CM8 Internacional

CM8 Internacional - 12/06/2018

O assunto do dia é o acordo Trump-Kim e se discute o alcance real do mesmo e seu significado; Na Argentina, o dólar continua disparando, com o acordo do FMI e 'com tudo', na Espanha o PSOE cresce e o Ciudadanos desaba enquanto o país abriga os refugiados do Aquarius. No Brasil são assunto da imprensa internacional, os agrotóxicos, a violência das milícias e o seu custo para o país, o prestígio de Lula e o polvo corrompedor da brasileira Odebrecht alcança três ex-presidentes peruanos

12/06/2018 09:29

Sputnik/Thales Schmidt

Créditos da foto: Sputnik/Thales Schmidt

 

NOTÍCIAS DO MUNDO

The New York Times, EUA


Paraísos fiscais escondem impacto dos cortes nos impostos das empresas, dizem três economistas em estudo recém publicado.

https://www.nytimes.com/2018/06/10/business/corporate-tax-cut.html

El País, Espanha

Trump: o arrecadador de rendas negocia ogivas nucleares. Trump assume uma negociação como em um jogo de poker; acredita que denegrir o adversário faz parte do jogo e costuma fazer reféns

https://elpais.com/internacional/2018/06/11/estados_unidos/1528744373_188919.html

The Guardian, Inglaterra

O que Trump e Kim assinaram? A leitura do que está nas entrelinhas. Documento aclamado pelo presidente dos EUA como "muito abrangente" não vai muito além do acordo de desnuclearização já existente.

https://www.theguardian.com/world/ng-interactive/2018/jun/12/trump-and-kim-document-analysis-singapore-agreement-denuclearisation

Página 12, Argentina

Verde que te amo verde recitam na “City”. O dólar subiu para o recorde de 26,45 pesos. A taxa de câmbio mantém a intensidade apesar do acordo com o FMI. As reservas continuam a cair em um mercado de câmbio no qual grandes, médios e pequenos investidores dolarizam seus ativos. Nem o Banco Central nem a Nação participaram da praça, permitindo que a taxa de câmbio flutuasse, como o Fundo exigia.

https://www.pagina12.com.ar/120972-verde-que-te-quiero-verde-recitan-en-la-city

Diário de Notícias, Portugal

Efeito Sánchez: PSOE à frente, Ciudadanos vai a pique. a primeira sondagem realizada desde a chegada do socialista Pedro Sánchez ao poder revela um panorama político completamente diferente. De terceiro partido mais votado, o PSOE passa para o primeiro lugar no estudo GAD3 publicado pelo diário ABC, com 28,8% das intenções de voto. O PP perde um lugar mas mantém-se nos 25,6%. Já o Ciudadanos de Albert Rivera cai para terceiro, com 21,1% - menos 4,5 pontos percentuais do que na sondagem de fevereiro do ABC. O Unidos Podemos fica-se pelo quarto lugar, com 13,1% de intenções de voto.

https://www.dn.pt/mundo/interior/psoe-a-frente-apos-chegada-de-sanchez-ao-poder-ciudadanos-em-queda-9430674.html

L’Humanité, França

Palestina. A multiplicação de ataques israelenses na Cisjordânia. O campo de refugiados de Al-Amari, em Ramallah, foi alvo de uma operação militar israelense que feriu cerca de 30 pessoas.

https://www.humanite.fr/palestine-multiplication-des-raids-israeliens-en-cisjordanie-656648

La Vanguardia, Espanha

Europa aplaude a “solidariedade” de Pedro Sanchez com o navio Aquarius. O governo espanhol ofereceu Valência como “porto seguro” para que atracasse o navio Aquarius com 629 imigrantes.

http://www.lavanguardia.com/politica/20180611/4534308357/europa-aplaude-solidaridad-espana-aquarius-inmigracion.html

The Economist, Inglaterra

As negociações entre os EUA e a Coréia do Norte podem ter sido bem sucedidas – a um preço terrível. Venderia Donald Trump os aliados dos EUA rio abaixo?

https://www.economist.com/asia/2018/06/07/talks-between-america-and-north-korea-might-succeed-at-a-terrible-price

Esquerda.net, Portugal

Cordão humano liga cidades bascas pelo direito de decidir. Cerca de 175 mil pessoas participaram este domingo no cordão humano que ligou San Sebastian a Vitória, passando por Bilbao. A mobilização defende o direito do povo basco a decidir o seu futuro.

https://www.esquerda.net/artigo/cordao-humano-liga-cidades-bascas-pelo-direito-decidir/55603

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

El País, Espanha


Ministério Público do Peru abre inquérito para três presidentes no caso Odebrecht, Alejandro Toledo (2001-2006), Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018) y Alan García (2006-2011). As investigações preliminares baseiam-se na declaração da responsabilidade da empresa brasileira neste país, por supostas contribuições a suas campanhas.

https://elpais.com/internacional/2018/06/11/america/1528709622_391364.html

Le Monde, França

No Rio, a lei das milícias. Sob a cobertura de segurança, esses grupos criminosos, muitas vezes compostos por ex-policiais ou soldados, são o terror reinante nos subúrbios da grande cidade brasileira.

https://www.lemonde.fr/international/article/2018/06/12/a-rio-la-loi-des-milices_5313291_3210.html

Esquerda.net, Portugal

Preso há dois meses, Lula continua imbatível nas sondagens. Segundo o Instituto Data Folha, ex-presidente tem 30% dos votos no 1º turno, e no segundo derrota facilmente qualquer oponente. Apesar disso, continua afastado da disputa eleitoral pela Justiça. Incerteza mantém-se a quatro meses das eleições.

https://www.esquerda.net/artigo/brasil-preso-ha-dois-meses-lula-continua-imbativel-nas-sondagens/55611

The New York Times, EUA

Os gastos brasileiros com segurança pública dispararam. E a violência também. Um estudo pioneiro calculou o custo da epidemia de violência do país e revelou que a manutenção dessa situação é insustentável também financeiramente.

https://www.nytimes.com/2018/06/11/world/americas/brazil-violence-public-spending.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Famericas&action=click&contentCollection=americas&region=stream&module=stream_unit&version=latest&contentPlacement=3&pgtype=sectionfront

The Washington Post, EUA

O whatsapp está elevando a função dos sindicatos no Brasil. Pode, em seguida, transformar também a política

https://www.washingtonpost.com/world/the_americas/whatsapp-is-upending-the-role-of-unions-in-brazil-next-it-may-transform-politics/2018/06/09/777e537e-68cc-11e8-a335-c4503d041eaf_story.html?utm_term=.0ccd56a5d60d

Sputnik News, Rússia


Campeão mundial de agrotóxicos, Brasil prejudica pequeno produtor e população. O Brasil é hoje o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Muitos destes produtos estão banidos em seus países de origem por seus riscos à saúde e encontram nas leis brasileiras uma guarida e um mercado próspero. A Sputnik Brasil traz entrevistas e relatos dos impactos dos agroquímicos na população e no meio ambiente.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018061111445855-brasil-campeao-mundial-uso-agrotoxico-isencao-fiscal-agricultura-familiar-impacto-saude/

ARTIGOS/ENTREVISTAS

Yannis Varoufakis – Economia Política (The Guardian, Inglaterra)

“Se Trump quiser detonar a ordem mundial, quem o deterá?”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jun/11/trump-world-order-who-will-stop-him

Richard Wolffe – Pelo Mundo (The Guardian, Inglaterra)

“A reunião de Cingapura é um exercício global de limitação de danos de Donald Trump”

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jun/12/the-singapore-summit-is-a-global-exercise-in-damage-limitation-of-donald-trump

Adam Entous – Pelo Mundo  (The New Yorker, EUA)

“A nova ordem mundial de Donald Trump”

https://www.newyorker.com/magazine/2018/06/18/donald-trumps-new-world-order

Paul Krugman – Pelo Mundo

“Um traíra e seus proporcionadores”

https://www.nytimes.com/2018/06/11/opinion/trump-quisling-enablers.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region

Conteúdo Relacionado