CM8 Internacional

CM8 Internacional - 12/08/2018

'Lula acrescenta apoio dentro e fora do Brasil. O MST anunciou uma caravana e os principais sindicatos dos Estados Unidos enviam uma delegação. Depois de um debate que excluiu os representantes do PT, Lula recebeu o apoio do movimento camponês e das corporações americanas.Por sua vez, vários líderes dos sindicatos mais poderosos dos Estados Unidos viajarão na próxima segunda-feira a São Paulo para oferecer apoio a Lula.' (Página 12, Argentina)

12/08/2018 10:11

AFP

Créditos da foto: AFP

 
1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

PÁGINA 12, Argentina

Lula acrescenta apoio dentro e fora do Brasil. O MST anunciou uma caravana e os principais sindicatos dos Estados Unidos enviam uma delegação. Depois de um debate que excluiu os representantes do PT, Lula recebeu o apoio do movimento camponês e das corporações americanas. Por sua vez, vários líderes dos sindicatos mais poderosos dos Estados Unidos viajarão na próxima segunda-feira a São Paulo para oferecer apoio a Lula. Entre os sindicalistas que viajarão ao Brasil, onde permanecerão por cinco dias, estão o vice-presidente executivo da Federação Americana do Trabalho e Congresso das Organizações Industriais (AFL-CIO), Tefere Gebre; e sua contraparte da United Food and Commercial Workers (UFCW) e do presidente nacional do Setor de Varejo, Atacado e Loja de Departamento (RWDSU), Stuart Appelbaum.

https://www.pagina12.com.ar/134431-lula-suma-apoyos-adentro-y-afuera-de-brasil

EL PAÍS, Espanha

Massacre anunciado no Anapu de Dorothy Stang. A tensão no Pará, o lugar mais letal do mundo para os defensores da terra e do meio ambiente, tornou-se ainda mais explosiva do que na época em que a missionária foi morta. Por Eliana Brum.

https://elpais.com/internacional/2018/08/11/america/1533949556_131354.html

LE MONDE, França

No Brasil, o vídeo de uma mulher espancada pelo marido choca o país. Em imagens transmitidas pela televisão brasileira em 5 de agosto, Tatiane Spitzner é atingida pelo marido. A mulher de 29 anos é encontrada morta alguns minutos depois.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/08/10/au-bresil-la-video-d-une-femme-battue-par-son-mari-choque-le-pays_5341371_3222.html

RFI, França

Para analistas, primeiro debate dos presidenciáveis trouxe pouca novidade, mas é essencial para eleições. Aconteceu na noite desta quinta-feira (9), em São Paulo, o primeiro debate entre os candidatos à presidência do Brasil. A Band, emissora responsável pelo evento, convidou os nove candidatos cujos partidos têm pelo menos cinco parlamentares (deputados ou senadores), como determina a nova lei eleitoral, mas apenas oito deles estiveram presentes. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, não participou por estar preso desde abril em um processo contestado.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180810-para-analistas-debate-da-band-trouxe-pouca-novidade-mas-e-momento-essencial-para-ele

PÁGINA 12, Argentina

Milhares marcham pela liberdade de Lula no Brasil. Mais de cinco mil trabalhadores saíram de diferentes partes do país na noite de sexta-feira e chegarão a Brasília amanhã. A liberdade de Lula e a luta pela democracia são as principais bandeiras de mobilização no segundo dia da mobilização massiva organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terras.

https://www.pagina12.com.ar/134661-miles-marchan-por-la-libertad-de-lula-en-brasil

THE ECONOMIST, Inglaterra

O enredo engrossa. Grande suspense nas eleições gerais do Brasil. A votação é vital. O resultado é mais difícil de prever do que o habitual. Cuidado com Jair Bolsonaro.

https://www.economist.com/the-americas/2018/08/11/high-suspense-in-brazils-general-election

PÚBLICO, Portugal

Haddad, o intelectual que vem para substituir o sindicalista Lula. Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, foi o escolhido para substituir o antigo Presidente brasileiro, caso este não se possa candidatar. E também para refundar o PT, em profunda crise com os processos de corrupção que o atingiram em cheio.

https://www.publico.pt/2018/08/12/mundo/noticia/haddad-o-intelectual-que-vem-para-substituir-o-sindicalista-lula-1840487

EL TELÉGRAFO, Equador

Lula joga seu plano “B” para voltar ao poder do cárcere. Fernando Haddad coordena desde o início deste ano a equipe que prepara o programa do governo petista. Da prisão Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, lançou o Plano B para derrotar seus rivais nas eleições de 7 de outubro.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/brasil-lula-pt-elecciones-fernandohaddad

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Uruguai

Lula soma apoios dentro e fora do país à sua candidatura. Enquanto isso, vários líderes dos sindicatos mais poderosos dos Estados Unidos chegarão amanhã em São Paulo para oferecer apoio a Lula.

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/lula-suma-apoyos-dentro-y-fuera-del-pais-a-su-candidatura/

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

REINO UNIDO. Mais de 100 parlamentares que apoiaram o Brexit agora querem permanecer na União Europeia. Novas importantes análises mostram que a maioria dos constituintes agora querem “Permanecer”. (THE OBSERVER, INGLATERRA)

https://www.theguardian.com/politics/2018/aug/11/more-than-100-pro-leave-constituencies-switch-to-remain

TURQUIA. Erdogan adverte Trump em editorial no The New York Times: "Vamos procurar novos aliados" Editorial do presidente turco no jornal americano: "Temos alternativas, ações unilaterais colocam a segurança dos americanos em risco". (LA REPPUBLICA, Itália)

http://www.repubblica.it/esteri/2018/08/11/news/turchia-usa_erdogan_avverte_trump_sul_nyt_cercheremo_nuovi_alleati_-203868843/

ARGENTINA. Negócios para os amigos: O governo Macri pagou milhões em comissões para bancos internacionais. Os bancos internacionais embolsaram cerca de 610 milhões de dólares com a emissão e distribuição de títulos. O HSBC e o Deutsche Bank lideraram o negócio facilitado por Luis Caputo em Finanças. Agora o risco de inadimplência irrompe abruptamente. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/134704-negocios-para-los-amigos

FRANÇA. Glifosato: Nicolas Hulot pede uma "guerra" contra pesticidas. Após a condenação da Monsanto pelos tribunais da Califórnia, o ministro da transição ecológica pediu ação contra o glifosato, denunciando o peso dos grupos de pressão. É "o começo de uma guerra", de acordo com Nicolas Hulot. O ministro da transição ecológica francesa saudou a condenação, sexta-feira, 10 de agosto, do grupo farmacêutico Bayer, que se tornou proprietário da Monsanto, por não ter informado da periculosidade de seu herbicida, Roundup. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/planete/article/2018/08/11/apres-une-condamnation-historique-le-glyphosate-toujours-defendu-par-son-proprietaire_5341610_3244.html

EUA. Desconexão política entre Trump e sua própria administração confunde aliados e adversários. Em nenhum lugar a inconsistência é mais evidente do que na política externa, onde as voltas e reviravoltas confundem os líderes mundiais, dos aliados da OTAN aos autocratas na China e no Oriente Médio. (LOS ANGELES TIMES, EUA)

http://www.latimes.com/nation/la-na-pol-trump-policy-disconnect-20180811-story.html

EUA. Um político, um acordo financeiro e uma intrincada teia de conflitos. As alegações de “insider trading” contra odeputado Christopher Collins reviveram as demandas por regras mais rígidas sobre investimentos financeiros e assentos em conselhos corporativos mantidos por membros do Congresso. Além do Sr. Collins, um terço dos membros do Comitê de Energia e Comércio da Câmara também comprou e vendeu ações de biotecnologia ou relacionadas, segundo uma análise do New York Times. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/08/11/science/congress-collins-insider-trading.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

EUA. Trump condena "todos os tipos de racismo" depois de uma semana de comentários racistas. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/politics/trump-condemns-all-types-of-racism-after-a-week-of-racially-tinged-remarks/2018/08/11/867211a6-9ce6-11e8-8d5e-c6c594024954_story.html?utm_term=.ecb9bdbcb6d9

GLOBALIZAÇÃO. O acaparamento das terras, entre o monopólio e a colonização. Os investidores internacionais estão se apropriando das terras cultiváveis do planeta. Em países onde não há direitos de propriedade sólidos, essas compras são traduzidas pelos camponeses em expulsões puras e simples. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/mondialisation-laccaparement-des-terres-entre-monopoly-et-colonisation-659011

ALEMANHA. Alemanha reprime o Reichsbürger, de extrema direita. O governo da Alemanha disse que confiscou armas de fogo de centenas de membros da cena do Reichsbürger. As autoridades identificaram cerca de 2.000 pessoas que simpatizavam com o grupo de extrema direita. O Reichsbürger ("Cidadãos do Reich") subscreve a ideia de que as fronteiras de 1937 do Império Alemão ainda existem e que a moderna República Federal é efetivamente um estado fantoche ainda ocupado pelas potências aliadas. Os membros se recusam a reconhecer a Lei Básica Alemã, o governo, as autoridades policiais e os tribunais, enquanto alguns também são anti-semitas. (DEUTSCHE WELLE, Alemanha)

https://www.dw.com/en/germany-cracking-down-on-armed-far-right-reichsb%C3%BCrger/a-45044213

ROMÊNIA. Dezenas de milhares protestam pela segunda noite consecutiva. Os manifestantes exigiam a renúncia do governo social-democrata. O protesto de sábado foi em grande parte pacífico depois que a manifestação anterior se tornou violenta e 30 pessoas foram presas. As forças de segurança contiveram-se desta vez quando as pessoas gritavam "Abaixo o governo!" e "Justiça, não corrupção!". (DEUTSCHE WELLE, Alemanha)

https://www.dw.com/en/romania-tens-of-thousands-protest-for-second-night-running/a-45049450

ONU. Uma mulher vítima de tortura na chefia dos Direitos Humanos na ONU. A socialista Michelle Bachelet, antiga pediatra que foi a primeira mulher a assumir a presidência chilena, vai suceder em setembro ao jordaniano Zeid Ra'ad Al-Hussein. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/uma-mulher-vitima-de-tortura-na-chefia-dos-direitos-humanos-na-onu-9705362.html

ISRAEL. Árabes israelenses realizam protesto em massa contra a lei da nação judaica com a marca "racista" dos críticos. Governo diz que projeto de lei recentemente aprovado meramente consagra o caráter existente do país. (THE INDEPENDENT, Inglaterra)

https://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/israel-jewish-nation-law-protest-arab-tel-aviv-benjamin-netanyahu-a8487996.html

NICARÁGUA. O que acontece na Nicarágua? Perguntas e respostas do ponto de vista da esquerda. Os trágicos acontecimentos que se dão na Nicarágua desde 18 de abril preocupam e confundem as esquerdas. Entretanto, a inquietação compartilhada não resulta em unanimidade no momento de analisar e interpretar os fatos que a cada dia nos sobressaltam. (ESQUERDA.NET, Portugal)

https://www.esquerda.net/artigo/o-que-acontece-na-nicaragua-perguntas-e-respostas-do-ponto-de-vista-da-esquerda/56537

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Alfredo Zeit – Pelo Mundo, Argentina (Página 12, Argentina)

“A obsessão pelo ajuste fiscal”

https://www.pagina12.com.ar/134706-la-obsesion-por-el-ajuste-fiscal

Eric Nepomuceno – Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“Retratos de um país destroçado”

https://www.pagina12.com.ar/134663-retratos-de-un-pais-destrozado

Noam Chomsky, entrevista – Pelo Mundo, Israel (Esquerda.net, Portutal)

“Chomsky condena virada de Israel para a extrema-direita e a nova lei do ‘Estado-Nação Judaico’”

https://www.esquerda.net/artigo/chomsky-condena-viragem-de-israel-extrema-direita-e-nova-lei-do-estado-nacao-judaico/56492

Zach Dorfman – Poder e Contra Poder, EUA (Foreign Policy, EUA)

“Como matar um escândalo presidencial - republicanos abafaram o caso Irã-Contras e o mesmo pode acontecer com o caso Trump-Rússia”

https://foreignpolicy.com/2018/08/10/how-to-kill-a-presidential-scandal-trump-russia-watergate-iran-contra/ 



Conteúdo Relacionado