CM8 Internacional

CM8 Internacional - 09/08/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

09/08/2018 08:15

 

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ARGENTINA.
Nada pode parar o vento. O Senado rejeitou por 38 votos a 31 o projeto de legalização do aborto em meio a uma maré verde que mobilizou milhões de pessoas em todo o país e manteve uma lei de 1921. A mudança cultural que tornou claro o debate e a multidão comprometida prefiguram que essa aprovação é apenas uma questão de tempo. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/134017-nadie-puede-parar-el-viento

ARGENTINA. Argentina, não à lei sobre a legalização do aborto: confrontos entre a polícia e os manifestantes. Confrontos e protestos após a rejeição do Senado. Alguns manifestantes começaram a atirar pedras e houve um confronto com a polícia, que usou gás lacrimogêneo (LA REPUBBLICA, Itália)

http://www.repubblica.it/esteri/2018/08/09/news/argentina_aborto_senato_respinge_legalizzazione-203719344/

ONU. A ONU nomeou Bachelet como chefe da Divisão de Direitos Humanos – DD.HH. Se ratificada pela Assembleia, retornaria às Nações Unidas para ocupar um cargo de alta comissária. Assim, a ex-presidente chilena, presa e torturada durante a ditadura de Pinochet, está posicionado na corrida para alcançar a posição internacional mais importante: o secretário-geral da ONU. Entre 2010 e 2013, ela foi diretora executiva da ONU Mulheres. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/133979-la-onu-nomino-a-bachelet-como-jefa-de-dd-hh

ITÁLIA. Como Matteo Salvini puxou a Itália para a extrema direita.  Depois de anos à margem da política italiana, o líder populista da Lega alimentou o pânico contra os imigrantes e invadiu o poder. Por Alexander Stille. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/news/2018/aug/09/how-matteo-salvini-pulled-italy-to-the-far-right

ITÁLIA. Protestos na Itália para o inferno dos imigrantes «escravos rurais». Dois acidentes fatais revelam as condições de vida sub-humanas dos trabalhadores das agromáfias. (ABC, Espanha)

https://www.abc.es/internacional/abci-protestas-italia-infierno-inmigrantes-esclavos-campo-201808090335_noticia.html

VENEZUELA.

Um ex-chefe de polícia da Venezuela confirma que Maduro foi o alvo do ataque de drones. Salvatore Lucchese, ex-chefe das forças de segurança municipais, admite ter participado do complô contra o presidente do país. Salvatore Lucchese, ex-chefe da polícia municipal venezuelana e ativista contra o governo, admitiu à Reuters que ajudou a organizar a operação para lançar drones armados no sábado passado, uma operação que ele descreveu como uma ofensiva contra o atual presidente do país, Nicolás Maduro. (LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20180808/451253888457/policia-venezuela-colaboradoa-atentado-maduro.html

ISRAEL. Os quatro dias de prisão em Israel dos ativistas da "Liberdade": "Eles nos trancaram entre baratas e fezes". O vereador do município de Alájar, Francisco Canales, que chegou na quarta-feira em Huelva, fez parte da tripulação do navio de cooperação com a Palestina que foi embarcado em águas internacionais na sexta-feira à noite. O jornalista de Madri, Ian Díez, conseguiu salvar parte de seu material de trabalho no computador, sem que os militares percebessem que ele havia deixado gravações de quase duas semanas. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/andalucia/Ian-Freedom-abordaron-anos-Israel_0_801420420.html

PALESTINA. Mulher grávida e filha de 18 meses mortas em ataque aéreo israelita. O ataque aéreo aconteceu na sequência de uma série de raids de Israel, em resposta ao disparo de granadas da Faixa de Gaza. (PÚBLICO, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/08/09/mundo/noticia/mulher-gravida-e-filha-de-18-meses-mortas-em-ataque-aereo-israelita-1840548

EUA. New York encerra veículos Uber e Lyft em uma medida severa. A Câmara Municipal de New York decidiu suspender as licenças para veículos de passeio de serviços por um ano enquanto estuda a indústria em expansão, a primeira legislação do gênero para uma grande cidade dos EUA. A mudança, que permitiria uma taxa mínima de pagamento para os motoristas, pode levar outras cidades a seguirem o exemplo. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/08/08/nyregion/uber-vote-city-council-cap.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

RÚSSIA. Elevação da idade mínima para aposentadoria provoca protestos e divida a unidade partidária. Um plano do governo profundamente impopular de elevar a idade de aposentadoria na Rússia criou um cisma incomum dentro do partido tipicamente monolítico do presidente Vladimir V. Putin. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/08/08/world/europe/putin-united-russia-pensions.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fworld&action=click&contentCollection=world&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=6&pgtype=sectionfront

MULTINACIONAIS. As maiores multinacionais atingem seus lucros pré-crise. Nos primeiros seis meses de 2018, as 33 empresas de 40 que publicaram seus resultados acumularam mais de 43,5 bilhões de euros de lucros, 500 milhões a mais do que em 2017. Para ampliar os resultados, não hesitaram em impor sacrifícios a seus empregados , congelar salários e suprimir postos de trabalho. Apesar das condições negativas que pesam sobre o crescimento global, o choque do petróleo e as tensões comerciais, as empresas CAC 40 conseguiram mais uma vez gerar lucros substanciais. No primeiro semestre do ano, as 33 multinacionais de 40 que publicaram seus resultados faturaram mais de 43,5 bilhões de euros, 500 milhões a mais que no ano passado. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/multinationales-le-cac-40-en-passe-degaler-ses-profits-record-davant-crise-659111

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

PÁGINA 12, Argentina

Debate com cadeira vazia. Lula foi excluído apesar de liderar as pesquisas no Brasil. Os candidatos à presidência do Brasil iniciam hoje os debates televisionados, com a ausência de Luis Inácio Lula da Silva. Oito dos treze candidatos presidenciais nas eleições a serem realizadas no dia 7 de outubro no Brasil participam do primeiro debate na televisão, organizado pela rede Bandeirantes. O evento não contará com a presença do ex-presidente, candidato ao Partido dos Trabalhadores (PT), porque de um juiz que recusou o pedido de Lula para comparecer por videoconferência da cela de Curitiba, onde está preso.

https://www.pagina12.com.ar/133981-debate-con-silla-vacia

EL PAÍS, Espanha

A Suprema Corte do Brasil impõe o debate sobre a descriminalização do aborto em pleno ano  eleitoral. O Tribunal convocou especialistas, instituições e organizações nacionais e internacionais para um debate público e sem precedentes sobre a interrupção da gravidez.

https://elpais.com/internacional/2018/08/03/actualidad/1533291491_643952.html

RFI, França

Saiba o que é a importunação sexual, prestes a virar crime no Brasil. O Senado Federal aprovou na terça-feira (7), propostas que tornam crime a importunação sexual e a divulgação de cenas de estupro. A data coincide com o aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha, para proteção da mulher contra violência física e verbal.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180808-saiba-o-que-e-importunacao-sexual-prestes-virar-crime-no-brasil

SPUTNIK NEWS, Rússia

Do apagão à retomada: qual será o papel do Brasil no mundo após as eleições. Em edição especial sobre as eleições presidenciais de 2018, a Sputnik Brasil traz uma análise sobre o papel da diplomacia brasileira no atual cenário político. Os brasileiros podem esperar uma ruptura e maior engajamento do país nos assuntos internacionais? Em 28 de outubro o Brasil conhecerá quem governará o país até 2022. Enquanto vão se firmando as principais candidaturas para a presidência, se acirra o debate sobre os projetos de governo, bem como a incerteza sobre o futuro do país. Mas onde fica a política externa neste debate e qual será o papel do Brasil no mundo nos próximos anos?

https://br.sputniknews.com/opiniao/2018080711892931-eleicoes-2018-politica-internacional-externa-presidente-governo/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Bolsonaro retirará embaixada da Palestina do Brasil se for eleito. "Não é um país, se a mantivermos, qualquer dia a FARC teria também de ter representação diplomática", disse o candidato líder do PSL.

https://www.dn.pt/mundo/interior/bolsonaro-retirara-embaixada-da-palestina-do-brasil-se-for-eleito-9694766.html

GLOBAL TIMES, China

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato presidencial do Partido dos Trabalhadores (PT), lidera uma pesquisa pré-eleitoral no estado de São Paulo na quarta-feira. A pesquisa mostra que Lula tem 21,8% de apoio entre os eleitores do estado, que é o país mais populoso do país. Segundo a firma de pesquisas MDA Institute, Jair Bolsonaro, do conservador Partido Social Liberal, ocupa a segunda posição, com 18,4%, seguido pelo ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do Partido da Social Democracia, com 14%.

http://www.globaltimes.cn/content/1114538.shtml

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Uruguai

Lula lidera intenções de voto no estado de São Paulo, Segundo a pesquisa, Jair Bolsonaro ficou em segundo com 18,4%, e depois Geraldo Alckmin com 14%. A soma dos votos em branco, nulos e indecisos acrescentou 26,8%, uma alta porcentagem dois meses antes da primeira rodada marcada para 7 de outubro. Por outro lado, 50,4% dos entrevistados de São Paulo disseram ter pouco ou nenhum interesse nas eleições, enquanto 21,7% disseram estar muito interessados.

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/lula-lidera-intenciones-de-votos-en-el-estado-sao-paulo/

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Luciana Pecker – Direitos Humanos, Argentina (Página 12, Argentina)

“Os jovens abortam, mas não votam”

https://www.pagina12.com.ar/134090-las-jovenes-abortan-pero-no-votan-los-senadores-votan-pero-n

Robert Fisk – Pelo Mundo, Palestina (The Independent, Inglaterra)

“Olhe bem de perto e você verá o cínico "acordo do século" de Jared Kushner para os palestinos em construção.”

https://www.independent.co.uk/voices/jared-kushner-palestinians-israel-peace-deal-us-trump-jerusalem-west-bank-a8474536.html

Conteúdo Relacionado