Terça-Feira, 25 de Julho

24/05/2017 09:07 - Copyleft

Clipping Internacional - 24/05/2017

A crise política no Brasil continua no Congresso. Enquanto a oposição liderada pelo PT quer obstaculizar o andamento de qualquer projeto de lei


Carta Maior
CartaMaior

BRASIL na imprensa internacional
 
The Guardian, Inglaterra
Polícia brasileira prende auxiliar próximo ao presidente em esquema na Copa do Mundo. Tadeu Filippelli, antigo vice-governador da capital Brasília e um assessor de gabinete de Temer, estava entre três políticos experientes presos no último escândalo de corrupção no Brasil.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/23/brazil-police-arrest-close-aide-president-world-cup
 
Página 12, Argentina
Novos problemas para o presidente ‘de fato’. Prenderam um assessor de Michel Temer junto a dois ex-governadores por corrupção no Brasil. Entretanto, na capital o oficialismo logrou bloquear os trabalhos de uma comissão da Câmara dos Deputados que deve tratar uma emenda constitucional destinada a convocar eleições gerais antecipadas.
https://www.pagina12.com.ar/39621-nuevos-problemas-para-el-presidente-de-facto
 
A oposição exige ‘diretas já’ na Câmara dos Deputados. A crise política no Brasil continua no Congresso. Enquanto a oposição liderada pelo PT quer obstaculizar o andamento de qualquer projeto de lei.
https://www.pagina12.com.ar/39554-la-oposicion-exige-diretas-ja-en-diputados
 
Público, Portugal
Temer na porta dos fundos. Não há memória, no Brasil, de uma crise tão devastadora da credibilidade dos agentes políticos. Michel Temer é acusado de impedir o avanço das investigações da operação Lava-Jato, sugerindo delegados alegadamente corruptos para a condução das mesmas. Suspeita-se, ainda, que o presidente tenha cometido os crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Não há memória, no Brasil, de uma crise tão devastadora da credibilidade dos agentes políticos. Só o voto popular poderá alterar a situação e resgatar a dinâmica democrática mas, para isso, é urgente retirar poder ao Congresso e restitui-lo ao cidadão. Por Pedro Borges de Lemos
https://www.publico.pt/2017/05/24/mundo/noticia/temer-na-porta-dos-fundos-1773262
 
Assessor de Michel Temer preso por desvio de verbas. Três suspeitos detidos esta terça-feira estão implicados no escândalo da remodelação do estádio Mané Garrincha, usado no Mundial de 2014.
https://www.publico.pt/2017/05/23/mundo/noticia/assessor-de-michel-temer-preso-por-desvio-de-verbas-1773192
 
Diário de Notícias, Portugal
Lula e FHC preparam a sucessão de Michel Temer. Como a solução para a crise passa pela eleição indireta, cúpulas de PT e PSDB procuram o nome que gere menos resistências nos partidos. Entretanto, um assessor do Planalto foi preso. Os dois mais populares presidentes do Brasil desde a redemocratização de 1985 procuram canais de diálogo para resolver a crise gerada pela delação dos donos da empresa JBS. Fernando Henrique Cardoso (PSDB), chefe de Estado de 1995 a 2002, e Lula da Silva (PT), inquilino do Palácio do Planalto entre 2003 e 2010, estão dispostos a encontrar uma solução para o vácuo que a queda do governo de Michel Temer (PMDB), cada vez mais provável, provocará.
http://www.dn.pt/mundo/interior/lula-e-fhc-preparam-a-sucessao-de-michel-temer-8501604.html
 
The Wall Street Journal, EUA
Brasil investiga suposta corrupção na construção de estádio na Copa do Mundo. Investigação tem como alvo empreiteiras que teriam pago propinas para vencer contratos para a construção do estádio de Brasília.
https://www.wsj.com/articles/brazil-investigating-alleged-graft-in-construction-of-world-cup-stadium-1495543119
 
RFI, França
Temer ganha tempo, mas perícias de áudio são contraditórias. Para o perito Ricardo Molina, contratado pela defesa de Michel Temer, gravação deveria ser considerada “imprestável” desde o primeiro momento. Peritos contratados por jornais brasileiros divergem: o áudio gravado por Joesley Batista pode ter 50 momentos de edição ou mesmo nenhum.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20170523-temer-ganha-tempo-mas-pericias-sao-contraditorias
 
Esquerda.net, Portugal
Brasil: "A gravidade da crise não admite arranjos", afirma Guilherme Boulos. Em entrevista à Carta Capital, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto afirma também que os movimentos sociais precisam ocupar as ruas e exigir eleições diretas.
http://www.esquerda.net/artigo/brasil-gravidade-da-crise-nao-admite-arranjos-afirma-guilherme-boulos/48826
 
El Telégrafo, Equador
Situação política do presidente do Brasil se agrava após a prisão de seu assessor Tadeu Filipelli.
http://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/9/situacion-politica-del-presidente-de-brasil-se-agrava-tras-arresto-de-su-asesor
 
El Espectador, Colômbia
Prenderam um assessor de Temer e dois ex-governadores por fraude no Mundial de 2014. A rede corruptora superfaturou quase 900 milhões durante a construção do Estádio Mané Garrincha, o estádio mais caro da Copa.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/arrestan-asesor-de-temer-y-dos-exgobernadores-por-fraude-en-mundial-2014-articulo-695112
 
NOTÍCIAS NO MUNDO
 
Der Spiegel, Alemanha
Editorial: Um perigo para o mundo. É hora de se livrar de Donald Trump. Ele transformou os Estados Unidos em um estoque de risadas e é um perigo para o mundo. Ele precisa ser retirado da Casa Branca antes que as coisas piorem ainda mais.
http://www.spiegel.de/international/world/donald-trump-is-a-menace-to-the-world-opinion-a-1148471.html
 
The Guardian, Inglaterra
Artigo de Ian Black. “The ‘ O último acordo?’. Líderes regionais têm instado a administração Trump a reviver a Iniciativa de Paz árabe, gerada em 2002 sob a qual seria possível que os estados árabes reconhecessem Israel em troca de um retorno do Estado Palestino nas linhas anteriores às fronteiras de 1967.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/24/israel-palestine-trump-arab-peace-initiative
 
New York Times, EUA
Uber tomou milhões de seus motoristas. Agora tem de devolver. A empresa admitiu um erro que levou a que seus motorista em Nova Iorque tenham recebido dezenas de milhões de dólares a menos. Foi determinado que pagasse cada centavo de volta, mas há uma ação que afirma que o débito é ainda maior.
https://www.nytimes.com/2017/05/23/business/economy/uber-drivers-tax.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=second-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news&_r=0
 
The Washington Post, EUA
Assessores de Trump querem a privatização de alguns ativos públicos para construir nova infraestrutura.
https://www.washingtonpost.com/local/trafficandcommuting/trump-advisers-call-for-selling-off-old-assets-to-build-new-infrastructure/2017/05/23/657aa2c6-2f53-11e7-9534-00e4656c22aa_story.html?hpid=hp_hp-top-table-main_privatize-0829pm%3Ahomepage%2Fstory&utm_term=.c3bd50c48168
 
Le Monde, França
A grande indefinição de Donald Trump sobre o conflito israel-palestina. O presidente norte-americano, que não deixou de revelar sua proximidade com Israel, encerrou sua visita ontem sem deixar claras suas intenções para promover a paz.
http://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2017/05/23/trump-appelle-israeliens-et-palestiniens-au-compromis_5132598_3218.html
 
L’Humanité, França
Grécia. Alívio na dívida grega: Berlim ainda bloqueia. Wolfgang Schäuble, o ministro alemão das Finanças, não quer comparecer às negociações para redução do peso da enorme dívida do país.
http://www.humanite.fr/grece-allegement-de-la-dette-berlin-bloque-encore-636516
 
Der Spiegel, Alemanha
Editorial: Um perigo para o mundo. É hora de se livrar de Donald Trump. Ele transformou os Estados Unidos em um estoque de risadas e é um perigo para o mundo. Ele precisa ser retirado da Casa Branca antes que as coisas piorem ainda mais.
http://www.spiegel.de/international/world/donald-trump-is-a-menace-to-the-world-opinion-a-1148471.html
 
The Intercept, EUA
Trump telefonou a Rodrigo Duterte para congratula-lo em sua assassina guerra às drogas; “Você está fazendo um trabalho incrível”.
https://theintercept.com/2017/05/23/trump-called-rodrigo-duterte-to-congratulate-him-on-his-murderous-drug-war-you-are-doing-an-amazing-job/
 
La Jornada, México
Poder eleitoral estabelece para julho eleição da Constituinte na Venezuela
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2017/05/23/poder-electoral-establece-para-julio-eleccion-de-constituyente-en-venezuela





Créditos da foto: CartaMaior



Edições Anteriores

PARCERIAS