CM8 Internacional

CM8 Internacional - 15/06/2018

Destacamos a Argentina em que a crise derrubou o presidente do BC pelos termos do acordo com o FMI; na França a maldade contra crianças migrantes enquanto ferroviários tentam resistir à semiprivatização das ferrovias; Em São Francisco, EUA, uma mulher negra será a prefeita de uma cidade com imensos problemas de pobreza vs. riqueza. No Brasil, a copa está meia boca e a ex-companheira de Marielle Franco escreve sobre o significado dos culpados pelo seu assassinato não terem ainda sido encontrados

15/06/2018 08:51

SILVIA IZQUIERDO AP

Créditos da foto: SILVIA IZQUIERDO AP

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The Guardian, Inglaterra


Polícia francesa corta a sola dos sapatos de crianças migrantes, afirma Oxfam. A organização acusa autoridades de deter menores de até 12 anos em celas sem comida ou água, cortando as solas dos sapatos e roubando cartões-SIM de seus celulares, antes de enviá-los ilegalmente de volta à Itália.

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/14/french-border-police-accused-of-cutting-soles-off-migrant-childrens-shoes

Página 12, Argentina

Federico Sturzenegger deixou a presidência do Banco Central argentino com o dólar em um registro histórico de alta. O último dia de trabalho do agora ex-banqueiro central foi um dos mais tensos em termos de troca desde que Macri governa. A moeda avançou desmarcada para 28,44 pesos, depois de saber que o FMI exige a flutuação livre do dólar. “Não se entende”, disseram operadores e analistas sobre as medidas de Sturzenegger.

https://www.pagina12.com.ar/121737-una-despedida-a-toda-orquesta

El País, Espanha

Macri nomeia seu ministro das finanças como novo presidente do Banco Central. A designação da seu braço direito em questões econômicas, Luis Caputo, põe em questão o cânone ortodoxo de independência do Banco Central.

https://elpais.com/internacional/2018/06/15/argentina/1529030793_933472.html

Le Monde, França

Ferroviários anunciam que realizarão uma greve em julho. Os sindicatos dos trabalhadores ferroviários estão divididos na continuação da mobilização. A reforma ferroviária foi aprovada pelo Parlamento na quinta-feira.

https://www.lemonde.fr/economie-francaise/article/2018/06/15/sncf-la-cgt-cheminots-annonce-qu-elle-va-poursuivre-la-greve-en-juillet_5315437_1656968.html

DW em inglês, Alemanha

Segundo o FMI, as tarifas do presidente Donald Trump, representam um risco tanto para o comércio global quanto para a economia dos EUA. O Fundo Monetário Internacional criticou as tarifas de Trump e seu impacto negativo. O FMI também disse que até 2020 o crescimento econômico dos EUA cairá para níveis mais baixos do que a previsão da Casa Branca.

http://www.dw.com/en/imf-president-donald-trumps-tariffs-pose-risk-to-both-global-trade-and-us-economy/a-44233680

The New York Times, EUA

A procuradoria do Estado de Nova York acusa organização de caridade de Trump de violações.  O processo, aberto na quinta-feira, quer dissolver a fundação do presidente Trump e impedir que ele e seus filhos participem de conselhos sem fins lucrativos. A família Trump é acusada de violações das leis das leis de finanças, autonegociação e coordenação ilegal com a campanha presidencial.

https://www.nytimes.com/2018/06/14/nyregion/trump-foundation-lawsuit-attorney-general.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

The Washington Post, EUA

Fugindo no vazio. A crise humanitária do Iêmen - a mais terrível do mundo - poderia estar se tornando ainda pior? Dezenas de milhares de iemenitas fogem de suas aldeias enquanto os combates se aproximam de uma cidade estratégica no Mar Vermelho, provocando uma crise humanitária já considerada a mais severa do mundo.

https://www.washingtonpost.com/news/world/wp/2018/06/14/feature/yemen-crisis-saudi-led-attack-on-rebel-held-city-could-worsen-human-exodus-and-famine/?utm_term=.1e4bcecc15ec

Los Angeles Times, EUA

London Breed acabou de fazer história como a prefeita eleita de São Francisco. Agora vêm os desafios reais. Ela é a primeira prefeita afro-americana da cidade, teve sucesso em uma corrida contundente que contou com ataques pessoais e uma contagem de votos prolongada. Os problemas que ela agora planeja enfrentar estão entre os mais difíceis que uma cidade pode enfrentar. Habitação, encontrar soluções para a crise dos sem-teto e criar áreas para administração segura para usuários de drogas dominarão seu portfólio como prefeita de uma cidade que foi inundada com riqueza tecnológica, mas deixou muitos para trás.

http://www.latimes.com/local/lanow/la-me-ln-london-breed-election-20180614-story.html

Telesur, Venezuela

Retomar uma mesa de diálogo para a paz na Nicarágua. “Pedimos calma e oportunidade de diálogo", disse Adolfo Jarquín, membro da Comissão da Verdade, Justiça e Paz. A mesa de diálogo para a paz na Nicarágua será retomada nesta sexta-feira entre o governo e a chamada Aliança Cívica, em meio a eventos violentos que não param na nação latino-americana, apesar dos apelos à prudência.

https://www.telesurtv.net/news/reanudan-mesa-dialogo-paz-cese-violencia-nicaragua-20180615-0004.html

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

The Guardian, Inglaterra


Preços altos e baixos salários impulsionam troca de figurinhas da Copa do Mundo. Reuniões organizadas, conhecidas como pontos de troca, ajudaram os colecionadores carentes de dinheiro a se unirem e evitarem os altos preços.

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/15/brazil-panini-world-cup-sticker-swaps

El País, Espanha

Três meses sem Marielle Franco. A morte da vereadora é a expressão mais evidente da violência de quem pretende intimidar quem defende os direitos humanos no Brasil. Por Fernanda Chaves.

https://elpais.com/elpais/2018/06/14/planeta_futuro/1528990872_405177.html

Sputnik News, Rússia

Especialista: Brasil é moeda de troca na guerra comercial de Trump com China. Teria a política comercial dos EUA na China provocado as tensões entre Brasília e Pequim? Segundo economista do Ibmec-SP, Roberto Dumas, a culpa seria de Donald Trump.

https://br.sputniknews.com/opiniao/2018061311463668-bresil-china-comercio-trump-tarifas/

El Espectador, Colômbia

Por que o Brasil estará dois meses a meia marcha? A paralisação dos caminhoneiros em maio e a Copa do Mundo terão o Brasil quase dois meses em ritmo lento, enquanto as perspectivas de melhora econômica se afastam, quatro meses antes de uma eleição cheia de incertezas.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/por-que-brasil-estara-dos-meses-media-marcha-articulo-794379

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Mitchell A. Orenstein – Pelo Mundo (Project Syndicate, EUA e Europa)

“Populismo com características socialistas”

https://www.project-syndicate.org/commentary/socialism-and-populism-in-poland-by-mitchell-a--orenstein-2018-06

Michael Cottakis – Pelo Mundo (Social Europe, União Europeia)

“Mundos em conflito: Donald Trump e a União Europeia”

https://www.socialeurope.eu/colliding-worlds-donald-trump-and-the-european-union

José Pedro Teixeira Fernandes – Direitos Humanos ( Público, Portugal)

“As migrações em massa, o retrocesso da democracia liberal e a desintegração europeia”

https://www.publico.pt/2018/06/14/mundo/opiniao/as-migracoes-em-massa-o-retrocesso-da-democracia-liberal-e-a-desintegracao-europeia-1834422

Robert Fisk – Direitos Humanos (The Independent, Inglaterra)

“Eu conversei com palestinos que ainda mantêm as chaves de suas casas que abandonaram décadas atrás – muitos estão ainda determinados a voltar”

https://www.independent.co.uk/voices/palestine-keys-return-home-israel-palestinians-a8398341.html

Conteúdo Relacionado