Terça-Feira, 25 de Julho

23/05/2017 11:36 - Copyleft

Clipping Internacional - 23/05/2017

Temer, o ingênuo. De mordomo de filmes de terror a presidente, de presidente a corrupto. Sob a lupa do mundo, pode ser destituído antes de completar um ano


Carta Maior
Carta Maior

BRASIL na imprensa internacional
 
Página 12, Argentina
Uma Globo implodida. Ficou a nu a manobra de ação psicológica contra Lula e Dilma. O noticiário da TV aberta mais poderosa do Brasil, que combate Lula e o pedido popular de “eleições diretas já”, havia afirmado que os ex-presidente tinham contas “offshore” para receber subornos. O escândalo popular foi tão grande que teve que retificar e dizer que não era verdade. Mas dissimuladamente.
https://www.pagina12.com.ar/39464-un-globo-reventado
 
Temer: “não vou renunciar. Se quiserem, que me derrubem”. De golpista a provocador. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, ele disse que não renunciaria por que seria como declarar-se culpado. Ademais, assegurou que conseguirá que o Congresso vote as repudiadas leis de reforma trabalhista e previdenciária. Por outro lado, o Congresso debaterá hoje se vota uma emenda para convocar eleições diretas.
https://www.pagina12.com.ar/39353-temer-no-voy-a-renunciar-si-quieren-que-me-derriben
 
The New York Times, Eua
Temer ataca seus acusadores enquanto o escândalo de corrupção se aprofunda. Seu ataque se concentrou no milionário que o gravou e acusou Joesley Batista.
https://www.nytimes.com/2017/05/20/world/americas/michel-temer-brazil.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Famericas
 
Diário de Notícias, Portugal
Aliados e rivais de Temer já discutem nome de sucessor. São falados para presidente o ministro das Finanças, Henrique Meirelles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e a líder do Supremo, Carmem Lúcia. Entretanto, o mesmo parlamento que discute quem elegeria num sufrágio indireto, vai hoje à noite discutir uma emenda à Constituição assinada pelo deputado mais antigo da Câmara, Miro Teixeira (Rede), que permitiria a realização de eleições diretas.
http://www.dn.pt/mundo/interior/aliados-e-rivais-de-temer-ja-discutem-nome-de-sucessor-8497099.html
 
The Wall Street Journal, EUA
Há cinco modos em que o presidente brasileiro pode ser forçado a sair. O mandato de Michel Temer está por um fio após ser ligado a um escândalo gigante de corrupção.
https://www.wsj.com/articles/five-ways-brazils-president-could-be-forced-out-1495492057
 
Le Monde, França
No Rio de Janeiro, um museu em memória aos escravos está ameaçado de fechamento. O prefeito cortou a subvenção ao Instituto de pesquisa à memória sobre os “pretos novos” que revelavam a sorte reservada aos escravos mortos ao chegar à América.
http://www.lemonde.fr/international/article/2017/05/23/a-rio-de-janeiro-un-musee-en-memoire-des-esclaves-menace-de-fermeture_5132090_3210.html
 
RFI, França
Temer ganha tempo, mas perícias de áudio são contraditórias. Para o perito Ricardo Molina, contratado pela defesa de Michel Temer, gravação deveria ser considerada “imprestável” desde o primeiro momento. Peritos contratados por jornais brasileiros divergem: o áudio gravado por Joesley Batista pode ter 50 momentos de edição ou mesmo nenhum.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170523-temer-ganha-tempo-mas-pericias-sao-contraditorias
 
Jornal Les Echos vê o Brasil em uma situação limite. Com chamada de capa, o maior jornal econômico francês, Les Echos, publica três reportagens nesta segunda-feira (22) sobre a crise política no Brasil e as consequências das repetidas denúncias de corrupção envolvendo os políticos brasileiros.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170522-jornal-les-echos-ve-o-brasil-em-uma-situacao-limite
 
El Telégrafo, Equador
Temer diz: “se querem que eu saia, terão que me derrubar, porque senão seria uma declaração de culpa”. Ele ainda tenta manter a aliança política para se manter no cargo.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/michel-temer-dice-que-tendran-que-derribarlo
 
El Espectador, Colômbia
Temer, o ingênuo. De mordomo de filmes de terror a presidente do Brasil e de presidente a corrupto. O presidente está sob a lupa do mundo e poderia ser destituído antes de completar um ano no cargo.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/michel-temer-el-ingenuo-articulo-694994
 
La Jornada, México
Lula enfrenta novas denúncias de corrupção.
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2017/05/22/lula-da-silva-enfrenta-nuevos-cargos-por-corrupcion
 
NOTÍCIAS NO MUNDO
 
Página 12, Argentina
“América Latina terá apoio para resistir à onda neoliberal”. Dilma Rousseff e as respostas às mudanças da época. A presidente deposta do Brasil, Dilma Rousseff, assegurou em entrevista para o programa televisivo Latinoamérica Piensa que o governo Temer “não tem qualquer compromisso com os avanços sociais” e considerou que “a perseguição contra Cristina joga contra a Argentina, o povo e suas conquistas.”
https://www.pagina12.com.ar/39349-america-latina-tiene-soportes-para-resistir-la-onda-neoliber
 
The Guardian, Inglaterra
Por que a América Latina tem tamanha obsessão por mega-hidrelétricas? Frequentemente tida como motivo de orgulho nacional, a matriz hídrica da América Latina gera custos ambientais cada vez maiores e é alvo de protestos crescentes. Será que as mega-hidrelétricas da região estão com os dias contados? (em português)
https://www.theguardian.com/global-development-professionals-network/2017/may/23/por-que-a-america-latina-tem-tamanha-obsessao-por-mega-hidreletricas
 
Esperada decisão sobre o trabalho “hora zero” que fixa horas fixas como direito do trabalhador sob esse regime. Espera-se que a revisão do trabalho inseguro e da economia do trabalho argumente que novas regras são necessárias para a defesa contra a exploração.
https://www.theguardian.com/business/2017/may/23/fixed-zero-hours-contracts-insecure-work-gig-economy-review
 
El País, Espanha
Trump promete ao presidente palestino que estimulará um acordo de paz com Israel. O presidente norte-americano pronunciará um discurso chave sobre o futuro do processo de paz.
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/05/22/actualidad/1495483805_070887.html
 
The New York Times, EUA
O orçamento de Trump corta ajuda aos pobres e oferece amplos cortes de impostos. A proposta aumentará os gastos militares e para a segurança das fronteiras, incluindo RS$ 1,6 bilhões para o muro com o México. Mas o plano atinge pesadamente muitos de seus eleitores com os cortes no Medicaid, na assistência nutricional e programas para os deficientes.
https://www.nytimes.com/2017/05/22/us/politics/trump-budget-cuts.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=a-lede-package-region&region=top-news&WT.nav=top-news&_r=0
 
The Washington Post, EUA
Palestinos recebem favoravelmente à fala de Trump sobre paz, mas coloca lições sobre a demanda de dois estados na região.
https://www.washingtonpost.com/world/national-security/palestinians-welcome-trumps-talk-of-peace-but-offer-lessons-in-two-state-demands/2017/05/23/e13f4f22-3f90-11e7-8c25-44d09ff5a4a8_story.html?hpid=hp_hp-more-top-stories_trumptrip-7a%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.63598b89e178
 
Le Monde, França
Volkswagen está ameaçada de receber uma multa de 19,5 bilhões de euros na França. O jornal, que teve acesso ao inquérito sobre o “Dieselgate”, revela que os valores resultantes do negócio fraudulento dos motores falsificados está estimado em 22,78 bilhões de euros.
http://www.lemonde.fr/economie/article/2017/05/23/dieselgate-volkswagen-risque-une-amende-de-19-7-milliards-d-euros-en-france_5132373_3234.html
 
Esquerda.net, Portugal
Sánchez vence primárias do PSOE.Com 98,97% dos votos apurados, o ex-Secretário Geral do Partido Socialista Operário Espanhol vence as primárias do partido com 50.24% dos votos. Susana Díaz termina em segundo com 39.9%, Patxi López obtém 9.86% dos votos.
http://www.esquerda.net/artigo/sanchez-vence-primarias-do-psoe/48795
 
El Espectador, Colômbia
Chavismo marchará novamente em Caracas em meio a onda de violência que já deixou 51 mortos.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/chavismo-marchara-de-nuevo-en-caracas-en-medio-de-ola-de-violencia-que-deja-51-muertos-articulo-695099
 







Créditos da foto: Carta Maior



Edições Anteriores

PARCERIAS