Sábado, 19 de Agosto

07/08/2017 12:24 - Copyleft

Governo de Israel quer fechar escritórios da Al Jazeera

Governo de Israel pretende fechar satélites abertos que permitem captação do canal, em território israelita


Esquerda.net
Paul Keller Flickr

Israel anunciou neste domingo a intenção de fechar os escritórios da Al Jazeera. O canal é acusado pelas autoridades israelitas de incitar à violência, anunciou o ministro das Comunicações do Governo de Israel, Ayoub Kara. Há anos que Telavive acusa a Al Jazeera de “parcialidade” na cobertura do conflito entre Israel e a Palestina.
 
Israel junta-se assim ao conjunto de países árabes, liderado pela Arábia Saudita no bloqueio diplomático e económico ao pequeno emirado do Qatar. Para além dos argumentos acusatórios de que o Qatar estaria a financiar organizações terroristas, exigem o encerramento do canal de notícias Al Jazeera, que tem emitido notícias incómodas sobre a atuação de alguns dos líderes desses países.
 
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, já tinha anunciado, no fim de julho, que queria expulsar o canal, acusado de atiçar a tensão nas redondezas de lugares santos de Jerusalém.
 
O ministério da Comunicação israelita vai ainda pedir a anulação das acreditações dos jornalistas, assim como o fim da ligações a cabo e por satélite da emissora, indicou em conferencia de imprensa.
 
As autoridades israelitas querem ainda limitar a capacidade de ligação ao canal através de satélites abertos que permitem à maioria dos espectadores da comunidade árabe e israelita de captar a Al Jazeera.
 
O ministério das Comunicações anunciou o fecho da Al Jazeera em Israel, após quase duas semanas de tensão gerada pelas medidas de segurança israelitas na entrada da explanada das Mesquitas, lugar oração muçulmano, em Jerusalém. A tensão ocorreu, porque Israel instalou controlos militares, com videovigilância levando a protestos dos palestinianos e da comunidade internacional.

Créditos da foto: Paul Keller Flickr



Siga-nos no Facebook

Cadastro

Revista Digital

Saul Leblon

Leia Mais

PARCERIAS