CM8 Internacional

CM8 Internacional - 17/06/2018

Lula, comentarista de luxo da Copa do Mundo. Quatro meses antes das eleições no Brasil, o favorito quebra o cerco da mídia desde o seu confinamento em Curitiba. O ex-presidente é famoso por ser um admirador do futebol: uma de suas últimas atividades públicas foi vestir a camisa do Corinthians em uma partida envolvendo figuras como Chico Buarque em uma escola do Movimento dos Sem Terra. (Página 12, Argentina)

17/06/2018 08:21

Ricardo Stuckert_Instituto Lula

Créditos da foto: Ricardo Stuckert_Instituto Lula

 
América Latina: As eleições de hoje na Colômbia opõem um direitista que ameaça por um fim à paz assinada com as guerrilhas e o primeiro esquerdista a ter chances no país de ser eleito presidente; Na Nicarágua há tentativas de acordo e há continuidade nos assassinatos; Na Argentina, o governo Macri soçobra, mas com soberba; E Evo Morales, em entrevista diz tudo sobre o que são os golpes na América Latina nos dias de hoje. No resto do mundo: destaque para as acusações de espionagem que a Áustria faz à Alemanha, o que é surpreendente; as políticas de Trump causando dano na economia mundial e nos direitos humanos; e a Itália e seus novos caminhos.

1- NOTÍCIAS DO MUNDO

El País, Espanha

Itália sacode o tabuleiro da EU. A coalizão entre Liga e Movimiento 5 Estrellas altera as alianças históricas do país em uma estratégia de enfrentamento que busca notoriedade. E esse realinhamento afeta o frágil equilíbrio da União Europeia. O novo governo populista formado pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas (M5S), mas liderado indiscriminadamente pelo ministro do Interior, Matteo Salvini, abalou o tradicional esquema de alianças na Europa nas últimas semanas.

https://elpais.com/internacional/2018/06/16/actualidad/1529169507_981951.html

DW em inglês, Alemanha

Áustria furiosa com a Alemanha sobre o “enorme” esforço de espionagem. Viena demandou explicações de Berlin sobre relatório que indica que a agência BND alemã espionou aproximadamente 2 mil objetivos entre 1999 e 2006. A mídia austríaca indica que embaixadas eram os principais alvos.

http://www.dw.com/en/austria-angry-at-germany-over-enormous-spy-effort/a-44257734

The New York Times, EUA

Apenas o medo de uma guerra comercial está tensionando a economia global. Apenas alguns meses atrás, a economia global parecia estar tinindo, com todas as principais nações crescendo em uníssono. Agora, as sortes do mundo estão em perigo por uma guerra comercial que se desenrola. Como a administração Trump impõe tarifas sobre aliados e rivais igualmente, provocando ampla retaliação, há fortes tensões no comércio global.

https://www.nytimes.com/2018/06/16/business/tariffs-trade-war.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

Democracy Now, EUA

Bispos católicos nos EUA condenam como “imoral” a política imigratória de Donald Trump. Isso ocorre quando mais de 300 bispos católicos criticaram as políticas de imigração do governo Trump, pedindo o fim da separação das crianças migrantes de seus pais e condenando a política do procurador-geral Jeff Sessions de acabar com o direito de sobreviventes de violência doméstica buscar asilo nos Estados Unidos.

https://www.democracynow.org/2018/6/15/headlines/us_catholic_bishops_blast_immoral_trump_immigration_policy

Le Monde Diplomatique, França

História política da Copa. Desde a sua criação, a Copa do Mundo testemunhou sua lealdade aos sistemas políticos dominantes.

https://www.monde-diplomatique.fr/mav/39/A/55362

América Latina e as eleições de hoje na Colômbia

Público, Portugal

Colômbia prepara-se para enterrar herança de Santos. O conservador Iván Duque, protegido de Uribe, parte com forte vantagem sobre o candidato da esquerda, Gustavo Petro. Acordo de paz com as FARC em risco.

https://www.publico.pt/2018/06/17/mundo/noticia/colombia-preparase-para-enterrar-heranca-de-santos-1834609

Página 12, Argentina

Colômbia. "Em um lado temos cidadania e no outro está toda a corrupção". Entrevista com Gustavo Petro, o candidato da esquerda na atual campanha presidencial na Colômbia. Em uma eleição similar, na qual o direitista Iván Duque tem uma vantagem mínima nas pesquisas, as divisões internas da frente progressista e a forte tendência de votar em branco servem de apoio à "política corrupta tradicional", adverte o candidato dos movimentos sociais, dos indígenas e afro-americanos, das mulheres e do coletivo Lgbti.

https://www.pagina12.com.ar/122186-de-un-lado-tenemos-ciudadania-y-del-otro-esta-toda-la-corrup

El Telégrafo, Equador

Duque e Petro enfrentam sua última luta nas urnas. A Colômbia celebra hoje as eleições mais cruciais de sua história recente. A sociedade está dividida entre dois candidatos opostos: um representa o lado conservador e o outro abre a possibilidade do primeiro governo de esquerda no país. A vitória de um dos dois terá consequências para a continuidade ou suspensão do acordo de paz assinado com a guerrilha dissolvida das FARC. Também influenciará o modelo econômico do país e sua visão da Venezuela.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/duque-y-petro-elecciones-colombia

The Observer, Inglaterra

A visão do jornal sobre a necessidade crítica de uma nova direção na Nicarágua. Deve ficar claro para Daniel Ortega que uma mudança é necessária urgentemente agora que o povo se voltou contra ele.

https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/jun/17/observer-view-daniel-ortega-nicaragua-needs-new-direction

Página 12, Argentina

Morte e diálogo na Nicarágua. Um novo massacre paramilitar abala negociações em Manágua. O dono da casa incendiada em que seis pessoas morreram, um pregador evangélico, recusou-se a emprestar a parte superior do prédio para localizar atiradores. Dois homens também foram baleados e depois incendiados.

https://www.pagina12.com.ar/122184-muerte-y-dialogo-en-nicaragua

La Repubblica, Itália

Um surpreendente acordo entre Ortega e oposição na Nicarágua. Alguns observadores poderão investigar os confrontos que mataram mais de 170 pessoas em dois meses. Cardeal Leopoldo Brenes é o mediador.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/06/16/news/nicaragua_a_sorpresa_accordo_tra_ortga_e_opposizione-199143043/

Página 12, Argentina

A “melhor equipe” não ganhou nada! O mesmo ajuste, mas com novos ministros. Juan José Aranguren, do Ministério da Energia, e Francisco Cabrera, da Produção, foram deslocados. De modo pouco usual, o governo revelou duas mudanças no gabinete na noite passada que deixaram de fora dois homens de grande confiança do presidente Macri, como no caso de Sturzenegger. A mesma política com novos rostos.

https://www.pagina12.com.ar/122204-el-mismo-ajuste-pero-con-ministros-nuevos

Sputnik News, Rússia

Evo Morales: relações com Brasil serão diferentes se Bolsonaro vencer as eleições. O presidente da Bolívia, em entrevista exclusiva à Sputnik, qualificou a prisão do ex-presidente Lula como política e comentou as relações bilaterais com o Brasil, inclusive a possível eleição de Jair Bolsonaro. "Esses golpes não são golpes militares agora. Agora são golpes judiciais ou golpes do Congresso", alegou o político, que está visitando a capital da Rússia, Moscou.

https://br.sputniknews.com/americas/2018061511481972-evo-morales-brasil-bolsonaro-lula/

2- NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

The Guardian, Inglaterra

Após movimentos sociais fora dos campos, as cores do time perdem o interesse de alguns fãs no Brasil. As famosas camisas amarelas e verdes do time nacional foram contaminadas aos olhos de muitos pela sua associação a conflitos políticos.

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/17/brazil-world-cup-shirt-colours

Página 12, Argentina

Lula, comentarista de luxo da Copa do Mundo. Quatro meses antes das eleições no Brasil, o favorito quebra o cerco da mídia desde o seu confinamento em Curitiba. O ex-presidente é famoso por ser um admirador do futebol: uma de suas últimas atividades públicas foi vestir a camisa do Corinthians em uma partida envolvendo figuras como Chico Buarque em uma escola do Movimento dos Sem Terra.

https://www.pagina12.com.ar/121936-lula-un-comentarista-de-lujo-para-el-mundial

Diário de Notícias, Portugal

Jovens brasileiros querem deixar o país e ir para EUA e Portugal. Estudo do Datafolha revela que 62% dos brasileiros entre os 16 e os 24 anos gostavam de abandonar o país. 8% escolhem Portugal. Seis em cada dez jovens brasileiros gostavam de viver fora do país e Portugal surge como o segundo destino mais desejado, depois dos EUA.

https://www.dn.pt/portugal/interior/jovens-brasileiros-querem-deixar-o-pais-e-ir-para-eua-e-portugal--9475119.html

Le Monde, França

Copa do Mundo de 2018: no Brasil, nenhuma paixão por essa "Copa". Obscurecidos pela corrupção de seus políticos e dirigentes do futebol, os brasileiros estão se afastando de sua Seleçao, apesar de suas chances de vitória.

https://www.lemonde.fr/mondial-2018/article/2018/06/17/coupe-du-monde-2018-au-bresil-pas-de-passion-pour-cette-copa_5316451_5193650.html

RFI, França

No Brasil, Congresso conservador leva expectativa de legalizar o aborto pela via judicial. A descriminalização do aborto pelos deputados argentinos, ocorrida nesta quinta-feira (14), foi visto como um impulso importante para as defensoras da causa no Brasil. Mas, ao contrário do vizinho portenho, no Brasil a expectativa é de a questão seja decidida no âmbito do STF (Supremo Tribunal Federal), e não pelo Congresso, dominado por parlamentares conservadores ou avessos a um compromisso com um tema tão polêmico quanto a interrupção da gravidez

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180615-no-brasil-congresso-conservador-leva-expectativa-de-legalizar-o-aborto-pela-judicial





Conteúdo Relacionado