CM8 Internacional

CM8 Internacional - 22/03/2018

Os sindicatos franceses desafiam hoje nas ruas as reformas de Macron. O presidente francês mantém sua política apesar das greves e protestos de funcionários e ferroviários. Fala-se em uma "quinta-feira negra" e se especula sobre uma "primavera quente", o primeiro grande desafio da temida rua francesa ao presidente Emmanuel Macron, desde que chegou ao poder há dez meses

22/03/2018 09:33

Ahmad Gharabli/AFP/Getty Images

Créditos da foto: Ahmad Gharabli/AFP/Getty Images

 
1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The Guardian, Inglaterra

A palestina de 17 anos Ahed Tamimi aceitou um acordo judicial para cumprir 8 meses de prisão. Em um julgamento de grande repercussão, que mostrou imagens de Tamimi sorrindo enquanto estava sendo presa, colocou o adolescente no centro de um debate sobre a ocupação de Israel na Cisjordânia. Os defensores de Tamimi saudaram-na como um ícone da resistência palestina; Grupos de defesa dos direitos humanos disseram que ela não representa uma ameaça aparente e argumentam que o caso dela resume a brutalidade de meia década de governo do exército israelense.

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/21/palestinian-ahed-tamimi-accepts-plea-deal-to-serve-eight-months-in-jail

Página 12, Argentina

Um repúdio que espantou até o macrismo. A reação generalizada contra a possibilidade de Asti, torturador e assassino condenado por mais de uma centena de casos, ganhasse a liberdade com prisão domiciliar, o brigou o governo Macri a abandonar a ideia. Em outro caso, uma apologista do genocídio na ditadura militar fosse nomeada professora. Os dois casos ganharam muita repercussão pública e forte reação contrária. Daí o recuo do governo.

https://www.pagina12.com.ar/103113-un-repudio-que-espanto-hasta-al-macrismo

El País, Espanha

Os sindicatos franceses desafiam hoje nas ruas as reformas de Macron. O presidente francês mantém sua política apesar das greves e protestos de funcionários e ferroviários. Fala-se em uma “quinta-feira negra” e se especula sobre uma “primavera quente”, o primeiro grande desafio da temida rua francesa ao presidente Emmanuel Macron, desde que chegou ao poder há dez meses.

https://elpais.com/internacional/2018/03/22/actualidad/1521700655_300505.html

L’Humanité, /França

Mobilizações. Os trabalhadores estão lutando para salvar o serviço público francês. Dezenas de manifestação estão planejados por ocasião do dia nacional de ação no serviço público, convocado pelos sindicatos. Ferroviários também convergem em Paris.

https://www.humanite.fr/mobilisations-les-agents-se-battent-pour-sauver-notre-service-public-652491

Esquerda.net, Portugal

Psicográficos: a análise comportamental que ajudou a Cambridge Analytica a conhecer a mente dos eleitores. A Cambridge Analytica foi contratada para a campanha de Trump e forneceu uma nova arma para a máquina eleitoral. Enquanto usava segmentos demográficos para identificar grupos de eleitores, tal como na campanha de Clinton, a Cambridge Analytica também segmentou através de psicográficos.

https://www.esquerda.net/artigo/psicograficos-analise-comportamental-que-ajudou-cambridge-analytica-conhecer-mentes-dos

The New York Times, EUA

Em suas primeiras declarações desde que foi revelado que uma empresa de dados políticos obteve os dados de 50 milhões de usuários do Facebook, Mark Zuckerberg, executivo-chefe da empresa, reconheceu eu o site não puder proteger as informações, não pode atender o público. A empresa também enfrentou críticas sobre a manipulação russa durante as eleições de 2016, bem como o aumento da desinformação.

https://www.nytimes.com/2018/03/21/technology/facebook-zuckerberg-data-privacy.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=a-lede-package-region&region=top-news&WT.nav=top-news

The Washington Post, EUA

A verdade assustadora que a Cambridge Analytica compreendeu. A controversa empresa de dados britânica utilizou o sentimento "autoritário" em todo o mundo. Christopher Wylie, a fonte de uma investigação publicada pelo jornal britânico Observer, resumiu a missão: “Nós exploramos o Facebook para colher milhões de perfis de pessoas. E construímos modelos para explorar o que sabíamos sobre eles e direcionar seus demônios interiores ”.

https://www.washingtonpost.com/news/worldviews/wp/2018/03/22/the-scary-truth-that-cambridge-analytica-understands/?utm_term=.ec4ce10bc6ba

Telesur, Venezuela

Chile ratifica que não negociará saída para o mar da Bolívia.

https://www.telesurtv.net/news/chile-responde-alegatos-orales-rechaza-negociacion-bolivia-20180322-0009.html

El Telégrafo, Equador

O governo Pedro Kuczynski chega ao fim. Seus apoiadores foram flagrados em vídeo tentando comprar votos no Parlamento. Martín Vizcarra assumirá a presidência e o Peru abriu um período de transição.

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/el-gobierno-de-pedro-kuczynski-llega-a-su-fin

El Espectador, Colômbia

O governo venezuelano celebra a renúncia de PPK, Pablo Kuczinsky. Às vésperas da Reunião de Cúpula das Américas, o presidente peruano retirou o convite feito anteriormente a Nicolás Maduro.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/el-regimen-venezolano-celebra-la-renuncia-de-ppk-articulo-745753

2 - NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

The Wall Street Journal, EUA

No Brasil racialmente misturado, a importação de esperma de brancos norte-americanos está aumentando. Seu crescimento surpreendente foi em grande parte devido a mulheres solteiras e casais de lésbicas mais ricos, que recorreram aos doadores dos Estados Unidos.

https://www.wsj.com/articles/in-mixed-race-brazil-sperm-imports-from-u-s-whites-are-booming-1521711000

Les Echos, França

Na imprensa estrangeira o assassinato de uma militante negra, Marielle Franco, é vista como um ataque à democracia.

https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0301460817851-dans-la-presse-etrangere-lassassinat-a-rio-dune-militante-noire-une-attaque-contre-la-democratie-2162718.php

Euronews, Portugal

Gritos de "justiça" por Marielle Franco e um novo assassinato. As últimas homenagens à ativista de 38 anos ocorreram no mesmo dia em que Paulo Henrique Dourado Teixeira, vereador suplente do conselho de Magé, na região metropolitana do Rio, foi também assassinado a tiro, num crime que, segundo os investigadores, poderá ter motivações políticas.

http://pt.euronews.com/2018/03/21/gritos-de-justica-por-marielle-franco-e-um-novo-assassinato

El País, Uruguai

Lula a horas de saber se poderá ser preso. A decisão será segunda-feira próxima, mas amanhã haverá uma decisão na instância chave do STF, se autoriza que a decisão possa ser tomada.

https://www.elpais.com.uy/mundo/lula-horas-preso.html

Página 12, Argentina

O Papa Francisco falou com a mãe de Marielle e lhe comunicou seu apoio à família.

https://www.pagina12.com.ar/103068-con-la-madre-de-marielle



Conteúdo Relacionado