CM8 Internacional

CM8 Internacional - 27/03/2018

O ex-presidente brasileiro afirmou esta segunda que "a democracia no Brasil não é a regra, mas a exceção", após saber que o tribunal que o condenou a 12 anos de prisão por corrupção rejeitou o seu recurso. "Descobri com o golpe [que destituiu Dilma Rousseff] que a democracia neste país é algo temporário. Não é a regra, mas a exceção", declarou Luiz Inácio Lula da Silva numa ação de pré-campanha presidencial na Foz do Iguaçu, no âmbito da sua caravana pelo sul do Brasil

27/03/2018 09:51

REUTERS/DIEGO VARA

Créditos da foto: REUTERS/DIEGO VARA

 

1 - NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

Diário de Notícias, Portugal

"A democracia no Brasil não é a regra, mas a exceção". O ex-presidente brasileiro Lula da Silva afirmou esta segunda-feira que "a democracia no Brasil não é a regra, mas a exceção", após saber que o tribunal que o condenou a 12 anos de prisão por corrupção rejeitou o seu recurso. "Descobri com o golpe [que destituiu Dilma Rousseff] que a democracia neste país é algo temporário. Não é a regra, mas a exceção”, declarou Luiz Inácio Lula da Silva numa ação de pré-campanha presidencial na Foz do Iguaçu, no âmbito da sua caravana pelo sul do Brasil.

https://www.dn.pt/mundo/interior/lula-da-silva-diz-que-a-democracia-no-brasil-nao-e-a-regra-mas-a-excecao-9216331.html

The Guardian, Inglaterra

Um projeto de lei, que está sendo levado às pressas no Senado do Brasil, levantaria a proibição do cultivo de cana-de-açúcar para etanol na Amazônia, provocando mais desmatamento e tornando mais difícil para o país cumprir seus compromissos sob o Acordo Climático de Paris.  Ele está sendo criticado por ambientalistas.

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/26/brazil-senate-considers-lifting-ban-on-sugarcane-production-in-amazon

The Guardian, Inglaterra

Jornalistas esportivas femininas do Brasil se posicionam contra o assédio sexual. Campanha com o slogan #DeixaElaTrabalhar, "Deixe-a fazer seu trabalho", lembra avanços indesejados e ameaças que as repórteres enfrentam rotineiramente. Fartos de serem beijadas, insultadas e até tocadas,  jornalistas esportivas no Brasil lançaram uma campanha contra o assédio.

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/27/brazil-sports-journalists-women-sexual-harassment-campaign

Página 12, Argentina

Continua o ataque judicial contra o candidato mais popular no Brasil. Ó recurso de Lula foi decidido em catorze minutos. O Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, o mesmo que o havia condenado, indeferiu os recursos interpostos pela defesa do ex-presidente brasileiro. Em menos de 10 dias, o Supremo Tribunal poderá conceder-lhe uma ordem de habeas corpus.

https://www.pagina12.com.ar/104076-la-apelacion-de-lula-fue-fulminada-en-catorce-minutos

El País, Espanha

A justiça dá luz verde à entrada na prisão de Lula. A ordem definitiva pode ser dada em poucos dias, quando o prazo para a apresentação de recursos estiver esgotado e a Suprema Corte decidirá se salvará o exmandatario ou não.

https://elpais.com/internacional/2018/03/26/america/1522080373_128538.html

El País, Espanha

Premonitório. Em um ensaio de 2004, o juiz Sérgio Moro argumentou que a luta contra a corrupção na Itália foi facilitada pela perda de legitimidade do sistema político. Ele acrescentou: as investigações aumentaram esse déficit.

https://elpais.com/internacional/2018/03/27/america/1522111014_250279.html

Les Echos, França

Brasil: Lula perto da prisão. Aos sete meses de uma eleição presidencial na qual ele é o favorito, o ex-presidente pode fazer campanha de uma cela. A Suprema Corte decidirá em 4 de abril.

https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0301488968190-bresil-lula-proche-de-la-case-prison-2164481.php

RFI, França

Relatório de ONG denuncia impacto negativo da soja produzida na América do Sul. O impacto da exportação e do uso da soja na alimentação de animais destinados ao consumo humano é o foco do relatório “Quando o desmatamento chega à nossa mesa”, publicado nesse mês pela ONG Mighty Earth (“Poderosa Terra”, em inglês), em parceria com a RFI. No documento, ativistas alertam para o desmatamento desenfreado, a perda de propriedades de pequenos agricultores e problemas de saúde na população ligados ao uso de pesticidas.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180326-relatorio-ong-denuncia-impacto-negativo-soja-america-do-sul

The Black Scholar, EUA

Um documento de feministas negras nos Estados Unidos sobre o assassinato de Marielle Franco reafirma o imperativo de uma solidariedade transnacional de uma luta que necessariamente ultrapassa fronteiras.

http://www.theblackscholar.org/on-the-imperative-of-transnational-solidarity-a-u-s-black-feminist-statement-on-the-assassination-of-marielle-franco/

Público, Portugal

Tribunal rejeita recurso e Lula da Silva pode ser preso no início de Abril. Ex-Presidente pode ter ordem de prisão se, no dia 4 de Abril, o Supremo Federal recusar o pedido de habeas corpus.

https://www.publico.pt/2018/03/26/mundo/noticia/tribunal-de-porto-alegre-rejeira-recurso-de-lula-da-silva-1808121

La Vanguardia, Espanha

A justiça brasileira rejeita os recursos de Lula e o deixa um passo da prisão. O ex-presidente foi condenado em janeiro passado a 12 anos por corrupção e lavagem de dinheiro no caso Petrobras

http://www.lavanguardia.com/internacional/20180326/441973984059/lula-da-silva-recursos-prision-caso-petrobras.html

Sputnik News, Rússia

"A esquerda brasileira tem todas as condições de sair vitoriosa do pleito deste ano e conquistar a Presidência da República pela quinta vez". As palavras são da deputada estadual Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), pré-candidata à sucessão de Michel Temer.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018032710833167-manuela-davila-esquerda-eleicoes-brasil/

El Espectador, Colômbia

Expresidente Lula a um passo da prisão. O TRF-4 rejeitou a apelação do ex-presidente.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/el-expresidente-de-brasil-lula-da-silva-un-paso-de-la-carcel-articulo-746602

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

Página 12, Argentina

Uma especialista fala sobre a estratégia da extrema direita na internet: "Eles manipulam a agenda política". A pesquisadora Julia Ebner aponta que a extrema direita usa técnicas sofisticadas de manipulação e consegue modificar a atmosfera política. O importante será "educar o público para que ele saiba distinguir notícias falsas de verdadeiras".

https://www.pagina12.com.ar/104142-manipulan-la-agenda-politica

Libération, França

“Sem a Cambridge Analytica, o Brexit não teria ocorrido”. Em entrevista Christopher Wylie, 28, ex-diretor de pesquisas da empresa no centro de um caso de desvio de dados que respinga no Facebook, retorna ao modo como ela atuava para favorecer o voto de "saída" no referendo “Brexit”  de junho de 2016.

http://www.liberation.fr/planete/2018/03/26/sans-cambridge-analytica-il-n-y-aurait-pas-eu-de-brexit_1638940

La Repubblica, Itália

Para a acusação, o assassinato de Mireille Knoll foi um caso de anti-semitismo. Foram incriminadas duas pessoas. Na sexta-feira passada, a senhora de 85 anos foi morta com 12 facadas. Então fogo foi colocado no apartamento e seu corpo semicarbonizado foi então encontrado. Ela havia escapado do maior ataque de judeus na França.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/03/26/news/parigi_omicidio_mireille_knoll_reduce_shoah_antisemitismo-192292785/

The New York Times, EUA

Expulsando 60 russos, os EUA juntam-se a aliados em uma dura censura. O presidente Trump ordenou que 60 autoridades russas deixassem o país, unindo-se a uma campanha coordenada por duas dúzias de países para retaliar o envenenamento de um ex-espião russo na Grã-Bretanha. A ação conjunta intensificou o conflito entre a Rússia e o Ocidente, mas Trump evitou qualquer condenação pública do papel da Rússia no ataque.

https://www.nytimes.com/2018/03/26/world/europe/trump-russia-expel-european-union.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

The New Yorker, EUA

Joanna D’Arc e a paixão de Emma González.

https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/the-passion-of-emma-gonzalez

New Republic, EUA

A “Marcha pelas nossas vidas” foi mais que uma luta pelo controle das armas. Os jovens ativistas não apenas miraram nas armas, mas também num sistema incapaz de responder às demandas por mudanças.

https://newrepublic.com/article/147656/march-lives-gun-control

La Jornada, México

Taxistas no Equador protestam contra Uber e Cabify

http://www.jornada.unam.mx/ultimas/2018/03/26/taxistas-de-ecuador-protestan-contra-uber-y-cabify-6713.html

Conteúdo Relacionado