CM8 Internacional

CM8 Internacional - 14/09/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

14/09/2018 10:17

Ex-Governador do Distrito Federal do México Cuahtémoc Cárdenas visita Lula na prisão

Créditos da foto: Ex-Governador do Distrito Federal do México Cuahtémoc Cárdenas visita Lula na prisão

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

MÉXICO.
O novo governo do México rejeitou a proposta de financiamento do governo Trump para acelerar e aumentar a detenção e a deportação de migrantes da América Central que se dirigem para os EUA. Milhares de migrantes são detidos pelo México enquanto viajam pelo país para tentar chegar aos EUA, mas o ministro do interior do futuro governo disse na quinta-feira que nenhuma oferta foi feita para ajudar a financiar o processo. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/14/mexico-rejects-us-offer-of-funds-to-deport-central-american-migrants

ARGENTINA. Greve nacional na educação. “As crianças são a nossa bandeira”. A greve nacional dos professores culminou em uma marcha maciça para o Congresso, onde o governo boicotou a discussão sobre a crise educacional. Milhares também marcharam em Moreno, em repúdio ao ataque a Corina de Bonis, a educadora torturada, que defendia as reivindicações dos professores. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/142133-nuestra-bandera-son-los-pibes

https://www.pagina12.com.ar/142129-que-se-hagan-cargo-de-la-educacion-publica

ARGENTINA. A depreciação do peso argentino desencadeia inflação

O IPC para agosto sobe 3,9% e as previsões privadas para dezembro já ultrapassam 40%. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/economia/2018/09/13/actualidad/1536862429_271587.html

URUGUAI. O presidente uruguaio ordenou a prisão do chefe do exército por falar sobre política. "Comentar um projeto de lei que está sendo discutido no Parlamento é uma atividade política", disse Tabaré Vázquez sobre sua decisão de sancionar Guido Manini Ríos, que expressou sua opinião sobre a reforma das aposentadorias e pensões militares. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/142102-sancionan-al-jefe-del-ejercito

FRANÇA. Um novo plano para converter os franceses ao ciclismo. O governo planeja triplicar a participação do ciclismo no deslocamento até 2024. Na parte inferior do pacote europeu no uso de bicicletas na cidade, a França pretende acompanhar com um plano em que o governo pretende triplicar a participação do ciclismo nas viagens diárias, de menos de 3% hoje para 9% até 2024. O que os dois planos não conseguiram fazer bicicleta anterior, em 2012 e 2014. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/planete/article/2018/09/14/un-nouveau-plan-pour-convertir-les-francais-au-velo_5354893_3244.html

VENEZUELA. Nicolás Maduro visita a China em busca de ajuda para a Venezuela. O presidente persegue acordos de vulto para dar suporte a seu plano de recuperação econômica. (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/09/14/actualidad/1536888931_166748.html

ESPANHA. Congresso espanhol aprovou exumação de restos mortais de Franco. Decreto-lei do Governo, que pretende retirar os restos do ditador do Vale dos Caídos, aprovado com a abstenção do PP e do Ciudadanos. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/congresso-espanhol-aprovou-exumacao-de-restos-mortais-de-franco-9840218.html

EUA E CHINA. "Um grande erro de cálculo": por que a China poderia suportar a guerra comercial por muito mais tempo do que Trump pensa. Ao contrário dos Estados Unidos, os altos e baixos do mercado de ações chinês afetam relativamente poucas pessoas, o que significa que as vendas não devem se traduzir em pressão sobre os líderes chineses.

https://www.washingtonpost.com/business/economy/why-china-could-withstand-the-trade-war-far-longer-than-trump-thinks/2018/09/13/a0d9fca2-b77b-11e8-a7b5-adaaa5b2a57f_story.html?utm_term=.e558d9bd0c2e

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

LA JORNADA, México

Cuauhtémoc Cárdenas visita Lula no cárcere. O ex-primeiro-ministro italiano Massimo D'Alema e o ex-governador do Distrito Federal mexicano Cuauhtémoc Cárdenas visitaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira na sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba. "Encontrei Lula como o encontrei anos atrás no [palácio do] Planalto quando ele era presidente, o mesmo espírito, a mesma coragem e a mesma disposição de servir ao povo brasileiro", disse D'Alema. "Nós o encontramos com o mesmo espírito combativo de sempre e isso nos faz partir com otimismo", disse Cárdenas, líder histórico da esquerda mexicana.

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/09/13/cuauhtemoc-cardenas-y-dalema-visitan-a-lula-en-la-carcel-6068.html

PÁGINA 12, Argentina

Nervosismo cresce na tropa de Bolsonaro.  A nova cirurgia para o candidato ultra-direita colocou em crise o partido militar do Brasil Segundo informes da imprensa brasileira, o vice-candidato, Hamilton Mourão, estaria interessado em dar um golpe interno, representando Bolsonaro nos debates televisivos e até se tornando o candidato à presidência.

https://www.pagina12.com.ar/142098-crece-el-nerviosismo-en-la-tropa-de-bolsonaro

PÁGINA 12, Argentina

Unidas contra o candidato ultra-direita. O grupo do facebook “Mulheres unidas contra Bolsonaro” já conta com um milhão de integrantes a que se somam mais 10 mil por minuto

https://www.pagina12.com.ar/142099-unidas-contra-el-candidato-ultra

EL PAÍS, Espanha

Profissionais da violência. A reação de Mourão, vice-presidente "faca no crânio" de Bolsonaro, indica como o Brasil será governado caso a candidatura de extrema direita seja eleita. "Se eles querem usar a violência, os profissionais da violência somos nós." A frase é do general Hamilton Mourão, candidato a vice-presidente na lista de Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal. Por Eliana Brum.

https://elpais.com/internacional/2018/09/13/america/1536850517_324127.html

PÚBLICO, Portugal

Serão investigadas as denúncias do Ministério Público contra Haddad e Alckmin. Corregedoria do MP pede informação a procuradores sobre timing de acusações contra dois candidatos à presidência

https://www.publico.pt/2018/09/13/mundo/noticia/investigadas-queixas-contra-haddad-e-alckmin-1843975

EL TELÉGRAFO, Equador

Haddad defende uma integração “mais radical” do Mercosul.  Fernando Haddad, que sucedeu Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) para a presidência do Brasil, proporá uma integração "mais radical" do Mercosul se vencer as eleições de outubro. O novo candidato do PT considerou esta quinta-feira, 13, que a crise que enfrenta o Brasil e Argentina, dois dos parceiros do Mercosul, fornece uma oportunidade para implementar uma política de integração "mais forte" no bloco de setembro de também composta de Uruguai e Paraguai .

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/brasil-haddad-integracion-mercosur

TELESUR, Venezuela

Haddad manterá Plano de Governo proposto por Lula. Esse plano de governo, tanto econômica como socialmente, será um projeto soberano com inclusão, garantiu o candidato. O candidato à Presidência do Brasil, Fernando Haddad, assegurou quinta-feira que o plano de governo apresentado por Luiz Inácio Lula da Silva será o mesmo que ele usará em sua proposta.

https://www.telesurtv.net/news/Brasil-Haddad-conservara-plan-de-Gobierno-propuesto-por-Lula-20180913-0040.html

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Haddad quer atrair os eleitores de Lula. Fernando Haddad, substituto de Lula na corrida presidencial, diz estar confiante, quatro semanas antes das eleições no Brasil. O candidato da esquerda, Fernando Haddad, acredita que suas chances de atrair os eleitores do ex-presidente Lula, que o indicou na terça-feira para substituí-lo, disse na quinta-feira, menos de quatro. semanas de uma eleição presidencial muito incerta.

https://www.tdg.ch/monde/haddad-entend-seduire-electeurs-lula/story/23838169

BRASIL WIRE, EUA

"Pinochet via Fujimori": o novo homem de Wall Street no Brasil é Jair Bolsonaro. Autoritarismo, democracia e economia na eleição de 2018. "Não há espaço para sentimentos" diz o pessoal de Wall Street enquanto dão suporte ao neofascista para entregar o neoliberalismo, no cano do fuzil, na nação mais rica em recursos da Terra.

http://www.brasilwire.com/wall-streets-new-pinochet/

THE GUARDIAN, Inglaterra

'Eu quero mudança': os fãs do candidato brasileiro Jair Bolsonaro ignoram seu lado negativo. Embora muitos estejam revoltados com seus comentários racistas, sexistas e homofóbicos, outros são como Trump em seu apoio às suas soluções simplistas.

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/14/brazil-presidential-candidate-jair-bosonaro

RFI, França

Da extrema-direita à esquerda: populismo tem faces distintas na Europa e na América Latina, diz especialista. Em época de eleições no Brasil, o RFI Convida desta quinta-feira (13) discute um tema importante: o populismo. Para falar sobre o tema, o programa entrevistou Tomás de Barros, economista, doutorando em Teoria Política da Sciences Po, em Paris.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180913-da-extrema-direita-esquerda-populismo-tem-faces-distintas-na-europa-e-na-america-lat

THE NEW YORK TIMES, EUA

Perda de obras indígenas no incêndio do Museu Nacional foi sentido como se fosse um novo genocídio. A destruição de artefatos e documentos indígenas foi um golpe pessoal para os descendentes dos habitantes mais antigos do Brasil, que lutaram por muito tempo para preservar sua herança.

https://www.nytimes.com/2018/09/13/world/americas/brazil-museum-fire-indigenous.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fworld&action=click&contentCollection=world&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=1&pgtype=sectionfront

EL ESPECTADOR, COLÔMBIA

Federal analisou o recurso interposto pelos pais de uma menina de 11 anos na época, após o Ministério da Educação do município de Canela, no Rio Grande do Sul (Brasil), ter negado o pedido para que o menor estudasse apenas em casa.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/el-tribunal-supremo-de-brasil-considera-ilegal-la-opcion-de-educar-en-casa-articulo-811907

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Gabriel Puncelli – Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“Uma votação à sombra da tutela militar”

https://www.pagina12.com.ar/142101-una-votacion-a-la-sombra-de-la-tutela-militar

Paul Krugman – Economia Política, EUA ( The New York Times, EUA)

“Dias de medo, anos de obstrução”

https://www.nytimes.com/2018/09/13/opinion/lehman-economic-crisis.html?action=click&module=Opinion&pgtype=Homepage




Conteúdo Relacionado