque o PT não soube gerir. Não soube governar. As politicas sociais implementadas pelo PT deram errado e que eles precisam fazer isso para consertar o que o PT fez.etc.etc. E dai os que não viram com seus próprios olhos vão detestar o PT pelos próximos 30 anos que foi mais ou menos o tempo que levamos para rever o papel que desempenharam Jango, Getúlio e por aí vai.

PARCERIAS