CM8 Internacional

CM8 Internacional - 09/11/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

09/11/2018 10:09

(EFE)

Créditos da foto: (EFE)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA.
Os democratas tiveram milhões de votos a mais – e assim mesmo os republicanos ganham o Senado? O processo eleitoral do Senado é tal que embora os democratas tenham recebido 12 milhões de votos a mais que os republicanos, isso não se traduz em mais cadeiras. As verdadeiras preocupações dos democratas, disseram, podem ser encontradas em uma combinação de táticas de “distritação e supressão de eleitores que poderiam ter impedido que eles ganhassem uma maioria ainda maior na Câmara e algumas eleições estaduais importantes. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2018/nov/08/democrats-republicans-senate-majority-minority-rule

AMÉRICA LATINA. América Latina, desigual e desnutrida. O último relatório de diferentes agências da ONU sobre segurança alimentar. A Argentina é um dos três países da América Latina e do Caribe, juntamente com a Bolívia e a Venezuela, onde, desde 2014, o número de pessoas subnutridas aumentou, diz o documento preparado pelas Nações Unidas. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/154170-america-latina-desigual-y-subalimentada

CHILE. Chile planeja reformar sistema previdenciário que o Brasil de Bolsonaro quer emular. O modelo de capitalização individual, em vigor desde 1981, foi pioneiro no mundo. O governo conservador de Sebastián Piñera apresentou esta semana no Parlamento o seu projeto de reforma do sistema de pensões, que procura resolver um problema em que existe um consenso transversal: as pensões são muito baixas no que diz respeito ao nível de vida dos cidadãos quando ativos. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/11/08/america/1541692162_299156.html

FRANÇA. Multas bancárias: combate à lavagem de capitais e evasão fiscal. Em um caso sem precedentes na França, 3,7 bilhões de euros foram exigidos na quinta-feira contra o UBS, acusado de se aproximarem ilegalmente de clientes franceses abastados. 3,7 bilhões de euros. É a multa, de uma quantia não publicada na França, que foi exigida pela acusação contra o UBS na quinta-feira, 8 de novembro. O maior banco privado da Confederação Suíça é acusado de solicitação ilegal de clientes franceses e lavagem de dinheiro agravada. (LE MONDE, França).

https://www.lemonde.fr/les-decodeurs/article/2018/11/09/amendes-des-banques-la-lutte-contre-le-blanchiment-et-l-evasion-fiscale-s-intensifie_5380966_4355770.html

ISRAEL. O insustentável encarceramento de crianças palestinas. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/israel-linsoutenable-incarceration-des-enfants-palestiniens-663415

REINO UNIDO. Mariana Mazzucato, que já esteve no Brasil muitas vezes, denuncia: “Reino Unido negou residência no país”. Para a economista italiana, há vinte anos na Inglaterra, pesou um erro no número do cartão de crédito apresentado com a aplicação. "Passei vinte anos no Reino Unido com emprego acadêmico em período integral, tive quatro filhos aqui, eles seguraram meu passaporte por seis meses, mas rejeitaram meu pedido de residência por causa do número errado do cartão" Há alguma outra coisa não? (LA REPUBBLICA, Itália)

https://www.repubblica.it/esteri/2018/11/08/news/regno_unito_mazzucato_denuncia_residenza_negata_-211150306/

EUA. As eleições de meio período. Os prazos médios produzem um governo dividido para um país dividido. Uma receita para o impasse, a má governança e o desencanto com o sistema político. (THE ECONOMIST, Inglaterra)

https://www.economist.com/leaders/2018/11/08/the-mid-terms-produce-a-divided-government-for-a-divided-country

EUA. O vídeo falsificado da Casa Branca sobre Jim Acosta mostra quão bruta a manipulação política pode ser. (THE NEW YORKER, EUA)

https://www.newyorker.com/news/current/the-white-houses-video-of-jim-acosta-shows-how-crude-political-manipulation-can-be

EUA. Os estados que elegeram Trump se voltaram contra ele. Wisconsin, Michigan e Pensilvânia fizeram o presidente Trump. Este ano, os democratas venceram todas as principais corridas nesses estados. (THE NATION, EUA)

https://www.thenation.com/article/wisconsin-michigan-pennsylvania-ohio-midterms-trump-democrats/

UNIÃO EUROPEIA. O alemão Manfred Weber é o candidato conservador à presidência da Comissão Europeia em 2019. Apesar de pertencer à maior família política no Parlamento Europeu, não é certo que o alemão venha a ser o sucessor de Jean-Claude Juncker. (PÚBLICO, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/11/08/mundo/noticia/alemao-manfred-weber-candidato-conservador-presidencia-comissao-europeia-2019-1850344

EUA. Juiz Federal bloqueia o oleoduto Keystone XL afirmando que o governo Trump desconsiderou fatos da mudança climática “inconvenientes”. Foi uma grande derrota para Trump. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/nation/2018/11/09/keystone-xl-pipeline-blocked-by-federal-judge-major-blow-trump-administration/?hpid=hp_hp-top-table-main_keystone-145am%3Ahomepage%2Fstory-ans&utm_term=.633fa9b22560

HONDURAS. 60,9% dos hondurenhos vivem na pobreza. Honduras é um país de renda média baixa que enfrenta desafios significativos, com 60,9% da população vivendo na pobreza, segundo dados do Banco Mundial. O país "enfrenta os mais altos níveis de desigualdade econômica na América Latina. Outro dos seus grandes desafios é o alto nível de crime e violência “. (EL TELÉGRAFO, Equador)

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/honduras-crisiseconomica-manuelzelaya

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

RFI, França

“Tempo sombrio vai ser longo no Brasil”, diz escritor Milton Hatoum, que recebe prêmio Roger Caillois na França. Milton Hatoum se tornou nesta quinta-feira (8) o terceiro escritor brasileiro a ser contemplado com o prêmio Roger Caillois pelo conjunto de sua obra.  A entrega do prêmio acontecerá no dia 13 de dezembro, na Maison de L’Amérique Latine, em Paris. Milton Hatoum, que estará presente, disse que “é um bom momento para sair um pouco do Brasil”.

http://m.br.rfi.fr/franca/20181108-tempo-sombrio-vai-ser-longo-no-brasil-diz-escritor-milton-hatoum-que-recebe-premio-r

RFI, França

“Não coloco os pés enquanto ele estiver no poder”: turistas desistem de ir ao Brasil após eleição de Bolsonaro. A RFI entrevistou estrangeiros que já conhecem ou que tinham interesse de visitar o Brasil pela primeira vez mas que, diante do atual cenário, desistiram de fazer uma viagem ao país.

http://m.br.rfi.fr/franca/20181108-nao-coloco-pes-enquanto-estiver-poder-turistas-desistem-brasil-apos-bolsonaro

THE GUARDIAN, Inglaterra

Empresas petrolíferas com ligações com o Reino Unido nomeadas no escândalo de corrupção Lava Jato. Vito, Glencore e Trafigura estão em relatório do grupo Global Witness que levantou questões sobre suas conexões com empresários citados no vasto escândalo de corrupção.

https://www.theguardian.com/world/2018/nov/08/oil-trading-firms-linked-to-brazils-car-wash-corruption-scandal

PÁGINA 12, Argentina

A sucessora, alinhada a Moro. Juiza Hardt vai interrogar Lula. O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, será interrogado em 14 de novembro em relação a outro caso na investigação Lava Jato, no qual ele é acusado de suposta corrupção e lavagem de dinheiro.

https://www.pagina12.com.ar/154175-la-sucesora-en-linea-con-moro

EL PAÍS, Espanha

Temer convida Bolsonaro para a cúpula do G20 na Argentina. O encontro, no final do mês em Buenos Aires, pode ser o palco do primeiro encontro entre o ultra brasileiro e Trump.

https://elpais.com/internacional/2018/11/07/actualidad/1541615367_355666.html

RFI, França

Líder palestina diz que transferir embaixada brasileira para Jerusalém seria "irresponsável" e teria "sérias consequências". Integrante do comitê executivo da Organização para Libertação da Palestina (OLP) e do Conselho Legislativo Palestino, Hanan Ashrawi considera a decisão de transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém uma bravata de campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro. Líder do departamento de Cultura e Informação da OLP, a ex-deputada palestina espera que a medida não se transforme em realidade. “Não seria bom testar as consequências”, afirma na entrevista exclusiva à RFI Brasil.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181109-para-lider-palestina-transferir-embaixada-brasileira-para-jerusalem-seria-irresponsa

PÚBLICO, Portugal

Bolsonaro escolhe "musa do veneno" para ministra da Agricultura. A deputada Tereza Cristina lidera a “bancada do boi” e o seu papel na aprovação de uma lei que torna mais rápida a regularização de pesticidas valeu-lhe uma alcunha pouco simpática.

https://www.publico.pt/2018/11/08/mundo/noticia/bolsonaro-escolhe-principal-apoiante-liberalizacao-pesticidas-ministra-agricultura-1850376

LIBÉRATION, França

A eleição de Bolsonaro para crianças (interativo): Domingo, 28 de outubro, os brasileiros escolheram um novo presidente. Seu nome é Jair Bolsonaro. Muitos cidadãos se alegraram com a vitória eleitoral, mas uma parte da população está preocupada. Jair Bolsonaro costuma dizer coisas chocantes e dá a impressão de que ele governará o Brasil de maneira dura. Esta eleição foi excepcional porque realmente dividiu os habitantes. Vamos chegar no horário do Brasil e vamos ver o que está acontecendo no país!

https://ptitlibe.liberation.fr/election-bolsonaro,101004




Conteúdo Relacionado