CM8 Internacional

CM8 Internacional - 11/07/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

11/07/2018 09:03

EFE

Créditos da foto: EFE

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The Guardian, Inglaterra


Inglaterra. “Adeus, atrapalhado Boris”. A Europa reage ao caos político no Reino Unido. A enxurrada de demissões de segunda-feira do gabinete de Theresa May está causando consternação e frustração em torno das capitais europeias, com políticos e comentaristas expressando preocupação de que o caos em Westminster paralise as negociações do Brexit e acelere a saída da Grã-Bretanha do cenário geopolítico.

https://www.theguardian.com/world/2018/jul/10/au-revoir-blundering-boris-europe-reacts-to-political-chaos-in-uk

Página 12, Argentina

EUA. Aumentam os crimes de ódio contra latinos nos Estados Unidos. Um ancião mexicano, residente nos Estados Unidos, foi espancado e hospitalizando “por ser estrangeiro” enquanto aconteciam os festejos pelo dia da Independência do país.

https://www.pagina12.com.ar/127552-salvaje-golpiza-a-un-abuelo-por-extranjero

Le Monde, França

Haiti. Recomendações do FMI incendeiam as ruas do Haiti. O fim dos subsídios públicos ao combustível, que tem sido a causa de manifestações violentas desde 6 de julho, fazia parte de um acordo assinado em fevereiro entre o Fundo Monetário Internacional e Port-au-Prince.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/07/10/des-recommandations-du-fmi-enflamment-les-rues-d-haiti_5328759_3222.html

L’Humanité, França

França. Na Assembleia Nacional, os deputados da oposição denunciaram a reforma constitucional planejada pelo executivo na abertura do debate. Uma tentativa de "monarquização", atacaram tanto a esquerda como a direita.

https://www.humanite.fr/assemblee-nationale-la-constitution-selon-emmanuel-macron-tancee-par-lopposition-657950

La Vanguardia, Espanha

Nicarágua. Paul Oquist: "A CIA e Miami estão tentando destruir a esquerda na América Latina". O Ministro de Políticas Nacionais afirma que muitas das notícias sobre a violência policial na Nicarágua são 'Notícias falsas' e acusa as organizações de direitos humanos de serem "politizadas".

https://www.lavanguardia.com/internacional/20180711/45818994210/nicaragua-paul-oquist-cia-izquierda-america-latina.html

La Jornada, México

Nicarágua. ONU, CIDH e HRW condenam a violência na Nicarágua.

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/07/10/onu-cidh-y-hrw-condenan-violencia-en-nicaragua-3669.html

El Diário, Espanha

Espanha. Um mês de Sánchez à frente do governo. Os socialistas alcançariam 27,1% dos votos e entre 106 e 109 cadeiras em uma eleição hipotética, o PP cai, mas ocupa a segunda posição com 24,2% dos votos e entre 97 e 99 deputados. Os “ciudadanos” continuam a recuar em suas expectativas de voto, permanecendo agora em 20,6%; Segue-se o Unidos Podemos e suas confluências, que detêm pouco mais de 17% dos votos e entre 51 e 56 cadeiras.

https://www.eldiario.es/politica/PSOE-consolida-encuesta_0_791271249.html

Der Spiegel (inglês), Alemanha

EUA e Europa. O desastre anunciado. A NATO prepara-se para uma birra típica de Trump. A Otan está se preparando para uma cúpula contenciosa neste mês, principalmente devido à postura do presidente dos EUA, Donald Trump, antes da reunião. Ele deixou claro que está insatisfeito e Berlim é o alvo número um.

http://www.spiegel.de/international/world/preparations-for-a-testy-nato-summit-with-trump-a-1217098.html

DW (em inglês), Alemanha

Alemanha. As vítimas da onda de assassinatos neonazis da NSU. De 2000 a 2007, a notória célula neo-nazista do National Socialist Underground (NSU) matou 10 pessoas na Alemanha. Após cinco anos, o julgamento do único membro sobrevivente do grupo está prestes a terminar. Nove das dez vítimas eram de herança estrangeira, mas todas fizeram da Alemanha sua casa quando foram mortas. A décima vítima era um policial alemão. Cada um deles foi baleado a sangue frio.

https://www.dw.com/en/the-victims-of-the-neo-nazi-nsu-murder-spree/g-44606301

The New York Times, EUA

EUA. Democratas vão ao ataque contra a escolha de Trump para a Suprema Corte. A batalha começa. Os democratas pintaram o juiz Brett M. Kavanaugh, indicado ao Supremo Tribunal, como arquiconservador, que colocaria em risco os direitos ao aborto e a assistência médica.

https://www.nytimes.com/2018/07/10/us/politics/democrats-brett-kavanaugh-supreme-court.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=span-ab-top-region&region=top-news&WT.nav=top-news

The Wall Street Journal, EUA

EUA e China. China terá novas tarifas nos EUA e a tensão comercial escala. Os EUA divulgaram tarifas adicionais sobre mais US $ 200 bilhões em importações chinesas. Novas taxas seguem a rodada inicial de impostos da semana passada sobre US $ 34 bilhões em produtos chineses

https://www.wsj.com/articles/u-s-preparingadditionaltariffs-onup-to-200-billionof-chinese-imports-1531260864?mod=hp_lead_pos1

Al Jazeera, Catar

Alemanha e EUA. Cúpula da NATO: Trump diz que a Alemanha é 'cativa' da Rússia. Em uma troca acalorada com o chefe da OTAN antes da cúpula, Trump critica ferozmente a Alemanha por importar gás da Rússia.

https://www.aljazeera.com/news/2018/07/nato-summit-trump-germany-captive-russia-180711073008434.html

Global Times, China

China. Ministro de Comércio da China condena as práticas comerciais unilaterais dos Estados Unidos após o anúncio das tarifas ontem.

http://www.globaltimes.cn/content/1110320.shtml

Cubanews, Cuba

Cuba. Cuba publica novos regulamentos para o trabalho autônomo. O Diário Oficial Extraordinário número 35 publica nesta terça-feira a nova regulamentação para o exercício do trabalho autônomo em Cuba, que foi permitida em 2011 depois de congelada por vários anos e que dá emprego a quase 600 mil cubanos.

http://www.cubanews.acn.cu/cuba/8338-cuba-publishes-new-regulations-for-self-employment

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

Página 12, Argentina


Uma avalanche de habeas corpus por Lula. O Supremo Tribunal de Justiça do Brasil recebeu 146 recursos de cidadãos comuns. Depois do embaraçoso episódio que ocorreu no domingo, quando um juiz ordenou a soltura do ex-presidente e dois outros o negaram, cidadãos comuns entraram com apelos à Justiça pedindo a liberdade do líder petista.

https://www.pagina12.com.ar/127554-una-avalancha-de-habeas-corpus-por-lula

Le Monde, França

Brasil quer liberar largamente o uso de pesticidas. Ambientalistas acusam os parlamentares de cederem ao poderoso lobby do agronegócio. "É incrível. Este projeto é totalmente contra o que a sociedade quer. Os membros do comitê estão dando as costas à população ", alerta Marina Lacorte, engenheira agrônoma responsável pela agricultura do Greenpeace.

https://www.lemonde.fr/planete/article/2018/07/11/le-bresil-veut-liberer-largement-l-usage-des-pesticides_5329533_3244.html

RFI, França

Mônica Passos organiza concerto “Lula Libre” em Paris. Acontece em Paris nesta quarta-feira (11), um concerto de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, organizado pela cantora, compositora e atriz Mônica Passos, radicada na França há 38 anos. Ela passou pelos estúdios da RFI para falar a respeito.

“A iniciativa foi do comitê de solidariedade a Lula e à democracia no Brasil”, conta a artista. “Lula é um prisioneiro político e estamos esperando que a França, como Portugal, reconheça o estatuto dele como tal”, diz Mônica.

http://m.br.rfi.fr/franca/20180710-monica-passos-organiza-concerto-lula-libre-em-paris

Euronews, Portugal

Lula. Por ora, uma saga jurídica perdida.

http://pt.euronews.com/2018/07/09/lula-por-agora-uma-saga-juridica-perdida

El Espectador, Colômbia

Lula insiste: serei candidato a presidente do Brasil. Da prisão, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que irá participar das eleições em outubro para "recuperar a soberania do povo brasileiro". Isso depois da tentativa fracassada de domingo de libertá-lo.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-insiste-sere-candidato-articulo-799318 

Sputnik News, Rússia


Nesta terça-feira (10), a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, negou o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente também criticou na decisão o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). O desembargador mandou soltar Lula no último domingo (8), desencadeando um imbróglio judicial com várias decisões de diferentes juízes ao longo do dia.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018071011687963-lula-stj-liberdade-favreto-trf-4/

Americas Quaterly, EUA

Cúpula final do BRICS de Temer é uma oportunidade de ouro para o Brasil. Divisões geopolíticas no Ocidente poderiam dar ao Brasil e seus parceiros uma chance de aumentar sua influência.

http://www.americasquarterly.org/content/temer%E2%80%99s-final-brics-summit-golden-opportunity-brazil

El Mercúrio, Chile

Lula insiste que será candidato "para recuperar a soberania do povo brasileiro" O ex-presidente do Brasil foi o protagonista de uma disputa judicial nesta semana entre juízes que procuravam lhe dar liberdade e aqueles que eles se opõem

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/07/10/912798/Lula-insiste-en-que-sera-candidato-para-recuperar-la-soberania-del-pueblo-brasileno.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

George Monbiot -   (The Guardian, Inglaterra)

“Novos revolucionários dos Estados Unidos mostram como a esquerda pode vencer”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jul/11/america-left-alexandria-ocasio-cortez-new-york-primary

Amy Davidson Sorkin – Pelo Mundo, EUA (The New Yorker, EUA)

“Por que Donald Trump nomeou Brett Kavanaugh para a Suprema Corte”

https://www.newyorker.com/news/daily-comment/why-donald-trump-nominated-brett-kavanaugh-to-the-supreme-court

Paul Krugman – Pelo Mundo, Europa (The New York Times, EUA)

“Brexit encontra a gravidade”

https://www.nytimes.com/2018/07/10/opinion/brexit-meets-gravity.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region

Branko Marcetic – Pelo Mundo, EUA (Jacobin, EUA)

“Brett Kavanaugh, um extremista do ‘establishment’”.

https://www.jacobinmag.com/2018/07/brett-kavanaugh-supreme-court-conservative-extremist

Boaventura de Sousa Santos – Pelo Mundo, Nicarágua (Other News, Itália)

“As veias abertas da Nicarágua”

http://www.other-news.info/noticias/2018/07/las-venas-abiertas-de-nicaragua/

Conteúdo Relacionado