Clipping Internacional

CM8 Internacional - 28/05/2018

Na edição de hoje. NO BRASIL: as repercussões do 'acordo' de Temer com as associações de caminhoneiros, num recuo da linha dura do presidente e a indicação oficial pelo PT de seu candidato Lula à presidência da República: NO EXTERIOR, a Argentina também enfrenta as pressões por privilégios do seu Judiciário, o fracasso na Itália para indicar seu novo primeiro ministro, o fracasso da direita nazista em sua manifestação em Berlim, o fracasso da política de austeridade no Reino Unidos

28/05/2018 09:39

Pagina12

Créditos da foto: Pagina12

 

1 - NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

Página 12, Argentina


Um abraço de afogado de Temer. No sétimo dia de paralisação de caminhoneiros prometeu baixar 0,46 reais por litro de diesel. O Brasil parecia estar à beira do colapso com centenas de milhares de veículos estacionados nas estradas ou nos postos. O destino do governo depende da evolução de um conflito de proporções sem precedentes nas últimas décadas.

https://www.pagina12.com.ar/117726-un-manotazo-de-ahogado-de-temer

El País, Espanha

Como caminhoneiros paralisaram o Brasil. Sua associação mostra seu poder no país do mundo que depende mais de suas estradas com uma greve que deixou supermercados, postos de gasolina e aeroportos desabastecidos.

https://elpais.com/internacional/2018/05/28/mexico/1527462870_247319.html

Diário de Notícias, Portugal

O Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou, neste domingo, a pré-candidatura de Lula da Silva para as eleições presidenciais de outubro, no meio de um país paralisado pela escassez de combustível e comida devido à greve dos camionistas. Os órgãos de comunicação desvalorizaram as manifestações e as marchas convocadas pelo PT para este domingo, dia em que decidiram oficializar a pré-candidatura do ex-Presidente, atualmente cumprindo uma pena de 12 anos de prisão.

https://www.dn.pt/mundo/interior/pt-formaliza-pre-candidatura-de-lula-da-silva-a-presidencia-do-brasil-9384708.html

The Wall Street Journal, EUA

Brasil chega a novo acordo para acabar com greve de caminhoneiros. Greve de sete dias deixou a maioria dos postos de gasolina no país sem combustível. O governo concordou em baixar o preço do diesel por 60 dias.

https://www.wsj.com/articles/brazil-reaches-new-deal-to-end-truck-drivers-strike-1527473754

Le Monde, França

O Presidente Temer cede a caminhoneiros e corta preços do diesel. O preço do diesel será congelado por 60 dias, anunciou o chefe de Estado no domingo, o sétimo dia de greve.

https://www.lemonde.fr/ameriques/article/2018/05/28/bresil-le-president-temer-cede-aux-camionneurs-en-greve-et-reduit-le-prix-du-diesel_5305532_3222.html

Les Echos, França

Temer cede aos caminhoneiros. Depois de ter empregado todos os recursos e mobilizado o exército, o presidente brasileiro finalmente cedeu. Michel Temer anunciou neste domingo a redução de cerca de 12% do preço do diesel por 60 dias, principal reivindicação dos caminhoneiros que bloqueiam o país por uma semana.

https://www.lesechos.fr/monde/ameriques/0301728977205-bresil-temer-cede-face-aux-routiers-2179207.php

Euronews, Portugal

Temer concede para tentar pôr fim a protesto de caminhoneiros. O presidente brasileiro anunciou novas concessões para tentar pôr fim à greve dos caminhoneiros que paralisa há uma semana o país. Entre a penúria de combustível nas estações de serviço, fábricas paradas e falta de alimentos nas estantes de supermercados, o protesto já custou mais de 10 mil milhões de reais - cerca de 2300 milhões de euros - à economia do Brasil.

http://pt.euronews.com/2018/05/28/temer-concede-para-tentar-por-fim-a-protesto-de-camionistas

Público, Portugal

Temer anuncia novas concessões aos transportadores para pôr fim à greve. Michel Temer cedeu assim à pressão dos camionistas, que protestavam contra os elevados preços dos combustíveis e os aumentos consecutivos aplicados pela petrolífera estatal Petrobras.

https://www.publico.pt/2018/05/28/mundo/noticia/temer-anuncia-novas-concessoes-aos-transportadores-para-por-fim-a-greve-1832367

Sputnik News, Rússia


Após o pronunciamento do presidente Michel Temer, em que foram anunciadas medidas adotadas pelo governo para tentar atender às reivindicações dos caminhoneiros, representantes dos protestos disseram que estão apenas aguardando a publicação dos decretos na edição desta segunda-feira (28) no Diário Oficial para retomarem desbloquearem as estradas.

https://br.sputniknews.com/brasil/2018052811322151-caminhoneiros-publicacao-medidas-desocupar-estradas/

El Mercúrio, Chile

Temer cede à pressão dos caminhoneiros e reduz preços do diesel no Brasil O presidente anunciou uma redução nos preços dos combustíveis de 46 centavos por litro. Além de suspender a cobrança de pedágios aos eixos de caminhões vazios em rodovias federais, estaduais e municipais.

http://www.emol.com/noticias/Internacional/2018/05/28/907688/Temer-cede-a-presiones-de-camioneros-en-huelga-hace-una-semana-y-reduce-precio-del-diesel-en-Brasil.html

Página 12, Argentina

"Se há voto, Lula vence". O PT lançou a candidatura do ex-presidente. De sua cela de 15 metros quadrados em Curitiba, Lula patrocinou o início da campanha para as eleições de 7 de outubro. Do lado de fora, militantes do PT dedicaram slogans ao líder das urnas.

https://www.pagina12.com.ar/117728-si-se-vota-lula-gana

2 - NOTÍCIAS DO MUNDO

The Guardian, Inglaterra

Eleições na Colômbia: direitista e ex-chefe de guerrilha do segundo turno presidencial. Iván Duque, um feroz crítico do acordo de paz, enfrentará o ex-prefeito de Bogotá Gustavo Petro na segunda rodada.

https://www.theguardian.com/world/2018/may/28/colombia-presidential-elections-ivan-duque-gustavo-petro-runoff

Pagina 12, Argentina

O “Ajuste” e os privilégios do Judiciário. A luta dentro do Poder Judiciário pelo corte de fundos que o governo procura aplicar. Os juízes resistem às tentativas de reduzir as despesas de viagem, que no ano passado envolveram um desembolso de 45 milhões de pesos. Querem que o bónus salarial por mudança de local, que beneficia os membros e funcionários do Conselho da Magistratura, seja revisto em primeiro lugar.

https://www.pagina12.com.ar/117716-el-ajuste-y-los-privilegios-judiciales

La Vanguardia, Espanha

A extrema direita alemã fracassou em sua tentativa de encher as ruas de Berlim. De acordo com números não oficiais, a manifestação da AfD reuniu cerca de 4 mil pessoas. Pelos organizadores teriam sido 20 mil.

http://www.lavanguardia.com/internacional/20180528/443901292857/manifestacion-ultraderecha-alemania-afd-refugiados.html

Le Monde, França

Itália: em desacordo com o presidente, Giuseppe Conte renuncia a ser chefe de governo, cargo ao qual ainda seria nomeado. O Presidente da República, Sergio Mattarella, opôs-se particularmente à nomeação de Paolo Savona, declarado eurocético, como Ministro das Finanças.

https://www.lemonde.fr/europe/article/2018/05/27/italie-le-president-sergio-mattarella-recoit-giuseppe-conte-pour-discuter-d-un-nouveau-gouvernement_5305433_3214.html

Esquerda.net, Portugal

O Supremo Tribunal de Israel dá luz verde a exército para continuar massacre em Gaza. O Supremo Tribunal rejeitou duas petições de grupos de defesa dos direitos humanos para proibir a utilização de franco-atiradores e fogo real contra os manifestantes em Gaza. Juízes autorizaram ainda a demolição de uma comunidade palestiniana beduína na Cisjordânia.

https://www.esquerda.net/artigo/supremo-tribunal-de-israel-da-luz-verde-exercito-para-continuar-massacre-em-gaza/55294

The New York Times, EUA

O grande aperto na Grã Bretanha. No país, a austeridade está mudando tudo. Depois de oito anos de corte orçamentário, a Grã-Bretanha está cada vez mais distante do resto da Europa e mais parecido com os Estados Unidos, com um estado de bem-estar cada vez menor e a pobreza crescente.

https://www.nytimes.com/2018/05/28/world/europe/uk-austerity-poverty.html?hp&action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=photo-spot-region&region=top-news&WT.nav=top-news

Telesur, Venezuela

Cinco coisas que mostraram as eleições de ontem na Colômbia, em que a esquerda fez o seu caminho e a abstenção não caracterizou estas eleições, como historicamente tem acontecido nopaís.

https://www.telesurtv.net/news/colombia-elecciones-petro-duque-20180528-0002.html




Conteúdo Relacionado