CM8 Internacional

CM8 Internacional - 12/07/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

12/07/2018 08:41

 

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

EUA e China. Investidores globais estão agitados à medida que a guerra comercial total se aproxima. Pequim promete contramedidas se a administração Trump continuar com a ameaça de tarifas. Investidores foram abalados após uma ameaça do governo Trump de impor taxas de 10% sobre os US $ 200 bilhões de importações, que provocaram protestos de Pequim, e levaram a guerra comercial a um passo mais próximo. Os mercados de ações encabeçaram em baixa nos EUA, Ásia e Europa na quarta-feira, enquanto os Estados Unidos advertiam que continuariam com novas tarifas e a China prometeu "revidar como de costume" com "medidas firmes e fortes" se fossem promulgadas.

(The Guardian, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/business/2018/jul/11/global-investors-rattled-as-all-out-trade-war-moves-step-closer

Argentina. Um levantamento sobre a situação do emprego no primeiro semestre do ano aponta mais de 4300 demitidos mensalmente. Os dados mostram um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a pesquisa elaborada pelo CEPA, os mais afetados foram os funcionários do estado, seguidos pelos do setor industrial.

(Página 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/127859-mas-de-4300-despedidos-mensuales

Colômbia. A tragédia dos assassinatos de líderes sociais na Colômbia. 159 líderes sociais foram mortos desde a assinatura do acordo de paz. Isso significa que a cada três dias um líder social no país é assassinado. Existem cerca de 500 vítimas, entre as quais estão, além de homicídios, ameaças, sequestros e ataques, o que se traduz em pouco mais de uma vítima por dia.

(El País, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/07/11/colombia/1531262639_522338.html

Alemanha e EUA. Trump acusa a Alemanha de estar "cativa" da Rússia e Merkel diz que "faz muito pela NATO". Presidente dos EUA criticou a Alemanha por estar a apoiar a construção de um gasoduto para importar gás russo em vez de contribuir para o orçamento da NATO, que tem como objetivo proteger a Europa da Rússia. Chanceler responde: a Alemanha é independente e diz que "faz muito" pela Aliança.

(Diário de Notícias, Portugal)

https://www.publico.pt/2018/07/11/mundo/noticia/donald-trump-acusa-a-alemanha-de-estar-cativa-da-russia-1837600

Espanha. O tribunal alemão decide extraditar Puigdemont apenas por peculato e descarta a rebelião. Os juízes de Schleswig-Holstein mantêm o ex-presidente livre e descartam que ele possa sofrer perseguição política na Espanha

(El Diário, Espanha)

https://www.eldiario.es/catalunya/politica/tribunal-extraditar-Puigdemont-malversacion-descarta_0_790921171.html

Alemanha. Membro neonazista do National Socialist Underground (NSU), Beate Zschäpe, culpada de assassinato, é condenada à prisão perpétua. A sobrevivente do grupo terrorista neonazista do NSU, Beate Zschäpe, foi considerada culpada de 10 acusações de homicídio. O julgamento foi um dos maiores da história alemã do pós-guerra.

(DW, Alemanha)

https://www.dw.com/en/neo-nazi-nsu-member-beate-zsch%C3%A4pe-found-guilty-of-murder-sentenced-to-life-in-prison/a-44626859

Irlanda. Irlanda boicota importações de colônias israelitas. A Irlanda tornou-se no primeiro país da União Europeia a proibir a importação de matérias primas, serviços e bens israelitas produzidos em territórios palestinianos ilegalmente ocupados pelo Estado de Israel.

(Esquerda.net, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/irlanda-boicota-importacoes-de-colonatos-israelitas/56125

EUA e Europa. "Esfregando sal nas feridas": Trump não aceitará sim como resposta na reunião de cúpula da NATO. Depois de um ano de discursos do presidente Trump, os líderes ocidentais concordaram com as prioridades há muito procuradas por seu governo em gastos com defesa e contraterrorismo - e estavam preparados para deixá-lo levar todo o crédito.Mas Trump tinha outros planos. Com as portas fechadas, Trump foi cordial e até mesmo magnânimo às vezes com seus colegas europeus, de acordo com oficiais que interagiam com ele.  Publicamente, no entanto, Trump se irritou e brigou, interrompeu e impediu - deixando claro para o mundo que ele é impaciente e irritado com uma aliança que ele diz que se aproveita dos Estados Unidos.

(The Washington Post, EUA)

https://www.washingtonpost.com/politics/rubbing-salt-in-the-wounds-trump-wont-take-yes-for-an-answer-at-nato/2018/07/11/8984eba8-851b-11e8-9e80-403a221946a7_story.html?utm_term=.47f1601ab354

Canadá. Com raiva pelos insultos e a questão das  tarifas e insultos, os canadenses prometem boicotar produtos e viagens aos EUA.Com o crescimento das tensões políticas entre as duas nações, muitos dos nossos leitores no Canadá disseram que estavam zangados, perplexos e cada vez mais patrióticos.

(The New York Times, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/07/11/reader-center/canadians-boycott-us.html?action=click&pgtype=Homepage&module=timesinsider&region=c-column-bottom-span-region

Nicarágua. Na Nicarágua, a espiral sangrenta. Um grupo de mulheres brande uma bandeira da Nicarágua e saúda a passagem de uma delegação de religiosos, incluindo o embaixador do Vaticano. O presidente socialista Daniel Ortega reforça a repressão aos manifestantes exigindo sua saída e novas eleições. Em três meses, o balanço é de 250 mortes.

(Libération, França)

http://www.liberation.fr/planete/2018/07/12/au-nicaragua-la-spirale-sanglante_1665836

EUA. Trump pergunta: “Para que serve a NATO? E coloca os compromissos da aliança anti-Rússia em dúvida.

(The Intercept, EUA)

https://theintercept.com/2018/07/11/trump-stuns-nato-leaders-claiming-germany-totally-controlled-russia/

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

A Justiça brasileira negou nesta quarta-feira, 11 de julho, uma autorização para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceda entrevistas como candidato presidencial à mídia na cela onde cumpre sua sentença. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, rejeitou a decisão, lembrando como notórios traficantes de drogas deram entrevistas na prisão e insistiram que tudo faz parte de um plano orquestrado para que Lula (2003-2010) não retorne ao poder. "A justiça brasileira permite entrevistas com o vice-presidente Fernandinho Beira-Mar e Marcinho, mas não permite com Lula, o maior líder popular do nosso país, se isso não é perseguição, o que é?".

(El Telégrafo, Equador)

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/justicia-curitiba-entrevistas-lula

 “Mal menor?”: como as milícias do Brasil exercem o terror para tomar o poder das gangues. Grupos paramilitares envolvidos no assassinato da vereadora Marielle Franco assumiram o controle de áreas ao impor "violência, morte e execução sumária". Conhecidos como “milícias”, os grupos paramilitares - que frequentemente incluem antigos e servindo policiais e bombeiros - tomaram o controle de áreas dos subúrbios do oeste do Rio desde que surgiram no início dos anos 2000.

(The Guardian, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/jul/12/brazil-militia-paramilitary-wield-terror-seize-power-from-drug-gangs

Não para Lula 143 vezes. A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil, Laurita Vaz, rejeitou em bloco um total de 143 pedidos feitos por pessoas que exigiram a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou ontem a corte. Nesta terça-feira, Vaz também declarou "incompetência" no caso encaminhado a Lula pelo magistrado Rogério Favreto, que no último domingo, como magistrado em serviço no Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), gerou um terremoto judicial. ordenando o lançamento "imediato" do ex-mandatário.

(Página 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/127844-no-a-lula-143-veces

Juíza brasileira nega 143 pedidos de liberdade de Lula da Silva. Os pedidos foram indeferidos porque “O Poder Judiciário não pode ser utilizado como balcão de reivindicações ou manifestações”

(Diário de Notícias, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/juiza-brasileira-nega-143-pedidos-de-liberdade-de-lula-da-silva-9580195.html

Brasil foi condenado internacionalmente pelo assassinato de Vladimir Herzog. O Estado brasileiro foi condenado pelo Tribunal Interamericano de Direitos Humanos pela falta de investigação, julgamento e punição dos responsáveis pela tortura e assassinato do jornalista Vladimir Herzog, ocorrido em 1975, durante a ditadura civil-militar.

(Esquerda.net, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/brasil-foi-condenado-internacionalmente-pelo-assassinato-de-vladimir-herzog/56121

Em meio a eleições perturbadas, será que Brasil pode evidenciar mais um golpe militar? Muitos indicam: as eleições brasileiras deste outubro podem ser as mais imprevisíveis da história. Com Lula encarcerado e o perigo de "radicalismo" pendente, o panorama político parece não ter nenhum candidato vigente. A Sputnik Brasil discutiu com uma especialista sobre que riscos tal situação poderia acarretar.

(Sputnik New, Rússia)

https://br.sputniknews.com/brasil/2018071111692117-golpe-militar-bolsonaro-brasil-eleicoes-presidenciais/

Por que Brasil toma caminho de um aprimoramento cada vez maior das Forças Armadas? O Brasil, tal como toda a região da América Latina, sempre se considerou como o continente mais pacífico do mundo, com um número mínimo de conflitos militares e guerras. A Sputnik Brasil falou com uma especialista para saber ao que se deve a crescente propensão dos Estados latino-americanos para aumentar seu poderio bélico.

(Sputnik News, Brasil)

https://br.sputniknews.com/defesa/2018071111694684-brasil-forcas-armadas-exercito-eua-submarino-atomico/

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Emir Sader, Política, América Latina (Página 12, Argentina)

“Brasil desempata”

https://www.pagina12.com.ar/127845-brasil-desempata

Irene Sávio - Pelo Mundo, Itália (El Diário, Espanha)

“São xenófobos, os italianos de hoje?”

https://www.esglobal.org/son-xenofobos-los-italianos-de-hoy/

Cecile Marin – Pelo Mundo, Europa (Le Monde Diplomatique, França)

“A OTAN às portas da Rússia”

https://www.monde-diplomatique.fr/cartes/otan-russie

Alexandria Ocasio-Cortez – Pelo Mundo, EUA (Jacobin, EUA)

“Em suas próprias palavras”. Entrevista com a socialista indicada para concorrer pelo Partido Democrata em New York.

https://www.jacobinmag.com/2018/07/alexandria-ocasio-cortez-interview-democratic-primary

Mark Weisbrot – Pelo Mundo, Venezuela e EUA (Democracy Now, EUA)

“A ameaça de Trump de invadir a Venezuela é parte de uma mudança no regime estratégico dos EUA.”. Entrevista

https://www.democracynow.org/2018/7/11/mark_weisbrot_trumps_threats_to_invade




Conteúdo Relacionado