31/05/2013 - Copyleft

Extermínio de ornitorrincos no Brasil

por Emir Sader em 31/05/2013 às 08:15




As coisas funcionam assim:

Um domingo a Veja denuncia que o governo teria pronto um plano para eliminar todos os ornitorrincos do território nacional.

À noite, o Fantástico, com uma reportagem cheia de detalhes, dando a impressão que já a tinha preparada, rogando aos espectadores para que façam algo para parar o extermínio. E, enquanto soa uma música dramática de fundo, diz que não façam por cada um de nós, mas pelos ornitorrincos.

No dia seguinte, a Folha intitula: "Feroz investida do governo contra os ornitorrincos". "Ameaça de extinção"

Na terça, o Jô coloca a pergunta: Vão desaparecer os ornitorrincos? Como os brasileiros não reagem frente à extinção dos ornitorrincos?

Miriam Porcão fala da escassez dos ornitorrincos, com seus reflexos na inflação e na pressão para novo aumento da taxa de juros.

FHC escreve sobre a indiferença do Lula e a incompetência gerencial do governo para proteger a vida de um animal que marcou tão profundamente a identidade nacional como o ornitorrinco.

Aécio diz que está disposto a por em prática um choque de gestão, similar ao que realizou em Minas, onde a reprodução dos ornitorrincos está assegurada.

Marina diz que a ameaça de extinção dos ornitorrincos é parte essencial do plano do governo da Dilma de extinção do meio ambiente. Que assim que terminar de conseguir as assinaturas para ser candidata, vai apelar a organismos internacionais a que intervenham no Brasil para evitar a extinção dos ornitorrincos.

Marcelo Freixo denuncia que são milícias pagas pelo governo os que estão executando, fria e sistematicamente, os ornitorrincos.

Em editorial, o Estadão afirma que o extermínio dos ornitorrincos faz parte do plano de extinção da imprensa livre no Brasil e que convocará reunião extraordinária da SIP para discutir o tema.

Um repórter do Jornal Nacional aborda o ministro da Agricultura, perguntando os motivos pelos quais o governo decidiu terminar com os ornitorrincos, ao que o ministro, depois de olhar o microfone, para saber se é do CQC, respondeu: Mas se aqui não há ornitorrincos! O repórter comenta para a câmera: No governo não querem admitir a existência do plano de extermínio dos ornitorrincos, que já está sendo posto em prática.

Começam a circular mensagens na internet, que dizem: "Hoje todos somos ornitorrincos" e "Se tocam em um ornitorrinco, tocam a todos nós".

Heloisa Helena declara que os ornitorrincos são só o princípio e que o governo não tem limites na sua atuação criminosa, os coalas e os ursos pandas que se cuidem.

Uma ONG com sede em Washington lança uma campanha com o lema: "Fjght against Brazilian dictatorship!! Save the ornitorrincs!!"

O Globo, Folha e o Estadão com a mesma manchete: Sugestivo silêncio da presidente confirma culpabilidade.

Colunista do UOL diz que, de fonte segura, lhe disseram que o governo, diante da péssima repercussão do seu plano de exterminar os ornitorrincos, decidiu retroceder.

Todos os jornais editorializam, no final da semana, que os ornitorrincos do Brasil estão salvos, graças à heroica campanha da imprensa livre.

(Este artigo é a simples tradução e adaptação dos nomes para personagens locais, de um texto que corre nas redes da Argentina. As coisas funcionam assim lá e aqui)

Tags: Política




54 Comentários Insira o seu Coméntario !

Luiz Antônio Laner - 31/05/2013
Surpreso com a deselegância e falta de educação do colunista ao referir-se à jornalista Miriam Leitão como Míriam PORCÃO! Sinceramente, alguém deste naipe ainda é considerado "intelectual"? Vergonha é pouco! Isto é baixaria e pior, completamente desproposital!



jose americo hozana de lima - 31/05/2013
DESCULPA , MAS GOSTARIA DE SABER O QUE QUER DIZER COM ONINTORRINCO, QUAL O PERSONAGEM O ONINTORRINCO REPRESENTA NESTE ARTIGO,SEI QUE ELE É UM ANIMAL, MAS ME EXPLICA.



AGRADEÇO TENHA UMA BOA TARDE


Maria Thereza - 31/05/2013
Sensacional! E verdadeiro. Pioré que mesmo sendo desmascarados pela realidade e por artigos como esse, não desistem da fórmula. E ainda tem gente que acredita. Aposto que se tirar a 1ª frase (as coisas funcionam assim) e colocar na rede vai ter os desdobramentos descritos. Já não cairam na história do boimate e ficaram com a mesma cara de paisagem, nem publicaram um "erramos"?


bira - 31/05/2013
Essa é a engenharia em que a oposição é Phd


José Tadeu Genaro - 31/05/2013
Caro Prof. Emir;



Não sei se foi proposital mas o senhor não mencionou os pronunciamentos e ações judiciais tomadas pelos doutos Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes e Luiz Fux para impedir a extinção dos ornitorrincos e a punição exemplar para o governo da Presidente Dilma responsável único por esta situação, provada pelo domínio do fato.



Tudo pela preservação dos ornitorrincos.



sds



Genaro


Eduardo Oliveira - 31/05/2013
Os homens são chamados pelo texto, enquanto Miriam Leitão é chamada de Miriam Porcão.

Machismo.


Juca - 31/05/2013
Os leitões estão digievoluindo!! Boa. Tomare que incremente a capacidade de análise imparcial isenta deles.


Rossi - 31/05/2013
Esqueceu o PGR,responsabilizando com provas "tênues" sôbre a participação do Z.Dirceu neste mais diabólico plano de extermínio.


Amauri - 31/05/2013
Já sabemos como a mídia funciona, isso é chover no molhado.

Mas vamos chover no árido:

Estou convencido de que as eleições do próximo ano vai trazer "surpresas", várias e principalmente para os que não querem "chover no árido".

Entre as surpresas pode estar a não reeleição da Dilma(coalisão PT e o mesmo de sempre no Brasil).

Um dos motivos será a perda de pelo menos 5 milhões de votos(5 que vão de cá para lá dão 10 milhões), apenas por negligenciar uma medida simples, eficaz e barata, ou seja: PELO 11º ANO CONSECUTIVO IMPLANTAR O HORÁRIO DE VERÃO, tão nocivo para o trabalhador e o relogio biológico das pessoas, o qual não traz nenhuma redução no consumo de energia, É APENAS CAPRICHO ESTABELECIDO POR GRINGOS.

Para finalizar, dei o exemplo assima apenas para mostrar que um governo, quando negligencia as coisas mais elementares, imagine as que exigem negociação, perda de arrecadação e riscos para a economia.


Silvio - 26/06/2013
Para atualizar devemos acrescentar um movimento de alucinados na rua, gritando pelos ornitorrincos.


Sala Fério - 11/06/2013
Muito bom. Perfeitamente caracterizadas as principais lideranças e forças politicas em ação no país. A cada momento, o ornitorrinco muda de nome ou de cara, mas a situação é a mesma. Tem a petição do AVAAZ também contra a matança atroz de ornitorrincos e o movimento contra uma lei que simplesmente legitima esse extermínio e premia os exterminadores (bolsa-ornitorrinco). kkkk

Reproduzi o texto, citando a fonte, lógico, em meu blog.


Almir - 10/06/2013
Discuta a posição governamental em relação aos indigenas por que nao? sugiro que discuta em algu momento as "concessões" do governo, também


Michele - 08/06/2013
Concordo que a maioria dos brasileiros não encontra tempo para pensar - inclusive pelo desincentivo à educação. Porém, enquanto você culpa ao povo, Marcelo, observe quem este povo que você afirma não pensar, está colocando no poder. Pense você


Marcelo Terence - 07/06/2013
Esse texto, ao falar muitas verdades sobre o modo de agir de grande parte da mídia capitalista brasileira, também é carregado de desonestidae intelectual: colocar no mesmo balaio Veja, Globo, Marcelo Freixo e Heloísa Helena é não aceitar nenhum tipo de crítica aos governos do PT, nem mesmo aquelas vindas da esquerda.


Nilccemar - 07/06/2013
Cleusa, desculpe intrometer em sua conversa com a Edi, mas vejo que a mesma manifestou a opinião DELA, não SUA opinião.Falta de criatividade está nos PTralhas, continuação mal feita do Fernando Henrique -além da ausencia de criatividade democratica suficiente para respeitar a opiniao de outros


Marcelo - 07/06/2013
Excelente o texto. O professor Emir Sader é um dos poucos que consegue desvendar as névoas manipulatórias...infelizmente, a maioria dos brasileiros, escravos da necessidade, não possuem tempo para pensar...


ivanésio - 07/06/2013
O ataque incondicional e generalizado a todos que se opõem ao PT (sobrou para heloisa, marina, freixo) deixa claro que este espaço não existe mais como forum de discussão socialista, mas sim é apenas mais uma espaço destinado à manutenção incondicional do projeto de poder de parte do PT, com seu projeto teratológico de socialismo cliento-bolivarianista.


Branca - 06/06/2013
As coisas funcionam é assim:



Agora (na verdade, há mais de 10 anos) que o PT já fez juras de amor e muito financiamento à mídia "golpista", o tal PiG, fica a pobre sociedade se pegando em nome da polarização ideológica incitada por esse mesmo governo canalha, e por seus "intelectuais", vozes oficiais da distração social donos de retórica apurada e, ao mesmo tempo, paupérrima


William Scholl - 06/06/2013
Es un honor ver mi texto reproducido en su prestigioso blog



Atte



William Scholl



http://www.infonews.com/2013/06/03/politica-79261-exclusivo-quien-es-el-autor-de-la-nota-sobre-los-ornitorrincos-que-compartio-cristina.php


Cleusa - 06/06/2013
Que falta de criatividade do eleitor do Aécio - País rico é país sem inflação". Fulano! Eu já vi esse filme por meio do FHC e não gostei nadinha, que significa também - país sem salário, sem prosperidade, sem nada, e nas mãos de poucos, etc.


edi - 06/06/2013
otorrinolaringolosistas à parte, professor, como o senhor explica tais fatos?



No ano 2000, o país designava 4,1% do orçamento nacional para a saúde pública. A partir de 2003, houve um crescimento, levando esta porcentagem a 8,6%, porém, esse número ainda representa pouco mais da metade da média mundial, de 13,9%. Em países desenvolvidos, cerca de 16,7% do orçamento vai para a Saúde. E, com o fim da CPMF, que tirou R$ 44 bilhões da saúde, a verba caiu para 3,6% do orçamento em 2011 - e, em 2012, os recursos previstos são apenas 3,98% do Orçamento.

Em 2011, a Lei Orçamentária da União destinou R$ 77,8 bilhões para o Ministério da Saúde. No entanto, este montante representa menos de 2% do PIB projetado para 2011. O percentual mínimo estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para países com a saúde universalizada é que sejam gastos pelo menos 6% do PIB com a saúde pública. Somando-se os investimentos estaduais e municipais, os recursos nos últimos anos não chegam a 3,6% do PIB.



No total (público e privado) são gastos em saúde no Brasil 8,4% do PIB. Números que aparentemente colocariam o país no patamar de nações como Holanda (8,9%), Noruega (8,9%), Itália (8,7%), Inglaterra (8,4%), Espanha (8,5%) e Austrália (8,9%). Só que, deste total, 58% é consumido no setor privado. Apenas 42% ficam na saúde pública. Países que possuem um sistema universal de saúde como o nosso devem necessariamente apresentar um predomínio dos gastos públicos. Mas, não é isso o que ocorre.

O setor público, apesar de ficar com apenas 42% do total dos gastos em saúde, atende 80% da população, cerca de 155 milhões de pessoas. E, segundo estudo divulgado recentemente pelo Conselho Federal de Medicina, a população atendida pelo SUS tem quatro vezes menos médicos do que a atendida pela medicina privada.


Jorge - 05/06/2013
Texto compartilhado nas redes sociais com sucesso. Pensar é difícil!


JOÃO WOLMAR MELO - 05/06/2013
De fato, alguns comentaristas estão meio sumidos. Me incluo entre eles. No entanto, caro Emir, seus textos são tão bons, esclarecedores e verdadeiros que sequer precisam de "comentários" como a maioria que vêm nesse fórum para tentar denegrir – deselegantemente, diga-se de passagem – sua honrada pessoa e não o artigo em sí. Meus respeitos aos que ousaram contestar, não concordando com o articulista, porém, de forma honesta (por que acreditam em suas conviccões) sobre a opinião expressada. Quanto aos que já estão antecipando previsões catastróficas para 2014 (na economia, na política, na educacão, na saúde, nos esportes, etc, etc.) sinto desapontá-los: o povo já aprendeu a separar o "joio do trigo" e sabe (por que está tão plugado quanto "nosotros"desse fórum) que o mundão lá fora está de mal a pior e não são esses "indicadores" dessa mídia descomprometida com o Brasil que os fará deixar de consumir, de se divertir, de viajar , de tomar banho na laje, de tomar sua cervejinha e até o nosso bom vinho (que sacrilégio!), de comprar carro (mesmo usado), caminhões, vans, máquinas agrícolas, colheitadeiras, enfim, manter a máquina azeitada para eventuais dias piores...Se sobrar, a gente exporta, não tem problema algum. E ainda vamos manter mais de 1.100.000 estudantes nas nossas Universidades, às nossas custas. Ai, meu Imposto de Renda... Ah! e mandar uns 80.000 brasileiros fazer doutorado nas melhores Universidades mundo afora... Eta paizinho cheio de problemas, não é mesmo? Viva Dilma! Continue errando, pois se acertares "eles"nao terão muito o que criticar... Fui.


ROGERIO.KRIEGER - 04/06/2013
A Veja presta um desrviço à nação brasileira juntamente com a rede " nos faz de bobo#globo#"....o caminho é o socialismo na Venezuela @garantir-se com o contra ataque americano via cia fbi e a manutenção dos regimes democráticos latino americano via Brasil de DILMA Argentina de Cristina Bolívia de Evo Uruguai de Mujica Correa do Equador Nicarágua de Ortega toda Alba e Mercosul unidos no caminho da paz com justiça social desenvolvimento e inclusão social com liberdades democráticas na formatação dos verdadeiros partidos em seus respectivos países...@ROGERIOKRIEGER


Renato - 04/06/2013
Caro professor Emir, acredito que não é mais necessário a guerra contra a mídia. O PT conquistou sua hegemonia, O Socialismo é inevitável, seremos um país socialista em 2030.


MARIA ESTELA SIGRIST BETINI - 04/06/2013
LERAM COM ATRASO CHICO OLIVEIRA, PUBLICADO A PELO MENOS A UMA DÉCADA COMPLETA. MAS NÃO DIZEM QUE ELE SE DECLARA MARXISTA, QUE ESTÁ A ESQUERDA DO PT. SÓ A IMAGEM SE REPRODUZ DE UM PAÍS ORNITORRINCO CRIADA PELO SOCIÓLOGO DA ANÁLISE QUE FAZ DE UMA SOCIEDADE EDIFICADA SOB AS BASES DA ESCRAVIDÃO. COM DITADURAS GOVERNANDO O PAÍS NO SÉCULO PASSADO. TIRAR O POVO DA MISÉRIA DE FORMA NÃO CONVENCIONAL (POIS ESTA POLÍTICA ECONÔMICA DO MODELO CONVENCIONAL NÃO TEM DADO CERTO NO MUNDO ATUAL) DEVE ESTAR INCOMODANDO OS ECONOMISTAS DE PLANTÃO QUE APRENDERAM A ANALISAR APENAS COM O MODELO PRONTO EM MÃOS, E OS PODEROSOS QUE VÊM O DINHEIRO DISTRIBUÍDO PARA MUITOS E NÃO NAS MÃOS DE POUCOS. A MÍDIA ESTÁ A SERVIÇO DE QUEM?NÃO DOS INTERESSES DESTE PAÍS.


Hildermes José Medeiros - 04/06/2013
Há coisa mais clara para perceber como a imprensa, a mídia atua para atender às diretrizes a seguir no interesse dos países ricos, o neoliberalismo e o Consenso de Washington? Há claramente uma coordenação externa e interna da atuação da mídia, que ataca tudo (pessoas, empresas, governos) que possa entender esteja obstaculizando, sendo empecilho para bem se desincumbir de suas tarefas. As leis do país (a Constituição) e os contratos (todas empresas de mídia são concessionários de um serviço público ao usar o espectro eletromagnético ou receber favores fiscais). Dá para aceitar que o Governo e muitos de seus membros continuem prevaricando sem impor a Lei e a obediência dos contratos de concessão, que de nenhuma maneira permitem que a mídia haja partidariamente? Ninguém é contra a liberdade de imprensa, nem muito menos a favor desta conspiração a céu aberto da aposição com apoio da mídia, usando como escudo o mantra de defensores da imprensa livre. Está mais do que na hora de o Governo e os partidos que estejam na base de apoio se definirem para regular a atividade de mídia como acontece até em republiquetas. A imensa massa dos eleitores do Governo e dos políticos de sua base estão sendo sistematicamente desrespeitados, desinformados, enganados.


edi - 04/06/2013
profesor onte o Cataxo falo que dinhero é pouco ogovernador de Joao pessoa pra saude educacao e os jornal nao cobra pra mim profesor é tudo arumado onde foi o dinheiro e porqe sempre falo mal do jornal e agora profesor? é tudo amigo agora um fas media com outro nao da pra acredita em jornal nem poliitica profesor!


Fátima Soares - 04/06/2013
Este é, indubitavelmente, o melhor retrato elaborado a respeito da mídia reacionária, intolerante e autoritária que pragueja neste país. Ficará para a posteridade.


alice franca leite - 03/06/2013
Não é Míriam Porcão,Prof. Emir! Todo mundoestá cansado de saber que é Míriam Leitôa --- eis o nome que anda nas bocas... (

Essa eu aprendi com Zilda)

Questão de ECONOMIA...


nilccemar - 03/06/2013
É. Bela ilustração. É assim que funciona a cadeia "informativa" mesmo. Inventam um problema, fazem repercutí-lo à exaustão em todos meios de comunicação possíveis, dão argumentos aos oposicionistas sem projetos: tudo sincronizado. Só a verdade fica omitida: não há esse animal no Brasil. Faltou só o STF se manifestar quanto ao crime ambiental. Mas, as coisas estão mudando, muito lentamente, mas estão. A tal revista já teve mais leitores, a tal rede de TV já teve a hegemonia que não mais detém. E os políticos oportunistas estão sendo desmascarados. Aguardemos o "debacle" dos defensores da preservação dos onitorrincos no Brasil, breve eles poderão ir defendê-los na Austrália.


Adalberto Gullar - 03/06/2013
O Lobão lança um livro falando das suas relações sexuais com ornitorrincos, pedindo justiça e dizendo que os petistas são assassinos! kkkkkk


nina rita - 03/06/2013
José Carlos Alencar, desculpe me intrometer na conversa entre você e Adnan. Mas, acho que não é necessário que o Dr. Freud seja invocado para explicar. A explicação não é psicanalítica, mas sim histórica. Certamente, Dilma se referiu às contribuições da FAMÍLIA CIVITA. De fato, estas houveram. Eu mesma usufruí delas nas décadas de 60/70, na época de Victor Civita. Minha geração e eu, lemos muito a revista REALIDADE; colecionei muitos dos fascículos que publicavam, como a Bíblia Sagrada, Os Clássicos da MPB etc. E até da Veja fui leitora quando editada por Mino Carta. Todas as pessoas delicadas evitaram comentar sobre o falecido, preferiram falar sobre a Editora.



José Carlos Alencar - 03/06/2013
Adnan,você tem razão,mas o governo federal golpista afirmou, atraves da Dilma,que o Civita deu uma das maiores contribuições à historia do jornalismo do país. nem freud explica ou essa de midia de direita golpista deve ser atualizado, ou melhor adaptado?


Josias - 03/06/2013
O PSDB, DEM e PPS vão ao supremo contra o massácre dos ornintorrincos. O Gilmar Mendes procura holofotes e diz que a Democracia está em risco no Brasi. Esses mesmos "partidos" vão em busco de assinatura para criar uma CPI. Não satisfeitos, esses partidos solicitam a presença dos ministros da Agricultura e do Meio para dar explicações. O Gurgel aceita as denúncias dos mencionados partidos...assim a vida segue.


Adnan El Kadri - 02/06/2013
A mídia golpista perdeu dois ornitorrincos - civita e mesquita- Esses espécimes deveriam mesmo sumir da face da terra e, aliás, nenhuma falta farão. Mas infelizmente deixarão os seus sucessores familiares cuidarão de perpetrar a tradição entreguista e canalha.


ClaudioM - 02/06/2013
De lo que se habla es sobre operaciones de prensa. Hablan los comentarios defendiendo a una jornalista, pero miran el dedo cuando le señalan la luna. Un periodista de un gran medio concentrado en disputa con el gobierno nacional por la ley de medios audiovisuales, señala que el GN intervendría uno de los canales de tv de ese grupo, se hace eco de lo que otro periodista escribe en un diario centenario, el periodista estrella del grupo en su program nocturno del domingo, toma esa información y pide que si algo sucede que lo apoyen y se movilicen. A partir de ahi surgen cataratas de mail, en redes sociales y toda forma de comunicación condenando ese supuesto de intervención. Hasta el prefeito de la Ciudad de Buenos Aires, dicta un decreto para defender al grupo ante poniendose a las leyes municipales por sobre la Constitución Nacional y las leyes nacionales. El GN desmiente todo, pero no importa, al domingo siguiente el periodista estrella asegura que el gobierno no pudo intervenir gracias a la lucha de la gente. Es clave señalar que en poco tiempo la Suprema Corte de Justicia debe sacar el fallo sobre la constitucionalidad de la ley de medios que obligaria a las empresas a desprenderse de medios para evitar una posición dominante, y una de las concecuencias seria la del desmantelamiento del grupo al que supuestamente se iba a intervenir


ricardo silveira - 02/06/2013
É o problema da mídia partidarizada de direita que assim atua há dez anos, com domínio monopolizado dos meios de comunicação. Uma mídia cada vez mais furiosa, pois o pouco que mudou, até agora, é inaceitável. E essa mídia que assim atua, à revelia da Constituição, o faz, inclusive, com muito recurso público. Quem mandou o Governo mexer com a Casa Grande? Era para continuar como sempre esteve. Que negócio é esse de pobre comer três vezes ao dia? Tão querendo que isso aqui vire um país socialista?


edi - 02/06/2013
com porcão ou sem porcão professor ano que vem é aécio na cabeça "País rico é país sem inflação" achei oque o senhor escreveu muito mal e desculpamas o senhor anda estranho ha muito tempo ja disse isso essa guerra nao leva a nada so piora tdo brasil nao esta precisando disso publicaminha mensagem ok?


Marcos - 02/06/2013
Ornitorrinco em inglês é "Platypus"!!


emerson57 - 02/06/2013
"melhor que isso nem desenhando!

sugiro a todos, copiar e enviar aos seus amigos ornitorrincos."


Luiz Moreira - 02/06/2013
Cuidado, pessoal de esquerda! Existe uma articulação orquestrada em nível de America Latina! A dilma , creio eu, está na rota de naufrágio em 2014. Estas defesas da Globo e seus asseclas, como a PORCONA, não é casual. A eliminação dos ornitorrincos não é nada comparada com a ofensa aos suínos, que são animais pacatos e servem ainda como fonte de proteínas, e não de mentiras e golpes contra

as classes realmente sem defesa e sem educação suficiente para ver seus inimigos. Morreram dois canalhas da IMPRENSA MARROM (esta é a própria), mas estes são só as faces antigas de comando. Olhem os ataques orquestrados contra o governo venezuelano (avião do CHAVES e fazenda do filho do LULA) . Acreditam que são pobres espalhadores de mentira? Não. São componentes de esquemas de desmoralização. E a Dilma acha que aplicar algumas medidas neo-liberais na economia vai influir favoravelmente? Que um AFIF vai ser um aliado? Convenhamos, a crer em BRUXAS. Eles aplicam muito melhor este tipo de ação. Eles tem uma rede de IMPRENSA CANALHA que respalda diariamente estas propostas e muito dinheiro para COMPRAR CORRUPTOS. E fornecer lucros fabulosos para empresas como VALE e outras semelhantes. Logo teremos o RETORNO DA PETROBRAX. Não sejam contemporizadores. É melhor morrer lutando que se entregar, exceto se vão se tornar um AMADO BATISTA.


ana amelia - 02/06/2013
Carta Maior , todos os comentários estão com os nomes dos comentaristas em cima ds letras, ficando impossivel de lê-los - há alguma maneira de isso ser corrigido?


Jose Carlos de Almeida - 01/06/2013
Alem da deselegancia com a Miriam Leitao, o seu desconhecimento do idioma ingles e' patente. Da proxima vez, sugiro que pesquise antes de escrever, o que deveria ser automatico, dada a sua condicao de "cerebro" do PT.

Ornitorrinco, em ingles e' PLATYPUS.

Mas. a julgar pelo estado da Educacao em nosso pais, isso deveria ser tomado como normal.


TIAGO RODRIGUES SANTOS - 01/06/2013
Desculpa, caro Emir, mas juntar todos gatos numa noite em que todos os gatos são pardos é a-criticidade. Juntar Freixo, "Somos todos onitoriincos" (quando a frase é tema da mobilização por direitos étnicos dos Guaranis-Kawioás) com articulistas e ideologos de Veja, Estadão etc é no minimo descompromisso e defesa incondicional do Governo.


Amauri - 01/06/2013
A perda de prestígio e credibilidade do PORTAL CARTA MAIOR, bem como de seus "intelectuais colunistas", reflete bem a POSTURA e tendencia para o GOVERNO que a exemplo de carta maior se diz ALTERNATIVO, voz das massas, mas tem suas ideologias desmentidas pela prática de seus atos.

Noto que a cada dia tem menos leitores, consequentemente comentarias e os que comentas, ou são alienados e repetem como papagaios tipo: "muito bom artigo", "exelente abordagem" "grande escritor", "impecavel", ou pessoas esclarecidas desmentem em poucas palavras o bla, bla, bla do colunista.


Ewerardo Tabating, Belo Horizonte,MG - 01/06/2013
Mesmo tratando-se de uma aptação, é genial!


carlos saraiva e saraiva - 01/06/2013
Caro Emir, este texto, serve muito bem para o Chico Oliveira. Está precisando refletir melhor, sobre o papel do verdadeiro militante de esquerda no Brasil.


Paulo - 01/06/2013
Perda de credibilidade e prestigio do PORTAL CARTA MAIOR é tão grande que o cara esta postando o seu comentário aqui e mais de um, o que é no mínimo contraditório, não deveria estar tão preocupado em esclarecer o que é o “obvio”, enquanto do conteúdo da publicação nem uma silaba, hehehe! Chamar a safada e mentirosa de “Míriam PORCÃO” é um elogio e um trocadilho inteligente, só depende de ter um senso de humor conectado com esta constatação, quanto ao receituário adotado pela mídia e exposto aqui pelo brilhante e intelectual Emir Sader que nunca se intitulou assim, o avaliam como se tivessem a capacidade e o reconhecimento público para fazê-lo, mas não reconhece a coerência e perfeita adequação com a realidade percebida exposta no texto diante do comportamento da mídia.

O ornitorrinco poderia ser um Tigre, um Leão, um ...., para saber mais sobre o animal citado consulte o google ou clique sobre o link: pt.wikipedia.org/wiki/Ornitorrinco.



Juca Ramos - 01/06/2013
Parece que, por alguma razão, o Professor Emir tem diminuído a profundidade e a abrangência de seus artigos neste Portal, do qual nota-se que chegou a ausentar-se por algum tempo. De todo modo as razões são dele. Mas isto não deveria autorizar ninguém a desrespeitar o articulista, nem tão pouco os comentaristas que se prontificam a contribuir para o diálogo. Todos nós, como seres civilizados temos um crédito de respeito e consideração mútua. Discordar é normal e, portanto, um direito básico, assim como básico é o dever de apresentar tal discordância de forma respeitosa e civilizada.


Flavio Wolf de Aguiar - 01/06/2013
Emir, vejo por alguns comentários, que o país está cheio de ornitorrincos. Felizmente ums espécie em extinção.


alan macarthy - 01/06/2013
Mas que tal!? O "intelectual" AMAURI escreve ACIMA com dois "ss". Hehehe. E diz que qq intelectual poderia desmentir tudo o que foi dito. No entanto, ele mesmo, não consegue apresentar um só argumento para contrapor. De fato, excelente artigo. E se é isso que acontece na Argentina, a Cristina está mais do que certa em regular a mídia daquela nação. Coisa que aliás dever-se-ia fazer aqui também. Quero saber qual a multa qu foi imposta ao Gilmar Mendes por ter mentido que o Lula pediu para que ele adiasse o julgamento do mentirão.


CLÁUDIO LUIZ PESSUTI - 01/06/2013
Excelente, mesmo sendo uma adaptação. Só espero que o colunista tenha consciência que o seu tão amado governo petista se utiliza dos mesmos esquemas midiáticos quando os interesses dele se confundem com o da mídia, o que ocorreu várias vezes durante todos estes anos.Ou seja, é aquela história, quando é conveniente, faz uso daquilo que critica...


marco antonio - 01/06/2013
A democracia é real nesses meios de comunicação ditos de esquerda, o pessoal da direita entra aqui e "mete" o pau em quem escreve nesse espaço por questão ideológica. Agora, tente entrar nos meios democráticos que eles alardeiam, você vai enfrentar tanta burocracia que vai desistir.