CM8 Internacional

CM8 Internacional - 13/07/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

13/07/2018 11:19

 

 
1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

REINO UNIDO
. “Com críticas ao Brexit de maio, Trump detona uma granada diplomática. A manifestação do presidente dos EUA ao jornal The Sun é simplesmente falta de educação ou sua última tentativa de minar um antigo aliado? Donald Trump mais uma vez rasgou a etiqueta padrão para a diplomacia ao aparecer, não com flores ou uma garrafa de vinho - mas uma granada verbal. Como ele estava partindo para sua primeira visita ao Reino Unido como presidente americano, ele disse ao Sun que ele aconselhou Theresa May “como fazer” Brexit mas “ela não me ouviu”.”

THE GUARDIAN, Inglaterra

https://www.theguardian.com/politics/2018/jul/12/donald-trump-sun-interview-theresa-may-brexit-criticism

REINO UNIDO. “Eu disse a May como fazer o Brexit mas ela o destruiu – o acordo comercial com os EUA está encerrado, disse Donald Trump”

THE SUN, Inglaterra

https://www.thesun.co.uk/news/6766531/trump-may-brexit-us-deal-off/

REINO UNIDO. “Trump ameaça May sobre o Brexit: “Ela não me ouviu. Arrisca o acordo de comércio EUA-GB”. Ele também manifestou apoio ao rival interno de May, Boris Johnson: “Ele seria um excelente primeiro-ministro”.

LA REPUBBLICA, Itália

http://www.repubblica.it/esteri/2018/07/13/news/trump_attacca_may_su_brexit_non_mi_ha_ascoltato_johnson_invece_sarebbe_un_ottimo_premier_-201621011/

REINO UNIDO. “Com o governo de MAY hesitando, Trump dá-lhe um safanão. O Presidente Trump golpeou publicamente a primeira-ministra Theresa May em uma violação notável do protocolo apenas algumas horas após o desembarque em seu país. Em entrevista ao The Sun, Trump criticou como a Sra. May lidou com as negociações do Brexit. "Ela não me ouviu", disse ele.”

THE NEW YORK TIMES, EUA

https://www.nytimes.com/2018/07/12/world/europe/trump-brexit-theresa-may.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

EUA E INGLATERRA. ““’A velha ordem está desaparecendo’: como os movimentos populares progressivos estão crescendo no Reino Unido e nos EUA”

DEMOCRACY NOW, EUA

https://www.democracynow.org/2018/7/12/the_old_order_is_disappearing_how

NICARÁGUA. “Entre manifestação e contramanifestação. Ontem protestou a oposição, hoje festeja Ortega. Em meio a um conflito que já deixou 351 mortos, a oposição se mobilizou em Manágua na véspera de uma caminhada organizada pelo governo na data em que se comemora um evento na campanha sandinista.”

PÁGINA 12, Argentina

https://www.pagina12.com.ar/128066-entre-marcha-y-contramarcha

COLÔMBIA. Colômbia sacudida por homicídios politicos. Desde janeiro de 2016, 311 ativistas sociais e de direitos humanos foram assassinados. O governo anunciou apenas medidas muito pálidas para lidar com a tragédia.

L’HUMANITÉ, França

https://www.humanite.fr/amerique-du-sud-la-colombie-frappee-par-les-homicides-politiques-658022

REPÚBLICA CHECA.  “Os comunistas tchecos voltam a ter uma posição de poder no governo depois de quase 30 anos. O Partido Comunista alcançou uma influência notável depois de dar os votos necessários no Parlamento ao Governo de Andrej Babis. O primeiro-ministro ganhou apoio comunista para sua coalizão depois de concordar em taxar a propriedade da Igreja.”

EL DIÁRIO, Espanha

https://www.eldiario.es/theguardian/comunistas-checos-vuelven-posicion-Gobierno_0_791971163.html

ITÁLIA.“Os principais sindicatos do grupo Fiat-Chrysler rejeitam a greve convocada pela União Sindical de Base em protesto contra a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus.A USB representa um pequeno número dos trabalhadores da fábrica de Melfi, no sul de Itália, e considera uma afronta a contratação do português pelo campeão italiano. A transferência do Real Madrid custou mais de 100 milhões de euros aos cofres do clube de Turim, propriedade da família Agnelli, que detém 30% do grupo automóvel. A USB, anunciou que os trabalhadores estarão de greve de 15 a 17 de julho por considerarem inadmissível a Juventus alocar um total 350 milhões de euros apenas para manter Cristiano Ronaldo nas fileiras, até 2022, depois de anos de sacrifícios no grupo Fiat-Chrysler.

EURONEWS, Portugal

http://pt.euronews.com/2018/07/12/grandes-sindicatos-da-fiat-repudiam-greve-contra-cr7

EUA. Trump confronta a Europa antes da cúpula com Putin. As batalhas verbais de Trump em Bruxelas criaram uma atmosfera tensa antes de sua tão esperada cúpula em Helsinque.

THE WASHINGTON POST, EUA

https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2018/07/13/trump-clashes-with-europe-ahead-of-putin-summit/?utm_term=.ad00c7a68583

FRANCE. “Como fazer uma greve diante de um algoritmo? Este é o desafio para os motoristas das bicicletas Deliveroo e Uber Eats, que estão em greve de 8 a 15 de julho para exigir um preço mínimo e levar em conta a dificuldade de seu trabalho. Não é fácil se vincular quando você é imediatamente substituído por outro auto-empreendedor. O capitalismo frio de nossa sociedade uberizada impediria, assim, a luta social?

LIBÉRATION, França

http://www.liberation.fr/chroniques/2018/07/13/face-a-l-algorithme-l-impossible-greve-des-livreurs-a-velo_1666107

SÍRIA.” Ataque aéreo que se suspeita norte-americano na Síria mata pelo menos 28 pessoas.”

THE INDEPENDENT, INGLATERRA

https://www.independent.co.uk/news/world/middle-east/us-airstrike-syria-kills-deaths-abu-kamal-bombing-a8445346.html

CHINA. “China rebate as alegações comerciais ‘fabricadas’ com críticas contundentes.”

GLOBAL TIMES, China

http://www.globaltimes.cn/content/1110601.shtml

VENEZUELA. Maduro denuncia que os EUA buscam conflito bélico entre a Venezuela e a Colômbia.

EL TELÉGRAFO, Equador

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/maduro-denuncia-guerra-eeuu

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

“O assassinato de Marielle Franco: Anistia Internacional pede monitoramento independente do inquérito policial. A organização diz que a falta de progresso sobre a morte de Franco no Rio em março mostra "incompetência" do sistema de justiça criminal no Brasil. “

THE GUARDIAN, INGLATERRA

https://www.theguardian.com/world/2018/jul/12/marielle-franco-murder-brazil-rio-amnesty

“Eles não só me querem prisioneiro, eles me querem calado".Três meios de comunicação solicitaram autorização para entrevistar Lula, mas um juiz impediu. "Eles não só querem me manter prisioneiro, eles querem me silenciar", disse Luiz Inácio Lula da Silva ontem, pouco depois de um juiz de primeira instância, ligado a Sergio Moro, proibi-lo de fazer declarações à imprensa. O jornal Folha de São Paulo, o canal SBT e o portal UOL pediram autorização para entrevistar o candidato à presidência, que todas as pesquisas há mais de um ano indicaram como a favorita para vencer nas eleições de 7 de outubro. “

PÁGINA 12, Argentina

https://www.pagina12.com.ar/128064-no-solo-me-quieren-preso-me-quieren-callado

“Uma decisão a favor da inocência de Lula. O ex-presidente foi acusado, como no caso do departamento do Guarujá pelo qual Moro o sentenciou a 12 anos e meio de prisão, por confissão que nasceu após acordo de cooperação com a Justiça (premiação). Neste caso, o senador Delcidio del Amaral denunciou que Lula supostamente pediu a ele que comprasse o silêncio Néstor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Cerveró foi preso por sua participação na Lava Jato e também estava negociando na época um acordo de cooperação com o sistema judiciário para identificar mais envolvidos no esquema de corrupção.”

PÁGINA 12, Argentina

https://www.pagina12.com.ar/127972-un-fallo-a-favor-de-la-inocencia-de-lula

“Ialorixá conta como intolerância religiosa anda junto com o racismo no Brasil. A intolerância religiosa cresceu no Brasil e o país foi denunciado na ONU sobre essa situação. A Sputnik Brasil conversou uma pesquisadora e ialorixá de Candomblé que contou como seu Ilê foi depredado e roubado. Para ela isso é um alerta sobre o racismo, e uma ameaça ao sagrado que preserva a vida e a identidade da população negra no país.”

SPUTNIK NEWS, Rússia

https://br.sputniknews.com/brasil/2018071311705887-brasil-onu-intolerancia-religiosa-racismo/

“O próximo presidente do Brasil será um nacionalista de extrema direita? Com o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), agora preso por corrupção e lavagem de dinheiro, o nacionalista de direita Jair Bolsonaro está liderando as pesquisas para a eleição presidencial do país em outubro.”

FOREIGN AFFAIRS, EUA

https://www.foreignaffairs.com/articles/brazil/2018-07-12/will-brazils-next-president-be-far-right-nationalist?cid=int-fls&pgtype=hpg

“62.500 assassinatos: o ano mais violento da história brasileira. Novos dados mostram que os homicídios aumentaram em 2016. Maioria das vítimas é de homens afro-brasileiros.”

BRASIL WIRE, Europa

http://www.brasilwire.com/62500-murders-most-violent-year-in-brazilian-history/

“Lula é absolvido do crime de obstrução da justiça no Brasil A sentença foi proferida pelo juiz Ricardo Leite, da décima Vara Federal de Brasília, que declarou inocente Lula das acusações feitas com base em depoimento do ex-senador Delcídio do Amaral, que disse ter tentado subornar uma testemunha. uma investigação.”

EL MERCÚRIO, Chile

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/07/12/913076/Lula-es-absuelto-por-juicio-sobre-obstruccion-a-la-justicia-en-Brasil.html

“Lula é absolvido em um dos seis processos pendentes. Neste caso de tentativa de obstrução de justiça.”

LA JORNADA, México

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/07/12/absuelven-a-lula-de-uno-de-seis-procesos-pendientes-6326.html

“Investigarão ao juiz Moro no caso Lul A Associação de Juristas acusou Moro de prevaricação e de não respeitar a ordem judicial ao rejeitar a liberdade de Lula”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, Uruguai

http://www.ultimasnoticias.com.ve/noticias/internacionales/investigaran-al-juez-moro-por-caso-de-lula/

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Barry Eichengree – Economia Política (Project Syndicate, EUA)

“As consequências econômicas da guerra comercial de Trump”

https://www.project-syndicate.org/commentary/economic-consequences-of-trump-trade-war-by-barry-eichengreen-2018-07

Kevin Rudd – Pelo Mundo, China (Project Syndicate, EUA)

“A visão de Xi JinPing para a governança globa”

https://www.project-syndicate.org/commentary/xi-jinping-has-a-coherent-global-vision-by-kevin-rudd-2018-07

Rui Tavares – Pelo Mundo, EUA (Público, Portugal)

“Trump, um extorsionista nato – o mundo pós-Nato já começou e foi Trump que deu o tiro de partida”

https://www.publico.pt/2018/07/13/mundo/opiniao/trump-um-extorsionista-nato-1837858

Benjamim Shwarz – Pelo Mundo (The Nation, EUA)

“É hora de interromper a NATO. Mas não pelas razões de Trump”

https://www.thenation.com/article/time-disrupt-nato/




Conteúdo Relacionado