Quinta-Feira, 24 de Julho
Hora a Hora: 

30/10/2011 07:10 - Copyleft

A voz do Brasil que nunca teve voz

por: Saul Leblon

Saul Leblon

Lula completou 66 anos esta semana: a metade deles emprestando a voz rouca e grave à defesa da democracia e da justiça social. Avant la lettre, ele deu voz à 'primavera árabe' brasileira. Mesmo quando lhe faltaram microfones, nas assembléias históricas da Vila Euclides, no ciclo das grandes greves do ABC paulista, nos anos 80, a voz rouca e grave ecoou através de outras vozes para se fazer ouvir em todos os cantos e lares mais humildes do país..

A economia e a sociedade que essa voz ajudou a construir hoje falam por ele. E torcem por ele, na certeza de que ele ainda falará por ela durante muito tempo, como líder político incontestável da grande frente progressista que deu voz a um Brasil que nunca antes teve voz nem vez na política nacional.

Na campanha de 2002, num discurso emocionado, quando a vitória ainda era incerta, Lula disse que se considerava uma obra coletiva do povo brasileiro. E que assim persistiria , fosse qual fosse o resultado daquela disputa. De fato. Lula se transformou no intérprete mais fiel das lutas e sonhos da gente brasileira, a ponto de o seu nome ter se incorporado ao vocabulário nacional ('agora é Lula!') como uma espécie de sinônimo do orgulho, da resistência e do discernimento de uma população que, ao seu modo, nele se enxergou como fonte de poder e de direitos .

Essa força tamanha não vai silenciar. Não apenas porque Lula em breve voltará a expressá-la, mas porque em qualquer tempo, e em qualquer lugar , sempre que interesses de uma elite anti-social e demofóbica ameaçarem as conquistas e anseios dessa gente, haverá quem cante, assovie, murmure ou mencione o refrão que enfeixa um punhado de significados e entendimentos, todos eles imiscíveis com a prepotência e a humilhação que encontrou nesta voz um contraponto de alteridade e hegemonia que as ruas dificilmente esquecerão: 'olê, olê, olê, olá, Lula, Lula...'






- 31/10/2011
Lula é um estrategista de corpo e alma - e de rara inteligência. Há de fazer muito boa coisa com o tempo de silêncio que lhe é imposto agora. Vai ouvir-se de outro modo, dar-se conta de um bocado de histórias. Quem viver verá no quê o cara vai transformar essa experiência. Ademais, é muito forte (porque sincero) o círculo de carinho e admiração que o envolve.


- 31/10/2011
Lula continuará emprestando sua voz às causas daqueles que nunca foram ouvidos nesta nação. Mas é estarrecedor como um determinado veículo de comunicação golpista da mídia grande, publica e divulga tanto ódio e ressentimento com comentáriosd do que considera leitores.

Ley de Médios já Presidenta Dilma.


- 31/10/2011
Que falemos o que temos de falar já.

Que sejamos uma nação com voz própria e viva.

Que os líderes não precisem pagar preços assim tão altos!

VAMOS LULA!

ESTAMOS COM VOCÊ!

ABS! ABS! ABS!

SAÚDE!


- 31/10/2011
Uma outra filha do Brasil repete:

"Fiquei muito triste quando soube que nosso ex. presidente tem um tumor na laringe , logo o Lula que adora falar ..... Sempre ouvi dizer, que quando uma porta se fecha , Deus abre uma janela.....Claro que nós sempre queremos portas e janelas abertas... mas não é so com a voz que nós conseguimos nos manifestar . A tua grandeza Lula, não se manifesta só através dos discursos , que nos empolgam pela sua espontaneidade e simplicidade e que fazem nosso coração se encher de orgulho de ser brasileiro. És muito mais que isso....muito maior....Tu tens, muito mais á fazer por este povo que te elegeu , por duas vezes presidente e para sempre... um lider... um amigo... um companheiro.....

Um grande abraço , e até o próximo discurso!!!"



Deus irá te proteger!





- 31/10/2011
Lula,

guerreiro

do povo brasileiro!


- 31/10/2011
...estamos todos 'enfermos' com Lula e estamos todos otimistas como Lula, na sua recuperação e na vida longa que ainda teremos na busca de melhores condições humanas para 'os povos' do mundo e não só do Brasil ...

...Coragem 'Companheiro'...


- 31/10/2011
... enquanto isso milhares de brasileiros padecem com a corrupção ativa e passiva e sofrem quietos; outros tantos cegos por seus discursos ideológicos tacanhos colaboram mesmo que sem consciência pela preservação da impunidade porque quanto a isso ninguem nem o Sr. Lula fez algo para mudar; a policia que continua matando, o crime organizado que continua dando as ordens e os politicos de qualquer partido que continuam roubando... ou não?????



vida longa!


- 30/10/2011
Fiquei muito triste quando soube que nosso ex. presidente tem um tumor na laringe , logo o Lula que adora falar ..... Sempre ouvi dizer, que quando uma porta se fecha , Deus abre uma janela.....Claro que nós sempre queremos portas e janelas abertas... mas não é so com a voz que nós conseguimos nos manifestar . A tua grandeza Lula, não se manifesta só através dos discursos , que nos empolgam pela sua espontaneidade e simplicidade e que fazem nosso coração se encher de orgulho de ser brasileiro. És muito mais que isso....muito maior....Tu tens, muito mais á fazer por este povo que te elegeu , por duas vezes presidente e para sempre... um lider... um amigo... um companheiro.....

Um grande abraço , e até o próximo discurso!!!


- 30/10/2011
Grande homem e Grande político. Experiente.

Parabéns pelo seu aniversário.


- 30/10/2011
Que Deus te dê em saúde a recompensa pelo bem que você fez para o povo brasileiro! Avante companheiro!


- 30/10/2011
Força presidente. Deus está contigo.


- 30/10/2011
Avante Lula! Não esmoreça!


- 30/10/2011
Esta voz ainda tem muito a nos dizer.

Força ao nosso presidente a Lula!!!


- 30/10/2011
Saúde e vida longa para o Presidente de todo o povo brasileiro. Viva Lula!


- 30/10/2011
Certamente entre tantas coisas que poderíamos destacar nesse grande brasileiro conhecido como Lula é a sua consciência de se saber filho e fruto de um povo que o construiu através de sua luta secular contra a miséria, a exploração, a violência e o arbítrio. Muitas vezes tive a oportunidade de estar nas ruas entoando o refrão citado no texto, o "Lula lá, é a gente junto". E pude fazer parte da geração que assistiu a essa vitória do povo brasileiro que foi a eleição de Lula à presidência da República. Que viva Lula e que sua voz possa ser ouvida ainda por muitas e muitas vezes.


- 30/10/2011
O nosso Lula é considerado para mim o Cristo Jesus, que não teve um momento se quer que não pensou nos menos favorecidos, porque veio do povo e é do povo meu orgulho com nordestino é de ter visto Lala presidente do Brasil, até hoje que assistir Lula perder váris eleições. mais chegou lá, agora que ele esta passando por esse momento difil gostaria como todo brasileiro de desejar forças


- 30/10/2011
Caro Lula



Na vida as coisas, às vezes, são surpreendentes. Mas o importante é não parar, seguir em frente. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso, e você Lula, você fez e continua fazendo um grande progresso para esse país.



"Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios."



Você Lula se tornou e é para o Brasil um grande rio, mostrou as pessoas pobres que eram discriminadas que esperança e sonhos se concretizam, que com vontade agora qualquer pessoa pobre pode entrar numa universidade não só para limpar o chão, mas para estudar e receber seu diploma, quando isso antes era quase impossível.



Lula, continue andando e fazendo.



O que parecia fora de alcance para esse povo que sempre foi discriminado pelos antigos governos, agora é realidade, e com isso vamos continuar caminhando sempre em frente.



A cada momento intenso e apaixonado que você dedicou e dedica a seu objetivo, um pouquinho mais de você fica dentro de cada brasileiro que foi e é ajudado e incentivado a buscar uma vida melhor.



Você não pode parar, você é a locomotiva que puxa os vagões (brasileiros).



Então continue andando meu amigo, porque isso é uma coisa que você sabe muito bem fazer.



Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.

Mas, seja, lá o que for, continue.



O importante é não parar!!!





Um grande abraço





Burgos Cãogrino (um cão peregrino)


- 30/10/2011
Presidente Lula



Ninguem irá calar a sua voz. Força Presidente. Estamos todos com o senhor.


- 30/10/2011
Da janela de meu apartamento, onde leio este pequeno artigo vejo o belo Morro da Cruz, nada mais simbólico para pedir pelo "nosso", nosso de verdade, amado presidente Lula. A corrente que reza por ti é tão grande quanto o amor que tens pelo povo brasileiro. Saúde!


- 30/10/2011
"Nunca ninguém vai abafar a minha voz; quando o povo quer, ninguém domina; e o mundo se ilumina, nós por ele e ele por nós; O Brasil vai seguir em frente, com o primeiro homem do povo,presidente". Pensemos nisso.


- 02/11/2011
Ele já venceu tantas batalhas e, se Deus quizer, esta será apenas mais uma de tantas outras que ainda virão! Força Lula !

PARCERIAS