Arte

Museu da Casa Brasileira abre suas portas aos domingos com música ao vivo

Apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do museu, reúnem cerca de 400 espectadores em média a cada domingo às 11 horas

31/07/2019 14:47

(Victor Saavedra)

Créditos da foto: (Victor Saavedra)

 
Prestes a completar 20 anos, o projeto Música no MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta às 11h aos domingos shows gratuitos ao vivo para quem quiser assistir.

45 anos de carreira de Carlinhos Vergueiro

No último fim de semana de julho os paulistanos puderam desfrutar do show A Voz Do Brasil – Carlinhos Vergueiro um Cronista Brasileiro, por Hilda Maria, que homenageou os 45 anos de carreira de Carlinhos Vergueiro.



O artista, que cantou durante a apresentação agradeceu a oportunidade de assistir e participar do show, “Eu fico muito feliz de estar vivo e participando dessa homenagem com músicos jovens e de grande qualidade, que se interessaram pelo meu trabalho e que fizeram arranjos novos para minhas músicas”, afirmou Carlinhos.

Para a cantora a experiência de se apresentar no Museu da Casa Brasileira é muito próxima devido ao trabalho do museu na formação do público ao longo dos anos. Para Hilda, “as pessoas já vem aos domingos porque sabem que tem uma programação de qualidade”.

Um show grátis para espectadores e artistas

Os artistas que participam do projeto Música no MCB não recebem cache, e dependem da venda de seus CD’s e da colaboração voluntária do público. Mesmo com essa dificuldade os artistas valorizam muito o espaço e a formação dos espectadores do museu. “Oferecer cultura grátis é uma ação que reverbera em todos os polos de uma nação, ajudando a formar opinião e formar base para que pense e saiba mais sobre o próprio país. Ao menos por uma hora as pessoas podem fugir da realidade que vivemos”, afirma Hilda Maria.

Programação de Agosto

Quarteto Novas Tendências, Orquestra Instituto GPA, Emiliano Sampaio e Speakin´ Jazz Big Band são as atrações musicais de agosto

A primeira apresentação (11) será do Quarteto Novas Tendências, formado por Rodrigo Vitta e Lucas Lopes, piano; Roberto Saltini e Douglas Maiochi, percussão. O concerto contará com as obras de Koellreutter e Mendes. O grupo de câmara nasceu em 1998 e pausou seus trabalhos entre 2002 e 2013, quando retomou suas atividades com nova formação, dois pianos e dois percussionistas.

Para comemorar os 20 anos de existência do projeto de Música do Instituto GPA, a Orquestra do projeto se apresenta no dia 18 homenageando três grandes compositores que foram músicos, professores, educadores, empreendedores, mestres, maestros e desbravadores, Gustav Holst e Antonio Vivaldi; e Heitor Villa Lobos, responsável pelo Canto Orfeônico em todo o Brasil na década de 1930.

Encerrando o mês de agosto (25), Emiliano Sampaio e Speakin´Jazz Big Band trazem para o palco do Museu composições que passeiam por diversos estilos dentro da música popular e buscam novos caminhos para o futuro da big band, que é inspiração para músicos e público há quase um século. Todas as músicas do show são de autoria de Emiliano que também é guitarrista, trombonista, arranjador e compositor.

SERVIÇO:

Música no MCB – 20ª temporada

AGOSTO

11/08 – Quarteto Novas Tendências

18/08 – Orquestra Instituto GPA

25/08 - Emiliano Sampaio & Speakin´Jazz Big Band

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00

Entrada gratuita


Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

Conteúdo Relacionado