CM8 Internacional

CM8 Internacional - 16/09/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

16/09/2018 10:20

 

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

CRISE FINANCEIRA.
Um sistema para a elite. A crise financeira de 2008 não foi por acaso e hoje pouco melhorou. Banqueiros e investidores ainda são impulsionados pela mesma ideologia que nos levou ao precipício. Para marcar o aniversário desse evento único, características, análises e retrospectivas são abundantes: como isso aconteceu? Nós aprendemos nossas lições? Isso pode acontecer de novo? Essas são todas as perguntas válidas. Mas o Lehman é apenas um sintoma de uma crise sistêmica muito mais profunda. Uma crise que começou muito antes de 15 de setembro de 2008 e que continua até hoje. É a causa da crescente desigualdade social e atua como um freio tanto na inovação inovadora quanto nos esforços para combater a mudança climática.

https://www.zeit.de/wirtschaft/2018-09/financial-crisis-lehman-shareholder-value-doctrine-english

HONDURAS. Julgamento dO assassinato de Berta Cáceres deve começar em clima de suspeita. Oito homens acusados de envolvimento na morte do ativista hondurenho se preparam para ser julgados, mas a família pede uma investigação mais ampla, em meio a acusações de encobrimento político. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/global-development/2018/sep/16/berta-caceres-murder-trial-set-to-begin-honduras

ORIENTE MÉDIO. O caminho para a paz nunca foi esteve tão atolado. A um quarto de século dos Acordos de Paz em Oslo entre Israel e a Palestina, a solução de dois estados ficou muito longe.  Foi o grande momentoda diplomacia internacional liderada pelos EUA e consagrada na história com o aperto de mão entre o primeiro ministro israelense Yitzhak Rabin e o líder palestino Yasser Arafat.(PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/142563-la-ruta-a-la-paz-nunca-estuvo-tan-empantanada

REINO UNIDO. O Reino Unido pósBrexit será o maior paraíso fiscal do mundo? (LE NOUVEL OBSERVATEUR, França)

https://www.nouvelobs.com/brexit/20180913.OBS2288/le-royaume-uni-post-brexit-va-t-il-devenir-le-plus-grand-paradis-fiscal-du-monde.html

ORIENTE MÉDIO. "O mundo inteiro rejeita suas idéias". O negociador-chefe palestino disse que o governo Trump não estÁ fazendo nada para tornar a paz possível entre israelenses e palestinos.(LA TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça)

https://www.tdg.ch/monde/monde-entier-rejette-idees/story/14408835

ARGENTINA. O eterno retorno da crise argentina. A saída de capitais dos países emergentes atinge a economia. O peso desvalorizou mais de 50% desde janeiro, a taxa de juros é de 60%, a inflação não para de subir e o PIB cairá em 2018.(EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/economia/2018/09/14/actualidad/1536918013_424629.html

ASSÉDIO SEXUAL. O Dalai Lama reconhece estar ciente do abuso sexual de professores budistas "desde os anos 90" (EL MUNDO, Espanha)

http://www.elmundo.es/internacional/2018/09/15/5b9d62c8e5fdea0d198b4595.html

EUA. Quantos assessores de Donald Trump já foram condenados? Paul Manafort é o último dos cinco conselheiros chaves deTrump a ter admitido crimes ou sido condenado desde a eleição. E eles entraram em acordo para delatar visando diminuir as penas. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/us-news/2018/aug/22/how-many-of-trumps-close-advisers-have-been-convicted-and-who-are-they

EUA. O ex-presidente da campanha de Trump, Paul Manafort, se declarou culpado de duas acusações em 14 de setembro e vai cooperar com a investigação do advogado especial Robert Mueller. Primeiro veio George Papadopoulos, o ex-assessor de campanha de Trump que foi preso pelo FBI quando desceu de um avião no Aeroporto Internacional de Dulles e logo concordou em ajudar o escritório do conselho especial como parte de um acordo judicial. Depois, foi Michael Flynn, ex-assessor de segurança nacional do presidente, que admitiu ter mentido para a agência e agora estaria cooperando com a equipe de Robert S. Mueller III. O próximo a cair foi Rick Gates, ex-vice-presidente de campanha de Trump, que admitiu ter conspirado para defraudar os Estados Unidos e tentado enganar os investigadores que investigavam seu trabalho no exterior. Por fim, Paul Manafort.(THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/world/national-security/robert-muellers-real-quest-here-is-for-the-truth-how-paul-manaforts-plea-brings-the-special-counsel-probe-closer-to-its-end-game/2018/09/15/3fc75b92-b84a-11e8-a7b5-adaaa5b2a57f_story.html?utm_term=.d9c446566f66

EUA. A próxima calamidade financeira está chegando. Vejam o que esperar. Os estudantes estão pedindo empréstimos a níveis recordes. O montante da dívida estudantil americana - cerca de US $ 1,5 trilhão - mais do que dobrou desde a crise financeira. É agora a segunda maior categoria de dívida do consumidor em circulação, depois de hipotecas.(THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/interactive/2018/09/12/business/the-next-recession-financial-crisis.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

VENEZUELA. O Grupo de Lima manifesta sua rejeição a qualquer ação que envolva a intervenção militar na Venezuela, e os governos dos onze países membros do fórum internacional reafirmaram seu compromisso de contribuir para a "restauração da democracia" em Caracas. (EL MERCÚRIO, Chile)

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/09/15/920884/Grupo-de-Lima-expresa-su-rechazo-ante-cualquier-curso-de-accion-que-implique-intervencion-militar-en-Venezuela.html

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

Carros, computadores uma fazenda: como o bispo da Igreja Católica do Brasil supostamente abusou dos fundos da igreja. O bispo José Ronaldo Ribeiro renunciou depois que ele e 10 outros foram a julgamento por extorsão, lavagem de dinheiro e desfalque.

https://www.theguardian.com/world/2018/sep/13/brazilian-bishop-accused-of-stealing-church-funds-resigns

PÁGINA 12, Argentina

Ungido candidato do PT, Haddad fez campanha na Rocinha, a emblemática favela do Rio de Janeiro e afirmou: "Sem investimento público, a economia não vai crescer". Acompanhado por Manuela D'Ávila, seu vice-candidato e milhares de apoiadores, Haddad compartilhou o projeto de país proposto pelo PT antes das eleições de 7 de outubro. Ele prometeu retomar os programas de Lula.

https://www.pagina12.com.ar/142378-sin-inversion-publica-la-economia-no-va-a-crecer

PÁGINA 12, Argentina

Sobe a imagem de Fernando Haddad, candidato de Lula e do PT. Fernando Haddad, candidato à presidência do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT), aumentou seu apoio de 9 para 13 por cento em quatro dias, de acordo com o pesquisador Datafolha publicado na sexta-feira.

https://www.pagina12.com.ar/142562-sube-la-imagen-de-fernando-haddad

LE MONDE, França

O Museu Nacional do Rio não é um modelo ultrapassado. Após o incêndio do Museu do Rio, em 2 de setembro, surgiu uma questão: que futuro há para a pesquisa em museus?

https://www.lemonde.fr/idees/article/2018/09/15/le-musee-national-de-rio-n-est-pas-un-modele-depasse_5355618_3232.html

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

O retorno dos militares à política preocupa. O número de candidatos militares à eleição presidencial e a eleição de governadores quase dobraram no Brasil. A situação está causando preocupação. O número de candidatos à presidência e a eleição de governadores quase dobraram em relação à última eleição, de quatro a quatro anos, de 13 para 25, segundo o censo do jornal O Estado de São Paulo. . Essa nova situação é desafiadora em um país que ainda carrega o estigma da ditadura militar (1965-1984).

https://www.tdg.ch/monde/retour-militaires-politique-inquiete/story/24629619

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Efeito facada, revolta de mulheres e vice problemáticos preocupam equipe de Bolsonaro. Deputado vai perder, no mínimo, toda a campanha do primeiro turno. E sem poder sequer falar, deixa colaboradores à deriva. Em paralelo, nas redes sociais, terreno onde Bolsonaro supera todos os concorrentes em visibilidade, surgiu um forte movimento contrário ao candidato. O “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” reuniu 1,5 milhões de mulheres em poucos dias, com aumento de dez mil a cada minuto no primeirodia.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-set-2018/interior/efeito-facada-revolta-das-mulheres-e-vice-problematico-preocupam-equipa-de-bolsonaro-9846370.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

O mundo quer saber: quem matou a minha filha Marielle Franco? Seis meses passaram desde o crime brutal que tirou a vida à minha filha e ainda não temos respostas. Todo este apoio, no Brasil e no mundo, não tira a nossa dor, mas é fundamental para fazer com que continuemos em frente à procura de justiça.

https://www.dn.pt/mundo/interior/o-mundo-quer-saber-quem-matou-a-minha-filha-marielle-franco-9848265.html

EURONEWS, Portugal

Brasil2018: Bolsonaro lidera sondagem Datafolha e pisca olho a mulheres

https://pt.euronews.com/2018/09/15/brasil2018-bolsonaro-lidera-sondagens-e-pisca-olho-a-mulheres

PÚBLICO, Portugal

Haddad sobe para segundo lugar, empatado com Ciro, mas Bolsonaro continua líder. Sondagem Datafolha registra evolução da candidatura do petista, depois do afastamento de Lula da corrida presidencial.

https://www.publico.pt/2018/09/15/mundo/noticia/haddad-sobe-para-segundo-lugar-empatado-com-ciro-mas-bolsonaro-continua-lider-1844163

EL PAÍS, Uruguai

Bolsonaro permanece no UTI, mas lidera a eleição presidencial. Apesar desta enorme limitação, a liderança do excapitão continua a aumentar em face das eleições de outubro, enquanto cresce o apoio a Fernando Haddad,substituto de Luiz Inácio Lula da Silva na fórmula presidencial daquela força política), que cresceu e está empatado em segundo lugar com o trabalhista Ciro Gomes (60 anos, Ex-Ministro da Fazenda e Integração Nacional, de 2003 a 2006, candidato do Partido Trabalhista Democrático), de acordo com o que surge da nova pesquisa Datafolha.

https://www.elpais.com.uy/mundo/bolsonaro-sigue-cti-lidera-eleccion-presidencial.html

PÚBLICO, Portugal

Jair Bolsonaro poderá ser o próximo Presidente do Brasil? Para uns, isso é um pesadelo que não pode realizar-se. Outros rezam, literalmente, para que tal aconteça. Seguro é que, quando fala, este capitão na reserva tem o dom de irritar muita gente. Mas o verdadeiro problema é o país ter chegado à polarização a que chegou.

https://www.publico.pt/2018/09/16/mundo/noticia/o-candidato-troll-que-pode-ganhar-o-brasil-1844103

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Daniel Cufré – Economia Política, Argentina (Página 12, Argentina)

“Imagens do naufrágio”

https://www.pagina12.com.ar/142369-imagenes-del-naufragio

Emir Sader -Política, Brasil ( Página 12, Argentina)

“Agora Haddad”

https://www.pagina12.com.ar/142379-ahora-haddad

Robert Fisk – Pelo Mundo, Síria (Página 12, Argentina)

“A guerra na Síria não acaba”

https://www.pagina12.com.ar/142379-ahora-haddad

Bernie Sanders– Política, EUA e Mundo (El Diário, Espanha)

“Um novo eixo autoritário requer uma frente progressista internacional”

https://www.eldiario.es/theguardian/autoritario-requiere-frente-progresista-internacional_0_814369154.html




Conteúdo Relacionado