CM8 Internacional

CM8 Internacional - 06/06/2018

No Brasil, palavras de Lula na sua primeira aparição desde a prisão em depoimento como testemunha e a violência que representa a candidatura Bolsonaro; no exterior a Europa e suas divisões a respeito do euro e da migração dominam as discussões, o 'espectro' de Trump assombra o mundo: guerra comercial, impulsos ditatoriais nos EUA e a solidariedade dos jogadores argentinos com os palestinos; na seção de artigos, caminhoneiros, a Itália e seu novo líder e a recusa da Argentina em jogar com Israel

06/06/2018 09:04

AFP

Créditos da foto: AFP

 
1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

 The Guardian, Inglaterra


O Banco Mundial alerta que tensões no comércio podem causar uma nova crise no nível de 2008. Usando estimativas conservadoras para avaliar os riscos para a economia mundial do crescente nacionalismo econômico do tipo promovido por Donald Trump, a organização de Washington alertou para “consequências severas” para o comércio mundial e o crescimento econômico, com o impacto mais severo reservado aos países em desenvolvimento.

https://www.theguardian.com/business/2018/jun/05/world-bank-warns-us-trade-war-could-cause-2008-level-crisis

Página 12, Argentina

A seleção nacional argentina ouviu a Palestina. Entre as ameaças e a controvérsia, a AFA decidiu não jogar o amistoso contra Israel em Jerusalém. "O correto era não ir", disse Higuain, resumindo a posição dos jogadores e do técnico. Na prática, um grupo de pessoas se manifestou contra a realização do jogo mostrando camisas argentinas manchadas com tinta vermelha. Netanyahu pediu ajuda a Macri.

https://www.pagina12.com.ar/119679-la-seleccion-escucho-a-palestina

Público, Portugal

Itália e países do Leste rejeitam nova política de asilo europeia. Onze países – incluindo Itália, Áustria e até a Alemanha – enterraram proposta búlgara para alterar o Regulamento de Dublin. “Grande vitória”, celebraram o novo ministro do Interior italiano, Matteo Salvini.

https://www.publico.pt/2018/06/05/mundo/noticia/governos-eurocepticos-e-antiimigracao-unemse-para-travar-revisao-da-politica-de-asilo-1833357

The Washington Post, EUA

Israel perplexo sobre a recusa da Argentina em participar de um jogo antes da Copa do Mundo com Israel. A nação, louca por esportes, estava em alvoroço na quarta-feira por causa do abrupto cancelamento do amistoso pela Copa do Mundo, depois dos protestos pró-palestinos, com alguns líderes do país acusando Lionel Messi e seus companheiros de cederem ao terrorismo.

https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/argentina-calls-off-game-against-israel-after-protests/2018/06/05/147c635c-6920-11e8-a335-c4503d041eaf_story.html?utm_term=.016034d567bf

The Nation, EUA

Os números econômicos dos EUA parecem levar a comemorações, mas não se deve deixar levar pela propaganda. Se não houver uma virada dramática no rumo atual, a próxima recessão vai apagar os ganhos e deixar a maioria dos americanos em dificuldades ainda piores.

https://www.thenation.com/article/economic-numbers-cheery-dont-believe-hype/

Le Monde, França

O grande desacordo entre os europeus sobre a imigração se aprofunda. Asilo, cotas, migração ... Reunidos ontem em Conselho, os ministros encarregados de elaborar um documento só puderam registrar suas grandes divisões.

https://www.lemonde.fr/europe/article/2018/06/06/sur-l-immigration-le-grand-desaccord-entre-les-europeens-s-approfondit_5310216_3214.html

L’Humanité, França

Sob pressão da greve dos trabalhadores ferroviários, os senadores reescreveram parcialmente a reforma ferroviária. Sem abalar o tríptico contencioso baseado na competição, o fim do status da ferrovia e a passagem da SNCF para uma empresa pública limitada. A reforma ferroviária é analisada.

https://www.humanite.fr/reforme-ferroviaire-le-texte-la-loupe-656445

La Repubblica, Itália

Argentina cancela o amistoso com Israel em Jerusalém depois dos protestos dos palestinos. A reunião dos dois times nacionais de futebol estava marcada para 9 de junho.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/06/05/news/annullata_amichevole_israele_argentina_protesta_palestinesi-198271580/

Der Spiegel (inglês), Alemanha

A hora de agir é agora para consertar o Euro. A Itália só pode administrar sua crise atual com ajuda alemã. E a Alemanha precisa da Itália para manter a Europa estável. Embora não haja uma solução simples, uma nova forma de assistência pode ajudar.

http://www.spiegel.de/international/europe/italy-poses-serious-threats-to-eurozone-a-1211088.html

Esquerda.net, Portugal

A crise política na Itália: o fim anunciado do euro? A desintegração do euro não é tão provável como muitos, incluindo o autor, anteviram no passado. Por Ricardo Cabral.

https://www.esquerda.net/artigo/crise-politica-em-italia-o-fim-anunciado-do-euro/55422

Democracy Now, EUA

Tornando-se um “ditador complete”? Trump reivindica o direito de acabar com a investigação Mueller que o atinge potencialmente ou então perdoar a si mesmo

https://www.democracynow.org/2018/6/5/going_full_dictator_trump_claims_he

Le Monde Diplomatique, França

No México, a tentação da esperança. Em 1º de julho, os mexicanos elegerão 500 deputados, 128 senadores, 9 governadores e um novo presidente. Um dos favoritos das pesquisas, o candidato esquerdista Andrés Manuel López Obrador, oferece uma resposta moderada ao coquetel explosivo que assola o país: violência, corrupção e miséria. Mas a elite - cujas fronteiras econômica, política e mafiosa se fundiram - aceitará o jogo democrático?

https://www.monde-diplomatique.fr/2018/06/LAMBERT/58744

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

Página 12, Argentina


Durante uma videoconferência, ele se referiu à decisão de lutar por um terceiro mandato nas eleições de 7 de outubro, nas quais ele é o favorito das urnas. Lula rejeitou a "denuncismo" judicial. O ex-presidente brasileiro reapareceu em público pela primeira vez desde sua prisão.

https://www.pagina12.com.ar/119634-lula-rechazo-el-denuncismo-judicial

Página 12, Argentina

Adolfo Pérez Esquivel fala sobre a situação crítica na Argentina e no Brasil: "A grande mídia vende fantasmas". Em Roma, o ganhador do Prêmio Nobel da Paz da Argentina e o budista japonês Hiromasa Ikeda conclamaram os jovens de todo o mundo a "se unirem e enfrentarem os desafios". Pérez Esquivel amplia o pedido de unidade aos povos da América Latina.

https://www.pagina12.com.ar/119610-los-grandes-medios-venden-fantasmas

Le Monde, França

O Brasil enfrenta o risco do pior. Em um país onde a violência política é endêmica, parte da O Brasil enfrenta o risco do pior e parte da população é agora tentada pelo autoritarismo e a extrema direita com a candidatura Bolsonaro, poucos meses antes da eleição presidencial.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/06/06/le-bresil-face-au-risque-du-pire_5310348_3222.html

Telesur, Venezuela

Lula: duvido que haja um brasileiro que busque mais a verdade que eu. O exmandatario brasileiro reiterou seu compromisso com a verdade ante as acusações que são apresentadas contra ele e apontou que há um modismo de denúncias.

https://www.telesurtv.net/news/lula-brasil-curitiba-cautelar-defensa-prision-20180605-0029.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Luis Bruschtein – Pelo Mundo (Página 12, Argentina)

“Os enviavam para a guerra” (sobre a partida cancelada Argentina-Israel)

https://www.pagina12.com.ar/119678-los-mandaban-a-la-guerra

Eliane Brum – Política (El País, Espanha)

“Caminhões, desilusão e testosterona”

https://elpais.com/internacional/2018/06/06/america/1528242572_335166.html

Erik Jones – Pelo Mundo (Foreign Affairs, EUA)

“A queda e ascenção de Matteo Salvini - o líder da Liga irá fazer ou quebrar a Itália”

https://www.foreignaffairs.com/articles/italy/2018-06-05/fall-and-rise-matteo-salvini?cid=int-fls&pgtype=hpg

Conteúdo Relacionado