13/10/2012 - Copyleft

Os tucanos, do começo ao fim

por Emir Sader em 13/10/2012 às 15:52



Emir Sader

Os tucanos nasceram de forma contingente na política brasileira, apontaram para um potencial forte, tiveram sucesso por via que não se esperava, decaíram com grande rapidez e agora chegam a seu final.

Os tucanos nasceram de setores descontentes do PMDB, basicamente de São Paulo, com o domínio de Orestes Quercia sobre a secção paulista do partido. Tentaram a eleição de Antonio Ermirio de Morais, em 1986, pelo PTB, mas Quércia os derrotou.

Se articularam então para sair do PMDB e formar um novo partido que, apesar de contar com um democrata–cristão histórico, Franco Montoro, optou pela sigla da social democracia e escolheu o símbolo do tucano, para tentar dar-lhe um caráter brasileiro.

O agrupamento foi assim centralmente paulista, incorporando a alguns dirigentes nacionais vinculados a esse grupo, como Tasso Jereisatti, Alvaro Dias, Artur Virgilio, entre outros. Mas o núcleo central sempre foi paulista – Mario Covas, Franco Montoro, FHC .

A canditadura de Covas à presidência foi sua primeira aparição pública nacional. Escondido atrás do perfil de candidatos como Collor, Lula, Brizola, Uysses Guimaraes, Covas tentou encontrar seu nicho com um lema que já apontava para o que terminariam sendo os tucanos – Por um choque de capitalismo.

O segundo capítulo da sua definição ideológica veio no namoro com o governo Collor, que se concretizou na entrada de alguns tucanos no governo - Celso Lafer, Sergio Rouanet. Se revelava a atração que a “modernização neoliberal” tinha sobre os tucanos. O veto de Mario Covas impediu que os tucanos fizessem o segundo movimento, de ingresso formal no governo Collor - o que os teria feito naufragar com o impeachment e talvez tivesse fechado seu posterior caminho para a presidência.

Mas o modelo que definitivamente eles seguiram veio da Europa, da conversão ideológica e política dos socialistas franceses no governo de Mitterrand e no governo de Felipe Gonzalez na Espanha. A social democracia, como corrente, optava por uma adesão à corrente neoliberal, lançada pela direita tradicional, à que ela aderia, inicialmente na Europa, até chegar à América Latina.

No continente se deu um fenômeno similar: introduzido por Pinochet sob ditadura militar, o modelo foi recebendo adesões de correntes originariamente nacionalistas - o MNR da Bolívia, o PRI do México, o peronismo da Argentina – e de correntes social democratas – Partido Socialista do Chile, Ação Democrática da Venezuela, Apra do Peru, PSDB do Brasil.

Como outros governantes das correntes aderidas ao neoliberalismo – como Menem, Carlos Andres Peres, Ricardo Lagos, Salinas de Gortari -, no Brasil os tucanos puderam chegar à presidência, quando a América Latina se transformava na região do mundo com mais governos neoliberais e em suas modalidades mais radicais.

O programa do FHC era apenas uma pobre adaptação do mesmo programa que o FMI mandou para todos os países da periferia, em particular para a América Latina. Ao adotá-lo, o FHC reciclava definitivamente seu partido para ocupar o lugar de centro do bloco de direita no Brasil, quando os partidos de origem na ditadura – PFL, PP – tinham se esgotado. (Quando o Collor foi derrubado, Roberto Marinho disse que a direita já não elegeria mais um candidato seu, dando a entender que teriam que buscar alguém fora de suas filas, o que se deu com FHC.)

O governo teve o sucesso espetacular que os governos neoliberais tiveram em toda a América Latina no seu primeiro mandato: privatizações, corte de recursos públicos, abertura acelerada do mercado interno, flexibilização laboral, desregulamentações. Contava com 3/5 do Congresso e com o apoio em coro da mídia. Como outros governos também, mudou a Constituição para ter um segundo mandato.

Da mesma forma que outros, conseguiu ser reeleger, já com dificuldades, porque seu governo havia projetado a economia numa profunda e prolongada recessão. Negociou de novo com o FMI, foi se desgastando cada vez mais conforme a estabilidade monetária não levou à retomada do crescimento econômico, nem à melhoria da situação da massa da população e acabou enxotado, com apoio mínimo e com seu candidato derrotado.

Aí os tucanos já tinham vivido e desperdiçado seu momento de glória. Estavam condenados a derrotas e à decadência. Se apegaram a São Paulo, seu núcleo original, desde onde fizeram oposição, muito menos como partido – debilitado e sem filiados – e mais como apêndice pautado e conduzido pela mídia privada.

Derrotado três vezes sucessivas para a presidência e perdendo cada vez mais espaços nos estados, o PSDB chega a esta eleição aferrado à prefeitura de São Paulo, onde as brigas internas levaram à eleição de um aliado, que teve péssimo desempenho.

Os tucanos chegam a esta eleição jogando sua sobrevivência em São Paulo, com riscos graves de, perdendo, rumarem para a desaparição politica. Ninguém acredita em Aécio como candidato com possibilidade reais de vencer a eleição para a presidência, menos ainda o Alckmin. Vai terminando a geração que deu à luz aos tucanos como partido e protagonizaram seu auge – o governo FHC – que, pela forma que assumiu, teve sucesso efêmero e condenou – pelo seu fracasso e a imagem desgastada do FHC e do seu governo – à desaparição politica.

Tags: Política




59 Comentários Insira o seu Coméntario !

serge - 29/10/2012
acho que o PSDB pode voltar a ser protagonista em são paulo se o partido deles conseguir renovar suas lideranças e mudar de discurso, que foi bastante conservador...uma surpresa poderia ser também uma candidata para o PSDB em São Paulo...o PT precisa tomar cuidado e se fortalecer mais na capital...agora, tenho a impressão quie são paulo está se transformando num SWING STATE...


Douglas Cezar Bartholomeu - 24/10/2012
Ainda que o PSDB tenha realizada, senão o pior, com certeza um dos piores governos da nossa história, não vamos acreditar que o PT não possa ser muito melhor do que tem sido. Guinadas para a direita têm sido muito comuns na nossa história. Taí nosso Lula que não me deixa mentir. Que o PSDB que tinha FHC identificado com a esquerda (Velhos tempos aqueles!), sirva de exemplo.



Leomar Rippel - 22/10/2012
O PT agora deveria se preocupar em correlacionar e medir forças com o PSB que cada vez mais está rumando para a direita como também está crescendo e está sendo o novo queridinho da mídia nativa,


Messias Franca de Macedo - 21/10/2012
[SEN-SA-CI:O-NAL, SENSACIONAL!]



É PRA RICO OU PRA POBRE?!

Em http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2012/10/21/e-pra-rico-ou-e-pra-pobre/#comment-41437



######################################



LÁ VEM O MATUTO ‘BANANIENSE’!



OS MENSALÕES DO *DEMoTUCANATO DA BAHIA SE SUCEDEM IMPRETERIVELMENTE! ENTENDA ‘O MAIS RECENTE DOS ÚLTIMOS’ (sic)!



NOTA: na propaganda política do neto do 'Malvadeza' já "baixaram" os tucanoDEMonícos 'Aécio Never em Campanha Presidencial', o [ilibado!?] Álvaro [Em] Dias [com a Corrupção], aGRIPEno Suína Maia - derrotado fragorosamente em sua terra [Natal!], viajou para São Paulo levando na bagagem a sacolona do mais recente MENSALÃO do DEMotucanato baiano, rogando recursos não contabilizados (sic) a 33 megaempresários, no sentido de irrigar "o tabuleiro da baiana do acarajé com pimenta (sic) do 'Valerioduto' da campanha do neto do 'Malvadeza'" [RISOS]



##########################



[EM TEMPO DE AZEITE NO MENSALÃO DO DEMoTUCANO BAIANO!]



Novos escândalos surgem e expõem ainda mais a relação íntima de ACM Neto com o prefeito João Henrique. Mais do que isso, essas denúncias apontam como o candidato do DEM está interferindo na atual prefeitura, utilizando-se da máquina pública para conseguir votos.

Ou seja, três dias após a demissão do secretário da Fazenda de Salvador, Ruy Marcos Macedo Ramos, e da subsecretária, Lisiane Guimarães, a controladora-geral do Município, Herculina Martinez, e a contadora-geral, Simone Andrade Silva, também foram exoneradas dos seus cargos.

Assim como no caso do secretário da Fazenda, as motivações para a saída de Herculina Martinez e Simone Andrade estariam ligadas ao fato de não terem cedido às pressões da administração da prefeitura, que envolveriam João Henrique e sua mulher, a secretária de Saúde, Tatiana Paraíso.

O que parece ficar claro nessas sucessivas demissões é a tentativa da prefeitura de influenciar seus funcionários e demais servidores. Além disso, informações coletadas pelo site Bahia Notícias indicam que recursos públicos que seriam destinados à Saúde e à Educação estariam sendo desviados para pagar despesas de campanha do PTN, partido do secretário João Carlos Bacelar, que recentemente foi denunciado por coagir funcionários e fazer campanha a favor de ACM Neto.





O que acontece? A prefeitura está sendo saqueada?

por Samuel Celestino – [centenário jornal ‘A Tarde’, veículo de comunicação ferozmente perseguido e censurado na “era auspiciosa” do carlismo! – adendo do matuto ‘bananiense’!]

http://www.bahianoticias.com.br/

Sábado, 20 de Outubro de 2012 - 09:26



O que de real está acontecendo no setor operacional das finanças de Salvador? É um enigma que terá que ser decifrado porque correm rumores de que as finanças estão sendo pilhadas, saqueadas, no final de governo. Já são quatro importantes quadros do setor que pediram demissão, entre eles o secretário da Fazenda e a subsecretária (...) Não tenho conhecimento de que algo parecido tenha acontecido. Com as demissões, estabeleceu-se uma desconfiança geral e anda a se falar em desvios, em saques ao tesouro, enfim coisas que tais que, em situação semelhante, emergem sem que isso signifique uma verdade, mas, sim, uma natural desconfiança. Salvador será entregue ao prefeito com os cofres zerados? Ou os pedidos de demissão têm outra conotação diferente do ruído que está nas ruas e dentro da prefeitura de maneira geral? É preciso saber e a verdade terá que ser cobrada (...)





###################################



EM TEMPO DE SUPREMO!: durma com um barulho deste e diga que sonhou ouvindo a voz maviosa de Leila Pinheiro!



Que país é esse, sô?! República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, impunemente terrorista, antinacionalista, corrupta, golpista de meia-tigela, “estúpida, despreza as próprias ignorâncias”, lembrando o enunciado lapidar do eminente e humanista pensador uruguaio Eduardo Galeano …



Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo





José Luiz Calbek - 21/10/2012
A derrota de Serra é a vitória de Eduardo Campos



paulo guedes - 20/10/2012
DESEJAR O EXTINÇÃO DE UM PARTIDO POLITO É ALGO EXTREMAMENTE ANTIDEMOCRÁTICO.


Chauke Stephan Filho - 20/10/2012
Sic transit gloria mundi... O Prof. Emir Sader escreveu mais esse interessantíssimo artigo (Os tucanos, do começo ao fim) sobre a história do PSDB, agora em sua fase terminal, conforme indica o nosso Mestre.



A propósito, Emir poderia ter evocado as palavras do grande filósofo grego Heráclito:"Tudo passa, tudo muda, nada permanece o mesmo. Um homem não se banha duas vezes nas mesmas águas de um rio, porque aquando de seu segundo banho, as águas do primeiro já terão rolado".



Esta é a verdade: FHC jaz sob as águas do rio heraclíteo. Serra mergulha nessa mesma praia. Quanto a Silas Malafaia, esse recebe o abraço de um afogado.



Benditas são as águas do curso inexorável do tempo, que recebem, dispersam e depuram o esgoto da história.


Messias Franca de Macedo - 20/10/2012
[TACHO DE ACARAJÉ E MOQUEQUA DE PEIXE AO AZEITE DE DENDÊ! OU, *“PENSE NUM ABSURDO! NA BAHIA TEM PRECEDENTE!” ENTENDA, ‘SE POSSÍVEL FOR’!]



*Frase célebre do ex-governador Octávio Mangabeira - Otávio Mangabeira, nascido Octavio Mangabeira (Salvador, 27 de agosto de 1886 — Rio de Janeiro, 29 de novembro de 1960) foi um engenheiro, professor e político brasileiro. Foi governador da Bahia e membro da Academia Brasileira de Letras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ot%C3%A1vio_Mangabeira



#####################################



A CHAPA REFOGADA DO DEMo EM SALVADOR, BA!



... O neto do Malvadeza; 'neocoroné’ Geddel [vice-presidente da... Errou feio quem imaginou vice-presidente da TV Bahia de propriedade do clã 'Malvadeza' e afiliada à 'Rede Roubo'!... Perdão pelo "PALAVRÃO": vice presidente da CEF! Sim, em doses homeopáticas, prevenção contra infarto do miocárdio: Caixa, Econômica, Federal, Caixa Econômica Federal!...]; João Henrique, disparado, o pior prefeito do Brasil - o mesmo JH cujo um dos irmãos é deputado federal [suplente] pelo PT! O mesmo JH cujo pai - um ex-governador-carlista -, atualmente, exerce o cargo de ‘senador pelo PDT com os votos dos eleitores do PT’ (sic) - primeira eleição do atual governador reeleito Jaques Wagner (PT)... Em 07/10/2012(!), este senhor ‘senador pedetista eleito com os votos dos [militantes] petistas’ apoiou o candidato do DEMo, em Feira de Santana-Ba, contra o candidato do... De novo, errou muito feio quem imaginou que o candidato fosse do PSD “do Kassab” “do (S)erra” ou coisa que o valha! Acredite se quiser: ‘o senador pedetista eleito com os votos dos [militantes] petistas’ apoiou outro ‘coroné’, candidato da fina flor do DEMo carlista! O candidato do DEMo eleito no primeiro turno [para o **quarto mandato consecutivo! Verdade: **quarto mandato consecutivo] contou com o apoio dos históricos do MDB da cidade de Feira de Santana, até ‘ontem’ aliados do presidente Lula, do governador Jaques Wagner e da presidente Dilma Rousseff (idem sic), e que, agora, apoiam o candidato que proferiu um discurso afirmando que “iria – juntamente com ***Arthur Virgílio (tucanoDEMoníaco/AM) - dar uma surra no presidente em exercício Luiz Inácio Lula da Silva!” ...



**o atual prefeito da cidade foi eleito empunhando o mantra de que iria realizar o terceiro mandato do seu apoiador... No meio do atual mandato, o ex-apoiador rompeu com o atual ‘mandatário da cidade’... O atual vice-prefeito apoiou o ex-apoiador do atual prefeito derrotado pelo ex-apoiador!... [****RISOS E MAIS RISOS!]



***atualmente Artur Neto – “do time do FFHH e do candidato [derrotado] José (S)erra”!



****Como diz o macaco Simão: ‘Nois’ sofre, mas ‘nois’ goza! Ô, fazer o quê?!...



EM TEMPO: após ler esta “resenha ‘da moléstia’”, a dor de barriga [seguida de vômitos e disenteria] é inevitável!...



... RESCALDO: SAMU 196!...



Que país é esse, sô?! República de ‘Nois’ Bananas, responde, “na lata”, o matuto ‘bananiense’!

Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo



Alberto Magno Filgueiras - 19/10/2012
O desvairio parece ter tomado conta do QG tucano. Chegaram a criar um site falso de Haddad, colocando-o em rede social. Desta vez, até o leniente Tribunal Eleitoral achou que era demais.


Messias Franca de Macedo - 19/10/2012
AINDA DADOS SOBRE A BIOGRAFIA “SUPREMA” [risos] DO CANDIDATO DEMoTUCANO JOSÉ (S)ERRA! PARTE II



*perdão pelo neologismo em referência ao delegado Carlos Alberto Brilhante [brilhante?!] Lustra… Também conhecido pelo codinome de Dr. Tibiriçá, é um coronel reformado do Exército Brasileiro, ex-chefe (de 1970 a 1974) do DOI-CODI do II Exército, um dos órgãos atuantes na repressão política, durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Em 2008, Ustra se tornou o primeiro militar a ser reconhecido, pela Justiça, como torturador durante a ditadura. Embora reformado, ele continua politicamente ativo nos clubes militares, na defesa da ditadura militar e nas críticas.

(…)

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alberto_Brilhante_Ustra

**Sérgio Fernando Paranhos Fleury foi um policial que atuou como delegado do DOPS de São Paulo, durante a ditadura militar no Brasil. Ficou notoriamente conhecido por sua pertinácia ao perseguir os opositores do regime – Ditadura Militar de 1964. Sofreu diversas acusações formais pelo Ministério Público pela contumácia na prática de tortura e homicídios contra os opositores do Golpe Militar orquestrado pelos militares em 1964. Vários depoimentos, testemunhas e relatos de presos políticos, apontam que ele usava sistematicamente a tortura durante os interrogatórios que comandava na época do regime militar brasileiro. Segundo se comenta, alguns dos militantes que eram capturados pelo delegado Fleury não resistiram a essas torturas e acabaram morrendo, como no caso de Eduardo Collen Leite (guerrilheiro de renome), que foi torturado por cerca de quatro meses. O delegado Sérgio Fleury foi o principal responsável pela tentativa de captura e morte de Carlos Marighella – ícone da esquerda revolucionária, que resistiu à prisão. O delegado Fleury foi apontado como participante da Chacina da lapa e de uma série de casos envolvendo combate e morte de opositores do regime.

(…)

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Fleury



RESCALDO: enquanto isto, nos dias de hoje, “um supremo” de um tribunal “supremo”, Marco Aurélio Mello [dos ‘Mellos’, hein!], afirma que “a ditadura militar foi um mal necessário!…”



‘NO DOMÍNIO DO FATO’, ‘NO BALANÇO DO VENTO!

Durma com um barulho desses, e diga que sonhou ouvindo a voz maviosa de Leila Pinheiro!



BRASIL NAÇÃO – em homenagem a todos os(as) valorosos(as) brasileiros e brasileiras mortos(as) durante a ditadura militar, lutando em defesa da soberania nacional e dos direitos do povo deste país.



Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo





Messias Franca de Macedo - 19/10/2012
OPERAÇÃO CONDOR “MAL

NECESSÁRIO” MATOU JANGO

Assa a batata do General Geisel, o Grande Estadista do Historialismo

Publicado em 18/10/2012

em http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/10/18/operacao-condor-mal-necessario-matou-jango/#comment-929028

“FALA” MATUTO!

... Considerando o tal 'domínio do fato', o ministro do "supremoTF," (Collor de ) Mello(!), deve(ria) ser julgado e, de forma [mais do que] 'plausível', condenado pela Comissão da Verdade... [No entanto] Em se tratando do 'Brazil'(!) "do (S)erra, Gilmar Mendes & congêneres", esta possibilidade é 'crível'?!...



Que país é esse, sô?! 'República dos Estados Unidos do Brazil'(!), segundo o candidato [derrotado] 'São José (S)erra Rossi malaFALSA', 'o santo de melhor biografia entre todas as biografias de todos os santos e assemelhados'! [Até o dia 28/10/12 (sic)] 'O [eterno] candidato da [eterna 'ad infinitum'] DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL! O mesmo candidato que - além do Céu e da Terra - não tem-se 'o domínio do fato' do que mais criou [RISOS]. O candidato para o qual o que não for espelho é, simplesmente, lixo! [Mais RISOS do matuto 'bananiense']



Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo



Messias Franca de Macedo - 19/10/2012
A MAIS RECENTE DA SÉRIE “AS GRACINHAS DO GARCIA!”



O tal do Alexandre Garcia “da Globo” exerce também a função de, digamos, capilarizar o PIG! Todas as manhãs, comentários do jornalista são retransmitidos por muitas emissoras de rádio dos rincões do Brasil! No comentário “levado ao ar” nesta manhã, via de praxe, iniciou a lengalenga mais ou menos assim: “*Bom dia! POBRE Brasil e o seu transporte aéreo... Agora, tudo por causa de um avião com um pneu furado na pista, causando atrasos de vários pousos e decolagens. A ‘Azul’ teve um prejuízo de 20 milhões! Os passageiros tiveram prejuízos enormes!... Quem tinha de fazer a inspeção na pista do aeroporto de Viracopos [Campinas-SP] era a ANAC e a Infraero, e não a Companhia Aérea ‘Azul’ que administra o aeroporto(!) O órgão estatal alegou dificuldades técnicas para fazer uma simples inspeção na pista, liberando rapidamente os voos. Ora, se a ANAC não tem especialistas em aviação (sic – adendo nosso!)... Na Bahia, a Justiça Eleitoral impediu que no comício do PT fosse usado um telão para que o público pudesse assistir ao último capítulo da novela ‘Avenida Brasil’! Em São Paulo, o comício do candidato Haddad junto com a presidente Dilma teve que ser adiado para amanhã! Portanto, confessa-se que, no BRASIL, novela é mais importante do que eleição! Talvez porque novela dê mais prazer ao povo! [Que gracinha de “novidade” Garcia “da “Globo”! A mesma Globo das “supremas” novelas! É muito cara-de-pau!] O presidente Lula em viagem à Argentina declarou que ele já foi julgado no caso do mensalão (mensalão o do PT, revisor – de novo, adendo nosso!). É como se ele dissesse assim: ‘sai pra lá, não encosta em mim!’ No entanto, eu estive conversando com alguns ministros do STF e eles me confidenciaram que - de acordo com os rumos das investigações e a sentença proferida pela Justiça Federal em Minas Gerais – abre-se uma porteira enorme para que o Ministério Público possa aprofundar as investigações sobre o envolvimento do ex-presidente Lula no caso do Mensalão. [Projetando o tal ‘domínio do fato’!] Ainda mais que o próprio José Dirceu, reiteradas vezes, afirmou que Lula era um presidente que sabia de tudo, que acompanhava tudo!..”

*após acompanhar o golpe continuando a ser ‘radiodifundido’, ‘é crível’, ‘é plausível’, ter-se um bom dia?!...

RESCALDO:

(Política

O Globo, Lula e a próxima “dedução elementar” no caso do mensalão

publicado em 19 de outubro de 2012 às 18:15

sugerido pelo Rodrigo Vianna (lido, segundo ele, com luvas cirúrgicas)

Nota de Opinião de O Globo, intitulada Em Troca, na página 4, 19.10.2012)



não é que o ex-porta-voz do regime militar começou “a puxar o fio do novelo”!...

EM TEMPO, LITERALMENTE! ALÔ, ALÔ, egrégia presidenta Dilma Rousseff, A Magnífica! Depois de mais este ‘domínio do fato’, o seu governo vai esperar o que para instituir a – lídima, democrática e inadiável/imprescindível - Lei dos Meios?! Não diga que a senhora irá esperar “o supremo TF” julgar o mensalão?! O mensalão da Dilma, presidente Dilma Vana Rousseff!...



República de ‘Nois’ Bananas

Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo



Mário SF Alves - 19/10/2012
O PSDB está agonizando. Pode-se dizer que já é carta fora do baralho nos entretenimentos da Casa Grande. Resta saber qual será o próximo partido "barriga de aluguel" do estado de fato. Quem se habilita? Façam suas apostas!


roberto de lima cruz - 18/10/2012
No inicio da campanha para prefeito enviei um email para Eliane Cantanhede, informando a respeito de um "encontro" na quadra da escola de samba vai - vai entre o candidato a vice, ex-secretário de educação e funcionários das DRES, diretorias regionais de ensino. Lendo artigos dissecando a jornalista em questão e a Folha, pensei comigo, desta vez ela não respondeu como de outras vezês por que?


Francisco Canindé Silva - 18/10/2012
A mutação genetica transformou o TUCANO em ave de RAPINA, agora naturalmente o processo de extinção, graças a DEUS.


Messias Franca de Macedo - 17/10/2012
Ibope: Haddad amplia a vantagem

por Luiz Carlos Azenha

Pesquisa do Ibope divulgada agora há pouco pelo SPTV, da Rede Globo: Haddad subiu de 48 para 49%; Serra caiu de 37% para 33%.

O petista tem 60% dos votos válidos, contra 40% de Serra.

publicado em 17 de outubro de 2012 às 19:02

em http://www.viomundo.com.br/politica/ibope-haddad-amplia-a-vantagem.html/comment-page-1#comment-383200



COMEMORA, MATUTO ‘BANANIENSE’!



(S)erra TEM QUE CONTINUAR NARRANDO A BIOGRAFIA DELE, ‘A BIOGRAFIA DAS BIOGRAFIAS’! [RISOS]

... Aproveitando este momento auspicioso, é de suma - e estratégica (sic) - importância que algum(a) repórter pergunte, imediatamente, ao candidato José (S)erra Rossi Malafaia "do PSDB da AÇÃO PENAL 536", segundo o ministro relator do processo que irá condenar os réus tucanoDEMoníacos do MENSALÃO mineiro: [Segue o diálogo (RISOS)]



- Candidato José (S)erra, o que o senhor tem a dizer sobre a AÇÃO PENAL 536?

- AÇÃO PENAL 536? Não sei do que se trata!

- Para preencher a sua onisciência, o senhor pode perguntar ao "réu supremo", o seu correligionário Eduardo AZARedo! AZARedo colocará o senhor a par sobre ‘o domínio deste fato’

- Afinal, você é de onde?

- Candidato, eu fiz uma simples - e objetiva, objetiva (!) - pergunta!

- A sua pergunta ´foi um lixo’! Portanto, esta tal AÇÃO PENAL 536 é um lixo! No mínimo, isto tem o dedo sujo do José Dirceu! Portanto, eu não respondo sobre lixo! Coisas da campanha do Haddad!

- Mas, candidato, a AÇÃO PENAL 536...

- @#$%¨&*()_+-)(*&¨%$#@#$%¨&*(_)(*¨%$#&$$$

[Dedo em riste, olhar arregalado, rubor facial, meneando todos os dedos conforme a batuta das mãos lívidas a brandir trêmulas!...] “Mãos lívidas a brandir trêmulas!” Olavo Bilac?! [RISOS]

[Candidato (S)erra, ô candidato (S)erra, o senhor – mais uma vez - não respondeu a uma simples – e objetiva – pergunta! Candidato (S)erra, Candidato (S)erra, o senhor não costuma falar a verdade, ‘né verdade’?! Ou mentiroso é o Kennedy Alencar?...]



Que país é esse, sô, que tem até prefeito de meio-mandato que tem a cara de pau - e as asas de tucano - para candidatar-se a re-eleição [ao mesmo cargo de prefeito da mesma cidade (sic)], planejando re-editar a renúncia, para mais um voo da 'derrota anunciada' ao ninho do Planalto?!...



República de 'Nois' Bananas

Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo



Cira Elena Olivar - 17/10/2012
@emirsader Profesor gusto en saludarle. Necesito invitarle a un congreso en Venezuela; un e-mail? donde pueda explicarle mejor. Gracias


Alberto Magno Filgueiras - 17/10/2012
Junto com o Troféu Língua Venenosa que o León propõe - já indicando o tenebroso candidato paulistano -, eu queria propor o Troféu Jerico de Ouro 2012. Tem um pessoal ultra-equivocado que, ao negar apoio na desmontagem do golpismo togado-midiático, seria um sério candidato ao Troféu.


LEON - 17/10/2012
Evidentemente o pig e o sip escolheram erradamente o palco para exporem suas lamurias descabidas.Deveriam ter escolhido a capital do paraguai, lá teriam o presidente subordinado bem presente e obediente.


Messias Franca de Macedo - 17/10/2012
CERRA E O ENEM.

A CULPA É DA FOLHA

Essa insistência do Cerra em falar do vazamento na gráfica da Folha deve entristecer o Otavinho

Publicado em 17/10/2012

http://www.conversaafiada.com.br/pig/2012/10/17/cerra-e-o-enem-a-culpa-e-da-folha/#comment-927356



ENEM, SERRA E A FRAUDE DA FOLHA



Por Altamiro Borges

http://altamiroborges.blogspot.com.br/



(…)

Na semana passada, a Justiça Federal determinou que o consórcio formado pela Gráfica Plural, do Grupo Folha, pague ao governo R$ 73,4 milhões em função do vazamento das provas do Enem em 2009. O valor deverá ser encaminhado ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e o ressarcimento servirá para indenizar o órgão que na época precisou contratar emergencialmente outra instituição para repetir a aplicação da prova.

A Justiça Federal de Brasília concluiu que a Gráfica Plural, sediada em Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, foi a principal culpada pelo vazamento.

(…)



#################################3



Hasta la Victoria Siempre!



AS RUAS, ANSIOSAS, ESPERAM POR VOZES [anti-golpistas!]! OU NÃO?!…



República da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, fascista eterna, MENTEcapta, impunemente terrorista, antinacionalista, golpista de meia-tigela…

Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo


seramante - 16/10/2012
E o mensalão tucanalha bem anterior ao que a justiça neoliberal está casuisticamente manipulando e condenando, será julgado ou não?

Por que São Paulo está na contramão do Brasil?

E a praga das tercerizações e das privatizações serão passadas a limpo ou não?

E a falta de profissionais que vai desde serventes, ajudantes, até engenheiros, médicos, professores?

Não é verdade que já entrou mais de 60 mil trabalhadores estrangeiros no Brasil, este ano?

Abaixo os demostucanalhas paulistas já e Haddad neles pra valer!!!!!


José Tadeu - 16/10/2012
Prezado Prof. Emir Sader;



Infelizmente o psdb não vai ser extinto tão cedo, os tucanos e seus asseclas: demo, pps, pp, ptb, pv, etc etc ficaram insepultos vagando por aí dando um sustinho de vez em quando.



sds



José Tadeu


Anibal Jr - 16/10/2012
Disse um sábio cujo nome não lembro, quando soube da escolha do tucano para simbolizar o bando dissidente do PMDB:" tucano é uma ave de equilíbrio precário e dada a constantes desarranjos intestinais". Esse sábio é tambem profeta pois acertou em cheio. Essa tucanada causou e causa muito desequilíbrio, sempre pendente para a direita; quanto aos constantes desarranjos intestinais nós, o povo pobre, preto,doente desempregado, analfabeto, sempre fomos considerados por eles como sub gente, recebendo deles só os dejetos, excrementos e as sobras resultantes de sua privataria. Infelizmente conseguem seduzir e influenciar a mídia e até o judiciário. Posso crer na extinção da sigla (para alegria da linda ave), mas ainda que mal comparando com a Fenix, esses sacanas se instalam em algum PSDqualquer coisa e podem continuar agindo, com várias cabeças, transmutados em Hidra. Hoje penso que nos cabe trabalhar bastante para eleição do Haddad em São Paulo, e em outras cidades onde estejamos disputando a Prefeitura.



rogerio krieger - 16/10/2012
GRANDE EMIR,como sempre.HADDAD NELES


Rafael - 16/10/2012
Tenho uma visão diferente sobre o PSDB. Não vejo esse partido com risco de extinção. Os tucanos são o braço político da mídia, dessa mídia que é um oligopólio e serve para defesa dos interesses da elite. Hoje é o PSDB, hora que não tiver mais força política acharão outro partido e SEMPRE aparecerá algum que queira ocupar esse espaço. O verdadeiro inimigo da esquerda, dos trabalhadores é a IMPRENSA que mente, que manipula, que esconde os escândalos de um partido, essa imprensa que é um monopólio como poucos no mundo com poder imenso e ameça nossa democracia. Precisamos democratizar a mídia no Brasil. Esse é ponto fraco deles.


Marcos Pinto Basto - 16/10/2012
Lugar de tucano é na gaiola, mas se for o político, fica muito melhor na cadeia, é mais confortável.

O Serra? Ah! Esse não pode ser preso porque vai querer fazer eleição na cadeia para saberem quem o melhor ladrão ou bandido sem moral. O lugar ideal para ele é o Afeganistão!


Bernardo C. Lopes - 16/10/2012
O PSD recebeu muitos do DEM e PSDB e foram eleitos, cabe saber quantos e onde...


LEON - 16/10/2012
o psdb é um partido que tende a ter políticos exclusivamente menores.


Alberto Magno Filgueiras - 16/10/2012
Depois de, com um tom de defensor-mor da família, disseminar temores - num arco que vai desde as minorias discriminadas que buscam inserir-se numa sociedade plural aos bailantes de kuduro -, o candidato confirma que tentará 'colar' no adversário a imagem de inexperiente. Nem parece que há dois anos ele já tentou esse expediente sem qualquer êxito. De fato, os tucanos além de tudo são maus aprendentes.


flavio - 16/10/2012
O Lula e principalmente a Dilma está implantaando políticas iguais as do PSDB. As classes abastadas não tem o que reclamar e este é o principal motivo para a queda dos tucanos. Os latifundiários aporvam a Dilma mais do que aprovavam o FHC. A reforma Agrária da Dilma é menor que a do FHC. O PT é o seu seguidor. Se a Dilma fizer as reformas que o sistema Capitalista ai não tem pra ninguém.


Adnan El Kadri - 15/11/2012
Sábia e verdadeira a análise do prof. Emir . Estamos vendo o réquiem do neolibelê tupiniquim, orquestrado por Fhc e seus seguidores. A marcha da história é inapelável. Hoje o Psdb é o simbolo emblemático da direita brasileira.

Hoje os grandes desafios postos para o Governo LULA/DILMA é a luta pela construção da integração e união do bloco latinoamericano, além de aprofundam o desenvolvimento com distribuição de renda e melhoria das condições de vida do povo brasileiro.

São desafios de gigante colocados para o governo progressista DILMA/LULA .

O futura da América Latina está sendo ESCRITO nestas primeiras duas décadas do milênio.

VIVA o BRASIL do crescimento !

VIVA o BRASIL democrático e desenvolvido!

VIVA O MERCOSUL cada dias mais integrado!

VIVA a AMÉRICA LATINA UNIDA!


Ary - 15/10/2012
Jogaram café no governador. Em breve, jogarão presunto (o Serra).


ronald dutra - 15/10/2012
Muito precisa a análise feita no artigo. O importante é reconhecer neste possivel rearranjo político,envolvendo o quase finado DEM e os emergentes PTB e PSB que em alguns estados ja incorporaram "quadros"do tucanato , uma força de centro-direita , capaz de criar um novo partido com a velha ideologia neoliberal sob a imagem do moderno e renovador capitalismo pós crise.

Toda a atenção é pouca. A midia fiel aliada deste setor sabe bem como vulgarizar a história e criar falsos heróis com pinta de democratas ,nacionalistas e ordinarios.


JOÃO WOLMAR MELO - 15/10/2012
Caro Emir,

Como sempre, atento à História Política recente do Brasil. Só para complementar: fizeram "estória" com os menos favorecidos, os excluídos, os aposentados da fatídica era (que jamais esquecerão FHC e seus asseclas), os desassistidos de todo tipo, a precarização da saúde pública, a privatização do ensino em todos os seus níveis, a extinção dos cursos profissionalizantes em todo o País (lembram do técnico de contabilidade, técnicos de enfermagem, etc), além do entreguismo do país às iniciativas privadas, nacionais e internacionais. A História, felizmente, vai registrar mais mazelas do que conquistas. Ah! a telefonia/banda larga/tecnologia está ficando impagável ante os preços praticados no mundo civilizado. A mim, aposentado do BB, só me resta desejar-lhes UM BOM FUNERAL . Quem sabe em outra dimensão aprendam que o maior valor de uma Nação (que se preza, é claro!) é a totalidade de seus habitantes, e não apenas essa parcela conservadora que habita em alguns segmentos privilegiados de nossa sociedade, e que deseja a todo custo a manutenção do "status quo" (como nos velhos e bons tempos) do "café com leite" que felizmente, com LULA os excluidos aprenderam a consumir. Acho improvável que se consiga retroagir o avanço efetivo do Brasil no contexto mundial. Quero estar vivo para ver, caso eu esteja enganado...


HAELTON - 15/10/2012
Para sobreviver só mesmo fazendo reformulação dos ideais e colocar sangue novo no partido, com pessoas capacitadas e sérias. O povo não aguenta mais o Serra, pois sua imagem está desgastada. Já o Aécio, está sem lugar no partido. Seria melhor partir para um outro partido e tentar o apoio rumo a 2014.


Pedro Castro - 15/10/2012
Carto Emir,

Agregaria três comentarios a este seu texto:

1) Não obstante o declinio o PSDB, ainda teve bastante votos nestas ultimas eleições municipais em termos de numero de prefeitos, de vereadores e de votos obtidos, além de ir a algumas disputas no segundo turno;

2) Em sua guinada desde cedo para o neoliberalismo

falta analisar sua relação com os demos, pepesistas

e petebistas, seus aliados sempre que oportuno;

3) A rigor a tendencia neoliberal destes agrupamentos

liderados pelo PSDB no pais, na esteira da guinada mundial da decada de 90, na verdade foi uma posição

oportunista que já não conta com ventos tão favoraveis globais nem locais.


Fernanda - 15/10/2012
Política é política e nesse filme não existem mocinhos,mas, NÃO dá mais pro Serra! Seu discurso morreu na praia com seus bons "costumes".


Sergio Uliano - 15/10/2012
Vale fazer duas reflexôes :

1-Na medida que os partidos de direita se enfraquecem a midia alarga o próprio espaço e se torna mais militante.



2-Outras instituiçôes do Estado, também alargam o próprio espaço e aprofunda sua postura e militãncia conservadora. Vide STF.


Gustavo Felipe Miranda - 15/10/2012
Talvez os tucanos não sejam mais necessários para a reorganização capitalista, na medida que existem setores que poderão, e já provaram que podem, substituí-los bem: advinha de quem estou me referindo?


Messias Franca de Macedo - 15/10/2012
Privataria Tucana agora em vídeo

publicado em 15 de outubro de 2012 às 22:

http://www.viomundo.com.br/denuncias/privataria-tucana-agora-em-video.html



sugerido por Renato Rovai, em seu blog. http://revistaforum.com.br/blogdorovai/2012/10/16/um-excelente-video-didatico-sobre-a-privataria-tucana/





Eduardo R. Gomes - 15/10/2012
Impressionante essa fixação da privatização da telefonia como sucesso - bastou a ANATEL mexer um dedo e o castelo de péssimos e caros serviços vir abaixo. Alguém conhece alguém satisfeito com seu serviço telefônico????


nilccemar - 15/10/2012
Hoje é dia do professor, e agradeço Emir Sader, que até hoje é meu professor, como foi na FFLCH/USP. Obrigada Emir Sader.


Alberto Magno Filgueiras - 15/10/2012
Perfeitas as reflexões de Sergio Uliano. Há muito tenho essa percepção, mas as deficiências dos ditos formadores de opinião, com sua notória preferência por tratar a vida pública como "pequena política" empobreceu de tal forma o debate político, que temos dificuldade em reconhecer esses atores como os depositários do papel de oposição, pela falta de densidade popular dos projetos de oposição (da direita e da equivocada ultra-esquerda).


Anibal Jr - 15/10/2012
Um sábio cujo nome não lembro, referindo-se á ave que inspirou o grupo dissidente:" o tucano é uma ave de equilíbrio precário e dada a constantes desarranjos intestinais".

A referênia virou profecia, pois o que essa tucanada desiquilibrada tem desarranjado no Brasil , é motivo para muitos julgamentos.Uma pena que havendo a extinção do PSDB, os seus dirigentes também não o sejam e banidos da vida pública


DARLY - 15/10/2012
Se o PSDB estiver apostando sua sobrevivência em uma possível eleição de Aécio para a Presidência da Repúplica, pode começar a cavar a sepultura, pois o curral eleitoral desse sujeito é em Minas Gerais, estado que, sozinho, não o elege. Se pudessem, os mineiros o fariam, pois aqui em Minas ele é um deus. Para se ter uma ideia, qualquer criatura desconhecida que ele apoie para Governador do Estado ou prefeito de Belo Horizonte, tá eleito. Imagine no interior!! Comparo a tara dos mineiros por Aécio à dos baianos por ACM.



nina - 14/10/2012
Para mim, eles já estavam conformados com a entrega do poder, pensando já terem liquidado com as riquezas nacionais. Surpreendentemente, não. Ficaram sabendo da descoberta de um tesouro oculto nas camadas do PRÉ-SAL, e, a partir daí, querem retomar o poder


Marcos - 14/10/2012
Ora, só posso acrescentar uma coisa: JÀ VAI TARDE!!!!!!!!!!!!!


Kinnara - 14/10/2012
Professora, filha de funcionários públicos do estado de SP. Nem preciso dizer o que acho de PSDB, certo? Daí a pregar que eles, a tucanalhada, estão no fim (ah, quem dera!) é um longo passo. Só mandam e desmandam, como bons coronéis que são, no estado mais rico da nação, em sua capital e na maioria de suas gdes cidades. Infelizmente.


Bernardo - 14/10/2012
"Os tucanos nasceram de forma contingente na política brasileira, apontaram para um potencial forte, tiveram sucesso por via que não se esperava, decaíram com grande rapidez e agora chegam a seu final."



Alto lá que eles ainda tem o governo de SP e ninguém sabe se daqui a dois anos eles vão perder esse posto ou não. A provável perda da prefeitura não necessariamente decreta a morte deles no estado, e se não me engano, Alckmin pode tentar a reeleição, o que faz dele um provável favorito ao cargo.


Souto Neto - Caruaru - 14/10/2012
Vaidoso como ele só, com a morte do PSDB, FHC cortará os pulsos. Que o inferno seja a sua morada!


Ernani - 14/10/2012
Eu desejo que a grande mídia dê o microfone para o FHC. Assim todo o Psdb morrerá mais rápido e irão todos para o lugar deles. O INFERNO


walmir - 14/10/2012
Empobrecemos o debate quando tentamos "demonizar" ou "endeuzar" esta ou aquela figura pública. Precisamos, no Brasil, aprender a vivenciar o "diferente", observar com isenção o que presta do que não presta, repetir as boas experiencias, abandonar os fracassos sejam de onde eles venham. Dilma dá um excelente exemplo ao privatizar estradas e aeroportos. Se funciona e melhora a vida das pessoas, vamos fazer. Sem medo. Sem preocupação de quem é o pai da idéia. Triste e ver que alguns acham que a eliminação dos partidos fortes, ou daqueles que pensam diferente possa ser bom para o país.


leon - 14/10/2012
De qualificado no Aécio só o uisque que ele bebe.


Juca Ramos - 14/10/2012
O PSDB encarna o ditado popular segundo o qual "Saco vazio não se segura em pé". Como pode um partido que se diz social-democrata não lutar pela democracia nem cativar a participação da sociedade? Ao cair a máscara, os tucanos mostraram o que são: sem povo, porque ideologicamente ligado aos interesses da elite, e sem democracia porque o elitismo não quer saber do cheiro do povo, mas da fração mínima da cidadania que exibe as agradáveis fragrâncias de Elizabeth Arden, a rainha dos cosméticos.


Luiz Eduardo Andrade - 14/10/2012
O PSDB,bem ou mal,queiram ou não deu início a política que ai está!! As privatizações,tão criticadas,vejam como era a telefonia antes,,,,,a política brasileira não apresenta diferença entre as siglas,não há idealismo,fidelidade partidária,sim fidelidade ao poder,seja qualquer dos "Ps"!! Precisamos de reforma política,não este debate que a nada leva,de um partido falando do outro.Senão vejamos,qual a semelhança entre Sarney e Lula,ou Lula e Maluf,????!!! Sim,há um desejo de PODER seja a que preço for!!!!!!


M52PDTsias Franca de Macedo - 14/10/2012
A CARA DO BRAZIL(!) ENTENDA



… *[José] (S)erra Rossi Malafaia &$ Silas ‘MALAfeia’ &$ ‘o pade’ Marcelo!…



“O triunvirato do ‘domínio do fato’ da candidez ecumênica!”



*o mesmo [José] (S)erra Rossi Malafaia, ‘O Padroeiro do Brazil(!)’



República de ‘Nois’ Bananas

Bahia, Feira de Santana

Messias Franca de Macedo


Luis de Palmares - 14/10/2012
As ideias de Emir estão referidas a algum trauma com São Paulo. Não há nos textos deste senhor pelo menos uma linha em que paulistas ou a cidade de SP não apareça com o designo de um ignoto pássaro-partido, o Tucano, com um acento de rancor e generalizações - somos todos conservadores, na melhor das hipóteses, fascistas, neoliberais, privativistas, será que esta fixação traumática foi criada nas Ciências Sociais da USP pelo Weffort quando o orientou? Uma sugestão para o pauliitólogo Sader: contar a história-gênese do Lula e do PT e tentar assim superar esse complexo pensamento radical.


leon - 13/10/2012
SE A DUPLA SERRA E fhc está na parada , ,a baixaria está assegurada .


Barcarola do São Francisco - 13/10/2012
É importante que ao invés de fugir do mensalão, o tragamos por conta própria para o debate e tratemos de frente este tema, sem medo. A injustiça dói e revolta. A hora é agora no segundo turno. Vamos com o Genuíno e o Dirceu. Vamos com a verdade dos fatos, sem medo e cloquemos o assunto para que o povo decida. Batamos pesado no PIG. Fujamos dos debates. Deixe Serra sozinho na Globo e vamos para Record ou outra qualquer. Mostremos como o PIG quer os debates, como eles debateram com cadeira vazia quando Lula não foi e como nenhuma quis Debate quando o PT subia. Vamos contra a mídia, aproveitando a audiência do segundo turno. Nós vamos ganhar. Jingle sugerido para campanha "madeira do Rosarim" de Capiba. "Queiram ou não quiram o juízes, o nosso bloco é de fato campeão".