Domingo, 20 de Agosto

18/05/2017 13:28 - Copyleft

Clipping Internacional - 18/05/2017

The Guardian, Inglaterra: "Brasil: gravações explosivas implica o Presidente Michel Temer em suborno"


Carta Maior
Carta Maior

BRASIL NA IMPRENSA INTERNACIONAL
Especial: as repercussões da gravação de Temer
 
The Guardian, Inglaterra
Brasil: gravações explosivas implica o Presidente Michel Temer em suborno. Protestos de rua e pedidos de impeachment acontecem na medida em que procuradores entregaram gravações de discussões sobre pagamentos para comprar o silêncio do poderoso preso Eduardo Cunha.
https://www.theguardian.com/world/2017/may/18/brazil-explosive-recordings-implicate-president-michel-temer-in-bribery
 
El País, Espanha
Uma suposta gravação em que Michel Temer obstrui a justiça estremece o Brasil. O jornal “O Globo” assegura que existe um áudio em que o presidente autoriza comprar o silêncio de um deputado corrupto. Logo depois, a Avenida Paulista, na área central de São Paulo, capital financeira do país, se enchia de manifestantes exigindo eleições diretas, enquanto um deputado apresentava um pedido de impeachment do presidente (que seja aceito é outra coisa)
http://internacional.elpais.com/internacional/2017/05/18/actualidad/1495068138_738516.html
 
Página 12, Argentina
Gravaram o aval de Temer ao pagamento de suborno. Um país em transe e um pedido de juízo político ao presidente de fato do Brasil depois das revelações de um arrependido. Temer foi gravado por Joesley Batista, um dos donos da JBS Friboi – o maior frigorífico do mundo – dando seu aval à compra do silêncio do ex-chefe da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, condenado a mais de 15 anos de prisão.
https://www.pagina12.com.ar/38407-graban-el-aval-de-temer-al-pago-de-coimas
 
Página 12, Argentina
Fora Temer? A máfia do dirigente brasileiro a nu. O Globo informou que os donos de um empresa envolvida na Lava Jato gravaram uma conversa na qual o presidente brasileiro autoriza que se pague ao deputado preso Eduardo Cunha em troca de seu silêncio. “Isso tem que ser mantido”, disse Temer no áudio que pode coloca-lo na perspectiva de um impeachment.
https://www.pagina12.com.ar/38343-fora-temer
 
Diário de Notícias, Portugal
Temer foi gravado a dar aval para subornar Eduardo Cunha. Empresário brasileiro Joesley Batista entregou à polícia uma gravação onde o presidente brasileiro incentiva pagamento pelo silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados. Fala-se em queda do governo e eleições antecipadas.
http://www.dn.pt/mundo/interior/temer-foi-gravado-a-dar-aval-parasubornar-eduardo-cunha-8484631.html
 
Diário de Notícias, Portugal
Centenas de pessoas concentraram-se na quarta-feira à noite no centro de São Paulo, no primeiro protesto organizado na sequência das denúncias de que o Presidente brasileiro autorizou o pagamento de um suborno a um deputado.
http://www.dn.pt/mundo/interior/centenas-de-manifestantes-no-centro-de-sao-paulo-contra-presidente-brasileiro-8484663.html
 
Diário de Notícias, Portugal
Michel Temer nega ter autorizado pagamento de suborno a Eduardo Cunha. Presidente do Brasil foi gravado a alegadamente dar aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados.
http://www.dn.pt/mundo/interior/presidente-do-brasil-nega-ter-autorizado-pagamento-de-suborno-a-ex-deputado-eduardo-cunha-8484653.html
 
Público, Portugal
Empresário grava Presidente do Brasil a autorizar suborno a Eduardo Cunha. Polícia brasileira filmou representante de Michel Temer a receber uma mala com 500 mil reais enviados por Joesley Batista, o empresário que fez a denúncia no âmbito da operação Lava-Jato.
https://www.publico.pt/2017/05/18/mundo/noticia/empresario-denuncia-que-temer-autorizou-pagamento-de-suborno-para-calar-eduardo-cunha-1772588
 
Le Monde, França
O presidente Michel Temer atingido por novas revelações. Uma gravação chama a atenção para a implicação do chefe de estado no escândalo de corrupção Lava-Jato. Manifestantes imediatamente passaram a exigir sua destituição.
http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2017/05/18/au-bresil-le-president-temer-eclabousse-par-de-nouvelles-revelations_5129489_3222.html
 
The Wall Street Journal, EUA
A oposição no Brasil demanda renúncia do presidente Michel Temer após alegações de suborno. Matéria de um jornal brasileiro, provoca imediata reação da oposição; empresários alegaram haver gravado Temer encorajando a prática de um suborno.
https://www.wsj.com/articles/brazil-opposition-calls-for-president-to-resign-after-bribery-allegation-1495077105
 
Los Angeles Times, EUA
O presidente brasileiro Michel Temer negou ontem uma matéria de que ele endossou um suborno a um ex-congressista brasileiro hoje preso, para mante-lo quieto, uma alegação que pode ter um grande impacto em uma nação assolada já por escândalos de propina e com uma população já furiosa com isso. A alegação, feita por um jornal da rede de mídia Globo, representa um significativo golpe, cuja administração tem sido atingida por uma crise após a outra desde que assumiu há um ano atrás.
http://www.latimes.com/world/la-fg-brazil-bribery-temer-20170517-story.html
 
Esquerda.net, Portugal
Michel Temer gravado a autorizar suborno a Eduardo Cunha. O empresário Joesley Batista gravou uma conversa em que o presidente golpista brasileiro dá autorização ao pagamento de um suborno para comprar o silêncio do autor do impeachment Eduardo Cunha, que se encontra preso na sequência da Operação Lava-Jato.
http://www.esquerda.net/artigo/michel-temer-gravado-autorizar-suborno-eduardo-cunha/48745
 
La Jornada, Mexico
Gravaram Temer discutindo sobre pagamento de suborno. O presidente da empresa de alimentos JBS gravou secretamente uma conversa com o presidente brasileiro sobre pagamentos em troca do silêncio do ex-líder da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que está preso, segundo o jornal O Globo. Logo após a divulgação da notícia a publicação do presidente impopular foi invadido por milhares de emojis vomitando. A última entrada na página superou os 10 mil comentários, apenas três horas após a divulgação da notícia.
http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2017/05/17/graban-a-temer-discutiendo-sobre-pago-de-sobornos
 
El Espectador, Colômbia
Terremoto político no Brasil: Michael Temer negociou subornos. O diário O Globo denunciou que o presidente foi gravado dando seu aval ao pagamento de suborno para comprar o silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, preso após investigações de corrupção na Petrobrás.
http://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/terremoto-politico-en-brasil-michael-temer-habria-negociado-sobornos-articulo-694352
 
El Clarín, Argentina
Escândalo de corrupção no Brasil: gravaram a Michel Temer avalizando o suborno a um aliado chave do governo. O diário O Globo revelou que foi o dono do maior frigorífico brasileiro que o fez. O presidente, supostamente, pede para manter o pagamento de suborno ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, preso na Lava Jato. Pede-se o impeachment de Temer que desmentiu a informação.
https://www.clarin.com/mundo/corrupcion-brasil-graban-michel-temer-avalando-soborno-aliado-clave-gobierno_0_SkhKWv5lb.html
 
Emol, Chile
O presidente brasileiro nega haver avalizado um suborno ao polêmico ex-deputado Eduardo Cunha. Michel Temer, mediante um comunicado, refutou matéria jornalística que assegura que ele deu seu respaldo ao pagamento a Eduardo Cunha para comprar seu silêncio.
http://www.emol.com/noticias/Internacional/2017/05/17/858850/Presidente-de-Brasil-niega-que-haya-avalo-soborno-al-polemico-diputado-Eduardo-Cunha.html
 
La Repubblica, Itália
Tempestade política no Brasil, um áudio incrimina Temer por corrupção. Empresário de frigorífico já envolvido em uma história de falsificação de seus produtos registrou uma conversa com o chefe de Estado brasileiro sobre o pagamento de um suborno. Houve um pedido de impeachment e manifestantes tomaram as ruas em Brasília e em São Paulo.
http://www.repubblica.it/esteri/2017/05/17/news/tempesta_politica_in_brasile_un_audio_inchioda_temer_per_corruzione-165712369/
 
RFI, França
Aumenta pressão para renúncia de Temer após gravações. Em gravação comprometedora que vazou nesta quarta-feira (17), o presidente da República, Michel Temer, incentivou a compra de silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, que está preso. Gravação foi feita por dono da JBS, Joesley Batista, em 7 de março no Palácio do Jaburu, onde o presidente mora.
http://br.rfi.fr/brasil/20170518-aumenta-pressao-para-renuncia-de-temer-apos-gravacoes
 
The New York Times, EUA
Presidente do Brasil endossou suborno de empresário revelado em gravação, diz jornal. Um executivo de uma empresa de alimentação gravou secretamente o presidente Michel Temer do Brasil que endossou o pagãmente de dinheiro de propina para um político antigamente poderoso preso por corrupção.
https://www.nytimes.com/2017/05/17/world/americas/brazil-michel-temer-joesley-batista-corruption.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Famericas&_r=0



Créditos da foto: Carta Maior



Siga-nos no Facebook

Cadastro

Revista digital

Saul Leblon

Leia Mais

PARCERIAS