CM8 Internacional

CM8 Internacional - 05/06/2018

Na imprensa internacional o Brasil é lembrado hoje pela marcha LGBT em São Paulo, destacando sua mensagem política, a violência no campo ampliada nos anos Temer e os recaldos da paralização dos caminhoneiros; No exterior há destaque para os conflitos na Nicarágua, o cerco judicial a Trump e seu desafio afirmando que irá se autoindultar, e na Europa, o enrosco europeu com a extrema direita e as mudanças na Espanha; e artigos de Paul Krugman, Atílio Boron e Sergio Alimi dentre outros

05/06/2018 08:34

pt.org.br

Créditos da foto: pt.org.br

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The Guardian, Inglaterra


Donald Trump se diz no direito de indultar a si mesmo, caso venha a ser condenado. E renova seus ataques ao procurador geral que o investiga no chamado “caso da Rússia” que o teria auxiliado em sua campanha à presidência.

https://www.theguardian.com/us-news/2018/jun/04/trump-pardon-russia-mueller-investigation-tweet

The Washington Post, EUA

Promotores acusam Paul Manafort de pressionar testemunhas. Os promotores associados ao procurador geral Robert S. Mueller III dizem que o ex-presidente de campanha do presidente Trump e um funcionário contataram repetidamente dois membros de uma empresa de relações públicas e pediram que testemunhassem falsamente sobre o lobby secreto que fizeram a pedido de Manafort.

https://www.washingtonpost.com/local/public-safety/mueller-accuses-paul-manafort-of-witness-tampering/2018/06/04/df8fd2c4-685b-11e8-bf8c-f9ed2e672adf_story.html?utm_term=.71ae187e23ec

Página 12, Argentina

"Um uso de força desproporcional". A CIDH denuncia a resposta das autoridades nicaraguenses aos protestos. Desde o início das manifestações, em 18 de abril, 127 pessoas morreram na Nicarágua. Para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o objetivo das autoridades é "gerar uma atmosfera de intimidação".

https://www.pagina12.com.ar/119408-un-uso-de-la-fuerza-desproporcionado

Le Monde, França

SNCF: Senado vota reforma, sindicatos continuam mobilizados. Prevista para hoje, a adoção da lei, que privatiza em parte os serviços ferroviários franceses, pelos senadores pode acabar com uma greve que já custou mais de 400 milhões de euros à SNCF? Não se sabe.

https://www.lemonde.fr/economie/article/2018/06/05/le-senat-vote-pour-parachever-la-reforme-ferroviaire-les-syndicats-restent-mobilises_5309688_3234.html

L’Humanité, França

Impasse político mortal na Nicarágua. Negociações entre o poder sandinista e os empregadores estão suspensas. Os bloqueios e manifestações se transformaram em banho de sangue.

https://www.humanite.fr/amerique-centrale-impasse-politique-mortifere-au-nicaragua-656317

El País, Espanha

Ministro da Economia do Peru se demite dois meses após assumir o cargo. David Tuesta aumentou os impostos sobre o diesel o que gerou protestos. David Tuesta era um executivo do banco BBVA antes de ser ministro.

https://elpais.com/internacional/2018/06/05/america/1528168907_820133.html

Esquerda.net, Portugal

A via estreita do novo governo espanhol e os desafios do “Unido Podemos”. O triunfo da moção de censura e o afastamento de Rajoy constituem uma boa notícia e com ela abre-se um novo cenário político cheio de incógnitas. 

https://www.esquerda.net/artigo/espanha-estreita-do-novo-governo-e-os-desafios-de-unidos-podemos/55420

The Independent, Inglaterra

Os populistas de direita estão se saindo bem em toda a Europa, de Marine Le Pen na França a Viktor Orban na Hungria. Políticos da extrema-direita estão ganhando força em todo o continente

https://www.independent.co.uk/news/world/europe/europe-populists-right-wing-success-marine-le-pen-viktor-orban-italy-slovenia-a8382766.html

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

Le Monde, França


Uma organização católica, a Comissão Católica da Terra (CPT), que luta pelos direitos dos trabalhadores rurais mostra que houve aumento da violência no campo desde que Michel Temer chegou ao poder. Disputas rurais no Brasil mataram setenta e uma pessoas em 2017, o maior número em quatorze anos, disse a CPT. Em seu relatório anual, o CPT ressalta que essa violência fez dez mortes a mais do que em 2016.

https://www.lemonde.fr/planete/article/2018/06/05/des-conflits-agraires-ont-fait-71-morts-l-an-dernier-au-bresil_5309629_3244.html

Sputnik News, Rússia

Cabra marcado para morrer. Quando Mercê Benítez resolveu retomar o que era da sua família há séculos, seu irmão Dourival foi morto por um tiro de espingarda calibre 12 no peito. O indígena é figura conhecida dos pistoleiros do Mato Grosso do Sul e ouviu de um vereador que sua cabeça vale R$ 40 mil. A Sputnik Brasil falou com Mercê sobre as ameaças e atentados de que é alvo.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018060411384883-sombrerito-terra-indigena-ms-morte-ameaca-mato-grosso-sul-sete-quedas-guarani-kaiowa-violencia/

The Guardian, Inglaterra

A paralização dos caminhões em todo o país sobre os preços dos combustíveis no Brasil finalmente chegou ao fim na semana passada, após a maior economia da América do Sul ter sido sufocada, e o CEO da estatal brasileira de petróleo forçado a renunciar. Os brasileiros ficaram assustados com os protestos de dez dias - e a desconfiança com a classe política do país levou a uma crescente polarização.

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/05/brazil-truckers-roads-president-temer-economy

Público, Portugal

Cerca de 14 mil brasileiros foram presos antes de esgotarem todos os recursos. Tal como Lula. Decisão de que é constitucional cumprir pena de prisão após condenação em segunda instância mantém aceso o debate.

https://www.publico.pt/2018/06/04/mundo/noticia/detencao-de-lula-arrasta-milhares-para-as-prisoes-1833102

El Espectador, Colômbia

Clima eleitoral contagia a Marcha do orgulho LGBTI. A marcha do orgulho gay em São Paulo, considerada uma das maiores do mundo, foi às ruas este ano com um discurso político pedindo a eleição consciente de líderes para defender seus direitos nas cédulas de outubro. Os participantes da marcha entoaram slogans contra o presidente Michel Temer e questionaram a falta de resultados na investigação do assassinato da ativista Marielle Franco no Rio de Janeiro.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/clima-electoral-contagia-marcha-del-orgullo-lgbti-en-brasil-video-792428

La Jornada, México

Voto consciente pedem na marcha LGBT de milhares no Brasil

http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2018/06/03/voto-consciente-piden-en-multitudinaria-marcha-lgbt-en-brasil-371.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Sergio Alimi – Pelo Mundo (Le Monde Diplomatique, França)

“Os capachos de Washington”

https://www.monde-diplomatique.fr/2018/06/HALIMI/58731

Eduardo Febbro – Política (Página 12, Argentina)

“Um fascismo renovado”

https://www.pagina12.com.ar/119397-un-fascismo-renovado-recorre-europa

John Vidal – Pelo Mundo (The Guardian, Inglaterra)

Quem deve alimentar o mundo: pessoas reais ou multinacionais sem rosto” (a fusão Monsanto e Bayer levanta a questão)

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jun/05/feed-the-world-real-people-faceless-multina   

Atílio Boron – Política (Página 12, Argentina)

“Colômbia, Vargas Llosa e a violência”

https://www.pagina12.com.ar/119409-colombia-vargas-llosa-y-la-violencia

Paul Krugman – Pelo Mundo (The New York Times, EUA)

“Intelectuais, política e má fé”

https://www.nytimes.com/2018/06/04/opinion/conservative-free-speech.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-right-region&region=opinion-c-col-right-region&WT.nav=opinion-c-col-right-region

Conteúdo Relacionado