03/04/2007 - Copyleft

A nova Bolívia 2007 (I)

por Emir Sader em 03/04/2007 às 17:28



¿O primeiro fruto da campanha nacional de alfabetização se produziu em Tolata, município central do departamento de Cochabamba, onde na semana passada foi oficializada a declaração de território livre de analfabetos, depois de concluir a alfabetização de 600 pessoas, por meio do método cubano ¿Eu, sim, posso¿. Tolata está formada por 13 comunidades e 15 Organizações Territoriais de Base (OTB), lugares em que foram hasteadas bandeiras brancas, como sinal de que foi concluído o processo de alfabetização¿.

¿A fase de alfabetização foi inaugurada pelo presidente Evo Morales no dia 20 de março de 2006, na cidade de Camiri, departamento de Santa Cruz. Naquela ocasião, foi anunciado que o plano oficial de acabar com o analfabetismo em 30 meses, ou seja, até 2008. A Bolívia tem 13,83% de população analfabeta, porcentagem que chega a 1.200.000 pessoas. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta situação afeta 6,28% da população urbana e 29,01% dos habitantes da area rural.¿

¿Até 1976, o analfabetismo na Bolívia era de 36,79%, o que implica que no periodo democrático, que o país vive desde 1982, se produziu um avanço significativo. No entanto, 13,83% continuam sendo uma cifra alta, pelo que é plausível o empenho do governo em terminar com o analfabetismo¿.
¿Ter um indicador como o mencionado é demonstrativo que o país se acha ainda em uma fase de atraso em seu desenvolvimento humano, o que traduz em pobreza, que afeta o crescimento social e econômico¿.

¿No empenho de acabar com essa situação, a cooperação de Cuba é merecedora de todo reconhecimento. Ela se traduziu na doação de 10 mil aparelhos de televisão, 4.400 reprodutores VHS, 170 mil cassetes com 65 programas de TV ou teleclasses, manuais com a participação de pessoal boliviano e a assessoria de especialistas¿.

¿Cuba é um país sem analfabetismo, para o que teve que realizar um processo parecido ao que se executa na Bolívia. Isso lhe deu uma enorme experiência na formação de especialistas e de recursos técnicos, sobre cuja base se sustenta seu programa ¿Eu, sim, posso¿, que tem a característica de acelerar a aprendizagem dos analfabetos. Um último informe da agência oficial de notícias (ABI) relata também que entre fevereiro de 2006 e 23 de março de 2007, o Programa Nacional de Alfabetização conseguiu alfabetizar a 91.221 pessoas, o que representaria 30,1% do avanço em relação à meta¿.

¿De acordo com a mesma fonte informativa, até aqui, 270.294 pessoas estão tendo aulas em 15.908 pontos de alfabetização em todo o território nacional. Em caso de que se produza o ingresso maciço de professores, estudantes das escolas normais, das universidades e do quarto ano do curso secundário, para o que o presidente Morales fez um chamamento especial, a erradicação do analfabetismo terminaria este ano. Em caso de não se dar esta cooperação, a campanha terminaria em 2008, tal como foi previsto inicialmente¿.

¿Acabar com o analfabetismo marcará um acontecimento memorável para os bolivianos. No entanto, daí para frente deverá se colocar em marcha um programa de sustentabilidade, para que não se produza um retrocesso¿.

Tags: Internacional