CM8 Internacional

CM8 Internacional - 06/09/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

06/09/2018 08:25

REUTERS/Ricardo Moraes

Créditos da foto: REUTERS/Ricardo Moraes

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA.
Sen. Sanders apresenta a proposta Bezoes, nomeada para o presidente da Amazon, como o varejista que empobrece e maltrata os trabalhadores. Hoje, o senador Bernie Sanders e o deputado Ro Khanna introduziram a Lei “Stop Bezos”, que taxaria grandes corporações como a Amazon e o Walmart para cada dólar que seus trabalhadores de baixa remuneração recebem em assistência do governo. O projeto é batizado em homenagem ao CEO da Amazon, Jeff Bezos, e significa: “Detenha os maus empregadores zerando seus subsídios.” (DEMOCRACY NOW, EUA)

https://www.democracynow.org/2018/9/5/sanders_introduces_the_bezos_act_named

EUA. Alto funcionário de Trump escreve uma carta aberta anónima para o jornal The New York Times, que o publica, causando reação furiosa no presidente norte-americano. A carta tem o título: “Sou parte da resistência dentro da administração Trump”. Ei-la. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/09/05/opinion/trump-white-house-anonymous-resistance.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

ARGENTINA. O Presidente Macri está enroscado na crise econômica. Enquanto os olhos permaneçam fixados na crise econômica pela qual a Venezuela está passando, a Argentina também está submergindo. A terceira economia latino-americana enfrenta um colapso do peso (menos 50% de seu valor em relação ao dólar) e é privada de investidores estrangeiros, que preferiram colocar seus recursos nos Estados Unidos. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/argentine-le-president-macri-embourbe-dans-la-crise-economique-660244

ARGENTINA. Trabalhadores contestam nas ruas a nova receita de austeridade de Macri e o FMI. Um rapaz de 13 anos foi baleado mortalmente e outro menor ficou ferido com gravidade numa cidade do norte do país. Governo Macri anunciou mais austeridade, enquanto a moeda local continuou a cair face ao dólar. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/argentina-trabalhadores-contestam-nas-ruas-nova-receita-de-austeridade-de-macri-e-o-fmi/56913

GUATEMALA. O governo da Guatemala proíbe a entrada do comissário da ONU no país contra a impunidade. Presidente Jimmy Morales proibiu a entrada do colombiano Ivan Velasquez, que denunciou dezenas de corrupção no círculo perto do presidente. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/09/05/america/1536103212_012671.html

EUROPA. O BCE alerta que a próxima crise estará ligada ao mercado imobiliário. O presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu afirma que a "única" coisa que sabe "verdadeira ciência" é que haverá outra crise. Danièle Nouy alerta para o risco do uso de taxas de juros variáveis: "Não há garantias de que quando essas taxas aumentem os lucros das empresas ou os salários das pessoas aumentem, mas sua cota de hipoteca". (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/economia/BCE-proxima-crisis-mercado-inmobiliario_0_811219323.html

ÍNDIA. A homossexualidade não é mais um crime: decisão histórica do Supremo Tribunal da Índia. Até agora, os gays eram punidos por "ofensas contra a natureza" com sentenças de até 10 anos de prisão. (LA REPUBBLICA, Itália)

http://www.repubblica.it/esteri/2018/09/06/news/india_l_omosessualita_non_e_piu_reato_storica_decisione_della_corte_suprema-205723108/

PARAGUAI E ISRAEL.

Paraguai gera fúria em Israel ao transferir embaixada de Jerusalém para Tel Aviv, após ter antes transferido de Tel Aviv para Jerusalém. "Israel vê muito seriamente a decisão excepcional do Paraguai, que vai sobrecarregar as relações entre os países", diz o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. (THE INDEPENDENT, Inglaterra)

https://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/israel-embassy-paraguay-jerusalem-tel-aviv-netanyahu-a8524841.html

SUÉCIA. Eleições no país: o avanço nacionalista que põe em risco a "superpotência moral". A irrupção dos democratas, partido de extrema direita que difunde um discurso anti-imigração, poderia mudar o cenário político tradicional do país, historicamente vinculado à socialdemocracia. (EL MERCÚRIO, Chile)

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/09/05/919633/Elecciones-en-Suecia-La-avanzada-nacionalista-que-pone-en-riesgo-a-la-superpotencia-moral.html

IRLANDA. A crise dos sem-teto em Dublin explode ao lado da narrativa do boom econômico irlandês. A Irlanda é o protagonista da UE, mas quase 700 famílias ficaram desabrigadas na capital este ano.  Os empregos são abundantes, atraindo emigrantes e atraindo recém-chegados. Os preços dos imóveis estão subindo. Restaurantes chiques são totalmente reservados com semanas de antecedência. A televisão RTÉ está apresentando as melhores novas entradas para a rica lista da Irlanda - muitas delas magnatas da tecnologia, além de um vendedor da Ferrari e outros fornecedores de luxo. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/cities/2018/sep/05/dublin-homelessness-crisis-jars-with-narrative-of-irish-economic-boom

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

EL PAÍS, Espanha

A ciência perdida no incêndio do Museu Nacional do Brasil. O incêndio afetou a primeira instituição científica do Brasil, que abrigava o fóssil mais antigo da América e registros não digitalizados de línguas nativas que não existem mais.

https://elpais.com/elpais/2018/09/06/ciencia/1536224039_526308.html

EL PAÍS, Espanha

Luto, ira e raiva por um museu. O histórico Museu Nacional do Rio, referência reduzida a cinzas como a cidade, é uma amarga metáfora do presente do Brasil. Por Mercé Ibaz.

https://elpais.com/ccaa/2018/09/05/catalunya/1536150374_828742.html

ESQUERDA.NET, Portugal

Jornais brasileiros deixam de publicar sondagens com Lula. Para além de impedir a presença de Lula nos materiais de campanha, a decisão do tribunal teve o efeito de suspender a  publicação de sondagens com o nome de Lula da Silva. As sondagens do Ibope e da Datafolha para aos grandes órgãos de comunicação, autorizadas pelo tribunal antes da decisão de afastar Lula da eleição, já não serão publicadas, informaram os dois institutos de sondagens.

https://www.esquerda.net/artigo/jornais-brasileiros-deixam-de-publicar-sondagens-com-lula/56915

EURONEWS, Portugal

Um acervo fundado por D. João VI há 200 anos e agora em cinzas

http://pt.euronews.com/2018/09/03/um-acervo-fundado-por-d-joao-vi-ha-200-anos-e-agora-em-cinzas

SPUTNIK NEWS, Rússia

'Brincadeira': Dodge pede que Bolsonaro explique declaração sobre 'fuzilar a petralhada'. Líder das intenções de voto para as eleições presidenciais, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) terá de explicar o que quis dizer com a frase 'fuzilar a petralhada', proferida por ele durante um ato de campanha no fim de semana em Rio Branco, no Acre.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018090612143168-bolsonaro-fuzilar-petralhada/

LA TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Polícia recomenda processar Temer. A Polícia Federal do Brasil está instando os investigadores a processar o presidente brasileiro Michel Temer por receber subornos e lavagem de dinheiro. O presidente nega qualquer irregularidade.

https://www.tdg.ch/monde/police-recommande-poursuivre-temer/story/22449820

THE GUARDIAN, Inglaterra

Eleições presidenciais no Brasil: candidatos de ambos os lados acusados de corrupção. Um mês antes da votação, os candidatos ao Partido dos Trabalhadores e ao PDSB foram acusados  de doações de campanha ilegais em eleições anteriores

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/05/brazil-presidential-election-candidates-corruption-allegations

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Polícia brasileira conclui que Temer recebeu subornos da Odebrecht. Polícia Federal brasileira enviou um relatório ao Supremo Tribunal Federal no qual revela ter descoberto indícios de que o Presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu subornos da construtora Odebrecht, envolvida em vários escândalos de corrupção. Cabe agora à Procuradora Raquel Dodge decidir se acusa Temer pela terceira vez desde que tomou posse como Presidente em 2016. Se for acusado, são necessários dois terços da Câmara dos Deputados para suspender Temer e permitir o seu julgamento.

https://www.dn.pt/mundo/interior/policia-federal-brasileira-conclui-que-temer-recebeu-subornos-da-odebrecht-9807567.html

EL MUNDO, Colômbia

Lula, terceiro recurso em menos de 24 horas para salvar sua candidatura. Advogados do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva entraram com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira, o terceiro em 24 horas, contra a invalidação de sua candidatura nas eleições de 7 de outubro.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-tercer-recurso-en-menos-de-24-horas-para-salvar-su-candidatura-articulo-810526

EL TELÉGRAFO, Equador

Lula multiplica os recursos judiciais para salvar sua candidatura à presidência.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/lula-recursos-candidatura-brasil

LA JORNADA, México

A Polícia Federal do Brasil pediu hoje à Suprema Corte que investigue o Presidente Michel Temer por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em um caso que poderia levar a uma terceira queixa formal e a eventual demissão do presidente conservador.

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/09/06/policia-federal-de-brasil-pide-investigar-a-temer-por-corrupcion-2867.html

Conteúdo Relacionado