Arte

Festival Online de Cantautoras reúne mulheres artistas de 9 países latino-americanos e europeus

A 5ª edição do festival acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho com transmissão online no facebook ''Somos Aurora''. Banda As Despejadas é um dos destaques do Brasil

01/07/2020 21:02

 

 
Esse fim de semana ocorre a quinta edição do “Festival Online de Cantautoras”, que celebra o poder da arte feito por e para mulheres. A transmissão ininterrupta será conduzida pelas atrizes mexicanas Laura Luz e Alejandra Ley no Facebook da “Somos Aurora”, um movimento cultural com base no México, dedicado a promover e impulsionar mulheres e seus talentos.

O Festival teve sua primeira edição em março de 2020 e desde então abriu portas para 60 mulheres artistas, que puderam transmitir sua mensagem e levar um pouco de alegria a milhares de espectadores em tempos de isolamento social devido à pandemia. Essas edições contaram com a presença de artistas de 11 países, sendo eles: México, Venezuela, Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, Peru, Itália, Argentina, Chile e Puerto Rico.

Em intervenções de 30 minutos, essa quinta edição conta com Viktorija Pilatovic da Lituânia, Sofía Ribeiro de Portugal, Soema Montenegro da Argentina, Andrea Lacoste da Venezuela, Lizbeth Román de Porto Rico, Inés Gaviria da Colômbia, Luz Pinos do Equador, as brasileiras Julie Ramos, Kía Sajo e As despejadas; além das cantoras mexicanas DI, Estefanía Manzano, Amanda Tovalin, Lavinia Negrete e María Piedra.

Entre os destaques do Brasil, As Despejadas se apresentam no sábado às 18h30 (horário do Brasil), com música e poesia somadas à ritmos brasileiros com foco em voz e percussão. Formada na periferia de Guarulhos no estado de São Paulo, a banda usa a música como forma de protesto e celebração, mergulhando em referências brasileiras e africanas em sua musicalidade e crítica social.

Além da Música

A quinta edição do Festival também dará espaço para o diálogo sobre violência de gênero com breve participação da advogada e Mestra em Direitos Humanos e Democracia, Hilda Téllez. A manifestação artística “Los Zapatos de Catalina”, criada por Gabriela Rochín irá expor testemunhos de mulheres que sofreram violência de gênero com encenação das atrizes María Aura, Odette Villarreal, Anabel Solis e Cristina Michaus.

Como convidadas, o Festival contará com a participação das atrizes Cristina Michaus, Maria Aura, Anabel Solis, Odette Villareal, e as bailarinas de Pole Dance Erika y Ana Karen, que farão uma performance.

A Somos Aurora se posiciona como um meio de encontro e expressão do público feminino com o objetivo de impulsionar a participação de artistas em diversos festivais latino-americanos.

Festival de Cantautoras

3, 4 e 5 de junho

Transmissão: https://www.facebook.com/somos.aurora.mx/

As Despejadas no Festival Cantautoras

Sábado, dia 04

Horário: às 18h30 (Brasil) e às 16h30 (horário do méxico)

Transmissão no youtube do Somos Aurora e instagram da banda:

www.instagram.com/asdespejadas/



Conteúdo Relacionado