CM8 Internacional

CM8 Internacional - 08/11/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

08/11/2018 10:41

Mulher protesta contra a peça de dança nua de Wagner Schwartz (Cris Faga/NurPhoto)

Créditos da foto: Mulher protesta contra a peça de dança nua de Wagner Schwartz (Cris Faga/NurPhoto)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA.
Trump diz que assumiria uma "postura de guerra" se os democratas da Câmara o investigarem. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/politics/trump-attempts-to-take-victory-lap-despite-republicans-losing-house/2018/11/07/8cec8226-e2a7-11e8-b759-3d88a5ce9e19_story.html?utm_term=.731ab737192f

EUA, FRANÇA e REINO UNIDO.  França e Reino Unido devem estreitar os vínculos "para se proteger contra Trump". Hostilidade do presidente dos EUA para o papel de defesa da Europa e impacto da demanda Brexit traz a aliança mais próxima, diz ex-chefe da OTAN. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/nov/08/uk-france-relations-trump-report-brexit-nato

EUA. A onda feminista invade o poder político com uma presença histórica no Congresso. Comportamento de Trump na presidência leva as mulheres a quebrar novas barreiras com pelo menos 95 representantes na Câmara. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/11/07/actualidad/1541570506_804004.html

EUA. Eleições de meio período. A revanche dos inimigos de Trump. Muçulmanas, negros, LGBT... (LE NOUVEL OBSERVATEUR, França)

https://www.nouvelobs.com/monde/l-amerique-selon-trump/20181107.OBS4997/midterms-musulmanes-noires-lgbt-la-revanche-des-ennemis-de-trump.html

EUA. Trump, as eleições de meio período e por que os tempos realmente loucos podem estar apenas começando. Ao demitir o Procurador Geral Jeff Sessions no dia seguinte à perda pelo partido republicano da Câmara dos Deputados, o presidente deixou claro que ele não será restringido. (THE NEW YORKER, EUA)

https://www.newyorker.com/news/letter-from-trumps-washington/trump-the-2018-midterm-elections-jeff-sessions-firing

EUA. Jornalista da CNN insultado por Trump é expulso da Casa Branca. Presidência revoga credencial de acesso de Jim Acosta após um momento de tensão durante uma conferência de imprensa. (PÚBLICO, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/11/08/mundo/noticia/jornalista-cnn-insultado-trump-expulso-casa-branca-1850304

EUA. Trump força o procurador geral a se demitir e o substitui com um leal colaborador. As relações do presidente Trump com o procurador-geral Jeff Sessions nunca se recuperaram depois que o Sr. Sessions não interferiu no inquérito da Rússia conduzido pelo procurador especial Robert S. Mueller. O novo procurador-geral interino, Matthew Whitaker, questionou previamente o escopo do inquérito da Rússia dirigido por Mueller. (THE NEW, YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/11/07/us/politics/sessions-resigns.html?action=click&module=Spotlight&pgtype=Homepage

EUA. Pistoleiro mata 12 em 'horrível' tiroteio em massa num bar na cidade de Thousand Oaks na Califórnia, lotado de estudantes universitários e matando, inclusive, um policial. O assassino foi morto. (LOS ANGELES TIMES, EUA)

http://www.latimes.com/local/lanow/la-me-ln-thousand-oaks-20181107-story.html

FILIPINAS. Advogado filipino, Benjamin Ramos, que se opunha à guerra às drogas de Duterte é assassinado a tiros. (THE NEW, YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/11/07/world/asia/philippine-lawyer-duterte.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fworld&action=click&contentCollection=world&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=5&pgtype=sectionfront

FRANÇA. Plano de Macron de homenagear ao colaborador nazista Pétain levanta revolta. Marechal Pétain foi um herói na primeira guerra, mas ficou em desgraça por liderar o governo pro nazista de Vichy na França ocupada durante a segunda guerra. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/nov/07/nazi-collaborator-phillipe-petain-world-war-stirs-anger

FRANÇA. Macron defende a homenagem a Pétain, com o risco de reabilitá-lo. Ele julgou “legítimo” render “homenagem ao marechal” da grande guerra, o chefe do regime de Vichy. A proposta suscitou reações indignadas. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/commemoration-macron-defend-lhommage-petain-au-risque-de-le-rehabiliter-663383

ARGENTINA. Falou “o mercado”. Um dos grandes avaliadores de risco diminui a dívida argentina: passou de "estável" para "negativa". A agência Fitch fala de um "futuro econômico e político incerto" e questiona a promessa oficial do "déficit zero" e a sustentabilidade da dívida quando as contribuições do FMI estão esgotadas. Isso implica que a Fitch está antecipando que a Argentina pode declarar um novo default em 2020, quando o dinheiro fornecido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) será exaurido. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/153927-hablo-el-mercado

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

Ameaças de morte e acusações: artistas temem o Brasil de Bolsonaro. Alguns contrataram seguranças. Outros fugiram. Com Jair Bolsonaro prestes a assumir o poder, muitos artistas no Brasil temem que a censura e a intimidação que enfrentam estejam prestes a piorar.

https://www.theguardian.com/artanddesign/2018/nov/07/brazil-artists-death-threats-censorship-intimidation-jair-bolsonaro

LE MONDE, França

Sergio Moro adere ao programa repressivo de Jair Bolsonaro. O juiz anticorrupção, nomeado para o cargo de Ministro da Justiça e Segurança, elogiou a "moderação" do presidente eleito.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/11/07/bresil-sergio-moro-adhere-au-programme-repressif-de-jair-bolsonaro_5380005_3222.html

RFI, França

Vitória dos democratas na Câmara dos EUA pode prejudicar planos de Bolsonaro. Especialistas ouvidos pela RFI sobre a inversão de comando na Câmara de Representantes dos Estados Unidos, agora sob maioria democrata, estimam que a derrota dos republicanos na Casa pode ter impacto nos projetos de Jair Bolsonaro, presidente eleito no Brasil.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181107-vitoria-dos-democratas-na-camara-dos-eua-pode-prejudicar-planos-de-bolsonaro

RFI, França

Acabar com a demarcação de terras indígenas é um crime, uma catástrofe, diz ambientalista. O presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou nesta semana que seu governo se oporá a novas demarcações de terras indígenas. Em entrevista à TV, Bolsonaro falou que os índios devem se moldar à sociedade. Ele também comparou a permanência dos índios em terras demarcadas a animais em um zoológico e disse que os indígenas não precisam disso. Uma indígena, um historiador e um ambientalista comentam as declarações.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181108-acabar-com-demarcacao-de-terras-indigenas-e-um-crime-uma-catastrofe-diz-ambientalist

ESQUERDA.NET, Portugal

Brasil não quer revogação do Estatuto do Desarmamento. Maioria diz não ao retorno das armas nas mãos da população, mostra consulta pública do Senado. Resultado confirma pesquisa Data Folha: 55% dos brasileiros concordam com a proibição

https://www.esquerda.net/artigo/brasil-nao-quer-revogacao-do-estatuto-do-desarmamento/57897

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Agrediu ex-mulher e irmã e está agora na equipa de Bolsonaro.  O deputado Julian Lemos, homem de confiança do presidente eleito, ajudará a fazer a transição do governo cessante para o atual. Confrontado com as notícias, diz não se intimidar. "Sou um homem com ausência de medo"

https://www.dn.pt/mundo/interior/agrediu-ex-mulher-e-irma-e-esta-agora-na-equipa-de-bolsonaro-10144023.html

LIBÉRATION, França

Bolsonaro ou o resgate do silêncio. A vitória no Brasil do candidato da extrema direita é um sintoma de ignorância do passado e de desinformação que o ensino de história não é suficiente para corrigir. Muitos dos eleitores de Jair Bolsonaro não fazem ideia do que foram os vinte anos de ditadura militar no Brasil.

https://www.liberation.fr/debats/2018/11/07/bolsonaro-ou-la-rancon-du-silence_1690592?refresh=287786

TELESUR, Venezuela

Bolsonaro confirma que extinguirá o Ministério do Trabalho.

https://www.telesurtv.net/news/jair-bolsonaro-ministerio-trabajo-brasil-reunion-temer-20181107-0042.html

SPUTNIK NEWS, Rússia

Cortar relações com China para Brasil 'seria atirar pedras no próprio telhado. O fortalecimento do grupo BRICS não estará entre as prioridades do próximo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, algo que seria especialmente significativo dado que em janeiro de 2019 este país latino-americano assumirá a presidência rotativa no grupo, asseguraram especialistas à Sputnik.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018110812625572-brasil-china-brics-bolsonaro-governo-politica/

https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/2018110812626573-brasil-china-economia-bolsonaro/

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Manoel Soares – Direitos, Brasil (Público, Portugal)

“Justiça e política, água e azeite”

https://www.publico.pt/2018/11/07/sociedade/opiniao/justica-politica-agua-azeite-1850164

Jorge Majfud – Política, EUA (Página 12, Argentina)

“Os dois Estados desUnidos”

https://www.pagina12.com.ar/153925-los-dos-estados-des-unidos

Atílio Boron – Política, EUA (Página 12, Argentina)

“Empate com sabor insosso”

https://www.pagina12.com.ar/153949-empate-con-sabor-a-poco

David Brooks – Política, EUA (Página 12, Argentina)

“Fracasso de Trump sem onda democrata”

https://www.pagina12.com.ar/153838-fracaso-de-trump-sin-ola-democrata

Francisco Assis -  Política, Brasil (Público, Portugal)

“Um fascista eleito não é um democrata”

https://www.publico.pt/2018/11/08/politica/opiniao/fascista-eleito-nao-democrata-1850289




Conteúdo Relacionado