CM8 Internacional

CM8 Internacional - 29/07/2018

Festival de música em apoio a Lula da Silva realizado no Rio de Janeiro neste sábado. O evento musical 'Lula Livre' contou com 40 artistas, movimentos sociais e líderes do Partido dos Trabalhadores para manifestar seu apoio ao ex-presidente. Gilberto Gil, Chico Buarque e Beth Carvalho, entre outros, estiveram presentes para reivindicar a liberdade do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ele aconteceu no Arcos da Lapa. (El Espectador, Colômbia)

29/07/2018 08:40

Ricardo Stuckert

Créditos da foto: Ricardo Stuckert

1- NOTÍCIAS DO MUNDO

NICARÁGUA. A tensão entre os bispos e o sandinismo. A relação violenta entre a Igreja Católica da Nicarágua e o governo de Ortega. Depois de anos de relações cordiais, a crise política reacendeu o confronto entre sandinistas e padres. Igrejas Baleados, um bispo atacado e tenta impedir um movimento crescente contra Ortega. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/131322-la-tension-entre-los-obispos-y-el-sandinismo

COLÔMBIA. Jornalistas colombianos dizem que ameaças de morte refletem “péssimo” clima desde a eleição presidencial. O novo presidente, Iván Duque prometeu revisar o acordo de paz, que foi negociado por Juan Manuel Santos. Importantes jornalistas colombianos alertaram que uma série de ameaças de morte por sua cobertura do processo de paz no país reflete uma "nova atmosfera feia e perigosa" no país desde a eleição de seu novo presidente. (THE GUARDIAN, Inglaterra)

https://www.theguardian.com/world/2018/jul/28/colombia-journalists-death-threats-duque

ARGENTINA. Prestes a completar um ano após o desaparecimento de Santiago Maldonado, as queixas resumem o quanto falta para apurar. Insuficiência na investigação, atrasos, manobras de distração e falhas na investigação são alguns dos elementos apontados pelos queixosos alguns dias depois de 1 de agosto, quando Santiago desapareceu em Chubut. "A hipótese do desaparecimento forçado é constituída por dois elementos, não apenas porque há uma pessoa que não aparece, mas porque a autoridade encarregada da operação em que essa pessoa desaparece oculta a informação, e isso foi feito pelo ministério. (PÁGINA 12, Argentina)

https://www.pagina12.com.ar/131591-por-mas-que-no-supiera-nadar-no-entendemos-como-se-ahogo

ISRAEL. Ahed Tamimi, a garota palestina que deu um tapa nos soldados israelenses que invadiram sua casa, foi libertada. Os palestinos elogiam a garota de 17 anos como um exemplo de coragem diante dos abusos israelenses nos territórios palestinos ocupados. Ela sai após oito meses fora da prisão. (LE MONDE, França)

https://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2018/07/29/la-jeune-palestinienne-qui-avait-gifle-des-soldats-israeliens-a-ete-liberee_5337165_3218.html

ISRAEL. O artista de rua Jorit e outro italiano foram presos na Cisjordânia por soldados israelenses A queixa em seu perfil no Facebook. Jorit está em Belém para fazer um mural sobre o ativista palestino Ahed Tamini, a jovem palestina que foi solta após oito meses de cárcere. (LA REPUBBLICA, Itália)

http://napoli.repubblica.it/cronaca/2018/07/28/news/lo_street_artist_jorit_arrestato_in_israele-202884111/

CAMBOJA. Os cambojanos votam hoje numa eleição 'farsa'. O Camboja está realizando uma eleição geral em que o partido no poder não enfrenta quase nenhum desafio. O primeiro-ministro Hun Hun criticou o pedido da oposição de boicotar as pesquisas, dizendo que aqueles que o ouvem são "destruidores da democracia". (DW–en, Alemanha)

https://www.dw.com/en/cambodians-casting-votes-in-a-sham-election/a-44854148

EUA. Famílias “apagadas”. O que deu errado no esforço de separação de famílias imigrantes de Trump. No centro do que hoje se considera um dos maiores desastres da presidência de Trump está o fracasso em registrar, classificar e manter o controle de pais e crianças, separados pela política de “tolerância zero” na fronteira. (THE WASHINGTON POST, EUA)

https://www.washingtonpost.com/local/social-issues/deleted-families-what-went-wrong-with-trumps-family-separation-effort/2018/07/28/54bcdcc6-90cb-11e8-8322-b5482bf5e0f5_story.html?utm_term=.f4955153cc75

EUA. O que minha fuga da Alemanha de Hitler me ensinou sobre a América de Trump E o que a América de Trump nos ensina sobre o Israel de Netanyahu. Por Henry Siegman. (THE NATION, EUA)

https://www.thenation.com/article/escape-hitlers-germany-taught-trumps-america/

ARGENTINA. Porque os argentinos não gostam da reforma nas forças armadas? O presidente da Argentina desencadeou críticas ao propor que o pessoal uniformizado do país desempenhe outras tarefas e participe da segurança interna do país. (EL ESPECTADOR, COLÔMBIA)

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/por-que-los-argentinos-no-les-gusta-la-reforma-las-fuerzas-armadas-articulo-802796

CUBA. Cuba está preparando uma nova Constituição para todos. "A mudança em Cuba não é política, mas econômica em um novo contexto" Substituir a Constituição de 1976 a rumar o país no caminho da modernização. Essa é a tarefa na qual 605 legisladores cubanos debater a reforma proposta, que será submetida a referendo, entre 13 de Agosto e 15 de novembro e, em seguida, submetido à consideração da Assembleia Nacional do Poder Popular estão imersos de Cuba. (EL TELÉGRAFO, EQUADOR)

https://www.eltelegrafo.com.ec/noticias/mundo/8/reforma-nueva-constitucion-cuba

SÍRIA-CURDISTÃO. Os curdos concordam em acabar com o conflito com a Síria. O Conselho Democrático da Síria, o braço político das Forças Democráticas da Síria (SDF), liderado por milícias curdas apoiadas pelos Estados Unidos, anunciou hoje que concordou em cooperar com o governo para pôr fim a um conflito que abalou o país por mais de sete anos. O conselho disse que o acordo foi alcançado durante as conversações realizadas nesta semana com o governo do presidente Bashar al-Assad em Damasco. (LA JORNADA, México)

http://www.jornada.com.mx/ultimas/2018/07/28/kurdos-acuerdan-poner-fin-a-conflicto-con-siria-9748.html

2- NOTÍCIAS INTERNACIONAIS SOBRE O BRASIL

EL ESPECTADOR, Colômbia

Festival de música em apoio a Lula da Silva realizado no Rio de Janeiro neste sábado. O evento musical “Lula Livre” contou com 40 artistas, movimentos sociais e líderes do Partido dos Trabalhadores para manifestar seu apoio ao ex-presidente. Gilberto Gil, Chico Buarque e Beth Carvalho, entre outros, estiveram presentes para reivindicar a liberdade do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ele aconteceu no Arcos da Lapa.

https://www.elespectador.com/noticias/el-mundo/realizan-festival-de-musica-en-apoyo-lula-da-silva-articulo-802969

PÁGINA 12, Argentina

“Las Poderosas” se reuniram no Brasil. Encontro de 93 assembleias sociais de base de doze países em Porto Alegre. O segundo Fórum Latino-americano da “La Poderosa” foi aberto com uma clara plataforma feminista, um apelo à liberdade de Lula e um apelo por uma estratégia "progressista e popular" no nível continental.

https://www.pagina12.com.ar/131321-las-poderosas-se-reunieron-en-brasil

ABC, Espanha

Bolsonaro, o ex-militar aspirante a ser o “Trump brasileiro”. O deputado Jair Bolsonaro cresce como favorito nas sondagens como consequência da desilusão dos brasileiros com a política. Com a possibilidade, cada vez mais distante que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002-10), preso por corrupção há já três meses, se candidatar, Bolsonaro, lidera as pesquisas com entre 15% e 17% dos entrevistados. Essas pesquisas dão ao ex-presidente Lula mais de 30 % dos votos.

https://www.abc.es/internacional/abci-bolsonaro-exmilitar-aspirante-trump-brasileno-201807290218_noticia.html

SPUTNIK NEWS, Rússia

Famoso por pregar intervenção militar, Gen. Mourão declara apoio incondicional a Bolsonaro. Antonio Hamilton Mourão é figura polêmica. No ano passado, causou desconforto ao defender abertamente a intervenção militar caso a crise política não fosse resolvida pelas instituições nacionais. Agora na reserva, o general, presidente do Clube Militar, disse à Sputnik News apoiar 'incondicionalmente' a candidatura de Jair Bolsonaro e pediu união."

https://br.sputniknews.com/brasil/2018072711819654-general-mourao-bolsonaro-apoio/

3- ARTIGOS/ENTREVISTAS

Raúl Dellatorre – Economia Política, Argentina (Página 12, Argentina)

“O pior ainda está para chegar”

https://www.pagina12.com.ar/131377-lo-peor-recien-esta-llegando

Yannis Varoufakis – Economia Política, Grécia (Project Syndicate, EUA)

“Por detrás dos incêndios mortais na Grécia”

https://www.project-syndicate.org/commentary/factors-behind-deadly-greek-fires-by-yanis-varoufakis-2018-07

Eric Nepomuceno – Política, Brasil (Página 12, Argentina)

“Brasil e a muito previsível imprevisibilidade”

https://www.pagina12.com.ar/131561-brasil-y-la-muy-previsible-imprevisibilidad

Paul Krugman – Economia Política, EUA (The New York Times, EUA)

“Porque o crescimento de um trimestre nada nos diz.”

https://www.nytimes.com/2018/07/28/opinion/why-one-quarters-growth-tells-us-nothing.html?action=click&pgtype=Homepage&clickSource=story-heading&module=opinion-c-col-left-region&region=opinion-c-col-left-region&WT.nav=opinion-c-col-left-region

Noam Chomsky, entrevista – Direitos Humanos, EUA (Democracy Now, EUA)

“’Brutal e sádico’: Noam Chomsky sobre a separação de famílias e as raízes norte-americanas da crise de refugiados atual”

https://www.democracynow.org/2018/7/27/brutal_and_sadistic_noam_chomsky_on

 

Conteúdo Relacionado