Créditos da foto: REUTERS/Susana Vera
A Informação não
é mercadoria,
é um bem público.
Venha se somar aos mais de 100.000 leitores cadastrados.
1 - NOTÍCIAS DO MUNDO
The Guardian, Inglaterra
ONU acusa a Arábia Saudita de usar leis antiterror para justificar a tortura. Relatório diz que a ideia do país estar se tornando mais liberal está “longe da verdade”
https://www.theguardian.com/world/2018/jun/06/un-accuses-saudi-arabia-of-using-anti-terror-laws-to-justify-torture
Página 12, Argentina
Dívida pública, a pedra no sapato de Giuseppe Conte, novo primeiro ministro da Itália. A União Europeia sugere uma redução progressiva da dívida da Itália, que é de cerca de 2,3 trilhões de euros. De acordo com o novo primeiro-ministro, é necessário "ver como isso será alcançado, mesmo lidando com a UE sobre esta questão".
https://www.pagina12.com.ar/119877-deuda-publica-la-piedra-en-el-zapato-de-conte
Euronews, Portugal
O governo europeísta e feminista de Pedro Sánchez. Socialista, europeísta e feminista. Assim é o novo governo de Espanha, presidido por Pedro Sánchez, naquele que é o primeiro do país a ter mais mulheres do que homens e com as ministras a assumirem algumas das pastas mais importantes, como Finanças, Justiça ou Trabalho.
http://pt.euronews.com/2018/06/06/o-governo-europeista-e-feminista-de-pedro-sanchez
A guerra comercial de Trump
The Guardian, Inglaterra
A UE imporá tarifas sobre as importações dos Estados Unidos, desde motos Harley-Davidson até jeans, no mês que vem, em retaliação à decisão de Donald Trump de impor taxas sobre o alumínio e o aço europeus. Apesar da aparente relutância do secretário de Comércio Internacional do Reino Unido, Liam Fox, em apoiar publicamente as medidas propostas pela UE, a Comissão Europeia disse que tem o total apoio de todos os 28 países-membros para agir.
https://www.theguardian.com/business/2018/jun/06/eu-tariffs-us-imports-july-steel-aluminium
Página12, Argentina
Merkel busca aliados contra Trump. A Alemanha pede para tomar uma posição comum da EU contra os EUA
https://www.pagina12.com.ar/119879-merkel-busca-aliados-contra-trump
The Wall Street Journal, EUA
Trump preparado para levar adiante a agenda comercial dos EUA na tensa reunião do G-7. O presidente Trump, em direção à reunião do Grupo dos Sete países industrializados neste fim de semana, sinalizou sua intenção de continuar a perseguir uma agenda comercial agressiva, mesmo que isso aconteça à custa da posição dos EUA no mundo.
https://www.wsj.com/articles/kudlow-defends-trumps-tariffs-on-allies-ahead-of-g-7-gathering-1528320254
Les Echos, França
Angela Merkel pronta para se opor a Trump frontalmente no G7. O chanceler alemão acredita que a cúpula que abre sexta-feira poderia fazer sem uma declaração conjunta, e se recusa a reduzir ainda mais o compromisso do G7 em favor do livre comércio.
https://www.lesechos.fr/monde/europe/0301771271082-commerce-merkel-prete-a-sopposer-frontalement-a-trump-au-g7-2181774.php
The Washington Post, EUA
Trump planeja ir para o confronto com líderes mundiais na cúpula econômica do G-7 em Quebec. Ele afirma que há um sistema econômico global inclinado contra os Estados Unidos, disseram várias pessoas envolvidas no plano, aumentando as tensões com aliados dos EUA que expressaram indignação nessa direção ao protecionismo.
https://www.washingtonpost.com/business/economy/trump-plans-confrontational-approach-with-world-leaders-at-economic-summit/2018/06/06/78291868-68ea-11e8-9e38-24e693b38637_story.html?utm_term=.9bb609465c5f
2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL
RFI, Brasil
Porque o Brasil abandonou os trens e as ferrovias? As dimensões continentais do Brasil costumam ser evocadas para justificar a fraca rede ferroviária em operação no país – mas Estados com territórios semelhantes ou ainda maiores, como Estados Unidos, Canadá, Rússia e China, possuem uma cobertura incomparável à brasileira. Em um século, entre avanços e recuos, a malha ferroviária do país permanece com a mesma extensão, de 30 mil quilômetros – contra 87 mil quilômetros no caso da Rússia e 86 mil quilômetros na China, duas economias emergentes como a brasileira.
http://m.br.rfi.fr/brasil/20180606-por-que-o-brasil-abandonou-os-trens-e-ferrovias
Público, Portugal
No colapso da política, surge o militar Bolsonaro. O candidato da extrema-direita militar Bolsonaro não tem o apoio da mídia, mas tem mais de cinco milhões de curtidas no Facebook. Não tem o apoio de nenhum grande partido, mas tem a simpatia crescente de influentes correntes evangélicas brasileiras.
https://www.publico.pt/2018/06/07/mundo/comentario/brasil-no-colapso-da-politica-o-militar-bolsonaro-1833481
Sputnik News, Rússia
Submarino nuclear made in Brazil: por que não, mas e o dinheiro? Planejado desde o final da década de 1970, o projeto nuclear da Marinha do Brasil possibilitará a entrega de um submarino a propulsão nuclear em 2028. Com tecnologia 100% nacional, a construção do equipamento colocará o país no seleto grupo de nações que possuem esse tipo de submersível: Estados Unidos, França, China, Rússia e Reino Unido.
https://br.sputniknews.com/defesa/2018060611404658-submarino-nuclear-brasil-tecnologia/
Telesur, Venezuela
Sindicatos brasileiros apresentam propostas para enfrentar a crise socioeconômica. O foco principal das propostas era revogar as medidas promovidas pelo presidente não eleito Michel Temer, principalmente a reforma trabalhista.
https://www.telesurtv.net/news/sindicatos-brasilenos-propuestas-crisis-socioeconomica-20180607-0004.html
El espectador, Colômbia
Campanha para arrecadação de fundos para a candidatura de Lula à presidência da república é lançada no Brasil.
https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lanzan-campana-de-recaudacion-de-fondos-en-brasil-para-la-candidatura-de-lula-articulo-792928.
3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS
Robert Reich – Pelo Mundo (American Prospect, EUA)
“A segunda guerra civil norte-americana?”
http://prospect.org/article/second-american-civil-war
James Galbraith – Pelo mundo (American Prospect, EUA)
“O destino da Itália e da Europa”
http://prospect.org/article/fate-italy-and-europe
Martin Guzman e Joseph Stiglitz – Economia Política (Project Syndicate, vários países)
“As raízes da crise surpresa argentina”
https://www.project-syndicate.org/commentary/argentina-currency-crisis-lessons-by-martin-guzman-and-joseph-e--stiglitz-2018-06
Santiago O’Donnel – Pelo Mundo (Página 12, Argentina)
“Esporte, dinheiro e algo mais” (o cancelamento do jogo da Argentina com Israel)
https://www.pagina12.com.ar/119740-deporte-dinero-y-algo-mas