CM8 Internacional

CM8 Internacional - 03/02/2019

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo com especial Venezuela; e Artigos

03/02/2019 09:05

 

 

NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA e RÚSSIA
. Washington e Moscou deixam o tratado da FNI em mísseis nucleares intermediários. Washington acusou Moscou de violar o acordo assinado entre as duas potências em 1987 para reduzir o risco de um grande confronto. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/01/les-etats-unis-confirment-leur-sortie-du-traite-fni-sur-les-missiles-nucleaires-intermediaires_5417728_3210.html

EUA. Naomi Klein denuncia os bilionários que usaram os escombros do furacão Maria em Porto Rico. A jornalista canadense publica "O choque das utopias". Ou como Porto Rico, devastado por furacões, se tornou um paraíso para os capitalistas. (LE NOUVEL OBSERVATEUR, França)

https://bibliobs.nouvelobs.com/idees/20190201.OBS9469/naomi-klein-denonce-les-milliardaires-qui-se-sont-servis-sur-les-decombres-de-l-ouragan-maria.html

EUROPA. A morte da Europa social-democrata. O fim da hegemonia dos social-democratas e dos democratas-cristãos leva a política europeia à “terra incógnita” e coloca esses grupos diante do dilema de abraçar as ideias da moda que antes abominavam. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2019/02/01/actualidad/1549040447_266389.html

EUA. A especialidade de Trump: dar marcha a ré nos grandes consensos mundiais. O presidente dos EUA amplia a lista de tratados internacionais que abandonou depois de dois anos na Casa Branca. (LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20190202/4657739335/especialidad-trump-bilateralismo-retirada-tratados-internacionales-estados-unidos.html

FUTEBOL. “Essa máfia do futebol está em toda parte”. Em entrevista, Rui Pinto, o português que manteve a indústria do futebol em suspense sobre as revelações do “Football Leaks”, discute sua vida no anonimato, o poder explosivo de seus documentos e as acusações de que é um hacker. (DER SPIEGEL, Alemanha)

http://www.spiegel.de/international/world/interview-with-football-leaks-whistleblower-rui-pinto-a-1251121.html

FRANÇA. Mais de 58 mil "coletes amarelos" em novo protesto violento. A 12.ª manifestação contra as políticas do Presidente Emmanuel Macron incluiu uma homenagem as vítimas da violência policial excessiva, reforçada pela decisão de véspera do Governo de continuar a autorizar o uso pela polícia das balas de borracha. (EURONEWS, Portugal)

https://pt.euronews.com/2019/02/02/mais-de-58-mil-coletes-amarelos-em-novo-protesto-violento

EUA. O governador da Virgínia, Ralph Northam, desafia as chamadas para se demitir de uma foto racista foi revelada. Em uma reversão, o governador Ralph Northam passou a negar que apareceu como um membro da Ku Klux Klan ou no ‘blackface’ em um anuário de 1984. Mas ele disse que havia escurecido seu rosto com polidor de sapatos para uma festa no mesmo ano. Três dos democratas mais graduados do Estado ligaram para Northam e pediram que renunciasse, privando o governador de seu último apoio. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2019/02/02/us/politics/ralph-northam-virginia-governor.html

EUA. Washington restaura a corrida do armamento nuclear. Os Estados Unidos concretizaram nesta sexta-feira a ameaça de se retirarem de um tratado crucial de desarmamento nuclear com a Rússia, acusada de violar o texto assinado durante a Guerra Fria, para melhor atingir a China. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/washington-relance-la-course-larmement-nucleaire-667254

EL SALVADOR. Salvadorenhos elegem seu presidente. Dois jovens lobos na política se enfrentam no domingo no primeiro turno da eleição presidencial em El Salvador. (TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça)

https://www.tdg.ch/monde/salvadoriens-elisent-president/story/30664016

ARGENTINA. A Argentina registrou 27 feminicídios durante o primeiro mês do ano, quase um por dia. (EL ESPECTADOR, Colômbia)

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/argentina-registro-27-feminicidios-durante-el-primer-mes-del-ano-casi-uno-por-dia-articulo-837477

ESPECIAL: VENEZUELA

VENEZUELA. "Aqui estamos todos defendendo a revolução". Maduro anunciou que poderia avançar as eleições parlamentares na Venezuela este ano. Durante seu discurso diante de uma multidão reunida para manifestar seu apoio, o presidente venezuelano insistiu na necessidade de possibilitar o caminho do diálogo proposto pelo México e pelo Uruguai, e ao qual agora a Bolívia aderiu. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/172602-aca-estamos-todos-defendiendo-la-revolucion

https://www.pagina12.com.ar/172512-maduro-hablo-ante-una-multitud-en-caracas

VENEZUELA. Entre o golpe e o diálogo. A oposição e o chavismo fizeram demonstrações em Caracas. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/172508-entre-el-golpe-y-el-dialogo

VENEZUELA.
Os venezuelanos se manifestam em duas concentrações distintas a favor de Maduro e a favor de Guaidó. Os chavistas celebram o 20º aniversário da revolução bolivariana, enquanto a oposição agradece ao Parlamento Europeu o reconhecimento de Guaidó. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/internacional/venezolanos-manifiestan-concentraciones-Maduro-Guaido_0_863713921.html

VENEZUELA. Em Caracas, duas marchas opõem ativistas pro e anti Maduro. (LIBÉRATION, França.)

https://www.liberation.fr/planete/2019/02/03/venezuela-a-caracas-deux-marches-ont-oppose-pro-et-anti-maduro_1707110

VENEZUELA. Evo Morales faz uma visita surpresa à Venezuela para apoiar Maduro. "Nós nos reunimos com o irmão presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e expressamos nosso total apoio ao golpe intervencionista do império que pretende assumir a herança venezuelana, violando a lei internacional, a Bolívia apoia o diálogo para evitar confrontos", explicou Morales. (LA JORNADA, México)

https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/02/02/evo-morales-visita-venezuela-por-sorpresa-y-respalda-a-maduro-3517.html

VENEZUELA. As melhores fotos da marcha pelos 20 anos da Revolução Bolivariana. (TELESUR, Venezuela)

https://www.telesurtv.net/multimedia/fotos-venezuela-caracas-marcha-revolucion-bolivariana-20190202-0029.html

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

LA CROIX, França

"No Brasil, o medo toma conta de minorias e militantes". Ameaçado de morte, o deputado Jean Wyllys, único representante LGBT no Congresso em Brasília, desistiu de seu mandato e se exilou, temendo por sua vida. Um sintoma do ambiente carregado que se instalou no país, um mês após a posse do presidente Jair Bolsonaro, para ativistas e minorias.

https://www.la-croix.com/Monde/Ameriques/Au-Bresil-peur-sempare-minorites-militants-2019-02-01-1200999514

PÁGINA 12, Argentina

Novos rostos no congresso. Os 513 deputados e os 81 senadores seguiram o juramento de rigor dos mandatos para os eleitos em outubro do ano passado, nas eleições parlamentares realizadas em conjunto com as eleições presidenciais.

https://www.pagina12.com.ar/172398-nuevas-caras-en-el-congreso

LE MONDE, França

Fernando Henrique Cardoso: "A história do Brasil não para com o Bolsonaro". Segundo o ex-presidente brasileiro, a eleição de Jair Bolsonaro representa um risco para a democracia, mas as instituições responderão em caso de deriva.

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/01/fernando-cardoso-l-histoire-du-bresil-ne-s-arrete-pas-avec-bolsonaro_5417737_3210.html

LE MONDE, França

Falha na barragem no Brasil: o número de mortos aumenta para 115 mortos e 248 desaparecidos. No início do desastre, a maré de lama poderia atingir uma velocidade de 70 ou 80 km / h, disse um porta-voz dos bombeiros.

https://www.lemonde.fr/international/article/2019/02/02/rupture-de-barrage-au-bresil-le-bilan-s-alourdit-a-115-morts-et-248-disparus_5418236_3210.html

EL PAÍS, Espanha

A tragédia volta ao ‘vale da morte’. A mineradora Vale se vê diante de indenizações milionárias após a ruptura da barragem de Brumadinho.

https://elpais.com/economia/2019/02/01/actualidad/1549033899_871481.html

SPUTNIK NEWS, Rússia

Pesadelo x à deriva: 1º mês de Bolsonaro dá choque de realidade e expõe rachas no governo. O primeiro mês do 38º presidente da República Federativa do Brasil já é história. Jair Bolsonaro (PSL) teve a caneta na mão ao longo de praticamente todo o período de janeiro, e pôde ser exposto a alguns choques de realidade, testemunhando alguns rachas na sua própria base, segundo analistas ouvidos pela Sputnik Brasil.

https://br.sputniknews.com/brasil/2019020113224554-primeiro-mes-bolsonaro/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Vice distancia-se mais de Bolsonaro e diz que aborto é "decisão da pessoa". Hamilton Mourão acrescenta mais uma divergência em relação ao presidente, durante entrevista a jornal do grupo de comunicação com o qual o Planalto está em guerra declarada.

https://www.dn.pt/mundo/interior/vice-distancia-se-mais-de-bolsonaro-e-diz-que-aborto-e-decisao-da-pessoa-10521987.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Eleição do Senado brasileiro teve mais votos que votantes. No final, Alcolumbre ganhou. Em sufrágio com tumultos, suspeita de fraude e 26 horas a mais do que o previsto, o favorito Renan Calheiros acabou por perder para Davi Alcolumbre, preferido do governo.

https://www.dn.pt/mundo/interior/eleicao-do-senado-brasileiro-teve-mais-votos-que-votantes-no-final-alcolumbre-ganhou-10528633.html

THE NEW YORK TIMES, EUA

Um rio mortal de lama: vídeo aparece com imagens do colapso da barragem de Brumadinho.

https://www.nytimes.com/2019/02/02/world/americas/brazil-dam-video.html

PÁTRIA LATINA, Cuba

Bolsonaro no inferno; Mourão como cordeiro. O general Mourão faz forte investida nos meios de comunicação para vender uma imagem de aparente racionalidade e razoabilidade em contraposição à boçalidade e torpeza do Bolsonaro.

http://www.patrialatina.com.br/bolsonaro-no-inferno-mourao-como-cordeiro/

ARTIGOS/ENTREVISTAS

Nick Cohen – Economia Política (The Guardian, Inglaterra)

“Esqueça-se a filantropia. Os super ricos deveriam pagar os impostos devidos”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/feb/02/forget-philanthropy-super-rich-should-be-paying-proper-taxes

Leonardo Padura, entrevista (El País, Espanha)

“Minha função é escrever e, em Cuba, eu escrevo.”

https://elpais.com/cultura/2019/01/28/actualidad/1548696633_860404.html

Robert Fisk – Pelo Mundo, Israel (The Independent, Inglaterra)

“Enquanto a ONU critica a verdade sobre Khashoggi, outros são deixados de lado. Por que o destino do repórter é infinitamente mais importante que o de Yaser Murtaja, morto pelos israelenses em Gaza?”

https://www.independent.co.uk/voices/jamal-khashoggi-un-istanbul-embassy-saudi-arabia-yaser-murtaja-agnes-callamard-a8755366.html

Sylvie Laurent - (Le Monde Diplomatique, França)

“Angela Davis: o que a Palestina de ajudou a entender o racismo nos EUA”

https://www.monde-diplomatique.fr/2019/02/LAURENT/59558

Marta Fana – (Jacobin, EUA)

“Comunistas contra a máfia. A batalha contra a máfia siciliana não foi vencida por policiais e juízes. Ela foi ganha pelos comunistas e militantes trabalhistas.”

https://jacobinmag.com/2019/02/italian-mafia-communists-socialists-capitalism

Conteúdo Relacionado