CM8 Internacional

CM8 Internacional - 07/06/2018

O grande assunto na imprensa mundial é o protecionismo ressurgente nos EUA sob a presidência de Trump e as reações dos países europeus, mais Canadá e México; mas Espanha e Itália também são assunto com seus governos recém empossados e mostram a Europa dividida, a primeira com seu governo de esquerda, feminista e europeísta e o segundo um governo de direita, xenófobo e antieuropeísta; sobre o Brasil, Lula é sempre assunto principal, mas Bolsonaro desperta a curiosidade misturada a um certo temor

07/06/2018 09:57

REUTERS/Susana Vera

Créditos da foto: REUTERS/Susana Vera

 
1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The Guardian, Inglaterra


ONU acusa a Arábia Saudita de usar leis antiterror para justificar a tortura. Relatório diz que a ideia do país estar se tornando mais liberal está “longe da verdade”

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/06/un-accuses-saudi-arabia-of-using-anti-terror-laws-to-justify-torture

Página 12,  Argentina

Dívida pública, a pedra no sapato de Giuseppe Conte, novo primeiro ministro da Itália. A União Europeia sugere uma redução progressiva da dívida da Itália, que é de cerca de 2,3 trilhões de euros. De acordo com o novo primeiro-ministro, é necessário "ver como isso será alcançado, mesmo lidando com a UE sobre esta questão".

https://www.pagina12.com.ar/119877-deuda-publica-la-piedra-en-el-zapato-de-conte

Euronews, Portugal

O governo europeísta e feminista de Pedro Sánchez. Socialista, europeísta e feminista. Assim é o novo governo de Espanha, presidido por Pedro Sánchez, naquele que é o primeiro do país a ter mais mulheres do que homens e com as ministras a assumirem algumas das pastas mais importantes, como Finanças, Justiça ou Trabalho.

http://pt.euronews.com/2018/06/06/o-governo-europeista-e-feminista-de-pedro-sanchez

A guerra comercial de Trump      

The Guardian, Inglaterra

A UE imporá tarifas sobre as importações dos Estados Unidos, desde motos Harley-Davidson até jeans, no mês que vem, em retaliação à decisão de Donald Trump de impor taxas sobre o alumínio e o aço europeus. Apesar da aparente relutância do secretário de Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, em apoiar publicamente as medidas propostas pela UE, a Comissão Europeia disse que tem o total apoio de todos os 28 países-membros para agir.

https://www.theguardian.com/business/2018/jun/06/eu-tariffs-us-imports-july-steel-aluminium

Página12, Argentina

Merkel busca aliados contra Trump. A Alemanha pede para tomar uma posição comum da EU contra os EUA

https://www.pagina12.com.ar/119879-merkel-busca-aliados-contra-trump

The Wall Street Journal, EUA

Trump preparado para levar adiante a agenda comercial dos EUA na tensa reunião do G-7.  O presidente Trump, em direção à reunião do Grupo dos Sete países industrializados neste fim de semana, sinalizou sua intenção de continuar a perseguir uma agenda comercial agressiva, mesmo que isso aconteça à custa da posição dos EUA no mundo.

https://www.wsj.com/articles/kudlow-defends-trumps-tariffs-on-allies-ahead-of-g-7-gathering-1528320254

Les Echos, França

Angela Merkel pronta para se opor a Trump frontalmente no G7. O chanceler alemão acredita que a cúpula que abre sexta-feira poderia fazer sem uma declaração conjunta, e se recusa a reduzir ainda mais o compromisso do G7 em favor do livre comércio.

https://www.lesechos.fr/monde/europe/0301771271082-commerce-merkel-prete-a-sopposer-frontalement-a-trump-au-g7-2181774.php

The Washington Post, EUA

Trump planeja ir para o confronto com líderes mundiais na cúpula econômica do G-7 em Quebec. Ele afirma que há um sistema econômico global inclinado contra os Estados Unidos, disseram várias pessoas envolvidas no plano, aumentando as tensões com aliados dos EUA que expressaram indignação nessa direção ao protecionismo.

https://www.washingtonpost.com/business/economy/trump-plans-confrontational-approach-with-world-leaders-at-economic-summit/2018/06/06/78291868-68ea-11e8-9e38-24e693b38637_story.html?utm_term=.9bb609465c5f

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

RFI, Brasil


Porque o Brasil abandonou os trens e as ferrovias? As dimensões continentais do Brasil costumam ser evocadas para justificar a fraca rede ferroviária em operação no país – mas Estados com territórios semelhantes ou ainda maiores, como Estados Unidos, Canadá, Rússia e China, possuem uma cobertura incomparável à brasileira. Em um século, entre avanços e recuos, a malha ferroviária do país permanece com a mesma extensão, de 30 mil quilômetros – contra 87 mil quilômetros no caso da Rússia e 86 mil quilômetros na China, duas economias emergentes como a brasileira.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180606-por-que-o-brasil-abandonou-os-trens-e-ferrovias

Público, Portugal

No colapso da política, surge o militar Bolsonaro. O candidato da extrema-direita militar Bolsonaro não tem o apoio da mídia, mas tem mais de cinco milhões de curtidas no Facebook. Não tem o apoio de nenhum grande partido, mas tem a simpatia crescente de influentes correntes evangélicas brasileiras.

https://www.publico.pt/2018/06/07/mundo/comentario/brasil-no-colapso-da-politica-o-militar-bolsonaro-1833481

Sputnik News, Rússia

Submarino nuclear made in Brazil: por que não, mas e o dinheiro? Planejado desde o final da década de 1970, o projeto nuclear da Marinha do Brasil possibilitará a entrega de um submarino a propulsão nuclear em 2028. Com tecnologia 100% nacional, a construção do equipamento colocará o país no seleto grupo de nações que possuem esse tipo de submersível: Estados Unidos, França, China, Rússia e Reino Unido.

https://br.sputniknews.com/defesa/2018060611404658-submarino-nuclear-brasil-tecnologia/

Telesur, Venezuela

Sindicatos brasileiros apresentam propostas para enfrentar a crise socioeconômica. O foco principal das propostas era revogar as medidas promovidas pelo presidente não eleito Michel Temer, principalmente a reforma trabalhista.

https://www.telesurtv.net/news/sindicatos-brasilenos-propuestas-crisis-socioeconomica-20180607-0004.html

El espectador, Colômbia

Campanha para arrecadação de fundos para a candidatura de Lula à presidência da república é lançada no Brasil.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lanzan-campana-de-recaudacion-de-fondos-en-brasil-para-la-candidatura-de-lula-articulo-792928.

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS


Robert Reich – Pelo Mundo (American Prospect, EUA)

“A segunda guerra civil norte-americana?”

http://prospect.org/article/second-american-civil-war

James Galbraith – Pelo mundo (American Prospect, EUA)

“O destino da Itália e da Europa”

http://prospect.org/article/fate-italy-and-europe

Martin Guzman e Joseph Stiglitz – Economia Política (Project Syndicate, vários países)

“As raízes da crise surpresa argentina”

https://www.project-syndicate.org/commentary/argentina-currency-crisis-lessons-by-martin-guzman-and-joseph-e--stiglitz-2018-06

Santiago O’Donnel – Pelo Mundo (Página 12, Argentina)

“Esporte, dinheiro e algo mais” (o cancelamento do jogo da Argentina com Israel)

https://www.pagina12.com.ar/119740-deporte-dinero-y-algo-mas



Conteúdo Relacionado