CM8 Internacional

CM8 Internacional - 17/04/2018

Nesta edição: fortes repercussões da primeira mensagem de Lula após sua prisão; a invasão do tríplex pelo MST e as contradições que ela expõe; a questão síria; e Macron enfrenta a reação social; o Le Monde mostra o "paraíso rentista" no Brasil; outros

17/04/2018 18:42

 

 
1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

The Guardian, Inglaterra

Na manhã de segunda-feira, cerca de 50 membros do movimento de trabalhadores sem-teto (MTST) ocuparam o apartamento por várias horas, pendurando bandeiras na varanda e no telhado. Outros cem se reuniram do lado de fora do prédio, cantando slogans em apoio a Lula. O líder do MTST, Guilherme Boulos, então pergunta: “Se [o apartamento é] do Lula, as pessoas podem ficar.  Se não, então por que ele está na cadeia?

https://www.theguardian.com/world/2018/apr/16/lula-protests-brazil-activists-occupation

Página 12, Argentina

"Estou muito grato pela resistência". Lula enviou uma carta aos militantes que acampam em frente à prisão em Curitiba. Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto ocuparam por algumas horas o apartamento que o juiz Moro atribui ao ex-presidente. "Se o apartamento é de Lula, o povo pode ficar nele", desafiaram.

https://www.pagina12.com.ar/108568-estoy-muy-agradecido-por-la-resistencia

Diário de Notícias, Portugal

Apoiadores de Lula ocupam triplex: "Se é do Lula, o povo pode ficar". Lula é acusado de ter recebido o apartamento em troca de favores à construtora OAS. Lula é acusado de ter recebido o apartamento no Guarujá, uma cidade costeira brasileira perto de São Paulo, em troca de favores à construtora OAS, mas sempre negou que o imóvel lhe pertencesse. Os manifestantes dizem que foram convidados e que se a casa "é do Lula, o povo pode ficar".

https://www.dn.pt/mundo/interior/apoiantes-de-lula-ocupam-triplex-se-e-do-lula-o-povo-pode-ficar-9263380.html

DW Brasil, Alemanha

Assassinatos no campo batem recorde no Brasil. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, 70 pessoas morreram em conflitos agrários no ano passado. Esse é o maior número registrado desde 2003.

http://www.dw.com/pt-br/assassinatos-no-campo-batem-recorde-no-brasil/a-43414175

Diário de Notícias, Portugal

"Estou tranquilo, mas indignado, como todo o inocente fica quando é injustiçado", escreveu Luiz Inácio Lula da Silva, numa carta enviada aos advogados e tornada pública na segunda-feira. "Estou muito agradecido pela vossa presença e resistência neste ato de solidariedade. Tenho certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena”. O antigo Presidente denunciou "um processo para impedi-lo de se candidatar às próximas eleições presidenciais" e voltou a negar qualquer responsabilidade nos crimes de que foi acusado.

https://www.dn.pt/mundo/interior/lula-da-silva-diz-estar-tranquilo-mas-indignado-em-primeira-carta-da-prisao-9264824.html

Diário de Notícias, Portugal

Autoridades suspeitam que a morte de Marielle Franco seja culpa de milícias.

https://www.dn.pt/mundo/interior/autoridades-supeitam-que-milicias-responsaveis-por-homicidio-de-vereadora-no-rio-de-janeiro-9263754.html

Público, Portugal

Apartamento de Guarujá ocupado durante duas horas por apoiantes de Lula. Grupo ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Teto invadiu esta manhã o triplex no litoral do estado de São Paulo. “Se o triplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, então precisam explicar porque é que ele está preso”, disse o candidato presidencial do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Guilherme Boulos..

https://www.publico.pt/2018/04/16/mundo/noticia/apartamento-de-guaruja-ocupado-durante-duas-horas-por-apoiantes-de-lula-1810545

Le Monde, França

Brasil, eldorado dos rentistas. A taxa média de empréstimos a pessoas físicas é de aproximadamente 57,7% ao ano. Uma situação que contribui para manter desigualdades devastadoras. Nenhum político, nem mesmo Lula, figura da esquerda, se atreveu a enfrentar esse "muro do dinheiro"

http://www.lemonde.fr/economie/article/2018/04/16/le-bresil-eldorado-des-rentiers_5286027_3234.html

Esquerda.net, Portugal

 “Temos de construir uma frente ampla de esquerda pela democracia. Entrevista de Guilherme Boulos sobre a situação política no Brasil e possíveis cenários para as eleições presidenciais de outubro.

https://www.esquerda.net/artigo/boulos-temos-de-construir-uma-frente-ampla-da-esquerda-pela-democracia/54417

Esquerda.net, Portugal

Sem Teto ocupam triplex que o juiz disse ser de Lula. “Se o apartamento é do Lula, o povo foi convidado e pode ficar lá. Se não é do Lula, a Justiça vai ter que explicar por que é que prenderam o Lula por conta desse triplex”, afirmou Guilherme Boulos.

https://www.esquerda.net/artigo/sem-teto-ocupam-triplex-que-o-juiz-diz-ser-de-lula/54405

Euronews, Portugal

Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e da Frente sem Medo abandonaram o apartamento cuja propriedade é atribuída ao antigo presidente Lula da Silva. Ambos grupos criticaram a operação levada a cabo pela Polícia Militar (PM) como arbitrária, uma vez que foi feita sem ordem judicial. Um dos dirigentes do movimento disse que não seria possível que a ordem de despejo fosse legal, já que as autoridades não tinham ninguém a quem devolver a residência.

http://pt.euronews.com/2018/04/17/ativistas-a-favor-de-lula-abandonam-apartamento-de-guaruja

The Washington Post, EUA

Lula da Silva está preso. Mas ele ainda é o principal candidato do Brasil para presidente. Aqui estão os 3 caminhos à frente.

https://www.washingtonpost.com/news/monkey-cage/wp/2018/04/16/lula-da-silva-is-in-jail-and-hes-still-brazils-leading-candidate-for-president-here-are-3-ways-that-could-turn-out/?utm_term=.cf1557fe69b2

Telesur, Venezuela

Os 54 anos de luta de Lula. Pelos trabalhadores e pelo povo brasileiro mais vulnerável.

https://www.telesurtv.net/multimedia/lula-lucha-social--20180417-0008.html

El Espectador, Colômbia

A primeira mensagem de Lula de dentro do cárcere. "Estou tranquilo, mas indignado como todas as pessoas inocentes ficam quando vivem uma injustiça"

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/lula-da-silva-cual-fue-el-primer-mensaje-del-exmandatario-desde-la-carcel-articulo-750432

El Telégrafo, Equador

Os sem-teto ocuparam o apartamento pelo qual Lula foi condenado à prisão. Cerca de 30 militantes do MTST invadiram um sótão de três andares localizado na praia do Guarujá, em São Paulo, e que, segundo a Justiça, pertence ao ex-presidente (2003-2010), preso desde 7 de abril. "Se é de Lula, se não, por que eles o prenderam?", Diz um sinal postado pelo Sem Teto no terraço.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/los-sin-techo-ocuparon-el-apartamento-por-el-que-lula-fue-condenado-a-prision

El Mercúrio, Chile

Lula manda primeira mensagem da prisão e diz estar indignado "como todo inocente fica indignado quando sofre injustiça". O ex-presidente disse estar certo de que "o dia não está longe, quando a justiça valerá a pena, a hora em que será definida  quem cometeu um crime é punido e quem não o cometeu é absolvido ".

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/04/17/902783/Lula-envia-su-primer-mensaje-desde-la-carcel-y-dice-estar-indignado-como-todo-inocente-se-indigna-cuando-sufre-una-injusticia.html

La Jornada, México

Lula envia sua primeira mensagem da prisão e se afirma tranquilo, mas indignado.

http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2018/04/16/lula-da-primer-mensaje-desde-prision-7541.html

El País, Uruguai

Movimento Trabalhadores sem Teto ocupou o apartamento triplex atribuído a Lula. Ocupamos o triplex do Lula para denunciara farsa judicial do Brasil

https://www.elpais.com.uy/mundo/movimiento-trabajadores-techo-ocupo-apartamento-lula-preso.html

Diário de Notícias, Portugal

Entrevista Vladimir Netto sobre seu livro: “Desassossego” que deu origem à série “O mecanismo”

https://www.dn.pt/mundo/interior/vladimir-netto-a-crise-da-lava-jato-e-regeneradora-9264328.html

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

El País, Espanha

Macron recebe críticas da oposição por intervenção na Síria. A esquerda alternativa e a direita tradicional censuram o presidente francês por agir junto com Trump e sem o endosso do Conselho de Segurança

https://elpais.com/internacional/2018/04/16/actualidad/1523906034_676918.html

Le Monde, França

Reforma ferroviária em debate: sindicatos pedem greve "massiva". O projeto é aprovado em primeira votação na Assembléia Nacional na terça-feira. Os sindicatos pedem uma greve quarta e quinta-feira.

http://www.lemonde.fr/economie-francaise/article/2018/04/17/reforme-du-rail-en-debat-les-syndicats-appellent-a-une-greve-massive_5286299_1656968.html

L’Humanité, França

Movimento social. Do público ao privado, as razões da irritação. Ferroviários, lixeiros, estudantes, profissionais de saúde, aposentados, advogados, funcionários do Carrefour ou Air France .... mobilizações sociais se multiplicam. L’Humanité escolheu dar voz àqueles Emmanuel Macron considerados "profissionais da desordem" e se refere a eles como “a tirania das minorias”.

https://www.humanite.fr/mouvement-social-du-public-au-prive-les-raisons-de-la-colere-653815

The Guardian, Inglaterra

Editorial sobre o bombardeio na Síria: “Um gesto, não uma mensagem”. Mas o lançamento de mísseis  estão vinculados a objetivos conflitantes e à instabilidade na Casa Branca, não a enviar uma mensagem de que não se usem armas químicas.

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/apr/16/the-guardian-view-on-syria-parliament-should-have-been-consulted

ABC, Espanha

Cuba fará esta quarta-feira a Assembleia que elegerá o sucessor de Raúl Castro. É realizado um dia antes do previsto, como foi definido para quinta-feira. Díaz-Canel é o principal favorito.

http://www.abc.es/internacional/abci-cuba-adelanta-este-miercoles-asamblea-elegira-sucesor-raul-castro-201804161514_noticia.html

The New York Times, EUA

Trump rejeita novas sanções contra a Rússia, mudando o rumo. A administração reverteu o curso um dia após o embaixador das Nações Unidas ter dito que as empresas russas seriam penalizadas por facilitar o programa de armas químicas da Síria.O movimento ressaltou a divisão entre o presidente Trump e sua equipe de segurança nacional.

https://www.nytimes.com/2018/04/16/us/politics/trump-rejects-sanctions-russia-syria.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

3 - ARTIGOS

Slavoj Zizek – Coisas do Mundo (Página 12, Argentina)

“Sujeitos manipulados mas felizes. Não, obrigado”

https://www.pagina12.com.ar/108642-sujetos-felizmente-manipulados-no-gracias

Robert Fisk – Coisas do Mundo (The Independent, Inglaterra)

“A busca da verdade nos escombros de Douma. E um médico levanta dúvidas sobre o ataque químico”

https://www.independent.co.uk/voices/syria-chemical-attack-gas-douma-robert-fisk-ghouta-damascus-a8307726.html

Michael Camilleri – Política (Foreign Affairs, EUA)

“Porque o fervor “antiestablishment” cresce na América Latina?”

https://www.foreignaffairs.com/articles/central-america-caribbean/2018-04-13/why-antiestablishment-fervor-growing-latin-america?cid=int-fls&pgtype=hpg



Conteúdo Relacionado