CM8 Internacional

CM8 Internacional - 13/06/2018

No Rio, as milícias aterrorizam os subúrbios. A poucos quilômetros das praias de Copacabana, nos subúrbios populares do Rio de Janeiro, o cotidiano carioca é feito de terror, extorsão e resignação. Um pesadelo relacionado à presença de milícias: ex-policiais, bombeiros, ex-militares e outras poderosos impõem suas leis nesses bairros. (Le Monde, França)

13/06/2018 11:53

Reprodução/Le Monde

Créditos da foto: Reprodução/Le Monde

 
Na Argentina, a preparação da terceira greve geral contra a política neoliberal de Macri e se discute que tipo de acordo foi, de fato, estabelecido entre Coréia e EUA. A Itália, sob o comando da extrema direita é severamente criticada no episódio do navio Aquarius e na Espanha, o povo se solidariza com a decisão do país de acolher os refugiados. Eleições no México e problemas na Nicarágua. No Brasil, uma segunda reportagem sobre a ditadura de milícias nos subúrbios do Rio em plena intervenção militar; e o rosário abençoado do Papa que a imprensa brasileira não quer tomar conhecimento. Na seção artigos: Monbiot discute a Europa sob tensão com Trump e Nepomuceno analisa a crise nicaraguense.

1- NOTÍCIAS DO MUNDO

Página 12, Argentina

A CGT tomou a decisão e convocou uma greve nacional. Após o fracasso do diálogo com o governo, foi acordada uma greve geral para o próximo dia 25 de junho. Será a terceira greve nacional contra o governo de Mauricio Macri e deverá ser contundente. Ontem, os CTAs de Hugo Yasky e Pablo Micheli anunciaram que vão se juntar à medida de força. A Corrente Federal também aderiu.

https://www.pagina12.com.ar/121210-la-cgt-se-decidio-y-convoco-a-un-paro-nacional

L’Humanité, França

Aquarius. Vinte mil léguas de vergonha. do Interior italiano de extrema direita revela a que os Estados-Membros da EU estão à deriva. Autoridades eleitas locais e cidadãos em solidariedade exigem uma mudança de rumo.

https://www.humanite.fr/aquarius-dirigeants-europeens-vingt-mille-lieues-sous-la-honte-656760

La Repubblica, Itália

Espanha, últimos preparativos para receber o navio Aquarius. E, no país é uma onda de solidariedade. Valência está desenvolvendo os últimos detalhes: "Não podemos permitir que o Mediterrâneo, que sempre foi uma ponte entre pessoas e culturas, se torne um poço comum de vergonha". Do novo Ministro Delgado uma advertência à Itália: "Pode haver responsabilidade penal internacional pela violação dos tratados de direitos humanos"

http://www.repubblica.it/esteri/2018/06/12/news/spagna_ultimi_preparativi_per_accogliere_la_nave_aquarius_e_nel_paese_e_gara_di_solidarieta_-198803743/

La Vanguardia, Espanha

Kim contradiz Trump e assegura que lhe prometeu retirar as sanções. EUA disse que as medidas seriam mantidas até que se inicie a desnuclearização.

http://www.lavanguardia.com/internacional/20180613/4580344212/kim-jong-un-donald-trump-corea-norte-sanciones.html

Euronews, Portugal

As desigualdades salariais na Europa. As desigualdades estão ampliando na Europa. Os 20% de trabalhadores que se encontram no topo da tabela salarial ganham cinco vezes mais do que os 20% com menores salários.

http://pt.euronews.com/2018/06/12/as-desigualdades-salariais-na-europa

The Washington Post, EUA

Conseguirá Trump trazer apoio político sem progresso real na política comercial e com a Coréia do Norte?

https://www.washingtonpost.com/politics/can-trump-command-political-support-without-real-progress-on-trade-and-n-korea/2018/06/12/83f95cc4-6e72-11e8-afd5-778aca903bbe_story.html?utm_term=.7ef5355647f7

The Independent, Inglaterra

Canadenses estão exigindo boicote de consumo dos EUA após o ataque de Trump contra Trudeau, paralisado pela dependência do país dos produtos norte-americanos. “ Então, se este presidente insiste em lhe dar um soco no nariz e comer o seu almoço, por que você continuaria a fingir que ele ainda é um grande vizinho e iria até o lugar dele para gastar seu tempo e dinheiro?”

https://www.independent.co.uk/news/world/americas/canada-us-consumer-boycott-trump-attack-trudeau-g7-a8396396.html

Common Dreams, EUA

"A paz é ruim para os negócios": as ações dos especuladores despencam após o progresso diplomático com a Coréia do Norte. No ano passado, os investidores estavam babando com a perspectiva de uma guerra total com a Coréia do Norte, mas a cúpula de terça-feira os preocupou.

https://www.commondreams.org/news/2018/06/12/peace-bad-business-war-profiteer-stocks-plummet-after-diplomatic-progress-north

Telesur, Venezuela

Candidatos realizam último debate antes das eleições no México.

https://www.telesurtv.net/news/candidatos-debate-presidencial-elecciones-mexico-20180612-0044.html

2- NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

El País, Espanha

Lula da Silva diz que o papa mandou um rosário para a prisão. O presente veio da mão do líder social argentino Juan Gabrois.

https://elpais.com/internacional/2018/06/12/mundo_global/1528799762_235185.html

Le Monde, França

No Rio, as milícias aterrorizam os subúrbios. A poucos quilômetros das praias de Copacabana, nos subúrbios populares do Rio de Janeiro, o cotidiano carioca é feito de terror, extorsão e resignação. Um pesadelo relacionado à presença de milícias: ex-policiais, bombeiros, ex-militares e outras poderosos impõem suas leis nesses bairros. Mais cruéis, mais organizados, ainda mais poderosos que os narcotraficantes, esses paramilitares resgatam a população para garantir sua "segurança". À frente de um verdadeiro conglomerado de crimes, eles acumulam milhões para estabelecer seu poder e corromper as autoridades.

https://www.lemonde.fr/international/portfolio/2018/06/13/a-rio-les-milices-terrorisent-les-faubourgs_5314013_3210.html

Les Echos, França

O governo faz um contra-ataque aos mercados. O Banco Central se engaja em um braço de ferro com os mercados para conter a queda do real e ressalta que as incertezas políticas e econômicas pairam sobre o país, a poucos meses da eleição presidencial.

https://www.lesechos.fr/finance-marches/marches-financiers/0301803649228-le-bresil-lance-une-contre-attaque-2183055.php

Sputnik News, Rússia

Sem apoio político e popular: Temer virou um presidente decorativo. Faltando pouco mais de seis meses para o fim de seu mandato, Michel Temer parece estar sempre nas cordas. Seja através de pressões de antigos aliados, de setores populares, do mercado e denúncias judiciais colocam o presidente a quase todo momento na defensiva. Dentro desse cenário, o que resta de governo para Michel Temer?

https://br.sputniknews.com/sputnik_explica/2018060711404850-temer-presidente-decorativo/

Sputnik News, Rússia

Governo brasileiro não vai garantir proteção de dados nas eleições, diz especialista. Mesmo faltando pouco menos de quatro meses para o primeiro turno das eleições presidenciais deste ano, o Judiciário e o Legislativo brasileiro ainda não conseguiram dar garantia aos eleitores de que seus dados pessoais serão protegidos durante a campanha.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018061211456830-governo-protecao-dados-eleicoes/

Telesur, Venezuela

Lula da Silva recebe um rosário abençoado pelo Papa Francisco. Juan Gabrois, consultor da Santa Sé, criticou a proibição de sua visita ao ex-presidente e apontou para "uma evidente deterioração da democracia" no Brasil.

https://www.telesurtv.net/news/lula-da-silva-rosario-bendecido-papa-francisco-curitiba-20180612-0039.html

3- ARTIGOS/ENTREVISTAS

George Monbiot – Pelo Mundo (The Guardian, Inglaterra)

“Trump estava certo. O resto do G-7 errado.” (Ao defender uma “cláusula do pôr do sol” - finita até que se renove - para o acordo comercial Nafta, esse homem odioso está expondo a corrupção da democracia liberal)

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jun/13/trump-nafta-g7-sunset-clause-trade-agreement

Eric Nepomuceno – Pelo Mundo (Página 12, Argentina)

“Uma história de traição” (na Nicarágua)

https://www.pagina12.com.ar/121147-una-historia-de-traicion

Clara Ervedosa – Pelo Mundo (Público, Portugal)

“O passado colonial: Macron age, Merkel reage”

https://www.publico.pt/2018/06/12/mundo/opiniao/o-passado-colonial-macron-age-merkel-reage-1832553




Conteúdo Relacionado