CM8 Internacional

CM8 Internacional - 28/03/2018

Quatro tiros contra a caravana de Lula no Estado do Paraná. O Paraná foi o único estado do Brasil visitado pelo ex-presidente que não ofereceu escolta policial. "Se eles acham que com pedras e tiros vão quebrar minha vontade de lutar, estão errados", disse o candidato melhor posicionado para vencer em outubro. As balas atingiram dois ônibus que participaram de sua turnê

28/03/2018 08:19

AFP

Créditos da foto: AFP

 

1 - NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL

Telesur, Venezuela

Líderes latino-americanos se solidarizam com Lula após o ataque à sua caravana. "O fascismo é intolerável e será denunciado por todos nós, que acreditamos em justiça social e política", destacou o presidente eleito do Brasil. Líderes latino-americanos expressaram seu repúdio ao ataque perpetrado com armas de fogo nos ônibus da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ratificou sua solidariedade e apoio total em sua viagem pelos estados do sul do Brasil.

https://www.telesurtv.net/news/lideres-correa-cfk-rousseff-solidarizan-lula-ataque-caravana-20180328-0007.html

Brasilwire, União Europeia

Violência contra a esquerda brasileira: milícias atacam caravana de Lula. No Rio Grande do Sul, milícias de direita espancaram quatro mulheres durante um discurso de Lula, bloquearam estradas para impedir que as pessoas comparecessem aos eventos.

http://www.brasilwire.com/ruralist-militias-attack-lula-rallies/

Le Monde, França

No sul do Brasil, a caravana de Lula foi alvo de disparos. Os tiros foram ouvidos em torno de 18 horas. Ninguém ficou ferido.  Em cada uma de suas etapas no sul do Brasil, a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na pré-campanha eleitoral, foi recebida por grupos hostis, insultos, ovos ou pedras atiradas. Terça-feira 27 de março, o ódio contra a ex-sindicalista, figura da esquerda brasileira, condenado a 12 anos de prisão por corrupção, cruzou um novo limiar: duas balas têm buracos na caravana dedicados à imprensa e um projétil tem chegou ao veículo dos convidados. Ninguém ficou ferido.

http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/03/28/dans-le-sud-du-bresil-la-caravane-de-lula-vise-par-les-tirs_5277266_3222.html

Página 12, Argentina

Quatro tiros contra a caravana de Lula no Estado do Paraná. O Paraná foi o único estado do Brasil visitado pelo ex-presidente que não ofereceu escolta policial. "Se eles acham que com pedras e tiros vão quebrar minha vontade de lutar, estão errados", disse o candidato melhor posicionado para vencer em outubro. As balas atingiram dois ônibus que participaram de sua turnê.

https://www.pagina12.com.ar/104299-cuatro-disparos-contra-la-caravana-de-lula

Página 12, Argentina

Netflix faz campanha por Temer. Dilma Rousseff disse que a série O mecanismo "assassina reputações". Após a estréia da nova produção inspirada no plano de corrupção Lava Jato, Dilma denunciou o cineasta José Padilha por inventar fatos. "É uma narrativa pró-golpe", disse o que foi demitido em 2016 por um golpe parlamentar.

https://www.pagina12.com.ar/104279-netflix-hace-campana-por-temer

Página 12, Argentina

Artigo de Emir Sader: “Brasil, dependente do destino do ex-presidente”

https://www.pagina12.com.ar/104354-brasil-pendiente-del-destino-del-ex-presidente

The Guardian, Inglaterra

Brasil enfrenta novo surto de febre amarela - e dúvidas por falta de preparo. O país planeja vacinar toda a sua população contra a letal doença transmitida por mosquitos, mas especialistas duvidam de sua capacidade de fazê-lo. Mas, embora o Brasil já recomende vacinas contra a febre amarela em muitas áreas de 23 dos seus 27 estados, não foi capaz de cumprir essas recomendações, deixando muitos desprotegidos.

https://www.theguardian.com/world/2018/mar/28/brazil-yellow-fever-outbreak-vaccine-preparedness

El País, Espanha

A caravana do expresidente Lula foi atingida por balas no sul do Brasil. O político finaliza um giro eleitoral marcado pela violência. Ninguém foi ferido. A caravana termina hoje em Curitiba. Na capital do estado do Paraná também confluirão grupos de direita e adeptos do ultradireitista Jair Bolsonaro.

https://elpais.com/internacional/2018/03/28/actualidad/1522225842_315004.html

The Wall Street Journal, EUA

Ônibus de campanha de Lula atingido por tiros de arma de foto, diz o Partido dos Trabalhadores brasileiro. Críticos do antigo presidente afirmam ter sido uma encenação para ganhar votos. Ninguém ficou ferido

https://www.wsj.com/articles/lula-campaign-buses-hit-by-gunfire-brazils-workers-party-says-1522212484

L’Humanité, França

Brasil. Lula, em um torniquete judicial. Um tribunal rejeita o recurso dos advogados do ex-presidente, acusado de corrupção, mas sem provas. Em menos de quinze minutos, o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre rejeitou na segunda-feira o recurso interposto pelos advogados de Lula

https://www.humanite.fr/bresil-lula-dans-un-etau-judiciaire-652809

RFI, França

A rejeição do recurso de Lula pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) é analisada na imprensa francesa desta terça-feira (27). A maioria dos veículos acredita que o ex-presidente poderá ser preso em breve e não poderá ser candidato em outubro. As incertezas são muitas, complicando a eleição presidencial no maior país da América Latina, escreve Les Echos.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180327-lula-corre-o-risco-de-fazer-campanha-na-cadeia-escreve-les-echos

RFI, França

Nos últimos quinze anos, a educação superior privada deu um salto espetacular no Brasil graças aos programas do governo federal, como o FIES e o ProUni. Dezenas de milhares de jovens e adultos passaram a ter acesso ao ensino superior através desses programas de incentivo abraçados pela iniciativa privada. Na região Nordeste, que abriga 25% da população brasileira, o grupo de educação Caelis investiu nas cidades do interior, permitindo o acesso das classes C e D à faculdade, realizando o sonho de muita gente.

http://m.br.rfi.fr/brasil/20180321-grupo-caelis-faculdades-nordeste

Les Echos, França

Destino de Lula dependendo de uma decisão do STF. Condenado a 12 anos de prisão, o ex-presidente brasileiro continua a fazer campanha para voltar ao poder.

https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0301489894839-on-en-parle-a-brasilia-le-destin-de-lula-suspendu-au-verdict-de-la-cour-supreme-2164601.php

Sputnik News, Rússia

O pré-candidato à presidência, Geraldo Alckmin teria dito que os o militantes do PT "estão colhendo o que plantaram”, ao comentar ataque a tiros à caravana de Lula pelo sul do país. O atentado teria ocorrido na estrada entre as cidades de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no estado do Paraná. O ex-presidente Lula não estava no local do atentado. A senadora Gleisi Hoffmann afirmou que a caravana foi vítima de uma emboscada.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018032810842180-alckmin-lula-doria-ataque-caravana-sul-parana-eleicoes-presidenciais-2018/

Telesur, Venezuela

Ataques à caravana de Lula deixa feridos e traz temor ao Brasil. A violência no Brasil parece aumentar à medida que a caravana do candidato presidencial e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avança pelos estados do sul da nação latino-americana. O ex-deputado do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Frateschi, foi ferido por uma pedra na cabeça que provocou o rasgo de uma orelha enquanto a Caravana Lula atravessava o município brasileiro de Chapecó, localizado no estado de Santa Catarina.

https://www.telesurtv.net/news/ataque-contra-caravana-lula-heridos-brasil-20180327-0056.html

El Espectador, Colômbia

Dilma critica Netflix. A expresidente brasileira acusou a companhia de fazer proselitismo eleitoral ao financiar documentário, com informações falsas,  que recria o escândalo de corrupção governamental.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/dilma-rousseff-arremete-contra-netflix-articulo-746788

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The New York Times, EUA

Aplicativo para coletar informações no Facebook tinha ligação com a empresa Thiel.. Essa empresa foi cofundada por Peter Thiel, membro do conselho do Facebook e apoiador de Trump e trabalhava para uma empresa que prestava serviços para agências de espionagem norte-americanas

https://www.nytimes.com/2018/03/27/us/cambridge-analytica-palantir.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=first-column-region&region=top-news&WT.nav=top-news

Página 12, Argentina

Os milionários russos da cidade de Londres. O lado B do boicote diplomático dos EUA e Europa para a espionagem do Kremlin. Enquanto a guerra diplomática entre a Rússia e o Reino Unido está aumentando, a elite financeira russa investe bilhões de dólares na Grã-Bretanha através de operações opacas utilizando empresas fantasmas e propriedades offshore.

https://www.pagina12.com.ar/104356-los-millonarios-rusos-de-la-city-londinense

The Guardian, Inglaterra

Os arquivos Cambridge Analytica. Mark Zuckerberg concorda em testemunhar perante o Congresso sobre escândalo de dados (mas recusou ao Parlamento britânico). O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, concordou em testemunhar diante do Congresso dos Estados Unidos na esteira de um escândalo de coleta de dados que provocou a queda do preço das ações da empresa e motivou inúmeras investigações e ações judiciais.

https://www.theguardian.com/technology/2018/mar/27/mark-zuckerberg-testify-congress-cambridge-analytica-data-scandal

Diário de Notícias, Portugal

Kim Jong-un em Pequim demonstra importância da China para Pyongyang. Dirigente máximo da Coreia do Norte terá estado na capital chinesa para discutir reuniões com Seul e com Donald Trump.

https://www.dn.pt/mundo/interior/kim-jong-un-em-pequim-demonstra-importancia-da-china-para-pyongyang-9218436.html

Esquerda.net, Portugal

Trabalho temporário, o negócio de alugar pessoas. Apoiado numa lei laboral cada vez mais liberal, o Trabalho Temporário cresceu à custa da crise e hoje continua a somar lucros, com a gestão de milhares de vidas precárias que usa e abusa como descartáveis. Até quando? Dossier organizado por Sofia Roque.

https://www.esquerda.net/dossier/trabalho-temporario-o-negocio-de-alugar-pessoas/53970

La Repubblica, Itália

Julian Assange em entrevista ao jornal: Eu quero testemunhar no caso Cambridge Analytica, mas há pressões políticas para que eu não o faça.

http://www.repubblica.it/esteri/2018/03/27/news/julian_assange-192387103/

Conteúdo Relacionado