CM8 Internacional

CM8 Internacional - 10/08/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

10/08/2018 11:25

 

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Uruguai

Juristas internacionais denunciam irregularidades no processo de Lula. Questionam a pressa e a parcialidade. Entre eles está o juiz espanhol Baltasar Garzón. A denúncia indica que o juiz Sergio Moro autorizou a divulgação na imprensa de elementos como a gravação de uma conversa telefônica entre o ex-presidente e sua sucessora Dilma Rousseff e questionou "a natureza apressada, injusta e parcial do processo". Eles também objetaram que os advogados de Lula foram grampeados e asseguraram que essas ‘irregularidades e anomalias" não seriam estranhas a "uma forte pressão da mídia, alimentada pelo jogo de ambições pessoais".

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/juristas-internacionales-denuncian-irregularidades-en-juicio-a-lula/

THE ECONOMIST, Inglaterra

Brasília, temos um problema. O perigo que Jair Bolsonaro apresenta. Segundo nas pesquisas, o candidato presidencial populista é uma ameaça à democracia.

https://www.economist.com/leaders/2018/08/11/the-danger-posed-by-jair-bolsonaro

PÁGINA 12, Argentina

Haddad falou por Lula em um debate paralelo. Excluído do debate oficial pela rede Bandeirantes, o vice-candidato do PT utilizou redes sociais. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Manuela D'Ávila, participaram juntamente com Haddad, que apresentou as propostas do governo. Foi transmitido ao vivo pelas redes sociais de Lula.

https://www.pagina12.com.ar/134231-haddad-hablo-por-lula-en-un-debate-paralelo

ESQUERDA.NET, Portugal

Quem ganhou e quem perdeu na preparação da disputa eleitoral até agora. Alckmin e o PSDB, e Lula e o PT saíram fortalecidos. Bolsonaro e Ciro Gomes saíram diminuídos. Marina perdeu espaço político para Alckmin e caminha para a marginalidade. O PCdB fez um excelente acordo. Meirelles será uma candidatura zombie com muito tempo de TV. Boulos tende a crescer. Por Valério Arcary.

https://www.esquerda.net/artigo/brasil-quem-ganhou-e-quem-perdeu-na-preparacao-da-disputa-eleitoral-ate-agora/56518

BRASILWIRE, União Europeia

Os progressistas no Brasil veem nova esperança na “candidatura tripla” de Lula, Haddad e Manuela.

http://www.brasilwire.com/brasils-progressives-see-new-hope-in-triple-candidacy-of-lula-haddad-and-manuela/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Bolsonaro foi o mais citado nas redes sociais, após primeiro frente a frente na TV. "O que não significa necessariamente mais intenções de voto", diz especialista. No debate falou-se de economia, Lava-Jato, aborto, Jesus e até Portugal. Guilherme Boulos, do PSOL, de extrema-esquerda, acusou por sua vez Bolsonaro de ser "machista e homofóbico". E perguntou ao rival se não tinha vergonha de ter mais imóveis comprados, cinco, do que projetos de lei apresentados, dois, ao longo da carreira política. Boulos, aliás, começou o debate afirmando "boa noite a Lula que está preso injustamente em Curitiba enquanto Temer anda solto em Brasília". Não participou Lula, que em carta se disse vítima de censura, nem Fernando Haddad ou Manuela D"Ávila os candidatos a substituí-lo. Em retaliação, Haddad e Manuela fizeram um debate, a dois, nas redes sociais para concorrer com o da Band.

https://www.dn.pt/mundo/interior/bolsonaro-venceu-debate-na-internet-9702001.html

PÁGINA 12, Argentina

Duelo de oito candidatos menos um. O primeiro embate de televisão no Brasil deixou Lula fora.

https://www.pagina12.com.ar/134232-duelo-de-ocho-candidatos-menos-uno

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Primeiro debate presidencial sem Lula. Foi o grande ausente da noite. O primeiro debate televisivo da eleição presidencial de outubro no Brasil foi realizado na noite de quinta-feira, sem Lula, uma das grandes pesquisas favoritas, na prisão desde abril e cuja candidatura provavelmente será invalidada, mostrando um país profundamente dividido. A ausência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), que cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão, é um dos muitos paradoxos desta eleição. altamente polarizada, a mais incerta da história recente do país.

https://www.tdg.ch/monde/premier-debat-presidentiel-lula/story/18659740

LA JORNADA, MÉXICO

Negaram a Lula um lugar no primeiro debate presidencial. Um tribunal federal brasileiro rejeitou ontem o pedido do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para participar do primeiro debate entre candidatos que buscarão a presidência do país nas próximas eleições de outubro.

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/08/09/lula-no-podra-asistir-al-primer-debate-presidencial-en-brasil-1163.html

EL MERCÚRIO, Chile

Na ausência de Lula, o primeiro debate presidencial mostra um Brasil dividido. O evento durou mais de três horas e durou até uma hora da manhã, com a participação de oito dos treze candidatos para a votação incerta em 7 de outubro.

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/08/10/916501/En-ausencia-de-Lula-primer-debate-presidencial-muestra-un-Brasil-dividido.html

PÁGINA 12, Argentina

Bannon aconselhará Bolsonaro. Estrategista de extrema-direita de Trump chega ao Brasil. Bolsonaro, que não esconde sua admiração por Trump, é um capitão na reserva do exército que, com discurso autoritário, radical e cheio de ataques contra a política racial e a igualdade, corre atrás de Lula nas urnas.

https://www.pagina12.com.ar/134233-bannon-asesorara-a-bolsonaro

EL MERCÚRIO, Chile

Polêmico, o ex-conselheiro Trump vai colaborar na campanha do candidato ultra-direita do Brasil, Jair Bolsonaro. Steve Bannon, que chegou à Casa Branca com o presidente dos EUA, é conhecido por suas estratégias controversas e declarações públicas.

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/08/09/916471/Polemico-ex-asesor-de-Trump-colaborara-en-campana-de-candidato-ultraderechista-de-Brasil.html

EL PAÍS, Uruguai

Bannon aconselhará o ultradireitista Bolsonaro. O ex-estrategista de Trump se encontrou com o filho do candidato.

 https://www.elpais.com.uy/mundo/brasil-bannon-asesorara-ultraderechista-bolsonaro.html

THE GUARDIAN, Inglaterra

Um cenário devastador ': O Brasil quebrou seu próprio recorde de homicídios no ano passado, de acordo com novos números que mostraram que 63.880 pessoas foram mortas em 2017 - um aumento de 3% em relação ao ano anterior; Os estupros também subiram 8%, para 60.018, enquanto os assassinatos de mulheres aumentaram 6,1%, para 4.539. Dados do Fórum de Segurança Pública Brasileiro disseram que uma média de 14 pessoas morreram nas mãos de policiais todos os dias - um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

https://www.theguardian.com/world/2018/aug/09/brazil-sets-new-record-for-homicides-63880-deaths

EL PAÍS, Espanha

Violência no Brasil atinge novo recorde histórico. O principal país da América Latina sofreu 63.880 homicídios em 2017, cerca de 7 por hora, e 60.018 homicídios: praticamente 9% a mais do que no ano passado

https://elpais.com/internacional/2018/08/09/america/1533834219_933937.html

LE NOUVEL OBSERVATEUR, França

As imagens na garagem e no elevador de um prédio do homem que espancou sua esposa, que seria morta 20 minutos, depois sacudiram o Brasil.

https://www.nouvelobs.com/monde/20180809.OBS0713/ces-images-d-un-homme-qui-bat-son-epouse-morte-20-minutes-plus-tard-secouent-le-bresil.html

LA REPUBBLICA, Itália

É um recorde absoluto de homicídios: mais de 63 mil em 2017. É o nível mais alto de assassinatos já atingido no país. Os ataques aumentaram em 84% para mais de 60 mil casos. O aumento da violência se deve, segundo especialistas, à crise econômica e à expansão das organizações de tráfico de drogas.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/08/10/news/brasile_e_record_di_omicid_oltre_63_mila_nel_2017-203801021/

SPUTNIK NEWS, Rússia

Oito adolescentes brasileiros permanecem detidos em centros de imigrantes ilegais nos EUA. 50 crianças brasileiras foram reunidas com as família após serem levadas a abrigos por entrarem ilegalmente nos EUA. Ainda restam oito menores adolescentes que permanecem no limbo legal por não se enquadrem na ordem que determina a reintegração. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalreo falou à Sputnik sobre o tema.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018080911913984-adolescentes-brasileiros-imigrantes-ilegais-eua/

TELESUR, VENEZUELA

Chega! Trabalhadores e sindicalistas pedirão o fim do neoliberalismo em Brasília. Oito centros sindicais brasileiros convocaram um dia de protesto na sexta-feira, reconhecido como  Dia do Basta contra a privatização e as políticas neoliberais, que serão realizadas de manhã em todos os estados do país.

https://www.telesurtv.net/news/dia-basta-contra-privatizaciones-neoliberalismo-brasil-20180810-0004.html

RFI, França

"Das favelas à liderança da Petrobras”: jornal francês publica perfil de Graça Foster. O jornal Les Echos publica em suas edições especiais de verão uma série de perfis de mulheres pioneiras na economia em todo o mundo. Nesta quinta-feira (9), o diário traz o retrato da ex-presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180809-das-favelas-lideranca-da-petrobras-jornal-frances-publica-perfil-de-graca-foster

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA.
Juiz ordena EUA para trazer de volta os requerentes de asilo deportados enquanto o tribunal estava ouvindo caso. Juiz chama de "ultrajante" que a família foi enviada para a América Central, ameaçando desprezar Jeff Sessions se o caso não for resolvido. Um juiz federal ordenou que o governo devolva uma mãe solicitante de asilo e sua filha aos EUA depois que a administração Trump revelou em uma audiência na quinta-feira que eles enviaram os migrantes para a América Central enquanto o tribunal ainda estava considerando o caso. O juiz, Emmet Sullivan, disse que era inaceitável que o governo deportasse a família e ameaçasse o procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, de desdém se a situação não fosse resolvida. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2018/aug/09/asylum-seekers-deported-court-trump-administration-judge

ARGENTINA. A tensão voltou ao mercado. Segundo dia consecutivo de desvalorização, com colapso dos títulos da dívida. Fim da paz da taxa de câmbio; a fuga alcança outra etapa. O dólar subiu, em dois dias, 68 centavos, chegando a 28,71 pesos em quadros negros e a 28,11 pesos no atacadista. O voo não perdoou nem mesmo os títulos da dívida em dólar, que sofreram perdas de até 3%. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/134242-fin-de-la-paz-cambiaria-la-fuga-abre-otra-etapa

EUA E UNIÃO EUROPEIA. Trump à Europa: “Ou os EUA, ou o Irã”. Imediatamente o confronto com a União Europeia. Em novembro, o potencialmente devastador com a China e a Índia. Donald Trump repetiu ontem com um tweet: "Quem vai fazer negócios com o Irã não fará mais negócios com os Estados Unidos". A primeira rodada de sanções, adotada pelo governo norte-americano na segunda-feira, 6 de agosto, bloqueia todas as transações em dólar, comércio e investimento direto nos setores automotivo, de aviação e industrial, assim como suprimentos de matérias-primas como aço e carvão. (CORRIERE DELLA SERA, Itália)

https://www.corriere.it/esteri/18_agosto_08/01-esteri-t1cccorriere-web-sezioni-ebbff818-9a78-11e8-b29e-fbb2c6c2bbaf.shtml

EUA. Há candidatos nazistas se propondo a representar o Partido Republicano. Especialistas alertam que nesses 'meio-tempos' há um número sem precedentes de aspirantes fanáticos, e que a "retórica racista" do atual presidente dos EUA. (LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20180808/451241886575/partido-republicano-candidatos-nazis-elecciones-eeuu.html

AMÉRICA LATINA. A mobilização pelo aborto na Argentina impulsiona o debate sobre os direitos das mulheres na América Latina. Na América Latina, apenas três países legalizaram o aborto (Cuba, Uruguai e Guiana). No resto, a legislação é contrária ou muito restritiva. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/internacional/movilizacion-Argentina-derechos-America-Latina_0_801770502.html

ALEMANHA. Cidade alemã se ergue contra neonazistas depois do vandalismo da suástica. Uma pequena cidade do leste da Alemanha realizou uma vigília para um garoto sírio morto em um acidente de carro. A comunidade foi abalada quando os neonazistas aparentemente celebraram sua morte pintando suásticas na calçada. (DEUTSCHE WELLE-en, Alemanha)

https://www.dw.com/en/german-town-stands-up-to-neo-nazis-after-swastika-vandalism/a-45028009

EUA. No final de novembro de 2002, o C.I.A. interrogadores de uma prisão secreta na Tailândia alertaram um suspeito da Al Qaeda de que ele deveria "sofrer as consequências de seu engano". Enquanto os interrogadores jogavam água no peito do homem, Abd al-Rahim al-Nashiri, ele alegou que estava tentando se lembrar de mais informações, de acordo com um recém-libertado C.I.A. cabo. Como ele chorou, o relatório de cabo, o "tratamento de água foi aplicado." O “tratamento da água” era um jargão burocrático para o afogamento controlado, e 11 mensagens secretas recém-liberadas do momento em que Gina Haspel, agora C.I.A. diretor, supervisionou a base e forneceu, às vezes, detalhes gráficos das técnicas que a agência usava para interrogar brutalmente os prisioneiros da Al Qaeda. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/08/10/us/politics/waterboarding-gina-haspel-cia-prison.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fpolitics&action=click&contentCollection=politics&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=2&pgtype=sectionfront

IÊMEN. Ataque aéreo pela coalizão saudita apoiada pelos EUA em ônibus mata dezenas de crianças iemenitas. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/world/middle_east/airstrike-by-us-ally-on-bus-carrying-yemeni-children-kills-and-wounds-scores/2018/08/09/c047e55e-bbc6-42ff-a5db-4bd2e629f0b6_story.html?utm_term=.dcc2199fea77

EUA. O apoio do núcleo de Trump permanece sólido, mas para uma minoria significativa de republicanos esse apoio azedou, diz estudo. (LOS ANGELES TIMES, EUA)

http://www.latimes.com/politics/la-na-pol-trump-support-poll-20180809-story.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Raul Dellatorre – Pelo Mundo, Argentina (Página 12, Argentina)

“Da desconfiança ao colapso”

https://www.pagina12.com.ar/134243-de-la-desconfianza-al-derrumbe




Conteúdo Relacionado