CM8 Internacional

CM8 Internacional - 25/11/2018

Notícias internacionais sobre o Brasil; Notícias do Mundo; e Artigos

25/11/2018 13:13

Ambientalistas alertam que o desmatamento pode se tornar maior quando Bolsonaro assumir a presidência, em 2019 (Bruno Kelly/Reuters)

Créditos da foto: Ambientalistas alertam que o desmatamento pode se tornar maior quando Bolsonaro assumir a presidência, em 2019 (Bruno Kelly/Reuters)

 

1 - NOTÍCIAS DO MUNDO

FRANÇA.
Impedir a direita e a extrema direita de recuperar a ira. A competição é feroz entre a direita e a extrema direita para capturar a revolta dos coletes amarelos. À esquerda, a “França Insubmissa” tenta surfar na mobilização enquanto o PCF desenvolve suas próprias iniciativas. (L’HUMANITÉ, França)

https://www.humanite.fr/article-sans-titre-663956

FRANÇA. Os “coletes amarelos”: as 5 lições do ato 2 das mobilizações. Um "ato 2" menos mobilizador, pontuado pela violência e uma controvérsia: a manifestação de Paris de "jaquetas amarelas" no sábado deu origem a confrontos, que o governo culpou "sediciosos" ultradireitistas "que responderam à convocação de Marine Le Pen ". (LE NOUVEL OBSERVATEUR, França)

https://www.nouvelobs.com/societe/20181124.OBS5977/gilets-jaunes-les-5-lecons-de-l-acte-2-de-la-mobilisation.html

GIBRALTAR. Pedro Sánchez anuncia um acordo sobre Gibraltar e desbloqueia a cúpula para concordar com o Brexit. O Presidente do Governo confirma que a partir de agora a relação do Rochedo com Bruxelas "passará pela Espanha". (EL PAÍS, Espanha)

https://elpais.com/internacional/2018/11/24/actualidad/1543065468_446781.html

EUA. Trump ao largo: o fracasso se aproxima quando os democratas carregam o 'subpoena cannon' (canhão das intimações). Em sua fortaleza na Flórida, diante de uma enxurrada de investigações, o presidente age como um homem encurralado. No dia de Ação de Graças, em uma teleconferência com os militares no cardápio: autocongratulação, queixa e paranoia . O homem de 72 anos estava sendo confrontado por um vislumbre do que a vida poderia parecer se o eleitorado o forçasse a se aposentar precocemente. Uma nova urgência envolve a investigação russa, com o aliado de longa data de Donald Trump Jr e Trump Roger Stone em perigo legal. (THE GUARDIAN, Inglaterra

https://www.theguardian.com/us-news/2018/nov/25/donald-trump-democrats-subpoenas-house

https://www.theguardian.com/us-news/2018/nov/25/robert-mueller-donald-trump-russia-investigation

EUA. Presidente Trump, Ano II: Sem Trégua para o Dia de Ação de Graças. Boquirroto, o presidente dos EUA atacou o ex-chefe das forças especiais dos EUA e o presidente da Suprema Corte ... mas poupou o herdeiro saudita. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/chroniques-de-la-presidence-trump/article/2018/11/25/president-trump-an-ii-pas-de-treve-pour-thanksgiving_5388267_5077160.html

EUA. Os resultados das eleições para a Câmara dos Deputados ressaltam que o que é bom para Trump não é tão bom para o Partido Republicano. Quando o presidente Trump venceu a Casa Branca em 2016, ele o fez sequestrando o Partido Republicano. Agora, depois do que aconteceu nas eleições de meio de mandato, está mais claro do que nunca que as fortunas do presidente e o futuro do seu partido estão em desacordo. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/politics/house-results-underscore-that-whats-good-for-trump-isnt-so-good-for-the-gop/2018/11/24/930652ce-ef98-11e8-96d4-0d23f2aaad09_story.html?utm_term=.f44e4d85175a

EUA. Relatório climático dos EUA adverte sobre os danos ao meio ambiente e a contração da economia. Um importante relatório científico divulgado por 13 agências federais na sexta-feira apresenta as mais severas advertências sobre as consequências das mudanças climáticas nos Estados Unidos, prevendo que, se não forem tomadas medidas significativas para conter o aquecimento global, os danos chegarão a 10 por cento do tamanho da economia americana no final do século. (THE NEW YORK TIMES, EUA)

https://www.nytimes.com/2018/11/23/climate/us-climate-report.html?action=click&module=Top%20Stories&pgtype=Homepage

EUA. As guerras pós-9/11 da América custaram US $ 5,9 trilhões. Sem mencionar 240.000 mortes de civis e 21 milhões de deslocados. E ainda uma comissão do Congresso está pedindo ainda mais dinheiro para um Pentágono inchado.

https://www.thenation.com/article/pentagon-military-madness/

BREXIT. Em Bruxelas, uma reunião de cúpula simbólica para consagrar o divórcio. Os líderes dos vinte e sete estados da União Europeia estão se reunindo neste domingo com a primeira-ministra britânica Theresa May para encerrar o acordo de separação com o Reino Unido. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/referendum-sur-le-brexit/article/2018/11/24/brexit-a-bruxelles-un-sommet-symbolique-pour-acter-le-divorce_5388223_4872498.html

AMÉRICA LATINA. O pêndulo latino-americano. O progressivismo majoritário de 2008 deu lugar hoje a um conservadorismo populista na América Latina. (la vanguardia Espanha)

https://www.lavanguardia.com/internacional/20181125/453134520775/giro-politico-latinoamerica-progresismo-conservadurismo-populismo.html

COLÔMBIA. Doze Apóstolos, testemunhas e assassinatos: Colômbia se prepara para uma decisão histórica contra o irmão do ex-presidente Uribe. Dois anos após a assinatura do Acordo de Paz com as FARC, a Colômbia continua buscando justiça, desta vez no buraco do paramilitarismo. Entre 3 e 7 de dezembro será conhecida a sentença na qual pedem até 40 anos de prisão por Santiago Uribe, irmão do senador. Com este caso, seria demonstrado "o uso da criminalidade para alcançar o poder político", diz Daniel Prado, advogado do partido civil no caso dos Doze Apóstolos. (EL DIÁRIO, Espanha)

https://www.eldiario.es/internacional/Doce-Apostoles-Colombia-expresidente-Uribe_0_838866471.html

HONDURAS. Detido nos EUA um irmão do presidente de Honduras por narcotráfico. (EL MUNDO , Espanha)

https://www.elmundo.es/internacional/2018/11/24/5bf8997f46163f240c8b457d.html

HUNGRIA. Estudantes húngaros exigem ao governo "liberdade académica". Milhares de pessoas juntaram-se este sábado a um protesto de estudantes em Budapeste contra a intenção do governo de Viktor Orbán de encerrar a filial da Universidade Centro-Europeia na capital magiar. (EURONEWS, Portugal)

https://pt.euronews.com/2018/11/24/estudantes-hungaros-exigem-ao-governo-liberdade-academica

TAIWAN. Partido no poder em Taiwan sofre pesada derrota nas eleições locais. O Kuomintang, principal partido da oposição, mais aberto a compromissos com a China, disse ter conquistado a presidência de 15 dos 22 municípios, quando no anterior escrutínio tinha obtido apenas seis. (DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal)

https://www.dn.pt/mundo/interior/partido-no-poder-em-taiwan-sofre-pesada-derrota-nas-eleicoes-locais-10231461.html

2 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

THE GUARDIAN, Inglaterra

Brasil registra o pior desmatamento anual por uma década. Quase 8 mil km quadrados perdidos no ano até julho em meio a alarme. Com novo presidente, Jair Bolsonaro, a situação vai piorar ainda mais.

https://www.theguardian.com/environment/2018/nov/24/brazil-records-worst-annual-deforestation-for-a-decade

PÁGINA 12, Argentina

Médicos do Brasil voltam para Cuba. O primeiro contingente de 205 profissionais aposentados chegou a Havana. Oito mil doutores da ilha atenderam as populações mais pobres no âmbito de um acordo assinado por Dilma. Bolsonaro os chamou de "escravos" e Cuba encerrou o programa e começou a repatriação ontem.

https://www.pagina12.com.ar/157543-los-medicos-de-brasil-de-vuelta-a-cuba

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Brasília aguarda a chegada de Bolsonaro com preocupação. O futuro presidente ainda não está no cargo, mas já  impõe seu estilo marcial e desinibido.

https://www.tdg.ch/monde/ameriques/braslia-attend-arrivee-bolsonaro-inquietude/story/19013286

TRIBUNE DE GENÈVE, Suíça

Partida de médicos cubanos: "um desastre". Jair Bolsonaro lançou uma ofensiva contra médicos cubanos. Eles agora devem deixar o Brasil, um golpe para muitas áreas rurais.

https://www.tdg.ch/monde/depart-medecins-cubains-desastre/story/12094419

EL PAÍS, Espanha

Médicos cubanos começam a voltar do Brasil após as críticas de Bolsonaro. A ilha recebe como heróis os médicos repatriados após a suspensão de um programa de colaboração. O Programa Mais Médicos foi resultado de um acordo que, patrocinado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), teve com o Brasil por cinco anos, durante os quais cerca de 20 mil sanitários atenderam 113 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

https://elpais.com/internacional/2018/11/24/actualidad/1543042730_806992.html

PÁGINA 12, Argentina

"Bolsonaro é um tweet, ele não fala mais de 140 caracteres". Manuela D'Avila, jornalista e ex-candidata a vice-presidente do PT.  Ela participou do Fórum Clacso de Pensamento Crítico e falou sobre o papel das mulheres no Brasil mais duro, pobre e violento do futuro. O dever da esperança e as ferramentas para a resistência.

https://www.pagina12.com.ar/157781-bolsonaro-es-un-tuit-no-habla-mas-de-140-caracteres

RFI, França

Bolsonaro pode ser peça regional da guerra comercial entre EUA e China. A uma semana da Cúpula de Líderes do G20 em Buenos Aires, evento no qual Estados Unidos e China travarão sua guerra comercial, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, em entrevista com a RFI Brasil, traçou o cenário de como essa disputa pode impactar na América do Sul a partir da posse do presidente eleito brasileiro Jair Bolsonaro em 1° de Janeiro.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181123-bolsonaro-pode-ser-peca-regional-da-guerra-comercial-entre-estados-unidos-e-china-0

RFI, França

Cerca de 200 médicos cubanos que deixaram o Brasil com o fim da parceria com Havana no programa “Mais Médicos”, decidido pelo governo de Cuba, foram recebidos com honras ao desembarcar nesta sexta-feira (23) no aeroporto de Havana.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20181123-cubanos-que-atuavam-em-mais-medicos-sao-recebidos-como-herois-em-havana

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Inimigo da "doutrinação de índole cientificista": eis o ministro da Educação de Bolsonaro. Colombiano-brasileiro Ricardo Vélez Rodríguez é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército e defende a ideia de "escola sem partido". Foi recomendado pelo guru Olavo de Carvalho.

https://www.dn.pt/mundo/interior/inimigo-da-doutrinacao-de-indole-cientificista-eis-o-ministro-da-educacao-de-bolsonaro-10225024.html

DIÁRIO DE NOTÍCIAS, Portugal

Erika Marena. Delegada que batizou Lava-jato no governo de Bolsonaro. Sergio Moro chamou para o executivo de Bolsonaro a delegada que batizou a operação policial mais mediática do Brasil. Mas que também é responsável por um caso que acabou em tragédia.

https://www.dn.pt/mundo/interior/erika-marena-de-estrela-discreta-da-lava-jato-ao-governo-de-bolsonaro-10225455.html

EL ESPECTADOR, COLÔMBIA

As feridas deixadas pela partida de médicos cubanos do Brasil. O fim da missão médica de Cuba em território brasileiro, promovida pelo Partido dos Trabalhadores em 2013, deixará milhares de cidadãos sem acesso a serviços médicos. E agora?

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/las-heridas-que-deja-la-salida-de-los-medicos-cubanos-de-brasil-articulo-825295

EL MERCÚRIO, Chile

A resposta indignada do PT pelo julgamento de Lula e Dilma por associação ilícita em caso de corrupção. O Comitê Executivo Nacional do Partido dos Trabalhadores apontou que é resultado do sistema judicial que faz uma perseguição política contra seus membros com “acusações sem pé nem cabeça, com o objetivo de criminalizar o partido ".

https://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/11/24/928516/La-respuesta-de-furia-del-PT-por-el-procesamiento-de-Lula-y-Dilma-por-asociacion-ilicita-en-caso-de-corrupcion.html

3 - ARTIGOS/ENTREVISTAS

Emir Sader – Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“Coisas de trogloditas”

https://www.pagina12.com.ar/157544-cosas-de-trogloditas

Martin Granovski – Economia Política (Página 12, Argentina)

“Comparado ao G-20 um Boca-River Plate é algo muito menor”

https://www.pagina12.com.ar/157796-al-lado-del-g-20-un-boca-river-es-algo-bastante-menor

Washington Uranga – Política, Argentina (Página 12, Argentina)

“Democracia ao estilo macrista”

https://www.pagina12.com.ar/157772-democracia-al-estilo-macrista

Robert Fisk – Poder e Contra Poder, Oriente Médio (The Independent, Inglaterra)

Para desvendar os mistérios diplomáticos por trás do assassinato de Jamal Khashoggi, olhe para a Síria.

https://www.independent.co.uk/voices/donald-trump-jamal-khashoggi-murder-saudi-arabia-muhammad-bin-salman-cia-syria-middle-east-wahhabism-a8646281.html

Conteúdo Relacionado