CM8 Internacional

CM8 Internacional - 11/10/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

11/10/2018 09:08

 Paulo Guedes é o principal conselheiro econômico do candidato à presidência Jair Bolsonaro, que está usando um discurso anticorrupção (DANIEL RAMALHO/AGENCE FRANÇA-PRESSE/GETTY IMAGES)

Créditos da foto: Paulo Guedes é o principal conselheiro econômico do candidato à presidência Jair Bolsonaro, que está usando um discurso anticorrupção (DANIEL RAMALHO/AGENCE FRANÇA-PRESSE/GETTY IMAGES)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

ARÁBIA SAUDITA.
Surgem os detalhes da ação coordenada de equipe no desaparecimento do dissidente Jamal Khashoggi na embaixada da Arábia Saudita na Turquia onde estava exilado. Os detalhes do suposto esquadrão de batida foram vazdos para a mídia turca. Os perfis de mídia social de alguns dos supostos suspeitos os ligam a seções de elite do aparato de segurança saudita. ( THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/oct/10/alleged-saudi-hit-squad-linked-to-jamal-khashoggi-disappearance

ARGENTINA. Não passou. Fracassou o “se colar, colou” do governo Macri com respeito às tarifas de gás. Embora Macri e Iguacel defendessem a nova taxa de gás até o último momento, o governo teve que ceder à rejeição generalizada, a resistência de toda a oposição e as internas desencadeadas em Cambiemos. As empresas ainda se beneficiam: a "compensação" pela desvalorização será colocada pelo Estado. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/148026-no-paso

ARGENTINA e PAÍSES EMERGENTES. O FMI teme uma debandada de capitais. A agência alertou sobre a saída de moedas de países emergentes e seu impacto na Argentina. O Fundo Monetário apresentou um documento sobre estabilidade financeira no qual avisa que os riscos para uma saída maciça de capital de países emergentes aumentam. Em relação à Argentina, ele argumenta que essa situação pode causar um choque. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/148013-el-fmi-teme-una-estampida-de-capitales

EUA. Manipulação de redes sociais, compra de informações, perfis falsos etc. As propostas do Grupo Psy para Trump Candidato. O "New York Times" revelou três orçamentos pelas quais a empresa israelense ofereceu seus serviços à equipe de campanha de Donald Trump em 2016. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/pixels/article/2018/10/09/des-documents-revelent-les-methodes-de-psy-group-entreprise-israelienne-specialisee-dans-la-manipulation-des-reseaux-sociaux_5366946_4408996.html

ITÁLIA. Um governo contra todos. A Itália mantém seu plano econômico apesar da pressão da Europa e dos mercados. Nada diminui o vice-primeiros-ministros italiano, Luigi di Maio (Movimento 5 Estrelas, M5E) e Matteo Salvini (League) na sua vontade de manter planos econômicos que têm acendido todos os alarmes desde que o governo deu luz verde há duas semanas , para aumentar a previsão do déficit de 2019 para 2,4%. (LA VANGUARDIA, Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20181011/452294718680/italia-presupuestos-deficit-salvini-di-maio.html

ECONOMIA MUNDIAL. Os mercados globais desabam, liderados pela Tech Stocks. Uma venda acentuada de ações norte-americanas transbordou para os mercados globais, com as ações de tecnologia caindo mais fortes, com os investidores se orientando pela desaceleração do crescimento global, aumento dos rendimentos dos títulos e no aumento das tensões comerciais. (THE WALL STREET JOURNAL, EUA)

https://www.wsj.com/livecoverage/markets?mod=article_inline

ISRAEL. Uma estudante norte-americana cuja entrada foi recusada em Israel tornou-se um símbolo da direitização do Estado hebreu. A norte-americana de 22 anos, que ficou presa no aeroporto de Ben-Gurion na semana passada, apesar de seu visto, é culpada por seu ativismo pró-palestino. Nos Estados Unidos como em Israel, as vozes estão subindo contra uma forma de "polícia do pensamento". (LIBÉRATION, França)

https://www.liberation.fr/planete/2018/10/11/une-etudiante-americaine-refusee-d-entree-en-israel-devenue-symbole-de-la-droitisation-de-l-etat-heb_1684459

IÊMEN E EUA. Autoridades norte-americanas podem ser processadas por crimes de guerra no Iêmen. Sob a lei internacional, Washington - durante as administrações Obama e Trump - tem sido uma co-beligerante com a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. (THE NATION, EUA)

https://www.thenation.com/article/american-officials-could-be-prosecuted-for-war-crimes-in-yemen/

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

Bolsonaro, Paulo Guedes e a economia

THE WALL STREET JOURNAL, EUA

O principal conselheiro econômico de Bolsonaro é investigado por fraude em investimentos. Economista Paulo Guedes é considerado um ministro das finanças em potencial se Bolsonaro ganhar as eleições do Brasil. Procuradores brasileiros disseram que o estão investigando por uma suposta fraude de investimento que, segundo eles, causou prejuízos para os fundos de pensão controlados pelo Estado, ao mesmo tempo em que gerou ganhos pessoais desmedidos.

https://www.wsj.com/articles/top-adviser-to-bolsonaro-investigated-for-alleged-investment-fraud-1539188155

LES ECHOS, França

O conselheiro econômico de Bolsonaro acusado de corrupção. Paulo Guedes já foi apresentado pelo candidato da extrema direita como seu potencial ministro da Economia, caso ele seja eleito. Ele é um ultraliberal formado na escola de Chicago.

https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0302392498554-bresil-le-conseiller-economique-de-bolsonaro-accuse-de-corruption-2212768.php

EL DIÁRIO, Espanha

A Procuradoria brasileira investiga o assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, por fraude. Liberal ortodoxo, Guedes tem a confiança do mercado e, segundo Bolsonaro, assumirá o Ministério da Fazenda se vencer. O principal conselheiro econômico do candidato de direita é suspeito de "gestão fraudulenta ou imprudente" de fundos de investimento

https://www.eldiario.es/politica/Fiscalia-investiga-consejero-economico-Bolsonaro_0_823468686.html

RFI, França

Nacionalismo ambíguo de Bolsonaro entrará em conflito com visão de Guedes, dizem economistas. Os dois candidatos ao segundo turno da eleição presidencial no Brasil, Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhados (PT), têm propostas bastante diferentes para a economia. A RFI conversou com economistas que avaliaram os programas dos dois políticos. Eles apontam incoerências e o debate insuficiente a respeito de questões fundamentais para o futuro do país.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181010-visao-nacionalista-e-protecionista-de-bolsonaro-entrara-em-conflito-com-posicoes-lib

EL TELÉGRAFO, Equador

A procuradoria brasileira investiga o assessor econômico de Bolsonaro por fraude. Federal Ministério Público abriu uma investigação contra Paulo Guedes, assessor econômico do candidato presidencial de extrema direita Jair Bolsonaro, por suspeita de fundos de pensão de fraude de empresas estatais. O Ministério Público Federal vê indícios relevantes que entre fevereiro de 2009 e junho de 2013 vários gestores de fundos de pensão "pode %u20B%u20Bter consorciado" com Guedes para "cometer crimes de gestão fraudulenta ou temerária", diz ele em seu carro.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/fiscalia-brasil-bolsonaro-fraude

EL MERCÚRIO, Chile

O principal assessor econômico de Jair Bolsonaro no Brasil é investigado por fraude. O economista Paulo Guedes administrou irregularmente cerca de US $ 266 milhões injetados por fundos de pensão públicos em seus veículos de investimento a partir de 2009.

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/10/10/923505/Investigan-por-fraude-a-principal-asesor-economico-de-Jair-Bolsonaro-en-Brasil.html

LA JORNADA, México

Mercados reprovam as declarações de Bolsonaro no Brasil. O ultra-direitista Jair Bolsonaro sofreu turbulências na quarta-feira em seu caminho às eleições presidenciais no Brasil, com os mercados repreendendo-o por suas mudanças de opinião e recentes atos de violência que polarizaram ainda mais o país.  Apenas dois dias depois de comemorar com grandes ganhos seu grande resultado no primeiro turno (em que obteve 46 por cento dos votos, contra 29 por cento do esquerdista Fernando Haddad), o idílio dos investidores com o ex-capitão do exército Ele sofreu sua primeira crise 18 dias após o segundo turno, em 28 de outubro.

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/10/10/mercados-reprochan-declaraciones-de-bolsonaro-en-brasil-1821.html

EL PAÍS, Uruguai

Primeiro desencanto dos mercados com Jair Bolsonaro. O favorito ultradireitista relaxou sua proposta de privatização e fez cair o mercado de ações 18 dias antes da votação de segundo turno

https://www.elpais.com.uy/mundo/primer-desencanto-mercados-jair-bolsonaro.html

Bolsonaro e a violência

LE MONDE, França

No Brasil, o esperado triunfo de Bolsonaro desencadeia violência homofóbica. As associações LGBT denunciam um surto de ataques desde o sucesso no primeiro turno da eleição presidencial do candidato de extrema-direita.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/10/11/au-bresil-le-triomphe-attendu-de-bolsonaro-dechaine-les-violences-homophobes_5367697_3222.html

EL PAÍS, Espanha

Agressões de partidário de Bolsonaro desencadeiam os alertas. O mestre da capoeira Moa do Katendê, de 63 anos, foi morto por 12 facadas na madrugada de segunda-feira em um bar em Salvador. O assassino que votou e defendeu o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro discutiu com o dono do bar, que votou no PT, foi até sua casa e voltou com uma faca com que matou o capoeirista. O autor do crime, disse à polícia que sua motivação foi política.

https://elpais.com/internacional/2018/10/11/america/1539210305_126861.html

LA VANGUARDIA, Espanha

"Se eu vejo dois homens se beijando, eu vou bater" e outras frases polêmicas de Bolsonaro. A hemeroteca do jornal revela o candidato de extrema direita à presidência do Brasil com declarações homofóbicas, racistas e sexistas.

https://www.lavanguardia.com/internacional/20181011/452279665331/frases-polemicas-jair-bolsonaro-elecciones-brasil-candidato-ultraderecha.html

EL MUNDO, Espanha

Seguidores de Bolsonaro iniciam uma onda de violência contra gays e eleitores de seu oponente.

http://www.elmundo.es/internacional/2018/10/11/5bbe4452ca4741b3618b463b.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Polícia brasileira investiga ataque contra jovem que usava camisola "Ele não". Uma jovem, de Porto Alegre, Brasil, usava uma camisola "Ele não", slogan dos protestos contra Bolsonaro, quando foi atacada por três homens.

https://www.dn.pt/mundo/interior/policia-brasileira-investiga-ataque-contra-jovem-que-usava-camisola-ele-nao-9982734.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

O jogo em que Bolsonaro espanca mulheres, gays e negros. "Derrote os males do comunismo neste 'game' politicamente incorreto e seja o herói que vai livrar a nação da miséria", convida o Bolsomito 2K18.

https://www.dn.pt/mundo/interior/o-jogo-em-que-bolsonaro-espanca-mulheres-gays-e-negros-9978985.html

Outras notícias do Brasil

THE GUARDIAN, Inglaterra

Roger Waters dividiu a multidão com comentários antibolsonaro no concerto do Brasil. O ex-baixista do Pink Floyd advertiu: "Neofascismo está em ascensão". E completou: "Eu me lembro dos velhos tempos ruins na América do Sul - com as juntas das ditaduras militares - e era feio".  O fundador do Pink Floyd, Roger Waters, mergulhou de cabeça no azedume da eleição presidencial do Brasil na noite de terça-feira, condenando Jair Bolsonaro como neofascista nos moldes de Donald Trump, Nigel Farage e o húngaro Viktor Orbán.

https://www.theguardian.com/music/2018/oct/10/roger-waters-jair-bolsonaro-brazil-concert

PÁGINA 12, Argentina

Roger Waters cantou "Ele Não" durante um show em San Pablo. Os presentes evidenciaram a polarização que existe no país quando foram divididos entre os que vaiaram e os que aplaudiram as críticas do candidato de extrema direita do ex-integrante da banda britânica Pink Floyd.

https://www.pagina12.com.ar/147852-otro-ladrillo-en-la-pared

PÁGINA 12, Argentina

"Vou à enfermaria para debater com ele", disse o candidato brasileiro ao PT. Haddad desafiou o escorregadio Bolsonaro. Durante uma coletiva de imprensa com correspondentes estrangeiros, Haddad prometeu nomear um ministro da Economia que encorajaria a expansão da demanda popular e prometeu buscar uma solução pacífica, sem interferência de Washington, na Venezuela.

https://www.pagina12.com.ar/147872-haddad-desafio-al-escurridizo-bolsonaro

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Bolsonaro e Haddad, primeiros reveses. Os dois candidatos presidenciais tiveram um complicado dia de campanha na quarta-feira no Brasil.

https://www.tdg.ch/monde/bolsonaro-haddad-premieres-deconvenues/story/10504441

LA VANGUARDIA, Espanha

Por que metade do Brasil se rendeu à extrema direita? O apoio dos mercados financeiros foi a peça que faltava para o candidato ultradireitista da presidência

https://www.lavanguardia.com/internacional/20181010/452286746319/brasil-elecciones-claves-por-que-ultraderecha-jair-bolsonaro.html

RFI, França

Bolsonaro representa a "tirania da maioria", diz artigo do Le Figaro. A imprensa francesa continua de olho nas eleições para presidente no Brasil. Dois grandes jornais do país, Le Figaro e Le Monde, publicam nesta quarta-feira (10) artigos de opinião sobre a campanha eleitoral do candidato da extrema direita Jair Bolsonaro.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181010-bolsonaro-representa-tirania-da-maioria-diz-artigo-do-le-figaro

EURONEWS, Portugal

Segundo turno das eleições presidenciais, veja quem apoia quem.

https://pt.euronews.com/2018/10/11/partidos-comecam-a-posicionar-se-nas-presidenciais-veja-quem-apoia-quem

SPUTNIK NEWS, Rússia

Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo: mas cadeia resolve? De acordo com dados do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), o déficit de vagas do sistema prisional brasileiro é de mais de 358 mil unidades, e o número de encarcerados continua a crescer, ao contrário do avanço da sensação de insegurança nas cidades brasileiras.

https://br.sputniknews.com/sociedade/2018101012413911-populacao-penitenciaria-brasil/

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Três generais e um astronauta no governo de Bolsonaro. Agricultura e Meio Ambiente juntos numa pasta liderada por um ruralista, fã de Trump nos Negócios Estrangeiros e outros ministeriáveis revelados. Programa vem sendo redigido na subcave de um hotel por grupo de oficiais

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/11-out-2018/interior/tres-generais-e-um-astronauta-no-governo-de-bolsonaro-9980928.html?target=conteudo_fechado

PÚBLICO, Portugal

Espectro de Bolsonaro deixa PSDB em guerra civil. O partido que dominou o centro-direita no Brasil nas últimas décadas está em cacos depois do terremoto eleitoral de domingo. Eleições em São Paulo vão definir o seu futuro.

https://www.publico.pt/2018/10/10/mundo/noticia/espectro-de-bolsonaro-deixa-psdb-em-guerra-civil-1847067

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Eduardo Jozami – Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“O alarme soou no Brasil”

https://www.pagina12.com.ar/147991-la-alarma-sono-en-brasil

Francisco Assis – Política, Brasil (Público, Portugal)

“Um canalha à porta do Palácio do Planalto”

https://www.publico.pt/2018/10/11/mundo/opiniao/um-canalha-a-porta-do-planalto-1847097

Ishan Tharoor – Pelo Mundo, EUA e China (The Washington Post, EUA)

“Sob Trump, EUA entre em uma nova ‘guerra fria’ com a China”

https://www.washingtonpost.com/world/2018/10/11/under-trump-us-enters-new-cold-war-with-china/?utm_term=.4da3350d8d08

Conteúdo Relacionado